PATROCINADOR

22 julho 2011

Lufthansa utiliza biocombustível pela primeira vez em voos regulares; testes começaram semana passada

A Lufthansa passou a utilizar biocombustível em voos regulares pela primeira vez há cinco dias. Durante os próximos seis meses, o Airbus A321 da Lufthansa com prefixo D-AIDG estará voando diariamente na rota Hamburgo-Frankfurt-Hamburgo com 50% de uma das turbinas abastecida com querosene biossintético. O uso do biocombustível em motores a jato foi autorizado pela American Society for Testing and Materials (ASTM). 

O bioquerosene tem características semelhantes às do querosene normal e, portanto, pode ser utilizado em todos os tipos de avião sem que se façam necessários ajustes no avião ou nas turbinas. O primeiro voo da fase de testes de seis meses decolou no dia 15 de julho, às 11h15, sob número de voo LH013 de Hamburgo rumo a Frankfurt. Devido à utilização do biocombustível, as emissões de CO2 serão reduzidas em cerca de 1.500 toneladas neste período.

Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse por ocasião do início do teste de longa duração: “A Lufthansa é a primeira empresa aérea do mundo a utilizar biocombustível em operações de voo regulares diárias. Com isso, damos continuidade à nossa já comprovada e exitosa estratégia de sustentabilidade.” E acrescentou que, como o tráfego aéreo será o único meio de transporte que dependerá de combustíveis líquidos num futuro próximo, a indústria da aviação e o meio científico têm de desenvolver e testar alternativas. Ainda de acordo com Franz, combustíveis fósseis são findáveis. Por isso, além da redução de CO2, o objetivo principal dos testes práticos de longo prazo é o de analisar os efeitos dos biocombustíveis sobre a manutenção e vida útil de turbinas.

O querosene biossintético utilizado pela Lufthansa é obtido com base em biomassa pura (BtL, Biomass to Liquid) e é composto por jatropha, camelina e gorduras animais. A Lufthansa também está atenta à sustentabilidade dos procedimentos de produção e fornecimento do biocombustível obtido. Os fornecedores são obrigados a comprovar a sustentabilidade de tais procedimentos e a cumprir os critérios de sustentabilidade (“Renewable Energy Directive”) adotados pelo Parlamento e Conselho Europeu. A Lufthansa garante, ainda, que a produção de biocombustíveis não concorre com a produção de produtos alimentícios e que a extração não provoca o desmatamento de florestas tropicais.

O produtor do biocombustível utilizado pela Lufthansa é oriundo da Finlândia. A Neste Oil tem longa experiência na produção de biocombustíveis e há muitos anos trabalha em conjunto com a Lufthansa.

A previsão dos custos totais de realização do projeto para a Lufthansa é de cerca de 6,6 milhões de euros. O projeto conta com mais 2,5 milhões de euros injetados pelo Ministério de Economia e Tecnologia alemão. Ele é parte integrante do projeto global “FAIR” (Future Aircraft Research), no qual, além da compatibilidade de biocombustíveis, também são analisados outros assuntos como, por exemplo, novos conceitos de propulsão e de aviões ou outros combustíveis como gás líquido (LNG).

A utilização de querosene biossintético é um elemento da estratégia de quatro colunas que a Lufthansa adotou a fim de reduzir as emissões globais no tráfego aéreo. O objetivo é alcançar as diretrizes ambientais ambicionadas por meio de uma combinação de diversas medidas como renovação contínua da frota, melhorias tecnológicas no avião ou na turbina, medidas operacionais como lavagem de turbinas ou a utilização de materiais mais leves e uma infraestrutura melhorada no âmbito dessa estratégia. A Lufthansa aumentou sua eficiência de combustível em mais de 30% desde 1991 com base em novas tecnologias. Atualmente, o consumo médio por passageiro em 100 quilômetros é de 4,2 litros de querosene.

21 julho 2011

BIO BRAZIL FAIR E NATURAL TECH TÊM PROJETOS VOLTADOS AO MEIO AMBIENTE

NAS FEIRAS VOLTADAS PARA OS SETORES ORGÂNICOS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, EM PLENO PARQUE DO IBIRAPUERA, A FRANCAL FEIRAS FAZ SUA PARTE E COLOCA EM PRÁTICA OS PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE DE SUA ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, A FRANCAL CIDADANIA. EM PARCERIA COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA (IBDN), EVENTOS CONTAM COM RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DESDE A ETAPA DE MONTAGEM DOS ESTANDES.

