PATROCINADOR
03 novembro 2011
31 outubro 2011
Vote Cataratas: Niclevicz fará travessia de tirolesa nas Cataratas do Iguaçu
O Comitê de Apoio da Campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu a uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza conta com o apoio de um garoto propaganda de fama internacional. Depois da cena cinematográfica do sobrevoo do dirigível da fundação New Seven Wonders, deve chamar a atenção do público para a eleição do atrativo o alpinista Waldemar Niclevicz.
Primeiro brasileiro a conquistar o topo do pico Everest e a chegar à K2, a montanha mais difícil de ser escalada, localizada no norte do Paquistão, Niclevicz fará a travessia das Cataratas do Iguaçu de tirolesa, para pedir votos para a atração. Toda a logística para o evento será montada nesta semana. A data da travessia ainda não foi definida, mas deve acontecer entre quinta-feira e sábado, 3 e 5 de novembro. O alpinista estará acompanhado de uma equipe de seis pessoas.
Essa será a segunda vez que Niclevicz, natural de Foz do Iguaçu, repetirá a façanha: em 2001, ele atravessou de tirolesa a Garganta do Diabo, o mais famoso salto das Cataratas do Iguaçu. Na ocasião, ele disse que essa foi uma das mais experiências mais emocionantes de sua carreira. E agora não será diferente. A travessia terá como apelo a eleição do atrativo.
“Estou vindo exclusivamente para essa ação. As Cataratas são de uma beleza ímpar, singular”. Tive a oportunidade de escalar o Salto Angel, o maior do mundo, localizado na Venezuela, mas nada se compara à emoção de vencer as Cataratas”. E complementou: “como iguaçuense, estou orgulhoso e muito feliz de poder ajudar a mobilizar brasileiros e estrangeiros a votar nas Cataratas”.
A travessia será transmitida ao vivo pela internet.
Segundo Gilmar Piolla, coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, “esse é um evento mediático, para atrair atenção das pessoas à campanha Vote Cataratas e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial dos nossos roteiros de ecoaventura".
Na reta final da campanha, a onze dias para o encerramento do concurso, o Comitê Local de Apoio às Cataratas está reforçando as estratégias e já ganhou o apoio de vários artistas, políticos e da mídia em geral.
O governador do Paraná, Beto Richa, gravou mensagem convocando todos os paranaenses a eleger as Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza. Artistas do Rio de Janeiro também abraçaram a campanha em prol das Cataratas. Na semana passada, o ator Odilon Wagner, da Rede Globo, gravou um comercial pela Rede Paranaense de Comunicação (afiliada da Globo no Paraná) explicando como fazer para votar no cartão postal.
O apresentador Ratinho e os cantores Daniel e Zezé di Camargo também aderiram à campanha. Os cantores gravaram VTs de apoio a eleição do atrativo. As redes de televisão SBT e RPC estão preparando matérias para reforçar a reta final da campanha Vote Cataratas.
Votação
Estão no páreo 28 finalistas. Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site www.votecataratas.com, ou votar via SMS, enviando a palavra “CATARATAS” para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,37 + impostos.
Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook (www.facebook.com/votecataratas).
Especialista defende desaposentação e rebate Previdência
Ajustes no regime atual de aposentadoria são injustos com aqueles que começaram a contribuir jovens. A opinião é da especialista em Direito Previdenciário Rafaela Domingos Lirôa, do escritório Innocenti Advogados Associados.
Ela discorda das declarações dadas na última terça-feira (25/10) pelo diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Rogério Nagamine Constanzi. No Informe de Previdência Social de outubro de 2011, o representante do órgão defendeu que mudanças no regime de aposentadoria no País seriam fundamentais para garantir a sustentabilidade da Previdência Social.
"Entendo que isso faz com que haja uma despesa maior para a Previdência, que paga por mais tempo benefícios de aposentadorias a quem se aposentou mais cedo. No entanto, não concordo com a imposição de outros requisitos para a concessão dos novos benefícios, já que a pessoa que se aposentou mais cedo também começou a trabalhar e a contribuir para a Previdência antes", afirma Rafaela.
Constanzi criticou a legislação brasileira que "permite que as pessoas aposentadas continuem trabalhando".
"Isso não prejudica a Previdência. Pelo contrário, a pessoa continua colaborando para a formação dos novos benefícios, já que vigora o princípio da solidariedade no custeio", rebate Rafaela.
“Quanto à desaposentação, entendo que é justa e está de acordo com o próprio sistema previdenciário vigente, já que se o aposentado que continua a trabalhar é obrigado a contribuir para a Previdência, nada mais justo que ele possa incorporar tais contribuições na forma de um novo benefício, renunciando a aposentadoria anteriormente vigente, para a qual também contribuiu regularmente, não havendo, portanto, que se falar em devolução de valores”, conclui a advogada.
