PATROCINADOR

05 maio 2013

Feira APAS 2013 é o espaço ideal para os chefs em busca de novidades

A maior feira mundial do setor supermercadista apresenta novidades em peixes, carnes, queijos, vinhos, cervejas Premium, cachaças artesanais e muitos outros produtos nacionais e importados


Os talentosos chefs brasileiros que fazem sucesso mundialmente terão mais uma ferramenta fundamental para apreciar, num só lugar, todas as novidades nacionais e importadas em alimentos e bebidas, que incluem desde peixes vindos do Alaska, nos Estados Unidos, até as mais variadas cachaças artesanais brasileiras: trata-se da Feira APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. 

O evento ocorre de 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo mais de 550 expositores, com expectativa de 70 mil visitantes, entre especialistas em alimentos, chefs, empresários do setor e executivos do varejo de todo o País e do exterior durante os quatro dias de evento. Serão ao todo 68 mil m² de área de exposição. A APAS estima gerar negócios da ordem de R$ 5 bilhões.

Na sala de imprensa os jornalistas terão degustações especiais durante todos os dias. Entre as delícias que serão degustadas estão: 

6 de maio

15h
Wevi apresenta o primeiro refrigerante orgânico do Brasil, nos sabores guaraná e laranja
16h
Peru - levará anchovetas e quinua
17h
Barilla - levará uma massa preparada por um de seus chefes internacionais

7 de maio

14h
Frescatto - levará o Salmão Smoked Roasted
Amichile - mexilhões defumados

16h
Daucy do Brasil - Wrap de vegetais Produto Mistura Chinesa , Yakissoba de vegetais , Arroz a Brasileira Produto Mistura Caribenha

18h
Rosarial - Carne seca e charque

8 de maio

14h
Alaska Seafood - peixes do Alasca

15h
Equador - chocolate premium
Amazon Brazil Nuts - paçoquinha de castanha do Pará

17h
Puratos - pães integrais

18h
Fhom - batatas e mandioquinha chips

9 de maio

14h
Castelos Alimentos - aperitivos feitos com molhos especiais 

16h
Bom Appetit - filetes de Atum em azeite

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Serviço 
APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados 
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP

03 maio 2013

Vinícola Salton apresenta novidades na APAS 2013


A empresa apresentará ao público da feira dois produtos da linha Salton Classic e a nova Salton Intenso
     
 
Atento ao mercado e sempre buscando tendências e inovações, a Vinícola Salton, líder na comercialização de espumantes no mercado nacional, apresentará seis grandes novidades na maior feira supermercadista do mundo,  a APAS 2013 (Associação Paulista de Supermercados), que será realizada no Expo Center Norte, entre os dias 6 e 9 de maio.

Neste ano, as grandes novidades ficam por conta dos produtos da linha Salton Classic: o Vinho Salton Classic Trivarietal Tinto Suave, elaborado com as uvas Cabernet Franc, Merlot, Ancelotta e o Vinho Salton Classic Trivarietal Tinto Seco, com uvas Cabernet Franc, Malbec, Tannat, ambos da safra 2012. A linha que existe desde 1999, recebe pela primeira vez um rótulo suave e produtos com cortes trivarietais (três uvas que fazem parte de sua composição). 

Com a aproximação do inverno, estes produtos ganham destaque no segmento off trade (supermercados e pontos de venda), já que as baixas temperaturas favorecem o consumo de vinhos tintos, que se transformam em companhia perfeita para os pratos quentes. “A nossa grande aposta é o vinho tinto suave, que chega para atender uma demanda de mercado”, afirma Cleber Slaifer, diretor de vendas da Vinícola Salton.

Segundo Slaifer, “a Linha Classic projeta crescimento de 15 a 20% para este ano. O sucesso se deve à grande apreciação dos produtos pelos consumidores e ao preço competitivo”. Cleber ressalta que para estes produtos, a Salton aposta em recorde de vendas. Hoje, a linha contempla os produtos, Salton Classic Cabernet Sauvignon, Salton Classic Merlot, Salton Classic Tannat, Salton Classic Chardonnay e Salton Classic Riesling e o Salton Classic Cabernet Franc.