Durante a Bio Brazil Fair e a Natural Tech, a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras, reforça seus dois principais projetos de preservação ambiental. Parceiro da promotora, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza - é a entidade responsável pela gestão dos processos de neutralização das emissões de gás carbônico e pela reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem da feira.

Reciclagem

Numa área próxima ao pavilhão da Bienal, onde as feiras acontecem simultaneamente, é feita a separação do material reciclável, levado ,em seguida, para o galpão da cooperativa de catadores a fim de passar pelos processos de triagem (separação por tipo de material), prensagem, pesagem e comercialização.

A cooperativa escolhida para esta edição, sob coordenação do IBDN, é o Projeto Coorpel, um dos trabalhos realizados pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, sediado no bairro da Luz, na capital paulista. A reciclagem faz parte de um dos núcleos do Centro, o Programa de Catadores de Materiais Recicláveis e Pessoas em Situação de Rua.
A coleta seletiva no pavilhão permitirá que toneladas de resíduos sólidos sejam convertidas em renda para 80 famílias de catadores ligadas ao Projeto Coorpel. Isso diminui a pressão exercida atualmente sobre os já saturados aterros sanitários.
A fim de evitar o desperdício e garantir o resultado de todo o processo, o IBDN faz o monitoramento inclusive nas etapas de montagem e desmontagem dos estandes das empresas expositoras e, durante a feira, coloca monitores ambientais nos corredores para orientar os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.

Neutralização

A Francal Cidadania e o IBDN cuidam também da neutralização do gás carbônico emitido pela Bio Brazil Fair e Natural Tech por meio da aferição de itens que envolvem a organização do evento, tais como consumo total de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível com deslocamento do staff, quantidade de material de divulgação impresso, entre outros.

Ao final das feiras, será gerado um inventário de sustentabilidade com o calculo de gás carbônico liberado na atmosfera e a recomendação do plantio de mudas necessário para fazer a respectiva mitigação.

Francal Cidadania
A Francal Cidadania foi criada há mais de 10 anos pela Francal Feiras, em uma iniciativa pioneira do segmento de feiras de negócios. A área trata das ações de Responsabilidade Socioambiental da empresa, com foco em quatro pilares:
Público Interno: em conjunto com a área de Recursos Humanos, estimula os colaboradores a participar das ações de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras por meio de atividades e campanhas, com objetivo de multiplicar o conhecimento no círculo familiar e de amigos destes colaboradores, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida;

Comunidade: abrange ações de apoio a instituições que promovem a inclusão social e a assistência às comunidades carentes. Entre estas ações estão o projeto “Educação e inclusão por meio do esporte”, da Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube, e arrecadação de produtos dos expositores de algumas feiras para a posterior criação de brinquedotecas (“Brinquedoteca Francal Cidadania”/feira Abrin) ou doação de material escolar (“Escolar Adota uma Escola”/feira Office PaperBrasil Escolar) e instrumentos musicais (“Música para Todos”/feira Expomusic).

Meio Ambiente: compreende as atividades ligadas à educação ambiental para o público interno (colaboradores) e externo (expositores, montadoras, visitantes e outros envolvidos diretamente nos eventos); neutralização das emissões de gases de efeito estufa das feiras e gestão sustentável nos pavilhões, incluindo coleta seletiva e trabalho de inclusão de catadores;

Rede Multiplica-Ação: tem como foco apoiar, informar, ampliar e atuar em conjunto com parceiros das feiras, expositores, entidades setoriais e outras de relacionamento da Francal Feiras, e que mantenham boas práticas socioambientais. 

20 julho 2011

Romantismo ainda existe

Rapaz pede a namorada em casamento em voo da Azul.

No último dia 13 de julho, o paulista Leandro Gonçalves, de 30 anos, pediu em casamento sua namorada num voo da Azul Linhas Aéreas. O pretendente perguntou para Mariana Kurokawa, 24 anos,  se ela gostaria de se casar com ele. A proposta foi feita durante o voo de uma hora e quarenta minutos entre Campinas/Viracopos e Campo Grande, à bordo de um Embraer 190. "Neste um ano em que estamos juntos, completados hoje, quero fazer desta data algo especial: Mariana, você quer se casar comigo?”, declarou Leandro para sua amada com todos os Clientes do voo como testemunhas. Mariana disse sim. "Eu fiquei muito surpresa. Ainda estou chocada", disse a noiva.