30 outubro 2011
BRT é solução rápida e eficiente para desafogar o metrô
Integração com outros modais é necessária para que sistemas sobre trilhos funcionem com eficácia
O metrô de São Paulo tem atualmente uma rede de 70,6 quilômetros e registrou neste ano a maior demanda de sua história, proporcionalmente à população da capital. São quatro milhões de passageiros por dia, que representam 35% da população da cidade. Como a demanda cresce mais rapidamente do que a capacidade do metrô, o sistema registrou também a sua pior avaliação, de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 7 de setembro.
Foi a primeira vez que menos da metade (47%) dos usuários avaliou o serviço como ótimo ou bom – 8% a menos do que na pesquisa de 2008. Os dados refletem a previsão de muitos especialistas em mobilidade urbana, que dão conta de que o metrô está prestes a ficar saturado, com muito público para pouco espaço. Para eles, é urgente que o poder público invista na construção de modais complementares ao metrô, e não somente em sua expansão, e em maneiras de aumentar seu público, como ocorre quando são ampliadas as integrações.
Uma alternativa importante que está sendo implantada em muitas capitais brasileiras, especialmente com investimentos da Copa do Mundo de 2014, é o BRT (do inglês Bus Rapid Transit). Trata-se de um sistema de transporte de ônibus em corredor exclusivo, segregado do trânsito comum. Somente no Rio de Janeiro, que também será sede dos Jogos Olímpicos em 2016, quatro grandes corredores BRT serão construídos - com os nomes de TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil -, somando 155 km de vias exclusivas para ônibus.
Segundo dados da Fundação Clinton de Desenvolvimento Internacional e do Instituto Jaime Lerner, a grande vantagem do BRT é que sua implantação é mais rápida e mais barata do que as opções sobre trilhos. O levantamento dessas instituições mostra que o metrô pode levar cerca de nove anos para ser implantado em um trecho de 10 quilômetros; VLTs, em torno de sete anos; e o BRT em torno de 2,5 anos para cobrir a mesma distância. Quando o aspecto é custo, as diferenças são assustadoras: a implantação do metrô implica em investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões por quilômetro, VLTs custam R$ 404 milhões, e BRT, R$ 11 milhões para o mesmo trecho.
Em São Paulo, um corredor nesses moldes liga o ABC à capital desde 1997. É o Corredor ABD, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operado pela concessionária Metra. Com 33 quilômetros de extensão, o sistema funciona baseado na prioridade ao transporte de passageiros, de tal forma que até os semáforos que cruzam o corredor são sincronizados com a programação das linhas de ônibus. Pelas suas características de transporte rápido, o corredor registra uma média de 21 km/h nos horários de pico, velocidade bastante superior à média dos ônibus comuns, mesmo nas faixas “exclusivas”, mas não segregadas, que é de 11km/h.
O corredor paulista foi um dos locais visitados pelo secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão, responsável pela implantação dos corredores que promoverão a ampla reformulação das formas de locomoção da população carioca, estimularão a racionalização do atual sistema de ônibus e darão maior agilidade aos deslocamentos das pessoas. "O corredor ABD impressiona pela eficiência conseguida, com simplicidade e foco na qualidade do serviço prestado ao usuário", disse o secretário.
28 outubro 2011
Impostômetro chega a R$ 1,2 trilhão neste domingo (30), por volta das 23 horas
Este é o segundo ano em que o painel marca R$ 1,2 trilhão. Em 2010 isso ocorreu em 14 de dezembro
No domingo, 30 de outubro, por volta das 23 horas, os brasileiros já terão desembolsado R$ 1,2 trilhão em impostos para os governos federal, estaduais e municipais. É o que mostrará o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Esta arrecadação chegou pela primeira vez em 14 de dezembro de 2010. Este ano o mesmo valor chegará no dia 30 de outubro, 45 dias antes que no ano passado.
Para o presidente da ACSP, Rogério Amato, a qualidade de vida dos brasileiros deveria acompanhar o crescimento da carga tributária. “As pessoas precisam de bons hospitais, as crianças dependem de uma boa escola para ter formação de qualidade e o transporte tem que suprir a necessidade do cidadão. Temos que saber que somos pagadores de impostos e não contribuintes, e cobrar o retorno desse dinheiro em serviços públicos eficientes”, afirma.
A previsão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que até o final deste ano seja arrecadado R$1,4 trilhão em tributos.
O painel afixado na sede da entidade mostra a arrecadação de impostos, taxas e contribuições dos brasileiros, incluindo multas, juros e correção monetária, desde o 1º dia do ano.
