PATROCINADOR

22 junho 2013

LAN e TAM comemoram primeiro aniversário da criação do Grupo LATAM Airlines

Associação entre as duas empresas resultou no mais importante grupo
de companhias aéreas da América do Sul


Amanhã (22), a associação entre LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, que criou o Grupo LATAM Airlines, holding de companhias aéreas mais importantes e com maior cobertura da América do Sul, completará um ano. 

Após um ano da fusão, as companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines continuam trabalhando para oferecer a melhor malha aérea da América do Sul, beneficiando seus passageiros com maior conectividade, melhores itinerários e frequências, e intervalos de conexão mais curtos para 135 destinos em 22 países, além de oferecer transporte de carga para 144 destinos em 27 países.
“O ano de 2012 foi histórico para o setor aéreo, com duas companhias aéreas de grande prestígio na região se unindo para dar origem ao Grupo LATAM Airlines. A associação, que resultou em uma conectividade incomparável, é o marco mais importante no transporte aéreo regional. Não existe outro grupo de companhias aéreas na região que ofereça mais voos para mais destinos”, afirma Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. “A criação deste grupo de companhias nos deu a oportunidade de levar a América do Sul para o resto do mundo e permitiu que nos posicionássemos frente a um cenário cada vez mais competitivo, fruto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, complementa o executivo.

Já Mauricio Rolim Amaro, presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines, destacou: “O crescimento do Grupo LATAM nos permite oferecer novos destinos aos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais de 53 mil funcionários e gerar mais valor para os acionistas. Tudo sem abrir mão do desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região, melhorando a conectividade de passageiros e cargas na América do Sul”.
Este ano já representou avanços importantes para passageiros, clientes de carga e acionistas, por meio da escolha da aliança global. Com a decisão, o Grupo LATAM Airlines se associará, no segundo trimestre de 2014, à oneworld, líder na região e em praticamente todos os seus centros de operação.

Neste período, houve também a otimização do tempo de viagem de passageiros e do transporte de carga, além do fortalecimento de conexões para o interior da América do Sul. Os horários de viagem foram gerenciados de maneira mais eficiente e o percurso de passageiros facilitado, principalmente para destinos internacionais, por meio dos hubs operacionais de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Lima (Peru).

Entre outros benefícios, destacam-se a venda de bilhetes da LAN e da TAM nos canais de ambas as companhias e a possibilidade de passageiros filiados aos seus programas de fidelidade acumularem pontos/quilômetros nas duas empresas. Além disso, membros das categorias superiores dos programas de passageiros frequentes têm acesso a salas VIP e contam com acesso preferencial nos balcões e áreas de embarque da LAN e da TAM.

Tanto a LAN quanto a TAM tiveram trajetórias importantes na região, alcançando a preferência entre seus passageiros. Como resultado, LAN e TAM foram reconhecidas como as melhores companhias aéreas da América do Sul na premiação World Airline Awards pelo quinto ano consecutivo. Elas conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na pesquisa realizada neste ano pela renomada empresa inglesa de pesquisa Skytrax, com base na opinião de passageiros.

Da mesma forma, com o objetivo de melhorar a experiência de viagem dos seus passageiros, as companhias aéreas harmonizaram seus sistemas de entretenimento de bordo – disponíveis em voos de longo curso operados pela frota de aeronaves Boeing 777, Boeing 767, Boeing 787 e Airbus A340 –, consolidando, assim, sua posição como as aéreas que oferecem a mais ampla variedade de entretenimento de bordo da América do Sul. Atualmente, os passageiros que viajam nessas rotas podem assistir a 110 filmes a bordo.

Com relação a suas aeronaves, o Grupo LATAM Airlines conta com uma das mais modernas frotas do mundo, composta por 318 aviões. Dentre as novas aquisições, que visam a renovar e a manter o grupo na liderança mundial, destacam-se as 32 aeronaves Boeing 787 Dreamliner - considerado o avião mais eficiente de sua categoria e que apresenta vantagens para passageiros -, dos quais três já foram recebidos. Além disso, o grupo deve receber, nos próximos anos, 12 Airbus A350 – equipados com a mais alta tecnologia e que permitirão fortalecer as rotas de longa distância –, e 42 Airbus A320Neo, aviões que permitem redução de cerca de 15% nas emissões de CO2.

