PATROCINADOR

15 maio 2013

LAN conclui com sucesso voo teste do Boeing 787 Dreamliner

Companhia se prepara para retomar a operação destas aeronaves nos próximos dias


Após a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, para que a Boeing volte a operar as aeronaves 787 Dreamliner, o avião mais moderno do mundo, a LAN Airlines informa que realizou hoje (15/5) o primeiro voo teste, acompanhado pela autoridade aeronáutica chilena, após implementar as modificações necessárias no sistema de baterias da aeronave.

O voo transcorreu como planejado, sobrevoando a cidade de Santiago, no Chile, e teve duração de cerca de duas horas. “O avião operou dentro da normalidade. Cumprimos com todas as exigências da Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile e da autoridade norte-americana, implantando junto aos técnicos da Boeing o plano certificado por ambas. O avião é o mais moderno do mundo e acreditamos que irá proporcionar uma melhora significativa na experiência de nossos passageiros ao voarem com a LAN”, explicou Ignacio Cueto, CEO da LAN Airlines.

A modificação do sistema de baterias foi realizada por uma equipe da LAN em conjunto com cerca de 30 técnicos da Boeing. O trabalho foi supervisionado diretamente pela Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), do Chile, órgão com o qual a LAN trabalhou por mais de três anos para o lançamento desta nova aeronave.
              
Vale destacar que, desde o início de suas operações, a companhia não registrou ocorrências no sistema de baterias de sua frota de aeronaves 787, que faziam voos para Buenos Aires, Lima e Los Angeles.

Após a realização de diversos voos teste com os seus pilotos, a LAN espera retomar as operações nos próximos dias. Esta ação está alinhada com outras implantadas por diversas companhias aéreas internacionais que já voltaram a operar a frota comercialmente. 

14 maio 2013

Virada Cultural pode virar lei


O vereador Andrea Matarazzo apresentou, dia 28 de março projeto na Câmara Municipal de São Paulo transformando a Virada Cultural em lei. Realizado desde 2005, o evento já entrou para o calendário da cidade. Com a lei, caso seja aprovada, ficará garantida a realização anual da Virada pela Prefeitura de São Paulo, independentemente de gestão.
Só no ano passado, cerca de quatro milhões de pessoas participaram das mais de 1.200 atrações espalhadas por 250 locais, segundo a SPTuris. O projeto de lei estabelece as obrigações da prefeitura em prover a infraestrutura necessária, como segurança, limpeza, postos médicos, banheiros químicos, fiscalização etc., e cria uma Curadoria para preparar a festa três meses antes, com foco na escolha das atrações.
Além disso, estende a possibilidade a eventos menores, as “Viradinhas”, promovidas pelas subprefeituras, que seriam selecionadas ou não para a Virada anual, o que aumentaria o número de atividades artísticas em áreas periféricas.
Dessa forma, a Virada seria definitivamente consagrada como política pública da cidade de São Paulo. “A Virada é a cara de São Paulo, expressão máxima de uma de suas maiores vocações: valorizar o talento da produção artística, reafirmando a cidade como referência cultural e artística do Brasil”, afirma Matarazzo, que entende que a cultura é uma das melhores ferramentas de inclusão e desenvolvimento para os jovens. “Se a educação forma, a cultura transforma”, costuma dizer o vereador, que foi secretário de Estado da Cultura e implantou as primeiras Fábricas de Cultura em São Paulo.
Números da Virada - A Virada Cultural traz para São Paulo shows de artistas consagrados no País inteiro, e é um importante ponto de atração turística e fomento à economia local. Os benefícios extrapolam a esfera cultural.
Há grande presença de visitantes de outras cidades e estados: em 2012, cerca de 10% vieram principalmente de cidades do interior, além de outros estados, como Minas Gerais, Bahia e Goiás.
De acordo com a SPTuris, 50% desses visitantes se hospedaram em hotéis, albergues, pensões e flats, consumiram em bares, restaurantes, lanchonetes e utilizaram ônibus e metrô. O gasto médio de cada participante foi de R$ 50,32 no ano passado. O sucesso do evento reflete-se também no retorno de mais de 50% do público que já esteve presente em edições anteriores.
Além disso, a Virada movimenta e leva benefícios a diversas áreas da economia paulistana, como comércio e prestação de serviços na área de produção, técnica, artística e logística. Hoje, o evento é copiado em outras cidades do interior e de capitais como o Rio de Janeiro, que promove anualmente o Viradão Cultural Carioca.

