Evento chega aos 10
anos como referência no país em unir o pensamento à prática
da gestão
empresarial e deve abranger um público de 15 mil pessoas.
O evento será realizado de 11 a 15 de junho, abrangendo
feira, workshops e congresso
A
Expogestão – Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos,
Serviços e Soluções Empresariais, um dos maiores encontros empresariais do
Brasil, comemora sua décima edição já consolidada como evento estratégico para
que líderes empresariais, públicos e gestores em geral fortaleçam
relacionamentos e troquem experiências bem sucedidas.
O
Congresso, realizado de 13 a 15 de junho, mais uma vez sinaliza tendências e
une o pensamento à prática da gestão empresarial. Neste ano, palestrantes
nacionais e internacionais trazem reflexões sobre comportamento, inovação e
negócios, gestão de pessoas, cultura organizacional, filosofia corporativa,
vida e carreira, o segredo das empresas de sucesso, criatividade, boas práticas
de gestão e governança, cenários e tendências no mundo e no Brasil, além de
futuro e gestão da marca.
Além da
feira e dos 40 workshops gratuitos que começam nesta segundaa, dia 11, no
Expocentro Edmundo Doubrawa, a Expogestão 2012 vai reunir a partir de
quarta-feira, dia 13, no Centreventos Cau Hansen, palestrantes como Ivo
Pintaguy, Jonah Lehrer (Neurocientista), Wellington Nogueira (Doutores da
Alegria), Arturo Nuñez (Nike), Jaana Remes e Vicente Assis (McKinsey), Romero
Rodrigues (Buscapé), Marcos Samaha (Walmart), Carlos Fadigas (Braskem),
Guilherme Weege (Malwee), Sidney Ito (KMPG) e Alberto Whitaker.
A
expectativa da organização é de que mais de mil pessoas participem de cada
sessão de palestra do congresso principal, e com o benefício da transferência
de titularidade na credencial, é de que mais de 2.600 pessoas participem nos
três dias de congresso. A Expogestão será realizada entre os dias 11 e 15 de
junho, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC).
Feira
conta com participação da elite da inovação brasileira
Além do
Congresso, um dos destaques é a Feira de Produtos, Serviços e Soluções
Empresariais que este ano abrirá um dia
a mais: de 11 a 15 de junho. A entrada é gratuita mediante cadastro. A feira
Expogestão também irá compor em um espaço diferenciado os expositores da XII
Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, realizada de 11 a 13 e promovida
pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras
(Anpei), que reúne as grandes empresas do Brasil nesse segmento. Com isso, além
dos 10 mil visitantes previstos, devem circular mais dois mil congressistas da
elite da inovação brasileira que participarão da conferência. No local, cerca
de 100 organizações apresentarão produtos e serviços relacionados à gestão e
soluções empresariais. E como um dos objetivos do evento é gerar conhecimento,
também no espaço da feira, os workshops gratuitos serão mantidos devido à
grande procura, devendo ser realizados 40 neste ano, entre os dias 12 e 15.
Programação do Congresso
13 DE JUNHO
18h – WELLINGTON NOGUEIRA, fundador do Doutores da Alegria, ator e
empreendedor social
Tema: Comportamento
Palestra: Trabalho
e propósito de vida – do bem-estar ao sucesso profissional
Ator
formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova York,
trabalhou em algumas das melhores companhias de teatro, cinema e circo dos
Estados Unidos e encontrou sua vocação quando integrou a Big Apple Circus
Clown Care Unit. De volta ao Brasil, fundou o Doutores da Alegria, entidade
da qual é coordenador geral. Ao longo de 21 anos, o Doutores se tornou
referência para iniciativas voltadas a trazer alegria para crianças
hospitalizadas e já realizou mais de 800 mil visitas, além de ter articulado
redes de palhaços. Onde reside a alegria? E como ela impacta o viver a vida?
