PATROCINADOR

04 outubro 2012

Pink plane decola hoje de São Paulo em direção a Nova York


Aeronave sai de Guarulhos durante campanha de um mês em 30 destinos para captação de fundos

O Boeing 767-400 "Cor-de-rosa" da Delta Air Lines decolará de São Paulo hoje para Nova York como parte de sua campanha de conscientização e esforço anual de angariação de fundos para a Breast Cancer Research Foundation (BCRF).

"No Delta estamos orgulhosos em apoiar uma causa tão notável com esforços de clientes, funcionários e famílias para levantar $ 5 milhões. Desde que começamos a trabalhar com o BCRF, a entidade tem contribuído diretamente para 18 bolsas de investigação totalmente financiados em todo o mundo", disse Nicolás Ferri, vice-presidente da Delta para América Latina e Caribe.

A aeronave possui Breast Cancer Research Foundation (BCRF) registrou logotipo fita rosa na cauda do avião e ao lado da porta de embarque e é dedicado a fundadora do BCRF Evelyn Lauder. Os comissários de bordo estarão vestindo uniformes rosa para apoiar a causa com a venda a bordo de limonada rosa e fones de ouvido rosa da BCRF.

A Delta também vai doar US $ 1 para o BCRF pelos primeiros 50 mil "curtir" na nova página do Facebook da Delta em outubro. Fãs novos e atuais poderão baixar imagens de capa e perfil personalizados no Facebook da  Delta, destacando a contribuição pela causa.


O avião cor-de-rosa da Delta
O avião "cor-de-rosa" internacional da Delta, um Boeing 767-400 que apresenta o logotipo do BCRF representado por uma fita rosa na cauda do avião e ao lado da porta de embarque, levou cerca de 266.753 clientes e voou cerca de 10.600 horas - ou aproximadamente 1.300 viagens ao redor do mundo - desde que foi pintado de rosa em maio de 2010. A aeronave voa rotas internacionais e promove a sensibilização sobre o BCRF no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Rússia e nos Estados Unidos este ano. O primeiro avião cor-de-rosa da Delta foi um Boeing 757 que, entre 2005 e 2010, voou por todo os Estados Unidos, América Latina e Caribe para instigar a conscientização sobre causa.

Sobre o The Breast Cancer Research Foundation
The Breast Cancer Research Foundation ®, fundada por Evelyn H. Lauder, em 1993, é uma organização independente sem fins lucrativos com o compromisso de financiar a pesquisa científica para alcançar a prevenção e a cura do câncer de mama. Em outubro de 2012, o BCRF premiará com US $ 40 milhões 197 cientistas em todo os Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa, Oriente Médio, Austrália e China. Com 91 centavos de cada dólar gasto pelo BCRF dirigido para a investigação do cancêr de mama e programas de conscientização, o BCRF continua sendo uma das instituições de caridade mais fiscalmente responsáveis ​​no país. Pela décima vez desde 2002, ele ganhou quatro estrelas da Charity Navigator. Além disso, o BCRF é a única organização sobre o cancêr classificado com um "A +" pela CharityWatch. Para mais informações sobre o BCRF, acesse: www.bcrfcure.org.


Sobre a Delta

A Delta Air Lines está trabalhando para se tornar a melhor companhia aérea americana na América Latina e no Caribe. Como parte deste objetivo a Delta estabeleceu uma parceria de longo prazo com a GOL Linhas Aereas Inteligentes, investindo mais de US$100 milhões na companhia.  A Delta também investiu mais de US$65 milhões na Aeroméxico como parte da aliança de longo prazo e estabeleceu um code share com a  Aerolíneas Argentinas, solidificando sua marca na América Latina. Os serviços da Delta estão baseados no Hartsfield-Jackson Aeroporto Internacional de Atlanta, de onde voa para 32 países e 54 destinos na região, oferecendo mais de 1.000 voos semanais entre a América Latina e os Estados Unidos. Passageiros da região já contam com assistência em português e espanhol pelo Twitter @DeltaAjuda e @DeltaAssist_ES provendo atendimento em tempo real das 9h00 às 22h00.