João Carlos Martins rege a Bachiana SESI-SP e toca piano na terça-feira (21/5)


Concerto no Teatro Bradesco, em São Paulo, traz João Carlos Martins ao piano em preparação para a volta aos palcos como pianista profissional em novembro  

O maestro João Carlos Martins rege a sua Bachiana SESI-SP na terça-feira, dia 21 de maio, às 21h, em concerto com repertório dedicado a Bach, Salieri, Haydn e Mozart. A apresentação começa com a interpretação do “Concerto de Brandenburgo nº 3”, de Bach, e prossegue com a “Sinfonia Veneziana”, de Antônio Salieri.

Em seguida, a orquestra executa a “Sinfonia nº 94 em Sol Maior – Surpresa”, de Haydn. Duas obras de Mozart foram escolhidas para o encerramento dessa apresentação: O segundo movimento do “Concerto para Piano e Orquestra nº 21 – K 467” e o segundo movimento do “Concerto nº 23 para Piano”. Nessas duas obras, João Carlos Martins toca piano em sua intensa preparação para a volta aos palcos como pianista profissional marcada para o dia 23 de novembro na Sala São Paulo.

O concerto celebrará ainda parceria entre a Fundação Bachiana e o projeto Horas da Vida, integrante do ConsultaClick, que proporciona atendimento gratuito a pacientes de baixa renda. Alunos do projeto de musicalização A Música Venceu, da Fundação Bachiana, serão atendidos por médicos e receberão orientações no momento da consulta.  

Bachiana SESI-SP
Quando João Carlos iniciou o projeto de criar uma orquestra apenas com a iniciativa privada, muitos duvidaram, mas já são mais de mil apresentações nos principais teatros do Brasil e com participação em grandes palcos ao redor do mundo. A qualidade dos músicos da Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido muito elogiada. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala, sendo duas no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011.

Maestro João Carlos Martins
Símbolo de superação e talento, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano aos oito anos, e três anos depois começava a carreira no Brasil. Aos dezoito, já estava tocando no exterior. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Por problemas físicos, abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002. Mas não deixou a música de lado e retornou aos palcos em 2004 como maestro. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo a mesma dinâmica que fazia quando pianista. Hoje, aos 72 anos, é regente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, já lançou 25 álbuns, escreveu um livro emocionante sobre sua vida, intitulado “A Saga das Mãos”, é o único brasileiro a ter sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes e conta com um registro fotobiográfico, lançado na ONU, descrevendo em imagens sua belíssima trajetória.

Repertório
J. S. Bach – “Concerto de Brandenburgo nº 3”
Antônio Salieri – “Sinfonia Veneziana”
Intervalo
J. Haydn – “Sinfonia nº 94 em Sol Maior – Surpresa”
W. A. Mozart – “Concerto para Piano e Orquestra nº 21 – K 467” e “Concerto nº 23 para Piano”

Serviço:
Bachiana SESI-SP
Regência: Maestro João Carlos Martins
Data: Terça, dia 21 de maio
Horário: 21h
Local: Teatro Bradesco
Endereço: Rua Turiassu, 2100, 3º piso, Pompeia, São Paulo
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 10 anos
Acesso para deficientes
Ingressos:
Plateia, Balcão Nobre e Frisa 1º Andar - R$ 20
Frisa 2º e 3º andares - R$ 10
Pontos de venda: na bilheteria do Teatro Bradesco, de domingo a quinta, das 12h às 20h, sexta e sábado, das 12h às 22h, pelo telefone 4003-1212 e pelo site www.ingressorapido.com.br
Telefone para informações: (11) 3045-0121 (Fundação Bachiana)

BNT Mercosul apresenta novidades do turismo nacional


Confira alguns destaques que serão apresentados durante a 19ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos nos dias 24 e 25 de maio, em Penha (SC)

Os expositores da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul) já começaram a lançar as novidades que irão apresentar durante a 19ª edição da feira. Segundo os diretores da BNT, Geninho Goes e Jair Pasquini, são previstos 146 estandes, com 400 expositores, dentre hotéis, destinos turísticos, atrações, produtos e serviços voltados ao setor de turismo.

A BNT será realizada nos dias 24 e 25 de maio, no Castelo das Nações do Beto Carrero World – maior parque multitemático da América Latina – localizado no município de Penha (SC). Realizada há 18 anos, a bolsa de negócios costuma receber mais de 5 mil participantes e se transformou em um dos eventos mais importantes do gênero na América Latina. Trata-se de uma convenção nacional de vendas do turismo, onde grande parte dos expositores é brasileira. O evento recebe os profissionais de turismo que mais vendem produtos e serviços nacionais, incluindo agentes de viagens e operadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e de outros países.

