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12 outubro 2011

Cena de cinema: dirigível da New Seven Wonders sobrevoa as Cataratas do Iguaçu

No final da tarde desta terça-feira, dia 11 de outubro, o dirigível da New Seven Wonders conseguiu decolar e sobrevoar as Cataratas do Iguaçu. O espetáculo estava previsto para o começo da manhã, mas, por causa do mau tempo, teve de ser reprogramado. Com a autorização do governo argentino, o sobrevoo ganhou o céu da fronteira e mexeu com o imaginário de quem estava nas proximidades do Parque Nacional do Iguaçu.


A aeronave, de 40 metros de comprimento, decolou de Puerto Iguazú perto das 18h (horário de Brasília). O dirigível fez um sobrevoo pelas quedas do Rio Iguaçu e retornou depois de 40 minutos para a base militar da cidade vizinha. O presidente da New Seven Wonders, Bernard Weber, acompanhou a cena de um helicóptero ao lado. O voo foi transmitido pelo Canal 12, a TV estatal da província (estado) de Misiones.  

O concurso promovido pela New Seven Wonders se encerra no próximo dia 11 de novembro. Até lá, o público poderá votar de duas maneiras: uma por meio do site votecataratas.com ou enviando uma mensagem de texto para o número 22046 com a palavra Cataratas. O custo da mensagem é de R$ 0,31 mais os impostos. 

Depois do sobrevoo, Weber voltou a declarar que as Cataratas do Iguaçu têm grandes chances de ser uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. As Cataratas estão entre as 28 finalistas do concurso. Para chegar até aqui, foi preciso vencer mais de 400 postulantes ao certificado de Nova Maravilha da Natureza. Nesta quarta-feira, dia 12, o presidente da fundação encerra a viagem à região de Foz do Iguaçu com uma visita à Itaipu Binacional. A programação começa às 10h. Na sequência, ele conclui a visitação a todos os outros finalistas.

Voto por celular
Segundo Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu, o voto por celular é o diferencial nesta reta de chegada. “O Brasil tem 190 milhões de aparelhos, 140 milhões de usuários. Queremos atingir parte deles. O voto por SMS é simples e direto, pode ser feito mais de uma vez e apenas nas Cataratas”. 

União
Quando o assunto é eleger as Cataratas, a rivalidade entre argentinos e brasileiros fica mesmo restrita ao campo do futebol. Na Argentina, as peças publicitárias ganharam toda a mídia nacional.  Na região de Foz do Iguaçu, os representantes do turismo dos dois países intensificaram as estratégias em prol do atrativo. “Essa união pode fazer a diferença no resultado final da eleição”, acredita Weber, que também elogiou a organização da campanha.

Ações
Nessa fase final, as ações de marketing para colocar o atrativo no topo incluem inserção de vídeos promocionais com mensagens de artistas e intelectuais na TV Globo Internacional (universo estimado em 3 milhões de brasileiros que moram no exterior) e até um depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como garoto-propaganda. Tudo para incentivar mais e mais pessoas a votar nas Cataratas. 

“A eleição das Cataratas reforça a divulgação do turismo do Destino Iguaçu, aumenta o número de turistas, traz mais investimentos públicos e privados, gera melhorias na infraestrutura e cria mais empregos", avalia Gilmar Piolla.

ocalizadas no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, as Cataratas devem bater recorde de visitação em 2011. Só no lado brasileiro, a expectativa é de que 1 milhão e 400 mil pessoas visitem a atração até o final de dezembro. 



Foto do dirigível: Alexandre Marchetti

11 outubro 2011

Abav 2011 refletirá momento positivo do Brasil no mundo

Com maior participação internacional, expositores aproveitam evento para firmar posição na América e expandir negócios

Representantes de companhias aéreas nacionais e estrangeiras, operadores de turismo, cruzeiros marítimos, hoteleiros e demais empresários do setor de turismo já estão de malas prontas para o 39º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011. Há menos de duas semanas para o início do evento – considerado o maior do turismo entre as Américas – expositores revelam estratégias mercadológicas para os próximos anos e apontam o Brasil como mercado prioritário.

