PATROCINADOR

06 maio 2013

APAS apresenta pesquisa inédita sobre tendências do consumidor


Mudanças no comportamento de consumo das famílias na última década são apontadas durante a abertura da 29ª edição da maior feira mundial do setor supermercadista

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou pesquisa inédita sobre tendências de consumo e perfil do consumidor durante a abertura da APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. A pesquisa é realizada em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, com coordenação da Faculdade Getúlio Vargas (FGV). O estudo foi apresentado pelo presidente da APAS João Galassi, acompanhado pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Fernando Yamada, pelo diretor de Economia e Pesquisa da APAS Dinis Dias e o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da associação Rodrigo Mariano.

A pesquisa mostrou que o crescimento do setor em 2012 está associado ao desempenho econômico do Brasil no mesmo período. Já nos últimos dez anos, o crescimento do Brasil esteve diretamente relacionado ao crescimento do consumo das famílias. Com base no ambiente econômico, João Galassi destacou os cinco pilares que determinam a evolução do varejo, nas áreas de economia, demografia, consumidor/shopper, tecnologia e sustentabilidade.

O destaque ficou por conta da forte presença do setor de serviços, que representa 68% de participação do PIB. Foi observado, ainda, que esse desempenho no consumo aconteceu de maneira sustentável ao longo do tempo e está diretamente relacionado à classe média, principal responsável pelo crescimento econômico do Brasil.

A pesquisa mostrou, também, uma inversão no padrão de consumo. Comparativamente, o crescimento se deu de forma paralela ao crescimento da classe média. Em 2003, a classe C respondia por 37% da população; em 2012, sua composição subiu para 55% e é essa emergente classe média que vem ditando o consumo das famílias, conforme apontou a pesquisa.

O crescimento continuo do mercado interno, embora desacelerado em 2012, se manteve no setor de comércio e serviços. O conjunto de vetores que auxiliaram nesse processo foi a ascensão da classe média, estabilidade econômica e política, futuro poder de consumo e composição de 82% da população urbana, aliados a políticas de estímulo ao setor como desoneração da cesta básica e redução histórica dos juros.

"A inserção de 6 milhões de novos domicílios no consumo atingiu, em 2012, o patamar de 48 milhões de lares", analisa Mariano.

Consumo mais saudável e consciente

Os dados mostraram, também, que o apelo do que faz bem cada vez mais funciona e já faz parte do padrão de consumo nos lares. Segundo Galassi, isso implica em significantes mudanças comportamentais não observadas em anos anteriores.
"Tivemos a inclusão de alimentos na lista do consumidor não observados antes. A água de coco, por exemplo, chegou a 2,2 milhões de residências. Ainda na lista produtos benéficos à saúde, produtos integrais, funcionais e saudáveis tiveram forte apelo na escolha do consumidor".

O cliente também está mais consciente. As informações apontaram que 69% das pessoas gostariam que os produtos de alimentação ajudassem a manter a saúde. "O padrão de consumidor crê que o produto tem que ser funcional. A saudabilidade é o fator principal na hora do consumidor tomar a decisão de consumo", releva o presidente da APAS.

O executivo aposta, ainda, que para 2013, o faturamento com foco na saudabilidade alcance R$ 80 bilhões.

Consumidores continuam otimistas, aponta pesquisa da APAS

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo apontou que, no atual contexto, o Brasil continua com o mais alto índice de confiança do consumidor entre os países da América Latina, à frente, inclusive, de países como Chile e México. Essa relação de confiança atrelada à economia do país reflete o consumo das famílias em bens duráveis e, em menor medida, de bens não duráveis.

Combate à inflação

Os dados apontam um leve resquício de inflação no setor de serviços que interfere nos hábitos de consumo. Por outro lado, os dados mais recentes do Índice de Preços dos Supermercados (IPS), medido pela APAS junto com a Fipe, que compõem mais de 2.300 itens, mostrou uma desaceleração dos preços.

"Para o mês de abril, tivemos uma desaceleração de 0,90% da cesta básica. Isso foi resultado da desoneração da cesta básica", revelou Galassi, mostrando que a associação está alinhada aos anseios do governo.

