PATROCINADOR

09 abril 2013

Fenacom 2013 começa dia 9 em São Paulo


Feira e Congresso de Soluções de Automação para o comércio acontece no Centro de Convenções Frei Caneca; expectativa é receber seis mil visitantes

Após um ano de minuciosa preparação, a equipe do Ideti comemora a abertura no dia 9 de abril da Fenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. “Trata-se de um mercado que faturou R$ 1,5 bilhão só no ano passado e que exige a apresentação de novas soluções e de uma agenda de negócios à altura de seu vigor e potencial”, diz Fábio Lazzarini, Diretor do Ideti, instituto promotor da feira.   

Em três dias de evento, a Fenacom 2013 contará com 40 expositores que apresentarão novidades em Automação, Logística e Tecnologia da Informação para empresas dos segmentos atacadista, varejista e de serviços, além de palestras para discussão de tendências e novas legislações para o setor e da Fenacom 3D – edição online da feira que se estenderá por 90 dias após o dia 11 de abril, término do evento presencial. 

O ingresso para a feira é gratuito a público especializado pré-cadastrado. Para o congresso, o valor é de R$ 40 por dia, com opção de pacote a R$ 70 para os três dias de evento. A expectativa é que seis mil visitantes do canal brasileiro de vendas e de grandes consumidores corporativos prestigiem a Fenacom 2013 entre os dias 9 e 11 de abril. 

Informações em www.fenacom.com.br
AGENDE-SE
Fenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569
Quando: De 9 a 11 de abril de 2013
Horário: 14h às 21h

Software mostra como e-mail marketing chega à caixa de entrada do cliente


O Teste de Renderização de Mensagem, desenvolvido pela Akna, possibilita a correção de erros e um melhor planejamento do conteúdo das mensagens enviadas

Com a multiplicidade de leitores e dispositivos, ficou mais difícil para as empresas saberem como os seus clientes recebem os seus e-mails. O design de HTML para e-mail marketing ainda é um desafio para grande parte dos profissionais do ramo. Pensando nisso, a Akna, especialista no desenvolvimento de softwares inteligentes para marketing digital, criou o Teste de Renderização de Mensagem.

A funcionalidade da Akna permite uma pré-visualização das mensagens. O software se comunica em tempo real com os principais provedores de e-mail e consegue mostrar exatamente como chegarão à caixa de entrada dos destinatários. O programa considera as diferenças no código, os filtros anti-spam e o bloqueio de imagens.

Dados divulgados em fevereiro pela Return Path, líder global em e-mail intelligence, indicam que as campanhas de e-mail marketing no Brasil apresentaram um crescimento na taxa de entregabilidade, mas houve queda nas taxas de leitura das mensagens. Atualmente, 67% dos e-mails chegam à caixa de entrada, enquanto 17% caem na caixa de spam e 16% são perdidas ou bloqueadas. Essas informações reforçam a importância das empresas trabalharem o conteúdo das mensagens para manter e conquistar mais leitores.

Essa ferramenta ajudará, também, os designers de e-mail a adequarem os trabalhos à variedade de celulares e tablets, já que utilização desses dispositivos móveis cresce a cada ano. Segundo pesquisa divulgada pela Return Path, em dezembro de 2012, a participação mobile cresceu 300% desde 2010 e no mercado nacional a abertura de e-mails em dispositivos móveis chegou a 14%.

A Akna indica a realização dos testes nos diversos provedores de e-mail, procedimento ideal para a identificação de possíveis erros e planejamento das áreas que devem ser mais bem aproveitadas, assim, os clientes receberão as mensagens da forma desejada e sem erros.

Sobre a Akna

A Akna desenvolve softwares inteligentes para marketing digital que descobrem, aproximam e falam com os clientes de forma única, ajudando a criar relacionamentos sólidos. Atua no mercado desde 2005 e através dos seus softwares de e-mail marketing e pesquisa on-line possibilita que empresas dos mais diversos segmentos e portes façam uma comunicação digital direta e personalizada. Está presente em toda a America Latina, Estados Unidos, Europa e Austrália.