A outra novidade apresentada na feira, é a linha Salton Intenso, que com grande sucesso acaba de chegar ao varejo com quatro novos rótulos: Sauvignon Blanc/ Viognier, Merlot, Cabernet Sauvignon e Merlot/ Tannat.  De acordo com Slaifer essa categoria de produtos busca atender os anseios do novo apreciador de vinhos. “Por meio do Salton Intenso, queremos apresentar aos consumidores um novo conceito de vinho, um produto de grande qualidade e acessível, que enaltece a melhor expressão da uva e do terroir, além de permitir harmonizações simples ou elaboradas”, finaliza o diretor.

Além dessas novidades, o stand da vinícola contará com degustação de vinhos selecionados pela sommeliere Carina Cooper, que levará ao visitante a experiência dos melhores vinhos da marca.

APAS 2013
Expo Center Norte
Pavilhão Azul
Stand 266
Corredor C
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h
Dia 9 de maio, das 14h às 20h


Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 100 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.

Esquadrão "O Melhor do Brasil" grava no Beto Carrero World


Episódio vai ao ar no sábado, 4 de maio, no programa comandado por Rodrigo Faro



Paulão Cavalo (marido de aluguel), Denis, anão Simpatia, anão Pirulito, Gaby (esposa de aluguel) e as quatro assistentes de palco, Lídia, Michelle, Julie e Valeska, que formam o esquadrão "O Melhor do Brasil" e mais uma convidada, ganharam um passeio especial para o Beto Carrero World, no mês que passou.
O grupo que esteve no Mundo Mágico para umas férias, integra o programa comandado por Rodrigo Faro, da Rede Record, e o episódio vai ao ar neste sábado, 4 de maio, a partir 17h15.
O Esquadrão passou cinco dias no Beto Carrero World, onde viveram momentos de muita alegria, conheceram tudo que o maior e melhor parque temático da América Latina oferece. Também visitarem as belas praias de Penha, Santa Catarina.
Além de se divertirem, as aventuras do grupo também renderam momentos de tensão, principalmente, porque ao chegarem ao Mundo Mágico, um dos integrantes do grupo acabou se perdendo. Então, todos os demais tiveram que sair atrás de pistas do amigo desaparecido. Caçada pra lá de atrapalhada e engraçada.
Entre os membros do Esquadrão, o anão Simpatia, que não tem nada de simpático, sofreu nas atrações radicais. Ele morre de medo de adrenalina, mas não foi poupado e se viu em apuros no looping do Extreme Show, ao lado do piloto Jonas Goivinho Neto. Ele ainda passou por maus momentos na Star Mountain e afirmou que não foi nada divertido ter participado do passeio, o que era a intenção da produção. 
Mas as férias não ficaram só nisso, eles conheceram a Ilha Pirata, fizeram voo panorâmico de helicóptero, se aventuraram no passeio pela Ferrovia DinoMagic, além de terem feito participações nos shows Acqua e O Sonho do Cowboy, que reserva momentos de muita emoção. Por isso, não perca o programa, é sábado, a partir das 17h15.

Maravilhados

Paulão e Valeska já haviam trabalhado com herói Beto Carrero na televisão e assim com todo o restante da equipe da Record, ficaram maravilhados com a estrutura do Mundo Mágico.
"Sabíamos do Parque, mas todos nós ficamos muito surpresos, não imaginávamos que tinha toda essa estrutura, essa riqueza de detalhes e preocupação em fazer as pessoas felizes. Percebemos que há muito cuidado tanto com os figurinos, quanto com os funcionários, que sempre estão com sorriso no rosto e disposto em bem atender", afirmou Paulão.
Valeska e as demais assistentes de palco também destacaram a grandiosidade do BCW e afirmaram que desejam voltar para aproveitar o parque como visitante. "Conhecia a história do Beto Carrero, mas não imaginava que era tão completo, que oferecia tantas opções. Quando estiver de férias, com certeza quero voltar, para aproveitar melhor o Parque e também conhecer melhor essas praias tão maravilhosas. Com toda certeza, o Beto Carrero World não perde em nada para os parques lá de fora", frisou Valeska.

Impostômetro da Associação Comercial de SP chega a R$ 600 bi na 2ª-feira (6)


Na comparação com 2012, neste ano o valor será alcançado 16 dias mais cedo

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará, às 6h10 do dia 6/5 (segunda-feira), R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o 1º dia do ano. Em 2012, esse valor só foi alcançado no dia 22 de maio, ou seja, 16 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos. 

