Com a aplicação Check-In
Mobile, os usuários recebem um SMS com o código de barras para confirmação de
embarque
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, que,
desde o seu nascimento inovou com a venda online de passagens, tem feito fortes
investimentos em soluções para migrar o check-in do balcão para os canais de
autoatendimento, envolvendo a coparticipação de seus clientes.
Para atingir esse objetivo, a companhia distribuiu o check-in em
três canais de autoatendimento: os quiosques espalhados pelo saguão dos
aeroportos, a internet e o celular. Após quatro meses de desenvolvimento e
testes, a instituição do check-in pelo celular, por meio do SMS (Short
Message Service), aconteceu em 2008 com a implantação do Check-In Mobile. A
solução foi desenvolvida pela e-Deploy, empresa brasileira especializada no
desenvolvimento de aplicações móveis e hosting, que além do aplicativo,
monitora e presta o suporte técnico à companhia.
“A solução da e-Deploy foi desenvolvida para que os clientes
possam realizar o seu próprio atendimento de check-in e, caso não tenham
bagagens a despachar, sigam diretamente ao portão de embarque”, destaca Paulo
Palaia, Diretor de TI da GOL.
Todo o sistema foi desenhado e concebido para a plataforma móvel e
contempla uma inteligência de reporte à companhia. Quando o cliente faz
sua solicitação de check-in, por contingência, o sistema hospedado na e-Deploy
dispara a confirmação aos computadores da companhia aérea e garante a reserva
do passageiro. Com isso, caso falte bateria no celular ou qualquer outra
ocorrência, o cliente pode seguir até o aeroporto e terá seu embarque
garantido.
O desenvolvimento da aplicação foi feito por profissionais da GOL,
desenvolvedores da e-Deploy e contou, no período de testes, com o apoio da
operadora de telefonia celular Oi. Agora, o foco da companhia é iniciar
uma fase de experimentação para que as passagens possam ser emitidas 100% via
celular, com solicitação e confirmação.
Sobre a
e-Deploy
Fundada
em 2006, a
e-Deploy é uma empresa brasileira de tecnologia especializada no
desenvolvimento de soluções inovadoras para plataformas web e mobile, além de
monitoramento remoto de ambientes computacionais. Suas soluções incluem
aplicativos móveis para check in de companhias aéreas, para força de vendas,
assistência técnica e fidelização de clientes; portais de e-commerce ou
institucionais (web e mobile), etc. Entre seus clientes estão Gol, Azul,
Boehringer Ingelheim, Altas Schindler, ABF (Associação Brasileira de
Franchising), Água Doce, TV Globo, Natura, Marisa, entre outros. Para mais
informações, acesse www.e-deploy.com.br