Protagonizadas por
Marcelo Tas, ações de mídia têm um tom bem humorado. Campanha ‘corta-essa’ terá
inserções em televisão, rádio, mídia impressa e internet.
A Kaiser inicia, a partir do dia
15 de fevereiro, a campanha ‘corta essa’, com foco na Kaiser Barril, produto da
marca que completa um ano de lançamento. As inserções variam desde comerciais
de televisão e jingles até anúncios em revistas e internet, sempre com o
protagonismo de Marcelo Tas, o novo garoto propaganda da cerveja. Como
diferencial, a campanha foge do estereótipo “praia, mulher e futebol” na
abordagem ao consumidor, ao mesmo tempo em que utiliza o humor inteligente de
Tas para enfatizar que “cerveja não é tudo igual”.
A campanha foi desenvolvida com
base em pesquisas que indicam que as pessoas da classe média estão mais
autoconfiantes nas suas escolhas, conhecem a diferença entre os produtos e
buscam novas experiências e sensações. “Nosso público está mais exigente com
relação ao consumo, e está expandindo o seu repertório de novos produtos e
sabores. A KAISER é o reflexo deste novo consumidor. Tendo acesso a toda a
tecnologia, inovação e tradição cervejeira que os produtos da Cervejaria
HEINEKEN têm, Kaiser vem para quebrar mitos, com uma propaganda ousada,
inteligente e criativa”, comenta Vanessa Brandão, gerente da marca Kaiser.
O lançamento da Kaiser
Barril foi uma das estratégias de marketing que auxiliou
o reposicionamento da marca no país, após um ano de
relançamento de Kaiser. O produto conta com um exclusivo sistema HEINEKEN de
pressão, que é patenteado pela empresa. O benefício de tirar a cerveja do
barril como um verdadeiro chopp está na praticidade e na espuma, que sai mais
cremosa e consistente. Além deste atributo, outro diferencial
da Kaiser Barril é a durabilidade. Quando o sistema de pressão é acionado, o
liquido que permanece no interior do barril não tem contato com o
ambiente externo e dura até 30 dias na geladeira
depois de aberto.
Conheça as peças e conceito criativo da campanha
Com abrangência nacional, as
peças variam entre filmes comerciais, anúncio em revista, spot de rádio,
patrocínio de programas, como o CQC e Big Brother Brasil, no Canal Multishow,
além de uma ação exclusiva para a internet, com vídeos virais onde Marcelo Tas
interage com os internautas.
Comercial de televisão e
spots: Os filmes comerciais da campanha Kaiser Barril vão manter a mesma
brincadeira que faziam antes com o mote “pressão versus torneirinha”,
entretanto, seguem em um tom bem humorado e inteligente sempre alertando o
consumidor de que cerveja não é tudo igual.
No filme comercial, idealizado
pela agência F.Biz, que desenvolveu a campanha, quatro amigos estão tomando
cerveja em um churrasco, com suas namoradas. Um rapaz começa a tirar cerveja de
um copo de um ‘barril torneirinha’, ao mesmo tempo em que outro está servindo
um copo de Kaiser Barril. Após uma discussão dos amigos sobre a alegação de um
deles de que ‘cerveja é tudo igual’, Tas interrompe a conversa e faz uma
abordagem provocativa e bem humorada, ao mesmo tempo em que questiona o
telespectador se ele também acredita na alegação do personagem, de que
não existe diferença entre os tipos de cerveja.
Os comerciais serão veiculados
após os paredões do Big Brother Brasil e também terão inserção no Multishow,
após o fim do paredão de programa. Os spots veiculados nas rádios seguem a
mesma linha do tom muito bem humorado, narrados também pelo Marcelo Tas.
Mídia impressa: As peças
em mídia impressa têm um tom levemente provocativo às propagandas tradicionais
de cerveja, que sempre têm um apelo com os elementos “mulher, praia e
futebol”. A propaganda mostra uma imagem que remete a um anúncio
tradicional de cerveja sendo invadido pelo anúncio de Kaiser com o Marcelo
Tas, fazendo a mesma abordagem de que cervejas não são todas iguais.
Redes sociais: A Kaiser é a única marca de cerveja a
regionalizar seus posts em sua Fan Page, no Facebook. Em 2013, a marca
vai aumentar a quantidade de praças com conteúdo específico para seus distintos
públicos. Este ano as praças serão Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Porto
Alegre, Ribeirão Preto, e São Paulo.
Acompanhando a campanha ‘Corta Essa’, o facebook da marca
terá conteúdo voltado para a quebra de mitos cervejeiros. Durante a ação, serão
feitos alguns posts que transformam a atitude de ‘Corta Essa’ em conteúdo,
levando para os fãs informações relevantes sobre o universo da cerveja e
ampliando o seu repertório sobre o assunto.
Além disso, as plataformas sociais da marca servirão como
locais de registro para sugestões dos usuários de situações ou objetos que
estão atrapalhando o verão deles. No Facebook, é possível participar por meio
de publicações no mural ou comentários nos posts da ação. Para participar da
ação noTwitter, o internauta deverá deixar a sua sugestão usando a hashtag
#CortaEssa.
Ficha técnica “Corta Essa”
Título: Corta Essa
Anunciante: Kaiser
Produto: Kaiser Barril
Agência: F.biz
Direção de criação: Lisi
Kindlein
Criação: Albert Botelho, André Augusto Kasczeszen, Leonardo D’Andréa, Pedro
Bombonatti
Planejamento: Fernando Diniz, Fabiana Franco e Renato Santoliquido
Projetos: Vanessa Krongold, Rafael Mota, Mariana Gilioli e Karen Hada
Produção: Teteu Savioli, Viviane Amódio e Rafael Paes
Mídia: Camilo Otto, Rafaela Gaspar e Ana Nogueira
Atendimento: Kika Palhares, Guilherme Retz e Aline Farias
Motion: Alexandre Arantes, Wesley Martins, Carlos Silva
Tecnologia: Nicholas Almeida, Kauê Righi e Marcelo Vieira
Interface: Renato d’Arrigo, Hilquias Rodrigues
Produtora de imagem: Santa Transmedia
Produtora de áudio: Bamba Music
Direção: Gustavo Rodrigues