PATROCINADOR

05 dezembro 2011

Carne expõe gravidade dos conflitos do ICMS

Miriam Arado* 


O impasse relativo ao ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços) incidente sobre a carne é mais um exemplo do quanto a reforma tributária é urgente no País, de modo a colocar fim num imbróglio cada vez mais complexo e nocivo à economia. Como se sabe, o Governo de São Paulo busca acordo com o setor frigorífico para solucionar aquestão pertinente a autuações relacionadas ao uso de incentivos fiscais, concedidos em outros Estados, no âmbito daquele tributo. Os frigoríficos pleiteiam o valor total do imposto, mas a Secretaria da Fazenda paulista, seguindo o que determina a legislação tributária, só reconhece créditos relativos a impostos anteriormente pagos. Ou seja, a parcela do tributo relativa aos incentivos fiscais em outros estados e, portanto, não recolhida, não gera qualquer crédito. 


O problema gerou autuações vultosas para alguns frigoríficos, somando-se a outras inerentes a distintos setores. São Paulo tem mais de nove bilhões de reais de multas para receber, no contexto de práticas ligadas à guerra fiscal. No caso específico da carne, a comercialização, em transações internas no território paulista e em exportações, é isenta do ICMS. No entanto, nas operações interestaduais, o recolhimento é de 12%. Uma parte dessa alíquota transforma-se em crédito para os frigoríficos, relativos a incentivos fiscais concedidos por outras unidades da Federação e considerados irregulares por São Paulo, que reconhece apenas o imposto efetivamente pago. Assim, não permite que os frigoríficos usem os créditos não recolhidos, que são alvo de autuações fiscais, gerando uma complexa e onerosa pendência. 


O que a Secretaria da Fazenda paulista está estudando para tentar uma solução é o reconhecimento de um volume maior de créditos do ICMS, encaminhando proposta ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de redução da alíquota para 4%. O possível acordo pode incluir o pagamento da dívida restante com os créditos que os frigoríficos acumularão em razão das exportações de carne, que, conforme observamos, são isentas do ICMS. 


Esta questão da carne ilustra de maneira muito clara a gravidade do problema tributário nacional. O fato de vários estados buscarem utilizar o ICMS comoferramenta estratégica para atrair investimentos e ampliar a atividade econômica é um barril de pólvora permanente, gerando numerosas situações conflituosas. Cria-se um circulo vicioso de autuações, ações judiciais, ameaças de migração e/ou paralisação de atividades de grandes empresas, como ocorreagora com a carne, risco de desemprego e insegurança jurídica.


O Brasil não pode continuar com regimes tributários díspares entre seus distintos estados. A cada episódio de crise, como esse envolvendo os frigoríficos, adotam-se soluções paliativas e improvisadas, depois de longos embates e discussões. Multiplica-se, assim, o volume de exceções tributárias e se complica cada vez mais o entendimento sobre o legal e o ilegal. Por isso, éurgente iniciar a reforma tributária com a normalização e padronização das alíquotas do ICMS em todas as operações estaduais e interestaduais. Basta de polêmica, casuísmo e guerra fiscal.


*Miriam Arado é vice-presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp).

Hamburg Süd completa 140 anos

Brasil é um dos principais mercados para a empresa, com uma participação de quase 25% nos negócios


No último dia 4 de novembro, a Hamburg Süd completou 140 anos de atividades. Desde sua fundação, em 1871, a empresa sempre acreditou na potencialidade do Brasil, onde começou os negócios escalando seus navios no Rio de Janeiro e em Santos.

Inicialmente, a principal atividade da empresa era o transporte de imigrantes da Europa para o Brasil. Após um curto período de tempo desde a fundação, a companhia passou a atuar também com carga.

A posição no Brasil foi fortalecida, em 1998, quando o Grupo Oetker (dona da Hamburg Süd) adquiriu a Aliança Navegação e Logística, fundada, em 1950. Hoje, a Aliança se posiciona entre as principais empresas de transporte da América do Sul, especialmente na Cabotagem brasileira. 

