PATROCINADOR

18 setembro 2012

14ª Office Solution começa amanhã. Confira alguns destaques do evento


A 14ª Office Solution Arquishow FacilityShow será realizada no Transamérica Expo Center, a partir do dia 18/9, com entrada gratuita; cerca de 180 expositores estarão presentes na feira, que terá 22 mil metros quadrados
  
A 14ª edição da feira Office Solution Arquishow FacilityShow começa no dia 18 de setembro, em novo local,  no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante os quatro dias de exposição, cerca de 180 empresas nacionais e estrangeiras vão mostrar quais são as principais novidades para ambientes corporativos. Em um espaço de 22 mil metros quadrados, o público vai poder conferir o que há de mais moderno em produtos e soluções para escritórios, hotéis, shopping centers, órgãos públicos, hospitais, escolas, comércios e outros diferentes espaços profissionais.

“Essa é a maior feira de soluções corporativas da América Latina e a terceira no mundo. É uma grande vitrine para as empresas apresentarem seus principais lançamentos e uma ótima oportunidade para o público conhecer o que existe de mais moderno nesse segmento. Isso inclui as novas tendências em produtos e construção e as melhores soluções para o ambiente profissional. Tudo isso reunido em um único lugar”, diz Ricardo Aronovich, diretor da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da feira.

Alguns dos mais importantes escritórios de arquitetura do país também estarão presentes na feira para apresentar seus portfólios e também participar da Rodada de Negócios – um “meeting point” que vai reunir mais de 100 grandes clientes finais que irão interagir entre si e receber a visita de novos e competentes fornecedores. Isso visando atender à imensa demanda do setor corporativo, que fatura mais de R$ 30 bilhões por ano. “Representantes de importantes instituições financeiras, redes hoteleira, de saúde e de shopping centers, órgãos públicos e grandes corporações, entre outros empreendimentos, participarão deste encontro. Todos atrás de boas soluções e de bons negócios”, completa Aronovich.

O público-alvo da Office Solution ArquiShow FacilityShow é formado por empresários, investidores e executivos do mundo corporativo, além de arquitetos, pregoeiros, decoradores, designers, facility managers, engenheiros e demais profissionais liberais. “Mas a feira é aberta ao público em geral, com entrada gratuita”, alerta Aronovich, que aguarda mais de 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento, de 18 a 21 de setembro. De terça à quinta-feira, o horário de funcionamento será das 14h às 22h. Na sexta-feira, ela será encerrada uma hora mais cedo, às 21h. 

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9º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa
escolherá os melhores projetos entre 1.200 concorrentes

O evento será realizado durante a 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow, feira de soluções corporativas, em São Paulo, no mês de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de julho, via internet


A cerimônia do 9º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa será realizada durante a 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow, feira de soluções corporativas que acontece em São Paulo entre os dias 18 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center. De acordo com a organização do evento, são esperadas mais de 1.200 inscrições na edição deste ano do prêmio, com trabalhos realizados por arquitetos nos setores de saúde, educação e hotelaria, escritórios, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e indústrias.

“Este prêmio tem um grande diferencial, pois é o único do setor que contempla o cliente final juntamente com o escritório de arquitetura”, diz Ricardo Aronovich, diretor da Flex Eventos, responsável pela realização do prêmio e da feira. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet, no site www.flexeventos.com.br, até o dia 30 de julho. Os trabalhos selecionados devem ser produzidos de acordo com o regulamento do prêmio, que também está disponível neste site, e entregues à organização até o dia 20 de agosto.

            Depois, os projetos serão avaliados por um corpo de jurados formado por grandes nomes das áreas de construção civil, arquitetura e facility. Para os profissionais, a disputa será nas categorias predial, interiores, retrofit, green building e projetos. Além de os vencedores receberem troféus e certificados, seus trabalhos estarão expostos durante o evento e farão parte de uma edição da revista ArquiShow Especial do Prêmio. A cerimônia do 9º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa está marcada para o dia 20 de setembro, às 19h30.

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Novidades entre cadeiras e pisos são alguns dos
destaques da “14ª Office Solution”, em São Paulo

Considerada a maior da América Latina, a feira de soluções corporativas deve reunir cerca de 180 empresas nacionais e estrangeiras e atrair mais de 40 mil visitantes. A feira será entre os dias 18 e 21 de setembro


Em um espaço de 22 mil metros quadrados, cerca de 180 empresas nacionais e estrangeiras vão mostrar quais são as principais novidades para ambientes corporativos na 14ª Office Solution Arquishow FacilityShow. A feira será realizada de 18 a 21 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante os quatro dias, o público vai poder conferir o que há de mais moderno em produtos e soluções para escritórios, hotéis, shopping centers, órgãos públicos, hospitais, escolas, comércios e outros diferentes espaços profissionais. “Essa é a maior feira de soluções corporativas da América Latina e a terceira no mundo. É uma grande vitrine para as empresas apresentarem seus principais lançamentos e uma ótima oportunidade para o público conhecer o que existe de mais moderno nesse segmento. Isso inclui as novas tendências em produtos e construção e as melhores soluções para o ambiente profissional. Tudo isso reunido em um único lugar”, diz Ricardo Aronovich, diretor da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da feira.

