PATROCINADOR

20 maio 2013

Lufthansa Cargo reduz consumo de combustível e emissões de CO2 utilizando containers ultraleves


Quando uma aeronave decola, cada quilograma supérfluo carregado representa um impacto na queima de combustível. Em um esforço para diminuir seu consumo de combustível e colaborar para o equilíbrio ambiental, a Lufthansa Cargo vem focando em containers de materiais compostos leves.
Como exemplo, atualmente estão sendo utilizados novos containers padrão LD3 com painéis laterais fabricados em polipropileno reforçado em formato hexagonal, o que torna os containers até 15% mais leves do que as versões padrão em alumínio. Além da leveza, são mais robustos e exigem menos manutenção. A Lufthansa Cargo vem substituindo os containers de alumínio pela nova versão mais leve desde o final de 2011. Em fevereiro de 2013, mais de 65% dos containers LD3 utilizados nos compartimentos de carga inferiores dos aviões de passageiros e de carga da frota Lufthansa já eram containers de última geração. Considerando que a diferença de peso é de 13 kg por container, a economia é significativa. Atualmente, mais de 80% dos containers utilizados em cada voo são leves, o que resulta numa redução de emissões de CO2 de mais de 5.000 toneladas por ano.
Até o final de 2013, a Lufthansa Cargo pretende substituir os cerca de 5.600 containers padrão LD3 pela alternativa mais leve. Isso diminuirá o consumo anual de querosene em 2.160 toneladas, resultando numa economia de 6.800 toneladas de CO2 por ano. Nessa ocasião, o Grupo Lufthansa operará uma das maiores “frotas” de containers ultraleves. E será mais um passo rumo ao alcance de um de seus objetivos ambientais mais ambiciosos: reduzir as emissões específicas em 25% até 2020 em comparação ao ano de 2011.
Lufthansa Cargo AG

A Lufthansa Cargo figura entre as líderes mundiais das empresas de carga aérea. No exercício de 2012, a empresa aérea transportou cerca de 1,7 milhão de toneladas de carga e correio e comercializou 8,7 bilhões de toneladas-quilômetro. Atualmente, a empresa emprega cerca de 4.600 funcionários em todo o mundo. O ponto forte da Lufthansa Cargo são os negócios aeroporto-a-aeroporto. A malha aérea serve cerca de 300 destinos em cerca de 100 países em sua própria frota de cargueiros, nos compartimentos de carga dos aviões de passageiros da Lufthansa e da Austrian Airlines, e numa extensa malha de transportes rodoviários. A maior parte da carga é transbordada no aeroporto de Frankfurt. A Lufthansa Cargo é uma empresa 100% filiada à Deutsche Lufthansa AG.

17 maio 2013

Bierland é o chope oficial da 20ª Festitália


A maior festa italiana de Santa Catarina terá chope Bierland com exclusividade na festa. A 20ª edição da Festitália ocorrerá de 12 a 21 de julho, no Setor 2 do  Parque Vila Germânica em Blumenau SC. O evento, que resgata a cultura e tradição dos imigrantes italianos, oferece o melhor da cozinha típica, vinhos da melhor qualidade, apresentações folclóricas e música italiana, além da qualidade dos chopes da Bierland.

A cervejaria blumenauense colocará à disposição na festa os chopes Pilsen, Weizen, Pale Ale e o chope de vinho. A expectativa da Bierland é de que sejam consumidos mais de 5 mil litros de chope durante os dez dias do evento. Outra novidade na edição deste ano da Festitália será a apresentação de quatro shows internacionais.


16 maio 2013

Mercedes-Benz e Câmara Brasil-Alemanha lançam concurso de fotografia "Alemanha no Brasil: um espelho em fotos"

Concurso faz parte dos eventos do ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, iniciativa que pretende estreitar as relações econômicas e culturais entre os dois países, além de estimular o intercâmbio de inovação tecnológica entre as empresas alemãs e brasileiras. 

Os vencedores do concurso serão premiados com uma viagem para a Alemanha, com roteiro turístico e cultural, que inclui visita ao Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart. 

Para celebrar o ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, que teve início essa semana, a Mercedes-Benz e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo lançam hoje o concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos”, para destacar a interação existente entre as culturas.