A potencialidade dos negócios na região tem crescido constantemente. Em 2006, a movimentação na Costa Leste da América do Sul foi de 1 milhão de TEUs. Em 2010, esse número totalizou 1,4 milhão de TEUs, um aumento de 40% em 4 anos, o que representa uma participação de quase 25% nos negócios totais do Grupo Hamburg Süd no mundo. 

Segundo Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd, o compromisso da empresa com o Brasil está também envolto no desenvolvimento da infraestrutura logística. No início de 2011, foi inaugurado o Porto Itapoá, em Santa Catarina, um moderno complexo portuário de águas profundas, com um cais de 630 metros e com capacidade para movimentar 300 mil TEUs por ano, podendo ampliar para 500 mil TEUs nos próximos anos. 

“A Aliança e a Hamburg Süd apoiaram este projeto em conjunto com outras companhias investidoras para contribuir com a melhora na infraestrutura logística brasileira”, ressalta.

Frota e Navios

A frota operada pelo Grupo Hamburg Süd é composta por 169 navios, 40 deles pertencentes à empresa, com 113 utilizados em serviços de linha e 56 na divisão de tramp (sem rota regular). O crescimento das cargas também impactou na aquisição de novos contêineres. Atualmente, a companhia conta com 396 mil unidades.

A Hamburg Süd vai continuar com sua estratégia de aumentar a parcela de navios e contêineres próprios nos próximos anos. Até 2012, todos os navios da classe “Santa”, com capacidade para 7.100 mil TEUs, e quatro navios menores, de 3.800 TEUs, deverão ser entregues. No total, isso equivale a um ganho de capacidade de 20% em relação à frota existente. 

Além disso, para proteger o crescimento planejado para os próximos anos, a Hamburg Süd fez o pedido de seis navios de 9.600 TEUs em março de 2011, com a opção de quatro navios adicionais. Eles deverão ser entregues em 2013/2014 e integrados aos serviços da América do Sul. 

“Os nossos investimentos demonstram a crença que temos no grande futuro do Brasil e na nossa constante expansão e otimização dos serviços”, finaliza o executivo.


Sobre a Hamburg Süd
Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2010, a empresa movimentou 2,9 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

04 dezembro 2011

Lufthansa rumo ao aeroporto de Moscou-Vnukovo; dois voos diários de e para Frankfurt oferecerão conexão ainda melhor entre a metrópole russa e a malha aérea mundial

A Lufthansa introduzirá o novo destino Moscou-Vnukovo em sua malha aérea a partir do próximo horário de voos 2012. Os dois voos diários a partir de Frankfurt complementarão a oferta já existente para o aeroporto de Domodedovo, também em Moscou, oferecendo, portanto, seis voos diários entre Frankfurt e a capital russa a partir de 25 de março de 2012. 

Com 14,6 milhões de habitantes, Moscou está à frente de Istambul e Londres como maior região metropolitana da Europa. Dos grandes aeroportos internacionais da capital, Vnukovo é o que fica mais próximo ao centro de Moscou. O trem expresso leva apenas 35 minutos para chegar ao centro da cidade. Ao mesmo tempo, o novo destino Lufthansa oferece excelente conexão com a cidade industrial Kaluga, onde estão estabelecidas várias filiais da indústria automobilística.

Com os voos para Moscou-Vnukovo, a Lufthansa oferecerá ao todo 153 voos semanais para nove destinos entre a Alemanha e a Rússia. Além dos dois aeroportos da capital, há voos para Nizhniy Novgorod, Perm, Samara, Kazan, São Petersburgo, Rostov e Yekaterinburg. Mais informações em www.lufthansa.com

02 dezembro 2011

AMR E AMERICAN AIRLINES RECEBEM AUTORIZAÇÕE JUDICIAL PERMITINDO A CONTINUAÇÃO NORMAL DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS

American Airlines a American Eagle continuam a servir consumidores

AMR Corporation, a companhia matriz da American Airlines, Inc. e da AMR Holding Corporation, anunciaram que o juiz Sean H. Lane do Tribunal Americano de Falências do Distrito Sul de Nova York garantiu ontem a aprovação de uma série de moções iniciais requeridas pela Companhia para ajudar a facilitar a continuação normal das operações de negócios da American e American Eagle no decorrer do processo de reorganização.

