PATROCINADOR

10 outubro 2011

Hopi Hari apresenta nova montanha-russa na Feira das Américas – ABAV 2011

O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, vai ampliar sua plataforma de entretenimento, posicionando-se como um dos melhores parques do mundo e o principal empreendimento de lazer da América Latina. Além do acordo firmado com a Warner Bros. Consumer Products (WBCP), que vai transformar duas áreas temáticas do parque com os personagens de Looney Tunes e Liga da Justiça, Hopi Hari estreará uma nova montanha-russa no primeiro semestre de 2012. 

As novidades da nova atração âncora serão anunciadas durante a Feira das Américas – ABAV 2011, que ocorre de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. 

Localizado em Vinhedo (SP), Hopi Hari é um parque completo, com muitas atrações e diversão garantida para todas as idades. Sua infraestrutura e modernidade lhe conferiram, por 9 vezes consecutivas, o título de melhor parque temático do Brasil, concedido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. É a atração turística paga mais visitada do país. Anualmente, o parque recebe cerca de 2 milhões de visitantes.

08 outubro 2011

Chegou Black 51.

Uma bebida única e inovadora, de coloração negra e sabor inconfundível.

Black 51 foi desenvolvida especialmente para atender o público jovem, frequentadores de casa noturna, com postura moderna, otimista e independente.

Aprecie Black 51 em copo alto e com muito gelo.

A Companhia Muller de Bebidas, apresentou na Feira Adibe a sua nova bebida Black 51.

Uma bebida inovadora, saborosa e diferente, diferente ate no jeito de se beber.

Aprecie com moderação, se beber não dirija.

07 outubro 2011

U6 está parada desde setembro de 2010, quando foi encontrada uma fissura na roda da turbina

Começou na tarde desta quinta-feira a remontagem da unidade geradora (U6), que está parada desde setembro do ano passado, quando foram encontradas fissuras no anel de desgaste inferior, que fica na roda da turbina. Foi justamente a roda, peça de 300 toneladas, que foi recolocada. Durante uma hora, a peça desceu 30 metros até chegar ao seu local de origem. Para próxima semana está prevista a recolocação da segunda peça: o eixo da turbina.

Segundo o superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, a recolocação de uma peça tão grande, com 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de comprimento, exige uma precisão milimétrica. Entre o anel de desgaste da roda e o anel de desgaste estacionário - o que fica junto ao concreto, há uma folga de apenas cinco milímetros.

"Os técnicos acompanharam cada detalhe da descida da peça. “Se houvesse qualquer contato entre estes dois anéis, todo o trabalho precisaria ser refeito", explica. A peça foi colocada em suportes de 1,5 metro, para os ajustes finais de alinhamento, para, então, ser reposicionada no local.

Encontro de gerações

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que acumula a função de diretor técnico executivo, esse tipo de manutenção da
U6 é uma grande oportunidade para a gestão do conhecimento de Itaipu. "O pessoal que instalou as unidades geradoras e trabalhou na sua manutenção está passando todo esse conhecimento para que os colegas recém-chegados continuem o trabalho".

Samek lembra que a previsão de desmontagem das unidades geradoras seria em 2004, quando elas completassem 30 anos. "Fomos obrigados a adiantar este trabalho, por causa da fissura na roda, mas aproveitamos para fazer o treinamento dos empregados".

Segundo Castella, toda a desmontagem da U6 está sendo registrada por fotos, filmes e anotações. "Temos 100% dos procedimentos registrados", conta. Ele lembra que a área já tem 65% de empregados novos, que poderão continuar o trabalho, quando os mais antigos se aposentarem.

Manutenção

Em setembro de 2010, durante uma manutenção preventiva, foram encontradas fissuras no anel de desgaste da roda da turbina. Começaram, então, os trâmites para fazer toda a desmontagem da unidade geradora. Pela primeira vez, toda a desmontagem foi feita exclusivamente por empregados de Itaipu.

Desde a tampa da unidade até a roda da turbina, uma a uma, as peças foram retiradas. Depois de fazer o reparo, as peças voltam a ser instaladas. Além da roda e de vários outros componentes de menor porte, serão remontados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa. A previsão é que a unidade geradora volte a operar em abril de 2012.

