PATROCINADOR

13 novembro 2013

Rock in Rio volta em 2014, em Lisboa, com Justin Timberlake

Festival anuncia a primeira atração da edição de 10 anos de aniversário do evento em Portugal. Esta será a primeira vez de Justin Timberlake em Lisboa.


Aclamado como o melhor show no Rock in Rio 2013 no Brasil, Justin Timberlake subirá novamente no Palco Mundo em 2014, na edição portuguesa do maior evento de música e entretenimento do mundo. O cantor pop americano será a atração principal da noite de 1º de junho de 2013.

Esta é a primeira vez que Justin Timberlake vai a Portugal. A etapa europeia da turnê "The 20/20 Experience", que começa em março próximo, já tem 13 dos 23 shows agendados completamente esgotados em cidades como Londres, Manchester, Colônia, Antuérpia, Copenhague, Zurique, Glasgow e Birmingham.

"No Rio, vimos um artista que não se intimidou diante de uma plateia de 85 mil pessoas. A apresentação de Justin Timberlake foi muito envolvente e transformou a Cidade do Rock uma grande pista de dança. É esse espírito que queremos trazer para o Rock in Rio - Lisboa", contou Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio. "Como uma edição especial, que marca uma década do Rock in Rio em Portugal, estamos trabalhando para continuar a surpreender o nosso público e encher o Parque da Bela Vista com emoções positivas e boas histórias para contar".

Justin Timberlake é ator, empresário, cantor e compositor norte-americano. O artista versátil de Memphis, no estado do Tennessee, nasceu em 1981 e começou sua carreira como ator mirim no Clube do Mickey e no programa Star Search. Na década de 90, Justin entrou para a boy band 'N Sync, que rapidamente conquistou sucesso internacional.

Em 2002, Timberlake lançou seu primeiro álbum solo, Justified. O álbum vendeu 7 milhões de cópias em todo o mundo e o sucesso do segundo álbum - Future Sex/Love Sounds, de 2006 - foi ainda maior, com mais de 14 milhões de unidades vendidas. Em 2013, o músico retomou a carreira musical e lançou seu terceiro álbum de estúdio, The 20/20 Experience, que estreou no número um nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O reconhecimento da carreira de Justin Timberlake é perceptível. A prova disso são os inúmeros prêmios que o artista ganhou, incluindo seis prêmios Grammy e dois Emmy.

O Rock in Rio - Lisboa 2014 acontece nos dias 23, 25, 30 e 31 de maio e 1º de junho.

Sobre o Rock in Rio
Com 28 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por inúmeros fatores. O festival já conta com 13 edições, sendo cinco no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), cinco em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012). No ano que vem, a edição de Lisboa também já está confirmada. 

Somando todas as edições já realizadas, incluindo a deste ano, o evento contabiliza um público de mais de 7 milhões de pessoas. Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, onde o Rock in Rio é recordista: mais de 10 milhões de seguidores.

No quesito atrações, somando as edições brasileiras, portuguesas e espanholas, se apresentaram nos palcos do Rock in Rio mais de 1.120 atrações, totalizando cerca de 1.070 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em praticamente todo o mundo, pela TV e pela Internet. 

Ao longo de todos esses anos, o investimento na marca ultrapassou US$ 495 milhões. Além disso, mais de US$ 16, 8 milhões foram investidos em projetos sócio-ambientais. Mais do que números expressivos de público e investimento, o Rock in Rio movimentou a economia dos lugares por onde passou: foram gerados mais de 138 mil empregos ao longo desses 28 anos. Na Espanha, o festival é top of mind, ultrapassando a Formula 1. Na edição de 2013, o Rock in Rio trouxe 46% do público de fora do estado do Rio. O impacto econômico da edição de 2013 para a cidade, divulgado pela Riotur, é de R$ 1 bilhão, e a ocupação hoteleira perto de 90% no período.

Cetip: 599 mil veículos foram adquiridos por meio de financiamento em outubro no Brasil

O crescimento foi de 12% em relação ao mês de setembro

Levantamento realizado pela Cetip, que opera o maior banco de dados de créditos de veículos do país, mostra que em outubro foram financiados 599 mil veículos no Brasil, um aumento de 12% em relação a setembro. A penetração dos financiamentos na venda de veículos novos saltou de 62,6% em setembro para 67,2% em outubro.

Os financiamentos de autos leves novos atingiram 204 mil unidades no mês passado, uma alta de 11% no comparativo com setembro de 2013. Já as vendas financiadas de autos leves usados tiveram crescimento de 12% na mesma base de comparação.

