PATROCINADOR

01 agosto 2012

Guadalajara, concorrente internacional em Turismo de Reuniões: Luis Felipe Nuño


A capital do estado de Jalisco, no México, apresentará no II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis – SC, Brasil, suas belezas como destino turístico e sey potencial em diferentes segmentos, tanto esportivo como industrial e comercial.

Lar de alguns dos símbolos mais representativos do México, capital da indústria eletrônica do país e cidade comercial por excelência nos ramos de jóias, móveis e calçados, Guadalajara chega ao II FTN posicionada como importante sede de Turismo de Reuniões.

O diretor da Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara, Dr Luis Felipe Nuño Ramírez, disse que a cidade é um forte competidor internacional para o Turismo de Reuniões e a principal cidade mexicana no setor.

Em entrevista com a Vem América, o Dr. Nuño Ramírez explicou a escolha de Guadalajara como Cidade Convidada.

- Dr., como foi que escolheram a cidade de Guadalajara para ser convidada especial no Fórum de Turismo de Negócios em agosto no Brasil?
- Guadalajara está sempre disposta a participar de eventos, não só nacionais como internacionais, de diferentes instâncias, seja de governos, iniciativas privadas, empresariais, para se difundir como destino. E é assim que vai participar desse importante evento no Brasil, onde Guadalajara vai como destino turístico para apresentar suas belezas e seu potencial em diversos segmentos.

- O que você vai mostrar, o que vai dizer que tem em Guadalajara, qual seu slogan?
- Guadalajara tem muitos pontos fortes. Um muito importante é o tema esportivo; a experiência dos passados Jogos Panamericanos nos deixou um importante legado de recintos novos, funcionais e modernos, com os quais podemos promover o turismo esportivo de maneira importante.

Outro ponto muito valioso é o tema de congressos e convenções, o Turismo de Reuniões em geral; Guadalajara tem infraestrutura para isso. O centro Expo Guadalajara é o que atualmente tem mais espaço em uma área funcional na América Latina: 90 mil metros quadrados. 

Também existem outros segmentos importantes, como o turismo religioso. Outro que tem um peso valioso, e vem crescendo, é o turismo médico; aumentam e melhoram os hospitais, equipes médicas e recursos humanos e de especialistas, que podemos potencializar de alguma forma.

Existem muitas possibilidades para promover Guadalajara e compartilhá-la com outros países. Sabemos que o Brasil vem crescendo de maneira muito importante, portanto, os turistas viajam ao exterior do país com maior índice de gasto. Acreditamos, então, que vale muito a pena estar nas feiras e seguir promovendo a cidade.

Jalisco, berço de valores

O diretor da OFVC informou ainda acerca da infraestrutura turística da cidade: mais de 22 mil acomodações em hotéis, 150 voos diários, mas “não é só essa parte que é necessária para promover um destino turístico consolidado. Oferecemos ainda os grandes ícones representantes do México, com isso quero dizer que também oferecemos a história da tequila, as lendas da tequila e do Patrimônio Natural da Humanidade - a Paisaje Agavero- e a música do mariachi, que também tem reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.”, disse.

A isso, acrescentou, somam-se valores culturais que enriquecem e fazem diferente todo um povo, e “isso causa um grande impacto. Estrutura, ônibus, voos e hotéis todas as cidades do mundo têm, mas o que nós temos é diferente. Pois esses valores nos fazem mexicanos orgulhosos de nossas raízes, nossa cultura, origem e tradições.”

“Alguém disse que quando se visita o México, se visita vestido de charro, quando se canta no México, se canta com o mariachi, quando brinda, brinda com a tequila. Então, esses valores se difundiram de maneira importante e nos ajudam a promover a cidade.”

- Vocês são a cidade convidada do FTN, porém qual é a situação da cidade de Guadalajara nesse sentido, que indústrias e serviços têm para convencer os comerciantes a fazer negócio com vocês?
- Temos negócios muito importantes. Guadalajara é a capital da indústria eletrônica do México, o que é muito valioso. Quase todos os Blackberrys do mundo são feitos aqui em Guadalajara, então temos indústrias muito reconhecidas. As joalherias também; o design de móveis, que são fabricados aqui; os calçados, que chegam a mercados femininos importantíssimos.

Outra indústria muito importante e reconhecida internacionalmente é a tequileira. As fábricas dessa bebida estão presentes em praticamente todos os países do mundo. E com isso levamos ao mundo esse sabor e essa tradição.