O projeto tem como objetivo estimular os participantes a produzirem fotografias no Brasil, com interpretação de imagens originalmente capturadas na Alemanha. Serão premiados os cinco participantes que melhor representarem, de maneira criativa, as fotos-base que estão categorizadas nos seguintes temas: Economia (Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart), Esporte (Allianz Arena em Munique), Turismo (Portão de Brandemburgo em Berlim), Cultura (Memorial Goethe&Schiller em Weimar) e Sociedade (Carnaval em Colônia).

Os autores dos melhores cliques em cada categoria serão contemplados com uma viagem de 10 dias para a Alemanha, com tour pelos locais apresentados nas fotografias originais. Ao final do concurso, será organizada uma exposição de fotos com as imagens tiradas pelos vencedores .

O concurso fotográfico é organizado pela Câmara Brasil-Alemanha, em parceria com o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico, de São Paulo, com patrocínio da Mercedes-Benz e da Allianz Seguros, além de apoio da Puma Esportes.

“Há mais de 55 anos, a Mercedes-Benz incentiva o intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha, acredita e investe na economia local e na sociedade. Agora, com o ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, temos a chance de promover projetos ligados ao tema, como o concurso de fotografia, que está alinhado à nossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, com foco em cultura.” diz Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e chairman do Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.

O concurso
Os participantes devem ter a partir de 18 anos, ser brasileiros ou residentes no Brasil. As fotos válidas devem ser feitas em território brasileiro. Cada uma das cinco categorias terá um vencedor, escolhido a partir de duas etapas: votação pública online no hotsite do concurso (www.alemanhanobrasil.com.br), entre 16 de maio e 2 de setembro, e posterior avaliação de banca julgadora liderada pelo artista e fotógrafo Caio Reisewitz.

Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo site www.alemanhanobrasil.com.br. Cada pessoa poderá concorrer com até três fotografias para cada categoria, com limite de arquivos no tamanho de 3 a 5 megabytes por imagem, entre 16 de maio e 30 de agosto.

Cronograma: 
- Prazo de inscrição: 16 de maio a 30 de agosto 
- Comunicado aos selecionados pela votação pública: 4 de setembro 
- Avaliação da banca julgadora: entre 5 e 11 de setembro 
- Comunicado aos vencedores: 12 de setembro 
- Cerimônia de premiação: 26 de setembro 
- Viagem à Alemanha: ida em 28 de setembro e volta em 6 de outubro
- Vernissage da exposição: 28 de novembro

Mais informações:
Site: www.alemanhanobrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/AlemanhanoBrasil
Twitter: www.twitter.com/Alemanha_Brasil
Google+: www.plus.ly/AlamanhanoBrasil
Ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”

A parceria entre as duas nações tem tradição e se solidifica a cada novo negócio. Para incentivar mais diálogos, disseminar a cultura alemã e fazer instituições brasileiras e europeias unirem-se para enfrentar os desafios do século 21, criou-se a temporada “Alemanha+Brasil 2013-2014”, que acontece de maio de 2013 até maio de 2014.

Sob o lema “Quando ideias se encontram”, será comemorada a estreita relação de longa tradição entre os dois países, com uma a série de eventos que buscam visibilidade à diversidade e à amplitude dos contatos bilaterais, assim como gerar novos impulsos para a parceria entre os dois países. O calendário de eventos conta com projetos nas áreas de economia, política, cultura, educação, ciência, esportes e desenvolvimento sustentável.

A iniciativa, do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da BDI Brazil Board, do Goethe-Institut, do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, conta com a participação da Mercedes-Benz do Brasil e de diversas empresas alemãs.

BRASIL BRAU CRESCE 50% E APRESENTA NOVIDADES NA EDIÇÃO 2013


Com um crescimento de 50% no número de expositores em relação à edição de 2011, a mais completa feira do segmento de cervejas especiais, Brasil Brau – XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, será realizada de 25 a 27 de junho, em uma área de 6.000m², no Transamerica Expo Center (São Paulo). O evento chega a 2013 com grandes novidades: o lançamento do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, dividido em quatro categorias; e os novos horários, acessos e espaços diferenciados tanto para o Degusta Beer, quanto para a visitação à Feira de Tecnologia e a participação no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira.