Um dos destaques entre os lançamentos da feira será a cadeira MOVYis3, da Bortolini Móveis. Leve e transparente, é impossível notar a transição da costura no assento, encosto e braços nesse novo modelo, de acordo com seu fabricante. Para garantir o melhor conforto aos usuários, esta cadeira tem também um mecanismo sincronizado (Body Float) que permite uma regulagem de peso fácil de manusear, com uma ampla variedade de ajustes. “O assento se move suavemente para baixo e desliza para trás com um movimento sutil, sem que a parte da frente do assento se levante. Ao mesmo tempo, a parte mais baixa do encosto se move para fazer contato com a coluna vertebral. Ao se sentar, isto proporciona uma sensação de total relaxamento e conforto, em sintonia com o movimento natural do corpo”, diz Rogério Bortolini, diretor executivo da marca. A ergonomia dos apoios de braço também não deixa nada a desejar, com possibilidade de ajustes na altura, largura e profundidade, além de serem rotativos.

Para o chão, uma das novidades poderá ser vista no estande da Formica. Por ser 100% resistente à água, o piso vinílico Aquaclic é especialmente indicado para locais abertos. Com uma espessura de 5mm, é também mais resistente a riscos e manchas. E como pode ser colocado sobre outros pisos já existentes, desde que estejam nivelados, sem mofo e imperfeições, sua instalação dispensa quebra-quebra, destaca o fabricante. Além de não precisar de colas, ferramentas ou mão-de-obra especializada. “Se o objetivo for uma reforma rápida, feita de um dia para o outro, o sistema de encaixe permite uma instalação quase que imediata sobre outros pisos, como concreto, cerâmica, madeira e vinil. É só encaixar as réguas, que medem 1220mm x 180mm, e pronto”, afirma Reginaldo Missiato, gerente de produto da empresa. Missiato ainda enfatiza que a Formica oferece dez padrões madeirados do piso, cujas texturas assemelham-se às madeiras naturais, com a vantagem de não envelhecer, não requerer cuidados especiais com manutenção e ser ecologicamente correto.

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Indústria de mobiliário corporativo prevê bons negócios com call center


A atividade de teleatendimento emprega hoje mais de um milhão de operadores em todo o país e a média de crescimento do setor nos últimos anos tem sido de 10%, de acordo com a ABT - Associação Brasileira de Telesserviços. A expectativa é que esse ritmo seja mantido, especialmente com a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil, em 2014 e 2016. Ou seja, estima-se que cerca de 400 mil novos teleatendentes sejam contratados pelas empresas de call center nos próximos quatro anos. Na esteira do crescimento do setor de teleatendimento, a indústria de mobiliário corporativo também espera lucrar mais. Estima-se que, apenas com mobiliário para centrais de atendimento, o faturamento atinja aproximadamente R$ 10 milhões até 2016.

Essa é uma das apostas de algumas das 180 empresas que vão participar da 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow, que acontece de 18 a 21 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. “Durante a feira, que já é a maior da América Latina, as empresas mostrarão suas principais novidades e tudo o que há de mais moderno em Posições de Atendimento (PAs), entre mesas e assentos para uso dos operadores”, diz Ricardo Aronovich, diretor da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da feira. “É uma ótima oportunidade para descobrir os novos lançamentos e tendências do mercado”, diz o organizador. A entrada da feira é gratuita.

Aronovich também lembra que as empresas de call center tiveram até o mês de março deste ano para estarem 100% de acordo com as determinações do Anexo 2 da Norma Regulamentadora 17 (NR17), publicada no início de 2007 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Não faltarão opções para as empresas de telesserviços que  precisem adequar seus móveis à NR17. Desde que foi divulgada, a indústria de mobiliário corporativo tem investido na criação de PAs adequadas para a atividade de teleatendimento, inclusive certificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, avisa. Entre algumas das principais determinações, está a que obriga que a mesa utilizada pelos teleatendentes tenha pelo menos 90 cm de largura por 75 cm de profundidade e ofereça ajuste para altura, permitindo ao operador deixar os pés apoiados sobre o chão. 

