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08 fevereiro 2013

Ouvido suporta barulho intenso do Carnaval por até 7 minutos



Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, exposições a sons de alta intensidade após esse tempo podem ocasionar lesões irreversíveis na audição.
Confira as dicas e previna-se!

 
Estamos a poucos dias do carnaval e o Brasil já se prepara no ritmo do samba para os batuques das avenidas, praias e blocos de rua. Entretanto, toda a animação desta data esconde um sério risco à saúde: os problemas auditivos causados pelo ruído das potentes caixas de som das escolas de samba e trios elétricos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), o ouvido humano suporta até 85 decibéis, mas o volume dos equipamentos utilizados durante a festa pode ultrapassar os 120 decibéis. “Neste nível de intensidade sonora, o ouvido pode suportar apenas sete minutos”, alerta o médico otorrinolaringologista Agricio Crespo, presidente da ABORL-CCF.
 
De maneira geral, o sistema auditivo humano tolera em média sons de até 85 decibéis por um tempo de até 8 horas. Se o som aumenta para 90 decibéis, este tempo de exposição segura cai para 4 horas. Quando atinge 100 decibéis, a tolerância cai para apenas uma hora, e assim por diante. Isto significa que, acima do tempo máximo de exposição para cada intensidade sonora, ocorrerão danos aos ouvidos, como perdas auditivas definitivas e o desconfortável zumbido.

A exposição prolongada e contínua de pessoas com baixa resistência (provocada por noites mal dormidas, excessos de ingestão de bebidas alcoólicas e desgastes físicos) a sons de alta intensidade e em ambientes fechados ou muito próximos à fonte sonora são fatores agravantes que podem levar a danos permanentes ao sistema auditivo.

O especialista dá cinco dicas para curtir a festa sem comprometer a saúde auditiva:

1. Não fique muito perto das fontes sonoras, descansando cerca de 20 minutos a cada hora de música alta.

2. Se ficar muito tempo exposto a sons muito altos, use um protetor de ouvidos. É possível encontrar os protetores em farmácias e drogarias.

3. É importante hidratar-se bem.

4. Não pingue nada no ouvido além dos remédios recomendados pelo seu médico.

5. A qualquer alteração na audição ou a presença de zumbido, procure um médico otorrinolaringologista imediatamente, que irá orientá-lo sobre as medidas necessárias.

07 fevereiro 2013

Expectativas mais realistas em 2013 moderam o otimismo do consumidor


“A expectativa do consumidor no início de 2013 foi afetada pelo PIB baixo, a queda na indústria e também pela alta da inflação. Em contrapartida, no início de 2012 esperava-se a alta do PIB e a queda da inflação, o que não ocorreu, mas deve ocorrer este ano”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O INC ACSP/Ipsos manteve 161 pontos em janeiro de 2013, mesmo número de dezembro, contra 178 em janeiro de 2012.

Classes sociais:
A classe C é a mais otimista, com 165 pontos em janeiro, contra 167 em dezembro de 2012. Em seguida vêm as classes A/B, com 153 pontos em janeiro contra 152 pontos em dezembro. As classes D/E - as menos otimistas – apresentaram alta de quatro pontos. Passou de 141 em dezembro para 145 em  janeiro, impulsionada pela alta do salário mínimo e das transferências de renda, como o bolsa-familia.

Regiões:
As regiões Norte/Centro-Oeste são as mais otimistas, com 193 pontos em janeiro de 2013, contra 167 em dezembro de 2012, provavelmente decorrente da boa safra agrícola.
Em seguida vem a região Sul, com 177 pontos em janeiro, contra 192 em dezembro do ano anterior.
Já a região Sudeste se manteve praticamente estável registrando 160 pontos em janeiro, contra 158 em dezembro.
E, finalmente, a região Nordeste - a menos otimista –também mantendo estabilidade com 148 pontos em janeiro, contra 148 em dezembro.  

Em resumo, 54% dos entrevistados julgam sua situação financeira atual como boa – mesmo índice de dezembro, e janeiro do ano passado. Já os que acham que a situação futura vai melhorar são 53% - porém, há um ano, esse índice era de 60%.
Destaca-se que 40% dos entrevistados se mantêm seguros no emprego, número que apresenta queda na comparação com o início de 2012. O mesmo ocorreu com a propensão à compra de eletrodoméstico, que continua favorável, apesar da ligeira queda. Mesmo assim, 46% continuam favoráveis em relação à compra de eletrodomésticos, contra apenas 23% menos favoráveis.
O número de pessoas conhecidas dos entrevistados, que estão “desempregadas”, sofreu ligeira queda, com 3,2 pessoas em janeiro de 2013, contra 3,3 pessoas em dezembro de 2012 e 3,3 pessoas em janeiro do ano anterior, confirmando os dados do IBGE.