As concessões de crédito entre janeiro e outubro de 2013 atingiram R$ 141 bilhões*, um aumento de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Estão contempladas as modalidades de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Leasing e Consórcio.

O tíquete médio dos autos leves financiados subiu de R$ 24 mil, em outubro de 2012, para R$ 24,7 mil no mesmo período deste ano. No mês passado foram financiadas 91 mil motos novas, crescimento de 15% em comparação com setembro de 2013.


*A partir deste mês, a Cetip adotou nova metodologia para calcular os recursos liberados para financiamentos de veículos. Serão consideradas apenas inclusões de gravames de automóveis leves com financiamento de até R$ 200 mil e cujos prazos não sejam superiores a 120 meses. Para motocicletas, o limite é de R$ 50 mil, com prazo de 90 meses. A metodologia também limita em R$ 500 mil e prazo de até 150 meses as inclusões de gravames de pesados. Desta forma, a Cetip desconsidera operações com valores e prazos destoantes com as práticas do mercado.  Para manter a compatibilidade entre 2012 e 2013, realizamos a alteração para todo o período.

O levantamento é realizado pela Cetip, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), maior base nacional integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos (carros, motos e caminhões) dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Sobre a Cetip

Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país. Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da Cetip. Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de renda fixa.

Unisys figura entre os líderes no Quadrante Mágico do Gartner para Serviços de Outsourcing a Usuários Finais

A Unisys Corporation (NYSE: UIS) acaba de ser classificada na área de Líderes no Quadrante Mágico de 2013 do Gartner para Serviços de Outsourcing para usuários finais na América do Norte (Magic Quadrant for End-User Outsourcing Services, North America).

O relatório é o primeiro Quadrante Mágico sobre serviços de outsourcing para usuários finais na América do Norte publicado pelo Gartner. O estudo consolida os Quadrantes Mágicos para Serviços de Outsourcing para Help Desk e para Desktop publicados em anos anteriores pelo Gartner.

De acordo com a empresa de pesquisas, "os serviços de outsourcing para usuários finais (End-User Outsourcing, EUO) englobam gerenciamento diário e operações de desktop, mobilidade e suporte técnico aos clientes".¹

O Gartner afirma que os provedores que estão no quadrante de “Líderes” fornecem suas soluções de serviço com muita habilidade, têm uma visão clara da direção do mercado e estão ativamente construindo e aprimorando suas competências para manter suas posições de liderança. O quadrante de “Líderes” indica a maturidade no mercado de EUO. No entanto, as mudanças constantes nos recursos do modelo de entrega de serviços continuarão impulsionando alterações frequentes no mercado.

As empresas posicionadas como "Líderes" demonstraram sua experiência de muitos anos em fornecer serviços de EUO e compreendem os requisitos para fornecer esses serviços de maneira bem sucedida. Elas comprovaram sua habilidade em executar suas visões estratégicas. Isso foi muito evidente durante a parte de verificação de referências da análise.

"Estamos muito satisfeitos por termos sido reconhecidos pelo Gartner como Líderes em Serviços de Outsourcing para Usuários Finais", afirmou Ron Frankenfield, Presidente da unidade Global Managed Services da Unisys. "Acreditamos que esse reconhecimento reforce ainda mais o êxito da Unisys na criação de serviços eficientes e adaptados às necessidades individuais dos usuários finais de nossos clientes, o que ajuda a aumentar a produtividade e reduzir os custos de TI".


Usando práticas recomendadas de ITIL (Information Technology Infraestructure Library) em uma estrutura orientada a processos, os profissionais da Unisys fornecem serviços para usuários finais a partir de 20 centros de serviços gerenciados em todo o mundo. Os centros da Unisys possuem certificações internacionais padrão ISO quanto ao gerenciamento e à qualidade de serviços, bem como à segurança de informações.

12 novembro 2013

Trustwave Adquire a Application Security, Inc.

(Compra é estratégica pra reforçar a oferta de proteção de dados da Trustwave)
 
Aquisição da Application Security Inc, expande a liderança da Trustwave em proteção de dados, gerenciamento de conformidade e mitigação de vulnerabilidades de centro de dados.
 
A Trustwave, líder em soluções de segurança e conformidade baseadas em nuvem, acaba de anunciar a aquisição do fornecedor de segurança de dados Application Security, Inc. As tecnologias de monitoramento automático de segurança em bases de dados da companhia, fortalecem a capacidade da Trustwave de ajudar as organizações a protegerem dados de alto valor, reduzir os riscos de segurança, e atingir a conformidade com regulamentos e mandatos.
 
