·
Matrix OLED faz sua estreia em um carro conceitual durante o evento
·
A luz alcança um novo nível de homogeneidade
·
Fontes de luz plana abrem outras possibilidades de design
A Audi apresenta seu próximo passo na tecnologia
de iluminação automotiva durante o
próximo Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em
setembro. As novas luzes Matrix OLED proporcionam um nível de
homogeneidade da iluminação antes inalcançável, abrindo novas
oportunidades criativas para o design.
Como
marca líder em tecnologia de iluminação automotiva, a Audi tem
desenvolvido de forma sistemática todos os aspectos
da tecnologia OLED ao longo dos anos. As luzes Matrix OLED combinam, de
forma ideal, engenharia de alta tecnologia e design – projetos iniciais
estão em andamento atualmente para implementar a tecnologia OLED nas
luzes traseiras da linha de produção. Elas
estão sendo mostradas pela primeira vez em um carro conceitual durante o
salão.
OLED é uma abreviação em inglês de “diodos orgânicos emissores de luz” (organic light emitting diode).
Em cada unidade
OLED, dois eletrodos – dos quais pelo menos um deve ser transparente –
incorporam inúmeras camadas finas de materiais semicondutores orgânicos.
Uma baixa tensão DC (corrente contínua), entre três a quatro volts,
ativa as camadas, cada uma com espessura de
menos de um milésimo de um milímetro, para acendê-las. A cor se baseia
na composição molecular da fonte de luz.
Ao
contrário das fontes de pontos de luz como os LEDs – que são feitas de
cristais semicondutores – , as OLEDs são fontes
de luz plana. Sua luz alcança um novo nível de homogeneidade, e a
intensidade é continuamente variável. As luzes não produzem nenhuma
sombra e não requerem nenhum refletor, guias de luz ou componentes
óticos similares, e isso torna as unidades OLED mais eficientes
e leves. Além disso, dificilmente requerem qualquer resfriamento.
O
progresso da tecnologia OLED está ocorrendo rapidamente, em parte
devido à força impulsionadora da Audi. Assim que maiores
incrementos da densidade da luz forem realizados, as OLEDs logo também
poderão gerar luzes de seta e de freio. As finas lâminas de vidro, que
são usadas atualmente para revestir o material orgânico, serão
substituídas por películas de plástico. Esses novos
materiais de substrato flexíveis poderão ser submetidos a moldagem
tridimensional, e isso abrirá espaços criativos inteiramente novos para
os designers.
A Audi já apresentou o potencial da tecnologia OLED em vários modelos e carros-conceito. O destaque especial é a “iluminação
OLED”, com OLEDs transparentes e multicoloridos na silhueta do carro, e “o enxame”, com um display tridimensional.
Outro
benefício das OLEDs é que possibilitam ser subdivididas em pequenos
segmentos que podem ser controlados com diferentes
níveis de brilho. Além disso, será possível utilizar unidades OLED de
diferentes cores ou transparentes. Isso proporcionará novos cenários de
iluminação com tempos de transição extremamente rápidos. As
sub-superfícies iluminadas exibem contornos bastante precisos
entre si. É isso que distingue a tecnologia OLED da Audi,
transformando-a na Audi Matrix OLED, que complementará as inovações da
marca para faróis.