Itaipu tem 20 unidades geradoras, que produzem 14 mil MW, duas elas sempre estão paradas para a manutenção periódica.

06 outubro 2011

Jobs: 4,5 milhões de tweets nas 12 horas após o anúncio da morte do fundador da Apple

A morte de Steve Jobs, o eterno revolucionário, movimenta as redes sociais

Foram mais de 4,5 milhões de menções ao fundador da Apple nas primeiras 12 horas que sucederam o anúncio do falecimento

Na última quarta-feira, a Apple anunciou ao público a morte de Steve Jobs que, em agosto de desse ano, entregou o cargo de diretor-geral da Apple por motivos de saúde. Nas primeiras 12 horas que sucederam o anúncio de seu falecimento, foram postados mais de 4,5 milhões de tweets com a menção exata “Steve Jobs”, segundo levantamento realizado pela MITI Inteligência. A criação de inúmeras hashtags referentes a Jobs resultou em quase um milhão de tweets.

“Após sua morte, Jobs conseguiu causar uma comoção no mundo da tecnologia que ultrapassou os limites do mundo virtual. Centenas de pessoas estão se dirigindo às Apple Stores para levar flores e milhares de usuários compartilham depoimentos e sentimentos através das redes sociais, gerando uma grande repercussão sobre o mito”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.    

Tanto nas mídias sociais quanto na imprensa, Jobs é visto como revolucionário, empreendedor e inovador, por mais que alguns possam considera-lo controverso. Após sua morte, a rede foi invadida de homenagens, replicação de notícias e também agradecimentos. A tag #iSad já passa de 62 mil publicações e as expressões #iThankYou, #iThankYouSteve e #Thank You Steve somam quase 300 mil postagens no Twitter.

“A figura inovadora de Steve foi reverenciada por grandes ícones da tecnologia e, até mesmo, pelo gigante das buscas no mundo, o Google. A página trouxe uma homenagem minimalista ao revolucionário”, aponta Elizangela.

As homenagens realizadas por famosos alcançaram grande repercussão, sendo replicadas por muitos usuários. O CEO do Twitter, Dick Costolo, postou em seu perfil – “Raramente aparece alguém que não apenas eleva o nível, mas cria um padrão de medida completamente novo” – chegou a 1.154 retweets. O pronunciamento de Barack Obama sobre a morte de Jobs obteve mais de 10 mil replicações com a publicação "Descanse em paz, Steve Jobs. Por todos nós da #Obama2012 (hashtag de sua campanha de reeleição), agradeço pelo trabalho que você tornou possível todos os dias – inclusive o nosso".

Já no Facebook, a repercussão ficou por conta da publicação de Mark Zuckerberg, que chegou ao impressionante número de 289.172 curtidas e foi compartilhada por 21.305 usuários. “O que mais chama a atenção na repercussão de sua morte é a comoção pública, antes reservada às estrelas de cinema e rockstars”, observa Elizangela.  “Steve foi o gênio criador e executor das novas necessidades e desejos do homem contemporâneo mas, a questão agora é, como diria o imperador romano: ‘E como ele, que outro haverá?’”.


Sobre a MITI Inteligência
Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias on-line, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express. Agora, oferece também a ferramenta Clipping Retrô, que permite a pesquisa em mais de 120 milhões de notícias, armazenadas desde 2002.

Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.

A empresa também mantém o portal Fonte MITI (fonte.miti.com.br), em que publica estudos e monitoramentos desenvolvidos a partir de assuntos de grande relevância na imprensa. É possível acessar às pesquisas, análises, vídeos e infográficos produzidos pela equipe de inteligência da MITI.