A Delta Air Lines serve a mais de 160 milhões de passageiros por ano. No ano passado, a Delta foi nomeada pelos leitores da revista Travel Weekly como a “Companhia Aérea do Ano” de voos domésticos e considerada pela revista PC World como a “Companhia Aérea Líder no Uso de Tecnologias” e ainda ganhou como a melhor na Pesquisa Anual da Business Travel News, além de ter recebido 12 prêmios Edge Awards da Executive Travel Magazine. Líderes de uma rede mundial, a Delta e a Delta Connection oferecem serviços para 320 destinos em 60 países em seis continentes. Com escritório principal em Atlanta, a Delta emprega mais de 80.000 pessoas no mundo e opera uma frota com mais de 700 aeronaves. Membro fundador da aliança global SkyTeam, a Delta participa da aliança transatlântica líder da indústria com a Air France-KLM e Alitalia. Incluindo seus parceiros mundiais, a Delta oferece aos seus clientes mais de 13.000 voos diários, com hubs em Amsterdã, Atlanta, Cincinnati, Detroit, Memphis, Minneapolis-St.Paul, New York-JFK, Paris-Charles de Gaulle, Salt Lake City e Tóquio-Narita. O serviço da companhia aérea inclui o SkyMiles, maior programa de fidelidade de companhia aérea do mundo; o premiado serviço BusinessElite; e mais de 50 Delta Sky Clubs em aeroportos no mundo. A Delta está investindo mais de US$ 3 bilhões até 2013 em aeroportos e produtos, serviços e tecnologia para aprimorar a experiência do cliente no céu e na terra. Clientes podem checar informações sobre voos, passagem aérea, bagagens e revisar status de voo no site delta.com.

ABIMAQ apoia as medidas anunciadas pelo Governo Federal


Objetivo é incentivar a produção nacional de Bens de Capital

Com o objetivo de manter a competitividade dos setores produtivos, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) tem apoiado as medidas do governo federal para incentivo à indústria nacional. Luiz Aubert Neto, presidente da entidade , diz que desonerar os investimentos são medidas que a ABIMAQ tem defendido por ser uma das mais atuantes associações brasileiras na defesa do país e suas ações, as quais têm contribuído afirmativamente para a implementação de importantes medidas tomadas pelo governo.

De acordo com Aubert, os países vêm implementando medidas de estímulo para as suas indústrias, cada qual à sua maneira. ”No Brasil – afirma – a elevação da alíquota do imposto de importação de 14% para 25% não provocará desabastecimento ou elevação de preços para o consumidor final. O que aconteceu, na verdade, nos últimos anos é que o Custo Brasil, amplificado por uma política equivocada de altos juros e de câmbio elevado, provocou uma redução do nível de atividade da indústria nacional e, consequente, na redução do consumo de Bens de Capital. Vale lembrar que, ao mesmo tempo que o real se valorizou, as demais moedas, como o dólar e euro, se desvalorizaram, criando uma pressão ainda maior na indústria nacional”.

Aubert conclui argumentando que em relação à disputa entre produtos nacionais e importados, o exemplo do setor de máquinas e equipamentos é significativo. Há casos em que cada três unidades de maquinário adquiridas no país, duas são importadas, mostrando claramente a agressividade com que os fornecedores internacionais estão tomando conta do mercado nacional. Portanto, essa medida proporcionará “um reequilíbrio saudável para a competição do mercado e a manutenção de setores estratégicos relevantes para o país”, afirma.

JR Diesel é a primeira empresa de pesados a utilizar tinta à base de água na pintura


Produto prevê redução de até 80% na emissão de compostos orgânicos voláteis na atmosfera

A JR Diesel, desmanche com foco na reciclagem de caminhões, é a primeira empresa de pesados, no Brasil, a utilizar tinta à base de d´água na pintura das cabines recuperadas dos caminhões. A ação faz parte da política de sustentabilidade da empresa, que tem por objetivo diminuir o impacto negativo na natureza.

