PATROCINADOR

07 dezembro 2011

HP apresenta o seu primeiro ultrabook para negócios com a bateria de maior duração do mercado

A HP apresenta o seu primeiro Ultrabook™ de negócios, com design fino e leve, novas opções de segurança e um disco rígido para a melhor experiência móvel possível ao usuário.
O HP Folio13 também oferece até 9 horas (1) de duração de bateria, o que é o mais alto desempenho entre os dispositivos Ultrabook atualmente disponíveis no mercado.
Com vida de bateria para durar durante todo o dia útil, os usuários não são mais obrigados a carregar adaptadores de energia para carregar seus notebooks. Além disso, uma ampla variedade de portas, incluindo Ethernet, elimina a necessidade de carregar conectores. Profissionais móveis agora podem permanecer produtivos e trabalhar ao longo de todo o seu dia – de casa até o trabalho e de volta até sua casa – levando somente o HP Folio13.
“Essa categoria de produtos é inovadora e será uma escolha perfeita para as empresas oferecerem aos seus funcionários em busca de uma experiência mais voltada para o consumidor”, disse Crawford Del Prete, vice-presidente executivo da Worldwide Research Products e diretor de pesquisa da IDC. “Esperamos que os Ultrabooks reacendam o interesse na categoria de PCs de fator de forma pequeno e, até 2015 esperamos que 95 milhões de Ultrabooks sejam vendidos anualmente em todo o mundo”.
Com menos de 18 milímetros de espessura e usando uma tela ultrafina BrightView de alta definição (HD)(2) de 13,3 polegadas de diagonal, o HP Folio13 pesa somente 1,5kg.(3) Ele combina o elegante design industrial encontrado em produtos de consumo com a segurança e capacidade de uso exigida por usuários comerciais.
Impulsionado pelos mais recentes processadores Intel® Core™,(4) o HP Folio13 também inclui Intel Rapid Start Technology, que ajuda a economizar tempo colocando os sistemas dos usuários em funcionamento rapidamente.
O HP Folio13 inclui um teclado com iluminação de fundo que permite aos usuários móveis trabalhar em condições de baixa luminosidade. Um conjunto completo de portas, incluindo RJ-45 e USB 3.0, permite aos usuários ter maior flexibilidade para conectar as informações de que precisam. O HP Folio13 também inclui uma unidade de estado sólido (SSD) com 128 gigabytes (GB)(5) de armazenamento para tempos de resposta mais rápidos e maior confiabilidade.
O modelo incluirá o TPM Embedded Security Chip que protege dados de e-mail, bem como as informações no disco rígido para usuários preocupados com segurança.(6)
O HP Folio13 apresenta a tecnologia HP CoolSense, que usa hardware avançado e software inteligente para um notebook sensivelmente mais frio. O notebook também inclui um HP ImagePad para suporte a gestos multitoque avançado e altamente preciso.
Recursos adicionais incluem a Webcam HP TrueVision HD(2) para imagens HD mais claras e nítidas e Dolby Advanced Audio.
O HP Folio13 também pode ser configurado com uma variedade de sistemas operacionais da família Microsoft Windows® 7, incluindo Windows 7 Professional. Uma garantia limitada de três anos está disponível através do HP Care Pack opcional.
Usuários que necessitam de um ambiente semelhante a um desktop ou conectividade de áudio, vídeo, rede e USB adicional podem conectar o HP Folio13 ao dock HP USB 2.0 opcional.
Preço e disponibilidade
O HP Folio13 estará disponível no dia 7 de dezembro com o preço inicial de $899,99.(7)
Informações adicionais estão disponíveis em www.hp.com/personal e http://shopping.hp.com/go/newfromhp.
A HP apresentou também novos PCs notebook HP ENVY e HP Pavilion dm4. Mais informações estão disponíveis em www.hp.com/go/newsroom.
Sobre a HP
A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre pessoas, governos, empresas e sociedade. A maior empresa de tecnologia do mundo, a HP apresenta um portfólio que engloba de impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI na convergência da nuvem e da conectividade, criando experiências tranquilas, seguras e voltadas para o contexto de um mundo conectado. Para obter mais informações sobre a HP (NYSE: HPQ), visite http://www.hp.com.