Conheça mais em http://www.akna.com.br

05 abril 2013

Relação Brasil e Alemanha é abordada por ministro de Portos em Conferência de Logística em São Paulo


4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha teve discurso de José Leônidas

José Leônidas Cristino, ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, participou na manhã desta quinta-feira da abertura da 4ª CONFERÊNCIA DE LOGÍSTICA BRASIL-ALEMANHA, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) e a BVL, dentro da Intermodal South America 2013. "O Brasil é hoje o segundo maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. São 11 bilhões de euros anuais de negócios em diversas áreas, abrangendo desde peças automotivas e veículos a produtos agrícolas, minérios e metais, entre outras. No setor portuário, Alemanha e Brasil firmaram uma série de acordos de cooperação e protocolos de intenções", disse o ministro, que ressaltou ainda a importância da conferência para o estreitamento das relações entre os dois países. "Esta conferência fortalece ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha no campo da gestão logística, transporte, infraestrutura e afins. Essa cooperação, forte, saudável e constante entre os dois países é importante para o crescimento e o estabelecimento de novos negócios".

A abertura teve ainda a participação de Birgitta Worringen, chefe da subdivisão de transporte e pesquisa do Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, e Guilherme Vieira de Mendonça, vice-presidente de infraestrutura e cidades da Siemens e representante da AHK-RJ, que deu as boas-vindas ao público participante. "A conferência é uma excelente plataforma para a troca de experiências entre os países. A logística representa um gargalo para o crescimento, mas também uma oportunidade para investimentos em infraestrutura. A aproximação de multiplataformas e competências pode fortalecer a parceria entre Brasil e Alemanha", analisou Mendonça.

Durante todo o dia, palestrantes nacionais e internacionais se reuniram para analisar temas sensíveis ao mercado de logística e transporte. Entre os assuntos abordados, destacou-se a nova política de infraestrutura brasileira com os recentes planos de investimento lançados pelo brasileiro, o Plano Nacional de Logística Integrado. A crise dos portos e um possível apagão logístico, com os problemas de escoamento de produção e recebimento de cargas, também foram abordados. Cases e soluções para aprimorar os sistemas de distribuição entre os vários modais de transporte de carga no país foram apresentados ao longo dos painéis.

"Acreditamos que o evento tenha cumprido com seu objetivo, que foi de servir como uma plataforma de intercâmbio entre empresas, investidores comerciais na área de logística e profissionais afins, promovendo conhecimento e networking. Para a próxima edição da conferência, que acontece em 2015, o possível tema será a logística da cadeia de produção alimentar no Brasil, abordando a realidade e tendências deste mercado," comenta o diretor-executivo da AHK RJ, Hanno Erwes, instituição responsável pelo evento.

Ricardo Amorim destaca que crescimento do porto vai impulsionar construção civil e infraestrutura na Baixada Santista


O economista, único brasileiro na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner, é um dos destaques do Ficon 2013 

Único brasileiro na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner e economista mais influente do Brasil, segundo o Klout.com, Ricardo Amorim afirma que a evolução do Porto de Santos vai ser fundamental para sustentar o crescimento da Baixada Santista, influenciando decisivamente no desempenho da construção civil e infraestrutura regional. 

Esta será uma das tônicas da palestra que o economista vai proferir no dia 6 de maio, às 19 horas, na abertura do Ficon 2013 - Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região, evento promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos que acontece no Mendes Convention Center, nos dias 6 e 7 de maio. O encontro chega a sua terceira edição e deve reunir cerca de 300 empresários, os principais players do mercado e lideranças setoriais e políticas.

“Nos últimos anos houve um crescimento muito significativo do fluxo de comércio internacional brasileiro, o que motivou o crescimento da movimentação de cargas em nossos portos. E o porto de Santos e, por consequência, a Baixada Santista são fundamentais neste processo. É provável que este movimento se sustente ao longo desta década, mesmo que seja entremeado por períodos curtos de baixo crescimento ou de contração”, explica o apresentador do Manhattan Connection da Globonews, colunista da revista IstoÉ e presidente da Ricam Consultoria.

Segundo Amorim, apesar do crescimento dos últimos anos, o Brasil ainda é o país com menor coeficiente de importação em relação ao PIB em todo o planeta. “Não será possível reverter isso sem um setor portuário forte. É claro que os portos brasileiros ainda enfrentam atrasos significativos em termos de infraestrutura e serviços, que não serão resolvidos no curto prazo, mas a médio e longo prazo, investimentos importantes que já foram anunciados devem melhorar os acessos e a infraestrutura portuária, mesmo que não no ritmo que gostaríamos”, destaca.

O economista destaca que o setor de construção civil é, desde 2004, um dos principais motores do crescimento brasileiro, tanto do ponto de vista de geração de empregos, quanto como contribuição para o crescimento do PIB e para geração de lucros. “Isto deve continuar ao longo desta década, à medida que a expansão do crédito e o grande déficit habitacional impulsionam o crescimento do setor”, ressalta.