Neste ano, o grupo também recebeu suas primeiras aeronaves Airbus A320 equipadas com sharklets, dispositivos que visam a melhorar o desempenho de decolagem, obter maior eficiência de combustível e reduzir em cerca de 4% as emissões de CO2. Entre 2013 e 2017, LAN e TAM receberão mais de cem aeronaves equipadas com esta tecnologia.

Além das melhorias mencionadas anteriormente em relação a questões ambientais, as empresas do grupo trabalharam em conjunto para proporcionar mais benefícios às comunidades onde estão presentes e ao meio ambiente. A partir de sinergias das companhias, importantes resultados foram obtidos, como a redução da emissão de mais de 10 mil toneladas de CO2 por ano gerada pela troca dos contêineres de carga.

Para este ano, a expectativa é que haja importantes avanços na integração de voos internacionais. Até o momento, as tarifas entre as empresas do grupo já foram harmonizadas e acordos de codeshare foram assinados para diversas rotas internacionais. Entre essas parcerias, o destaque é o da TAM com a American Airlines, o qual permitirá, aos clientes da companhia brasileira, acesso a uma maior quantidade de destinos nos Estados Unidos.

Por sua vez, a área de carga continua avançando para atingir as sinergias esperadas e abranger ainda mais destinos. Entre as conquistas alcançadas até agora, podemos citar o aumento nas operações no mercado doméstico brasileiro. Nessas rotas, a capacidade de transporte de carga da frota dedicada foi complementada com o espaço disponível para transporte nos aviões de passageiros da TAM.

Agora, a LAN e a TAM esperam continuar com seus planos de crescimento, modernizando cada vez mais sua frota, com a incorporação de novas tecnologias e ferramentas. As empresas permanecem confiantes que a fusão trará grandes frutos e seguirão trabalhando para continuar seu processo de integração. O objetivo do grupo é se posicionar entre os dez grupos de companhias aéreas mais importantes do mundo.



Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e a LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net

Robin des Bois participa do Festival Seleção de Sabores

Bistrô criou dois risotos, um brasileiro, outro italiano, para comemorar a Copa das Confederações
  



Até o dia 7 de julho acontece o Festival Seleção de Sabores em restaurantes de diversas cidades de São Paulo. O evento faz alusão à Copa das Confederações e os países participantes inspiram os menus. 


Entre os participantes, o Robin des Bois criou dois pratos. Em homenagem ao Brasil, o Risoto Brasileiro (R$ 38) leva ragu de linguiça, couve, abóbora e queijo coalho. Já o Risoto Italiano (R$ 38) é feito com ragu de javali, escarola e queijo stracchino. Os pratos são servidos no almoço e jantar.

Para acompanhar, a casa sempre oferece duas opções de chope Bamberg: o claro, estilo Pilsen, e um escuro, que pode variar entre os vários tipos da carta da Bamberg, como Munchen, Rauchbier e Schwarzbier. Além das opções na torneira, há várias outras cervejas na carta, como Bohemia, Therezópolis, Stella Artois, Guinness, Erdinger e várias opções da Eisenbahn.

Sobre o Robin des Bois
Inaugurado em 2008, o bistrô Robin des Bois possui um menu que traz, além dos itens tradicionais da culinária francesa, criações com toque contemporâneo e características brasileiras, resultado de pesquisas do restaurateur Otávio França e de experimentos com ingredientes locais. É o caso do Escalope de Filet Mignon, com molho de shitake e shimeji (R$ 34) e o Tamboril com molho de maracujá (R$24). Entre os clássicos, estão o Cassoulet (R$ 42); a Sopa de Cebola (R$ 29), o Bouillabaisse (R$ 46) e os mariscos – que dão origem ao tradicional Moules et Frites (R$ 48 a porção) - servidos em panelinhas com três tipos de molho.

Localizado na rua Capote Valente, no bairro de Pinheiros, a casa possui três ambientes, além de área para eventos. Os salões têm clima intimista composto por vitrais coloridos, lustres exóticos e cartazes originais e assinados de filmes e propagandas francesas. A decoração combina madeira a objetos modernos e antigos com bom gosto e harmonia. No terceiro ambiente, ao ar livre, a iluminação é natural de dia e à luz de velas à noite. Objetos garimpados em antiquários dão personalidade a todo o espaço. O lugar mais disputado entre os comensais está na área externa, perfeita para a happy hour.