Wellington irá explorar como ressignificar a relação do ser humano com o
trabalho, partindo do alinhamento com seu propósito de vida.
|
14 DE JUNHO
8h30 – ROMERO RODRIGUES, fundador e
presidente da Buscapé Company
Tema: Comportamento,inovação e negócios
Palestra: Novos mercados,
comportamentos e maneiras de fazer negócios
Em 1998,
Romero co-fundou o Buscapé. Segundo site de comparação de preços lançado no
mundo, o Buscapé é líder na América Latina, com 15 milhões de visitantes
únicos por mês, 11 milhões de produtos e 53 mil fornecedores. Com 910
colaboradores, atua em 20 países da região e, além de possibilitar a comparação
de produtos e preços, oferece serviços de compras coletivas, plataformas de
pagamentos, inteligência de mercado, redes de afiliados e publicidade,
classificados grátis e ferramentas de marketing comportamental. O Buscapé
Company realizou 11 aquisições e recebeu quatro rodadas de investimentos
externos, tendo entre seus sócios Itaú Unibanco, Merrill Lynch BofA e Great
Hill Partners.
10h30 – CARLOS FADIGAS, presidente da
Braskem
Tema: Gestão de Pessoas
Palestra: Cultura e filosofia
corporativa gerando resultados
Eleito
presidente da Braskem em 2010, Carlos Fadigas foi diretor-presidente da Braskem
America, responsável por Finanças e Relações com Investidores da Braskem e CFO
na Construtora Norberto Odebrecht. Criada em 2002, a Braskem era uma empresa
regional até 2010, quando adquiriu a Sunoco Chemicals, criando a Braskem
Americas. Em 2011 comprou quatro unidades da Dow, o que a alçou a maior
fabricante de polipropileno em território americano e a quinta maior
petroquímica do mundo. Dentre os projetos, estão duas novas unidades de
produção de plástico verde e aportes no Complexo Petroquímico do Rio.
Respaldando esse crescimento vertiginoso está a Tecnologia Empresarial
Odebrecht (TEO). Formulada por Norberto Odebrecht, há mais de 60 anos, tem por
base fundamentos éticos, morais e conceituais e por centrada a educação e o
trabalho. Carlos Fadigas é Administrador de Empresas pela UNIFACS e tem MBA do
Institute for Management Development - IMD, na Suíça.
14h – JAANA REMES, membro sênior do
McKinsey Global Institute (MGI) – USA e
VICENTE ASSIS, country manager da McKinsey no Brasil e líder de Prática de
Operações da América Latina
Tema: Cenários e Tendências
Palestra: Cenários e tendências da
América Latina e do mundo
Para
ajudar a desvendar os cenários e tendências do Brasil e do mundo, auxiliando
empresários e executivos a entender as ameaças e oportunidades no curto, médio
e longo prazo, a Expogestão traz essa dupla de peso.
Empresa líder em consultoria
estratégica, a McKinsey se atualiza constantemente por meio de estudos de
tendências e cenários que subsidiem seus clientes. Para respaldar as análises e
decisões, a empresa criou em 1990 o Instituto Global McKinsey (McKinsey Global
Institute - MGI), seu braço de pesquisas econômicas e de negócios. A missão do
MGI é fornecer fatos e inspirações, combinando as ferramentas analíticas da
economia e os insights dos líderes de negócios. Os relatórios produzidos são
integralmente financiados pelos sócios da McKinsey e já cobriram mais de 20
países e 30 indústrias, revelando diferentes facetas de um mundo para o qual
nossas empresas têm que se preparar continuamente.