(1)    A vida da bateria varia de acordo com o modelo do produto, sua configuração, aplicativos, recursos, uso, funcionalidade sem fio e configurações de gerenciamento de energia. A capacidade máxima da bateria diminuirá naturalmente com o tempo e o uso. Detalhes adicionais estão disponíveis nos testes de desempenho de bateria Mobile Mark07. http://www.bapco.com/products/mobilemark2007.
(2)    Conteúdo em HD necessário para visualizar imagens em HD.
(3)    O peso real pode variar com a configuração.
(4)    A tecnologia Multi-Core foi projetada para melhorar o desempenho de determinados produtos de software. Nem todos os clientes e aplicativos de software poderão se beneficiar do uso dessa tecnologia. A computação de 64 bits em arquitetura Intel requer um sistema computacional com computador, chipset, BIOS, sistema operacional, drivers de dispositivos e aplicativos habilitados para a arquitetura de 64 bits da Intel. Os processadores não operarão (incluindo a operação de 32 bits) sem um BIOS habilitado para a arquitetura Intel de 64 bits. O desempenho variará dependendo das configurações de hardware e software.
(5)    Para unidades SSD, 1 GB =1 bilhão de bytes. A capacidade formatada real é menor. Até 30GB de disco de sistema são reservados para software de recuperação do sistema.
(6)    Folio13 com chip TPM deve estar disponível em janeiro de 2012.
(7)    Preços comerciais estimados para os EUA. Os preços reais podem variar.

Ultrabook, Intel e Intel Core são marcas registradas da Intel Corporation nos EUA e/ou em outros países. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Esta notícia contém declarações baseadas em previsões, que envolvem riscos, incertezas e suposições. Se tais riscos ou incertezas tornarem-se verdadeiros ou se tais suposições mostrarem-se incorretas, os resultados da HP e de suas subsidiárias consolidadas poderão diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos por tais declarações e suposições. Todas as declarações diferentes de fatos históricos são declarações que podem ser consideradas como previsões, incluindo, mas não limitado a, declarações de planos, estratégias e objetivos de gerenciamento para operações futuras, incluindo a execução de estratégias de crescimento, iniciativas de transformação e planos de reestruturação; qualquer declaração a respeito do desenvolvimento esperado, desempenho ou fatia do mercado relacionados a produtos e serviços; resultados operacionais e financeiros previstos; quaisquer declarações de expectativa ou crença; e quaisquer declarações de suposições enfatizando o supracitado. Riscos, incertezas e suposições incluem tendências e eventos macroeconômicos e geopolíticos; as pressões competitivas enfrentadas pelos negócios da HP; o desenvolvimento e a transição de novos produtos e serviços (e o aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes) para atender às necessidades dos clientes e atender às tendências tecnológicas emergentes; a execução e a celebração de contratos pela HP e seus clientes, fornecedores e parceiros; a proteção de ativos de propriedade intelectual da HP, incluindo propriedade intelectual licenciada de terceiros; integração e outros riscos associados com combinação de negócios e transações de investimento; a contratação e retenção de funcionários essenciais; expectativas e considerações relacionadas à execução e ao planejamento de estratégias de crescimento, iniciativas de transformação e planos de reestruturação; a resolução de investigações pendentes, alegações e disputas; e outros riscos que são descritos no Relatório Trimestral da HP no Formulário 10-Q para o trimestre fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2011 e outros arquivamentos da HP na Comissão de Valores Mobiliários, incluindo sem se limitar ao Relatório Anual da HP no formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de outubro de 2010. A HP não assume nenhuma obrigação e não tem a intenção de atualizar essas declarações de previsões.

© 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para os produtos e serviços HP são estabelecidas nas declarações de garantias expressas que acompanham tais produtos e serviços. Nada apresentado aqui deve ser interpretado como uma garantia adicional. A HP não será responsável por omissões, erros técnicos ou erros editoriais contidos neste documento.

LEGO® traz itens raros ao varejo nacional

A LEGO, marca de brinquedos mais querida do mundo, traz ao Brasil alguns itens de colecionador, disponibilizados em edição limitada para todo varejo nacional.