Serviço
Robin des Bois – Rua Capote Valente, 86 – Pinheiros, São Paulo, SP – 05409-000
Telefone: (11) 3063-2795
Horários: Terça a Sábado: 12h às 0h

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ ESTÁ PRONTA PARA A TEMPORADA DE INVERNO

O frio e as férias criam o clima perfeito para curtir as montanhas. A Pousada do Quilombo oferece recreação infantil para que os pais fiquem despreocupados


As férias de julho já estão chegando. Nada melhor para entreter a garotada do que sair de casa e passar alguns dias cheios de diversão. É hora de programar uma viagem para a Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí. O local tem estrutura completa para adultos e crianças. Além da natureza exuberante e das várias atrações da cidade, a pousada tem 170 mil metros quadrados com todos os tipos de atividades - de brincadeiras a trilhas de mata preservada.

Para as crianças, a equipe da tia Néia garante atividades e segurança. Os monitores entretêm os pequenos com brincadeiras de roda, oficinas de arte, jogos ao ar livre e piqueniques, tudo para garantir a tranquilidade dos pais enquanto as crianças brincam. O artista plástico Roberto Rocha também faz intervenções contando histórias emocionantes com seus bonecos lúdicos. Oficinas de música, artesanato e culinária são outras atividades disponíveis. Nessa época do ano, o local também recebe a visita de um palhaço maluco que aparece dirigindo seu Fuscalhaço. Para completar, a pousada possui uma tirolesa que proporciona muita emoção para todas as idades, além de uma vista incrível dos vales da região.

Enquanto as crianças se divertem, os adultos podem aproveitar que o sol não é forte nesta época do ano para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou a cavalo, se aventurar em um esporte radical ou simplesmente observar a bela paisagem e a vista deslumbrante para a Pedra do Baú. E quando a noite chega e a temperatura cai, eles podem saborear um fondue de queijo acompanhado por uma taça de vinho diante da lareira do Restaurante Trincheira ou nos próprios quartos. Também é possível passar o tempo relaxando no spa Sequoia, dentro da pousada. Ele possui tratamentos completos, de massagens a manicure. Para completar, aulas de yoga permitem começar o dia com muito mais ânimo.

Localizada em São Bento do Sapucaí, a poucos quilômetros da capital paulista e a uma hora de Campos de Jordão, a Pousada conta com piscina, sala de ginástica, hidromassagem, ofurô, salão de jogos, sala de piano, quadras de esportes e trilha interna para caminhada. Para as crianças, o local possui área de lazer e recreação, com monitores especializados no resgate das brincadeiras antigas e no contato com a flora e fauna locais.


Cardápio
Com opções balanceadas, o Restaurante Trincheira, dentro da Pousada do Quilombo, reflete os sabores frescos e naturais da Serra da Mantiqueira. Seus menus temáticos variam durante o ano, conforme as colheitas de cada estação. Saladas e framboesas orgânicas de produção própria, mandioquinha, cogumelos, trutas, alcachofras, tangerina e banana são algumas das estrelas do cardápio. O restaurante conta com buffet no almoço e no jantar. Praticamente todos os produtos utilizados na composição dos pratos são cultivados por produtores da região. Esse é um dos cuidados especiais que a Pousada do Quilombo faz questão de tomar para garantir a qualidade do que é servido aos clientes e fomentar a economia local.

Carta de Vinhos
Uma das tentações da Pousada é a carta de vinhos do Restaurante Trincheira, elaborada passo a passo nos dez anos de existência do restaurante, com avaliações cautelosas, sempre buscando os melhores rótulos para sua apreciação. A estrutura da adega é outra atração do restaurante, climatizada, desumidificada e totalmente artesanal.

Ecoturismo 
A poucos quilômetros dali, dominando a paisagem local, a Pedra do Baú é um dos principais destinos de esportes radicais no Estado de São Paulo. Quem chega ao seu topo tem o esforço mais que compensado pela vista deslumbrante dos vales e montanhas da região.

Atividades como escaladas, arvorismo e passeios são recomendados pelos profissionais da Pousada. O aluguel de mountain bikes com marchas e suspensão é uma boa escolha para o passeio pelas trilhas paradisíacas da cidade e pode ser feito ali mesmo na propriedade de 170 mil metros quadrados. Quadras, piscinas e salas de ginásticas da Pousada complementam as alternativas de prática de esporte. Ao lado da pousada, um haras oferece passeios de cavalo pelos bairros da região.

