PATROCINADOR

07 dezembro 2011

A hora de planejar 2012 é agora


Por Mauro Calil
   
O mês de novembro chegou e, com ele, chega também a necessidade de fazer o planejamento financeiro para 2012. E não falo somente de se programar para pagar a infinidade de impostos e contas que vencem no início do ano, mas de, previamente, se organizar financeiramente de janeiro a dezembro do novo ano.

Para começar o planejamento, a receita é muito simples (aliás, ela é sempre a mesma). O primeiro passo é listar quanto se ganha e quanto se gasta durante o ano. Afinal, você sabe quanto ganhará e quanto gastará nos 12 meses de 2012. E, mesmo que você não saiba o valor exato das contas, é perfeitamente possível definir quais serão os gastos e dimensionar os recursos.

Vejamos: aniversário tem todo o ano. Você sabe quando é o aniversário da sua mãe, pai, filhos, marido, esposa etc. Você tem filho? Todo ano tem Dia das Crianças. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal também ocorrem anualmente. Basta fazer a programação de quanto você pode gastar em presente em cada um destes eventos recorrentes.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, materiais escolares, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

Em ganhos, além do salário mensal, também deve ser computado o 13º salário. Afinal, não é porque em novembro e dezembro há dinheiro a mais na conta do banco que tudo será gasto em uma única vez. O 13º salário é parte importante do planejamento financeiro.

E não esqueça de deixar uma parcela dos recursos para os investimentos. Costumo dizer que, indiferente da profissão ou da renda, o ideal é seguir a regra dos 70-30, ou seja, do total de ganhos, 70% devem ser reservados para as contas (aqui se incluem todos os gastos necessários, como impostos, contas de água, luz e telefone, plano de saúde e supermercado, e também os esporádicos, como roupas, calçados e lazer) e 30% para os investimentos.

Um exemplo: se você ganhará R$ 60 mil em 2012, o total a ser investido durante todo o ano será de R$ 18 mil. Isto é o mesmo que ganhos de R$ 5 mil por mês, com investimento de R$ 1,5 mil mensalmente. Se os seus gastos somam mais do que 70% do salário, reserve 15% ou 20% para esta finalidade. O importante é que este montante seja colocado em algum investimento.

Sei que imprevistos acontecem, mas ter receitas, gastos e investimentos listados, ajudará você a passar por 2012 com muito mais tranqüilidade do ponto de vista financeiro. E a hora de se planejar é agora.


*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro e autor do livro “A Receita do Bolo” – www.calilecalil.com.br

NISSAN AMPLIA DIVISÃO DA NISMO E REVELA NOVO CONCEITO DO JUKE

Expertise da Nismo conquistada nas pistas será levada aos modelos Nissan – Primeiro conceito Juke Nismo será apresentado no Salão de Tokyo



A Nissan Motor Co., Ltd anunciou um ambicioso programa de expansão na Nismo, para aplicar a sua expertise das pistas em modelos Nissan. Além de produzir versões de desempenho completo dos modelos da marca, a empresa planeja expandir a oferta de peças e acessórios.

Um primeiro aperetivo desta nova fase da empresa de personalização é a derivação Nismo do modelo Juke, que será apresentada no Salão do Automóvel de Tokyo. O Nissan Juke tem seu design desafiador redefinido pela Nismo, ficando ainda mais audacioso. Está menor, mais largo e tem uma postura mais robusta. Mesmo parado, passa claramente a imagem de um carro de desempenho.

Ao concentrar todas as atividades Nismo sob um mesmo teto, em Tsurumi, Yokohama (Japão), a partir do início de 2013, a Nissan criará um centro mundial de excelência para o desenvolvimento de carros de corrida e de desempenho para carros de rua. Este novo centro terá ainda uma área de manutenção geral e uma área de patrimônio, na qual estarão expostos os famosos carros de corrida e de rua Nismo, além de uma loja especializada.

O local contará também com a Omori Factory, loja que oferecerá peças de desempenho e itens da coleção Nismo e com um amplo espaço para abrigar eventos populares para os fãs da marca, assim como o Festival Anual Nismo, que vai continuar atraindo mais de 30 mil apreciadores na comemoração da trajetória da empresa, proporcionando a disputa de corridas em pista real.