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Mercado promissor anima novas empresas
a participar da ‘14ª Office Solution



A 14ª edição da Office Solution ArquiShow FacilityShow, feira de mobiliário e de soluções para ambientes corporativos, vai reunir cerca de 180 empresas em um espaço de 22 mil m², no Transamérica Expo Center, em São Paulo. De acordo com a organização do evento ─ que será realizada de 18 a 21 de setembro ─, 50% das empresas expositoras deste ano estão participando pela primeira vez da feira, considerada a maior da América Latina e a terceira no mundo.

Para Ricardo Aronovich, da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da feira, o mercado está promissor, o que justifica o interesse das empresas estreantes na feira. “Há uma perspectiva muito boa no país de novos hotéis, hospitais e shopping centers, entre outros empreendimentos, para os próximos dois a quatro anos. A feira é uma grande vitrine para as empresas mostrarem o que elas têm de melhor e mais moderno. E, consequentemente, atrair novos negócios”, diz Aronovich.

Para fomentar essas novas parcerias, durante a feira será realizada uma ‘Rodada de Negócios’ – um “meeting point” que vai reunir mais de 100 grandes clientes finais que irão interagir entre si e receber a visita de novos e competentes fornecedores. “Representantes de importantes instituições financeiras, redes hoteleira, de saúde e de shopping centers, além de órgãos públicos e grandes corporações, entre outros empreendimentos, participarão deste encontro. Todos atrás de boas soluções e de bons negócios”, explica Aronovich.

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Produtos ecologicamente corretos são destaque
em feira de arquitetura e mobiliário corporativo

14ª Office Solution começa dia 18 de setembro, no Transamérica Expo Center, em SP


            Entre as inúmeras novidades que o público poderá conferir na “14ª Office Solution ArquisShow FacilitiShow”, maior feira de arquitetura corporativa da América Latina, estão os produtos e soluções ecologicamente corretos. “Anos atrás, muito se falava sobre prédios, escritórios e ambientes corporativos sustentáveis, mas pouco era colocado em prática. De uns tempos para cá, a real conscientização fez com que houvesse maiores investimentos para aplicar essas mudanças. Na Office Solution, muitas empresas vão mostrar o que já têm de mais moderno para atender a essa demanda”, diz Ricardo Aronovich, da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da feira, que será realizada de 18 a 21 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A entrada é gratuita.

            Na parte de mobiliário, as cadeiras aparecem entre os principais itens que cumprem esse quesito, ou seja, que são altamente sustentáveis. Entre os expositores, a Flexform trará o modelo My Chair, que conta com um número muito menor de componentes, se comparado com as cadeiras que já estão no mercado, o que garante um baixo consumo de recursos naturais. De acordo com o fabricante, 98% da matéria-prima usada no produto é reciclável. Ela também dispensa o uso de cola, já que foi desenvolvida com sistemas de encaixe, e leva um tecido feito à base de fios de poliéster reciclados. Além disso, a empresa se responsabiliza futuramente pela coleta e destinação correta do produto, reduzindo o impacto ao meio ambiente.

Outro modelo de cadeira sustentável poderá ser visto no estande da Bortolini, a MOVYis3. Transparente e leve, com um design que foge ao convencional, a taxa de reciclagem da cadeira é de 98,5%, informa a empresa fabricante, o que já garantiu ao produto vários selos ambientais que comprovam seu alto padrão de sustentabilidade. “Este ano, aproximadamente 180 empresas do Brasil e do exterior vão ocupar os 22 mil m² da feira, apresentando suas principais novidades e lançamentos para o mercado. Então, não faltarão opções para o público, inclusive de produtos e soluções ecologicamente corretos”, completa Aronovich, que espera receber 45 mil visitantes durante os quatro dias de exposição.

            Já no estande da Trisoft, os visitantes da Office Solution vão poder conferir o que a empresa oferece de mais moderno e ecologicamente correto em pisos, divisórias e telhas. Trata-se de uma linha de produtos fabricada com lã de poliéster, a partir de garrafas pets recicladas, sem adição de resinas e sem a utilização de água durante o processo. Além disso, de acordo com o fabricante, todos os produtos são hipoalergênicos, antimofo, 100% recicláveis. “São soluções sustentáveis que podem ser aplicadas em projetos para escritórios, shopping centers, hospitais, hotéis, bares, restaurantes e tantos outros ambientes corporativos, que certamente valem o investimento”, conclui Aronovich. 