“A Feira das Américas - Abav tem uma importância fundamental para a indústria turística. A exposição funciona como um catalisador de negócios e uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e ampliarem suas redes de contatos profissionais”, destacou André Sydney Meyer, Coordenador de Marketing da Dinamarca, um dos 50 países que estarão presentes ao evento, dos quais muitos pela primeira vez, atraídos pelo potencial do mercado brasileiro.

Com o planejamento de investir de forma mais agressiva no mercado americano a partir de 2012, o Seychelles Tourism Board (STB) é um dos estreantes da Feira das Américas. Segundo o diretor para as Américas do STB, David Germain, “o Brasil foi identificado como um mercado possível no futuro.”

Empresas preparam lançamentos

Com praticamente todos os espaços dos três pavilhões dedicados a Feira das Américas – Abav 2011 comercializados – a venda já ultrapassou 90% das áreas disponíveis, os expositores preparam grandes lançamentos para apresentar e ditar o que será tendência no mercado em 2012. “Perder um evento como esse é perder competitividade. O que é novo, o que importa de fato, estará lá”, ressalta o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, por exemplo, vai aproveitar a Abav 2011 para anunciar a ampliação de sua plataforma de entretenimento, posicionando-se como um dos melhores parques do mundo e o principal empreendimento de lazer da América Latina. Além do acordo firmado com a Warner Bros Consumer Products (WBCP), que vai transformar duas áreas temáticas do parque com os personagens de Looney Tunes e Liga da Justiça, Hopi Hari mostrará sua nova montanha-russa que será lançada no primeiro semestre de 2012.

A executiva do Caesar Park / Caesar Business – Hotelera Posadas, Marcia Brown, aproveitará a oportunidade para apresentar sua nova unidade na América do Sul, o Caesar Business Puerto Montt no Chile, que abrirá suas portas em dezembro de 2011. 

“É uma excelente oportunidade de informar e divulgar as nossas novidades, não só no Brasil, mas na América do Sul, em termos de serviços, promoções e novas aberturas, considerando que temos um plano muito especial até 2015 e que será capitaneado a partir do Brasil”, afirmou.

Para o vice-presidente Comercial e de Marketing da Azul Linhas Aéreas, Paulo Nascimento “este é o mais importante evento para o desenvolvimento do Turismo Nacional. Uma oportunidade para empresas apresentarem produtos, projetos e principais novidades. Além da grande importância na troca de experiência, formação continuada e discussões para melhoria do setor”.

Inscrições facilitadas

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas por meio site www.feiradasamericas.com.br. Cada associado Abav têm direito a 10 inscrições gratuitas por agência e três ADs pelas companhias aéreas GOL ou TAM. Após este limite, o valor será de R$ 150 para os três dias de evento. Para não associados, o valor é de R$ 150, estudantes R$ 75 (meia entrada) e sócios afiliados R$ 95. Os contatos para suporte ao credenciamento são (11) 2129-6323 ou pelo e-mail credenciamento@feiradasamericas.com.br.

Para jornalistas e assessores de imprensa o credenciamento é gratuito. Basta acessar a sessão “imprensa” do site e clicar em credenciamento.

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 será realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

MINI Coupé participa do São Paulo Boat Show 2011

Após mostrar sua irreverência e design na Cidade Maravilhosa, o quinto modelo da família MINI chega à capital paulista.



