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18 outubro 2012

O fim do Código Florestal


A expectativa dos brasileiros de se ter um Código Florestal equilibrado e capaz de proteger o meio ambiente e a vida acabou no fim da tarde de ontem, quando forampronunciados apenas novevetos presidenciais à Medida Provisória 571/12. Pela nova lei, os grandes desmatadores são anistiados e liberados de recompor a área. Além disso, as matas ciliares, reservas legais, topos de morro, encostas e mangues estão desprotegidos e ameaçados em benefício dos grandes proprietários rurais, entre outros problemas.

O Brasil esperava da presidenta Dilma Rousseff uma postura mais corajosa e ambiciosa para manter o mínimo de proteção das florestas. Ao invés de demonstrar um protagonismo maior no processo de alteração da legislação ambiental e, agora, na sanção da MP, a presidenta preferiu trair a confiança de seus eleitores e não cumprir com o compromisso assumido, em 2010, de não aceitar mais retrocessos na proteção ambiental.

Para André Lima, consultor jurídico da Fundação SOS Mata Atlântica,apesar dos vetos “o resultado é negativo”. “Enquanto o Congresso deu três passos em favor dos ruralistas, a presidenta Dilma deu um passo no sentido da proteção ambiental”, comentou.

O governo substituiu uma das legislações florestais mais modernas do mundo por um Código mais agrícola que ambiental: as mudanças resolvempredominantemente dívidas e passivos de produtores.

De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “o governo não correspondeu ao que se esperava e rasgou não só a Constituição Federal brasileira, prejudicando a função social da terra, como também os acordos firmados nas convenções internacionais de clima e de biodiversidade”.

O fim melancólico do Código Florestal representa uma imensa oportunidade desperdiçada de dialogar e ouvira sociedade civil brasileira, comoocorreu durante a construção da Lei da Mata Atlântica. “Não vamos conseguir reverter o julgamento negativo sobre o Código, mas temos a chance de tomar as medidas sustentáveis necessárias para dar a resposta que nosso Planeta precisa”, afirmou Mantovani.

A Fundação SOS Mata Atlântica lamenta a destruição do Código Florestal. Após esse enorme fiasco, a Fundação reforça sua disponibilidade de acompanhar a regulamentação e implementação da lei para minimizar as consequências negativas do que foi aprovado. E reafirma o compromisso de continuar engajada em prol da defesa das florestas.

Fundação SOS Mata Atlântica

17 outubro 2012

ABIMAQ incentiva associados a exportar


A ABIMAQ está promovendo em várias cidades a reunião de alinhamento estratégico para o Brazil Machinery Solutions (BMS), programa que tem por objetivo promover as exportações no setor e fortalecer a imagem do País como fabricante de bens de capital mecânico. 

Fruto da parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto conta com diferentes ações no exterior que aproximam o empresariado brasileiro dos seus mercados alvo. 

Atualmente o setor de máquinas e equipamentos é reconhecido como um dos maiores e mais importantes da indústria brasileira. Pensando nisso, a ABIMAQ já prepara o projeto para o biênio 2013-2014. “Nosso objetivo é provocar as empresas para que elas digam o que gostariam de fazer. Com isso, elas vão direcionar o planejamento estratégico dentro dos temas e mercados prioritários pré-estabelecidos desde 2010. Somos executores de projetos e ações que nascem do desejo dos associados”, ressaltou o diretor executivo de mercado externo da Associação, Curt Muller. 

Uma das inovações da ABIMAQ na busca pelo crescimento das exportações é o Warm Up que, como o próprio nome diz, é um “aquecimento” para as principais feiras do setor de máquinas e equipamentos realizadas nos países prioritários do Programa na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e Peru) e tem como público alvo empresas e clientes em potencial desses países, além de entidades de classe parceiras, imprensa, organizadores de feiras e representantes do governo local. É um evento de relacionamento entre fabricantes brasileiros (que participarão da feira junto ao BMS) e compradores, servindo assim para estimular os negócios para o evento. 

Somam-se a esta ação outras atividades como missões comerciais, rodada de negócios, projeto de imagem, revista Brazil Machinery Solutions, catálogo Brand Utility, Centro Internacional de Pós-Venda, catálogo eletrônico com otimização de buscas na internet - mecanismo que mantém as empresas em destaque no Google -, ações comuns em mídias estrangeiras, entre outras. 

Atualmente a ABIMAQ se relaciona com países da América do Sul (Argentina, Chile, Peru e Colômbia), América Central e do Norte (Estados Unidos e México), além da Angola, África do Sul, Índia e Rússia. 