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Cadeiras ergonômicas para o ambiente de trabalho
serão alguns dos destaques da “14ª Office Solution”


Se antes as pessoas só se preocupavam com o design e a funcionalidade das mesas de trabalho, hoje muitas já se atentam também à cadeira ideal para encarar longas jornadas dentro da empresa, evitando o risco de desenvolver sérios problemas de saúde (na coluna, em especial), além de garantir mais conforto para o dia a dia. “Para quem trabalha a maior parte do tempo sentado, precisa de uma cadeira que, no mínimo, garanta adequações para manter a postura correta e evitar lesões”, diz Ricardo Aronovich, da Flex Eventos, empresa responsável pela 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow, feira de mobiliário e de soluções inteligentes para ambientes corporativos. Ela será realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Aronovich explica que todo o peso do corpo é transferido para o assento quando nos sentamos. Logo, este deve ter uma forma anatômica que ofereça apoio total para suportar esse peso. Também é importante que o assento tenha um tamanho adequado, nem muito grande ou pequeno. “Um assento curto vai, inevitavelmente, provocar uma sensação de instabilidade do corpo e, por conseqüência, desconforto. Se, em contrapartida, for longo demais, a pessoa será acometida por uma desagradável pressão na parte interna das pernas”, completa o organizador do evento. Outro aspecto que merece muita atenção está relacionado à altura. O assento deve possuir uma regulagem de modo que o ângulo formado pelo joelho e o plano do assento seja de 90º.

O encosto da cadeira também precisa oferecer uma regulagem como essa. O ideal é deixá-lo com o mesmo ângulo (90º), permitindo que a pessoa fique com o encosto reto ou mude de posição quando se sentir cansada, permitindo uma inclinação maior que 100º. “Esta condição é de suma importância, pois evita a postura ‘escorregada’ na cadeira, quando a pessoa senta de forma inadequada. Ou seja, ela deve permanecer com a coluna reta e, toda a vez que cansar desta posição, ao invés de escorregar na cadeira deve regular a inclinação do encosto para que este fique mais para trás, permitindo o relaxamento necessário”, detalha Ricardo Aronovich, que espera receber mais de 40 mil visitantes durante os quatro dias de exposição.

“O ideal é que a pessoa, antes da aquisição, faça um ‘test-drive’: sente-se na cadeira para verificar todos estes aspectos”, conclui Aronovich. Abaixo, confira dois modelos de cadeiras que serão lançados durante a feira, entre tantas outras novidades em mobiliário e soluções para ambientes corporativos:

- Leve e transparente, a cadeira MOVYis3, da Bortolini Móveis, tem um mecanismo sincronizado (Body Float) que permite uma regulagem de peso fácil de manusear, com uma ampla variedade de ajustes. “O assento se move suavemente para baixo e desliza para trás com um movimento sutil, sem que a parte da frente do assento se levante. Ao mesmo tempo, a parte mais baixa do encosto se move para fazer contato com a coluna vertebral. Ao se sentar, isto proporciona uma sensação de total relaxamento e conforto, em sintonia com o movimento natural do corpo”, diz Rogério Bortolini, diretor executivo da marca. A ergonomia dos apoios de braço também não deixa nada a desejar, com possibilidade de ajustes na altura, largura e profundidade, além de serem rotativos.

- Fabricada em resina plástica de engenharia, a cadeira My Chair, da Flexform, é mais leve do que as cadeiras operativas tradicionais. Além de ser extremamente resistente, a cadeira não tem parafusos ou peças em aço como as convencionais. “Este modelo tem um mecanismo intuitivo, chamado Easy Flex, que permite ajustes automáticos de acordo com o peso da pessoa, dispensando o uso de alavancas e manivelas”, afirma o engenheiro Claudio Muzi, consultor técnico da Flexform. De acordo com o fabricante, a cadeira tem ainda um alto padrão de sustentabilidade, já que 98% da matéria-prima usada no produto é reciclável e ela é montada com um número muito menor de componentes, se comparado com as cadeiras que já estão no mercado.

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Exposição de carros antigos agita feira de mobiliário em São Paulo, com entrada gratuita


Além das novidades em mobiliário para ambientes corporativos e soluções em arquitetura para empresas de diversos segmentos e setores, a 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow vai contar também com uma exposição de carros antigos durante os quatro dias de evento. Entre os modelos já selecionados pelo colecionador Ilvo Patat, terá um Alfa Romeo Spider 2000, fabricado em 1974, e um Fiat 124 Spider, de 1972. Os carros ficarão no estande da empresa ArtLine, a maior indústria de móveis para escritório das regiões Norte e Nordeste.