Considerado o principal e mais abrangente evento do setor realizado no país, a Brasil Brau incorpora toda a cadeia produtiva, contando com a participação de representantes da indústria e do mercado cervejeiro. O formato, idealizado há onze edições, atrai desde os produtores de matérias-primas, equipamentos, prestadores de serviços, mestres cervejeiros e uma grande variedade de rótulos nacionais e importados, além de compradores e consumidores. Ao lado da exposição do que há de melhor e mais moderno na indústria brasileira e mundial, a Brasil Brau promove um ambiente de negócios, de disseminação de novidades, de degustação e confraternização, com a participação de público qualificado.

Público qualificado
Mais de 40 cervejarias e microcervejarias apresentarão seus lançamentos e destaques entre 130 marcas de cervejas especiais, que deverão atrair um fluxo de visitantes 60% superior ao de 2011, quando o espaço de degustação foi aberto ao público pela primeira vez. Promovida pela Fagga I GL events Exhibitions, é realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), com a chancela do Sindicerv, Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), VLB, Doemens e apoio institucional do Senai e Nadir Figueiredo. Entre os 5.000 visitantes da última edição, 41% foram ao evento para estabelecer novas relações comerciais, 32% buscavam conhecer novos produtos e serviços e 11% procuravam novos fornecedores.

Expositores
Entre os expositores de destaque do Degusta Beer nesta edição está a gigante AMBEV, que retorna ao evento com suas cervejas Bohemia Premium. Entre as 130 marcas expositoras, as brasileiras especiais estarão representadas por rótulos da Abadessa, Amazon Bier, Armazém do Nono, Baden Baden, Bamberg, Chop do Fritz, Colorado, Devassa, Dortmund, Eisenbahn, Falke Bier, Karavelle, Magnus, além de importadoras como Bier & Wein, Lorch e Tarantino, entre outras.
Na Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que apresentará equipamentos, tecnologias, matérias-primas e consultoria para o setor, estarão presentes empresas estrangeiras como Puremalt, Anton Paar, John I. Haas, DSI, Dupont, FlavorActiV, GEA, GlobalFood, Hopunion, Kaspar Schulz, além das nacionais Chopeiras Memo, Kleper Weber Tecnologia, Prominent, Vinox Tecnologia, entre outras. 
Prêmio
O objetivo do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, segundo Victor Montenegro, Diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, é incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas especiais, em médio e longo prazo. Qualquer empresa do setor, desde que registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pode concorrer em uma das quatro categorias: Rótulo e Design de Embalagem, Comunicação da Cultura Cervejeira, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas de 6 a 31 de maio, pelo site do evento, e custa R$ 200,00 por ‘case’. Expositores têm desconto de 50% no valor da inscrição.

Um lançamento importante para estimular ainda mais o setor, o Prêmio contará com quatro jurados fixos e mais um especialista por categoria, ou seja, cinco jurados por categoria. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O anúncio dos vencedores e a premiação acontecerão ao longo do Degusta Beer.

A Brasil Brau firmou uma parceria com a Drinktec, uma das maiores feiras mundiais de bebidas, que acontece de 16 a 20 de setembro, em Munique (Alemanha). A diretora do grupo realizador do evento, Petra Westphal, será uma das juradas do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja.

Divisão de espaços e horários
Para proporcionar um ambiente exclusivo, com maior privacidade para a realização de negócios, os organizadores da Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja projetaram uma entrada específica para a área de exposição, que passará a funcionar das 13h às 20h. No espaço será possível encontrar fornecedores de equipamentos, insumos, copos, tulipas e bolachas, além de empresas de consultoria, livrarias especializadas e cursos técnicos. Inovações tecnológicas e soluções sustentáveis também serão apresentadas.

Congresso
Este ano o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira teve sua programação ampliada, será realizado em horário integral e reunirá especialistas de cinco países, entre eles Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Pela manhã, serão apresentadas as palestras com temas ligados à ciência e tecnologia. Na parte da tarde os temas serão focados nas tendências do mercado, comunicação e gastronomia. Durante esse período da programação, chefs de cozinha convidados prepararão pratos e darão dicas de harmonização.