Como chegar
A Pousada do Quilombo está localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais. Para quem sai de São Paulo e aeroporto de Guarulhos, é possível seguir pela Rodovia Ayrton Senna ou pela Rodovia Presidente Dutra. Do Rio de Janeiro, a preferência é pela Dutra. Ambas levam à região de São José dos Campos, de onde é possível tomar a rodovia Monteiro Lobato, que corta os vales da Serra da Mantiqueira, ou a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, estrada local que leva ao alto da serra, até Campos do Jordão. São Bento do Sapucaí fica a poucos quilômetros de Campos do Jordão, entre essa cidade e Gonçalves, em Minas Gerais.

Serviço:
Pousada do Quilombo
Estrada do Quilombo, 1403
Tel: (12) 3971-2688
São Bento do Sapucaí

MEGA-SENA SORTEIA R$ 25 MILHÕES NO FIM DE SEMANA

Prêmio de R$ 90 milhões da Quina de São João será sorteado na segunda-feira

Pela segunda vez consecutiva, nenhum apostador acertou os seis números da Mega-Sena. Com isso, o prêmio do concurso 1.505 está acumulado em R$ 25 milhões. O sorteio será realizado neste sábado (11), no Caminhão da Sorte da CAIXA que está em São João da Barra (RJ), estacionado na Praça São João Batista.

Com o valor do prêmio, um ganhador único poderá comprar uma frota de 208 carros de luxo ou 50 imóveis de R$ 500 mil cada. Mas se o sortudo quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 25 milhões na Poupança da CAIXA, receberá cerca de R$ 103 mil em rendimentos por mês.

Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA (IBC) contam com a facilidade de fazer suas apostas pelo computador pessoal. Para isso, basta ter conta no banco e ser maior de 18 anos. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h deste sábado (horário de Brasília), em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país.

Quina de São João:
Na próxima segunda-feira (24), será sorteado o concurso especial da Quina de São João, com o prêmio previsto de R$ 90 milhões. Em 2012, o concurso fez 7 novos milionários. Cada um levou R$ 12,7 milhões. Nesta última semana, todas as apostas foram voltadas para o concurso especial, inclusive com a utilização dos volantes normais, com o mesmo preço dos concursos regulares da modalidade. A Quina de São João será sorteada às 20h25 (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte, que estará estacionado em Campina Grande (PB).


Caso algum apostador leve o prêmio sozinho, poderá garantir uma renda de mais de R$ 372 mil por mês, o equivalente a R$ 12,4 mil por dia, sem fazer o menor esforço, apenas investindo na Poupança da CAIXA. O dinheiro também é suficiente para comprar 15 apartamentos de cobertura em Ipanema (RJ), de frente para o mar, ou montar uma frota de 750 carros de luxo.

21 junho 2013

Emirates promove ativação no Rio de Janeiro

Imagem

Bicicletas asiáticas circularão pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

Emirates, uma das companhias aéreas que mais rapidamente crescem no mundo, realizará nos próximos dois fins de semana (22, 23, 29 e 30 de junho) uma ativação na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para promover sua rede de rotas na Ásia. A empresa terá bicicletas em estilo asiático e convidará o público para uma volta ao redor da Lagoa. O passeio será registrado e as fotos enviadas  por e-mail a cada participante. Quem for até a Lagoa, na Praça dos Patins, ainda poderá participar de um Concurso Cultural que premiará o autor da frase mais criativa com duas passagens aéreas para Ho Chi Minh, no Vietnã.

A ação visa divulgar a extensa malha aérea da companhia para destinos na Ásia. Além de Ho Chi Minh, lançada no ano passado, Hong Kong, Bangcoc, Phuket, Tóquio e Beijing são rotas bastante populares. Só na Índia, a Emirates voa para dez destinos a partir do hub em Dubai.

A presença da Emirates no Rio de Janeiro coincide com a Copa das Confederações. A empresa é parceira oficial da FIFA e tem um espaço dentro de cada estádio, o Skybox, para receber convidados e clientes. Além disso, nos jogos no Rio de Janeiro, os torcedores podem participar do Emirates Destination Challenge e ganhar milhas Skywards equivalentes a duas passagens em classe executiva para alguns destinos na Ásia.

A Emirates voa para o Brasil desde 2007 e atualmente tem voos diários partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A malha aérea da empresa está em constante expansão: somente em 2012 foram somados 15 novos destinos, incluindo Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lisboa, Dublin, Dallas, Seattle, Barcelona, Adelaide e Phuket.