Dados Brasil

Segundo o presidente da Abras Fernando Yamada, em 2012 o setor supermercadista teve um faturamento de R$ 242,9 bilhões. Para o futuro, o executivo se mantém otimista:
"Até o início de 2014 nós temos dois cenários: atingir 5,5% do PIB do país e chegar a R$ 264 bilhões e dentro de um projeto mais audacioso nós queremos chegar a 5,8% do PIB que é de R$ 277 bilhões. Até o final de 2014, nossa grande proposta é chegar a um faturamento de R$ 313 bilhões, que será de 6% do PIB", prevê.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Serviço 
APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados 
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP

MUNDO VERDE LEVA QUALIDADE DE VIDA PARA O TABOÃO DA SERRA


Maior rede de lojas de produtos naturais da América Latina inaugura primeira unidade na região

A Mundo Verde continua expandindo presença em São Paulo, chegando agora ao Taboão da Serra. A rede tem como filosofia a melhoria da qualidade de vida e a promoção do bem-estar através da inclusão de alimentos saudáveis nas refeições. A importância dessa prática para a saúde já é tema debatido na cidade há tempos em palestras promovidas por vigilantes epidemiológicos. “Há menos de dois anos, por exemplo, houve um encontro desses agentes responsáveis pela saúde pública sobre malefícios da má alimentação. Então, verificamos que a motivação já existe na região, e o que faltava era uma boa oferta de alimentos ricos em nutrientes. E é nesse cenário que a Mundo Verde chega ao município, oferecendo mais de quatro mil itens, incluindo alimentos naturais, funcionais, orgânicos, diet, light, sem glúten, sem lactose, dieta Kosher, complementos e suplementos alimentares, entre outros produtos voltados para a saúde do corpo e da mente”, afirma Marcos Leite, diretor de expansão da rede Mundo Verde.
    
A nova loja será operada por Rogério Lopes, que já é franqueado da rede desde 2011, quando abriu o primeiro ponto na Vila Mascote, em São Paulo. “Queria ser empreendedor e dono do meu próprio negócio e contei com todo suporte da rede de franquias Mundo Verde. Um ano e meio depois da primeira experiência, decidi abrir a minha segunda unidade, no Shopping Taboão, maior centro comercial da região. Com 10 anos de existência, o shopping está, atualmente, reformulando o padrão de suas lojas com objetivo de oferecer alternativas de consumo cada vez melhores para seu público. Nesse contexto, o Mundo Verde surge como uma nova opção para os freqüentadores do shopping que valorizam o bem estar e que estão em busca da melhoria da qualidade de vida”, afirma Rogério.

A Mundo Verde é a maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e bem-estar da América Latina, e oferece hoje, aproximadamente, 10 mil itens - uma média de quatro a sete mil por loja – com distribuição feita por mais de 1.000 fornecedores.

Para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações sobre como os alimentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, a Mundo Verde disponibiliza nutricionistas em quase todas as unidades, além do serviço gratuito Alô Nutricionista, que funciona por meio do telefone 0800-022 25 28.

Projeto sustentável

O projeto arquitetônico de todas as novas unidades segue os mais modernos padrões de sustentabilidade, definidos pela rede no início de 2010. Uma iniciativa premiada no “Prêmio de Design ABF - RDI 2010", na categoria máster pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a associação americana Retail Design Institute (RDI). Em todas as unidades, pisos, fachada e móveis com selo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), tintas atestadas de acordo com os critérios do LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), conceito criado pelo US Green Building Council (Conselho de Construções Verdes dos EUA) para empreendimentos sustentáveis, lâmpadas de LED e PL.