Em síntese, as expectativas futuras há um ano eram muito mais otimistas, mas não se confirmaram. Já para o início de 2013 o consumidor detecta ligeira queda no desemprego, sente-se animado com a alta do salário mínimo e com a safra recorde. Porém sua percepção para os próximos seis meses está influenciada pelo noticiário. Apesar disso o otimismo do consumidor se mantém em um alto patamar.


Nota:
O INC ACSP/Ipsos é obtido a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas todos os meses, em nove regiões metropolitanas e em 70 cidades do interior brasileiro. 
A margem de erro é de três pontos percentuais.
O Índice da ACSP/Ipsos varia de zero a 200 pontos. Acima de 100 pontos está a região do otimismo e abaixo de 100 pontos, a região do pessimismo.

Consumidor deve ter vários cuidados ao adquirir um imóvel


Quem não quer realizar o sonho de adquirir um imóvel próprio? Mas é preciso que o consumidor fique atento e faça uma série de verificações antes de comprá-lo. O alerta é da Dra. Joanna Paes de Barros e Oliveira, sócia do escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados.

           "Em primeiro lugar, se o imóvel for novo, é importante verificar a idoneidade da construtora ou incorporadora, fazendo uma consulta junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e checar outros empreendimentos já construídos pela empresa, como, por exemplo, verificar se a entrega de outros imóveis estava dentro dos padrões da planta na hora da venda. Além disso, fazer a verificação junto ao Cartório de Registro de Imóveis e Prefeitura, que comprovem que a edificação foi devidamente aprovada”, afirma a Dra. Joanna. Isto sem considerar a observância à legislação ambiental, representada pelos alvarás e licenças ambientais do projeto. 

 Uma vez adquirido o imóvel, se houver retardamento na entrega ou o comprador observar defeitos ou metragens menores do que as contratadas, a legislação o protege, pois é inerente a responsabilidade do incorporador frente aos condôminos por defeitos de construção constatados nas unidades ou nas partes comuns do prédio. Nestes casos, o comprador poderá recorrer ao Código de Defesa do Consumidor, pois é mais favorável do que as próprias disposições do Código Civil, relativamente às obrigações decorrentes do contrato. 

A lei dispõe que é de responsabilidade do incorporador entregar o prédio de acordo com o projeto de construção e o memorial descritivo, devidamente registrado e arquivado no Cartório de Registro Imobiliário competente. “Isso evidencia que o mesmo responda civilmente pela execução da incorporação, devendo indenizar os adquirentes dos prejuízos advindos de não se concluir a edificação ou se retardar a conclusão da obra. Já no caso de metragens inferiores à contratada ou outros defeitos, o adquirente poderá pleitear o desfazimento do negócio ou, ainda, o abatimento no preço proporcionalmente”, complementa a advogada.

 SOBRE O ESCRITÓRIO 

O escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados, criado há 5 anos, conta com sede em São Paulo e unidades em Campinas e Brasília. Com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados, o escritório atua em diferentes áreas, destacando, por exemplo: Trabalhista, Ambiental, Cível, Indenizações, Criminal, Empresarial, Entretenimento, Tributária, Direitos do Consumidor, Imobiliária e Previdência Complementar (Fundos de Pensão).

06 fevereiro 2013

Rede Cinemark exibe a ópera ‘Carmen’, de Georges Bizet


EM SÃO PAULO, OITO COMPLEXOS RECEBEM O ESPETÁCULO DO ROYAL OPERA HOUSE, DE LONDRES

Já está aberta a venda de ingressos para mais um espetáculo da temporada 2012/13 do Royal Opera House, de Londres, que a Rede Cinemark traz com exclusividade para as salas de cinema do Brasil. A ópera Carmen, de Georges Bizet, entra em cartaz a partir de 26 de fevereiro nos complexos dos shoppings Cidade Jardim, Eldorado, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Market Place, Iguatemi, Metrô Santa Cruz e Villa Lobos, em São Paulo. A exibição acontece nos dias 26 (terça-feira), às 14h, e 28 (quinta-feira), às 19h; e também em março, nos dias 2 (sábado), às 11h, e 3 (domingo), às 16h. As apresentações têm projeção 2k (High Definition), áudio 5.1 e legendas em português. O ROH promove espetáculos com grandes elencos em montagens inovadoras, ampliando seu alcance e atraindo um público de faixa etária variada.