A Application Security, Inc, foi pioneira na pesquisa e desenvolvimento de softwares de segurança para bases de dados relacionais e grandes centros de dados. Sua tecnologia ajuda as empresas e órgãos de governo a descobrir erros críticos de configuração, questões de controle de acesso, ausência de patches, ou qualquer combinação de configurações com característica tóxica, que poderiam levar a ataques de negação de serviços, modificação não autorizada de dados ou sua violação.
 
A Trustwave continuará a desenvolver, apoiar e oferecer ambos os produtos da Application Security, Inc: o DbProtect e o AppDetectivePRO. Além disso, integrar e usar esses produtos em todo o portfólio Trustwave de segurança da informação, gerenciamento de conformidade e nas ofertas de inteligência de ameaças.  A aquisição proporciona à Trustwave a capacidade de oferecer:
 
Segurança de dados em mais locais - A Application Security, Inc., aprofunda a capacidade da Trustwave em proteção avançada de dados contra as ameaças, aumentando o portfólio já existente de serviços de gerenciamento de segurança da empresa . E, ainda, estendendo a proteção de dados e gerenciamento de ameaças para terminais, redes, bases de dados e aplicações.
 
Melhor gerenciamento de conformidade - A Application Security, Inc, enriquece os serviços de gerenciamento e auditoria de conformidade da Trustwave, através da simplificação e automatização do processo de teste e monitoramento de base de dados, de modo que as empresas podem melhorar a forma como abordam os requisitos de regulamentos e mandatos, incluindo PCI DSS, HIPAA e SOX. 
 
Reduzir mais vulnerabilidades dos centros de dados - A Application Security, Inc. amplia os serviços de testes de penetração e gerenciamento de vulnerabilidades da Trustwave, com os adicionais de monitoramento de base de dados e testes de capacitação que oferecem aos clientes maior abrangência no monitoramento de sua base de dados, registrando e monitorando através de suas redes as aplicações e base de dados. 
 
"Os ataques dos cibercriminosos, ameaças internas e outras ameaças têm contribuído para direcionar o holofote para a segurança dos dados de alto valor e para a importância de se protegê-los, não importando onde eles residem ou onde circulam", disse o CEO e Presidente da Trustwave Robert J. McCullen. 
 
"Produtos díspares e ferramentas e processos manuais já não conseguem acompanhar o ritmo das atuais ameaças. Ao unir forças com a Application Security, a Trustwave pode ajudar os clientes a fortalecer a segurança em todo o seu ambiente - redes, aplicações, Web, e até os próprios dados - de forma que possam lutar efetivamente contra o cibercrime, protegendo os dados e reduzindo os riscos de segurança"
 
Fundada em 2002, a Application Security, Inc. era, até a conclusão da aquisição, uma empresa de capital fechado com sede em Nova York. A aquisição foi fechada e os termos financeiros não foram divulgados.
 
Sobre a Trustwave
A Trustwave é uma empresa líder em soluções de segurança de dados, web, aplicativos, rede e conformidade, entregues através da nuvem, serviços de segurança gerenciada, software e ferramentas. Para organizações que enfrentam o desafiador ambiente de segurança e conformidade de dados de hoje, a Trustwave traz uma abordagem única a soluções abrangentes que incluem seu portal TrustKeeper® e outras soluções exclusivas em segurança. A Trustwave tem ajudado centenas de milhares de organizações - desde as empresas incluídas na lista Fortune 500 e grandes instituições financeiras até varejistas de pequeno e médio porte - a gerenciar a conformidade e manter seguras suas infraestruturas de rede, comunicações de dados e ativos de informações críticas. A Trustwave tem sede em Chicago e escritórios em todo o mundo. Para mais informações, visite: https://www.trustwave.com

EMIRADOS ÁRABES RECEBEM COMITIVA DE AUTORIDADES E CEOS BRASILEIROS DURANTE AUDI BUSINESS TRIP

Vice-presidente da República, Michel Temer, e os ministros Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Manoel Dias (Trabalho) e Garibaldi Alves (Previdência Social) participam de encontros bilaterais em Abu Dhabi e Dubai

A comitiva brasileira de 30 empresários e autoridades participantes da quarta edição da Audi Business Trip, que teve início no último domingo (10) e se estenderá até 17 de novembro, terá intensa agenda de encontros de negócios e diplomáticos nas cidades de Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes. O vice-presidente Michel Temer, os ministros Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Manoel Dias (Trabalho) e Garibaldi Alves (Previdência Social) fazem parte do grupo liderado por João Doria Jr., presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.