Quando chegaram ao aeroporto de Campo Grande tiveram uma surpresa: os pombinhos ganharam um buquê de rosas e um pacote especial de núpcias no Blue Tree Manaus, no Amazonas, da Azul Viagens para curtir sua lua-de-mel. 
Quem não aceitaria um pedido assim?!

Sobre a Azul
Com pouco mais de dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 38 destinos, 37 cidades, com 300 voos diários. Somando-se às 8 linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia já ultrapassou a marca de mais 10 milhões de clientes transportados desde sua fundação. A Azul opera uma frota de 37 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 20 Embraer 195, e sete ATR 72-200. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras

IMPOSTÔMETRO CHEGA A R$ 800 BILHÕES DE ARRECADAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA, 31 DIAS ANTES DO QUE EM 2010

No dia 22 de julho, por volta das 13h, os contribuintes brasileiros deverão ter arrecadado aos cofres públicos R$ 800 bilhões, segundo registra o Impostômetro.


O Impostômetro - ferramenta criada há seis anos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT e mantida pela Associação Comercial de São Paulo - ACSP,  que faz  o registro dos tributos pagos pelos contribuintes brasileiros nas  três esferas de poder  federal, estadual e municipal, aponta  que a arrecadação de impostos no Brasil vem em um crescendo,  com as marcas alcançadas com antecedência cada vez maior em relação aos anos anteriores.

Em 2011, a marca de R$ 800 bilhões de impostos arrecadados será atingida com 31 dias de antecedência em relação ao ano passado, no dia 22 de julho. Em 2010, esta marca foi registrada no dia 22 de agosto. Em 2009, no dia 8 de outubro e, em 2008, no dia 7 de outubro.  

Segundo o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a previsão do Instituto é de que a arrecadação em 2011 chegue  a R$1,4 trilhão, cerca de R$ 200 bilhões a mais do que no ano passado. “Em tudo o que fazemos, desde o momento em que acordamos, estamos pagando impostos. O sistema tributário brasileiro está excessivamente moldado para tributar o consumo. Nos países desenvolvidos, ocorre o inverso, tributa-se menos o consumo e mais a renda e o patrimônio”, afirma. ”A carga tributária nada mais é do que o preço que se paga pelo serviço público e se no Brasil paga-se muito, o contribuinte deve exigir um serviço de qualidade”. Segundo Amaral, se os governos são ineficientes nas áreas de saúde, educação e segurança pública, a alternativa é que haja uma melhora na qualidade do serviço ou a diminuição da carga tributária brasileira.

“Em todos os meses deste ano a arrecadação de impostos do governo federal bateu recordes, e os dados do semestre divulgados pela Receita Federal mostram crescimento real de 12,7%, com um aumento de R$ 77,068 bilhões sobre 2010; é de se lamentar que um incremento tão expressivo da arrecadação fiscal não esteja sendo utilizado para a eliminação do déficit público ou para a realização de investimentos indispensáveis”, disse o presidente da ACSP, Rogério Amato.

19 julho 2011

Festival Rota dos Sentidos esquenta a temporada de inverno do Grande Hotel Campos do Jordão

Festival Rota dos Sentidos esquenta a temporada de inverno do Grande Hotel Campos do Jordão

Para quem quer curtir o friozinho das montanhas em grande estilo, ainda dá tempo de aproveitar o Festival Rota dos Sentidos, promovido pelo Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac.  Este ano, o evento, que traz ações voltadas ao conhecimento, à cultura enogastronômica e ao lazer, já recebeu várias atrações, como os shows de stand-up comedy dos humoristas Bruno Motta, Fábio Rabin e da Cia de Humor Deznecessários.

Os chefes Jefferson Rueda, ex-Pomodori; Tsuyoshi Murakami, do Restaurante Kinoshita; e Rodrigo Mezadri, do Grande Hotel, também estiveram presentes e elaboraram menus exclusivos para quem passou pelo Restaurante Araucária, localizado dentro do hotel. Além disso, Ana Paula Lopes, Milton Guedes e a Família Lima, proporcionaram boa música aos hóspedes em apresentações únicas.