A reunião de alinhamento estratégico para o Brazil Machinery Solutions já passou por cidades no Sul, Sudeste e Nordeste do País.

ABB instala laboratório de serviços na unidade de Sorocaba

Nova estação de trabalho ampliará capacidade de produção e vai permitir maior integração e agilidade no atendimento ao cliente

A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, iniciou as atividades de seu novo laboratório de reparos e manutenção de equipamentos, voltado a drives e PLC. A estrutura foi transferida de Osasco para o complexo de Sorocaba (SP), que conta com investimentos em novas estações de trabalho, lay out otimizado e áreas operacionais aprimoradas.

A iniciativa objetiva a ampliação do portfólio de produtos e serviços e a expansão no mercado local.

De acordo Marcelo Palavani, gerente geral da unidade de negócios de Drives & PLC, a mudança reforça a estratégia de crescimento da área, aumentando  a capacidade produtiva,  e melhorando o suporte  no pós-venda.

“Apesar de estarmos há tão pouco tempo na nova planta, já recebemos a visita de alguns de nossos clientes, que se mostraram bastante satisfeitos com a fácil localização da unidade de Sorocaba e também com a nova estrutura preparada para atendê-los”, ressalta Marcelo Palavani.

Em uma área fabril de 125 mil metros, o novo complexo de Sorocaba vai suportar novas linhas de produção. No primeiro semestre deste ano, iniciou a produção da linha de conversores ACS 850; posteriormente, haverá a expansão da produção de equipamentos de baixa tensão, instrumentação analítica e fabricação de motores.

Sobre a ABB
A ABB é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

16 outubro 2012

Audi revela detalhes do seu estande no Salão do Automóvel 2012


Espaço com mais de 1.000 m² inspirado nos pilares da marca
Show de som e luzes na apresentação do novo Audi A3 Sportback
Leandro Radomile, responsável pela Audi no Brasil: “Assim como nos anos
anteriores, queremos encantar os clientes e visitantes, tornando o
estande da Audi um dos mais atrativos do evento”

A Audi Brasil preparou grandes novidades para a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel 2012, que é realizado entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, em São Paulo. Um dos diferenciais este ano é o seu estande, com um amplo espaço para visitação em mais de 1.000 m², arquitetado de acordo com os três pilares da marca – esportividade, sofisticação e progressividade. O espaço ficará localizado no centro do Pavilhão de Exposições do Anhembi e deverá receber, aproximadamente, 750.000 visitantes no decorrer da feira.

Durante os oito dias de evento, a Audi vai expor 18 modelos do seu portfólio, incluindo o novo A3 Sportback, que acaba de ser apresentado no Salão de Paris. A programação do estande conta com quatro exibições diárias da LED’s Party, show repleto de som e luzes.  “Assim como nos anos anteriores, queremos encantar os clientes e visitantes, tornando o estande da Audi um dos mais atrativos do evento”, enfatiza Leandro Radomile, responsável pela Audi no Brasil. Um dos destaques do estande é o painel eletrônico de 14 metros de comprimento com tecnologia de última geração e com a melhor resolução oferecida atualmente no mercado, feito em LED – com lâmpadas colocadas a apenas 2 milímetros de distância cada.

Entre as atrações, a Audi promete para este ano a apresentação do novo A3 Sportback, que chega ao Brasil com design mais atlético e dinâmico, reforçando a esportividade e a sofisticação da fabricante alemã. O modelo conta com duas versões: Attraction, com motor 1.4 TFSI, de 122 cv ; e a versão Ambition, 1.8 TFSI, de 180 cv, que vem com o sistema Audi valvelift system e a gestão térmica eficiente. A novidade é oferecida em 13 opções de cores: três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos.

Equipado com transmissão S tronic de dupla embreagem e sistema start-stop, o veículo recorre a motores com tecnologia TFSI, que combinam as vantagens da injeção direta do combustível com o turbocompressor. O propulsor 1.4 TFSI, de 122 cv, permite viagens econômicas sem comprometer a potência. Já a versão 1.8, de 180 cv, com o sistema Audi valvelift system e a gestão térmica eficiente, gera maior torque em baixas rotações e ótimo desempenho.