A 14ª edição do São Paulo Boat Show, que ocorre entre 13 e 18 de outubro, vai entrar em clima de aventura. O esportivo e ousado MINI Coupé estará presente no já conhecido Espaço dos Desejos.
O lançamento da marca britânica foi apresentado no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (10), cidade que fez parte da campanha mundial “Another Day. Another Adventure.” Agora, chegou a vez de São Paulo conhecer um novo conceito em automóveis compactos coupé. Charmoso e muito ágil, o MINI Coupé tem em seus motores, configuração do chassi, distribuição de peso e propriedades aerodinâmicas em contribuição ao seu ótimo desempenho.
O modelo é o primeiro MINI a adotar uma estrutura de carroceria de três partes com uma traseira marcadamente saliente. Suas características excepcionalmente esportivas também se refletem em uma silhueta rebaixada e um teto em estilo claramente de “capacete”. Em duas versões, Cooper Coupé de 122 HP e Cooper S Coupé de 184 HP, ambos com câmbio automático, o novo modelo tem uma suspensão sob medida que proporciona ao condutor a máxima sensação “GO KART FEELING”, uma das principais características dos veículos MINI.
O São Paulo Boat Show traz as novidades e oportunidades de negócios do mercado náutico ao Brasil. Espera-se que 50 mil pessoas visitem o local durante os seis dias de evento. 
 
Sobre o BMW Group
O BMW Group é um dos mais bem sucedidos fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo com suas marcas BMW, MINI, Husqvarna e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 25 instalações de produção e montagem em 14 países e tem uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Durante o ano financeiro de 2010, o BMW Group vendeu 1,46 milhão de carros e mais de 110.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos em 2010 foi de 4,8 bilhões de euros em relação a uma receita total de 60,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2010, o BMW Group contava com uma força de trabalho de aproximadamente 95.500 funcionários.
 
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em projetos de longo prazo e uma ação responsável. A empresa, portanto, estabeleceu uma sustentabilidade ecológica e social ao longo de toda a cadeia de valor, uma abrangente responsabilidade de produtos e um claro compromisso com a conservação de recursos como parte essencial de sua estratégia. Como resultado de seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder da indústria nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones nos últimos sete anos. 

Se bem usadas, mídias sociais geram credibilidade à imagem das empresas

Este foi o tom da palestra da consultora Mariela Castro, no CONGRAF 2011, em Foz do Iguaçu (PR)

Mídias sociais são plataformas de relacionamento e comunicação, e não uma forma barata de vender produtos. Esse foi o recado deixado por Mariela Castro, diretora da consultoria Communication Advisors, aos empresários gráficos, em sua palestra “O poder das mídias sociais para os negócios”, proferida no 15º CONGRAF, realizado de 8 a 11 de outubro, no Mabu Thermas & Resorts, em Foz do Iguaçu. 

Porém, como então se relacionar e se comunicar por meio das mídias sociais? É aí que, segundoMariela, surgem os cuidados para que o uso desses canais de comunicação possa ser bem sucedidos e, com o tempo, apresentar de fato resultado direto nos negócios.

Para a consultora, a utilização adequada das mídias sociais cria relacionamento, gera credibilidade e traz confiança. Assim, explica, não adianta ficar postando no Facebook, Twitter ou blog propagandas sem critérios ou informações irrelevantes. “A confiança se estabelece quando a empresa apresenta ao seu público informações úteis para ele, mesmo que não haja ali nada sobre seus produtos e nenhuma intenção explícita de venda. Dessa forma, é bem provável que o consumidor se lembre dessa empresa quando precisar de produtos em sua área”.

Antes de criar uma ferramenta de mídia social, como Facebook, Twitter ou blog, por exemplo, o empresário precisa definir o que quer comunicar e para quem. “É muitoparticular. Em alguns casos pode ser mais interessante o Facebook, em outros o Twitter ou o Linkedln e até mesmo tudo isso integrado. Tem-se que descobrir o que o seu público-alvo mais usa”.

O que tem que ser seguido à risca, em qualquer caso, é a regularidade. Por ser a mídia social um instrumento de interação, ela requer respostas rápidas. A consultora condena empresas que lançam alguma informação e “abandonam” o post ou que demoram dias para responder solicitação do consumidor. 

As mídias sociais também podem ser um instrumento de informação para as empresas mesmo quando elas não estão participando ativamente do processo de inclusão de conteúdo. De acordo com Mariela, os fóruns de discussão – hoje praticamente sobre qualquer assunto – costumam ser fontes ricas de divulgação de problemas ou qualidades dos produtos. “Os consumidores recorrem aos fóruns antes das compras. Há neles gente que relata suas experiências com os produtos, principalmente em relação aos problemas, o que pode ser uma forma de se descobrir e corrigir essas falhas. Por isso, é necessário monitoramento”.