A programação do festival está completa até o final de julho. Confira:

Serviço

Jantares Enogastronômicos
Horário: 21 horas
Vagas: 50 pessoas por noite
Valor: R$ 135 por pessoa
Local: Restaurante Araucária - Rua Frei Orestes Girardi, 3.549 - Capivari
Informações e reservas: (12) 3668-6000
Datas:
23/7 – José Barattino (Hotel Emiliano)
30/7 – Lígia Karazawa e Raúl Jímenez (Clos de Tapas)


Festival do Humor                                   
Valor: R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia)
Vagas: 210 pessoas
Local: Teatro Grande Hotel - Rua Frei Orestes Girardi, 3.549 - Capivari
Informações: (12) 9142-6253
Datas:
23/7 – Guilherme Uzeda
29/7 – Felipe Andreoli
30/7 – Fabio Porchat    


Pocket Shows de MPB
(Exclusivo para hóspedes)
Datas:
22/7 – Izzy Gordon e Tony Gordon
29/7 – Marina De LaRiva

18 julho 2011

Swissport é mais uma vez Official Labace Handler; Diretora mundial de vendas participa do evento em São Paulo

A Swissport será mais uma vez a empresa oficial de handling da Labace, o maior evento de aviação executiva da América Latina, realizado em São Paulo entre os dias 11 e 13 de agosto. Como Official Labace Handler, a Swissport vai cuidar do handling das 64 aeronaves que estarão expostas no Aeroporto de Congonhas durante os dias do evento. 

Além disso, a empresa estará presente com um estande e contará com a presença da diretoria para o Brasil e de algumas visitas ilustres como a diretora mundial de vendas, Rebecca Durrer-Bolle, que virá da Suíça, e representantes da empresa no Peru e no México. 
Saiba mais sobre a Swissport

A Swissport International Ltd. fornece serviços em terra (ground service) para mais de 70 milhões de passageiros e 2,8 milhões de toneladas de carga por ano, atendendo cerca de 650 empresas em todo o mundo. Com um time de cerca de 33 mil funcionários, a Swissport está presente em 176 aeroportos em 38 países nos cinco continentes. No Brasil, a Swissport está presente nos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos – Campinas) e Vitória. Possui mais de 5.000 funcionários e oferece serviços na área de ground handling, carga, aviação executiva e aviation security. Na Labace, é o official handler, sendo responsável por todo o handling das 64 aeronaves expostas. Mais informações www.swissport.com

McDonald’s lança no Brasil produto inédito na América Latina

A novidade é o CBO (Chicken Bacon Onion), que chega aos restaurantes brasileiros no hoje, dia 18.

A partir de hoje, uma irresistível novidade chega aos restaurantes McDonald’s para incrementar ainda mais o cardápio: o CBO (Chicken Bacon Onion). O produto, que originalmente foi desenvolvido na Europa, será o novo sanduíche Premium da rede na linha de produtos a base de frango. O Brasil será o primeiro país da América Latina a oferecer o CBO aos consumidores.

A novidade é uma deliciosa combinação de três ingredientes: frango, bacon e cebola crispy. O sanduíche ainda conta com alface americana, queijo picante e maionese especial. Tudo isso dentro de um pão com cobertura de gergelim e bacon, desenvolvido especialmente para esse lançamento. Com um sabor diferente, os clientes terão uma experiência única e incrivelmente prazerosa.

Como o McDonald’s é orientado pelas preferências de seus consumidores, o novo sanduíche foi testado no fim do ano passado em 23 restaurantes de Brasília. “O CBO fez um grande sucesso e deve conquistar os clientes de outras regiões também”, afirma Roberto Gnypek, diretor de Planejamento e Marketing da Arcos Dorados, empresa que administra a marca McDonald’s na América Latina.

“O lançamento reforça a tradição do McDonald’s de diferenciar seu cardápio, oferecendo novas opções ao consumidor. Inovações como essa mostram o compromisso da empresa de sempre oferecer qualidade, variedade e sabor,  o que reforça uma experiência relevante para cada cliente. Além disso, as refeições à base de frango estão entre as mais importantes do cardápio fixo do McDonald’s”, completa Roberto Gnypek.

Além da novidade, os clientes podem encontrar opções de frango nas saladas e nos sanduíches Chicken Bacon, Chicken Classic, McChicken. Chicken McJúnior e nos tradicionais McNuggets.

Sobre Arcos Dorados

Arcos Dorados é a maior franquia do McDonald’s no mundo, em termos de vendas de todo o sistema e em número de restaurantes. A companhia é a maior rede de restaurantes de serviço rápido da América Latina e Caribe, com restaurantes em 19 países e territórios. Para mais informações, favor acessar www.arcosdorados.net.

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