Destinos

Durante a Feira de Negócios, representantes de conceituados destinos mostrarão as novidades em atrativos, roteiros e infraestrutura aos turistas. No hall de participações especiais configuram: Santa Catarina – regiões Costa Verde e Mar e Costa Esmeralda –, Amazonas, Argentina, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Sul e Vitória.

Pacotes e passeios turísticos

Em termos de pacotes turísticos, entre as muitas novidades, a espanhola Pullmantur vai apresentar a temporada brasileira 2013/2014 de cruzeiros marítimos com os navios Sovereign, Empress e Zenith. Destacará ainda os cruzeiros pelo Caribe, e alguns facilitadores aos brasileiros como cinco pontos de embarque sem precisar de visto. Outro atrativo serão os circuitos europeus, com um conjugado entre cruzeiro e circuito. A armadora é a única do mercado que oferece sistema tudo incluso. “Acreditamos que o Brasil é um grande mercado em expansão, e a BNT Mercosul  é uma ótima oportunidade para realizar novas parcerias e apresentar a Pullmantur”, afirma o coordenador de marketing, José Maruilson.

Além de apresentar seus principais atrativos, o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina, localizado em Nova Trento (SC), por sua vez, divulgará uma grande surpresa à imprensa credenciada na 19ª BNT Mercosul. A novidade será revelada ao vivo e em primeira mão aos jornalistas credenciados na BNT durante visita técnica ao parque, conforme anuncia o diretor administrativo, Aristides dos Santos Junior. Já o parque Beto Carrero World, a sede do evento, divulgará suas centenas de atrações que encantam milhares de turistas nacionais e internacionais, além de realizar a tradicional festa de encerramento que reunirá todos os participantes incluindo a grande premiação aos Campeões de Venda Beto Carrero 2012/2013. 

Dois lançamentos da empresa de turismo, eventos e convenções Amartur Group Operadora serão conhecidos durante a BNT Mercosul. O primeiro, intitulado “Faces do Rio” disponibilizará aos turistas do Rio de Janeiro opções com tours tradicionais, festas e eventos a bordo de barcos na Baía de Guanabara e também tours diferenciados pelas praias mais badaladas da cidade, aliados a aventuras radicais, passeios por locais históricos e culturais para conduzir o turistas aos “by nights” mais expressivos. Já o projeto “Brazilian Tropical Islands Tours” é voltado para o receptivo de grupos de turistas de cruzeiros marítimos pela costa nas regiões de Rio de Janeiro e Santos. 

Hotelaria
No ramo de hotelaria, a Rede Panamby lançará, na BNT, uma nova unidade, localizada em São Paulo. “Durante todo o evento, estaremos focados no Hotel Panamby São Paulo, com inauguração prevista para este primeiro semestre. Nosso objetivo será enfatizar aos agentes de viagens nossos principais benefícios – comodidade, conforto e excelentes condições tarifárias”, explica a gerente comercial, Kelly Sansivieri.  “Acreditamos no potencial que a feira nos proporciona e, adicionalmente, aproveitaremos a oportunidade para divulgar o mais novo produto Panamby”, ressalta.
A rede BHG – Brazil Hospitality Group – pretende fidelizar e atrais novos clientes. Por isso, vai apresentar suas principais novidades e, segundo André Lameiro, diretor de vendas e marketing, “a participação da rede em um evento como este gera oportunidades de contatos e visibilidade essenciais para a marca. É o tipo de encontro fundamental para a promoção do turismo de negócios, foco de atuação da BHG”.

O Infinity Blue Resort e Spa, empresa do Grupo Embraed, de Balneário Camboriú (SC), também irá destacar um diferencial este ano: pacotes de turismo com programas de relaxamento e terapias de beleza e saúde do renomado Spa Infinity Blue. “Além de pacotes incluindo opções do Spa, apresentaremos durante a BNT nossa infraestrutura ampla para atender a um público que preza por conforto, diversão, boa gastronomia e qualidade de vida à beira-mar”, afirma o diretor geral, Alberto Cestrone. 

Mais informações: www.bntmercosul.com.br

CorelDRAW X6 ganha atualização para versão X6.3

Membros Premium do CorelDRAW X6.3 podem trabalhar com códigos QR, disponibilizar seus conteúdos na nuvem por meio do Microsoft SkyDrive, entre outros recursos exclusivos.