15 outubro 2012

Dígitro Participa de Congresso de Telecomunicações promovido pela SUCESU BA


A empresa é responsável por todo o monitoramento da infraestrutura de TI de uma das maiores universidades de Salvador, a Unijorge

A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom participará da próxima edição do Congresso SUCESU-BA 2012, promovido pela Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações da Bahia, em Salvador, nos próximos dias 16 e 17 de Outubro. O Encontro, cujo tema central será “Conexões Sustentáveis na Era Digital”, reunirá CIOs, gerentes, técnicos  e estudantes dá área de TI interessados em se atualizar sobre as novas tendências desse mercado.

O congresso irá abordar as estratégias de evolução dos parques de TIC das empresas, dentro de uma perspectiva de sua sustentabilidade ambiental, ergonômica e financeira. Na ocasião, a Dígitro estará presente com estande próprio, apresentando suas principais soluções para redes convergentes, call center, contact center, além de sua unidade de serviços direcionada ao gerenciamento, monitoramento de redes, ambientes de TI e estruturas de telecomunicações. Nesse nicho, a Dígitro já se destaca na Bahia como provedor de tecnologia para o Centro Universitário Jorge Amado, uma das maiores universidades de Salvador e região, sendo responsável pelos serviços de gerenciamento e monitoramento de todo o parque tecnológico da instituição.

Segundo Rildo Raposo Filho, Gerente Regional da Dígitro na região, a empresa vem experimentando significativo crescimento no Estado, devido à grande demanda de soluções customizadas pelos clientes locais. “Modernizar sua estrutura tecnológica sem investimentos dispendiosos está entre as principais preocupações das empresas que querem aproveitar o crescimento do mercado baiano”, avalia Raposo.

Serviço:
Congresso SUCESU-BA 2012
Data: 16 e 17 de Outubro a partir das 8:00hs
Local: Bahia Othon Palace Hotel
Endereço: Avenida Oceânica, 2294 - Rio Vermelho, Salvador – BA

11 outubro 2012

20ª Expo São Roque inova e faz festa temática em homenagem a Portugal


Evento faz parte do calendário oficial do Ano de Portugal no Brasil e reunirá mais de 80 mil pessoas durante o mês de outubro

Em 2012, a Expo São Roque comemora duas décadas. São 20 anos levando diversão e alegria para turistas de diversas localidades do país. De uma maneira totalmente nova, a grande atração deste ano é a tematização, que será feita em homenagem ao Ano de Portugal no Brasil. O evento ocorre de 12 de outubro a 04 de novembro, sempre as sextas, sábados, domingos e feriados, 10h às 22h. A festa é realizada no parque Recanto da Cascata, na Estância Turística de São Roque, a 60 km da capital.

A temática portuguesa tem tudo a ver com São Roque e sua história. A cidade também conhecida por seus vinhos e plantações de alcachofras, acolheu uma das maiores colônias portuguesas no Brasil e ainda conta com muitas famílias tradicionais lusitanas e seus descendentes.

Entre as atrações portuguesas que prometem agitar o evento, uma réplica do famoso Galo de Barcelos, que na festa terá quatro metros de altura, shows de dança portuguesa, apresentação do novo CD da cantora fadista Ciça Marinho, dia 21 de outubro, às 14h, gastronomia e a tradicional pisa da uva ao som da música portuguesa.

A intenção da Expo São Roque é promover temáticas diferentes a cada ano. Segundo Cláudio Góes, presidente do Sindusvinho – Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque, organizador do evento, criar um tema diferente a cada edição deixa a festa mais agradável e sempre com um gostinho de quero mais. “Temos um público fiel e queremos surpreendê-los sempre”, ressalta Góes. A expectativa é reunir mais de 80 mil pessoas durante os dias de festa.

Pisa da Uva Portuguesa
A pisa da uva é uma tradição em Portugal, e terá sua apresentação na 20ª Expo São Roque, todos os dias, às 17h00. Os turistas poderão dançar e pisar a fruta ao som da música portuguesa. Também haverá competição entre os participantes. São escolhidas quatro pessoas e a que produzir mais vinho com os pés levará um kit exclusivo da 20ª Expo São Roque.

O Galo de Barcelos
Uma réplica do famoso Galo de Barcelos estará na praça central do recinto e terá quatro metros de altura, fazendo referência à tradição cultural de Portugal. A lenda do Galo de Barcelos narra à intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem acusado de um crime. Segundo a história, os habitantes da cidade de Barcelos, horrorizados com um crime, acusaram um viajante, que foi preso e condenado à forca. O homem  então pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. O acusado voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem." Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. O homem foi imediatamente solto e mandado embora da cidade em paz.

