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03 maio 2013

Economista discute desindustrialização do Brasil pós ano 2000


Livro qualifica processo como nociva ao desenvolvimento
Em países em estágios intermediários de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a indústria de transformação é fundamental para incrementar indicadores econômicos e sociais. Afinal a manufatura, com sua característica de demandar inúmeros bens e serviços, tem capacidade de movimentar e acelerar o crescimento de diversos setores, além de possuir, por sua própria natureza, a faculdade de inovar, inventar e difundir tecnologia.

Por tamanha importância, o setor manufatureiro é um dos focos principais de estudos econômicos em todo o mundo, à medida que sua participação no Produto Interno Bruto dos países é sempre um indicador do potencial de geração de emprego e desenvolvimento social.

Tomando como base o desempenho da indústria brasileira nos anos 2000, o economista Paulo César Morceiro questiona, em ‘Desindustrialização na economia brasileira no período 2000-2011: abordagens e indicadores’ se está em curso um processo de desindustrialização e de que tipo, como se manifesta e quais são suas causas e consequências mais significativas para a economia do país.

O autor demonstra, então, que há sim um novo e não desprezível processo de desindustrialização no Brasil, reiniciado em 2005 e aprofundado no triênio 2009 a 2011. Paulo Morceiro qualifica a desindustrialização como precoce e nociva ao desenvolvimento, uma variante patológica do processo de desenvolvimento socioeconômico "normal" verificado em alguns países desenvolvidos.
O livro integra a Coleção Propg Digital, parceria entre a Editora Unesp e a pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp e sai com o selo Cultura Acadêmica, braço editorial da Universidade.
O autor
Paulo César Morceiro possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela Unesp. É analista de projetos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pesquisador-colaborador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN).

Seguro aeronáutico cresce no país


CRESCIMENTO NA VENDA DE AVIÕES IMPULSIONA SETOR DE SEGUROS AERONÁUTICOS NO BRASIL

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo, atrás somente dos EUA. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil/ANAC, o número de operações e de aeronaves vem crescendo significativamente. Só em 2012, houve um aumento aproximado de 5% na aquisição de aviões comerciais, turboélices, jatos e helicópteros no país. 

“O momento continua propício para aquisições de aeronaves novas e semi-novas, uma vez que a economia externa ainda se recupera, o que reflete em significativos descontos na hora da negociação", informa o diretor da Intermezzo Seguros, Alexandre Mucida.

Para quem pretende adquirir uma aeronave, o empresário dá algumas dicas. Assim como os carros, os aviões também possuem um seguro obrigatório, chamado RETA (Responsabilidade de Exploração do Transporte Aéreo), que deve ser pago logo após a aquisição do veículo. O cálculo do RETA baseia-se na quantidade de tripulantes e de passageiros e no tipo de cada aeronave.

“É importante citar o seguro obrigatório de responsabilidade civil de operadores de hangar, já que todas as aeronaves de terceiros, que lá operam, necessitam dessa cobertura”, esclarece. Conforme exigência da Infraero, há também o seguro de responsabilidade civil das empresas que trabalham dentro de recintos aeroportuários, no transporte de pessoas, carga, catering, handling e que executam serviços diversos, como manutenção ou até mesmo jardinagem, além do seguro específico para fabricantes de aeronaves e peças, caso haja algum dano após a entrega da mesma.

Segundo Mucida, existem também seguros complementares, que garantem proteção contra acidentes com danos parciais e totais. “No dia a dia, podem acontecer pequenos incidentes que causam uma grande dor de cabeça para o proprietário da aeronave. Um incidente no hangar ou uma colisão com pássaros podem danificar a ponta da asa, os trens de pouso e até o para-brisa do avião. A troca dessas peças pode custar entre 20mil e 100mil dólares”.

Dentro das opções de seguros complementares existem o de casco e o de danos a terceiros. “O seguro de cascos cobre o aparelho contra roubo, incêndio, objetos estranhos que danifiquem a turbina, ventos acima de determinada velocidade e até sequestro. O custo para contratação é muito interessante se observarmos o valor do bem”, afirma.