Desde o início deste ano, a companhia aérea já lançou três novos destinos - Varsóvia, Argel e Haneda, em Tóquio. Também em 2013 estão previstas as rotas: Dubai-Estocolmo, em 4 de setembro; e Dubai-Clarck (Filipinas) e Milão-Nova York, com início em  1º de outubro.
Nesta semana, durante o Paris Air Show, a Emirates consolidou sua posição de liderança entre as empresas aéreas internacionais ao conquistar o cobiçado prêmio de "Melhor Companhia Aérea do Mundo" da Skytrax em 2013. A companhia também recebeu mais dois prêmios: "Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio" e, pelo nono ano consecutivo, "Melhor Entretenimento de Bordo do Mundo".

A Emirates é a maior operadora mundial do A380, com 35 voando e outros 55 encomendados. A empresa também é responsável pela criação do primeiro terminal do mundo dedicado à aeronave, inaugurado no início do ano, no Aeroporto de Dubai. 

No ano passado, cerca de 39 milhões de passageiros voaram com a companhia, utilizando as conexões em sua rede global e desfrutando de grandes inovações a bordo dos aviões, incluindo o sistema de entretenimento ice, referência no mercado por oferecer 1.500 canais de entretenimento.

Atualmente, a Emirates voa para 134 destinos em 77 países.


Sobre a Interamerican Network

A Interamerican Network é a empresa líder de mercado especializada em gestão de marketing e relações públicas para clientes da indústria do turismo.

Nossos clientes: Alaska Airlines, Atlantis Resorts, Cathay Pacific, Choose Chicago, Dragonair, Emirates Airline, Jordan Tourism Board, Las Vegas Convention & Visitors Authority, Loews Hotels, Millennium Hotels, Ministerio de Turismo del Ecuador, NYC & Company, One&Only Resorts, Premium Outlets, Simon, Small Luxury Hotels of the World, St. Maarten Tourist Bureau, Texas Tourism, Tou rism Australia, Travel Nevada, Worldcome Destination Specialists.

BMW participa do mais novo Blockbuster “Truque de Mestre”

No Brasil, a montadora realizará ações exclusivas para receber seus clientes durante a pré estreia
*Cena filme “Truque de Mestre”

Em ação de product placement global, a BMW participa do Blockbuster “Truque de Mestre”. No filme, Jesse Eisenberg interpreta Michael Atlas, o líder do grupo de ilusionistas “The Four Horsemen”. Ao mesmo tempo que eles encantam o público com as suas mágicas, roubam bancos e depositam nas contas dos próprios espectadores. No seu encalço estão o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo), a detetive da Interpol Alma Vargas (Melanie Laurent) e Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.

“O prodcut placement é sempre uma iniciativa que contribui para estimular o desejo sobre nossos produtos. No “Truque de Mestre” um filme de tirar o fôlego,  os modelos BMW Série 3 e BMW Série 7 são os astros de perseguições nas ruas, reforçando toda a dinâmica, performance e emoção transmitidos pelos veículos da marca.” comenta Herlander Zola, Diretor de Marketing da BMW do Brasil.

Para a ativação do filme no Brasil, a BMW do Brasil em parceria com o Shopping Iguatemi São Paulo e a Paris Filmes,  fará a pré-estreia do filme, marcada para a próxima segunda-feira, dia 24 de junho, às 21h30, no Cinemark do próprio Iguatemi São Paulo. Na ocasião, a BMW terá uma sala vip para receber seus clientes e convidados.

A montadora Alemã fará o transfer dos convidados da Paris Filmes e dos clientes One do Shopping Iguatemi com o BMW Série 5 e o BMW Série 6 Gran Coupé. Um BMW Série 3 ficará exposto no shopping Iguatemi, de 24 de junho a 10 de julho, próximo a joalheria Dryzum.

Aqueles que visitarem o Shopping Iguatemi, poderão conhecer de perto a sexta geração do modelo de maior sucesso da história da BMW, o Série 3. Exposto na versão 328i, o carro conta com motor TwinPower Turbo de 245 HP capaz de acelerar de 0-100 km/h em 6,1 segundos. Com tecnologias inovadoras como BMW EfficentDynamics e BMW ConnectedDrive, o BMW Série 3 proporciona desempenho superior, máxima eficiência energética e muita tecnologia voltada para a conectividade e segurança.