Patat conta que coleciona carros há 25 anos e que o Fiat 124 Spider, que fará parte dessa exposição, está entre os seus modelos preferidos. “Vou levar também uma Vespa Piaggio P3, 1960”, acrescenta o colecionador. Para Ricardo Aronovich, da Flex Eventos, empresa responsável pela realização da Office Solution, os carros antigos são uma sensação à parte. “Já temos a experiência das edições anteriores. Entre uma espiada e outra nos estandes da feira, os visitantes curtem, gostam de conferir os carros antigos de perto”, diz Aronovich, que espera receber 40 mil pessoas nos quatro dias de evento.

A 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow começa dia 18 de Setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A entrada é gratuita.



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Serviço:
14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow
Quando: de 18 a 21 de Setembro de 2012
Onde: Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387)
Horário: das 14h às 22h (de terça à quinta) e das 14h às 21h (sexta-feira)
Entrada franca (menores de 16 anos somente acompanhados por responsável)

17 setembro 2012

HONEYWELL APRESENTA TECNOLOGIAS DE PONTA PARA AS INDÚSTRIAS DE PETRÓLEO E GÁS NO MAIOR EVENTO DA AMÉRICA LATINA


Diversas divisões da empresa estarão presentes na Rio Oil & Gas Expo and Conference mostrando inovações para maximizar a segurança, a confiabilidade e a eficiência das plantas

A Honeywell (NYSE: HON) apresentará, através de suas divisões globais, tecnologias e soluções que melhoram a segurança, a confiabilidade e a eficiência das instalações aos participantes do maior evento do setor de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference, evento que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro.

Líder global em soluções integradas que geram instalações eficientes, a Honeywell estará presente no evento com sete de suas unidades de negócio. 

A Honeywell Process Solutions (HPS) demonstrará seu mais novo sistema de controle e automação de processo, o Experion® Process Knowledge System (PKS), solução que garante fácil integração com uma série de dispositivos. O portfolio Experion inclui o controlador C300, que suporta uma vasta variedade de controles de processamento, e o Experion PKS Orion, nova versão da ferramenta que garante implantação mais rápida de projetos e otimiza o investimento do ciclo de vida. Essas soluções estão sendo customizadas para os clientes da América Latina no novo Customer Solutions Center (CSC) da companhia, localizado em Barueri, em São Paulo. Essa nova estrutura é a primeira deste tipo na América Latina e atenderá a clientes de diversos setores, como petróleo e gás, operações de mineração e siderurgia, bem como plantas industriais de papel e celulose.

A Honeywell Marine apresentará um video focado no Sistema Radar EM940 – solução voltada para detecção de nível e regulagem de tanques de carga em navios petroleiros, químicos e FPSOs, além da detecção de pontos críticos como pressão e temperatura dos mesmos. Além dessa solução, a divisão apresentará o Sistema CargoBoss, sistema supervisório para o acompanhamento em tempo real de todos os parâmetros relacionados aos tanques de carga, lastro e de serviço. Fechando sua participação, a Honeywell Marine mostrará o HERMetic UTImeter Gtex, solução para sondagem manual portátil para detecção de interface óleo-água, nível de carga e transferência de custódia.

A Honeywell UOP apresentará suas tecnologias de última geração que a divisão oferece para o refino de petróleo, processos petroquímicos, tratamento de gás natural e hidrogênio, bem como soluções renováveis em biocombustíveis, catalisadores e adsorventes. Além disso, o Diretor do Programa de Biocombustíveis da UOP, Jim Andersen, apresentará um painel no dia 18 de setembro, às 16h30, na sala 203 C, sobre “A próxima geração de biocombustíveis - Hidroconversão de Óleos Vegetais”.

A Honeywell Produtos de Segurança, líder global em equipamentos de proteção pessoal como produtos para proteção facial e respiratória, bem como soluções anti-queda. A unidade mostrará no evento materiais com alta resistência em condições adversas.

A Honeywell RMG apresentará tecnologias que regulam e medem o gás para uso comercial e industrial.

A Honeywell Fire Systems apresentará suas soluções de detecção e alarme de incêndios que identificam e mapeiam a fumaça, temperatura, radiação infravermelha e gases.  Os detectores inteligentes da companhia, por exemplo, garantem detecção precoce de alta sensibilidade, com a utilização de sensores a laser, e seu sistema de alarme pode se integrar com sistemas de supervisão de controle de planta através da interface Modbus TCP/IP.

•A Honeywell Analytics, divisão da Honeywell Life Safety, demonstrará a recém-lançada solução integrada que garante detecção de gases tóxicos, através do transmissor universal XNX, e detecção de chama, pela recém adquirida linha Fire Sentry. A ferramenta apresenta design flexível, além de oferecer instalação e operação simplificada e baixo custo de manutenção.