“A Nismo já conquistou uma reputação invejável no automobilismo”, afirma Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan. “De fato, em 2011, os carros e motores Nismo ganharam em todas as categorias que competiu, a primeira vez que temos alcançado este marco. O momento certo é agora para que motoristas comuns possam experimentar o que os nossos pilotos de corrida desfrutam. Nosso objetivo é trazer aos carros da Nissan a paixão e a emoção de condução Nismo, como o Juke Nismo mostra que podemos fazer”, completa.

O nome Nismo é derivado de Nissan Motorsports International Co., Ltd, que tem desempenhado um trabalho muito respeitado nas pistas do mundo. Em 2011, por exemplo, a Nismo desenvolveu o Nissan GT-R que foi sucesso de desempenho nos campeonatos Super GT do Japão e no Campeonato Mundial FIA GT1. A Nismo desenvolveu ainda os motores que foram destaque no 24 Horas de Le Mans, além do LEAF Nismo RC, o carro de corrida de zero emissão que anuncia uma nova era de motores esportivos eco-friendly.

“A Nismo acrescenta ainda mais emoção e inovação aos produtos Nissan. Planejamos agora injetar esse estilo e emoção em outros modelos da gama", afirma Shoichi Miyatani, presidente da Nismo. Uma das indiscutíveis estrelas do Salão do Automóvel de Tokyo trará o resultado deste grande programa, o Nissan Juke Nismo, uma ideia de como poderia ser a versão premium esportiva do crossover compacto de enorme sucesso”, completa.

Conceito Juke Nismo dá o primeiro vislumbre do futuro da Nismo
Destinado a um público entusiasta que está à procura de um carro que reflete uma personalidade perspicaz, o conceito Juke Nismo amplia em um único carro o padrão ágil de carro compacto, de respostas rápidas de um coupé, além da força do SUV.

“O sucesso global de vendas do Nissan Juke provou que os clientes estão procurando algo diferente", afirma Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan Motor Co., Ltd. “O Juke Nismo leva essa ideia para um nível superior. É enérgico, distinto e altamente desejável”, completa.

Com acabamentos nas cores da assinatura Nismo, de pérola branca com reflexos avermelhados, o conceito Juke Nismo conta com kit aerodinâmico criado por especialistas Nismo, com o objetivo de aperfeiçoar seu acabamento com visual de carro de corrida. E, como em um carro de corrida, o Juke Nismo foi concebido não apenas para ter uma boa aparência, mas também para ser dinâmico e altamente eficiente, além de conter novas peças como para-choques dianteiro e traseiro, para-lamas, frente e saias laterais e mais amplos.

O padrão da grade foi alterado, enquanto o aerofólio traseiro foi modificado com a inclusão de elementos laterais para o controle de fluxo de ar mais eficiente. Até a forma dos retrovisores foi alterada para melhorar o desempenho aerodinâmico do carro e reduzir a elevação dianteira e traseira sem aumentar a resistência. Esta redução na elevação significa que a área de contato dos pneus foi aumentada para melhorar a aderência, o que é ainda mais reforçada com a chegada das novas e elegantes rodas de liga leve de 19 polegadas.

Naturalmente o tratamento Nismo se estende até o chassi, que foi rebaixado e endureceu o uso de peças de propriedade do tipo que estará disponível a partir do catálogo da Nismo expandida de peças, enquanto o motor a gasolina turbo de 1,6 litro, com injeção direta, foi revisto para entregar mais potência e desempenho.

O toque da Nismo também pode ser encontrado no interior do carro, onde as peças que interagem com o senso de visão, audição, olhar e sentir do motorista, como o volante, pedais, medidores, botão do câmbio e revestimentos das portas, que foram redesenhados para proporcionar um maior envolvimento na condução. Reafirmando os aspectos de desempenho do carro, cortes especiais de couro nos assentos foram adicionados enquanto o tacômetro ganhou iluminação vermelha.

“Como este conceito, a Nismo traz novos níveis de individualidade aos carros tradicionais, como o Nissan Juke. O futuro para a Nismo é desenvolver projetos premium de esportivos para uma gama cada vez maior de clientes", disse o presidente da Nismo, Shoichi Miyatani. “A nossa próxima gama de carros será tão acessível e inovadora quanto cada um dos produtos da Nissan, mas com adição da energia Nismo que trará ainda mais emoção em ter e dirigir um”, completa.