Após o lançamento da Loja de Departamentos e da Mercearia Verde, a LEGO traz um inédito item para sua coleção de prédios modulares. Rico em detalhes, o Pet Shop (10218) reproduz uma loja de animais com direito a cachorro, gato, aves e até um aquário. É possível deslocar cada um de seus três andares e também ter acesso à moradia do dono da loja. O prédio vizinho, que também faz parte do kit, ainda está em reformas e retrata um pintor realizando os últimos retoques nas paredes. Para completar, uma menina passeia em um raro elemento LEGO: uma bicicleta verde. Preço sugerido: R$ 899,90.

Bem a tempo do Natal, chega a Padaria da Vila de Inverno (10216), produto em edição limitada. O brinquedo reproduz uma padaria rica em detalhes, que traz réplicas de croissants e baguetes e vem com sete minifiguras, além de uma coruja da neve e um cavalo puxando uma charrete. Em frente à padaria, um lago congelado é usado como pista de patinação. O item traz o sistema Brick Light, que ilumina de verdade a vitrine da loja. Preço sugerido: R$ 299,90.

Completando os lançamentos, a LEGO apresenta um item de sua linha Creator, com três possibilidades diferentes de construção. Com o Carro Esportivo (5767), os amantes dos veículos terão diversão garantida. A linha LEGO Creator conta com um site na internet, em inglês, com novas ideias de montagem. Confira em www.creator.lego.com. Preço sugerido: R$ 239,90

A hora de planejar 2012 é agora


Por Mauro Calil
   
O mês de novembro chegou e, com ele, chega também a necessidade de fazer o planejamento financeiro para 2012. E não falo somente de se programar para pagar a infinidade de impostos e contas que vencem no início do ano, mas de, previamente, se organizar financeiramente de janeiro a dezembro do novo ano.

Para começar o planejamento, a receita é muito simples (aliás, ela é sempre a mesma). O primeiro passo é listar quanto se ganha e quanto se gasta durante o ano. Afinal, você sabe quanto ganhará e quanto gastará nos 12 meses de 2012. E, mesmo que você não saiba o valor exato das contas, é perfeitamente possível definir quais serão os gastos e dimensionar os recursos.

Vejamos: aniversário tem todo o ano. Você sabe quando é o aniversário da sua mãe, pai, filhos, marido, esposa etc. Você tem filho? Todo ano tem Dia das Crianças. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal também ocorrem anualmente. Basta fazer a programação de quanto você pode gastar em presente em cada um destes eventos recorrentes.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, materiais escolares, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

Em ganhos, além do salário mensal, também deve ser computado o 13º salário. Afinal, não é porque em novembro e dezembro há dinheiro a mais na conta do banco que tudo será gasto em uma única vez. O 13º salário é parte importante do planejamento financeiro.

E não esqueça de deixar uma parcela dos recursos para os investimentos. Costumo dizer que, indiferente da profissão ou da renda, o ideal é seguir a regra dos 70-30, ou seja, do total de ganhos, 70% devem ser reservados para as contas (aqui se incluem todos os gastos necessários, como impostos, contas de água, luz e telefone, plano de saúde e supermercado, e também os esporádicos, como roupas, calçados e lazer) e 30% para os investimentos.

Um exemplo: se você ganhará R$ 60 mil em 2012, o total a ser investido durante todo o ano será de R$ 18 mil. Isto é o mesmo que ganhos de R$ 5 mil por mês, com investimento de R$ 1,5 mil mensalmente. Se os seus gastos somam mais do que 70% do salário, reserve 15% ou 20% para esta finalidade. O importante é que este montante seja colocado em algum investimento.

Sei que imprevistos acontecem, mas ter receitas, gastos e investimentos listados, ajudará você a passar por 2012 com muito mais tranqüilidade do ponto de vista financeiro. E a hora de se planejar é agora.