Bolha - No entanto, ele alerta: “Ainda que não haja hoje uma bolha imobiliária prestes a estourar no país, ao contrário do que temem muitos, nada garante que uma não se formará no futuro. Bolhas imobiliárias, quando estouram, levam economias inteiras à estagnação por muitos anos ou até décadas, ao reduzir brutalmente a atividade no próprio setor de construção – nos EUA, por exemplo, constrói-se hoje sete vezes menos do que em 2007 – de todos os setores dependentes de crédito em suas vendas – como o setor naval, aeronáutico e automotivo – à medida que grandes perdas bancárias impedem os bancos de expandir a oferta de crédito como antes”.

Para evitar isso, frisa Amorim, o Brasil não pode cometer os erros de países onde bolhas aconteceram, como excesso de estímulo tributário a financiamentos imobiliários ou financiamentos com entradas muito baixas ou até sem entrada, por exemplo. 

Crescimento sustentado - Ricardo Amorim avalia que o primeiro passo para garantir um crescimento acelerado e sustentado do setor é necessário criar mecanismos que reduzam o risco jurídico de investimentos, como ocorreu com a criação das figuras jurídicas do patrimônio de afetação e alienação fiduciária. Sem isso, explica o economista, o setor não teria crescido como cresceu nos últimos 10 anos.

“Um segundo movimento interessante seria a expansão da base de investidores do setor, particularmente facilitando a compra de imóveis no Brasil por estrangeiros. Além do estouro de várias bolhas imobiliárias há pouco tempo, ainda há vários riscos importantes que investidores de países desenvolvidos terão de lidar por lá nos próximos anos, particularmente, novos calotes na Europa, a saída de um ou mais países da Zona do Euro ou uma nova recessão nos EUA”, diz Ricardo Amorim. 

O economista destaca que o mundo está passando por um processo de mudança do seu centro de gravidade econômica, com os mercados emergentes ganhando importância e os países desenvolvidos perdendo importância relativa. Um dos componentes deste processo de transformação tinha de ser, e está sendo, um crescimento acelerado do consumo nos países emergentes e do crescimento bem menor nos países ricos, à medida em que o consumidor dos primeiros tem ganhos de renda  e maior acesso à crédito e dos segundos tem queda de renda e corte de disponibilidade de crédito. “Um dos maiores beneficiários deste processo é exatamente nosso setor de construção. Por isso, o interesse em investimentos em países emergentes e, particularmente no Brasil, deve crescer”, avalia.

Debates - Em 2013, o Ficon vai tratar também de outros importantes temas, que serão divididos em painéis que guiarão os debates: "A Indústria Imobiliária - Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos”; ” “Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção"; “Cidades Sustentáveis – Cidades Inteligentes”; “Cidades Inteligentes – Soluções Modernas”; e “O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.unaeventos.com.br/ficon/2013

03 abril 2013

Erotika Fair 2013 - O Crescimento do Mercado Sensual no Brasil


Filme “De Pernas do Ar” e o livro “50 tons de cinza” revolucionaram o mercado erótico nacional

A 20ª edição da Erótika Fair que acontece de 04 a 07 de abril no Palácio das Convenções no Anhembi em São Paulo, apresentará lançamentos das principais marcas nacionais e internacionais do mercado adulto. Além de grandes expositores como a Loja do Prazer e a LELO, a feira terá entre as suas atrações a segunda edição da competição de Pole Dance, exposição e demonstração de pintura corporal e shows variados.

De acordo com a ABEME (Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico) em 2011 o mercado sensual cresceu 18,5% no Brasil e no mundo cerca de 30%. E o número de vendedores domiciliares já ultrapassava 85 mil em todo o país entre homens e mulheres.

O comercio de produtos sensuais em 2011 movimentou cerca de sete milhões de unidades por mês e também chegou a empregar 125 mil pessoas no Brasil, direta ou indiretamente. E os números em 2012 prometem ser ainda melhores, depois dos lançamentos de filmes como o De Pernas Pro Ar 2 e do livro 50 tons de cinza.

A divulgação dos números alcançados em 2012 acontecerá em uma Coletiva de imprensa que será realizada no dia 4 de abril de 2013 (Abertura de feira) às 18h30 no auditório. Além dos resultados com filmes e livros, a ABEME irá abordar o mercado sensual de luxo que vem crescendo no Brasil.