Sobre a rede Mundo Verde
A Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. São mais de 220 lojas no Brasil, distribuídas por 24 estados e Distrito Federal, além das duas unidades em Portugal. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações através do telefone 0800-022 2528. www.mundoverde.com.br

Mundo Verde Taboão da Serra

Rodovia Règis Bittencourt, 2643 Lj 21
Shopping Taboão – Taboão da Serra – SP
Tel: 11 4771-1137

05 maio 2013

Feira APAS 2013 é o espaço ideal para os chefs em busca de novidades

A maior feira mundial do setor supermercadista apresenta novidades em peixes, carnes, queijos, vinhos, cervejas Premium, cachaças artesanais e muitos outros produtos nacionais e importados


Os talentosos chefs brasileiros que fazem sucesso mundialmente terão mais uma ferramenta fundamental para apreciar, num só lugar, todas as novidades nacionais e importadas em alimentos e bebidas, que incluem desde peixes vindos do Alaska, nos Estados Unidos, até as mais variadas cachaças artesanais brasileiras: trata-se da Feira APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. 

O evento ocorre de 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo mais de 550 expositores, com expectativa de 70 mil visitantes, entre especialistas em alimentos, chefs, empresários do setor e executivos do varejo de todo o País e do exterior durante os quatro dias de evento. Serão ao todo 68 mil m² de área de exposição. A APAS estima gerar negócios da ordem de R$ 5 bilhões.

Na sala de imprensa os jornalistas terão degustações especiais durante todos os dias. Entre as delícias que serão degustadas estão: 

6 de maio

15h
Wevi apresenta o primeiro refrigerante orgânico do Brasil, nos sabores guaraná e laranja
16h
Peru - levará anchovetas e quinua
17h
Barilla - levará uma massa preparada por um de seus chefes internacionais

7 de maio

14h
Frescatto - levará o Salmão Smoked Roasted
Amichile - mexilhões defumados

16h
Daucy do Brasil - Wrap de vegetais Produto Mistura Chinesa , Yakissoba de vegetais , Arroz a Brasileira Produto Mistura Caribenha

18h
Rosarial - Carne seca e charque

8 de maio

14h
Alaska Seafood - peixes do Alasca

15h
Equador - chocolate premium
Amazon Brazil Nuts - paçoquinha de castanha do Pará

17h
Puratos - pães integrais

18h
Fhom - batatas e mandioquinha chips

9 de maio

14h
Castelos Alimentos - aperitivos feitos com molhos especiais 

16h
Bom Appetit - filetes de Atum em azeite

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Serviço 
APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados 
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP

03 maio 2013

Vinícola Salton apresenta novidades na APAS 2013


A empresa apresentará ao público da feira dois produtos da linha Salton Classic e a nova Salton Intenso
     
 
Atento ao mercado e sempre buscando tendências e inovações, a Vinícola Salton, líder na comercialização de espumantes no mercado nacional, apresentará seis grandes novidades na maior feira supermercadista do mundo,  a APAS 2013 (Associação Paulista de Supermercados), que será realizada no Expo Center Norte, entre os dias 6 e 9 de maio.

Neste ano, as grandes novidades ficam por conta dos produtos da linha Salton Classic: o Vinho Salton Classic Trivarietal Tinto Suave, elaborado com as uvas Cabernet Franc, Merlot, Ancelotta e o Vinho Salton Classic Trivarietal Tinto Seco, com uvas Cabernet Franc, Malbec, Tannat, ambos da safra 2012. A linha que existe desde 1999, recebe pela primeira vez um rótulo suave e produtos com cortes trivarietais (três uvas que fazem parte de sua composição). 

Com a aproximação do inverno, estes produtos ganham destaque no segmento off trade (supermercados e pontos de venda), já que as baixas temperaturas favorecem o consumo de vinhos tintos, que se transformam em companhia perfeita para os pratos quentes. “A nossa grande aposta é o vinho tinto suave, que chega para atender uma demanda de mercado”, afirma Cleber Slaifer, diretor de vendas da Vinícola Salton.

Segundo Slaifer, “a Linha Classic projeta crescimento de 15 a 20% para este ano. O sucesso se deve à grande apreciação dos produtos pelos consumidores e ao preço competitivo”. Cleber ressalta que para estes produtos, a Salton aposta em recorde de vendas. Hoje, a linha contempla os produtos, Salton Classic Cabernet Sauvignon, Salton Classic Merlot, Salton Classic Tannat, Salton Classic Chardonnay e Salton Classic Riesling e o Salton Classic Cabernet Franc.