O empresário ressalta que, para cada contratação de seguro aeronáutico, é necessário o preenchimento correto dos questionários e a verificação dos mesmos pelo setor técnico da corretora, antes do envio para a seguradora. O objetivo é evitar problemas ou, até mesmo, o declínio da cobertura na hora da indenização. 

Alexandre lembra que, hoje, boa parte das aeronaves é adquirida por meio de leasing, contrato no qual a pessoa arrenda o bem e assume todos os riscos relacionados ao uso dele. Nesse caso, se torna essencial contratar um seguro. 

“A compra ou o arrendamento de um avião é um investimento significativo. É muito importante a conscientização sobre a necessidade de preservar o patrimônio em si e a operação aérea que, na maioria dos casos, tornou-se um diferencial estratégico das empresas”, conclui Alexandre Mucida.

02 maio 2013

Empresa de São Paulo consegue liminar e fica isenta de prestar informações sobre importações na Nota Fiscal Eletrônica


Até agora devem ter sido proferidas entre 10 e 15 liminares, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

A Justiça de São Paulo concedeu a primeira liminar que isenta uma empresa de prestar informações de suas importações na nota fiscal eletrônica. A decisão foi uma das primeiras a ser conseguida no estado pelo advogado Aílton Soares De Oliveira, sócio do escritório GDO Advogados, que recorreu para o Tribunal de Justiça, uma vez que o Juiz de primeira instância havia negado o pedido.

“Em outros estados a Justiça já havia concedido ordens semelhantes, mas no Estado de São Paulo é a primeira vez que se reconhece a impossibilidade de expor as importações para que o contribuinte seja beneficiado com a alíquota de 4% de ICMS interestadual, criada com a finalidade de por fim a guerra dos portos”, explica o advogado Aílton Soares de Oliveira, responsável pela decisão.

Segundo o advogado, a decisão é o reconhecimento do Tribunal Paulista que a guarda da Constituição Federal é mais importante do que qualquer outro tipo de interesse estadual, uma vez que não se pode obrigar o contribuinte a expor seus segredos industriais dessa forma.

A decisão suspendeu a observância da Portaria CAT 174/2012 e foi dada em julgamento de Agravo de Instrumento junto a 8ª Câmara de Direito Público. O Judiciário tem entendido que a regra que obriga empresas a detalhar em notas fiscais seus custos de importação viola o direito constitucional à livre concorrência, além de criar obrigação acessória, o que só pode ser feito por meio de lei complementar.

Sobre GDO Advogados

O GDO Advogados é um escritório de advocacia com característica especializada, que nasceu da união dos sócios Ailton de Oliveira e Fábio Gonçalves Dias. Atende pessoas físicas e jurídicas nas diversas áreas do direito, com maior concentração em Direito Empresarial, Bancário, Cível/Consumidor, Imobiliário, Trabalhista e Tributário. Sua equipe é composta por advogados com sólida formação jurídica, atualizados e conhecedores da atual ordem jurídica, os quais não abrem mão da vida acadêmica. http://www.gdolaw.com.br/

RMS leva self-checkout para a APAS 2013


Empresa de tecnologia apresenta aos supermercadistas paulistas uma solução que agiliza e melhora atendimento dos clientes

A RMS, especializada em software de gestão (ERP) e produtos de ponta para o comércio em geral traz uma solução pioneira para os supermercadistas paulistas. A empresa estará no Pavilhão Azul – Stand 151 - na APAS 2013, que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O grande diferencial da RMS nessa edição do evento será o “self-checkout”. Os equipamentos de autoatendimento estarão em funcionamento para que os varejistas conheçam de perto as facilidades do equipamento que reduz filas em 20% e garante agilidade e qualidade de atendimento.