Lufthansa tem tarifas especiais para a Ásia; valores são válidos para compra até 31 de dezembro

Lufthansa está com tarifas reduzidas para a Ásia neste fim de ano e a partir de 21 de janeiro. A passagem de ida e volta na classe econômica, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, para Pequim, Delhi, Hong Kong, Tóquio, entre outros destinos, varia a partir de US$ 1.875. O valor é válido para compra até 31 de dezembro e embarque até 14 de dezembro ou em 2012 de 21 de janeiro a 31 de março. Os voos para Ásia têm sempre conexão em Frankfurt ou Munique. 

Desde o fim de outubro, a Lufthansa oferece voos entre o Rio de Janeiro e Frankfurt cinco vezes por semana, a bordo do Airbus 340-300, equipado com as três classes de serviços, econômica, executiva e primeira classe. Além disso, a companhia aérea liga São Paulo a Munique diariamente e São Paulo a Frankfurt também todos os dias. Dos dois centros de distribuição, oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Para mais informações e reservas, basta acessar www.lufthansa.com

72% das empresas têm acesso restrito às redes sociais

A pesquisa 'Riscos Globais de Segurança em TI', realizada pela Kaspersky Lab - líder no desenvolvimento de soluções de administração de conteúdo seguro e contra ameaças na internet - em parceria com a B2B Internacional, apurou as atividades que frequentemente são restrinjidas nas empresas. As redes sociais são vistas como uma das maiores ameaças à segurança, juntamente com diversas formas de compartilhamento de arquivos.

O acesso às redes sociais é completamente bloqueado em 53% das empresas entrevistadas, enquanto outros 19% restringem esta atividade de alguma forma. No geral, os dados colocaram as redes como a atividade mais proibida, perdendo apenas para os programas de compartilhamento de arquivos (P2P). As outras atividades que aparecem na lista incluem jogos on-line, acesso a determinados sites, streaming de vídeo e serviços de mensagens instantâneas.

Quando perguntado sobre as atividades mais perigosas exercidas pelos empregados, redes sociais foram citadas por 35% das empresas. "As empresas estão preocupadas não apenas com a produtividade, mas com a segurança, e isso define o escopo de atividades restritas dos funcionários", afirma Costin Raiu, diretor de pesquisa global da Kaspersky Lab. "As redes sociais são vistas como uma atividade demorada, mas também como uma fonte potencial de ataques de malware e uma ameaça aos dados confidenciais".

Devido a popularidade e as vulnerabilidades emergentes deste recurso online, as redes tornaram-se um dos principais canais de distribuição de malware. A vulnerabilidade mais notável ​​no Twitter, por exemplo, leva a infecção por malware quando os usuários simplesmente veem uma mensagem infectada. De acordo com especialistas da Kaspersky Lab, as redes sociais são alvos de numerosos ataques, por isso a preocupação manifestada pelas empresas é justificada. 

FecomercioSP projeta Natal melhor que em 2010

Em dezembro, Comércio deve movimentar R$ 33,86 bilhões em São Paulo


Cada família paulista deve gastar, em dezembro, R$ 519 a mais do que nos outros meses do ano. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que credita ao Natal e às festas de fim de ano o impulso de R$ 6,76 bilhões no Comércio paulista.

Se analisado somente das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o gasto de cada família em relação aos demais meses do ano deve subir ainda mais, atingindo R$ 679. 

O resultado será um Natal ainda melhor do que o de 2010. Em dezembro, o Comércio paulista deve movimentar R$ 33,86 bilhões, resultado que é R$ 3,01 bilhões superior ao do ano anterior. Segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, grande parte deste montante, R$15,87 bilhões, se refere ao que será movimentado somente na Região Metropolitana.

Assim, o Comércio do Estado de São Paulo deve fechar o ano com faturamento de R$ 331,96 bilhões, o que representa 28,76% do faturamento nacional do setor. Um crescimento real de 4% em relação a 2010, quando o Comércio paulista registrou faturamento de R$ 299,06 bilhões.