De acordo com Mariela, o importante é que as companhias tenham consciência do quanto podem se beneficiar com as mídias sociais e o que elas representam hoje na vida das pessoas. “A venda de aparelhos smartphones, que dão acesso à internet, aumentaram 74% no último ano e o mundo já vende mais tablets e smarts do que PCs. Isso é reflexo de que as pessoas estão e querem estar cada vez mais conectadas umas com as outras. As gráficas não podem ignorar isso. Têm que usar a seu favor”.

10 outubro 2011

KLM leva você para a Holanda


Em ação digital, a companhia aérea lança quiz que premia ganhador com viagem à Amsterdã e vale-presente


A partir dessa semana, os consumidores brasileiros tem a oportunidade de concorrer a um prêmio exclusivo.  A KLM acaba de lançar em sua página no Facebook o concurso cultural ”Descubra a Holanda!”.

A ação compreende perguntas de múltipla escolha sobre a Holanda e uma classificatória sobre os motivos que levariam a pessoa a conhecer a terra dos moinhos - "Eu quero visitar a Holanda por que...”.

Os três autores das respostas mais criativas, escolhidas por uma comissão julgadora e, que acertarem todas as questões de múltipla escolha do quiz KLM serão premiados com:

  • 1º prêmio - Voo de ida e volta com a KLM Royal Dutch Airlines, com direito a acompanhante. (partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo para Amsterdã na Economy Class).


  • 2º prêmio - Voo de ida e volta com a KLM Royal Dutch Airlines, para uma pessoa. (partindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo para Amsterdã na Economy Class).


  • 3º prêmio - Vale-Presente no valor de R$ 600,00 para compras on-line.


Os ganhadores serão informados via e-mail e terão seus nomes anunciados na fan page KLM. O concurso cultural KLM "Descubra a Holanda!” acontece até o dia 31 de outubro de 2011. Para concorrer basta acessar: www.facebook.com/KLMbrasil 

Campus Party traz ícone das novas teorias da Física

O americano Michio Kaku é conhecido como o “Carl Sagan” do século XXI e estará na CP2012 em São Paulo

O maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo ganhou esta reputação por sempre apresentar palestrantes que são ícones em suas áreas do conhecimento. Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Al Gore, vice-presidente dos EUA, e Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, já estiveram em edições passadas.

Agora, em um espaço ainda maior, o Centro de Exposições do Anhembi, a Campus Party terá como palestrante o homem que desafia a visão tradicional justamente do espaço como um todo, além do tempo, é claro. Conhecido como o “Carl Sagan” do século XXI, o americano Michio Kaku é referência quando os assuntos envolvem as interessantes "teoria de tudo” e sua "teoria das cordas", que busca desvendar os mistérios do universo através de simples equações (ou nem tão simples assim).

O "físico do impossível" é professor na Universidade da Cidade de Nova Iorque, já escreveu nove livros, além de aparecer em inúmeros programas de televisão e documentários. Este ano, esteve na Campus Party México e agora também estará nesta edição brasileira para falar sobre a física do futuro.

Todos os amantes da física, fãs de séries de TV (como “The Big Bang Theory”) e filmes de ficção científica, que também tentam explicar o universo com diversas teorias, irão quebrar a cabeça ou simplesmente concordar com a incrível visão de Michio Kaku.

Mais mais novidades sobre o conteúdo da Campus Party 2012 no site oficial www.campus-party.com.br.


SERVIÇO:
Campus Party Brasil - 5ª Edição
De 6 a 12/02/2012
Centro de Exposições Anhembi
Avenida Olavo Fontoura
São Paulo - SP

Acompanhe!