A Corel já está disponibilizando aos usuários de CorelDRAW X6 a atualização X6.3 do software. Nesta nova versão, os fãs de Corel têm acesso a uma quantidade ainda maior de recursos e ferramentas para um design cada vez mais criativo.

Uma das novidades da versão X6.3 é a possibilidade de inserir e editar códigos QR. Com essa ferramenta, o usuário pode personalizar seu conteúdo e alinhá-lo ao código QR de modo que ele seja funcional e possa ser lido em smartphones e aplicativos de varredura. Outra funcionalidade é a sincronização das bandejas de trabalho com o SkyDrive, o novo serviço de armazenamento de arquivos baseado em nuvem da Microsoft. Neste caso, as bandejas de trabalho são sincronizadas instantaneamente, permitindo ao usuário acessar os conteúdos em outros computadores.

O CorelDRAW X6.3 apresenta ainda, dentre outras novidades, mais 13 novos efeitos de bitmap, como por exemplo, o Borrão Inteligente, Colorizar, Filtro de Foto, Máquina do Tempo, entre outros.

Quem tem acesso a esses recursos?
Em agosto de 2012, a Corel lançou seu Programa de Associação. Através dele, os usuários do CorelDRAW Graphics Suite X6 podem se conectar por meio de um novo ambiente baseado na nuvem, a ferramentas de design gráfico e conteúdo digital de ponta. Esse novo programa oferece aos usuários dois níveis de associação: Standard (gratuita) e Premium (assinatura mensal ou anual).

A associação Standard possibilita aos usuários obter atualizações do produto, bem como acesso online a conteúdo digital. Já a Premium fornece conteúdo digital exclusivo e uso antecipado de novos recursos do produto antes da sua apresentação à comunidade CorelDRAW em versões futuras do produto. Além disso, os membros Premium recebem os principais upgrades dos produtos à medida que eles se tornam disponíveis.

Os recursos novos e aprimorados, encontrados no CorelDRAW X6.3, estão disponíveis apenas para usuários da associação Premium. No entanto, as melhorias no desempenho e estabilidade do software são de acesso para membros tanto da versão Premium, como da Standard. A atualização para o CorelDRAW X6.3 é gratuita e o próprio software é quem lembra o usuário da possibilidade de atualização.

Sobre a Corel
A Corel é uma das principais empresas de software do mundo, oferecendo alguns dos produtos gráficos, de produtividade e de mídia digital mais conhecidos do setor. Com o mais abrangente portfólio de softwares inovadores, a Corel ficou conhecida por oferecer soluções que são fáceis de aprender e usar, ajudando as pessoas a atingir novos níveis de criatividade e de produtividade. O reconhecimento do setor ocorreu na forma de centenas de prêmios por inovação, design e valor agregado.
Usadas por milhões de pessoas do mundo todo, as linhas de produtos da Corel incluem CorelDRAW Graphics Suite, Corel Painter, Corel PaintShop Pro, Corel VideoStudio e Corel WordPerfect Office. Para obter mais informações sobre a Corel, visite o site www.corel.com.

© 2013 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Corel, o logotipo da Corel, o logotipo do Corel Balloon, CorelDRAW, PaintShop, Painter, PHOTO-PAINT, VideoStudio e WordPerfect são marcas comerciais ou marcas registradas da Corel Corporation e/ou suas subsidiárias. Todos os demais nomes e quaisquer marcas registradas e não registradas aqui mencionadas são usados unicamente com o propósito de identificação e permanecem propriedade exclusiva de seus respectivos proprietários.

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Helimarte investe R$6 milhões em novo helicóptero


Copa das Confederações garante o crescimento do setor em 2013 apesar da desorganização deste mercado

Com expectativa de aumentar o número de contratos para atender a demanda da Copa das Confederações, a Helimarte, em parceria com a Helibrás acaba de adquirir a aeronave modelo Esquilo com capacidade para 5 passageiros. O novo helicóptero custou R$6 milhões e deve ser entregue em cerca de 4 meses.

"O mercado de Táxi Aéreo no Brasil está chegando em um limite de taxação e de divergências entre as pequenas empresas e a ANAC. Mesmo assim, enquanto tentamos impor mudanças que permitam ao setor crescer mais rapidamente e organizadamente, os eventos esportivos dos próximos anos deverão turbinar os serviços de quem estiver preparado", diz Jorge Bitar Neto, comandante, fundador e piloto da Helimarte.