A comitiva será recebida pelo Emir de Dubai, Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, e participará de um jantar com o Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, João de Mendonça Lima Neto. Seguindo a agenda de encontros bilaterais, os participantes se encontrarão com o 1º vice-presidente da Câmara do Comércio de Abu Dhabi, Khalan Saeed Al Kaabi.
 
Entre os empresários brasileiros confirmados estão Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas da Audi; Luiz Fernando Furlan, presidente do LIDE Internacional; Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil; Marcelo Lyra, vice-presidente da Braskem; Andrea Guasti, vice-presidente da Cisa Trading; Sonia Hess de Souza, presidente da Dudalina; Washington Umberto Cinel, presidente da Gocil; e Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein.

Segundo o governo dos Emirados Árabes, cujo comércio exterior soma US$ 4 trilhões, Dubai pretende se estabelecer como principal centro global para produtos e serviços. O país traçou uma estratégia para explorar o mercado global de bens e serviços que obedecem a Lei Sharia, avaliado em US$ 8 trilhões e destinado a uma população de 1,6 bilhão de muçulmanos. “O Brasil, país em constante evolução, pode também fazer parte deste crescimento e com chance de se tornar forte parceiro comercial”, afirma João Doria Jr.

A AUDI BUSINESS TRIP tem patrocínio máster da AUDI e patrocínio da APEX-BRASIL e QUALICORP. O apoio é da BRF, NIELY e EMBRAER; participação da AMAZON BEVERAGES, ALMAP/BBDO; GRUPO ARTEB, ATHIÉ WOHNRATH, CISA TRADING, GRUPO GOCIL e GRUPO SERSON; e colaboração da BULGARI e DUDALINA. Como mídia partners estão REVISTA TOP DESTINOS e REVISTA LIDE. Os fornecedores oficiais são AGAXTUR TURISMO, CDN, GRUPO COMPANHIA, PR NEWSWIRE e ETIHAD.


SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.400 empresas filiadas (com as vertentes regionais e internacionais), que representam 51% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Trabalhadores expostos a produtos cancerígenos poderão ter aposentadoria especial

Aumentaram as possibilidades de o trabalhador requisitar aposentadoria especial. Pessoas expostas a riscos ou produtos cancerígenos poderão contribuir por menos tempo para começar a receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até agora, a aposentadoria especial, concedida para segurados com 15 a 25 anos de  contribuição, estava reservada apenas aos trabalhadores expostos à insalubridade e à periculosidade. Com a nova regra, válida desde outubro, diversas categorias profissionais poderão requisitar o benefício, incluindo pilotos de avião, frentistas, cabeleireiros, químicos, manicures, curtidores de couro, pintores automotivos, mineradores, agricultores, metalúrgicos, lavadeiras, trabalhadores em galvanoplastia e petroleiros.

O Decreto 8.123/13 estabelece que a simples proximidade de um agente cancerígeno será suficiente para requisitar o tempo especial de aposentadoria.  “Foi uma vitória para muitos trabalhadores; a principal mudança é que a simples exposição a agentes cancerígenos será suficiente para comprovação. Ou seja, não há medição quantitativa, como ocorre com o ruído. No mais, mantém-se praticamente a mesma forma de concessão da aposentadoria especial, sujeita a laudos e à exposição a agente nocivo de forma permanente, não ocasional e nem intermitente”, ressalta a advogada Beatriz Rodrigues Bezerra, do escritório Innocenti Advogados Associados, também colaboradora do Portal Previdência Total.

O decreto deixa claro que utilizará como referência uma lista do Ministério do Trabalho, de patologias que podem ser causadas por produtos cancerígenos. Os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho são os metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído e poeiras (amianto e sílica).

O caminho para a comprovação da exposição aos agentes nocivos passa pelo preenchimento do formulário conhecido como Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), de responsabilidade do empregador. É um documento histórico-laboral que contém dados administrativos do trabalhador, além de registros ambientais e dos resultados de monitoração biológica ao longo de todo o período de sua atividade, entre outras informações.

Carlos Eduardo Dantas Costa, especialista em Direito do Trabalho do Peixoto e Cury Advogados, destaca que, até agora, não havia previsão expressa para que as categorias de trabalhadores expostos a produtos cancerígenos pudessem requerer aposentaria especial. “Não é uma certeza que esses profissionais conseguirão a aposentadoria especial, mas aumentam as possibilidades”, ponderou.