16h30 – MARCOS SAMAHA, presidente da Walmart Brasil
Tema: Estratégia e gestão de negócios
Palestra: Os segredos das empresas de
sucesso
Liderando
mais de 500 lojas, nove bandeiras, 81.500 funcionários e faturamento de R$ 23,4
bilhões em 2011, Samaha, foi um dos grandes responsáveis pela implementação e
pelo cumprimento da estratégia e das metas da empresa. Dentre outros exemplos,
atua para cumprir metas enquadradas nos pilares Clima e Energia, que
inclui a redução do consumo de energia e água e das emissões de Gases do Efeito
Estufa (GEE); Resíduos, com vistas à diminuição da geração; e Produtos
mais Sustentáveis, que envolve a produção e a oferta de itens com
diferenciais de sustentabilidade. Essas diretrizes e a estratégia de
crescimento orgânico da rede motivaram um investimento de R$ 1,2 bilhão, no
último ano. Formado em Psicologia e com Mestrado em Administração pela USP,
cursou o Programa Avançado de Administração do INSEAD.
15 DE JUNHO
8h – JONAH LEHRER, neurocientista,
editor e autor
Tema: Criatividade
Palestra: Como decidimos e como criamos
Como nos
inspiramos para ter ideias inovadoras? Onde buscar inspiração? É para responder
a essas e outras perguntas que a Expogestão traz ao Brasil Jonah Lehrer. Capaz
de traduzir temas complexos e técnicos da neurociência em explicações claras
sobre o comportamento humano, Lehrer é considerado pelo The New York Times como "um prodígio na decodificação dos
desafios da mente, com confiança e elegância". É autor de três best-sellers: “Proust foi um neurocientista
(2007)”, “Como decidimos (2010)” e “Como a criatividade funciona”, sendo o
último recém-lançado em março nos Estados Unidos e já considerado um dos mais
celebrados títulos deste ano. Aplaudido por vários dos autores mais
referenciais do mundo, como Dan Ariely, para quem Lehrer "nos torna muito
mais sábios"; Malcolm Gladwell não é menos efusivo, ao declarar que
"o novo livro de Jonah Lehrer confirma o que seus fãs sempre souberam -
que ele sabe mais sobre ciência que muitos cientistas e mais sobre escrita do
que muitos escritores". Formado em neurociência pela Universidade
Columbia, com mestrado em literatura e filosofia do século XX em Oxford,
escreve para revistas de ciências e comportamento e para jornais como The Washington Post e The Wall Street Journal.
10h – PAINEL: As boas práticas de
gestão e governança, com Sidney Ito
(sócio-líder em Governança Corporativa e Gestão de Riscos da KPMG Brasil e
América do Sul), Guilherme Weege (diretor-presidente
do Grupo Malwee) e Alberto Emmanuel
Whitaker (Conselheiro empresarial e especialista em Governança Corporativa
SIDNEY ITO
Com 28 anos de
atuação em projetos de governança corporativa, Sidney é formado em Ciências
Contábeis pela Universidade de São Paulo, possui experiência em sucessão
familiar, implantação ou alteração em conselhos de administração, conselhos
fiscais, comitês de auditoria; processo de avaliação do conselho de
administração e comitê de auditoria; comunicação entre o conselho e o CEO;
gestão e aspectos de ética e conduta. Além de ser responsável por diversos
projetos da KPMG no Brasil, na América Latina e no mundo, Ito é
diretor-executivo e palestrante do Instituto Brasileiro de Governança
Corporativa (IBGC). Palestrante convidado também do MBA de Governança
Corporativa da FIPECAFI-USP, do CRA-SP, da IIA-AUDIBRA, do IBMEC e da IBRACON.