Furukawa e TIVIT promovem Responsabilidade Ambiental compartilhada

Programa Green IT do fabricante complementa no Brasil a estratégia de Sustentabilidade e Proteção ao Meio Ambiente da provedora de serviços de Tecnologia e Business Process Outsourcing (BPO). Cabos  substituídos nos constantes projetos de expansão das redes estruturadas são reciclados e tratados para prover matérias-primas a outras indústrias  

Desde 2007, o Programa  Green IT  da Furukawa confirma o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e de geração de redes verdes no País. A iniciativa destina sobras de cabos e componentes que são substituídos em projetos de modernização de redes para reciclagem e tratamento. Matérias-primas, como o cobre e o plástico, por exemplo, são destinadas para outros processos produtivos, minimizando o impacto ambiental pela redução da exploração dos recursos naturais. Antecipadamente às determinações da nova Lei brasileira de Resíduos Sólidos, o programa Green IT é uma ação concreta de Responsabilidade Ambiental do fabricante, que se originou do conceito da responsabilidade compartilhada em relação à destinação de resíduos. A iniciativa chamou a atenção de uma das maiores provedoras de serviços de TI e BPO no Brasil, a TIVIT, e está sincronizada com a estratégia de sustentabilidade e proteção ao Meio Ambiente da companhia, que atualmente provê à Furukawa todos os materiais que são substituídos nos seus constantes projetos de expansão de redes, seja nas suas unidades de Data Center em São Paulo e Rio de Janeiro, como nas demais 19 unidades da TIVIT, que também atendem às demandas de negócios de clientes dos mais diferentes setores em todo o território nacional.

“A Furukawa é um dos principais fornecedores de soluções de infraestrutura de redes para os nossos dois modelos de negócios (TI e BPO) e está alinhada com nossas iniciativas de responsabilidade social, para suportar o crescimento da TIVIT no mercado brasileiro. Em nossas operações, temos expansões contínuas para atender aos clientes. É um processo diário. E o Programa Green IT Furukawa é muito alinhado e complementar à estratégia de Responsabilidade Ambiental da TIVIT, que abrange questões de reciclagem e reuso de materiais, no uso consciente de água e energia elétrica. A Furukawa nos fornece infraestrutura que promove a compactação dos ambientes, onde a TI é um recurso utilizado de forma racional apoiando a consolidação e virtualização de servidores, minimizando todo o restante que está por traz da operação.”, diz Bruno Pagliaricci, executivo Sênior de TI da TIVIT.

Recentemente, a TIVIT direcionou para o programa Green IT da Furukawa toneladas de materiais. “Fomos acumulando cabos de geração anteriores e outros materiais durante as obras de manutenção e atualização de um dos Data Centers de São Paulo, que foram entregues aos parceiros da Furukawa credenciados pelo programa. Em embalagens adequadas cedidas pelo próprio fabricante, esses materiais seguiram para reciclagem e tratamento para servirem a outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e mesmo redução na emissão dos gases de efeito estufa.”, comenta Pagliaricci.  Segundo o executivo, no final deste mês de agosto, uma nova leva de descarte será destinada ao programa Green IT da Furukawa, desta vez, pela atualização de tecnologias no Data Center do Rio de Janeiro da TIVIT.

Roberto Kihara, gerente comercial da Furukawa comenta: “O programa Green IT Furukawa é uma solução sustentável, um caso de sucesso ativo de Responsabilidade Social e Ambiental. Além de racionalizar a utilização de recursos não–renováveis, preservando o Meio Ambiente, o programa permite a revitalização das redes estruturadas por meio da substituição de cabos e acessórios de tecnologias anteriores por soluções de última geração, favorecendo a dinâmica dos negócios atuais das organizações. E em todo o seu ciclo virtuoso, gera emprego e subsistência para as empresas parceiras credenciadas de reciclagem, transporte e distribuição das matérias-primas.”

Obras com tecnologia Furukawa - Além de ter a TIVIT como parceira do seu Programa Green IT, a Furukawa é sua fornecedora, provendo à organização soluções de infraestrutura de redes, que a auxiliam a se destacar no mercado frente a concorrência. “Consolidamos atualizações nos nossos centros de dados com soluções ópticas de alto desempenho da Furukawa – fibras OM3 e OM4, placas LGX com conectores LC, entre outros sistemas. Hoje, nossos ambientes operam também em 10GbE, com toda a segurança e legado requeridos pelos nossos clientes para suas operações. Estamos preparados para as futuras expansões e para rodar com os novos equipamentos 10 e 40 GbE que ainda serão lançados no mercado mundial”, conclui o Executivo Sênior de TI da TIVIT.
Na operação de BPO da TIVIT, outros projetos também envolvem a marca Furukawa, com soluções de conectividade metálica. Ainda em andamento, encontra-se a obra de expansão da unidade de BPO da TIVIT em Santos, litoral paulista.

