Mais uma vez a empresa nipônica investe em um evento relacionado à fotografia que ajuda a dar mais visibilidade a essa arte.
A Nikon do Brasil apoia mais uma iniciativa que tem por fim difundir a cultura da fotografia. Dessa vez, a tradicional multinacional japonesa patrocinará a 7ª Mostra Anual de Fotojornalismo, exposição fotográfica organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP).
A partir de hoje, 19 de março, o Espaço Cultural Conjunto Nacional receberá imagens que marcaram a cobertura da imprensa em 2011 e os personagens que se destacaram no noticiário. Por meio de 71 fotografias de 56 repórteres fotográficos de todo o estado de São Paulo, a mostra reproduz os acontecimentos locais e um pouco da história do país.
As imagens expostas em cerca de 80 painéis foram selecionadas dentre as 410 fotografias inscritas por 149 repórteres fotográficos de jornais, revistas e internet. A edição é de Eduardo Nicolau, do jornal O Estado de S. Paulo, Alexandre Belém, do blog Olhavê e de membros da Comissão Organizadora.
Além do registro dos acontecimentos mais marcantes do ano passado, também estarão disponíveis para a apreciação do público, imagens sobre temas da atualidade, como política, cotidiano, retratos, shows e esportes. A exposição deste ano ainda homenageará João Bittar, repórter fotográfico e editor de fotografia, que faleceu no último mês de dezembro. Na abertura da mostra haverá a projeção de um documentário sobre o trabalho de Bittar, produzido por Egberto Nogueira.
O evento também realizará uma premiação para agraciar a melhor imagem fotojornalistica do ano, o PREMIO NIKON/ARFOC-SP 2011. O autor da foto escolhida ganhará um kit da Nikon D7000 com lente 18-105 mm.
A partir desse ano, a exposição será itinerante e passará por, no mínimo, cinco universidades. Entre elas estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), uma das mais importantes escolas de comunicação do país, e o Centro de Comunicação e Artes do SENAC, referência em fotografia no Brasil, além de outras instituições respeitadas, inclusive do interior do Estado.
A FotoRetrospectiva 2011 Arfoc-SP / Nikon acontece no Espaço Cultural Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista nº 2073, de 19 de março a 07 de abril de 2012, de segunda a sábado das 07 às 22 horas; e domingos e feriados, das 10 às 22 horas.
Lista dos Expositores
Alan Morici, Ale Vianna, Alessandro Shinoda, Alex Ribeiro, Alex Silva, Alexandre Carvalho, Amauri Nehn, André Américo, Claudinei Plaza, Daniel Tossato, Diego Padgurschi, Djalma Vassao, Douglas Aby Sabe, Eduardo Anizelli, Eduardo Knap, Fernando Dantas, Fernando Donasci, Fernando Nonato, Fernando Pilatos, Filipe Araujo, Flávio Florido, J.F. Diório, Jonne Roriz, Jorge Araujo, Jose Cordeiro, José Patrício, Juca Varella, Keiny Andrade, Léo Barrilari, Léo Pinheiro, Leonardo Soares, Levi Bianco, Luiz Pires, Marcos Alves, Michel Filho, Miguel Schincariol, Moacyr Lopes Junior, Nilton Cardin, Nilton Fukuda, Paulo Pinto, Paulo Whitaker, Piervi Fonseca, Rahel Patrasso, Ricardo Nogueira, Rodrigo Coca, Rodrigo Lima, Rodrigo Pinto, Thiago Leon,Tiago Queiroz, Tiago Silva, Vanessa Carvalho, Weber Sian e William Volcov
Sobre a Nikon do Brasil
Nome: Nikon do Brasil Ltda.
Endereço: Avenida Paulista, nº 37, 3º andar, conjuntos 31 e 32, Edificio Parque Cultural Paulista, Bela Vista CEP 01311-902, Sao Paulo-SP, Brazil
Capital: R$ 17,8 milhões
Presidente: Koji Maeda
Gerente Geral de Marketing e Vendas: Joel Garbi
No. de funcionários: Aproximadamente 45
Atividades primárias: Importação, vendas e serviços pós-vendas para produtos de imagem e instrumentos no Brasil.
Início das operações: 25 de abril de 2011
Expectativa de vendas: R$ 100 milhões
Endereço: Avenida Paulista, nº 37, 3º andar, conjuntos 31 e 32, Edificio Parque Cultural Paulista, Bela Vista CEP 01311-902, Sao Paulo-SP, Brazil
Capital: R$ 17,8 milhões
Presidente: Koji Maeda
Gerente Geral de Marketing e Vendas: Joel Garbi
No. de funcionários: Aproximadamente 45
Atividades primárias: Importação, vendas e serviços pós-vendas para produtos de imagem e instrumentos no Brasil.
Início das operações: 25 de abril de 2011
Expectativa de vendas: R$ 100 milhões