A tecnologia inédita no Brasil permite que o consumidor realize sozinho, todos os passos de uma compra, tais como pesar o produto, conferir o preço, efetuar o pagamento e receber o comprovante, evitando as filas e melhorando o fluxo de saída do supermercado. “O brasileiro está acostumado a utilizar os caixas eletrônicos, smartphones e tablets e está preparado para utilizar o self-checkout, que é mais fácil de operar do que baixar um aplicativo ou pagar uma conta no caixa eletrônico. O equipamento é intuitivo e dá as instruções para os próximos passos e além de fácil e rápido de usar, é seguro para o varejista”, explica Paulo Soares, presidente da RMS.

Segundo o executivo, o objetivo é expandir a tecnologia para o restante do Brasil e a participação da APAS será fundamental para que os supermercadistas paulistas percebam os benefícios e ganhos com o produto. “Depois do grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos, o sistema tem tudo para cair no gosto dos brasileiros, adeptos às novas tecnologias. Instalamos no Paraná, na rede Muffato e tem sido um sucesso e esperamos que em breve uma rede de São Paulo também implante essa solução prática e moderna para os consumidores”, ressalta Soares. As expectativas da RMS, que traz resultados de pesquisas que apontam que 98% dos usuários do sistema consideraram sua operação extremamente fácil e 99% deles garantiram que vão continuar usando o serviço, são de comercializar 400 unidades do self-checkout em 2013.

RMS recebe prêmio do setor
A empresa foi eleita pelos supermercadistas pela Pesquisa Nacional sobre Reconhecimento de Marca e estudo do TOP FIVE, da Revista Supermercado Moderno, a fornecedora nº1 na categoria Software de Gestão (RMS) pelo terceiro ano consecutivo. Os resultados da 41ª Pesquisa apontaram que a empresa ficou na liderança com 10,3% no reconhecimento de marca, a frente com folgada vantagem dos seus concorrentes, incluindo gigantes do Setor como SAP, Oracle e Totvs. A RMS também é líder de mercado em solução ERP, atendendo 17 dos maiores clientes que estão no 42º ranking dos supermercados da pesquisa da Revista Supermercado Moderno.

Durante a APAS a empresa vai apresentar os produtos e soluções de gestão das três áreas de negócios: RMS/Retail, SuperStore e Fujitsu. Entre a família de produtos estão o tradicional ERP RMS/Retail, considerado o melhor ERP para supermercados e soluções inovadoras como Portal de Colaboracao Fornecedor-Varejista, Pay-by-scan, E-commerce voltado para Supermercados com integração logística, A mais sofisticada linha de software e equipamentos para frente de caixa, Ferramentas de Mobilidade e Produtividade, Controle de Importacao e CRM. 

Sobre a RMS
A RMS, empresa com mais de 20 anos de experiência, é uma importante fornecedora de software de gestão (ERP) e aplicativos de ponta para o comércio em geral e uma das maiores exportadoras de software do país, com operações consolidadas no Brasil, Europa e África. A empresa tem investido fortemente em soluções de frente de caixa mais modernas e produtivas, percebendo o potencial no mercado interno brasileiro para implantação de inovações tecnológicas para o mercado varejista, todas elas já utilizadas com sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A modernidade e o pioneirismo da RMS estão na distribuição de novos produtos para o setor, como os self checkout e softwares da Fujitsu, uma das mais importantes empresas de tecnologia para o varejo no mundo. Com a nova tecnologia, a RMS busca atender seus clientes com o mais completo e integrado portfólio de soluções do mercado.

Feira APAS 2013
Entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, será realizado o maior encontro do setor de supermercados do mundo, a APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. Neste ano, o tema do evento é Capitalismo Consciente – prosperar construindo relações de valor para todos” – uma evolução dos modelos de gestão que se deu ao longo dos anos, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os benefícios econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia do abastecimento.

Informações para Imprensa RMS:

Skol Sensation aumenta line up e apresenta formato inédito em sua edição de 2013


DJs tocarão em duplas, proporcionando ao público uma experiência única

Reconhecido por apresentar DJs conceituados e que antecipam tendências na cena musical, o Skol Sensation este ano traz o tema INNERSPACE e inova mais uma vez, anunciando que a edição 2013 será marcada por um novo formato de line-up, em que os DJs vão se apresentar em duplas (back-to-back). É a primeira vez na história mundial do evento em que este modelo é adotado em todas as apresentações.