Para mais informações, por favor, visite o estande da Honeywell na Rio Oil & Gas Expo, no pavilhão 2, número F21, no Rio Centro.

14 setembro 2012

Trens regionais e de alta velocidade


Projetos avançam

A mobilidade regional por meios ferroviários está mais perto de se concretizar com as novas linhas prometidas pelo governo estadual em São Paulo interligando a capital paulista com Jundiaí, Santos e Sorocaba e, pelo governo federal com o trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM está mais adiantado. Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento e Projetos da CPTM, afirmou no painel sobre Trens Regionais de Longo Percurso com Média e Alta Velocidade, da 18ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária, que sábado (15/9), o edital para a licitação da linha São Paulo-Jundiaí estará disponível para licitação e a empresa vencedora terá dois anos para elaborar o projeto executivo. O orçamento para essa fase é de R$ 150 milhões, segundo Ribeiro que anunciou outra novidade: a estação terminal em São Paulo deverá ser construída no bairro da Água Branca.

Hélio Mauro Franco, superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, por sua vez, anunciou estudos para possível extensão do trem de alta velocidade (TAV) a partir de São Paulo para Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), triângulo mineiro e Belo Horizonte (MG) como atrativos para os concorrentes à concessão. O projeto do TAV foi atribuído á EPL – Empresa de Planejamento e Logística, estatal do governo federal, que investirá R$ 1 bilhão assegurando participação acionária em torno de 30%, segundo seu presidente Bernardo Figueiredo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES financiará outra parte à empresa vencedora da licitação.

As exposições dos representantes das estatais mostraram o interesse dos governos estadual e federal na retomada do transporte de passageiros por trens, que há mais de dez anos foram interrompidos com a privatização das malhas ferroviárias, cujos concessionários passaram a fazer apenas transporte de cargas. Tanto as linhas paulistas como a federal terão os serviços delegados a operadores privados.

A CPTM, responsável por 254,4 quilômetros de vias férreas na região metropolitana de São Paulo, deverá ter até 2014 mais 47, da ligação com Jundiaí, em linha segregada da suburbana que atualmente serve a cidade. Para 2018 estão previstos mais 75 quilômetros da ligação com Santos. Atualmente existem 89 estações, que receberão mais  22.

 A CPTM anunciou também que está fazendo estudos das regiões de Campinas e de São José dos Campos, visando apurar necessidades de construir linhas ferroviárias, embora o projeto do TAV inclua essas cidades no seu traçado.

O projeto do TAV, que inicialmente previa estações no Rio, Volta Redonda, São José dos Campos, São Paulo e Campinas, incluiu depois outras nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Galeão e abriu a possibilidade de mais algumas, como em Jundiaí, Aparecida e Resende. A de São Paulo, que seria no Campo de Marte, em terreno da Força Aérea, poderá se deslocar para o bairro da Água Branca, onde a CPTM construirá a de Jundiaí. A sugestão feita pela platéia do painel de aproveitar a estação da Água Branca pelo TAV ficou de ser estudada.

A 18ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária termina amanhã (14/09).
Serviço
18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 11 a 14 de setembro de 2012
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4ª andar – São Paulo – SP

Viagem para a Índia: um combinado de mistério e esoterismo! Veja como tirar seu visto


Do mausoléu de Taj Mahal aos arranha céus de Nova Delhi, a Índia se apresenta com uma diversidade geográfica e cultural incrível. Programe a sua viagem, começando pela solicitação do visto


A Índia é um país asiático repleto de paisagens curiosas e inesquecíveis, com um contraste impressionante entre os palácios dos marajás e o emaranhado de casebres, sem falar do trânsito caótico da maioria das cidades. 

Contudo, é a riqueza artística e cultural do país e a multiplicidade de atrações e pontos turísticos que fazem da Índia um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo. 

As principais regiões visitadas são a capital Nova Delhi; Agra, onde fica o Taj Mahal; Jaipur, que é a cidade dos marajás e dos palácios; Varanasi, tradicionalmente conhecida pelo Rio Ganges, onde as pessoas se banham em rituais sagrados; e Goa, com suas belas praias. 

Por todos estes lugares há várias opções de hospedagem, para todos os bolsos e estilos. Mas, antes de comprar passagens e definir onde ficar, é preciso tirar o visto. 

Uma das recomendações para este momento é buscar orientação e informações com empresas especializadas neste ramo, que já têm experiência na condução do processo de como tirar visto para a Índia

Para começar o trâmite é preciso reunir documentos de comprovação de vínculos, como certidão de casamento ou de nascimento de filhos; carteira profissional assinada ou declaração da empresa onde trabalha; e extratos bancários, por exemplo, para demonstrar que há condições para arcar com as despesas que terá no país. 