A companhia também reportou que, conforme esperado, a American e American Eagle continuaram com operações normais ontem, com voos, reservas, manejo de bagagens, serviços ao consumidor e outras funções em operação normal.

“A American continua a progredir em nosso caminho para um futuro de sucesso”, disse Tom Horton, membro do conselho, Presidente e CEO da AMR e da American Airlines. “A autorização imediata do tribunal de moções chave assegura que os clientes ao redor do mundo continuem a confiar na American e American Eagle para uma viagem aérea segura, confiável e conveniente. Como os empregados da American continuaram a demonstrar, estamos comprometidos com nosso consumidor e confiantes em nosso futuro”.

A American recebeu autorização para, entre outras coisas:

·       Proporcionar aos funcionários pagamento, cobertura de seguro saúde e outros benefícios sem interrupção;
·       Honrar passagens e reservas, e fornecer reembolsos e trocas como de costume;
·       Manter em sua integridade o programa AAdvantage® Frequen Flyer e outrso programas de serviço ao consumidor, e assegurar que todas as milhas e status elite do AAdvantage® recebidas pelos membros continuem asseguradas e intactas;
·       Continue o pagamento dos contratos correntes de fornecimento de combustível ;
·        Assumir acordos interlinhas, clearinghouse, Airline Reporting Corporation (ARC) e acordos semelhantes e
·        Continuar a  usar sistemas de gerenciamento de caixa existentes e manter contas bancárias existentes.

Conforme anunciado ontem, a AMR e algumas de suas subsidiárias norte-americanas requereram a reorganização de acordo com o Capítulo 11 no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. O número do caso da AMR é 11-15463, e o número do caso para a American Airlines é 11-15464. Mais informações sobre a requisição da American Airlines para o capítulo 11 está disponível na internet no endereço AA.com/restructuring. A Companhia está fornecendo acesso contínuo aos documentos do tribunal, incluindo ordens de hoje, no endereço www.AMRcaseinfo.com. Informações para os fornecedores e vendedores estão disponíveis nos números             (866) 736-9011       ou (703) 286-2757, através do envio de um email para amr.supplier @ aa.com.

A principal conselheira legal da AMR é Weil, Gotshal & Manges LLP e sua conselheira financeira é a Rothschild, Inc.

FecomercioSP aprova redução de IPI para produtos da linha branca

Para Federação, qualquer medida que visa a redução da carga tributária é saudável para a economia

Com o anúncio do governo de redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), afirma que é possível que os preços dos eletrodomésticos para o consumidor final caiam entre 3%  a 5%, de acordo com as medidas de incentivo anunciadas hoje pelos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Para o presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, a redução de impostos “é mais uma demonstração que o consumo das famílias é a sustentação para a não piora do cenário interno diante da turbulência da econômica mundial”, afirma. As reduções de IPI para a linha branca foram as seguintes: fogão, de 4% para 0%; geladeira, de 15% para 5%; máquina de lavar, de 20% para 10%; e tanquinho, de 10% para 0%. As medidas também valem para os estoques que já estão nas lojas e vão vigorar até 31 de março de 2012.

Para FecomercioSP, fica implícito que as medidas de estímulo recém-adotadas pelo governo, é o reconhecimento de que a carga tributária tem um papel decisivo sobre o ritmo da economia, seja para alavancá-la, com desoneração, ou para contê-la, por eventuais dimensões exageradas. O conjunto de impostos e taxas vigentes no Brasil, em seu padrão normal, se torna um elemento impeditivo para manter o ritmo de consumo, além de segregar as classes de menor renda devido à natureza agressiva de seus tributos indiretos.

“A carga tributária brasileira é elevada, além de injusta e complexa. Não é garantia de maior arrecadação, apenas um obstáculo que acaba restringindo o real potencial do mercado consumidor”, lembra Szajman. Portanto, os resultados após desonerações como as atuais, mostram uma resposta imediata no consumo, provando o poder restritivo que o conjunto de tributações incide sobre os preços.