“Essa verdadeira alquimia musical vai ser inovadora também porque boa parte das duplas jamais tocou junta em nenhum evento. Serão conexões entre diferentes gerações, países, estilos de discotecagem e produção, que o público do Skol Sensation vai ver e ouvir em primeira-mão”, conta Clarissa Pantoja, gerente da plataforma jovem da Skol.

“O Skol Sensation se firmou como um evento único em sua categoria, que se diferencia também por uma curadoria musical cuidadosamente pensada, construindo ao longo do espetáculo uma história perfeitamente integrada ao tema. Neste ano falamos de energia e de conexão, então decidimos estender este conceito também ao line-up. As performances vão levar ao público o resultado dessas conexões, o que torna tudo mais interessante” declara Mauricio Soares, diretor da ID&T Brasil.

A quinta edição do Skol Sensation vai transportar o público para uma jornada que promete despertar os sentidos e conectar milhares de pessoas em uma mesma energia. A noite épica acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no dia 15 de junho (sábado) e levará as 40 mil pessoas vestidas de branco a terem uma nova e surpreendente experiência, ainda mais moderna e inovadora.  Uma Flor de Lótus, materializada no palco central, e sete momentos hipnotizantes programados para acontecerem ao longo da noite representarão chakras da energia de cada um de nós

“A edição deste ano é a maior da história do Skol Sensation. O line-up não poderia ser diferente. Queremos que o back-to-back seja uma nova experiência para o público”, finaliza Marcelo Flores, diretor da Playcorp.

Sobre a Skol
A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia que está sempre à frente que a Skol mantém uma identidade e maior proximidade com seu público antecipando tendências no mercado. 

Sobre a Skol Beats
Vanguardista e à frente das tendências, a Skol Beats foi desenvolvida para acompanhar o consumidor em uma boa balada. Moderna e inovadora trouxe o primeiro festival de música eletrônica do país, que levava o seu nome e foi realizado durante oito anos em São Paulo. 

Sobre a ID&T
A ID&T é uma das maiores produtoras e promotoras de eventos e festivais de música eletrônica do mundo. Por meio das suas diferentes unidades de negócio, ID&T organiza mais de 50 eventos ao ano, com 17 plataformas diferentes que incluem Mysteryland, Tomorrowland, Dirty Dutch, Energy, Thunderdome e Sensation. São mais de um milhão de pessoas que visitam um evento da ID&T a cada ano, tanto na Holanda, país que é a meca da música eletrônica mundial, como em mais de 15 outros países em 5 continentes.
Fundada em 1992 por um grupo de amigos recém saídos da escola embalados pela revolução da música eletrônica, a ID&T é hoje símbolo de organização, eficiência e criatividade. Os conceitos criados pela ID&T, sempre com o objetivo de levar uma mensagem positiva aos seus fãs, são referência mundial no segmento e esperados com ansiedade por aqueles que mais entendem de música eletrônica.
Para saber mais sobre a ID&T acesse: www.id-t.com

Sobre a Playcorp
Há mais de 28 anos atuando em eventos e marketing promocional, a Playcorp é referência de qualidade no mercado, inovando e desenvolvendo estratégias de marketing por meio de parcerias com importantes empresas do mercado nacional e internacional.  Já realizou mais de 3 mil projetos para diversos segmentos e possui forte atuação em megaproduções. É a idealizadora e responsável pela organização do Réveillon na Paulista e outros cinco réveillons no país, Skol Sensation, Torcida da Copa no Vale do Anhangabaú, Holiday on Ice, o Natal da Avenida Paulista e o Rio Harley Days. Além disso, é especializada em ações promocionais e de relacionamento on demand.
Para saber mais sobre a Playcorp acesse: www.playcorp.com.br