Além disso, é necessário ter o certificado internacional de vacina contra a febre amarela e preencher um formulário detalhado, que é disponibilizado online. "Sempre há algumas ‘pegadinhas’ na hora do preenchimento, por isso, a atenção deve ser redobrada neste momento", alerta Alexandre Luis Pedrosa, que é diretor da Infovistos, uma das maiores empresas de assessoria em documentação do país. 

Para assegurar que a solicitação será encaminhada sem erros, a Infovistos envia o formulário devidamente preenchido aos requerentes, que só deverão assinar o documento. "Para não perder tempo, nem dinheiro, o melhor é contar com a ajuda de profissionais", recomenda Alexandre. 

Outra dica é comprar as passagens e definir hospedagem depois que tiver com o visto aprovado. O ideal é iniciar o processo de solicitação do visto com 45 dias de antecedência. Para saber mais, acesse www.infovistos.com.br

Confira sugestões de pacote para estudar inglês ou francês na Índia, ou para turismo:


CURSO DE INGLES OU FRANCÊS

·         4 semanas de Curso Semi-Intensivo com carga horária 24 aulas semanais
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·         Traslado ida e volta do aeroporto - acomodação - aeroporto
USD 1630 (não inclui passagem)
Reservas: Canaus (11) 4323-7190 / www.canaus.com.br / canaus@canaus.com.br


INDIA E NEPAL (somente terrestre)
·      Traslados de Chegada e Saída.
·      Seguro de Assistência
·      3 noites em Nova Delhi no hotel Hyatt Regency
·      2 noites em Jaipur no hotel Trident
·      1 noites em Agra no hotel Marriot Jaipur
·      3 noites em Kathmandu em pousada com café da manhã
·      Guia acompanhante em espanhol desde o dia 1 ao dia 7 do tour; e resto de percurso com guias locais em espanhol.
·      Almoço no Palácio Samode
·      Café da manhã buffet diário
·      Jantar no Palácio Narain Niwas com Show de Danças tradicionais de Rajasthan, em Jaipur
·      Espetáculo noturno de Luz e Som no Forte Amber
·      Aéreos Delhi/Kathmandu/Delhi incluídos
USD 2380 por pessoa em quarto duplo
Reservas: Canaus (11) 4323-7190 / www.canaus.com.br / canaus@canaus.com.br

Lufthansa é homenageada com o “Doing it All” do Condé Nast Traveller 2012 World Saver Awards pelo segundo ano consecutivo


 Mais uma vez, a Lufthansa recebeu a maior homenagem da indústria da aviação, ao ganhar o prêmio “Doing it All”, concedido pelo Condé Nast Traveller World Saver Awards de 2012. O abrangente programa de prêmios, que homenageia empresas de viagens que fazem o máximo possível para salvar o mundo, requer, dos concorrentes, o cumprimento de exigentes padrões nas áreas de preservação, conservação da vida selvagem, iniciativas na saúde, erradicação da pobreza e programas educacionais. Pelo segundo ano consecutivo, a Lufthansa foi escolhida como líder devido ao inovador compromisso de todo o grupo com a sustentabilidade.

“É uma enorme honra receber o Condé Nast Traveller por tudo o que a Lufthansa tem feito nas áreas de gestão ambiental e responsabilidade corporativa global”, disse Juergen Siebenrock, vice-presidente para as Américas da Lufthansa. “A começar por nossos ‘prédios verdes’ certificados na nossa sede corporativa aos investimentos que resultaram nos aviões mais eficientes no quesito economia de combustível do mundo – o Boeing 747-8 e o Airbus A380 -, pilares da nossa frota,  e aos esforços humanitários que salvam vidas da organização HelpAlliance, mantida pelos funcionários do grupo, a sustentabilidade é um valor evidente em todo o grupo Lufthansa.”

A revista exibiu o pioneiro estudo alternativo de combustível da Lufthansa. Essa iniciativa incluiu voos diários operados com uma mistura de 50% de combustível tradicional e 50% de combustível biossintético no trecho Frankfurt-Hamburgo, além do primeiro voo comercial transatlântico operado com biocombustível de Frankfurt para Washinton, D.C., em janeiro de 2012.