Vinhos
As tradicionais vinícolas são-roquenses marcam presença no evento com estandes, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e degustar a especialidade da cidade, conhecida como a terra do vinho. Os visitantes também poderão participar de workshops de enogastronomia ministrado pelo enólogo Fábio Goes, sempre aos sábados, domingos e feriados às 13h e às 15h.

Alcachofra
Para os amantes da gastronomia, o Espaço Gourmet e o Mercado de Alcachofra são paradas imperdíveis. No primeiro o chef Osley José, especialista em receitas com alcachofra, ministrará workshops aos sábados, domingos e feriados às 12h, 14h e às 16h. No segundo, é possível adquirir a flor comestível das mais variadas formas: in natura, em conserva, patê ou pratos congelados. Em plena safra, esta delícia gastronômica, também aparece nos restaurantes da festa como risoto, pastel, salpicão, vinagrete, strogonoff, massas, entre outros.

Gastronomia
Um dos destaques gastronômicos desta edição, além dos pratos portugueses com bacalhau e alcachofras, é o Alquimia, criado pelo chef Ronald Wolf, do restaurante Warong Brasil, que estreia com entusiasmo este ano na festa. A receita, feita com a mais nova tecnologia culinária, a molecular, conta com fundos de alcachofra, molho de abóbora e jamon serrano.

Teatro
O musical Ei-los que partem! Uma história portuguesa com certeza fará uma homenagem especial ao povo de Portugal. No enredo, o personagem principal é um baú que terá diversos objetos, fotos e acessórios. O baú será uma grande caixa de lembranças, que remeterá ao público a história dos portugueses e sua contribuição cultural através da música, instrumentos, culinária e tradições. A história lembrará as festas, as danças, os sentimentos, as relações de solidariedade, a fé, o amor, a dor, e a esperança dos portugueses que vieram para o Brasil.

Atrações
Os estandes trazem opções de doces caseiros, licores, artesanato, roupas, plantas e até artigos para casa. Além disso, o evento conta com atrações para todo tipo de público, com banda itinerante; apresentação de palhaço, pernas de pau, nega maluca, orquestra sinfônica; shows musicais, teatro, entre outras.

Infantil  
A peça O Anel Que Tu Me Destes é baseada no folclore e promete levar a criançada em uma viagem no mundo da imaginação. O espetáculo do Grupo de Teatro Ponta da Areia é uma junção de várias brincadeiras infantis, como as cirandas, os trava-línguas, os causos contados por nossos pais, que o grupo tenta resgatar no espetáculo. A peça se passa numa rua fictícia, que remete antigas brincadeiras infantis. A apresentação termina com uma grande roda onde se cantam cirandas com as crianças presentes e ocorre dia 12 de outubro às 13h e às 19h.
Outra atividade que promete encantar os pequenos é o espetáculo Festival de Talentos, do Anjo das Marionetes, também dia 12/10 às 12h. O musical de marionetes reúne personagens, em que os bonecos apresentam quadros de dança, música, sapateado, com trilha sonora de grandes artistas.
Na minifazenda, as crianças têm contato com diversos tipos de animais, por exemplo, mini bois, pônei, aves, entre outros, além de um playground com diferentes brinquedos infláveis.

Lançamentos
A 20ª Expo São Roque lança alcachofra grelhada. O prato constitui em grelhá-la no azeite e armazená-la em conserva, garantindo assim seu sabor e as propriedades. A flor exótica é rica em vitamina do complexo B, além de possuir potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro, sendo um ótimo digestivo. Esta versão de alcachofra grelhada pode ser adquirida no Mercado da Alcachofra durante a festa.


Infraestrutura
O projeto de arquitetura e urbanismo da 20ª Expo São Roque foi desenvolvido pelo renomado arquiteto Tanus Saab. O visitante ao chegar ao evento, sentirá um pedacinho de Portugal em São Roque. O espaço principal do recinto lembrará a Praça do Comércio, ponto turístico da capital Lisboa, aonde as riquezas do Brasil chegavam no período imperial. Os jardins contam com a inspiração dos grandes jardins europeus, com um toque de brasilidade, unindo as oliveiras, árvores comuns do país que nos colonizou, com plantas e ervas mais finas, como o alecrim. Para completar, flores tropicais brasileiras marcam a fusão histórica entre os dois países.
O local que sedia o evento conta com 50 mil m² cercado pela Mata Atlântica, que além da beleza, promove contato direto com a natureza.