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, ressalta a importância de os brasileiros saberem o quanto pagam de imposto. “Nosso papel é despertar a atenção da sociedade para a elevada carga tributária que as empresas e os consumidores pagam no país. Todos nós temos direito a um serviço compatível com o valor pago em impostos”, afirma Amato.

Dia das Mães
Acompanhe o percentual de impostos no preço final de alguns produtos bastante procurados no Dia das Mães.

Presente
                                 Carga Tributária
Almoço ou jantar em restaurante
32,31%
Aparelho MP3 ou iPOD
49,45%
Bolsa de Couro
41,52%
Bombons
37,61%
Bota
36,17%
Buquê de flores
17,71%
Calça Jeans
38,53%
Câmera fotográfica
44,75%
Camisa
34,67%
Casaco de couro/moleton
34,67%
CD
37,88%
Computador até R$ 3.000,00
24,30%
DVD (cartucho)
44,20%
i pad - TABLET
39,12%
Ingressos (tickets)
40,85%
Joias
50,44%
Maquiagem Nacional
51,04%
Maquiagem Importada
69,04%
Óculos de sol
44,18%
Passagem aérea
22,32%
Perfume Importado
78,43%
Perfume nacional
69,13%
Porta retrato
43,47%
Relógio
53,14%
Sapatos
36,17%
Teatro e cinema
30,25%
Telefone celular
39,80%
Televisor
44,94%
Veículo Celta 1.0 -VOLTA IPI 5,0
36,82%
Veículo Toyota Corolla 2.0 -Volta IPI 11%
41,12%
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT

Histórico: O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos. 

ABICAB LARGA NA FRENTE COM AÇÕES ESTRATÉGICAS DURANTE A INDY SÃO PAULO 300


Iniciativa em conjunto com a Apex-Brasil proporciona oportunidade para a realização de negócios

A Fórmula Indy, uma das principais categorias do automobilismo internacional, desembarca na capital paulista nos dias 4 e 5 de maio para a São Paulo Indy 300, quarta etapa da temporada 2013. Além de ser um dos eventos mais esperados da cidade, a corrida também é uma ótima oportunidade para a realização de negócios.

Pensando nisso, a ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - preparou um espaço exclusivo com produtos das empresas que fazem parte da Sweet Brasil, projeto de promoção das exportações realizado pela ABICAB, para promover e fortalecer o relacionamento com parceiros estratégicos.

O Projeto ABICAB/APEX Sweet Brasil trará aproximadamente 46 convidados estrangeiros para rodadas de negócios e ações de marketing de relacionamento, como o acesso ao camarote especial para assistirem à corrida e um jantar com a presença dos pilotos. As empresas Aladim, Docile, Garoto, Riclan, Toffano e Yoki terão a chance de participar de uma plataforma inovadora que tem por objetivo impulsionar as exportações.

"A Indy SP 300 proporciona um ambiente perfeito para estreitar os laços de confiança entre as empresas brasileiras e potenciais importadores. Trabalhamos com uma expectativa de negócios que gira em torno de US$ 7,9 milhões para esse ano", afirma Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB.

Outra ação do Projeto Indy é a rodada de negócios durante a Feira APAS (Associação Paulista de Supermercados), ação conjunta desenvolvida pela Apex-Apas. Com expectativa de transações em torno de US$ 240 mil, o evento será realizado nos dias 06 e 07 de maio, no Expo Center Norte, em parceria com a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café), ANIB (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos) e IBRAF (Instituo Brasileiro de Frutas).

A rodada contará com a presença de 22 empresas brasileiras, entre elas Berbau, Da Colonia, Docile, Embaré, Garoto, Harald, Peccin, Riclan, além de compradores da Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana, Haiti, Jamaica, Peru, Suriname e Trinidad e Tobago.


Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. 

Economista discute desindustrialização do Brasil pós ano 2000


Livro qualifica processo como nociva ao desenvolvimento
Em países em estágios intermediários de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a indústria de transformação é fundamental para incrementar indicadores econômicos e sociais. Afinal a manufatura, com sua característica de demandar inúmeros bens e serviços, tem capacidade de movimentar e acelerar o crescimento de diversos setores, além de possuir, por sua própria natureza, a faculdade de inovar, inventar e difundir tecnologia.