Para mais informações sobre o filme e os carros acesse
Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse:

O BMW Group
O BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem sucedidos do mundo com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 28 instalações de produção e montagem em 13 países e tem uma rede de vendas presente em mais de 140 países.
Em 2012, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,85 milhões de veículos e mais de 117.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2011 foi de 7,38 bilhões de euros sobre rendimentos equivalentes a 68,82 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2011, o BMW Group apresentou força de trabalho de aproximadamente 100.000 colaboradores.


O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade ecológica e social em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos naturais como parte integrante da sua estratégia. Como resultado dos seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder da indústria automotiva pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indexes) nos últimos oito anos.

20 junho 2013

Redução na tarifa de transporte coletivo pode comprometer a estrutura financeira

Por Reginaldo Gonçalves*

As manifestações realizadas contra o reajuste dos transportes públicos tomaram corpo em todo o País e fizeram algumas prefeituras rever suas posições, o que impacta o cenário econômico nacional. As críticas surgem em relação aos serviços que são prestados à população: as condições são, de fato, bastante ruins, seja pelo transporte em si, que circula, principalmente nos turnos da manhã e noite, completamente lotado, ou pelas condições das vias de acesso, sempre congestionadas em virtude da falta de investimentos em um sistema viário eficaz que venha a melhorar as condições de tempo e conforto dos usuários.

O governo federal, preocupado com o aumento das tarifas, buscou a redução a zero do PIS e COFINS como iniciativa para manter o preço nos mesmos patamares. Objetivo: não afetar o bolso dos usuários e das empresas que são obrigadas, por lei, a arcar com o pagamento da diferença de 6% sobre os salários dos empregados no repasse do vale transporte.

Em algumas capitais, como São Paulo, o transporte coletivo teria – antes de a prefeitura retroceder - reajuste de 6,67%, em média, passando de R$ 3,00 para R$ 3,20, acréscimo que não reflete, em muitos casos, no aumento dos insumos utilizados pela frota e dos salários dos empregados que compõem a estrutura de custos, já que, há um ano, as tarifas não são majoradas na maior parte dos municípios.

Com a redução do pagamento do PIS e COFINS, dependendo da forma de tributação, as empresas deixam de pagar cerca de 9,25%. Naturalmente, esse valor poderia compensar parte dos aumentos de custo da estrutura. Entretanto, a insegurança da manutenção é grande, pois a iniciativa privada, que explora o transporte por meio da parceria público-privada, está temorosa quanto à continuidade dos negócios porque existe a iminência de aumento dos combustíveis.

Vale ressaltar a subida considerável do câmbio em virtude da situação econômica, no mundo e nos países emergentes, além dos custos de manutenção, administrativos e dos funcionários que compõem a dinâmica de uma empresa.

Se não houver uma análise responsável e dependendo das atitudes dos governantes em cada Estado ou município, o estreitamento da tarifa poderá gerar uma situação de quebra das empresas. Para a efetiva manutenção de uma tarifa sustentável a empresa precisa ser sustentável e para que a empresa possa praticar preços menores há a necessidade que os seus custos sejam reduzidos.

Aumentar o número de passageiros em transportes de curto percurso e flexibilizar para os transportes de longo (que não têm a entrada e saída de passageiros contínuos durante o trajeto), além de pensar em condições mais flexiveis em relação a estímulos governamentais que possam manter a condução do usuário de forma mais tranquila e confortável trazendo qualidade de vida, seriam alternativas a serem estudadas.

Reduzir tarifas, sem uma contrapartida, certamente causará nas empresas uma situação mais complexa que reduzirá, indiscutivelmente, os seus investimentos.

As recentes greves ocorridas com trabalhadores de empresas de transporte na capital paulista e Grande São Paulo demonstram uma situação que precisa ser estudada minuciosa e responsavelmente. Hoje, o próprio governo  já acena para a parceria público-privada, pois o Estado sozinho não consegue flexibilizar todo o transporte.

Em contrapartida, minguar os resultados das empresas pode não gerar o lucro necessário à remuneração do empreendedor o que  inviabilizaria uma parceria saudável e durável.

É recomendável que a classe política acorde a tempo, pois podemos ter uma situação inicial de redução significativa no nível de emprego e, ao se quebrar um elo da corrente podemos estar a caminho de uma assombrosa recessão.


* Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina - FASM