*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro e autor do livro “A Receita do Bolo” – www.calilecalil.com.br

NISSAN AMPLIA DIVISÃO DA NISMO E REVELA NOVO CONCEITO DO JUKE

Expertise da Nismo conquistada nas pistas será levada aos modelos Nissan – Primeiro conceito Juke Nismo será apresentado no Salão de Tokyo



A Nissan Motor Co., Ltd anunciou um ambicioso programa de expansão na Nismo, para aplicar a sua expertise das pistas em modelos Nissan. Além de produzir versões de desempenho completo dos modelos da marca, a empresa planeja expandir a oferta de peças e acessórios.

Um primeiro aperetivo desta nova fase da empresa de personalização é a derivação Nismo do modelo Juke, que será apresentada no Salão do Automóvel de Tokyo. O Nissan Juke tem seu design desafiador redefinido pela Nismo, ficando ainda mais audacioso. Está menor, mais largo e tem uma postura mais robusta. Mesmo parado, passa claramente a imagem de um carro de desempenho.

Ao concentrar todas as atividades Nismo sob um mesmo teto, em Tsurumi, Yokohama (Japão), a partir do início de 2013, a Nissan criará um centro mundial de excelência para o desenvolvimento de carros de corrida e de desempenho para carros de rua. Este novo centro terá ainda uma área de manutenção geral e uma área de patrimônio, na qual estarão expostos os famosos carros de corrida e de rua Nismo, além de uma loja especializada.

O local contará também com a Omori Factory, loja que oferecerá peças de desempenho e itens da coleção Nismo e com um amplo espaço para abrigar eventos populares para os fãs da marca, assim como o Festival Anual Nismo, que vai continuar atraindo mais de 30 mil apreciadores na comemoração da trajetória da empresa, proporcionando a disputa de corridas em pista real.

“A Nismo já conquistou uma reputação invejável no automobilismo”, afirma Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan. “De fato, em 2011, os carros e motores Nismo ganharam em todas as categorias que competiu, a primeira vez que temos alcançado este marco. O momento certo é agora para que motoristas comuns possam experimentar o que os nossos pilotos de corrida desfrutam. Nosso objetivo é trazer aos carros da Nissan a paixão e a emoção de condução Nismo, como o Juke Nismo mostra que podemos fazer”, completa.

O nome Nismo é derivado de Nissan Motorsports International Co., Ltd, que tem desempenhado um trabalho muito respeitado nas pistas do mundo. Em 2011, por exemplo, a Nismo desenvolveu o Nissan GT-R que foi sucesso de desempenho nos campeonatos Super GT do Japão e no Campeonato Mundial FIA GT1. A Nismo desenvolveu ainda os motores que foram destaque no 24 Horas de Le Mans, além do LEAF Nismo RC, o carro de corrida de zero emissão que anuncia uma nova era de motores esportivos eco-friendly.

“A Nismo acrescenta ainda mais emoção e inovação aos produtos Nissan. Planejamos agora injetar esse estilo e emoção em outros modelos da gama", afirma Shoichi Miyatani, presidente da Nismo. Uma das indiscutíveis estrelas do Salão do Automóvel de Tokyo trará o resultado deste grande programa, o Nissan Juke Nismo, uma ideia de como poderia ser a versão premium esportiva do crossover compacto de enorme sucesso”, completa.

Conceito Juke Nismo dá o primeiro vislumbre do futuro da Nismo
Destinado a um público entusiasta que está à procura de um carro que reflete uma personalidade perspicaz, o conceito Juke Nismo amplia em um único carro o padrão ágil de carro compacto, de respostas rápidas de um coupé, além da força do SUV.

“O sucesso global de vendas do Nissan Juke provou que os clientes estão procurando algo diferente", afirma Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan Motor Co., Ltd. “O Juke Nismo leva essa ideia para um nível superior. É enérgico, distinto e altamente desejável”, completa.

Com acabamentos nas cores da assinatura Nismo, de pérola branca com reflexos avermelhados, o conceito Juke Nismo conta com kit aerodinâmico criado por especialistas Nismo, com o objetivo de aperfeiçoar seu acabamento com visual de carro de corrida. E, como em um carro de corrida, o Juke Nismo foi concebido não apenas para ter uma boa aparência, mas também para ser dinâmico e altamente eficiente, além de conter novas peças como para-choques dianteiro e traseiro, para-lamas, frente e saias laterais e mais amplos.