SERVIÇO ADICIONAL:
Sobre a TIVIT - A TIVIT, líder em serviços integrados de TI e BPO na América Latina, tem seu portfólio organizado em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura de TI, Sistemas Aplicativos e BPO. Atualmente, possui 19 unidades, localizadas nas principais regiões do Brasil, e uma extensa infraestrutura que permite escalabilidade, confiabilidade e segurança da informação. A TIVIT faz a gestão de operações estratégicas e vitais para os negócios de seus clientes, que incluem 300 das 500 maiores empresas brasileiras. A companhia presta serviços para grandes bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.

Sobre a Furukawa - Fabricante de soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, a Furukawa (www.furukawa.com.br) é líder nacional do segmento de Cabling no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A indústria de origem japonesa está presente há 37 anos no mercado brasileiro, com matriz e unidade industrial em Curitiba, Paraná. O fabricante possui fábrica subsidiária na Argentina. A unidade de cabos ópticos fica em Buenos Aires para atender a demanda local e melhorar a logística de distribuição de produtos para os demais mercados Íberoamericanos. A Furukawa Brasil já atua em 17 países através de uma malha especializada de distribuidores, integradores e centros de treinamento autorizados.  Em 2010 a companhia registrou uma receita bruta de R$ 432 milhões, 28% a mais que em 2009, impulsionada por uma forte penetração no mercado de Data Center, por novos projetos de redes ópticas externas para as cidades digitais e FTTH (Fiber to the Home) e por projetos de modernização de redes de dados corporativas. Para 2011, a Furukawa prevê crescer ainda mais, projetando aumentar em 11% as vendas para o Brasil e 4% nas Exportações.

05 outubro 2011

Acaba de ser lançada, em São Paulo, primeira rede social privada com finalidade pública

“Myfuncity-Cidades Sustentáveis” fará a análise do bem-estar da população em relação aos serviços públicos, em tempo real. Parceria com a Rede Nossa São Paulo e Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis permitirá que os dados sejam balizadores de políticas públicas

O Brasil é o primeiro país do mundo a ganhar uma rede social focada em cidadania, o “Myfuncity-Cidades Sustentáveis”. Qualquer cidadão poderá, a partir de hoje, ter acesso à rede social no endereço myfuncity.org. A nova rede cria uma forma de participação política e cívica a partir de blogs, sites e redes sociais ou outros meios que a internet propicie. “Depois do Brasil, o Myfuncity será lançado nos Estados Unidos e na Europa. Em todos os países, a ferramenta conta com o apoio do Facebook”, afirma Mauro Motoryn presidente do Myfuncity e um dos idealizadores da rede social.

A plataforma possibilitará gestão pública por meio da tecnologia digital das redes sociais, permitindo que os cidadãos avaliem a qualidade das cidades a partir de 12 indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação. Cada um dos indicadores do Myfuncity será classificado pelo usuário numa escala de 0 a 10. Um banco de dados abrigará essas opiniões, com um mapa preciso sobre a satisfação da população quanto aos serviços públicos que uma determinada cidade ou região oferece.

O usuário do Myfuncity poderá avaliar, basta ter acesso à internet, por meio do Facebook e Orkut, ou nas versões para Iphone e Ipad, baixando gratuitamente pela Apple App Store. No Facebook e no Orkut, o Myfuncity também permitirá interação entre os usuários, possibilitando convidar amigos, enviar mensagens e comentários, curtir e enviar fotos. Também será possível fazer check-ins, opinando sobre as regiões da cidade e, simultaneamente, ter acesso aos dados postados no Facebook, no Orkut e no Twitter. Em um segundo momento, serão disponibilizadas versões para Android, Blackberry e outros.