Histórico – O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Pela Internet (www.impostometro.com.br) qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros de acordo com os Estados e Municípios. Além disso, esse sistema faz estimativas de quanto será pago em outros anos. No site Hora de Agir (www.horadeagir.com.br) é possível manifestar, por meio de textos e vídeos, sua opinião sobre a carga tributária.
Impostômetro marca R$ 1,2 trilhão
Domingo, 30 de outubro de 2011, às 23 horas
Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
27 outubro 2011
Campus Party e Prefeitura de Porto Alegre lançam desafio
“Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?”
Campuseiros de todo o mundo podem responder e o vencedor leva 15 mil reais
A Campus Party, o maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, e a Prefeitura de Porto Alegre convidam a todos os campuseiros e o público em geral a repensar o espaço urbano brasileiro, mais especificamente a da capital dos gaúchos. Todos os finalistas do desafio irão apresentar seus projetos no V Congresso da Cidade de Porto Alegre, em dezembro.
“Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?” essa é a pergunta do desafio, que tem como objetivo encontrar aplicações, tecnologias, metodologias e ideias inovadoras em cinco diferentes áreas – educação, saúde, trabalho e emprego, mobilidade urbana e desenvolvimento tecnológico –, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos porto alegrenses. Os projetos devem ser enviados a partir de hoje até o dia 23 de novembro.
De acordo com o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, é impossível pensar em uma cidade moderna sem o apoio das novas tecnologias e de eventos que permitam a concretização de inovações tecnológicas voltadas para o bem-estar do cidadão. “Eu não tenho dúvidas de que esta parceria com a Campus Party pode render novas ideias e propostas inovadoras para a nossa cidade”, afirmou.
Além dos campuseiros, o público em geral também poderá participar. O desafio está aberto para brasileiros e estrangeiros. Os interessados deverão acessar o site http://campuse.ro/poain e realizar a sua inscrição. Todos os participantes deverão publicar os documentos solicitados, de cada projeto enviado, incluindo informações sobre o impacto gerado pela aplicação e detalhes técnicos, além de um resumo executivo.
O melhor projeto em cada uma das cinco categorias receberá um Mac Book. O grande vencedor será o melhor projeto entre os cinco já premiados e receberá R$ 15 mil. Todos os projetos serão apresentados durante o V Congresso da Cidade de Porto Alegre, que tem como objetivo discutir os grandes desafios e buscar de forma conjunta ações de planejamento e de cuidado com a cidade.
O lançamento do desafio foi realizado nesta quarta-feira, 26, no estande da Prefeitura, no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Além do Prefeito, o evento contou com a participação do secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, e do diretor geral da Futura Networks, Mario Teza.
* As fotos do evento estão disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil
Inovação Aberta
Com 15 anos de experiência e realização da Campus Party em países da América Latina e Europa, a Futura Networks conquistou uma base com mais de 140 mil talentos especializados e criativos: os campuseiros. São usuários avançados de internet com um olhar diferente, tecnológico e multidisciplinar do mundo.
E é através do Futura Innovation que as organizações têm a possibilidade de contar com essas mais de 140 mil mentes talentosas e criativas para solucionar desafios de acordo com as suas necessidades, como ocorre neste desafio com a Prefeitura de Porto Alegre. Todos os desafios são publicados no Campus Labs, a plataforma de inovação aberta da Campus Party.
O conceito de inovação aberta, como é conhecido, é literalmente solucionar problemas “fora da caixa”, ou melhor dizendo, fora das empresas, como é a proposta do Futura Innovation: um desafio é lançado para ser solucionado por uma base de milhares de especialistas em tecnologia. A vantagem que as empresas têm em agregar novas ideias e visões é a aceleração do seu processo de inovação interno e do Time do Market, além da redução de tempo, custos e riscos dos processos de inovação.
Um exemplo prático aconteceu na Colômbia, quando o Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações propôs a criação de aplicativos para melhorar a relação do Governo em 12 diferentes setores. O resultado: 281 propostas recebidas, 165 aplicativos viáveis, sendo 37 de alta qualidade, dando uma alta gama de escolhas para o Governo Colombiano.
“Unimos Talento, Criamos Futuro. Esse é um dos lemas da Futura Networks com a realização da Campus Party. Agora, queremos estender isso não somente para o período da Campus Party, mas em novas esferas e também se fazer presente em outras épocas do ano”, afirma Mário Teza, diretor geral da Futura Networks. Para ele, a parceria com a Prefeitura já “é uma grande demonstração de que Porto Alegre está se tornando uma cidade ainda mais inovadora, pois irá utilizar um modelo emergente de inovação em que a cooperação de talentos externos tem um papel fundamental”.
Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador.