Assim, é utilizada a linha PPG Envirobase High Performance, composta de tintas de pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito. Também existem as opções de verniz e primer, ambos à base de água. “Com este produto existe uma drástica redução de emissão de compostos orgânicos voláteis ou VOCs (Volatile Organic Compounds) na atmosfera: cerca de 80% menos que as tintas convencionais, além de melhor rendimento e acabamento”, diz Arthur Rufino, diretor executivo da JR Diesel. “O índice reduzido de VOCs também beneficia a saúde do colaborador que realiza a aplicação”, ressalta Rufino.

Outra vantagem para o negócio é o importante ganho em produtividade. “O processo de preparação das tonalidades, aplicação e cura da tinta é mais rápido; economizamos também no tempo de retrabalho e repintura, consequentemente conseguimos fazer mais coisas em menos tempo; sem falar no desperdício de tinta que é praticamente zero”, conta. Para se ter ideia, antes, com a tinta convencional, era preciso 62 horas para a cabine ficar pronta, hoje são necessárias cerca de 4 horas – mais de um dia de diferença. 
A economia no uso da tinta também é significativa: enquanto eram usados três galões de 3.600 ml de tinta convencional (10.800ml) para pintura de uma cabine, atualmente são usados seis litros de tinta à base de água e um litro de verniz. 


De desmanche à reciclagem de caminhões 

Com o objetivo de ter uma gestão mais profissional e visionária do negócio, o diretor administrativo, Arthur Rufino, foi à Europa em busca de modelos de negócio em países onde, além de oportunidade, a reciclagem é lei e os donos dos VFU (veículos fora de uso) são obrigados a dar destino aos “resíduos”. 
Um dos países visitados foi a Espanha onde Rufino conheceu recicladores grandiosos, modernos e lucrativos e também centros de pesquisa especializada como o CESVI Map e o CESVI Recambios. A ideia de um desmanche organizado já era realidade na JR Diesel, mas o conceito de reciclagem automotiva era um novo grande passo na direção da sustentabilidade, eficiência e gestão.

De volta ao Brasil o diretor iniciou um grande projeto contando com a ajuda de empresas de consultoria de diversas áreas. Colocado em prática em janeiro de 2010, o projeto forçou uma mudança gigantesca em conceitos e cultura empresarial. Começou uma série de investimentos que, dois anos depois, totalizaram R$ 5.000.000,00 entre cabines de pintura, reforma do piso, novas empilhadeiras, estruturas para estoque, software, hardware, construções, novos equipamentos, treinamento das equipes, mão de obra especializada, consultorias, regularizações e comunicação.

JR em números

Apesar do constante e grande investimento desde 2010, a JR Diesel conseguiu manter nos últimos cinco anos a média de crescimento de 30% ao ano. “Estimamos para 2012 um investimento na casa de R$ 1.000.000,00 em logística, callcenter e e-commerce, o que vai garantir o aumento dessa taxa de crescimento”, diz Rufino. “2011 fechou com o faturamento em torno dos R$ 44 milhões, valor que pretendemos superar em 30% em 2012”.

A JR Diesel é formada por cerca de 200 colaboradores, 15.000 m² de área construída e 80.000 clientes cadastrados. “Toda nossa estrutura é para atender o cliente com preço, qualidade e sustentabilidade”.

O início

Pode parecer nada “tradicional”, mas a receita do sucesso da JR Diesel é a gestão baseada no carinho e na disciplina. Uma gestão em que os colaboradores são valorizados. “Fazemos inúmeras exigências e queremos que sejam cumpridas, por outro lado, tratamos todos bem, somos solidários e ajudamos no que podemos”, conta Geraldo Rufino, diretor geral da empresa. “Ao longo do tempo institui minha filosofia que qualquer pessoa pode tudo, que cada um de nós tem força divina capaz de grandes realizações”.  

E, dá certo. A empresa tem 25 anos no mercado e é referência no segmento de reciclagem automotiva. Aliás, é a primeira no Brasil a implantar um modelo de reciclagem de caminhões. É, também, a única na área a aplicar os conceitos de administração, sustentabilidade e informatização. 