Os participantes do Congresso têm acesso gratuito aos demais espaços da Brasil Brau. Entre os destaques da programação, estão quatro palestrantes americanos. Eles fazem parte da delegação que representa a Brewers Association (BA), convidada pela Importadora Tarantino a participar do evento. A Tarantino também trará um contêiner de cervejas americanas inéditas no mercado brasileiro e promoverá um campeonato de cerveja lupulada no stand da BA. Será uma oportunidade única para o degustador brasileiro ter contato com esses rótulos, no país.

Temas abordados
Entre as palestras internacionais, destacam-se: a “História de estilos de cerveja da Alemanha” (Alemanha), a “Importância da inovação em estilos” (EUA) e o “Mercado de cervejas da Itália” (Itália). Já os palestrantes nacionais abordarão temas como Design de rótulos, harmonização
entre cervejas e queijos, cerveja na panela, cerveja na coquetelaria, cerveja e chocolates, conceitos de harmonização, cerveja à mesa (Bares, Empórios e Afins) e cerveja para amantes de vinho.

Degusta Beer
Pelo segundo ano consecutivo, o Degusta Beer, um espaço de convivência e degustação, será aberto ao público, das 15h às 22h – o acesso ao evento é encerrado às 21h. O ingresso, que pode ser adquirido antecipadamente pelo site do evento, custa R$ 40,00 para um único dia de visita, R$ 70,00 para dois dias e R$ 90,00 para os três dias. Profissionais do setor, desde que comprovem, têm entrada franca. O apreciador de cervejas especiais terá opção de experimentar os rótulos em copo de vidro personalizado da Brasil Brau, fornecido gratuitamente. As doses serão de 50ml ou 60ml, a preços que variam dependendo da cerveja. Pontos para enxágue dos copos estarão espalhados pelo evento.

É com muita criatividade que o produtor brasileiro enfrenta a tradição das cervejas belgas no mercado. Sabores inusitados como das frutas amazônicas; notas de café, mel, chocolate, e processos que tornam a bebida quase um espumante, envasada em garrafa de champagne, continuam garantindo ao público apreciador muitas novidades gustativas. A irreverência surpreende e agrada ao paladar nacional e internacional!

Promoções
Nos dois fins de semana que antecedem ao evento, blitz serão realizadas em bares de São Paulo para distribuição de convites com 50% de desconto. As promoções também vão invadir as redes sociais, Facebook e Twitter, com sorteio de convites, cervejas e kits.

Números do setor                                                             
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com uma produção de 12,4 bilhões de litros produzidos em 2011. O público-alvo do setor tem idades que variam de 20 a 35 anos, sendo 56% do sexo masculino. O mercado de cervejas especiais vem mantendo uma média de crescimento de 15% nos últimos anos. Este consumidor, de perfil diferenciado, possui estabilidade financeira e experiência de degustação de cervejas de rótulos internacionais.

De acordo com dados da Cervbrasil - Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, que reúne as quatro maiores fabricantes do Brasil (Ambev, Brasil Kirin, Heiniken e Petrópolis), o setor gera 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos e paga, em média, mais de R$ 16 bilhões em salários. Produz cerca de 13 bilhões de litros/ano, atendendo mais de 1 milhão de pontos de vendas em todo País e possui um parque industrial com mais de 50 fábricas.

O segmento está distribuído em uma ampla cadeia estratégica  que começa no agronegócio, passa pelas indústrias de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de transformação (embalagens), pela construção civil, pela cadeia logística e varejo.

De acordo com um levantamento da empresa de pesquisas Mintel, divulgado no final de 2012, o volume de vendas de cervejas “premium” — como são chamados os rótulos de marcas
estrangeiras ou artesanais — aumentou 18% no Brasil no ano passado, em relação a 2010. A taxa de consumo de cerveja por habitante no Brasil (67,4 litros) equivale à de grandes mercados, como os Estados Unidos (75 litros) e o Reino Unido (64,7 litros).

O setor reúne 200 microcervejarias e responde por 5% do faturamento total do segmento, estimado em R$ 39,6 bilhões em 2012. Com crescimento anual quatro vezes superior ao do mercado de cervejas tradicionais, as cervejas especiais almejam conquistar 10% do mercado já este ano e 20% da preferência até 2015. Os números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comprovam o movimento das cervejarias especiais rumo à conquista do mercado: 31 novos produtores solicitaram registro em 2012, o maior contingente de pedidos dos últimos 30 anos. Essa conquista de espaço nas prateleiras também é verificada no varejo, pelo setor de compras do supermercado carioca Zona Sul, no qual as cervejas premium já ocupam 50% do espaço destinado a esse tipo de bebida.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Restaurante Trincheira organiza jantar harmonizado com cervejas


Evento acontece no feriado de Corpus Christi e será uma parceria com a cervejaria Karavelle

 

O Restaurante Trincheira, que funciona na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, organiza um jantar harmonizado com pratos tradicionais da região e cervejas artesanais Karavelle. O evento será aberto também para quem não estiver hospedado no local. A experiência gastronômica acontecerá no dia 31 de maio, às 20 horas. 