A outra novidade apresentada na feira, é a linha Salton Intenso, que com grande sucesso acaba de chegar ao varejo com quatro novos rótulos: Sauvignon Blanc/ Viognier, Merlot, Cabernet Sauvignon e Merlot/ Tannat.  De acordo com Slaifer essa categoria de produtos busca atender os anseios do novo apreciador de vinhos. “Por meio do Salton Intenso, queremos apresentar aos consumidores um novo conceito de vinho, um produto de grande qualidade e acessível, que enaltece a melhor expressão da uva e do terroir, além de permitir harmonizações simples ou elaboradas”, finaliza o diretor.

Além dessas novidades, o stand da vinícola contará com degustação de vinhos selecionados pela sommeliere Carina Cooper, que levará ao visitante a experiência dos melhores vinhos da marca.

APAS 2013
Expo Center Norte
Pavilhão Azul
Stand 266
Corredor C
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h
Dia 9 de maio, das 14h às 20h


Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 100 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.

Esquadrão "O Melhor do Brasil" grava no Beto Carrero World


Episódio vai ao ar no sábado, 4 de maio, no programa comandado por Rodrigo Faro



Paulão Cavalo (marido de aluguel), Denis, anão Simpatia, anão Pirulito, Gaby (esposa de aluguel) e as quatro assistentes de palco, Lídia, Michelle, Julie e Valeska, que formam o esquadrão "O Melhor do Brasil" e mais uma convidada, ganharam um passeio especial para o Beto Carrero World, no mês que passou.
O grupo que esteve no Mundo Mágico para umas férias, integra o programa comandado por Rodrigo Faro, da Rede Record, e o episódio vai ao ar neste sábado, 4 de maio, a partir 17h15.
O Esquadrão passou cinco dias no Beto Carrero World, onde viveram momentos de muita alegria, conheceram tudo que o maior e melhor parque temático da América Latina oferece. Também visitarem as belas praias de Penha, Santa Catarina.
Além de se divertirem, as aventuras do grupo também renderam momentos de tensão, principalmente, porque ao chegarem ao Mundo Mágico, um dos integrantes do grupo acabou se perdendo. Então, todos os demais tiveram que sair atrás de pistas do amigo desaparecido. Caçada pra lá de atrapalhada e engraçada.
Entre os membros do Esquadrão, o anão Simpatia, que não tem nada de simpático, sofreu nas atrações radicais. Ele morre de medo de adrenalina, mas não foi poupado e se viu em apuros no looping do Extreme Show, ao lado do piloto Jonas Goivinho Neto. Ele ainda passou por maus momentos na Star Mountain e afirmou que não foi nada divertido ter participado do passeio, o que era a intenção da produção. 
Mas as férias não ficaram só nisso, eles conheceram a Ilha Pirata, fizeram voo panorâmico de helicóptero, se aventuraram no passeio pela Ferrovia DinoMagic, além de terem feito participações nos shows Acqua e O Sonho do Cowboy, que reserva momentos de muita emoção. Por isso, não perca o programa, é sábado, a partir das 17h15.

Maravilhados

Paulão e Valeska já haviam trabalhado com herói Beto Carrero na televisão e assim com todo o restante da equipe da Record, ficaram maravilhados com a estrutura do Mundo Mágico.
"Sabíamos do Parque, mas todos nós ficamos muito surpresos, não imaginávamos que tinha toda essa estrutura, essa riqueza de detalhes e preocupação em fazer as pessoas felizes. Percebemos que há muito cuidado tanto com os figurinos, quanto com os funcionários, que sempre estão com sorriso no rosto e disposto em bem atender", afirmou Paulão.
Valeska e as demais assistentes de palco também destacaram a grandiosidade do BCW e afirmaram que desejam voltar para aproveitar o parque como visitante. "Conhecia a história do Beto Carrero, mas não imaginava que era tão completo, que oferecia tantas opções. Quando estiver de férias, com certeza quero voltar, para aproveitar melhor o Parque e também conhecer melhor essas praias tão maravilhosas. Com toda certeza, o Beto Carrero World não perde em nada para os parques lá de fora", frisou Valeska.