JAC MOTORS CHEGA A 1.988 UNIDADES EMPLACADAS EM ABRIL, MELHOR RESULTADO DE 2013


ü  Em março último, a marca havia comercializado 1.317 unidades. 
ü  Crescimento nas vendas é de 13,2% se comparado a abril de 2012
ü  No acumulado de 2013, a JAC Motors contabiliza 6.261 unidades vendidas.
ü  Meta para 2013 é a venda 25 mil unidades, que é a cota permitida pelo Inovar-Auto

A JAC Motors acaba de fechar seu melhor mês de vendas em 2013. Em abril, a marca atingiu o volume de 1.988 unidades emplacadas, o que representou 0,63% de participação nas vendas globais do mercado nacional. No primeiro trimestre do ano, a participação de mercado da JAC Motors era de 0,55%. Isso significa que a JAC Motors também reconquistou market share. Quando comparado a abril de 2012, o acréscimo nas vendas foi de 13,2%.

Contribuíram para esse resultado o ingresso ao mercado do J3 S 1.5 Jet Flex, primeiro modelo bicombustível da família, bem como a manutenção de bons patamares de vendas de toda a linha, principalmente do J2.

De acordo com o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, o resultado de abril foi positivo e trouxe uma expressiva recuperação em relação aos primeiros meses do ano. “Nossa meta consiste em fechar o ano de 2013 com 25 mil unidades vendidas, que é a cota estabelecida pelo Inovar Auto. Tivemos um primeiro trimestre com vendas ligeiramente inferiores à média necessária, mas nos recuperamos em abril e vamos entregar o volume permitido”.

Risadaria 2013 - Atrações Internacionais


RISADARIA 2013 ANUNCIA MAIS DUAS ATRAÇÕES INTERNACIONAIS: O ITALIANO ENNIO MARCHETTO E O PORTUGUÊS RICARDO ARAÚJO PEREIRA

* Grande vencedor do festival de humor de Nova York, Ennio Marchetto se apresenta pela primeira vez na América Latina

*Depois de grande sucesso no RISADARIA 2012, o maior expoente do humor em Portugal volta ao Brasil

O italiano Ennio Marchetto e o português Ricardo Araújo Pereira estão confirmados para o RISADARIA 2013, que ocorre de 14 a 23 de junho em 15 diferentes espaços na cidade de São Paulo. A outra atração internacional já confirmada é a premiada dupla japonesa Gamarjobat.

Nascido em Veneza, Ennio Marchetto é conhecido por performances nas quais “troca de roupa” na frente do público. Na verdade, as “roupas” são placas de papel que revelam os mais variados artistas pop da atualidade. Em uma hora de show o humorista muda de “roupa” mais de 50 vezes.

Ricardo Araújo Pereira é uma das principais referências da comédia portuguesa e ficou conhecido pela série de TV Gato Fedorento, famosa por suas imitações humorísticas. Pela segunda vez no RISADARIA, ele apresentará por aqui números inéditos que vão desde os temas mais corriqueiros às grandes polêmicas sociais e políticas.

A partir de 10 de maio a programação completa será divulgada por meio do site www.risadaria.com.br – e os ingressos começarão a ser vendidos na mesma data.

Dedicado a reunir todas as formas de humor, o RISADARIA, que encantou cerca de 40 mil pessoas em 2012, abriga o conteúdo cômico em suas

diversas plataformas: humor gráfico, televisão, rádio, cinema, internet, fotografia, artes cênicas e stand-up comedy. O festival reúne apresentações de artistas internacionais, shows ao vivo, exposições, debates, filmes e uma programação infantil especial.
Idealizado pelo humorista Paulo Bonfá e realizado pelo empresário Alain Levi, o RISADARIA conta com a curadoria de grandes nomes do humor nacional: Marcelo Tas, Marcelo Madureira, Caco Galhardo, Diogo Portugal e Wellington Nogueira, além do próprio Bonfá.

O RISADARIA 2013 é apresentado pela Kibon e patrocinado por Land Rover, UOL, Kaiser e Hot Pocket Sadia. O festival tem apoio do Banco Original e da Reckitt Benckiser. O apoio de mídia é da TV Globo e a promoção de Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Metropolitana FM e Editora Abril.