Mas, para chegar no que é hoje, foi preciso muita dedicação, vontade e trabalho. A empresa começou em 1985 comercializando peças de apenas dois caminhões em um terreno de 360 m². Em 1987, “quebrou”. Com a burocracia para fechar a empresa e a existência de cinco pessoas que dependiam dela, Geraldo resolveu investir. Após alguns anos conseguiu reerguer e ampliar gradativamente o negócio. 

Hoje, com custo baixo, grande disponibilidade, garantia de procedência e responsabilidade ambiental, a JR Diesel tem a melhor solução para o caminhão ou frota. Na linha de produtos: cabinas, câmbios, diferenciais, eixos, implementos rodoviários, motores e peças de reposição.


JR Diesel – www.jrdiesel.com.br 

03 outubro 2012

A Feira das Franquias reunirá oportunidades de negócios para todo o país


Com entrada gratuita, feira acontecerá de 10 a 11 de novembro no Espaço de Eventos do Hotel Mercure, em Santo André (SP), e aproximará as empresas franqueadoras de profissionais e empresários interessados em abrir franquias

Acontecerá das 12h às 18h nos dias 10 e 11 de novembro, no Espaço de Eventos do Hotel Mercure de Santo André (SP), A Feira das Franquias. Com entrada gratuita, o evento gerará aproximação entre empresas franqueadoras de sucesso em todo o país e profissionais e empresários interessados em abrir franquias. Além disso, a feira receberá formadores de opinião e personalidades do mundo dos negócios.

O êxito no segmento de Franquias tem estreita relação com o reconhecimento da marca e da forma de operação da franqueadora, que precisa ser altamente profissionalizada.  A Feira das Franquias apresentará uma gama de opções de investimentos em franquias já conceituadas no mercado brasileiro. O evento reunirá expositores de diferentes segmentos, como de Bebidas, Cafés, Doces e Salgados (caso do Pelé Arena Café & Futebol), Bares, Restaurantes e Pizzas (Rockville e Companhia do Churrasco), Beleza, Saúde e Produtos Naturais (Doctor Feet e Figaro) e Acessórios Pessoais e Calçados (Miss Shoes, Pink Lou e Minamoo), entre vários outros. Todas as empresas demonstrarão as vantagens de se ter um negócio estruturado no sistema de Franchising e tirarão todas as dúvidas dos franqueados em potencial. 

“O franqueado ideal é aquele que tem perfil empreendedor, capacidade de gestão e vontade para apreender as especificidades do negócio, para que possa replicá-los com sucesso”, afirma Roger Zulli, diretor da Agir Produções, organizadora do evento. 

Mercado em expansão – O setor de franquias é um dos que mais crescem no país. Em 2011, registrou R$ 89 bilhões em faturamento, valor que deve aumentar em 15% em 2012. Na Feira das Franquias, os interessados em abrir seu próprio negócio ganharão o embasamento necessário para a tomada de decisão. Poderão avaliar que tipo de franquia abrir e em que local, o investimento inicial necessário, capital de giro, taxas de franquias, royalties e publicidade, faturamento e lucro médio mensal, prazo de retorno do investimento, número de funcionários e área da unidade franqueada, dentre outros aspectos importantes.  A expectativa é de que mais de R$ 10 milhões em negócios sejam oficializados em até 12 meses após

Além das redes em expansão, o visitante de A Feira das Franquias poderá assistir às palestras gratuitas com especialistas em Franchising. O Ciclo de Palestras já conta com a presença confirmada dos consultores do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

AGENDA DE PALESTRAS – A FEIRA DAS FRANQUIAS:

10 de novembro (sábado)

Como adquirir uma franquia, das 16h as 17h
Palestrante: Cintia Gomes Bertão (SEBRAE)

11 de novembro (domingo) 

Marketing estratégico, das 16h as 17 h
Palestrante: Leandro Reale Perez (SEBRAE)

Todas as palestras serão divulgadas no site oficial da feira: http://www.afeiradasfranquias.com.br.  o evento. 