Além disso, Guadalajara é uma cidade comercial, com muitas indústrias em constante fortalecimento.

- Que posição está Guadalajara no ranking de cidade sede de Turismo de Reuniões no México?
- Somos importantes líderes no México, mas como era de se esperar a número um é a Cidade do México, por volume de centros, infraestrutura e população. Nós estamos logo atrás, batalhando com Cancún, pois Cancún tem alguns atrativos e Guadalajara outros, mas somos as cidades principais do país.

- O que Guadalajara está fazendo para aumentar sua presença e imagem a nível nacional e internacional?
- Nossa, muita coisa. Estamos trabalhando muito com pessoas com deficiência, incluindo-os na atividade turística, nos eventos. Temos feito uma reestruturação importante nos hotéis - para que essas pessoas tenham acessibilidade, a cidade está se convertendo em uma cidade acessível. Estamos também trabalhando duro com a sustentabilidade e fazendo promoções intensas – competimos com países fortes em segmentos e mercados importantes.

Competimos com a Escócia, às vezes com Bruxelas. Guadalajara está nas ligas internacionais, com um reconhecimento valioso, e é isso que estamos fazendo desde o Bureau de Convenciones de Guadalajara.

- Que mensagem você enviaria aos participantes e ao Brasil como sede do FTN?
- Diria para virem conhecer o México através de suas tradições, cultura e riqueza; que nos encantam compartilhar. Que venham a esse México que se chama Guadalajara, a essa terra que em algum momento deu reconhecimento ao Brasil (no jogo de futebol de 70, do Pelé) e que venham e conheçam uma cidade inquieta, em crescimento, cheia de cultura, de paixão e de tradições. 
Axel Trujillo de los Santos/ ven AMÉRICA

II Fórum de Turismo de Negócios traz palestrante especializado em Mídias Sociais


Coletividade, participação, compartilhamento são as premissas da nova era e alguns dos temas que serão abordados na palestra Inteligência e Inovação em Mídias Sociais: Colaboração Humana, Inovação Coletiva e Social Good, que acontece no dia 11 de agosto de 2012, durante o II Fórum de Turismo de Negócios, em Florianópolis/SC. O palestrante, Gil Giardelli, é web ativista com 14 anos de experiência, CEO da Gaia Creative, especialista no Mundo.com e professor cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM.
Giardelli discorrerá sobre os processos colaborativos, presentes fortemente nas mídias sociais, que alteram a sociedade em diversos aspectos, tornando as ideias mais importantes que os produtos. Segundo ele, a economia global está em transição: acaba a era da informação, começa a era da criatividade. A palestra irá girar em torno da inovação e da reinvenção do capitalismo, capacitando os empresários que desejam estar à frente neste novo mercado e mostrar maneiras de trabalhar com o imaginário do consumidor, procurando antecipar os seus desejos.
Além da palestra de Giardelli, estão confirmadas as palestras Turismo de Negócios e Eventos no Brasil, ministrada pela ex-presidente da Embratur Jeanine Pires e Gerenciamento de Crises no Turismo, com o professor da PUC/SC Crisomar Souza. Durante o Fórum também acontecerá uma Feira de Negócios e capacitações de destinos turísticos com a empresa New Line Tour Operator e apresentação da cidade de Guadalajara, no México.
 O FTN também ocorrerá paralelamente ao Simpósio para a Integração Turística do Mercosul (SITMERCO), um evento que trará parlamentares e representantes de entidades do governo dos países integrantes do Mercosul.

Mais informações: www.ftnonline.com

Hotéis catarinenses confirmam presença no II Fórum de Turismo de Negócios


O setor hoteleiro de Santa Catarina vem em peso para o II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), que acontece nos dias 10 e 11 de agosto de 2012, em Florianópolis, no Jurerê Beach Village. Esta semana, foi confirmada na Feira de Negócios a participação dos hotéis Parnaso e San Felice, na cidade de Balneário Camboriú, e da rede Costa Norte, com hotéis em Ingleses e Pontas das Canas, praias da capital do estado.

 Também estarão presentes a Pousada Ilha do Papagaio, os hotéis da rede Valerim e a JIAH, empresa responsável em Florianópolis pela administração do Il Campanário Villaggio Resort e do hotel Jurerê Beach Village.