Entenda 

A Assessoria Técnica da FecomercioSP explica que, apesar de, no início do ano, haver um consenso no mercado de que 2011 não conseguiria manter o ritmo de
crescimento vivenciado em 2010, o consumo das famílias foi mantido, em grande parte, graças à confiança que o consumidor deposita sobre a economia nacional.

O que é comprovado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), também aferido pela FecomercioSP, que permaneceu acima de 150 pontos –O ICC é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 – ao longo de todo o ano.

Assim, apesar de a taxa média de juros para pessoas físicas ter subido cinco pontos porcentuais até setembro de 2011, o nível de concessões de empréstimos aumentou, em termos reais, mais de 4% no mesmo período. Ou seja, a despeito das ações restritivas do Banco Central (BC), os consumidores conservaram sua intenção de compra.

Os pontos mais importantes para a manutenção do consumo, entretanto, foram a manutenção dos níveis de emprego e renda, além do menor nível histórico de desocupação no País, chegando a somente 5,8%, e o concomitante
incremento de 5,7% na massa real de rendimentos da família, possibilitaram o crescimento do consumo sem o aumento da inadimplência.

Ao contrário, o que se viu na capital paulista foi uma redução tanto no nível de endividamento, que, em novembro, foi de 41% das famílias, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da FecomercioSP, quanto dos níveis de famílias com contas em atraso e inadimplentes, que, no mesmo mês, ficaram em 8% e 3,3%, respectivamente. Os menores níveis desde que a pesquisa foi iniciada, em fevereiro de 2004.

Desempenho nacional Outra boa notícia é que o resultado positivo não fica restrito a São Paulo. O Comércio deve fechar o ano com faturamento de R$ 1,15 trilhão, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os gastos das famílias em dezembro devem somar R$ 122,39 bilhões, ou R$ 28,5 bilhões a mais do que na média dos outros meses. O que condiz com a entrada adicional
de recursos que será gerada pelo pagamento do 13° salário.

A FecomercioSP, estima que aproximadamente R$ 83 bilhões serão aportados no mercado devido ao pagamento de 13° em novembro e dezembro.

Deste montante, 1/3 (cerca de R$ 28 bilhões) deve ser destinado para o pagamento de dívidas, outro terço se destina às férias e aos compromissos do começo de ano, como matrículas de escola, e a última parte deverá ser utilizada para o consumo.

06 dezembro 2011

FecomercioSP: Estagnação do PIB é reflexo de ajustes recessivos do governo

Entidade acredita que Produto Interno Bruto feche 2011 com, no máximo, 3% de crescimento

A estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano não surpreendeu a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e está em linha com as expectativas da entidade, resultado dos ajustes de contenção de consumo promovidos pelo governo federal no final do ano passado e início de 2011. Naturalmente, como havia alertado antes, a FecomercioSP reitera que as ações para diminuição de demanda eram desnecessárias, como confirmam, neste momento, os resultados do PIB.

Para a FecomercioSP, a situação foi agravada pelo fato de as economias desenvolvidas terem entrado em um ciclo intenso de deterioração econômica, em especial na Europa, o que impactou fortemente a atividade global. Como o Brasil hoje tem um grau de abertura ainda pequeno e seu mercado interno é relevante para a produção nacional, os efeitos domésticos foram menores, mas estão presentes. Tanto que o governo adotou uma postura exatamente oposta neste final de ano e lançou um pacote de estímulo ao consumo, promovendo melhores condições de financiamento e de redução de tributos.

“A projeção da FecomercioSP tem se mostrado acertada desde o início do ano, quando previu crescimento de 3,5%, com reajuste para 3% ao final do primeiro semestre, projeção que perdura até o momento”, explica Abram Szajman, presidente da FecomercioSP. A expectativa da entidade empresarial é de que as medidas de estímulo adotadas nestes últimos dias venham a surtir efeito, com maior intensidade, em 2012, gerando maior atividade do mercado doméstico.