SERVIÇO:
A FEIRA DAS FRANQUIAS

Quando:     10 de novembro (sábado) e 11 de novembro (domingo), das 12h às 18h
Local:           Espaço de Eventos do Hotel Mercure, de Santo André (SP)
Endereço:        Av. Industrial, 885 (em frente ao Shopping Grand Plaza) - Centro - Santo André – SP
Telefone:        (11) 3416-0219 / (11)  98691-4826
Quanto:          Entrada gratuita. Basta se credenciar no site http://www.afeiradasfranquias.com.br e imprimir o convite. Não é permitida a entrada de menores de 14 anos.

02 outubro 2012

Culpado por acidente de trânsito pode responder processo civil e penal


O culpado por provocar um acidente de trânsito com vítimas fatais ou deixar uma pessoa incapacitada pode ser condenado a pagar indenização em processo civil que compreende danos materiais, tais como despesas com o veículo e inclusive pensão alimentícia à vítima ou seus familiares. Poderá, ainda, responder pela indenização fixada em processo penal. De acordo com a Dra. Joanna Paes de Barros e Oliveira, do escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados (www.scmadv.com.br), a pessoa que provocou o acidente pode responder por homicídio ou lesão corporal dolosa ou culposa, fixados no Código de Trânsito. Além disso, o juiz poderá fixar penas privativas de liberdade que podem ser substituíveis por serviços comunitários, além de fixar uma indenização.

“Por outro lado, os familiares podem ingressar também com ação de reparação de danos perante a Justiça Civil, cuja última instância de julgamento é o STJ/STF. Esta previsão está no Código Civil que determina que todo aquele que causa dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, é obrigado a repará-lo”, afirma a advogada. Se a vítima, além dos danos ao veículo, foi fatal ou teve lesão que a tornou incapaz, poderá ela ou seus familiares pleitear pensão mensal e danos morais.

Em recente decisão, o STJ entendeu que, no caso de pensão alimentícia, não se aplica a impenhorabilidade do bem de família. Ou seja, caso determinado o pagamento de pensão alimentícia e o devedor alegue que não tem condições financeiras, poderá ser penhorado seu imóvel, ainda que seja o único bem de família. “Inclusive, seu automóvel pode ser transferido ao credor ou vendido em leilão judicial para pagamento da dívida”, explica a Dra. Joanna.

Além disso, o devedor pode ser condenado a pagar até mesmo pensão vitalícia aos alimentados. Pode ser citado como exemplo o caso de a vítima ser mantenedora de um idoso. Por decisão judicial o culpado poderá ser condenado ao pagamento de pensão até que este idoso complete 70 anos. Ou, ainda, no caso da vítima ter filhos menores, o juiz poderá fixar o pagamento de pensão até que estes completem 18 ou 24 anos, se cursarem faculdade.

Chega ao Rio de Janeiro mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil

O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas, contribuirá com os demais navios da Marinha do Brasil na proteção da “Amazônia Azul”
 
Após atracar nas cidades de Natal (RN) e Salvador(BA), em setembro, vindo de uma viagem de cerca de um mês de trânsito pela Costa Africana, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” chega ao Rio de Janeiro no dia 05 de outubro, concluindo seu roteiro em direção ao Brasil, depois de incorporado à Marinha, no dia 29 de junho em Portsmouth, no Reino Unido. 

O evento contará com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim, e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o mesmo nome da classe em que se enquadra, “Amazonas”, que contará com mais dois de sua classe até 2013: NPaOc “Apa” e NPaOc “Araguari”, todos importantes rios brasileiros. O NPaOc “Amazonas” teve sua construção iniciada em 15 de fevereiro de 2008, com o batimento de quilha em 15 de junho do mesmo ano. Foi lançado ao mar em 10 de fevereiro de 2009 e sua prontificação concluída em setembro de 2010.

A aquisição dos três Navios-Patrulha Oceânicos agrega importante valor para que a Marinha do Brasil possa intensificar as ações de Patrulha e Inspeção Naval, voltadas à segurança do tráfego aquaviário, prevenção da poluição ambiental e, ainda, para o aumento da capacidade de Busca e Salvamento (SAR), ao longo da extensa área marítima sob a responsabilidade do Brasil.