Uma das óperas mais populares de todos os tempos, Carmen conta a história de uma cigana (papel da cantora Anna Caterina Antonacci), que seduz o soldado Don José (interpretado pelo tenor Jonas Kaufmann), para depois abandoná-lo. Escrita pelo compositor francês Georges Bizet (1838-1875), a obra tem como base a popular novela de mesmo nome do escritor Prosper Merimée, e traça um panorama exótico da vida na Espanha, no século XIX. Com direção cênica de Francesca Zambello, a produção do Royal Opera House mostra uma leitura apaixonada da obra. A regência do espetáculo estará a cargo do maestro Antonio Pappano.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Rede (www.cinemark.com.br) ou na bilheteria do complexo. Os valores são de R$ 60(inteira) e R$ 30(meia). Os clientes que possuem o cartão Cinemark Mania ganham 50% de desconto na compra de um ingresso.

Serviço:
DATAS E HORÁRIOS:
26/02 (terça-feira) às 16h
28/02 (quinta-feira), às 19h
2/03 (sábado), às 11h
3/03 (domingo), às 16h

ONDE:
Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000
Pátio Paulista Shopping – Rua Treze de Maio, 1947
Pátio Higienópolis Shopping – Av. Higienópolis, 646
Shopping Villa Lobos – Av. Das Nações Unidas, 4777
Shopping Market Place – Av. Chucri Zaidan, 920
Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232
Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970
Shopping Metrô Santa Cruz – Rua Domingos de Moraes, 2564

A Rede Cinemark no Brasil
Líder no mercado exibidor, a Rede Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema e é maior que seus três principais concorrentes juntos, com 482 salas de cinemas em 60 complexos distribuídos por 15 estados e Distrito Federal: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Tocantins e Pernambuco. É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, no Shopping Eldorado, em São Paulo, que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos. Atualmente, a Rede conta com 195 salas com a tecnologia de projeção digital em 3D no país. Recentemente, a Cinemark trouxe uma nova tecnologia, Extreme Digital Cinema - XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. As salas XD já estão presente em 15 complexos. A Rede também apresentou a primeira sala vip do país, com serviços como cardápio especialmente criado pela chef Morena Leite, e atendimento diferenciado desde a bilheteria até o serviço de snack bar, que pode ser entregue diretamente na sala. As salas vips Bradesco Prime oferecem também mais conforto com poltronas que seguem o conceito da classe executiva dos voos internacionais. Para usufruir das salas Cinemark em qualquer complexo da Rede, os espectadores podem comprar o ingresso pela internet, além de contar com os diversos aplicativos de consulta da programação para Android, iPhone, Blackberry, que fazem parte da plataforma mobile da Cinemark.

Correios investe em modernização de TI


Buscando acompanhar o crescimento de sua operação em território nacional, os Correios – uma das empresas mais conhecidas e reconhecidas pelos brasileiros – estão investindo na modernização da sua infraestrutura de TI. Com o aumento do número de agências e também do escopo de novos negócios, o investimento na expansão do parque tecnológico e na modernização dos sistemas de TI passa a ser imprescindível.

 Já atenta ao crescimento das operações para 2013, a instituição realizou no final de 2012 uma licitação com o objetivo de preparar sua infraestrutura de TI para o aumento de poder computacional. Foram contratados licenças e serviços da plataforma IBM WebSphere para Servidores de Aplicação Java. Vencedora da licitação, a eWave do Brasil atuará em conjunto com o time de TI dos Correios. “Além de fornecermos as licenças, daremos apoio e suporte a todo o processo de avaliação e implementação do novo ambiente”, explica André Nascimento, diretor executivo da eWave Gov, unidade de negócios da eWave do Brasil especializada no atendimento a órgãos governamentais.

A busca constante pela eficiência e inovações tecnológicas sempre foi uma das prioridades da instituição ao longo dos seus 350 anos de existência.  A tecnologia é componente indissolúvel no oferecimento de serviços nos Correios, sendo parte do próprio negócio. A modernização da infraestrutura de Tecnologia de Informação dos Correios resultará na otimização de todo o processo e no aumento da disponibilidade de aplicações críticas, o que trará mais agilidade no atendimento aos cidadãos e economia de tempo aos usuários dos sistemas da instituição, inclusive os próprios servidores. “Este projeto visa uma padronização no escopo tecnológico dos Correios, o que irá trazer excelência de produtividade em outros projetos de TI que deverão utilizar este novo cenário”, avalia Nascimento da eWave Gov.