Confira a programação completa no site: www.exposaoroque.com.br


Serviço:
20ª. Expo São Roque
Local: Recanto da Cascata – Av. Antônio Maria Picena, 34 – São Roque
Data: de 12 de outubro a 04 de novembro, sempre as sextas, sábados, domingos e feriados
Horário: das 10h às 22h
Preços: as sextas-feiras - R$ 5,00
Sábados, domingos e feriados - R$ 16,00
Estacionamento: R$ 10,00
Informações: (11) 4712-3231

10 outubro 2012

O que ainda esperar de 2012


*Celso Petrucci


No final de julho, participamos de mais uma reunião da CII/CBIC – Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em Porto Alegre. No encontro, com a presença de representantes de entidades de 17 Estados, tivemos a oportunidade de medir a temperatura do mercado imobiliário Brasil afora.

Exceto a cidade do Recife, que passa por um período de crescimento sustentado, quer pelos investimentos no Porto de Suape, quer pelos investimentos para a Copa de 2014, o que ouvimos quanto à acomodação do mercado e com o “fechamento” desse ano deixou-nos apreensivos.

Aconteceu um real encolhimento nas operações das empresas de capital aberto, que deixaram algumas cidades e regiões do País e estão concentrando suas atividades nos mercados tradicionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Esse movimento, pelo o que entendemos, tem a ver com a dificuldade de administrar joint ventures e parcerias a partir de suas matrizes e com o excesso de lançamentos concentrados em anos anteriores, que levaram essas empresas a atrasar a entrega das obras e, consequentemente, suportar o aumento de custos daí originados.

A confiança do empresário no mercado consumidor diminuiu e, como consequência direta desse movimento, os financiamentos à produção com recursos da poupança caíram 27,6% no primeiro semestre, apesar do crescimento de 23,5% nos financiamentos às pessoas físicas no mesmo período. Outro fator a ser considerado é o aumento de preços dos últimos anos que se reflete na redução da oferta de produtos para as classes B-, C e D, principalmente àqueles compradores enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida.

Na cidade de São Paulo o quadro não é diferente, pois o nosso mercado imobiliário reflete o comportamento da economia do País. Em 2010, quando o PIB cresceu 7,5%, as empresas incorporadoras ofertaram 38 mil novas unidades residenciais, e o mercado respondeu bem, com o escoamento de quase 36 mil unidades durante o ano. Já em 2011, quando o PIB cresceu 2,7%, mesmo com os lançamentos mantidos na casa de 38 mil unidades, as venda caíram para aproximadamente 28 mil unidades. No final de 2011, a oferta – ou estoque – de imóveis novos não comercializados subiu para quase 20 mil unidades.

No primeiro semestre deste ano, por sua vez, foram lançadas, na Capital, 8.862 unidades, o que representa a redução de 37,2% comparativamente ao primeiro semestre de 2011, quando foram postas à venda 14.112 unidades. Já as vendas, em número de unidades, cresceram 2,6% em relação ao ano passado registrando a comercialização de 11.981 imóveis contra 11.680 unidades em 2011. Em valores corrigidos pelo INCC-DI o resultado é muito próximo, R$ 6,1 bilhões em 2011 e R$6 bilhões em 2012. Qual a leitura desses números?

Apesar da queda expressiva nos lançamentos, a demanda está aderente aos preços e aos produtos ofertados. Além disso, os incorporadores estão lançando e vendendo muito mais unidades de dois dormitórios, atendendo a uma maior fatia da pirâmide social, principalmente para adquirentes do primeiro imóvel.

Outro fator que interferiu nos números: a prefeitura e os órgãos envolvidos no licenciamento de empreendimentos precisam se reciclar, pois a aprovação de projetos na cidade diminuiu quase 20% no acumulado dos últimos 12 meses, até abril. Historicamente, o mercado da cidade de São Paulo lança de 30% a 35% dos seus produtos no primeiro semestre.

Depois de rever os números de lançamentos na Capital para 30 mil unidades, das quais 70% a serem lançadas no segundo semestre, os empresários do setor aguardam a informatização dos processos de aprovação de projetos e o começo do fim da burocracia.

Uma indústria, como a imobiliária, que trabalha com o equilíbrio entre oferta e demanda de imóveis, não é possível ficar aguardando mais uma década para que o setor público trabalhe em sintonia com a Era da Informatização. Se não formos acompanhados, o futuro ficará para trás.

*Celso Petrucci é economista-chefe do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e diretor executivo da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos da entidade