4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha
teve discurso de José Leônidas
José Leônidas Cristino, ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos,
participou na manhã desta quinta-feira da abertura da 4ª CONFERÊNCIA DE
LOGÍSTICA BRASIL-ALEMANHA, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria
Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) e a BVL, dentro da Intermodal South
America 2013. "O Brasil é hoje o segundo maior parceiro comercial da
Alemanha na América Latina. São 11 bilhões de euros anuais de negócios em
diversas áreas, abrangendo desde peças automotivas e veículos a produtos
agrícolas, minérios e metais, entre outras. No setor portuário, Alemanha e
Brasil firmaram uma série de acordos de cooperação e protocolos de
intenções", disse o ministro, que ressaltou ainda a importância da
conferência para o estreitamento das relações entre os dois países. "Esta
conferência fortalece ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha no campo
da gestão logística, transporte, infraestrutura e afins. Essa cooperação,
forte, saudável e constante entre os dois países é importante para o crescimento
e o estabelecimento de novos negócios".
A abertura teve ainda a participação de Birgitta Worringen, chefe da subdivisão
de transporte e pesquisa do Ministério Federal dos Transportes, Construção e
Desenvolvimento Urbano da Alemanha, e Guilherme Vieira de Mendonça,
vice-presidente de infraestrutura e cidades da Siemens e representante da
AHK-RJ, que deu as boas-vindas ao público participante. "A conferência é
uma excelente plataforma para a troca de experiências entre os países. A
logística representa um gargalo para o crescimento, mas também uma oportunidade
para investimentos em infraestrutura. A aproximação de multiplataformas e
competências pode fortalecer a parceria entre Brasil e Alemanha", analisou
Mendonça.
Durante todo o dia, palestrantes nacionais e internacionais se reuniram para
analisar temas sensíveis ao mercado de logística e transporte. Entre os
assuntos abordados, destacou-se a nova política de infraestrutura brasileira
com os recentes planos de investimento lançados pelo brasileiro, o Plano
Nacional de Logística Integrado. A crise dos portos e um possível apagão
logístico, com os problemas de escoamento de produção e recebimento de cargas,
também foram abordados. Cases e soluções para aprimorar os sistemas de
distribuição entre os vários modais de transporte de carga no país foram
apresentados ao longo dos painéis.
"Acreditamos que o evento tenha cumprido com seu objetivo, que foi de
servir como uma plataforma de intercâmbio entre empresas, investidores
comerciais na área de logística e profissionais afins, promovendo conhecimento
e networking. Para a próxima edição da conferência, que acontece em 2015, o
possível tema será a logística da cadeia de produção alimentar no Brasil,
abordando a realidade e tendências deste mercado," comenta o
diretor-executivo da AHK RJ, Hanno Erwes, instituição responsável pelo evento.
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