Com média de quase 70 mil seguidores e participação de 88% das empresas, Brasil ajuda microblog a ganhar destaque no mundo corporativo
De acordo com a pesquisa Latin America Social Media Check-up 2013, desenvolvida pela Burson-Marsteller’s, o Twitter cresceu mais que o Facebook no ano passado, conquistando a preferência das contas corporativas. Segundo o levantamento, 53% das marcas na América Latina utilizam o microblog, enquanto 50% utilizam a rede social com mais de um bilhão de usuários.
Globalmente a diferença é ainda maior: 82% para o Twitter contra 74% do Facebook.
Em comparação com o último biênio, o uso do Twitter como conta corporativa aumentou consideravelmente na Argentina, onde passou de 15% para 40%; Peru, de 15% para 36%; Porto Rico, de 5% para 12%; e a Venezuela, de 35% para 80%. O Brasil, hoje com 88% de presença na rede social de 140 toques, tinha 53% dois anos atrás.
Analisando a média de seguidores por conta corporativa, a presença do Twitter ganhou relevância em quase todos os países, com destaque para o Brasil: de 4.206 em 2010 para 66.958 em 2012. No resto do bloco, a Argentina subiu de 777 para 19.023; o Chile de 1.624 para 13.009; o México de 2.240 para 43.017; e a Venezuela de 4.714 para 31.784. A média da América Latina subiu de 2.626 para 33.777 seguidores.
Para Gabriel Borges, CEO da Ampfy, agência especializada em comunicação nas mídias sociais, o crescimento do Twitter se dá em parte pela estabilização que o Facebook tem, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. “Em números absolutos o Facebook ainda é hoje a rede social com mais relevância no mundo, seja em contas pessoais ou corporativas. Com mais de um bilhão de usuários, apresentar um crescimento relevante fica mais complicado, e isso é um dos fatos que contribuiu à ascensão do Twitter”, comenta o executivo. “Embora algumas pessoas considerassem o microblog carta fora do baralho, isto é, com menos força em relação aos últimos anos, as recentes movimentações do Twitter, que recentemente abriu seu escritório em São Paulo, apontam uma revitalização da rede social”, conclui Borges.
Pesquisa: [Latin America Social Media Check-up 2013 / Burson Marsteller’s]
Sobre a Ampfy
Especializada em comunicação nas mídias sociais, a Ampfy nasce das experiências de Gabriel Borges, com passagem pela AgênciaClick Isobar e Fred Siqueira, ex-WMcCann. A agência tem também em seu quadro de executivos Fabiana Baraldi, vinda da R/GA para liderar as frentes de operações e mídia. A empresa iniciou sua atuação em 2012 e possui em seu portfólio as contas digitais de Mitsubishi Motors, Brahma, Budweiser e Fusion Energy Drink, além de desenvolver projetos em mídias sociais para SKY.