Para o presidente do Myfuncity, Mauro Motoryn, as redes sociais ampliam o poder de cada cidadão de colaborar com a transformação da sua cidade. “A internet tem um poder transformacional para as grandes e pequenas causas, pois conecta milhares de cidadãos que compartilham opiniões e sugestões e que querem contribuir eficazmente para mudar a cidade onde moram”, afirma Motoryn.

A Plataforma – Até o final do primeiro semestre de 2012, o Myfuncity pretende reunir cerca de 10 milhões de usuários no Brasil e 50 milhões de usuários no mundo. A nova rede social parte do conceito "civic engagement", que possibilita que um cidadão ativo participe na vida da comunidade, a fim de ajudar a moldar o futuro de determinada região. “É uma plataforma capaz de nortear, por meio da colaboração dos usuários, as ações para tornar a cidade um lugar melhor de se viver”, destaca Mauro Motoryn.

Parcerias - No Brasil, o “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” já nasce com a parceria estratégica de mais de 700 entidades, por meio da Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e Museu da Pessoa.

Apartidária e inter-religiosa, a Rede Nossa São Paulo, que reúne 700 organizações, tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável.

A parceria estratégica com a Rede Nossa São Paulo, por exemplo, vai permitir que os dados do “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” sejam avaliados, processados e disponibilizados para os gestores públicos, a sociedade e a mídia a acompanharem, dia a dia, as sugestões e reclamações da população.

A Rede terá acesso aos dados do Myfuncity para incentivar os políticos a promoverem uma gestão pública voltada para o desenvolvimento justo e sustentável nas cidades. “Só teremos cidades sustentáveis com qualidade de vida para todos se tivermos a participação permanente dos cidadãos”, afirma Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.

Myfuncity – A plataforma nasceu do Movimento Mais Feliz, um movimento apartidário, não governamental e não-assistencialista focado em comunicação e articulação de projetos sociais. A principal característica é que serão gerados relatórios de dados diferenciados para cada região, seja no Brasil ou em qualquer cidade do mundo que tenha suporte ao Google Maps.
O cidadão poderá conferir as avaliações em um raio de um quilômetro da região em que se encontra através de celulares e poderá conferir as avaliações de qualquer região do mundo na web, ou da região onde se encontra, por meio de um smartphone. O aplicativo reuniu todos os “features” já utilizados por redes sociais, mas com foco no interesse público. “Trabalharemos em API aberta, junto ao Creative Commons, possibilitando um constante aprimoramento tecnológico”, explica Mauro Motoryn.

Case Nova York - A prefeitura de Nova York aliou tecnologia e serviços públicos e criou o NYC311, projeto que faz todo o atendimento das questões relacionadas à cidade em uma grande rede social construída pela administração pública. Com ela é possível que a prefeitura escute, responda e dê dicas sobre qualquer tema relacionado à cidade, a seus moradores. O NYC311 está presente no Skype, no Twitter, em aplicativos para iPhone, pode ser acessado pelo computador, pelo telefone.
Cronograma:
05 de outubro –
Lançamento do Myfuncity no Brasil
– disponível no Facebook, em português e inglês
– compartilhamento no Twitter via Facebook
19 de outubro – Lançamento internacional do Myfuncity - Estados Unidos (Boston), com APP disponível na Apple Store para IPAD e IPOD
– compartilhamento no Orkut via Facebook
30 de outubro – Lançamento do APP para a plataforma Android

04 outubro 2011

LINHA FORD CARGO EURO 5: NOVOS MOTORES MAIS POTENTES E ECONÔMICOS

A partir de 2012 toda a linha Cargo receberá novos motores, mais potentes, econômicos e adequados à legislação Proconve P7. Composta pela consagrada linha de motores Cummins ISB 4.5 litros, ISB 6.7 litros e o novo ISL 8.9 litros a Linha Cargo Euro 5 passará a ter nova nomenclatura em função do aumento da potência. A linha terá doze novos modelos: Cargo 816, Cargo 1319, Cargo 1519, Cargo 1723, Cargo 1719, Cargo 1933 R, Cargo 1933 Tractor, Cargo 2423, Cargo 2429, Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133.