Sobre a eWave
A eWave é uma empresa provedora de soluções de software especialista em desenvolvimento e implementação de sistemas de informação e de integração de software. Fundada em 1999, a eWave tem sede em Israel e operações nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. No Brasil, atua desde 2006 e possui escritórios em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Rede Cinesystem Cinemas distribui brindes na estreia de "Tainá: A Origem"


Filme entra em cartaz nesta sexta-feira (08/02) junto com promoção. A cada ingresso comprado, cliente ganhará um jogo de memória.

Que tal exercitar a memória? Os clientes da Rede Cinesystem Cinemas terão mais um motivo para prestigiar o novo longa nacional “Tainá: A origem”, que estreia nesta sexta-feira (08/02) nas unidades da empresa em todo o país. Na compra de cada ingresso, o espectador ganhará um jogo da memória exclusivo com motivos do filme.

A promoção é válida para todas as unidades Cinesystem onde o filme estiver em cartaz. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias, totens ou pelo site www.cinesystem.com.br.

Filme - A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vítima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

Sobre a Rede Cinesystem Cinemas

A REDE CINESYSTEM CINEMAS é hoje uma das principais exibidoras do País graças a um agressivo plano de expansão iniciado em 2003. Hoje são 79 salas em operação, distribuídas em seis estados brasileiros, do Maranhão ao Rio Grande do Sul passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A exibidora que mais cresceu nos últimos cinco anos está em plena expansão no País. Em 2012, a empresa abriu novas unidades no Rio de Janeiro (RJ), Hortolândia (SP) e Londrina (PR), totalizando 17 novas salas. Até o final de 2014, a Rede vai ampliar ainda mais suas atividades no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR), além de abrir novos complexos, como os já confirmados em Imperatriz (MA), Maceió e Arapiraca (AL), Vila Velha (ES), Contagem (MG) e Rio Grande (RS). Ao final desta etapa serão mais de 100 novas salas digitais em todo o País, sendo que aproximadamente metade delas contará com tecnologia 3D.

A Cinesystem é uma das principais precursoras da digitalização no País e foi a primeira Rede a operar complexos 100% digitais no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Paranaguá (PR).

05 fevereiro 2013

Facebook cria aplicativo para rastrear localização do usuário

Novidade para smartphones poderia ajudar a empresa a vender publicidade relacionada aos hábitos diários de cada pessoa


O Facebook está desenvolvendo um aplicativo para smartphones que promete controlar a localização do usuário e relatar as informações quando eles estão próximos aos amigos. A ideia do aplicativo de localização no Facebook faz parte da estratégia da empresa de reforçar o uso crescente das redes sociais em dispositivos móveis. O aplicativo, que será lançado em meados de março, executaria a função de rastreamento mesmo quando não estiver aberto, conforme divulgado pela Bloomberg nesta terça-feira (dia 05).

A empresa testou a função "Encontrar amigos próximos" para smartphones em junho de 2012. Agora o aplicativo poderia ajudar o Facebook a vender publicidade relacionada aos hábitos diários de cada pessoa. Reguladores nos Estados Unidos e na Europa já analisaram a implantação do localizador dentro do campus da empresa para verificar se o aplicativo não ameaça a privacidade dos usuários que não querem ser controlados por seus amigos.

Renato Hideki, head de mídias da agência Goomark, acredita que a criação de um aplicativo com foco no controle de localização esteja alinhado ao interesse do compartilhamento de informações sobre localização, tal como já acontece em inúmeras redes que oferecem a opção de indicar o local ao postar textos e imagens. “Do ponto de vista da privacidade, é necessário avaliar de que maneira o aplicativo para o smartphone não vai prejudicar o usuário. Entretanto, pensando na publicidade, a ferramenta representa um salto qualitativo na oferta de divulgações e ofertas específicas para o público-alvo”, revela Hideki.

A equipe de desenvolvimento do aplicativo está sendo liderada por Peter Deng, gerente de produto, que já trabalhou no Google. O grupo de trabalho também inclui profissionais da Glancee, uma startup adquirida pelo Facebook no ano passado, e da Gowalla, uma rede social baseada na localização de seus usuários cujos direitos foram adquiridos em dezembro de 2011.