Hoje a Helimarte conta com dois hangares próprios no Campo de Marte, em São Paulo. Juntos, os dois espaços comportam as 13 aeronaves da frota da empresa, 9 helicópteros, com capacidade de 1 a 6 passageiros, e 4 aviões, com capacidade para 4 a 9 passageiros. Além da aquisição do novo helicóptero, a Helimarte pretende ampliar a equipe. "A mão de obra nessa área também é escassa, mas estamos recebendo novos e bons pilotos no mercado. Queremos os melhores trabalhando com a gente", diz Jorge.

Sobre a Helimarte
A Helimarte é a empresa de Táxi Aéreo do Comandante e diretor de Asas Rotativas da ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos).Jorge Bitar Neto, localizada em hangar próprio no Campo de Marte, em São Paulo. Há 13 anos no mercado, a Helimarte se diferencia por seus variados serviços oferecidos para os mais variados públicos. Desde transporte para executivos em viagens de negócios, até passeios panorâmicos por São Paulo e fornecimento de aeronaves para coberturas jornalísticas e inspeções aéreas. A Helimarte tem como pilar a qualidade em seus serviços e a modernização de sua frota para atender com excelência seus clientes, por isso tem se destacado no setor como a empresa de taxi aéreo que mais cresceu na cidade de São Paulo e, em 2012, pode comemorar a aquisição de seu segundo hangar no Campo de Marte. Atualmente a empresa conta com uma moderna frota de 09 helicópteros, com capacidade de 1 a 6 passageiros, e 4 aviões, com capacidade para 4 a 9 passageiros. A Helimarte possui o certificado CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Táxi Aéreo) fornecido pela ANAC, desde 2003.

Artigo / Barateamento dos portos para competir com as nações amigas


Antoninho Marmo Trevisan*

Um dos atos marcantes na história econômica brasileira foi a abertura dos portos às nações amigas, decretada por D. João VI, ainda no Império, em 28 de janeiro de 1808. O ato significou a inserção de nosso país no comércio exterior. Outro marco deu-se em 1848, quando o Visconde de Mauá, patrono da Marinha Mercante, criou a Companhia de Estabelecimento da Ponta da Areia, em Niterói. De lá saíam os navios que operavam a navegação de cabotagem e também para as rotas internacionais.

Em 1869, o governo do Império editou a primeira lei de concessão de portos à iniciativa privada, por meio do decreto 1.746, assinado por Joaquim Antão Fernandes Leão, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. A medida foi coerente com a entrada em operação da ferrovia São Paulo Railway, ligando o Litoral ao Planalto (Santos-Jundiaí) e facilitando as exportações, em especial do café. Em 12 de outubro de 1888, mesmo ano em que proclamou a Lei Áurea, a princesa Isabel editou o Decreto de concessão (N.º 9.979), que autorizava o contrato com empresa privada para as obras de melhoramento do porto de Santos.

Essa breve retrospectiva histórica ilustra o decisivo papel dos portos, sua privatização e modernização para o avanço da economia brasileira. É de se lamentar, portanto, que, desde então, muito pouco tenha sido feito para que esses terminais se desenvolvessem na mesma proporção da demanda e das necessidades do comércio internacional brasileiro na era da globalização e da acirrada competitividade que a caracteriza. Por isso, é preocupante a resistência de nosso parlamento à Medida Provisória dos Portos (595/2012), que ainda não havia sido aprovada até o fechamento deste artigo.

A essência da medida, para que se entenda seu significado,  se expressa  nos novos critérios para a exploração e arrendamento à iniciativa privada dos terminais de movimentação de carga em portos públicos. A Lei dos Portos, de 1993, determina que a vencedora da licitação para arrendamento de um terminal será a empresa que pagar à União o maior valor pela outorga do serviço. A MP estabelece o critério da eficiência com menor tarifa. Ou seja, ganhará a licitação a companhia que garantir o maior volume de movimentação de carga pelo menor preço por tonelada. O restante, bem como as emendas propostas, pode ser objeto de paulatino aperfeiçoamento.


O governo deve à sociedade reformas importantes, como a tributária, previdenciária, trabalhista, desburocratizante e providências garantidoras de mais segurança jurídica para os negócios. Ora, justamente quando decide adotar algo modernizador e voltado ao aumento da competitividade, o Congresso repudia? Esse tipo de descompasso não pode existir num mundo onde as nações amigas têm custos logísticos e operacionais, impostos, juros e portos muito mais baratos do que os nossos, oferecendo às suas empresas diferenciais concorrenciais relevantes para enfrentar os nossos produtos no comércio global.

*Antoninho Marmo Trevisan é o presidente da Trevisan Escola de Negócios, membro do Conselho Superior do MBC (Movimento Brasil Competitivo) e do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República).