A FecomercioSP ressalta que em um curto período de ano, o governo adotou uma série de medidas paliativas, pontuais e que se restringiam a determinados setores. A Federação acredita que o governo perde a oportunidade de realizar debates entre os poderes, o setor produtivo e a sociedade civil para estabelecer medidas amplas e definitivas.

Expectativa de alteração de preços


HP e Alcatel-Lucent trazem o poder da tecnologia de Centro de Dados e Redes de Comunicação

A HP (NYSE: HPQ) e a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anunciaram uma solução desenvolvida em conjunto para ajudar organizações a mover, armazenar e acessar grandes quantidades de informação integrando uma tecnologia de infraestrutura de centro de dados e redes de comunicação de alto desempenho. 

O novo  Data Center Network Connect da HP e Alcatel-Lucent (DCNC ? Conexão de Rede de Centro de Dados) é uma estrutura integrada que une o melhor da tecnologia de centro de dados com redes de comunicação de alto desempenho para oferecer às empresas os mesmos níveis de confiabilidade, rapidez e capacidade que estão disponíveis nas redes de provedores de serviços de telecomunicação ? agora com custo significativamente mais baixo.

Essa oferta foi desenvolvida com o compromisso da HP e da Alcatel-Lucent de equipar as empresas e provedores de serviços com as ferramentas específicas de que necessitam para oferecer sistemas convergentes de infraestruturas de TI e Telecomunicações com maior flexibilidade. A DCNC é o exemplo mais recente dessa promessa, ajudando as empresas a criarem maior rendimento dentro de seus centros e redes de dados para maior agilidade. Além disso, a HP está ajudando provedores de serviço a fornecerem ofertas públicas de nuvens para clientes anunciando a integração de hoje do CloudSystem da HP com a Alcatel-Lucent.

Arthur Filip, vice-presidente e gerente geral, Consultoria de Tecnologia da HP, afirma que ?os clientes estão aumentando a quantidade de informação que precisam ser restauradas, distribuídas e compartilhadas sem comprometer a qualidade e velocidade dos dados. A HP e a Alcatel-Lucent fornecem aos clientes uma maneira de compartilhar com segurança grandes volumes de dados entre sites de centro de dados quando e onde for necessário em um instante.?

 ?A solução da Alcatel-Lucent e da HP está baseada na tecnologia desenvolvida para satisfazer os provedores de serviço de telecomunicação que esperam que suas redes tenham desempenho com confiança excepcional e que atendam às suas necessidades futuramente,? afirma Philippe Keryer, presidente, do Grupo de Redes da Alcatel-Lucent. ?As grandes empresas podem investir com confiança nessas soluções estando conscientes de que irão receber total benefício de seus investimentos pelos próximos anos.?

Gerando grande flexibilidade nas empresas com a melhoria dos centros de dados
A DCNC combina a amplitude das tecnologias e serviços dos centros de dados da HP com as soluções de transporte óptico para provedores de serviço da Alcatel-Lucent e seu portfólio de serviços de roteamento e comutação de alto desempenho, que são os elementos-chave da estrutura do High Leverage Network (HLN)? da Alcatel-Lucent.

A DCNC irá aproveitar o melhor da solução CloudBand recentemente anunciada da Alcatel-Lucent que acessa a energia da infraestrutura das redes distribuídas para oferecer às grandes empresas e governos acesso à nuvem com a qualidade de serviço que suas atividades exigem.

Para abordar as principais funções como recuperação de desastre, backup de dados, mobilidade de máquina virtual e a criação de suporte para nuvens, as grandes empresas e provedores de serviço necessitam de uma solução integrada que forneça banda larga de alta velocidade e baixa latência para conectar centros de dados. Tendências de centros de dados emergentes como virtualização de servidor, aplicativos de escalabilidade horizontal, convergência de rede e computação em nuvem trouxeram novas necessidades para os centros de dados e redes de provedores de serviço. Assim, estas tendências necessitam de novos designs e tecnologia de infraestrutura que elimine limitações de banda larga, desempenho e disponibilidade.

A solução da HP e da Alcatel-Lucent une os principais serviços de centro de dados e ofertas de redes dos portfólios das duas empresas. A DCNC atende às exigências imediatas de centros de dados como consolidação, continuidade e segurança dos negócios, ao mesmo tempo em que forma a base para as tecnologias de computação sob demanda baseadas em serviço.