Por tamanha importância, o setor manufatureiro é um dos focos principais de estudos econômicos em todo o mundo, à medida que sua participação no Produto Interno Bruto dos países é sempre um indicador do potencial de geração de emprego e desenvolvimento social.

Tomando como base o desempenho da indústria brasileira nos anos 2000, o economista Paulo César Morceiro questiona, em ‘Desindustrialização na economia brasileira no período 2000-2011: abordagens e indicadores’ se está em curso um processo de desindustrialização e de que tipo, como se manifesta e quais são suas causas e consequências mais significativas para a economia do país.

O autor demonstra, então, que há sim um novo e não desprezível processo de desindustrialização no Brasil, reiniciado em 2005 e aprofundado no triênio 2009 a 2011. Paulo Morceiro qualifica a desindustrialização como precoce e nociva ao desenvolvimento, uma variante patológica do processo de desenvolvimento socioeconômico "normal" verificado em alguns países desenvolvidos.
O livro integra a Coleção Propg Digital, parceria entre a Editora Unesp e a pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp e sai com o selo Cultura Acadêmica, braço editorial da Universidade.
O autor
Paulo César Morceiro possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela Unesp. É analista de projetos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pesquisador-colaborador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN).

Seguro aeronáutico cresce no país


CRESCIMENTO NA VENDA DE AVIÕES IMPULSIONA SETOR DE SEGUROS AERONÁUTICOS NO BRASIL

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo, atrás somente dos EUA. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil/ANAC, o número de operações e de aeronaves vem crescendo significativamente. Só em 2012, houve um aumento aproximado de 5% na aquisição de aviões comerciais, turboélices, jatos e helicópteros no país. 

“O momento continua propício para aquisições de aeronaves novas e semi-novas, uma vez que a economia externa ainda se recupera, o que reflete em significativos descontos na hora da negociação", informa o diretor da Intermezzo Seguros, Alexandre Mucida.

Para quem pretende adquirir uma aeronave, o empresário dá algumas dicas. Assim como os carros, os aviões também possuem um seguro obrigatório, chamado RETA (Responsabilidade de Exploração do Transporte Aéreo), que deve ser pago logo após a aquisição do veículo. O cálculo do RETA baseia-se na quantidade de tripulantes e de passageiros e no tipo de cada aeronave.

“É importante citar o seguro obrigatório de responsabilidade civil de operadores de hangar, já que todas as aeronaves de terceiros, que lá operam, necessitam dessa cobertura”, esclarece. Conforme exigência da Infraero, há também o seguro de responsabilidade civil das empresas que trabalham dentro de recintos aeroportuários, no transporte de pessoas, carga, catering, handling e que executam serviços diversos, como manutenção ou até mesmo jardinagem, além do seguro específico para fabricantes de aeronaves e peças, caso haja algum dano após a entrega da mesma.

Segundo Mucida, existem também seguros complementares, que garantem proteção contra acidentes com danos parciais e totais. “No dia a dia, podem acontecer pequenos incidentes que causam uma grande dor de cabeça para o proprietário da aeronave. Um incidente no hangar ou uma colisão com pássaros podem danificar a ponta da asa, os trens de pouso e até o para-brisa do avião. A troca dessas peças pode custar entre 20mil e 100mil dólares”.

Dentro das opções de seguros complementares existem o de casco e o de danos a terceiros. “O seguro de cascos cobre o aparelho contra roubo, incêndio, objetos estranhos que danifiquem a turbina, ventos acima de determinada velocidade e até sequestro. O custo para contratação é muito interessante se observarmos o valor do bem”, afirma.

O empresário ressalta que, para cada contratação de seguro aeronáutico, é necessário o preenchimento correto dos questionários e a verificação dos mesmos pelo setor técnico da corretora, antes do envio para a seguradora. O objetivo é evitar problemas ou, até mesmo, o declínio da cobertura na hora da indenização. 

Alexandre lembra que, hoje, boa parte das aeronaves é adquirida por meio de leasing, contrato no qual a pessoa arrenda o bem e assume todos os riscos relacionados ao uso dele. Nesse caso, se torna essencial contratar um seguro. 

“A compra ou o arrendamento de um avião é um investimento significativo. É muito importante a conscientização sobre a necessidade de preservar o patrimônio em si e a operação aérea que, na maioria dos casos, tornou-se um diferencial estratégico das empresas”, conclui Alexandre Mucida.