O nível superior de torque e potência e a economia de combustível são os destaques dos caminhões Cargo Euro 5, que utilizarão a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento dos gases de escape. Como é tradição na linha, a proposta de desenvolvimento foi direcionada para maximizar o retorno do investimento para o cliente.

As inovações tecnológicas introduzidas nos motores Cummins ISB e ISL e o desenvolvimento de toda a linha Cargo realizada pela engenharia da Ford em São Bernardo do Campo e no Campo de Provas de Tatuí (SP), permitiram extrair mais desempenho e menor consumo desses blocos, com redução do custo operacional e melhor resultado para o transportador. 

Foram realizados mais de 1 milhão de quilômetros em testes dinâmicos de homologação dos novos motores e da tecnologia SCR somente nas pistas do Campo de Provas de Tatuí. Desse modo, a Ford Caminhões mantém na Linha Cargo Euro 5 as características que se tornaram referência em consumo e durabilidade no mercado nacional.

"O desenvolvimento feito pela engenharia do Brasil é um diferencial que agrega qualidade e maior confiabilidade para nossos clientes. Substituímos os motores, oferecendo não apenas redução das emissões, mas um melhor desempenho e ótima relação custo-benefício, com avanços que vão de encontro às necessidades das diversas operações em que o Cargo é utilizado", explica Antonio De Lucca, engenheiro chefe de desenvolvimento de caminhões da Ford. 

Faixa ampliada de torque
Além de mais potente, a linha Novo Cargo Euro 5 oferece faixa ampliada de torque em baixa rotação em todos os modelos, que se traduz em maior agilidade e força para o conjunto. O desenvolvimento dessa nova configuração dos motores feito para as condições de utilização no Brasil trouxe ainda redução do consumo de combustível entre 5% e 7%, dependendo da operação. 
O novo motor Euro 5 ISBe 4.5 de 160 cv - que substitui o ISBe 3.9 de 150 cv - atinge mais rápido e mantém por uma faixa maior de rotação o torque máximo, de 550 Nm, entre 1.100 e 2.000 rpm. Como comparação, no motor anterior esse intervalo estava na faixa de 1.200 e 1.800 rotações. 

O motor Euro5 ISBe 4.5 de 190 cv, que substitui o ISBe 3.9 de 170 cv, mantém o torque máximo de 600 Nm na faixa de 1.100 a 2.100 rpm (contra 1.300 a 1.400 rpm no modelo anterior). 

O motor Euro5 ISBe 6.7, de 230 cv, substitui o ISBe 5.9 de 220 cv na linha de médios do Ford Cargo. Ele mantém torque máximo de 821 Nm na faixa de 1.100 a 1.800 rpm (contra 1.200 a 1.600 rpm no modelo anterior).

O motor Euro5 ISBe 6.7, de 290 cv, substitui o ISBe 5.9 de 275 cv. A 1.000 rpm, ele já gera um torque de 741 Nm - 40 Nm a mais que o modelo anterior. E mantém o torque máximo de 951 Nm na faixa de 1.200 a 2.100 rpm, enquanto no modelo antigo ela ia até 1.800 giros.

O novo motor Euro5 ISL 8.9, de 330 cv, substitui o ISC 315 de 320 cv. Ele chega ao torque máximo de 1.300 Nm muito mais rápido, a partir de 900 rpm, e o mantém até 1.500 rpm. No modelo anterior, esse pico era atingido a 1.300 rpm. Já no limite de giros de 2.100 rpm, a vantagem do novo motor é de quase 100 Nm.

Liderança
A Ford Caminhões tem uma longa parceria com a Cummins, maior fabricante independente de motores diesel do mundo e líder do segmento no País. Além da nova linha de motores e da tecnologia SCR, a solução integrada desenvolvida pela Cummins para atender às normas Euro 5 inclui a fabricação e distribuição do Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), com o nome comercial Fleetguard Arla 32. Esse aditivo também será comercializado em todos os 148 distribuidores Ford Caminhões.