A DCNC aproveita o roteamento, comutação e transporte óptico de serviço de alto desempenho para que os clientes possam abordar as rigorosas exigências dos serviços financeiros, planos de saúde e setores de mídia, onde a rapidez e capacidade de banda larga são fundamentais para a entrega de serviços.

A HP Enterprise Services, que oferece vários serviços de centro de dados para clientes terceirizados da HP, usou o PSS (Photonic Service Switch - Comutador de Serviço Fotônico) 1830 da Alcatel-Lucent para criar links ópticos de alta capacidade para interconectar os centros de dados comerciais da HP. Os dois primeiros projetos na Alemanha e na Suíça foram bem-sucedidos, e já estão planejadas implementações futuras em outros centros de dados comerciais da HP.

Os benefícios para os clientes incluem:
·           Melhor desempenho de rede com rendimento mais rápido e mais confiável, resultando em um sistema de rede mais confiável para aplicativos e-business, comunicações corporativas e serviços corporativos baseados na rede.
·           Melhor tempo para comercialização por meio de uma solução integrada de hardware, software e soluções de serviços que combinam tecnologias de centros de dados com consultorias para ajudar clientes com a implementação e suporte.
·           Maior flexibilidade e agilidade dentro da rede usando um design aberto baseado em padrões para que clientes possam atender e superar os acordos de nível de serviço.
·           Custo total reduzido de propriedade tornando a rede mais eficiente consolidando e conectando múltiplos protocolos e redes de área de armazenamento e possibilitando outras capacidades de compartilhamento de recursos entre vários locais.
·           Confiabilidade superior para suportar as necessidades atuais dos negócios 24 horas por dia.

Disponibilidade e Preço
A DCNC da HP e a Alcatel-Lucent consiste em produtos existentes e serviços atrelados a produtos da HP e da Alcatel-Lucent que já estão disponíveis no mundo todo. Os serviços estão atualmente disponíveis em locais selecionados com disponibilidade global e consolidada até o final do ano.

Sobre a Aliança Global da HP com a Alcatel-Lucent
A aliança global da HP com a Alcatel-Lucent ajuda provedores de serviços grandes empresas a evoluírem em direção às infraestruturas de TI e telecomunicação convergidas que são mais eficientes, flexíveis e adaptadas às necessidades dos mercados em constantes mudanças. Juntas, a HP e a Alcatel-Lucent trazem ao Mercado a maior série de recursos do mundo para possibilitar as transformações dos negócios dos clientes.

A aliança está atualmente implementando ofertas amplas de clientes como a solução DCNC que aproveita totalmente os portfólios de produtos das duas empresas para os mercados de empreendimento e telecomunicação.  

01 dezembro 2011

Airbus começa fazer as asas para o primeiro A350 XWB

A montagem das asas de fibra do carbono de 32 metros de extensão para o primeiro A350 XWB (MSN1) começou na recentemente aberta “North Factory" da Airbus em Broughton, Reino Unido.

A maior parte da asa do A350 XWB é feita de compostos leves de carbono, incluindo os revestimentos superior e inferior da asa, stringers, longarinas traseiras e frontais. Ambos o projeto estrutural avançado e a aerodinâmica superior da asa contribuem significativamente com o desempenho de 25% de economia de combustível do avião.

A pré-montagem das nervuras, revestimentos superior e inferior e bordos de ataque e fuga fixos já aconteceu. Estes componentes serão inseridos nos principais gabaritos de montagem para a integração completa da caixa de asa. As nervuras são produzidas pela Korean Aerospace Industries na Coreia. Os revestimentos superior e inferior vêm das fábricas da Airbus em Stade e em Illescas respectivamente. Além disso, parceiros da empresa estendida Airbus, Spirit e GKN fornecem os bordos de ataque e de fuga.

Airbus Ltd do ©

Legenda da foto: Cobertura superior da asa esquerda do A350 XWB sendo levantada em direção ao primeiro gabarito de montagem principal (gabarito C) na fábrica de A350, North Factory, em Broughton, Reino Unido.