É ainda membro de diversas organizações dedicadas à prospecção e ao
desenvolvimento das práticas de governança corporativa no Brasil
GUILHERME WEEGE
Formado em
Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), seguiu cursos de
formação complementar em algumas das melhores escolas de negócios do mundo,
como INSEAD, Wharton, University of Califórnia e Harvard, onde também
participou de um curso específico sobre governança corporativa. Agraciado por
quatro vezes com o Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, entre 2008 e 2011, foi
analista de Equity Research do Grupo Santander. É Diretor Presidente da Malwee,
uma das maiores e mais representativas empresas do setor têxtil do Brasil. É
Conselheiro de diversas instituições e empresas, como a Fundação Educar para
Crescer (capitaneada pelo Grupo Abril), a Malwee (onde lidera o processo de
governança corporativa, iniciado em 2005) e é Presidente do Conselho da Dobrevê
Energia. Guilherme acumula experiências práticas na condução e liderança de
empresas e sua participação no painel trará o ponto de vista de um executivo,
líder no processo da governança
ALBERTO WHITAKER
Um dos
mais experientes e renomados conselheiros empresariais do país. Diplomado em
Direito e em Administração, seguiu cursos de extensão focados em governança
corporativa, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); na
Universidade de Chicago; no International Institute for Management Development
(IMD); na National Association of Corporate Directors; e no Global Corporate
Governance Forum (IFC). Por quase 30 anos foi diretor-executivo de instituições
financeiras de destaque e por outros 15 atuou como diretor-geral das
subsidiárias brasileiras do grupo belga SCR SIBELCO, transferindo-se
posteriormente para a Presidência do Conselho. Em 2006 passou a integrar a
Diretoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Conselho da Fundação Bienal
de São Paulo. Em 2008 foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC; o
Conselho Fiscal/Comitê de Auditoria da TIM Participações; e o Conselho de Administração
do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Já em 2009 foi
indicado para o Conselho Fiscal de Lojas Marisa e, em 2010, para o Conselho
Fiscal da Fundição Tupy e o Conselho Consultivo da COPPEAD.
DAVID COHEN (Mediação), editor-chefe da
revista Época Negócios
Cohen
iniciou sua carreira no jornalismo na TV Manchete, como redator e editor de
notícias internacionais. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Exame,
Playboy e Época, até se tornar diretor da Época Negócios, em 2011. David
acumula um repertório admirável de matérias, fontes e conhecimentos
relacionados ao ambiente corporativo que serão de grande contribuição para o
painel As Boas Práticas de Gestão e Governança da Expogestão 2012.
14h – IVO PINTAGUY, professor, médico, cirurgião plástico, referência em cirurgia
plástica no mundo
Tema: Excelência
Palestra: A excelência como
marca de vida
Iniciou
sua formação cirúrgica no Brasil, mas foi no exterior que desenvolveu técnicas inovadoras
e metodologias que despertam a atenção de todo o mundo. Para ele, a cirurgia
plástica deve promover a paz interior e a harmonia com o universo. Criou o
Serviço de Queimados do Hospital do Pronto Socorro e o primeiro serviço de
Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa. É orientador
do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e criador do Instituto Ivo
Pitanguy, entidade sem fins lucrativos fundada em 1970, que também atua junto à
população de baixa renda. Criou a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão e a
American Trauma Society. É patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia
Plástica, do Conselho Editorial das principais publicações da área e da
Academia Brasileira de Letras.
16h – ARTURO NUÑEZ, diretor de
Marketing para mercados emergentes da Nike USA.
Tema: Gestão de Marcas
Palestra: O Futuro do Branding
Estrela
dos festivais de propaganda, a Nike tem um enorme desafio: manter uma trilha de
sucesso e alargá-la no futuro. À frente dessa empreitada, Arturo Nuñez é
diretor de marketing para a região que tem sido considerada a tábua de salvação
da economia global: os mercados emergentes. Nuñez sabe que ao definir o futuro
do branding da Nike estará influenciando o branding de marcas em todo o mundo.
Para isso, vale-se de dois trunfos. O primeiro é sua experiência em empresas
como NBA, Diageo (leia-se Louis Vuitton, Moët Hennessy), Colgate e Pepsi. O
segundo é sua história de vida. Filho de venezuelano e cubana, fluente em três
línguas, Nuñez nasceu no Harlem*, estudou na Flórida, trabalhou em vários
países e nas horas livres é DJ e radialista. Essa bagagem será fundamental para
que a Nike aproveite as oportunidades no Brasil abertas pela Copa do Mundo de
2014 e as Olimpíadas de 2016. Patrocinadora da seleção brasileira há uma
década, o país é crucial na estratégia global da empresa. Como fará isso é o
que veremos sob medida para a Expogestão 2012.