26 outubro 2011
"O Gato de Botas" ganha vida com a tecnologia da HP
HP e DreamWorks colaboram para elevar a animação artística a novos níveis de qualidade
A HP anuncia hoje que a DreamWorks Animation SKG Inc. selecionou a tecnologia da HP para vencer novos limites da animação digital e produzir o filme mais avançado tecnologicamente da empresa até o momento, "O Gato de Botas", que será lançado nos cinemas dos Estados Unidos nesta sexta-feira, dia 28 de outubro. No Brasil, o lançamento do filme está programado para 9 de dezembro.
Como parte de um relacionamento tecnológico que começou com a HP em 2001, a DreamWorks implantou a Infraestrutura Convergente da HP em sua estrutura, ajudando a moldar o futuro da animação digital. Para fazer esses filmes ganharem vida, a DreamWorks Animation utiliza toda infraestrutura da HP, de estações de trabalho a produtos de rede, assim como recursos de renderização digital acessados por meio de nuvem.
A tecnologia da HP desempenhou um papel importante em muitos dos impressionantes filmes da DreamWorks, incluindo a série “Shrek”, “Como treinar o seu dragão”, “Kung Fu Panda” e “Kung Fu Panda 2”.
Para criar “O Gato de Botas”, os artistas usaram mais de 200 HP Z800 Workstations de alto desempenho, possibilitando uma execução sem falhas de tarefas criativas e detalhadas. As estações de trabalho ajudaram no projeto de tudo dentro do filme – do heróico Gato espadachim aos efeitos digitais, como tornados e paisagens com nuvens.
Para “O Gato de Botas”, a tecnologia HP ProLiant BL460 blade, geograficamente espalhada em cinco grupos de renderização nos Estados Unidos e Índia, forneceram o máximo da capacidade computacional em etapas fundamentais da produção. Os servidores blade capacitaram o volume sem precedente de 117 terabytes de dados e mais de 60 milhões de horas de renderização.
“Como em todos os nossos filmes, ‘O Gato de Botas’ exigiu sistemas poderosos para dar suporte às demandas digitais das nossas equipes de criação”, disse Ed Leonard, diretor de tecnologia da DreamWorks Animation SKG. “Saber que temos o suporte de nossos parceiros na HP nos permite deixar os nossos artistas livres das limitações técnicas, deixando-os focar na criação das mais poderosas experiências de computação gráfica em 3D”.
A DreamWorks escolheu as soluções de HP Networking incluindo switches HP 12508 e 5800, HP Networking Intelligent Management Center e HP Intelligent Resilient Framework para fornecer níveis melhorados de desempenho de rede ao mesmo tempo em que simplifica o gerenciamento nos ambientes de WAN/LAN 10G escalável do estúdio. Além disso, a DreamWorks usou o HP X9000 IBRIX Network Storage System como solução que pode escalar a capacidade de resposta para as exigências do estúdio enquanto permite crescimento futuro.
Para atender às exigências do filme, a DreamWorks implantou o HP Cloud Services, que elimina a necessidade de uma expansão de datacenter físico, que geralmente consome vários milhões de dólares. Oito milhões do total de 63 milhões de horas de renderização foram feitas usando o HP Cloud Services, que representou 45% das necessidades computacionais em nuvem do estúdio.
“A nossa colaboração de uma década com a DreamWorks desafiou a HP a desenvolver tecnologia que atendesse continuamente as necessidades de alto desempenho dos melhores animadores digitais do mundo”, disse Doug Oathout, vice-presidente de Infraestrutura Convergente da HP. “A HP trabalha com eficácia e como uma extensão para a melhoria da infraestrutura de estúdios de animação de primeira linha de Hollywood, fornecendo tecnologia de ponta para dar suporte às mentes mais criativas em filmes e animações”.
A tecnologia HP DreamColor foi utilizada no processo de produção do filme para fornecer impressões coloridas de alto nível do trabalho de desenvolvimento visual da equipe de criação. Esta tecnologia permitiu aos designers imprimir provas de cores precisas de imagens de referência fundamentais, como projetos de personagens, ambientes e momentos-chave da história.
Além do desenvolvimento conjunto da tecnologia HP DreamColor em impressoras da HP, a DreamWorks e a HP desenvolveram o Monitor HP DreamColor de bilhões de cores, que ultrapassa o desempenho de qualquer outro monitor LCD disponível, permitindo aos artistas obter consistência, profundidade e riqueza de cor.
A Infraestrutura Convergente HP é a base fundamental da Instant-On Enterprise. Em um mundo de conectividade contínua, empresas incorporam tecnologia em tudo o que fazem para atender clientes, funcionários, parceiros e cidadãos para tudo o que precisarem, instantaneamente.
O HP Discover, principal evento de clientes da empresa, será realizado de 29 de novembro a 1 de dezembro em Viena, na Áustria, e mostrará como as organizações podem iniciar suas jornadas como “Instant-On Enterprises”.
Assinar:
Postagens (Atom)