de companhias aéreas da América do Sul
Amanhã (22), a associação entre LAN Airlines e TAM Linhas
Aéreas, que criou o Grupo LATAM Airlines, holding
de companhias aéreas mais importantes e com maior cobertura da América do Sul,
completará um ano.
Após um ano da fusão, as companhias aéreas do Grupo LATAM
Airlines continuam trabalhando para oferecer a melhor malha aérea da América do
Sul, beneficiando seus passageiros com maior conectividade, melhores
itinerários e frequências, e intervalos de conexão mais curtos para 135
destinos em 22 países, além de oferecer transporte de carga para 144 destinos
em 27 países.
“O ano de 2012 foi histórico para o setor aéreo, com duas
companhias aéreas de grande prestígio na região se unindo para dar origem ao
Grupo LATAM Airlines. A associação, que resultou em uma conectividade
incomparável, é o marco mais importante no transporte aéreo regional. Não
existe outro grupo de companhias aéreas na região que ofereça mais voos para
mais destinos”, afirma Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. “A criação
deste grupo de companhias nos deu a oportunidade de levar a América do Sul para
o resto do mundo e permitiu que nos posicionássemos frente a um cenário cada
vez mais competitivo, fruto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”,
complementa o executivo.
Já Mauricio Rolim Amaro, presidente do Conselho de Administração
do Grupo LATAM Airlines, destacou: “O crescimento do Grupo LATAM nos permite
oferecer novos destinos aos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais
de 53 mil funcionários e gerar mais valor para os acionistas. Tudo sem abrir
mão do desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região, melhorando
a conectividade de passageiros e cargas na América do Sul”.
Este ano já representou avanços importantes para passageiros,
clientes de carga e acionistas, por meio da escolha da aliança global. Com a
decisão, o Grupo LATAM Airlines se associará, no segundo trimestre de 2014, à oneworld, líder na
região e em praticamente todos os seus centros de operação.
Neste período, houve também a otimização do tempo de viagem de
passageiros e do transporte de carga, além do fortalecimento de conexões para o
interior da América do Sul. Os horários de viagem foram gerenciados de maneira
mais eficiente e o percurso de passageiros facilitado, principalmente para
destinos internacionais, por meio dos hubs
operacionais de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Lima (Peru).
Entre outros benefícios, destacam-se a venda de bilhetes da LAN
e da TAM nos canais de ambas as companhias e a possibilidade de passageiros
filiados aos seus programas de fidelidade acumularem pontos/quilômetros nas
duas empresas. Além disso, membros das categorias superiores dos programas de
passageiros frequentes têm acesso a salas VIP e contam com acesso preferencial
nos balcões e áreas de embarque da LAN e da TAM.
Tanto a LAN quanto a TAM tiveram trajetórias importantes na
região, alcançando a preferência entre seus passageiros. Como resultado, LAN e
TAM foram reconhecidas como as melhores companhias aéreas da América do Sul na
premiação World Airline
Awards pelo quinto ano consecutivo. Elas conquistaram,
respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na pesquisa realizada neste ano
pela renomada empresa inglesa de pesquisa Skytrax, com base na opinião de
passageiros.
Da mesma forma, com o objetivo de melhorar a experiência de
viagem dos seus passageiros, as companhias aéreas harmonizaram seus sistemas de
entretenimento de bordo – disponíveis em voos de longo curso operados pela
frota de aeronaves Boeing 777, Boeing 767, Boeing 787 e Airbus A340 –,
consolidando, assim, sua posição como as aéreas que oferecem a mais ampla
variedade de entretenimento de bordo da América do Sul. Atualmente, os
passageiros que viajam nessas rotas podem assistir a 110 filmes a bordo.
Com relação a suas aeronaves, o Grupo LATAM Airlines conta com
uma das mais modernas frotas do mundo, composta por 318 aviões. Dentre as novas
aquisições, que visam a renovar e a manter o grupo na liderança mundial,
destacam-se as 32 aeronaves Boeing 787 Dreamliner - considerado o avião mais
eficiente de sua categoria e que apresenta vantagens para passageiros -, dos
quais três já foram recebidos. Além disso, o grupo deve receber, nos próximos
anos, 12 Airbus A350 – equipados com a mais alta tecnologia e que permitirão
fortalecer as rotas de longa distância –, e 42 Airbus A320Neo, aviões que
permitem redução de cerca de 15% nas emissões de CO2.
Neste ano, o grupo também recebeu suas primeiras aeronaves
Airbus A320 equipadas com sharklets,
dispositivos que visam a melhorar o desempenho de decolagem, obter maior
eficiência de combustível e reduzir em cerca de 4% as emissões de CO2. Entre
2013 e 2017, LAN e TAM receberão mais de cem aeronaves equipadas com esta
tecnologia.
Além das melhorias mencionadas anteriormente em relação a
questões ambientais, as empresas do grupo trabalharam em conjunto para
proporcionar mais benefícios às comunidades onde estão presentes e ao meio
ambiente. A partir de sinergias das companhias, importantes resultados foram
obtidos, como a redução da emissão de mais de 10 mil toneladas de CO2 por ano
gerada pela troca dos contêineres de carga.
Para este ano, a expectativa é que haja importantes avanços na
integração de voos internacionais. Até o momento, as tarifas entre as empresas
do grupo já foram harmonizadas e acordos de codeshare
foram assinados para diversas rotas internacionais. Entre essas
parcerias, o destaque é o da TAM com a American Airlines, o qual permitirá, aos
clientes da companhia brasileira, acesso a uma maior quantidade de destinos nos
Estados Unidos.
Por sua vez, a área de carga continua avançando para atingir as
sinergias esperadas e abranger ainda mais destinos. Entre as conquistas
alcançadas até agora, podemos citar o aumento nas operações no mercado
doméstico brasileiro. Nessas rotas, a capacidade de transporte de carga da
frota dedicada foi complementada com o espaço disponível para transporte nos
aviões de passageiros da TAM.
Agora, a LAN e a TAM esperam continuar com seus planos de
crescimento, modernizando cada vez mais sua frota, com a incorporação de novas
tecnologias e ferramentas. As empresas permanecem confiantes que a fusão trará
grandes frutos e seguirão trabalhando para continuar seu processo de
integração. O objetivo do grupo é se posicionar entre os dez grupos de
companhias aéreas mais importantes do mundo.
Sobre
o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é
a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM
S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no
Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e a LAN CARGO e suas filiais; bem como a
TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de
negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e
Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas
do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para
cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente
144 destinos, em 27 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM
Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas
nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de
BDRs).
Cada companhia aérea opera
independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer
consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente.
Mais informações em www.latamairlinesgroup.net