O padrão da grade foi alterado, enquanto o aerofólio traseiro foi modificado com a inclusão de elementos laterais para o controle de fluxo de ar mais eficiente. Até a forma dos retrovisores foi alterada para melhorar o desempenho aerodinâmico do carro e reduzir a elevação dianteira e traseira sem aumentar a resistência. Esta redução na elevação significa que a área de contato dos pneus foi aumentada para melhorar a aderência, o que é ainda mais reforçada com a chegada das novas e elegantes rodas de liga leve de 19 polegadas.

Naturalmente o tratamento Nismo se estende até o chassi, que foi rebaixado e endureceu o uso de peças de propriedade do tipo que estará disponível a partir do catálogo da Nismo expandida de peças, enquanto o motor a gasolina turbo de 1,6 litro, com injeção direta, foi revisto para entregar mais potência e desempenho.

O toque da Nismo também pode ser encontrado no interior do carro, onde as peças que interagem com o senso de visão, audição, olhar e sentir do motorista, como o volante, pedais, medidores, botão do câmbio e revestimentos das portas, que foram redesenhados para proporcionar um maior envolvimento na condução. Reafirmando os aspectos de desempenho do carro, cortes especiais de couro nos assentos foram adicionados enquanto o tacômetro ganhou iluminação vermelha.

“Como este conceito, a Nismo traz novos níveis de individualidade aos carros tradicionais, como o Nissan Juke. O futuro para a Nismo é desenvolver projetos premium de esportivos para uma gama cada vez maior de clientes", disse o presidente da Nismo, Shoichi Miyatani. “A nossa próxima gama de carros será tão acessível e inovadora quanto cada um dos produtos da Nissan, mas com adição da energia Nismo que trará ainda mais emoção em ter e dirigir um”, completa.

Lufthansa tem tarifas especiais para a Ásia; valores são válidos para compra até 31 de dezembro

Lufthansa está com tarifas reduzidas para a Ásia neste fim de ano e a partir de 21 de janeiro. A passagem de ida e volta na classe econômica, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, para Pequim, Delhi, Hong Kong, Tóquio, entre outros destinos, varia a partir de US$ 1.875. O valor é válido para compra até 31 de dezembro e embarque até 14 de dezembro ou em 2012 de 21 de janeiro a 31 de março. Os voos para Ásia têm sempre conexão em Frankfurt ou Munique. 

Desde o fim de outubro, a Lufthansa oferece voos entre o Rio de Janeiro e Frankfurt cinco vezes por semana, a bordo do Airbus 340-300, equipado com as três classes de serviços, econômica, executiva e primeira classe. Além disso, a companhia aérea liga São Paulo a Munique diariamente e São Paulo a Frankfurt também todos os dias. Dos dois centros de distribuição, oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Para mais informações e reservas, basta acessar www.lufthansa.com

72% das empresas têm acesso restrito às redes sociais

A pesquisa 'Riscos Globais de Segurança em TI', realizada pela Kaspersky Lab - líder no desenvolvimento de soluções de administração de conteúdo seguro e contra ameaças na internet - em parceria com a B2B Internacional, apurou as atividades que frequentemente são restrinjidas nas empresas. As redes sociais são vistas como uma das maiores ameaças à segurança, juntamente com diversas formas de compartilhamento de arquivos.

O acesso às redes sociais é completamente bloqueado em 53% das empresas entrevistadas, enquanto outros 19% restringem esta atividade de alguma forma. No geral, os dados colocaram as redes como a atividade mais proibida, perdendo apenas para os programas de compartilhamento de arquivos (P2P). As outras atividades que aparecem na lista incluem jogos on-line, acesso a determinados sites, streaming de vídeo e serviços de mensagens instantâneas.

Quando perguntado sobre as atividades mais perigosas exercidas pelos empregados, redes sociais foram citadas por 35% das empresas. "As empresas estão preocupadas não apenas com a produtividade, mas com a segurança, e isso define o escopo de atividades restritas dos funcionários", afirma Costin Raiu, diretor de pesquisa global da Kaspersky Lab. "As redes sociais são vistas como uma atividade demorada, mas também como uma fonte potencial de ataques de malware e uma ameaça aos dados confidenciais".