"PORNOGRAFIA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ, E NÃO NO QUE É VISTO. PRECONCEITO É FRUTO DA FALTA DE INFORMAÇÃO". EVALDO SHIROMA (Criador, promotor e organizador, com muito orgulho, da primeira feira erótica do Brasil).
DATA
De 04 a 07 de Abril de 2013
LOCAL
Palácio das Convenções do Anhembi - São Paulo
HORÁRIOS
Dias 04 e 05 de Abril
14:00H as 17:00H - Somente profissionais do setor, devidamente credenciados. Acesso do Consumidor a partir das 17:00H.

Dias 06 e 07 de Abril
14:00H as 22:00H - Para Todos

A Notícia Expressa é responsável pela Assessoria de Imprensa dos seguintes expositores:

ABEME – Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico
Loja do Prazer – Maior sex shop virtual da América Latina
LELO – objetos de prazer de luxo e sofisticação

02 abril 2013

Rock in Rio prepara ação lembrando que venda de ingressos para o festival começa nesta quinta-feira


Venda oficial começa às 10h do dia 4 de abril. Ingressos custam R$260 (inteira) e R$130 (meia-entrada)

Faltam apenas três dias para o Rock in Rio 2013 e os fãs do maior festival de música do mundo já devem se programar para o início da venda oficial de ingressos nesta quinta-feira, dia 04 de abril, às 10h. A comercialização será feita exclusivamente pelo site www.ingresso.com. E, para marcar esta contagem regressiva, a cidade do Rio de Janeiro será tomada por lembretes amarelos, já nesta terça-feira, dia 02, avisando sobre a importância de garantir os ingressos para o Rock in Rio 2013, logo na primeira oportunidade. 

Roberto Medina, presidente e idealizador do Rock in Rio, diz que a expectativa é grande para o início das vendas oficiais. "Batemos um recorde absoluto de vendas, em outubro, quando colocamos o Rock in Rio Card à venda. E não apenas do Rock in Rio, mas foi um recorde de vendas online de ingressos para um festival de música. Foram 80 mil ingressos comercializados em apenas 52 minutos. Agora, estamos com um comercial no ar que chama a atenção do público exatamente para esta questão. Em um tom de brincadeira, um professor de matemática faz as contas e diz aos seus alunos que, pelos seus cálculos baseados nas últimas vendas e no público do evento, os ingressos devem esgotar muito rápido. Se isso acontecer será verdadeiramente incrível", comenta Medina. Além dos 80 mil ingressos vendidos em menos de uma hora, ele lembra ainda que, este ano, para que o público fique ainda mais confortável, serão menos 15 mil ingressos vendidos por dia - ao todo, o Rock in Rio 2013 terá capacidade para receber 85 mil pessoas diariamente, e não mais 100 mil, como em 2011. 

A ação com os famosos "lembretes amarelinhos" é inédita e chamará a atenção do público sobre o início das vendas. No dia 2 de abril, um imenso mutirão reforçará a importância de garantir seu lugar no Rock in Rio logo na primeira oportunidade. Para isso, 2 milhões de papeis serão usados e colados em locais estratégicos, entre eles terminais de ônibus, shopping centers, faculdades, elevadores comerciais, entre outros. O público também será impactado através de mídia impressa, digital e exterior. A ação invadirá ainda os pontos de venda de parceiros do festival, como as faculdades Estácio de Sá, as lojas da Domino’s, da Taco, a rede de fast food Bob’s, Lojas Americanas, os postos Shell, os voos da GOL e Supermercados Extra, entre vários outros. A Oi fará o envio do "Boletim Oi Rock in Rio" por SMS e a Mix FM fará ações promocionais nas ruas do Rio. 

Toda a ação desta terça-feira será gravada e o videocase será viralizado nas redes sociais e diversos sites, até o final do próprio dia 02. 

O valor do ingresso para o Rock in Rio é R$ 260 (inteira) e R$ 130 (meia-entrada). Cada pessoa poderá comprar até quatro ingressos por dia de festival, sendo que, das quatro, apenas uma poderá ser meia-entrada. O Rock in Rio não cobra taxa de conveniência. Os ingressos serão entregues pelos Correios ou poderão ser retirados diretamente em local físico no Rio de Janeiro, a partir do dia 16 de julho (o local será divulgado em breve pela Ingresso.com). Nos dias de festival, a retirada acontecerá somente na Cidade do Rock. Clientes Itaucard têm 15% de desconto na entrada inteira e podem parcelar as compras em até seis vezes sem juros. 

Dos 595 mil ingressos disponibilizados para esta edição do Rock in Rio, 140 mil já foram vendidos — entre a pré-venda do Rock in Rio Card, realizada em outubro de 2012; a pré-venda para clientes Itaú, realizada até o dia 21 de março; e para os portadores do cartão Rock in Rio Club, realizada até 1º de abril. 

