É
fato, e ninguém discorda, que a indústria do aço no Brasil vive uma
grave crise. Mas, e os demais setores da indústria de transformação que
se utilizam do aço como seu principal insumo (máquinas, componentes,
construção civil, automotivo, autopeças, eletroeletrônico, linha branca
etc...)? Será que estes setores estão em situação melhor?
Claro
que a resposta é não! Toda a indústria de transformação, assim como a
do aço, vive uma crise sem precedentes. Do portão para dentro as
empresas são competitivas, mas do portão para fora as consequências da
falta de uma política industrial nos últimos anos, do Real
supervalorizado, das altas taxas de juros, da complexa e pesada carga
tributária que recai sobre a atividade produtiva e do Custo Brasil, por
exemplo, somadas, agora, à estagnação da demanda no mercado interno,
estão fazendo com que a indústria agonize.
Nos
últimos 24 meses, assistimos aos setores supramencionados demitirem,
juntos, mais de 750 mil trabalhadores, com uma queda assustadora de 40%
no faturamento. A utilização da capacidade instalada desses setores
despencou e está em torno de 50%, o pior nível dos últimos 40 anos.
Logo,
não é difícil compreender que toda a indústria de transformação está na
U.T.I. É preciso, sim, em caráter emergencial, um programa ágil e
inteligente, que permita, no curto prazo, fazer com que toda a indústria
de transformação, e não só a do aço, volte a operar em torno de 85% da
sua capacidade.
Contudo,
sendo a taxa de penetração de aços importados no Brasil baixíssima, da
ordem de 10% (a título de ilustração, a taxa de penetração de importados
no setor de máquinas é de 50%), parece-nos descabido propor a elevação
da alíquota do imposto de importação para resolver, ou minimizar, os
problemas enfrentados pelo setor siderúrgico.
As
dificuldades enfrentadas por este setor são consequências de outros
fatores, como o excedente de produção mundial, a baixa demanda para o
produto no mercado interno, reflexo da forte queda nos investimentos e
no consumo das famílias e da falta de competitividade do país que também
afeta, sem exceção, todos os demais setores da indústria.
Estou
convicto de que a elevação de alíquota, além de não resolver o problema
da indústria siderúrgica, resultará em um efeito colateral extremamente
danoso para os setores da indústria que se utilizam do aço, que terão
os seus custos de produção aumentados, com consequente impacto na
inflação e perda adicional de competitividade da cadeia de
transformação, justamente em um momento que o país necessita de medidas
que possam sinalizar para uma retomada dos investimentos.
É
importante destacar que o custo do aço no mercado interno é muito
superior ao praticado no mercado internacional. No atual estágio de
deterioração da economia brasileira, medidas protecionistas não
contribuirão para eliminar as assimetrias que tanto tiram a
competitividade da indústria nacional de transformação.
Toda
a indústria brasileira de transformação está agonizando e necessita de
medidas emergenciais que possam contribuir para eliminar as distorções
impostas pelo Custo Brasil, juros altos e alta carga tributária, no
sentido de restabelecer a competitividade da economia brasileira.
De
nada adiantará elevar a alíquota do imposto de importação do aço se não
for gerada a demanda nos setores que se utilizam do aço. Em várias
reuniões com o governo expusemos sugestões de medidas que possam
estimular o aumento da produção e vendas de toda a cadeia de
transformação do aço. Com um mercado interno deprimido, esse aumento de
vendas, no curto prazo, só pode vir de um aumento das exportações, para o
que sugerimos, dentre outras medidas, a volta imediata do REINTEGRA.
O
remédio a ser utilizado para o setor siderúrgico não poderá significar o
veneno que irá matar os demais setores da indústria. A já combalida
indústria nacional de transformação não suportaria mais esse duro golpe!