Devido a popularidade e as vulnerabilidades emergentes deste recurso online, as redes tornaram-se um dos principais canais de distribuição de malware. A vulnerabilidade mais notável ​​no Twitter, por exemplo, leva a infecção por malware quando os usuários simplesmente veem uma mensagem infectada. De acordo com especialistas da Kaspersky Lab, as redes sociais são alvos de numerosos ataques, por isso a preocupação manifestada pelas empresas é justificada. 

FecomercioSP projeta Natal melhor que em 2010

Em dezembro, Comércio deve movimentar R$ 33,86 bilhões em São Paulo


Cada família paulista deve gastar, em dezembro, R$ 519 a mais do que nos outros meses do ano. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que credita ao Natal e às festas de fim de ano o impulso de R$ 6,76 bilhões no Comércio paulista.

Se analisado somente das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o gasto de cada família em relação aos demais meses do ano deve subir ainda mais, atingindo R$ 679. 

O resultado será um Natal ainda melhor do que o de 2010. Em dezembro, o Comércio paulista deve movimentar R$ 33,86 bilhões, resultado que é R$ 3,01 bilhões superior ao do ano anterior. Segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, grande parte deste montante, R$15,87 bilhões, se refere ao que será movimentado somente na Região Metropolitana.

Assim, o Comércio do Estado de São Paulo deve fechar o ano com faturamento de R$ 331,96 bilhões, o que representa 28,76% do faturamento nacional do setor. Um crescimento real de 4% em relação a 2010, quando o Comércio paulista registrou faturamento de R$ 299,06 bilhões.

Entenda 

A Assessoria Técnica da FecomercioSP explica que, apesar de, no início do ano, haver um consenso no mercado de que 2011 não conseguiria manter o ritmo de
crescimento vivenciado em 2010, o consumo das famílias foi mantido, em grande parte, graças à confiança que o consumidor deposita sobre a economia nacional.

O que é comprovado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), também aferido pela FecomercioSP, que permaneceu acima de 150 pontos –O ICC é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 – ao longo de todo o ano.

Assim, apesar de a taxa média de juros para pessoas físicas ter subido cinco pontos porcentuais até setembro de 2011, o nível de concessões de empréstimos aumentou, em termos reais, mais de 4% no mesmo período. Ou seja, a despeito das ações restritivas do Banco Central (BC), os consumidores conservaram sua intenção de compra.

Os pontos mais importantes para a manutenção do consumo, entretanto, foram a manutenção dos níveis de emprego e renda, além do menor nível histórico de desocupação no País, chegando a somente 5,8%, e o concomitante
incremento de 5,7% na massa real de rendimentos da família, possibilitaram o crescimento do consumo sem o aumento da inadimplência.

Ao contrário, o que se viu na capital paulista foi uma redução tanto no nível de endividamento, que, em novembro, foi de 41% das famílias, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da FecomercioSP, quanto dos níveis de famílias com contas em atraso e inadimplentes, que, no mesmo mês, ficaram em 8% e 3,3%, respectivamente. Os menores níveis desde que a pesquisa foi iniciada, em fevereiro de 2004.

Desempenho nacional Outra boa notícia é que o resultado positivo não fica restrito a São Paulo. O Comércio deve fechar o ano com faturamento de R$ 1,15 trilhão, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os gastos das famílias em dezembro devem somar R$ 122,39 bilhões, ou R$ 28,5 bilhões a mais do que na média dos outros meses. O que condiz com a entrada adicional
de recursos que será gerada pelo pagamento do 13° salário.

A FecomercioSP, estima que aproximadamente R$ 83 bilhões serão aportados no mercado devido ao pagamento de 13° em novembro e dezembro.

Deste montante, 1/3 (cerca de R$ 28 bilhões) deve ser destinado para o pagamento de dívidas, outro terço se destina às férias e aos compromissos do começo de ano, como matrículas de escola, e a última parte deverá ser utilizada para o consumo.