Rock in Rio Card
Organização estendeu o prazo de escolha da data do Rock in Rio Card até o dia 3 de abril. Quem quiser garantir a data do festival que gostaria de ir precisa associar o seu Rock in Rio Card à data desejada no site www.ingresso.com até o dia 3, as 16h, a partir daí fica sujeito à disponibilidade de ingressos para cada dia do festival.

Público que desejar poderá trocar seu ingresso do dia 15 para o dia 21
A organização do Rock in Rio anunciou a mudança de data dos shows de Bruce Springsteen & the E Street Band e John Mayer para o dia 21 de setembro. Os clientes que compraram ingresso(s) durante a pré-venda Itaucard, pré-venda Rock in Rio Club ou habilitaram seu Rock in Rio Card para o dia 15 de Setembro de 2013 e não desejarem ir nesta data ao festival podem trocar para qualquer outro dia. Também há a opção de permanecer com o(s) ingresso(s) ou Rock in Rio Card válido(s) para o dia 15 de Setembro de 2013. Para isso, basta acessar o histórico de compras através do site www.rockinrio.ingresso.com.br entre os dias 14/03/2013 e 14/04/2013 e realizar a alteração desejada, ou confirmar a permanência neste dia. Os clientes que não alterarem ou confirmarem o seu pedido neste período não poderão realizar qualquer alteração ou cancelamento após este prazo. Em caso de dúvidas ou cancelamento, entrar em contato através do autoatendimento disponível nesse mesmo site. Válido somente para ingressos adquiridos ou Rock in Rio Card habilitados até dia 11/03/2013.

Pacotes de viagem
Quem estiver em qualquer região do Brasil e quiser curtir o Rock in Rio com comodidade e assistência, a CVC começa a comercializar pacotes completos, com exclusividade, e que incluem transporte aéreo e terrestre, hospedagem, traslados ao evento e acompanhamento de guia. Há também opção de bate-volta a partir da capital e interior de São Paulo. Os pacotes estarão disponíveis a partir de abril, nas 742 agências exclusivas CVC e na rede de 8 mil agências multimarcas credenciadas em todo o Brasil.

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou em 12 edições milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, Além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no
Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Universidade Cruzeiro do Sul abre inscrições para o curso gratuito de educação financeira


Com cerca de 200 vagas, a atividade acontece no campus São Miguel Paulista

A partir de 2 de abril, terça-feira, a Universidade Cruzeiro do Sul inicia as inscrições para o curso de educação financeira. O curso é gratuito e oferecido aos alunos de escolas públicas, com a idade de 14 a 19 anos, que residem próximo a São Miguel Paulista.

As aulas terão 16h e serão ministradas por monitores universitários capacitados pela Serasa. As turmas serão divididas às terças-feiras (16, 23, 30 de abril e 7 de maio) e às sextas-feiras (19 e 26 de abril, 3 e 10 de maio), sempre no mesmo horário, das 13h30 às 18h.

O projeto acontece desde 2012, e, nesta fase, conta com a parceria da Universidade Solidária/Alfasol e Serasa Experian. O intuito é capacitar os jovens na prática de fazer orçamentos de gastos, atuar em temas de economia, tipos de investimentos, aumento de receitas, além de diminuir eventuais despesas.

As inscrições devem ser realizadas na sala 310 B, no campus São Miguel, até o dia 9 de abril. Os 200 jovens selecionados receberão um aviso por e-mail ou mensagem SMS. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação.


Serviço: 
Curso gratuito de educação financeira 
Datas de inscrição: 2 e 9 de abril de 2013, das 14h às 17h
Local: sala 310 B, no campus São Miguel
Endereço: Dr. Ussiel Cirilo, 225, Vila Jacuí
Informações pelo telefone: (11) 2937-5858 (apenas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h)



Dias das aulas:
1ª turma: 16, 23, 30 de abril e 7 de maio, das 14h às 17h
2ª turma: 19 e 26 de abril e 3 e 10 de maio, das 14h às 17h


Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul
 
Há mais de 40 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com 16 mil alunos, 400 funcionários e 515 professores distribuídos pelos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel e Pinheiros. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pela metodologia institucional Aprender na Prática, que permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, também formado pelo Centro Universitário Módulo e Centro Universitário do Distrito Federal, que tem como meta a excelência acadêmica de seus cursos, comprovada pelos indicadores oficiais.