PATROCINADOR

27 novembro 2012

Obras do Ferroanel Norte começam em 2013


DERSA será responsável pelo projeto executivo e gerenciamento dos trabalhos, permitindo uma sinergia de R$ 1,5 bilhão

As obras do Ferroanel Norte, com 52 km de extensão entre as estações Perus e Manuel Feio, começam em 2013, segundo o cronograma estabelecido entre o governo do Estado e o Ministério dos Transportes, em reunião realizada na quinta-feira, 22/11, em Brasília, com a participação do ministro Paulo Sérgio Passos, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Logística e Transporte, Saulo de Castro, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço. A audiência pública deverá ser realizada em janeiro de 2013, com a publicação dos editais e assinatura dos contratos entre março e julho do próximo ano.

A DERSA informou na última sexta-feira, 23/11, que se encarregará do projeto executivo de infraestrutura, licenciamento ambiental, levantamento da faixa de domínio (área que será utilizada para a implantação da ferrovia) e gerenciamento da obra. A construção do Rodoanel Norte e do Ferroanel Norte permitirá uma sinergia de R$ 1,5 bilhão no custo das obras, além de reduzir o impacto ambiental e social do projeto.

A construção do Ferroanel eliminará os problemas existentes atualmente com o compartilhamento de trilhos para o transporte de passageiros e de carga na região metropolitana de São Paulo. Utilizar linhas exclusivas melhorará a qualidade do transporte de passageiros e reduzirá o custo do de cargas.

Atendendo pedido de ajuda feito pelo governo federal, a DERSA disponibilizará, sem custos, o acervo técnico produzido para as obras do Rodoanel Sul. Esses estudos serão fundamentais para o Ministério dos Transportes dimensionar os investimentos necessários para a execução das obras do trecho Sul do Ferroanel. O trecho ligará Ouro Fino Paulista, em Rio Grande da Serra, a Embu Guaçu.

O Ferroanel Norte será importante para o escoamento de cargas de valor agregado, ligando o interior do Estado ao porto de Santos. O Ferroanel Sul abastecerá principalmente a região de Sorocaba e o Sul do Brasil.

Também participaram da reunião no Ministério dos Transportes o presidente da Empresa de Pesquisa e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o Secretário de Fomento para Ações de Transporte, Daniel Sigelmann, e o presidente da CPTM, Mario Bandeira.

Nenhum comentário: