PATROCINADOR

07 março 2013

Qatar Airways torna-se principal patrocinador da equipe de futebol do Barcelona

Patrocínio estratégico de 3 anos inicia-se dia 1 de julho de 2013. Nome na camisa da equipe principal a partir do início da temporada


Qatar Airways vai entrar em uma parceria estratégica com a equipe gigante do Barcelona, e o nome da companhia aérea aparecerá nas camisas desde o início da temporada 2013/14. O acordo de três anos com os líderes do campeonato espanhol e vencedores da Liga de Campões começará dia 1 de julho de 2013.

A Qatar Airways vai se tornar o parceiro global chave da equipe principal, sinalizando a primeira vez que a companhia aérea tenha se envolvido em um patrocínio com um clube de futebol gigante.

O CEO da Qatar Airways disse que essa será uma parceria única entre o melhor clube do mundo e a melhor companhia aérea do mundo, descrevendo o alinhamento com o Barça como uma partida perfeita entre ambos, que elevará as marcas para uma nova plataforma no cenário global compartilhar os mesmos valores – "apaixonados sobre ser o melhor naquilo que fazemos em nossos respectivos campos".

Al Baker foi acompanhado pelo presidente do FC Barcelona, Sandro Rosell para anunciar a futura parceria em uma conferência de imprensa realizada no clube, o Camp Nou, hoje mais cedo.

"FC Barcelona é um clube que exemplifica paixão, orgulho, patrimônio e cultura em seu núcleo. Estes valores que partilhamos e admiramos são fundamentais para a Qatar Airways", disse Al Baker.

"Qatar Airways está entrando em um novo capítulo de sua curta história. Nós estamos ansiosos para trabalhar, nos envolvermos com o clube, os fãs e as pessoas do Barcelona, que ajudam a fazer diferença real através desta nova e excitante parceria. É um grande orgulho para a minha companhia aérea e para meu país ver a Qatar Airways estampada na equipe principal do FC Barcelona na próxima temporada".

"Nós sabemos e entendemos a paixão do povo da Catalunha, que vive e respira futebol. Futebol é uma religião para dezenas de milhares de fãs em todo o planeta. Na Qatar Airways, somos capazes de interligar as comunidades entre os milhões de fãs ao redor do mundo."

Ele adicionou: "Esporte é o pilar fundamental de nossa estratégia de crescimento, com uma visão ao longo prazo de nosso líder inspirador, o Emir, a Alteza Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani, em desenvolver o esporte como elemento fundamental para o nosso país em desenvolvimento. A Qatar Airways tem desenvolvido sua estratégia em esportes, junto a organizações no Qatar e no exterior que correspondem as nossas aspirações – e o FC Barcelona é um exemplo de uma instituição que claramente está em sintonia com a nossa estratégia.

O FC Barcelona, o atual campeão da Copa del Rey – Taça da Espanha –, é um clube repleto de história com mais de 100 anos. O clube é um dos mais ricos do mundo, lar de jogadores mundiais, incluindo o melhor jogador do mundo – Lionel Messi.

O presidente do clube, Sandro Rosell disse: "A partir de 1 de julho, nós seremos capazes de trabalhar com a empresa global Qatar Airways, com quem partilhamos muitas coisas em busca da excelência. Este acordo de patrocínio trará grandes vantagens, não só para o clube mas para nossa cidade e nosso país."

Ele também agradeceu a atual camisa patrocinada pela Qatar Foundation: "Esta é uma organização com a qual tivemos uma relação muito produtiva durante todos estes anos e vamos continuar conectados com ela."

A Qatar Foundation vai continuar a sua relação com o FC Barcelona como parceiro no desenvolvimento humano.

Como parte do acordo com a Qatar Airways, o nome da companhia aérea irá adornar desde o início da temporada 2013/14 as primeiras camisas do Barça, em jogos em toda a Espanha, Liga de Campeões da Europa, e amistosos.

A companhia aérea irá trabalhar com o FC Barcelona na criação de iniciativas conjuntas, centrando valor agregado no voo e pacotes de férias para fãs, em todo o mundo, provando ser um apoiador ativo na economia local, turismo local, ajudando a criar empregos em todo o processo.

A Qatar Airways tem visto um rápido crescimento ao longo de 16 anos de operações, atualmente com 121 aeronaves para 125 destinos de lazer e negócios em todo o mundo.

SWISS amplia as opções oferecidas aos clientes nas reservas online


Com a crescente popularidade de reservas on-line, a SWISS aumentou a gama de serviços e opções que oferece aos clientes no site swiss.com. A nova opção de "reserva garantida" agora possibilita aos usuários, por exemplo, a oportunidade de manter uma reserva provisória aberta por 48 a 72 horas, garantindo o preço da passagem reservada antes de cancelar a reserva ou ter o bilhete emitido. O novo serviço está disponível para qualquer voo com uma numeração SWISS.

Pagando uma taxa de CHF 25 (Francos Suíços) por reserva, independente do número de passageiros em cada reserva, o cliente pode garantir o preço da passagem por até 48 horas para a tarifa mais baixa da Classe Econômica e até 72 horas nas demais classes de tarifa. A nova opção vai proporcionar aos viajantes mais tempo para planejar sua viagem e/ou coordená-la com os amigos ou, em seguida, cancelar a reserva, se necessário. Se isso não for feito dentro do prazo correspondente, a reserva será automaticamente confirmada, e o cliente receberá os bilhetes eletrônicos.

A SWISS também está oferecendo aos clientes que reservam os voos on-line maior conforto e comodidade, permitindo-lhes escolher seu assento com antecedência em qualquer classe de reserva nos voos de longa distância e em classe executiva para os voos dentro da Europa. A nova opção de seleção de assento, que pode ser feita tanto no momento da reserva do voo quanto posteriormente, está disponível para todos os voos da SWISS.

A opção de seleção online de assento será oferecida gratuitamente por um período inicial e permite marcar qualquer assento livre dentro da classe de serviço correspondente à passagem adquirida, exceto os assentos reservados para os clientes Premium, que são aqueles com mais espaço para as pernas, localizados nas fileiras das saídas de emergência. Para os clientes que também optarem pelo serviço de check-in automático ao realizarem reservas e marcarem os assentos, receberão automaticamente, por meio eletrônico, o cartão de embarque, onde constará o assento marcado, 23 horas antes da partida.

Outra opção oferecida pela SWISS nas reservas online é a possibilidade de realizar reserva de roteiros com “open jaw”, conhecido também como múltiplos segmentos. Além das reservas convencionais de voos de ida e volta para um destino particular, os usuários podem agora voar para um destino e voltar de outro - ou rotas incluindo uma ou mais paradas intermediárias, conforme as restrições da tarifa desejada.

A SWISS, que é parte do Grupo Lufthansa, voa diariamente de São Paulo para Zurique e oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Informações e reservas em www.swiss.com

LG Electronics traz grandes novidades para a 9ª edição do Digital Experience


Evento, que reúne mais de 375 produtos da marca, apresenta aguardados modelos, vistos antes apenas em feiras internacionais

O mais importante evento da LG Electronics do Brasil – o Digital Experience - chega em sua 9ª edição com uma gama de lançamentos digna dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Na ocasião, o portfólio de produtos das quatro unidades de negócios da companhia - Home Entertainment (HE), Mobile Communications (MC), Home Appliance (HA) e Air Conditioning & Energy Solutions (A&E) – serão apresentados aos convidados e clientes, no dia 6 de março e, aberto ao público, no dia 7 de março, reforçando, ainda mais, o evento como um dos mais importantes do circuito brasileiro de tecnologia.

Sob o mote ‘Viva Mais da Vida Smart’, o objetivo do Digital Experience 2013 é apresentar inovação, pioneirismo, serviços e tendências que buscam tornar a vida dos consumidores ainda mais intensa e melhor. “Hoje, a LG Brasil já é a segunda maior operação da LG fora da Coreia, atrás apenas dos Estados Unidos. A empresa foca seus esforços para, cada vez mais, satisfazer o consumidor e promover a identificação com a marca por meio de um portfólio inovador e premium, serviços eficientes e campanhas tropicalizadas”, afirma Pablo Vidal, diretor de marketing da LG Electronics do Brasil.

Em 2013, o portfólio de produtos que a empresa exibirá no Digital Experience merece destaque por conta das tecnologias de última geração embarcadas e das tendências Smart, que visam trazer experiências únicas, além de facilitar a vida cotidiana e manter os consumidores conectados com o mundo. No segmento de televisores, por exemplo, o evento marca o início de uma nova era com chegada da primeira TV OLED do mercado brasileiro, a consolidação das telas grandes e TVs Ultra HD, e uma nova reformulação da tecnologia Smart TV Cinema 3D, com os novos três pilares – Smart Control, Smart Entertainment e Smart Share.

No segmento de celulares, a LG apresenta um dos mais esperados lançamentos do ano - o Optimus G - aparelho de última geração com grande performance para rodar jogos, vídeos e aplicativos em geral. Outra grande novidade, e também bastante aguardado, é o smartphone Nexus 4, produzido em parceria com o Google e equipado com sistema operacional Android em sua forma original. Já na linha de Áudio e Vídeo, as apostas são o Mini System mais potente do mercado, com 2000 watts – X Boom -, o Home Theater 3D Sound com mais imersão de som em 360º, além da nova categoria de produtos - os Dock Stations – que aliam design à praticidade.

Entre os diversos lançamentos da área de informática – All in One, Ultrabooks, Notebooks -, um diferencial será o SlidePad, uma fusão da praticidade do touch com as funcionalidades do PC. A empresa também trará novidades no segmento de monitores - Monitor Touch com suporte para toque em 10 diferentes pontos simultaneamente; Monitor UltraWide, que permite abrir até quatro janelas simultâneas; e Monitor Prime Color, com resolução quatro vezes superior ao HD convencional.

Do portfólio de linha branca, a LG traz modelos como a lavadora e secadora Titan, com capacidade de 20Kg e 16Kg, respectivamente; forno multifuncional Smart SolarDOM, que monitora o status do forno, localiza receitas e configura modos de cozimento por meio de um celular; e refrigerador door in door Signatureque permite acesso rápido aos alimentos e bebidas favoritos e possui maior capacidade.
Outra aposta da LG fica por conta dos modelos de ar condicionado residencial – Split Libero ARTCOOL, com ionizador Plasmaster, responsável por emitir íons negativos no ambiente, o que detecta e elimina grande parte dos agentes causadores de crises alérgicas; e Split Líbero E+, com o melhor custo-benefício da categoria com a tecnologia Inverter. No segmento de ar condicionado comercial, a LG apresenta o Multi V IV, considerado o sistema de ar condicionado com tecnologia VRF que propicia os melhores índices de eficiência energética existentes no mercado; o  Multi F, que  apresenta benefícios de um aparelho Inverter, destacando-se por ser até 40% mais eficiente quando comparado aos sistemas convencionais; e o Split Cassete, que oferece distribuição mais agradável e uniforme do ar e baixo nível de ruído.
Recém-lançada no País, a área de Iluminação e Energia apresentará no evento a LG LED Street Light, que se destaca pela redução do consumo de energia elétrica, que chega a até 50% quando comparada à iluminação de vapor de sódio; o Projetor de Plasma PLS, que utiliza a exclusiva tecnologia de geração de luz PLASMA e garante maior fidelidade de cores; além da Office Lighting SlimArt, ganhadora da categoria de Pendente de LED mais fino do mundo do prêmio IFI 2013  com apenas 6,5mm de espessura.
Para o mercado B2B, a empresa lança o monitor profissional touch de 84 polegadas que permite tocar a tela em cinco pontos simultâneos; o monitor profissional 3D, com a borda mais fina do mercado e tecnologia IPS; a EZSign, TV com recurso Wi-Fi que possibilita o envio do conteúdo pronto para TV, sem precisar de cabos; a Pentouch TV, com funções de Smart TV e possibilidade de duas pessoas escreverem na tela do televisor simultaneamente; a LG Pro:Centric, TV interativa que funciona como um portal de comunicação com o hóspede; e o Cloud Monitor, com conceito de zero client, no qual o PC está na nuvem.
Serviço - Digital Experience 2013
Data: dia 7 de março (aberto ao público)
Horário: das 14h às 22h
Local: Credicard Hall
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 17.955
Entrada: Gratuita

06 março 2013

Lucas Di Grassi inicia 2013 buscando a maior conquista da carreira


Brasileiro começa a temporada como piloto oficial da Audi em corridas de longa duração. Ele disputa na próxima semana as 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, e em junho busca um feito inédito para o Brasil: vencer as 24 Horas de Le Mans.

FOTO: PETER RICHARD FABIAN
Contratado como piloto de fábrica da Audi Motorsport para seu programa de protótipos na temporada de 2013, o brasileiro Lucas Di Grassi tem na próxima semana seu primeiro desafio junto de sua nova equipe e na nova fase de sua carreira: ele disputa as 12 Horas de Sebring, na Flórida, formando trio com o dinamarquês Tom Kristensen e com o escocês Allan McNish. Ainda este ano, junto do espanhol Marc Genè e do britânico Oliver Jarvis, Di Grassi compete as 6 Horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, e o maior desafio de sua carreira: buscar a vitória nas tradicionais 24 Horas de Le Mans, a corrida mais desafiadora do automobilismo mundial. Ambas são válidas pelo Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC).


No Brasil, se preparando para embarcar aos Estados Unidos, Lucas participou de uma entrevista coletiva ao lado do presidente da Audi Brasil, Leandro Radomile, e do gerente de marketing da marca, Jonas Calson, no início da tarde desta quarta-feira (6) em São Paulo. Aos mais de 100 jornalistas presentes, Radomile, Calson e Di Grassi falaram da importância da parceria e do Campeonato Mundial de Endurance para a Audi no país e para o desenvolvimento dos automóveis de rua da marca.

“O Brasil tinha uma tradição muito grande, anos atrás, com corridas de Endurance, mas nos últimos 20 anos as provas de longa duração não têm sido as mais divulgadas no país, e por isso perdemos um pouco o contato com este tipo de categoria. A Audi tem uma longa tradição nestas provas, com seu envolvimento e investimento que vem desde 1998 e nas 11 vitórias que a marca conquistou em Le Mans”, destaca Radomile.

Calson lembra da tradição da marca pelas categorias nas quais passou – e sempre fez sucesso. “A Audi se baseia em três pilares: sofisticação, progressividade e esportividade. A parte esportiva é muito importante para a Audi, e fazemos esporte a motor há mais de 30 anos, quando em 1981 introduzimos o Audi quattro no Mundial de Rali e ganhamos tudo o que havia para ganhar; nos anos 90 passamos para as categorias de turismo com os A4 e no final dos anos 90 passamos para as corridas de Endurance. Atualmente mantemos também os programas de Customer Racing com os R8 RS e também com o envolvimento que já temos há muito tempo com o DTM, e todas elas são muito importantes para a marca”, apontou.

“Do ponto de vista do marketing, sempre tivemos dificuldades em trazer as novidades destas categorias para o mercado brasileiro pelo fato de não haver nenhum piloto daqui andando nestes campeonatos. Neste ponto, a contratação do Lucas foi realmente um sonho; ainda mais em uma categoria tão importante como o WEC, e isso para nós é sensacional, porque a Audi faz o Mundial para mostrar toda a sua tecnologia de construção, de leveza, de trabalhar com motores de baixo consumo e outras inovações que levamos ao Mundial de Endurance. São novidades que a curto e médio prazo chegam aos carros de rua que os clientes andarão futuramente”, explicou.

Lucas, de 28 anos e larga experiência nas categorias top do automobilismo mundial, demonstrou empolgação com o novo desafio à frente. “A Audi me ofereceu um contrato muito melhor do que qualquer outro que já tive na Fórmula 1. Era algo que não tinha como dizer não e por isso estou me entregando 100% a esta nova fase da minha carreira com as corridas de longa duração”, afirmou o piloto, que disputou pela Audi, no ano passado, as 6 Horas de São Paulo. O terceiro lugar na corrida garantiu o contrato com o time para esta temporada.

“Para mim, agora, disputar no melhor nível com a melhor equipe e na melhor categoria dentro do WEC é um sonho. Sempre que me reúno com eles ou faço qualquer outra atividade com o time eu me sinto mais integrado e sobretudo tenho me identificado mais e mais com a marca, com o programa. Estou extremamente impressionado com o profissionalismo da Audi – já trabalhei com outras fabricantes no passado, mas não no mesmo nível – e com o investimento em tecnologia que eles fazem para disputar este mundial”, apontou.

Di Grassi demonstra empolgação pela oportunidade que tem nesta temporada e sobretudo com a possibilidade de escrever seu nome na história como o primeiro piloto brasileiro a vencer as 24 Horas de Le Mans na categoria mais rápida da prova, a LMP1. Lucas, que é um dos únicos brasileiros a vencer o GP de Macau (uma espécie de Mundial da Fórmula 3) – além dele, somente Ayrton Senna e Maurício Gugelmin ganharam a prova -, pode ser o primeiro no topo do pódio em La Sarthe.

“De repente, escrever meu nome na história ao ser o primeiro brasileiro a vencer em Le Mans vai ser a coisa mais importante do que qualquer outra que já conquistei até agora”, concluiu o brasileiro, que viaja no fim de semana para a Flórida. As 12 Horas de Sebring acontecem no dia 16 de março.

Audi RS 5 DTM tem estreia mundial no 83º Salão do Automóvel de Genebra


Audi Sport apresenta carro de turismo para a temporada de DTM 2013.

Veículo tem características dos modelos esportivos em produção da Audi.

Jamie Green é o novo companheiro de equipe de Matias Ekström.

No Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Wolfgang Dürheimer, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Tecnológico da Audi AG, e Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport, apresentaram, na terça-feira, 05, o carro de corrida para a temporada de DTM 2013: o Audi RS 5 DTM. Os pilotos para a temporada também foram definidos.

“O esporte a motor é parte integral do DNA Audi e não um fim em si para nossa empresa. Nossos clientes se beneficiam das vitórias nas pistas de corrida, porque damos grande valor à transferência de tecnologia do automobilismo para a linha de produção”, disse Wolfgang Dürheimer. “O novo Audi RS 6 Avant, que apresentamos aqui em Genebra, é um excelente exemplo: combina downsizing (tamanho reduzido) de motor com redução significativa do peso. De onde veio isto? Do automobilismo”.

A especificação técnica dos carros da DTM foi “congelada”, pelo regulamento, com a bandeirada da última corrida da temporada 2012. O desenvolvimento só foi possível de forma extremamente limitada. Durante o inverno na Europa, a Audi Sport Team DTM concentrou-se na identificação de um dos 4.000 componentes do carro de corrida com algum potencial de otimização. “Nossos técnicos provaram ser um processo bastante engenhoso”, explicou Dr. Wolgang Ullrich.

O nome do modelo Audi RS 5 DTM é novo. Como resultado, a Audi estabelece uma relação direta do DTM com modelos de produção da empresa. “A abreviatura RS refere-se aos modelos mais esportivos da Audi”, disse Ullrich. “Os números de desempenho do Audi RS 5 e do RS 5  DTM são muito semelhantes”.

Oito modelos Audi RS 5 DTM vão para a temporada 2013. Eles serão divididos nas três equipes Audi Sport – Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg, reforçadas com a contratação de novos profissionais. A colocação de oito pilotos da fábrica também já está definida. O novato Jamie Green (da Grã-Bretanha) é o novo companheiro de equipe do bicampeão sueco Mattias Ekström, da Audi Sport Team Abt Sportsline. Aos 30 anos, é considerado um dos mais rápidos e melhores pilotos da atual geração da DTM.

Foi ele quem dirigiu o novo Audi RS 5 DTM no palco de apresentação da Audi, no Salão de Genebra. “Já me sinto em casa aqui na Audi e mal posso esperar para disputar minha primeira corrida na DTM pela marca”, disse o piloto britânico.

Com um total de 25 vitórias e dois títulos do campeonato, Ekström e Green formam a combinação perfeita para a temporada de DTM 2013. Com nove corridas vencidas em 2012, as equipes de pilotos da Audi permanecem praticamente idênticas ao ano passado: o bicampeão da DTM Timo Scheider (Alemanha) e Adrien Tambay (França) competem pela Audi Sport Team Abt; Miguel Molina (Espanha) e Mike Rockenfeller (Alemanha), pela Audi Sport Team Phoenix; e Filipe Albuquerque (Portugal) e Edoardo Mortara (Itália/França), pela Audi Sport Team Rosberg.

A nova temporada de DTM começa no dia 5 de maio, no Circuito de Hockenheim. Dez corridas estão na agenda de 2013, seis delas na Alemanha. Outras provas acontecem na Áustria, Grã-Bretanha, Holanda e, em 4 de agosto, na Rússia – com a estreia da Moscow Raceway. O novo Audi RS 5 DTM vai aparecer pela primeira vez publicamente em testes da DTM, em Barcelona (Espanha), e em Hockenheim, entre 09 e 12 de abril. 

Helimarte contrata primeira piloto mulher de sua equipe


As mulheres não se sentem mais discriminadas ocupando funções predominantemente masculinas

As mulheres atuam há muito tempo em profissões antes dominadas por homens, conquistando espaço e credibilidade de empresas dos mais variados segmentos. No setor aeronáutico não é diferente. A Helimarte Táxi Aéreo, acaba de contratar a primeira piloto mulher de sua equipe. Naila Miessa é formada em turismo, foi executiva de contas da companhia aérea Avianca. A vontade de mudar o rumo da carreira veio após um voo panorâmico. Naila ficou encantada e resolveu investir em cursos para pilotagem.

“Fiquei muito feliz ao saber que seria a primeira piloto feminina de helicóptero da Helimarte,  me senti extremamente honrada e tenho a certeza de ter uma grande responsabilidade pela frente. Espero que com essa barreira quebrada possa ser enfim aberta a porta para a entrada de novas pilotos que são tão competentes quanto os homens e que o preconceito se torne então coisa do passado”, afirma Naila.

Algumas pessoas se sentem até mais seguras quando a aeronave é pilotada por uma mulher, muitos julgam que elas são mais atenciosas e detalhistas. O setor aeronáutico é um ambiente predominantemente masculino, mas com a altíssima demanda por profissionais, aos poucos está sendo mostrado que homens e mulheres podem compartilhar da mesma função.

Para Helimarte é mais um passo em sua constante evolução, “Acredito que o preconceito com as mulheres em determinadas áreas é irrelevante, elas têm todas as condições de exercer um ótimo trabalho, por isso estamos investindo nesta profissional”, afirma Jorge Bitar Neto, comandante e proprietário da Helimarte. “A Naila está finalizando sua adaptação na empresa e deve estar à frente dos helicópteros em pouco tempo”, completa o comandante.


Sobre a Helimarte

A Helimarte é a empresa de Táxi Aéreo do Comandante e diretor de Asas Rotativas da ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos).Jorge Bitar Neto, localizada em hangar próprio no Campo de Marte, em São Paulo. Há 13 anos no mercado, a Helimarte se diferencia por seus variados serviços oferecidos para os mais variados públicos. Desde transporte para executivos em viagens de negócios, até passeios panorâmicos por São Paulo e fornecimento de aeronaves para coberturas jornalísticas e inspeções aéreas. A Helimarte tem como pilar a qualidade em seus serviços e a modernização de sua frota para atender com excelência seus clientes, por isso tem se destacado no setor como a empresa de taxi aéreo que mais cresceu na cidade de São Paulo e, em 2012, pode comemorar a aquisição de seu segundo hangar no Campo de Marte. Atualmente a empresa conta com uma moderna frota de 09 helicópteros, com capacidade de 1 a 6 passageiros, e 4 aviões, com capacidade para 4 a 9 passageiros. A Helimarte possui o certificado CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Táxi Aéreo) fornecido pela ANAC, desde 2003.

Kaspersky Lab registra cerca de 7 mil ataques por dia contra gamers em 2012

Por dia, os cibercriminosos enviam também uma média de 10 e-mails com links e arquivos anexos maliciosos visando especificamente os adeptos de jogos online

De acordo com dados da Kaspersky Lab registrados em 2012 pela rede KSN – Kaspersky Security Network, tecnologia de proteção híbrida na nuvem, foi detectada cerca de 7 mil tentativas de infecção diárias contra jogadores de games online em todo o mundo. Estes ataques visaram principalmente obter dados pessoais dos jogadores, como senhas de acesso ou dados bancários, já que muitos informam esse tipo de informação ao registrar-se no jogo para poder comprar objetos, atualizações etc. Assim os cibercriminosos tentam roubar avatares e objetos dos gamers para vendê-los posteriormente por dinheiro de verdade. No caso dos dados financeiros, o roubo é realizado diretamente nas contas bancárias.

Ainda segundo o mesmo relatório, os cibercriminosos enviam uma média diária de 10 mensagens de email com links e arquivos maliciosos aos jogadores e efetuam 500 ataques através do navegador. A "coleção" de programas maliciosos direcionadas a jogos online está em franco crescimento, aumentando a um ritmo de cinco mil novos programas por dia.

As táticas preferidas dos cibercriminosos no mundo dos jogos online são a engenharia social e o phishing. Nesses golpes eles utilizam os nomes mais conhecidos nas plataformas onde ocorrem os jogos para atrair esses jogadores para sites falsos e assim capturar as senhas de acesso. Em 2012, os analistas da Kaspersky Lab registraram mais de 15 milhões de visitas a sites falsos, que imitam as páginas dos jogos mais populares. Como resultado, foram registradas por dia mais de 50 mil tentativas de redirecionamento de acessos a sites de phishing.


Para que os usuários possam jogar de maneira segura na rede, Sergey Golovanov, especialista em segurança da Kaspersky Lab, dá conselhos. “Fique alerta às mensagens recebidas por email pedindo informações sobre a conta pessoal ou solicitando autorização para ter acesso aos detalhes da conta de seu jogo preferido, independente do pretexto usado. A regra geral também se mantém aqui: nunca clique em links não-solicitados enviados por e-mail”.

Além disso, o analista destaca que não é recomendável fazer o download de atualizações não oficiais procedentes de fontes duvidosas, já que estas podem conter trojans que, depois de instalados se infiltram no sistema e roubam todas as senhas do usuário, assim como credenciais bancárias. Nos jogos que pedem o cadastramento de um cartão, recomenda-se o uso de cartões de débitos pré-pagos para limitar o valor da carga.

Os analistas recomendam também a utilização de soluções de segurança, como o Kaspersky Internet Security 2013, que oferece além da proteção anti-malware, ferramentas contra ataques de phishing, exploits e a função de teclado virtual para inserção segura das credenciais de acesso de forma criptografada. O produto da Kaspersky oferece ainda um modo especial de jogo, que mantem o execução do programa antivírus de forma a interferir minimamente na performance do computador.

* as informações são coletadas com o consentimento dos clientes da Kaspersky Security Network (KSN), que reúne milhões de usuários dos produtos da Kaspersky Lab em todo mundo. A KSN recolhe automaticamente informações a respeito de tentativas de infecção e download de arquivos suspeitos nos computadores das vítimas. Estes dados são confidenciais e posteriormente utilizados para a análise através dos servidores da Kaspersky Lab.


Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor privado de soluções para endpoints do mundo. A empresa está classificada entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança
para usuários finais em todo o mundo*. Ao longo de seus 15 anos de história, a Kaspersky Lab tem mantido a inovação em segurança de TI e oferece soluções digitais de segurança
eficientes para consumidores, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Atualmente, a empresa opera em aproximadamente 200 países e territórios, oferecendo proteção a mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. Para obter mais informações, visite: http://latam.kaspersky.com.

*A empresa ficou em quarto lugar na classificação global em vendas de segurança de endpoints por fornecedor da IDC, 2011. Essa classificação foi publicada no relatório Previsão de 2012-2016 de produtos de segurança de TI em todo o mundo e participações de fornecedores em 2011 (IDC nº 235930, julho de 2012). Nesse relatório, os fornecedores de software foram classificados de acordo com a receita de vendas de soluções de segurança de endpoints em 2011.