Durante a viagem, de aproximadamente 2 meses, em direção ao Rio de Janeiro, o navio atracou nos portos de Lisboa (Portugal), Las Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), Cotonou (Benim), Lagos (Nigéria), São Tomé e Príncipe, Natal (RN – Brasil), Salvador (BA – Brasil) e Arraial do Cabo (RJ – Brasil). No Continente Africano, realizou exercício de demonstração de ações antipirataria e treinamentos de manutenção entre navios com a Guarda Costeira de Cabo Verde, a Força Naval do Benin, a Marinha da Nigéria e a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, além da realização de visitas protocolares e públicas.

Ao chegar ao Brasil, o NPaOc foi preparado para Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) em Natal, realizada em sua passagem por Salvador, visando a preparação do navio para operações aéreas. Nessa última cidade, o navio ficou aberto à visitação pública.
 
Evento: Chegada do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” ao Rio de Janeiro
Data: 05 de outubro
Hora: 13h00 – Partida da lancha da imprensa para embarque no NPaOc  “Amazonas”
Local:    Comando do 1º Distrito Naval – Praça Barão de Ladário S/N, Centro

ROCK IN RIO CARD COMEÇA A SER VENDIDO DIA 30 DE OUTUBRO


Organização inicia nesta terça-feira, 2, a enquete: "Em quanto tempo você acha que o Rock in Rio Card vai acabar?". Ingresso.com será o canal de vendas exclusivo do evento

A organização do Rock in Rio anuncia a data de início das vendas do Rock in Rio Card — cartão que garante a presença antecipada do público no festival antes mesmo do anúncio das bandas e atrações — para o próximo dia 30 de outubro. Paralelamente inicia nesta terça-feira, dia 2, nas redes sociais a enquete: "Em quanto tempo você acha que o Rock in Rio Card vai acabar?". Em 2011, a venda antecipada foi encerrada em apenas 21 dias, quando os 100 mil ingressos disponíveis esgotaram. A ação, realizada no site oficial do festival — www.rockinrio.com, termina dia 22 de outubro.

A venda de ingressos será feita pelo site oficial do festival (www.rockinrio.com.br), por meio da Ingresso.com. Para a edição do Rock in Rio 2013, o bilhete terá o valor de R$260 (inteira) e R$130 (meia-entrada). E, assim como na edição de 2011, quando o cartão foi vendido pela primeira vez no Brasil, o fã que adquirir o produto pode escolher em qual data pretende usá-lo, antes que a venda oficial de ingressos seja aberta ao público em geral — a escolha poderá ser feita de 1º de fevereiro até 1º de abril de 2013. Por ser uma venda especial, o limite de compra é de até quatro entradas por cliente, sendo uma meia-entrada por CPF.

Os clientes que adquirirem meia-entrada terão que enviar pelo próprio site, antes da escolha do dia, a cópia do comprovante que garante a meia-entrada. Também será necessário mostrá-lo no dia do festival para entrar no Parque Olímpico Cidade do Rock.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (VISA, Mastercard, Diners, Aura ou American Express) e o valor pode ser parcelado em até quatro vezes. A entrada para o Rock in Rio permite acesso a todas as áreas e atrações da Cidade do Rock.
O Rock in Rio Card chegará via Correios em uma caixa personalizada no endereço indicado no momento da compra do produto.

Clientes Itaú terão 15% de desconto

Os clientes Itaú, empresa patrocinadora máster do Rock in Rio, têm 15% de desconto na entrada inteira e parcelamento em até seis vezes — exclusivo para pagamento com cartões de crédito Itaucard emitidos pelo Banco Itaucard S.A., cartões Itaú Personnalité, Cartões Itaú Uniclass, United Mileage Plus, Unicard Série Platinum, Unicard Série Premium e cartões Fininvest. 

Clientes Rock in Rio Club terão direito à pré-venda exclusiva

Portadores do Rock in Rio Club, cartão de benefícios exclusivos do Rock in Rio, terão acesso à pré-venda exclusiva do Rock in Rio Card entre os dias 20 e 29 de outubro, basta entrar no site da Ingresso.com munido do número do seu cartão (Rock in Rio Club). Durante este período, terão ainda 15% de desconto na compra de entradas inteiras. Cada CPF habilitado poderá comprar até quatro bilhetes.