Sobre a aposentadoria especial

Aposentadoria especial

O contribuinte que trabalhou em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física tem direito a aposentadoria especial. Ela é concedida após a comprovação, além do tempo de trabalho, de exposição habitual e permanente aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais por 15, 20 ou 25 anos – período de concessão do benefício que varia de acordo com a função de risco exercida. E, agora, de acordo com a exposição a produtos cancerígenos.
Assim como nos outros modelos de aposentadoria, para obter o benefício especial, também é preciso o cumprimento da carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais para dar entrada ao pedido.

Comprovação de risco

A comprovação de exposição aos chamados agentes nocivos é feita pelo Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Nele figuram dados administrativos do trabalhador, além de registros ambientais e resultados de monitoração biológica durante seu período de atividade. O PPP é preenchido pela empresa ou representante, com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido por médico do trabalho ou por engenheiro de segurança do trabalho. Deve ser constantemente atualizado pelo empregador, pela cooperativa de trabalho ou de produção, pelo Órgão Gestor de Mão de Obra ou pelo sindicato da categoria, de acordo com cada caso de contribuinte.


Procedimento


Obedecidas as exigências legais, a solicitação da aposentadoria especial deve ser feita por agendamento prévio no portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência.

No dia do atendimento, o trabalhador deve comparecer com Carteira de Identidade, CPF e Número de Identificação do Trabalhador (NIT – PIS/PASEP), além do formulário PPP. 

FecomercioSP lança cartilha para Planos de Desenvolvimento de Bairros

Entidade sugere metodologia prática para auxiliar comunidades a elaborarem documento com propostas para suas localidades; Conselho de Turismo da Casa também entrega propostas ao PDE

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou nesta segunda-feira a cartilha Plano de Desenvolvimento do Bairro: uma metodologia participativa. O material apresenta uma sugestão para auxiliar comunidades a consolidarem em documento diretrizes e caminhos para o desenvolvimento dos bairros no longo prazo e está disponibilizado no site da federação para DOWNLOAD GRATUITO.

O Plano de Desenvolvimento do Bairro é um instrumento de gestão urbana previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE) e permite à população indicar as melhorias necessárias aos seus espaços de vivência em quesitos de infraestrutura urbana, de oferta de serviços e de equipamentos públicos. Após serem desenvolvidos e acordados com a subprefeitura local, os planos ganham status de lei e precisam ser incorporados no planejamento pela administração pública.

"A metodologia da cartilha se baseia nas sugestões levantadas nos fóruns realizados pela FecomercioSP no decorrer deste ano, que reuniram lideranças comunitárias, formadores de opinião e especialistas em planejamento urbano", disse o presidente do Conselho de Desenvolvimento Local, Jorge Duarte. A FecomercioSP realizou quatro encontros para discutir a sugestão, inspirada em uma metodologia de desenvolvimento local do Senac e de planos que já estão em desenvolvimento em comunidades como Bela Vista, Vila Pompéia, Jaçanã/ Tremembé, Santana, Vila Madalena, Cambuci e Perus.

Os membros do Conselho Participativo Municipal - cuja eleição está marcada para dia 8 de dezembro - terão fundamental importância na elaboração dos planos de bairro, incentivando a participação popular e exigindo das subprefeituras as demandas apontadas nos documentos. O objetivo da FecomercioSP é que a cartilha contribua com o caminho para materialização dessas propostas e que incentive mais comunidades a se organizarem e se engajarem no planejamento da cidade.

"A cartilha é uma contribuição importante ao focar no contexto local dentro do Plano Diretor. A cidade tem muitas diferenças, por isso, trazer um conteúdo específico para cada região aproxima a população das decisões", afirmou o vereador Nabil Bonduki, relator do PDE na Câmara. Durante o lançamento do material, o Conselho de Desenvolvimento Local reuniu representantes da sociedade civil para debater e esclarecer dúvidas com o vereador sobre a participação popular na tramitação do Plano Diretor.

Na ocasião, o Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP também entregou ao vereador propostas do setor de turismo para o PDE. Uma das principais delas é tratar o tema turismo de forma transversal, em todos os capítulos do Plano Diretor. Segundo o presidente do conselho, Marcelo Calado, para ser boa para o turista, a cidade precisa ser boa para seus próprios habitantes.  "O segmento também utiliza o espaço e o desenvolve, trazendo benefícios para cidade", completou.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.