 Além da Feira de Negócios, haverá palestras e capacitações durante o Fórum. Dentre os temas confirmados estão as capacitações de destinos turísticos com a empresa New Line Tour Operator, a capacitação e apresentação da cidade de Guadalajara, no México, e as palestras Turismo de Negócios e Eventos no Brasil, ministrada pela ex-presidente da Embratur Jeanine Pires, Gerenciamento de Crises no Turismo, com o professor da PUC/SC Crisomar Souza e Inteligência em Mídias Socias, ministrada por Gil Giardelli, webativista, CEO da Gaia Creative e professor de pós-graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM. 

 O FTN também ocorrerá paralelamente ao Simpósio para a Integração Turística do Mercosul (SITMERCO), um evento que trará parlamentares e representantes de entidades do governo dos países integrantes do Mercosul.

Mais informações: www.ftnonline.com

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chega aos R$ 900 bilhões quinta-feira (02), ao meio-dia


Este ano os R$ 900 bilhões chegam 16 dias antes que em 2011 e apontam que mesmo com a queda do PIB (Produto Interno Bruto) a arrecadação não para de crescer
 
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará nesta quinta-feira (02), ao meio-dia, R$ 900 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano. No ano passado este valor foi alcançado em 18 de agosto, portanto 16 dias mais tarde na comparação com este ano.
 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, insiste que a quantidade de dinheiro arrecadado com os impostos não tem a contrapartida na qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Embora o PIB tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde. Isso é um alerta para que o governo tenha mais atenção com seus gastos de custeio para evitar aumentar o déficit público, num momento delicado para toda a economia mundial.”
 
Além de mostrar o quanto a população brasileira pagou do começo do ano até agora, no portal do Impostômetro é possível verificar o pagamento por estados e por cidades, analisar arrecadações anteriores e fazer projeções.
 
Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
 
Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputado federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

  • Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marca R$ 900 bilhões
    Quinta-feira, 02 de agosto de 2012, ao meio-dia
    Rua Boa Vista, 51 – Centro - São Paulo – SP / www.impostometro.com.br

BRASIL É O TERCEIRO PAÍS MAIS EMPREENDEDOR DO MUNDO


Novos serviços surgem para suprir demanda da profissionalização do empresariado

A força do empreendedorismo no Brasil vem aumentando a cada ano. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada pela Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o país tem 27 milhões de empreendedores, o que representa 27% da população adulta brasileira,  e ocupa a terceira posição no ranking de 54 países analisados. Mas um dos dados mais impressionantes desse estudo diz que a maioria dos novos empreendedores decidiram abrir um negócio por virem uma oportunidade nova, e não por falta de opção, como ter perdido o emprego.

Fernando Moura, diretor da Acoi Expert Network, empresa de consultoria que promove o encontro entre especialistas setoriais e demandas de mercado, diz que a nova geração de profissionais se distancia do conceito tradicional que dizia que ser bem sucedido era ter um bom cargo, em uma boa empresa, e lá permanecer por boa parte da vida profissional. “Cada vez mais empreender deixa de ser uma opção para aquele que perdeu seu emprego, e passa a ser um grande sonho”.

Para Moura, o empreendedor moderno é um empreendedor profissional. “O empresário brasileiro não é mais uma pessoa que busca através do processo de tentativa e erro emplacar um novo negócio. Ele entende cada vez mais a necessidade de se aprofundar no planejamento estratégico e pesquisa de mercado, e busca cada vez mais assessoria de qualidade para a estruturação do seu negócio”. Apenas em 2011 o número de empreendedores brasileiros cresceu cerca de 30%. Com este aumento existe uma imensa demanda para serviços de assessoria na estruturação destes negócios.

O diretor da Acoi Expert Network dá como exemplo um empresário que, depois de decidir deixar a companhia que trabalhava e abrir seu próprio negócio, resolveu contratar os serviços da Acoi para escolher em qual setor atuar. “Ele estava na dúvida entre atuar em três negócios bastante diferentes: fraldas, cimentos ou óleos industriais. Através da nossa empresa, o cliente realizou seções de consultas telefônicas com experientes profissionais em cada um dos mercados”. Nestas consultas o empreendedor conversou com pessoas que já atuavam naqueles mercados por 10 anos ou mais, dando detalhes como tamanho do mercado, perfil dos clientes, estratégias de diferenciação, custos e preços de referência, fundamentais na abertura de um novo negócio.