Impostômetro da Associação Comercial de SP chega a R$ 600 bi na 2ª-feira (6)


Na comparação com 2012, neste ano o valor será alcançado 16 dias mais cedo

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará, às 6h10 do dia 6/5 (segunda-feira), R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o 1º dia do ano. Em 2012, esse valor só foi alcançado no dia 22 de maio, ou seja, 16 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos. 

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, ressalta a importância de os brasileiros saberem o quanto pagam de imposto. “Nosso papel é despertar a atenção da sociedade para a elevada carga tributária que as empresas e os consumidores pagam no país. Todos nós temos direito a um serviço compatível com o valor pago em impostos”, afirma Amato.

Dia das Mães
Acompanhe o percentual de impostos no preço final de alguns produtos bastante procurados no Dia das Mães.

Presente
                                 Carga Tributária
Almoço ou jantar em restaurante
32,31%
Aparelho MP3 ou iPOD
49,45%
Bolsa de Couro
41,52%
Bombons
37,61%
Bota
36,17%
Buquê de flores
17,71%
Calça Jeans
38,53%
Câmera fotográfica
44,75%
Camisa
34,67%
Casaco de couro/moleton
34,67%
CD
37,88%
Computador até R$ 3.000,00
24,30%
DVD (cartucho)
44,20%
i pad - TABLET
39,12%
Ingressos (tickets)
40,85%
Joias
50,44%
Maquiagem Nacional
51,04%
Maquiagem Importada
69,04%
Óculos de sol
44,18%
Passagem aérea
22,32%
Perfume Importado
78,43%
Perfume nacional
69,13%
Porta retrato
43,47%
Relógio
53,14%
Sapatos
36,17%
Teatro e cinema
30,25%
Telefone celular
39,80%
Televisor
44,94%
Veículo Celta 1.0 -VOLTA IPI 5,0
36,82%
Veículo Toyota Corolla 2.0 -Volta IPI 11%
41,12%
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT

Histórico: O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos. 

ABICAB LARGA NA FRENTE COM AÇÕES ESTRATÉGICAS DURANTE A INDY SÃO PAULO 300


Iniciativa em conjunto com a Apex-Brasil proporciona oportunidade para a realização de negócios

A Fórmula Indy, uma das principais categorias do automobilismo internacional, desembarca na capital paulista nos dias 4 e 5 de maio para a São Paulo Indy 300, quarta etapa da temporada 2013. Além de ser um dos eventos mais esperados da cidade, a corrida também é uma ótima oportunidade para a realização de negócios.

Pensando nisso, a ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - preparou um espaço exclusivo com produtos das empresas que fazem parte da Sweet Brasil, projeto de promoção das exportações realizado pela ABICAB, para promover e fortalecer o relacionamento com parceiros estratégicos.

O Projeto ABICAB/APEX Sweet Brasil trará aproximadamente 46 convidados estrangeiros para rodadas de negócios e ações de marketing de relacionamento, como o acesso ao camarote especial para assistirem à corrida e um jantar com a presença dos pilotos. As empresas Aladim, Docile, Garoto, Riclan, Toffano e Yoki terão a chance de participar de uma plataforma inovadora que tem por objetivo impulsionar as exportações.

"A Indy SP 300 proporciona um ambiente perfeito para estreitar os laços de confiança entre as empresas brasileiras e potenciais importadores. Trabalhamos com uma expectativa de negócios que gira em torno de US$ 7,9 milhões para esse ano", afirma Solange Isidoro, vice-presidente de Exportação da ABICAB.

Outra ação do Projeto Indy é a rodada de negócios durante a Feira APAS (Associação Paulista de Supermercados), ação conjunta desenvolvida pela Apex-Apas. Com expectativa de transações em torno de US$ 240 mil, o evento será realizado nos dias 06 e 07 de maio, no Expo Center Norte, em parceria com a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café), ANIB (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos) e IBRAF (Instituo Brasileiro de Frutas).

A rodada contará com a presença de 22 empresas brasileiras, entre elas Berbau, Da Colonia, Docile, Embaré, Garoto, Harald, Peccin, Riclan, além de compradores da Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana, Haiti, Jamaica, Peru, Suriname e Trinidad e Tobago.


Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.