Por outro lado, a FecomercioSP projeta que as dificuldades no cenário externo ainda persistirão no próximo ano, principalmente na Europa. Para os Estados Unidos, a FecomercioSP aguarda por sinais mais claros de recuperação, mas não a ponto de reverter o quadro global já em 2012. “Essa nossa posição de crescimento modesto em 2011, porém maior do que a média global, é muito importante para manter a nossa taxa de desemprego baixa e elevar a atratividade de investimentos que ainda renderão bons resultados”, complementa Szajman.

Lançamento da Rede Verde Amarela coroa realizações

No seu primeiro ano de atividade Boa Vista Serviços incorporou a Equifax, lançou 36 novos produtos e já tem 40% do mercado de informações de crédito.

O lançamento da Rede Verde Amarela é o coroamento de uma série de realizações que assinalam o primeiro ano de atividades da Boa Vista Serviços. Criada em novembro de 2010 com o desafio de se tornar a primeira empresa realmente inovadora e competitiva no mercado de informações de crédito no Brasil, a Boa Vista Serviços já é a aprova de que uma empresa nacional pode oferecer serviços de alta qualidade com padrão internacional para clientes e consumidores mais exigentes no momento em que a economia brasileira se destaca no cenário mundial.

Com um time de 900 profissionais em São Paulo e nos outros principais centros de negócios do país e mais de 2.200 entidades parceiras em todo o Brasil, a Boa Vista Serviços administra um banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e 42 milhões de registros de transações, atendendo a  1.250.000 clientes diretos e indiretos com mais de 7.000.000 de consultas por dia.
Uma das primeiras iniciativas no primeiro ano foi a fusão das operações com a Equifax, uma estratégia inteligente: a Boa Vista Serviços, que era a segunda colocada no mercado, juntou-se à terceira, passando a deter 40% do mercado de informações sobre o histórico de crédito dos consumidores brasileiros. Além disso, somou a experiência de um competidor internacional, que passou a fazer parte do grupo de acionistas com 15% de participação.

A Associação Comercial de São Paulo continua majoritária, com 60% e os outros acionistas, também nacionais, são o grupo de investimento TMG, com 20%,a Associação Comercial do Paraná, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre, reunidos com 5% de participação.
A Boa Vista Serviços pode ser considerada inovadora já a partir do modelo sob a qual foi concebida porque compatibiliza tradição e modernidade. A Associação Comercial de São Paulo, acionista majoritário, está comemorando 117 anos e o Serviço Central de Proteção de Credito acumula um histórico de 56 anos. A este legado a juntam-se modernas práticas de gestão.  “Usamos benchmark internacional. Somos focados em inteligência de mercado, em estratégias de marketing, em pesquisa e desenvolvimento e em fortes investimentos em tecnologia. Contamos com um time de executivos com extensa experiência no mercado. E estamos plenamente alinhados com as demandas colocadas atualmente no mundo dos negócios”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.

Exemplo deste alinhamento tem sido a atualização do portfólio de serviços para agregar valor ao cliente. Somente este ano, foram lançados 36 novos produtos especialmente desenhados para atender necessidades de dos clientes, sejam as grandes organizações ou pequenos empreendedores. Entre os lançamentos está o primeiro aplicativo de avaliação de crédito para iPhone e iPad.

O planejamento e a gestão da Boa Vista Serviços consideram que consumidores e empresas podem estar do mesmo lado para o crescimento do Brasil. Assim, do mesmo modo que investe em produtos em novas tecnologias, destina investimentos para iniciativas como a primeira grande pesquisa nacional sobre Cadastro Positivo, uma novidade que representa uma nova era no mercado de informações de crédito no Brasil. Ainda com a preocupação de atender também ao consumidor, a Boa Vista Serviços, promoveu o “Acertando suas Contas”, realizado na Comunidade de Paraisópolis e no Vale Anhangabaú, em São Paulo, recebendo mais de 42 mil consumidores.

O “Acertando suas Contas” é uma campanha de incentivo à regularização financeira do consumidor brasileiro, que associa a oportunidade de renegociação de dívidas, em condições especiais e diretamente com o credor, com orientações e ferramentas de planejamento do orçamento doméstico. “O objetivo da campanha é desenvolver o consumidor para o consumo e o uso do crédito com sustentabilidade. Esta é uma forma de ter consumidor e cliente do mesmo lado e acredito ser, também, uma das formas de estarmos alcançando o sucesso”, explica Dorival Dourado.