Uma banca de juízes formada por acadêmicos, diretores executivos, filantropos e editores da Condé Nast Traveller examinaram as contribuições, que bateram um recorde de 111 este ano, concedendo o prêmio “Doing it All” às empresas com as maiores pontuações globais dentro de sua categoria específica de viagens. Os prêmios World Saver Awards de 2012 foram publicados na edição de setembro da revista Condé Nast Traveller, que está celebrando seu 25º aniversário e já está nas bancas. Mais informações em www.lufthansa.com

Guarulhos terá garantia de manutenção de projetos de sustentabilidade para a próxima gestão


Prefeito Sebastião Almeida (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto na cidade, vai assinar no sábado (15) carta-compromisso com o programa Cidades Sustentáveis, na qual se dispõem a fazer a uma administração que alie desenvolvimento urbano e preservação ambiental.

Cidade que já desenvolve práticas consideradas modelo de sustentabilidade, Guarulhos terá garantia de manutenção e ampliação de programas dessa natureza para os próximos quatro anos. No sábado, o prefeito Sebastião Almeida, candidato à reeleição e líder nas pesquisas de intenção de voto, vai assinar uma carta-compromisso com o programa Cidades Sustentáveis. A solenidade de assinatura do documento ocorrerá às 17h30 no Viaduto Cidade de Guarulhos. Em todo o país 584 candidatos a prefeito e vice já assinaram a carta. Seus signatários se dispõem a elaborar um diagnóstico da situação no município e criar um plano de ação para os quatro anos de governo, com prestação de contas por meio de relatórios anuais. 
O programa estabelece diretrizes a serem seguidas pelos administradores municipais com base em 12 eixos temáticos: Ação Local para a Saúde; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável; Educação para a Sustentabilidade; Cultura e Sustentabilidade; Planejamento e Desenho Urbano; Gestão Local para a Sustentabilidade; Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz; Bens Naturais Comuns; Governança; e do Local para o Global.
A iniciativa faz parte da Rede Latinoamericana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, que reúne movimentos cidadãos que promovem controle social das políticas públicas nas áreas em que atuam e têm entre as finalidades prover o acesso à informação pública, desenvolver pesquisas de qualidade de vida e monitoramento e manutenção de projetos que tenham como objetivo equilibrar desenvolvimento urbano e preservação ambiental.
Guarulhos entra para a rede já como uma cidade que desenvolve ações consideradas boas práticas sustentáveis. Nos últimos anos o município investiu na ampliação do sistema de saneamento básico –com instalação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ampliação da coleta de esgoto-, implantação e recuperação de parques com reaproveitamento de materiais e plantio de árvores, concessão de desconto de IPTU para construções que utilizem tecnologias que reduzam o impacto ambiental, entre outras ações.

Local: Viaduto Cidade de Guarulhos
Dia e hora: sábado (15) às 17h30
Macedo – Guarulhos

12 setembro 2012

Termômetro Copa 2014: Começa ampliação em Viracopos. Aeroportos têm a pior avaliação entre especialistas


A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) concedeu autorização para o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. Os trabalhos devem começar nesta sexta-feira (31) e a previsão é de que o complexo seja entregue para a Copa do Mundo de 2014.

Aeroportos e portos têm atualmente a pior avaliação entre as sete principais áreas para o sucesso da realização do evento. De acordo com a segunda edição do Termômetro Trevisan Copa 2014, pesquisa realizada trimestralmente pela Trevisan Gestão do Esporte, que reúne a opinião de especialistas quanto a realização e organização do evento, indicador de confiança para esse item é de 1,6%, numa escala que varia de 1 a 5.

“Houve avanços importantes no quesito aeroportos nos últimos meses e todos os 13 envolvidos com a Copa já estão com obras em andamento”, afirma o pesquisador da Trevisan Gestão do Esporte, Fernando Trevisan. “Mesmo assim, parece haver ainda muita desconfiança do público quanto à capacidade de melhoria concreta dos aeroportos até 2014.”

O Termômetro Trevisan Copa 2014 é o único levantamento realizado a partir da percepção de profissionais ligados aos negócios do esporte. Esta edição contou com a participação de 1.000 especialistas, entre eles professores e alunos dos cursos do MBA Gestão e Marketing Esportivo, assim como profissionais da indústria do esporte.

A pesquisa aborda sete áreas principais para o sucesso da realização do evento. A média geral ficou em 2,2 nas duas primeiras edições. O levantamento será apurado trimestralmente, até a realização do megaevento esportivo.

Confira a evolução dos números entre as duas edições:

Item avaliado
1ª edição
2ª edição
Estádios
2,6
2,9
Telecom
2,7
2,6
Hospedagem
2,5
2,5
Qualificação da mão-de-obra
2,4
2,3
Segurança Pública
2,1
2,1
Transporte
1,6
1,7
Aeroportos e Portos
1,5
1,6
GERAL
2,2
2,2