11 de outubro é dia de luta contra o mal da obesidade

Já considerada como doença pela comunidade médica, a obesidade pode exigir tratamento multidisciplinar 
Atingindo pelo menos 15% da população brasileira, a obesidade é definida pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC), resultado da divisão do peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado (IMC= Peso Kg/Altura m2 ). É considerado obeso aquele que tiver IMC igual ou maior que 30 Kg/m², com risco de comorbidades que varia de moderado a muito grave, conforme o caso. Mas pacientes com IMC acima de 25 Kg/m² já devem ficar atentos à balança e procurar ajuda médica, pois os riscos já começam a aumentar nesta faixa. 
Entre as principais comorbidades estão doenças cardiovasculares, diabete melito, câncer, problemas nas articulações pela sobrecarga de peso e ainda estresse psicológico de grau variável, que têm a ocorrência aumentada devido à obesidade.
Segundo dr. João Roberto de Sá, presidente do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina (APM), “a etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, sendo resultado da interação entre fatores genéticos, ambientais, hábitos de vida e ainda de fatores emocionais”.
Para o especialista, o excesso de peso deve ser diagnosticado e tratado em qualquer faixa etária. Quanto mais cedo forem instituídas medidas para tratamento, maiores serão as chances de sucesso. 
“As medidas mais eficazes que temos até o momento estão relacionadas a mudanças de hábito de vida, como dieta saudável e prática regular de atividade física”.
Tratamento
As alterações na dieta, atividade física e modificações no comportamento são peças-chave em qualquer tratamento para pacientes com sobrepeso ou obesidade. O uso de medicamentos e a cirurgia bariátrica são opções de tratamento adicionais, úteis em pacientes selecionados adequadamente.
“Vivemos um momento de intensa discussão sobre a retirada de medicamentos para tratamento da obesidade do mercado. Se isso ocorrer, certamente dificultará ainda mais a vida de muitos pacientes”, comenta dr. João.
Há três tipos de medicamentos, cada um com uma função. Os anorexígenos levam à diminuição do apetite. “Pelo potencial de causar dependência, devem ser utilizados por períodos curtos, que não ultrapassem 12 semanas”. 
Os conhecidos como sacietógenos reduzem a recaptação de serotonina e induzem a sensação de saciedade. “Devido a efeitos colaterais cardiovasculares, estes medicamentos não devem ser prescritos para pacientes hipertensos, com antecedentes de acidente vascular cerebral, angina ou infarto do miocárdio”. 
Também não devem ser prescritos na infância, gravidez e lactação e nem para idosos, bem como associados a qualquer outro agente de ação no sistema nervoso central para redução do peso, como os anorexígenos.
Outro grupo interessante é o que promove inibição da absorção intestinal de gordura, reduzindo-a em cerca de 30%. “Seus efeitos colaterais principais são relacionados ao aumento no número de evacuações, às vezes com urgência”, alerta.
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com o IMC maior que 40 Kg/m², ou ainda naqueles com IMC maior que 35 Kg/m² que apresentem complicações relacionadas à obesidade, como hipertensão, diabetes e apneia do sono. “É a abordagem mais eficaz para perda de peso a longo prazo”.
Causas
O ganho de peso pode estar associado a inúmeros fatores, como dieta inadequada, vida sedentária e até ao uso de medicamentos. Os fatores secundários estão associados a causas psicológicas, como baixa autoestima, por exemplo. 
Há também relação direta entre obesidade e genética. “Existem genes que carregam maior suscetibilidade ao ganho de peso - alterações comprovadas em roedores e em humanos. O exemplo mais conhecido talvez seja o que provoca defeito na ação da leptina – controle de apetite e de massa corporal”, explica dr. João.
A obesidade neuroendócrina é causada pela produção excessiva de cortisol - em geral por tumor benigno -, pela a síndrome dos ovários policísticos, pelo hipotireoidismo - lesão de uma área do cérebro chamada de região hipotalâmica - e ainda por deficiência comprovada do hormônio de crescimento.
Para o especialista, a obesidade é uma doença complexa e multifatorial, da qual os recursos terapêuticos para tratamento não são muito eficazes em longo prazo. “O ideal é que exista uma abordagem multiprofissional, com médico, nutricionista, professor de educação física e avaliação comportamental por especialista”.