O próprio Fernando Moura, de apenas 29 anos, resolveu introduzir o conceito de Expert Network no Brasil ao observar uma necessidade do mercado. “Há, hoje, uma grande demanda por informações, mas elas precisam ser transmitidas de maneira rápida e eficiente. Dessa ideia de aproximar pessoas e aumentar a qualidade de informação circulante no meio, sem intermediários, que surgiu a Acoi”. O diretor explica que a sua empresa dispões de mais de mil especialistas das mais diversas áreas, como Fiscal e Regulatório, Mercado, Finanças, Comunicação e Marketing. São estes especialistas que atuam diretamente no projeto. "Quando um empreendedor está iniciando um negócio ele precisa obter a experiência de quem realmente conhece daquele setor" diz Moura.

Hoje, a Acoi Expert Network possui uma divisão para Start Ups, e oferece um pacote de serviços especial para atender este público que dá acesso a profissionais de mercado que irão assessorar na elaboração de planos de negócios e tomadas de decisão estratégicas. “O Brasil  é o pais do empreendedorismo, e cada vez mais surgirão empresas para fornecer ferramentas para estes empreendedores profissionais”, conclui o diretor.

Sobre a Acoi Expert Network

A Acoi Expert Network é uma consultoria de pesquisa, especializada em responder demandas por informações de forma rápida e objetiva. Com foco no atendimento de Bancos de Investimento, Hedge-Funds, Family Offices, Venture Capital, Private Equity, grandes e médias organizações, a Acoi Expert Network entrega insights críticos à tomada de decisões através da sua extensa base de especialistas.

A utilização dos serviços de especialistas da Acoi Expert Network garante velocidade na obtenção de informações, propiciando ampla visão sobre determinado setor, produto, ou empresa de forma rápida, prática e barata.

Apoiados em rígidos padrões de governança, os serviços são oferecidos em ambiente seguro e eficaz, resultando num assessoramento e consultoria especializada, que une necessidades e soluções, em um modelo de prestação de serviço reconhecido internacionalmente.

Agfa marca presença na Trends of Print Latin America 2012


Agfa, líder mundial em soluções de pré-impressão, irá participar e patrocinar a 2a. Edição da Trends of Print Latin America 2012, conferência latino-americana realizada pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) em parceria com a 6a Conferência ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset).

A Trends of Print Latin America 2012 é uma conferência que apresenta um formato inovador na América Latina por reunir, num mesmo evento, informações sobre tecnologias de produção gráfica lado a lado com dados e tendências de mercado que serão a chave do sucesso para empresas gráficas latino-americanas nos próximos anos.

Durante o evento, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Complexo do WTC, em São Paulo, os principais nomes do mercado, em economia, tecnologia e administração discutirão também as novidades da Drupa 2012.

A Agfa participa ainda como palestrante, em debate ministrado por Claudio Gaeta, gerente de produto, que abordará o tema "Como inovar e gerar novas oportunidades sustentáveis de negócios através da tecnologia digital".

A Trends of Print é organizada e promovida pela APS Feiras e Eventos, empresa que organiza aExpoPrint DigitalFespa Brasil e ExpoPrint Latin America.

Promoção especial da Lufthansa tem tarifas para a Europa a partir de US$ 849; valores são válidos para compra a partir de hoje


De hoje a sexta-feira (1 a 3 de agosto), é possível comprar passagens áreas com a Lufthansa para a Europa com preços a partir de US$ 849, ida e volta em classe econômica. A promoção é válida para vários destinos na Europa e embarques no Rio, em São Paulo, e em outras cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Joinville, Brasília, Vitória e Salvador. Para aproveitar os preços reduzidos, é preciso efetuar a compra até sexta, dia 3 de agosto, e programar a viagem para o período de 1.° de setembro a 31 de outubro.

Fazem parte da promoção destinos como Berlim, Hamburgo, Roma, Nápoles, Paris, Nice, Amsterdã, Bruxelas, Barcelona e vários outros. A companhia aérea oferece voos diários de São Paulo para Frankfurt e para Munique. Do Rio de Janeiro, a partir de 28 de outubro também conta com voos diários para Frankfurt. Atualmente, são seis frequências semanais entre o Rio e Frankfurt. Dos dois centros de distribuição (hubs), a empresa oferece voos para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Nesta promoção, a compra de bilhete aéreo pela internet em www.lufthansa.com ou através das agências de viagem.