O sommelier Jackson Ferrer, da cervejaria Karavelle, apresentará as características de cada rótulo da marca que será degustado.  O jantar terá entrada, prato principal e sobremesa. Para cada etapa, uma cerveja diferente, escolhida pelo especialista, será harmonizada. Todos os pratos terão como destaque produtos cultivados na região, como a polenta – de moinho local – e cogumelos.

Menu
Entrada
Polenta com molho rústico de cogumelos Paris, Shitake e Portobello
Harmonização: Karavelle Keller

Principal
Costelinha de porco com molho de mel, arroz preto, xerém e chips de jiló

Ou
Ravióli de abóbora com molho de gorgonzola

Harmonização: Karavelle Weiss
Sobremesa
Tiramissú

Harmonização: Karavelle Stout Barba Negra
Jantar Harmonizado com cervejas Karavelle
Valor por pessoa: R$ 65
Dia: 31 de maio 
Horário: 20 horas

Sobre o Restaurante Trincheira
O Restaurante Trincheira, dentro da Pousada do Quilombo, oferece opções deliciosas que refletem os sabores frescos e naturais da Serra da Mantiqueira conforme as colheitas de cada estação. Saladas da própria horta, framboesas orgânicas de produção própria, mandioquinha, cogumelos, trutas, alcachofras, tangerina e banana de produtores locais são algumas das estrelas do cardápio.

Sobre a Pousada do Quilombo
Localizado em São Bento do Sapucaí, a 170 quilômetros da capital paulista, o local possui 170 mil metros de área, 40 apartamentos e uma paisagem encantadora. As acomodações, muito confortáveis e bem equipadas, estão prontas para atender cada objetivo pessoal, do relaxamento aos esportes de aventura. A estrutura da pousada é completa, com piscinas, jacuzzi, quadras de esporte, tirolesa, um spa com massagens e terapias e trilhas de mata preservada dentro do próprio local.

Como chegar
A Pousada do Quilombo está localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais.

Para quem sai de São Paulo e aeroporto de Guarulhos, é possível seguir pela Rodovia Ayrton Senna ou pela Rodovia Presidente Dutra. Do Rio de Janeiro, a preferência é pela Dutra. Ambas levam à região de São José dos Campos, de onde é possível tomar a rodovia Monteiro Lobato, que corta os vales da Serra da Mantiqueira, ou a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, estrada local que leva ao alto da serra, até Campos do Jordão. São Bento do Sapucaí fica a poucos quilômetros de Campos do Jordão, entre essa cidade e Gonçalves, em Minas Gerais.

Serviço:
Restaurante Trincheira - Pousada do Quilombo
Estrada do Quilombo, 1403
Tel: (12) 3971-2688
São Bento do Sapucaí

15 maio 2013

LAN conclui com sucesso voo teste do Boeing 787 Dreamliner

Companhia se prepara para retomar a operação destas aeronaves nos próximos dias


Após a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, para que a Boeing volte a operar as aeronaves 787 Dreamliner, o avião mais moderno do mundo, a LAN Airlines informa que realizou hoje (15/5) o primeiro voo teste, acompanhado pela autoridade aeronáutica chilena, após implementar as modificações necessárias no sistema de baterias da aeronave.

O voo transcorreu como planejado, sobrevoando a cidade de Santiago, no Chile, e teve duração de cerca de duas horas. “O avião operou dentro da normalidade. Cumprimos com todas as exigências da Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile e da autoridade norte-americana, implantando junto aos técnicos da Boeing o plano certificado por ambas. O avião é o mais moderno do mundo e acreditamos que irá proporcionar uma melhora significativa na experiência de nossos passageiros ao voarem com a LAN”, explicou Ignacio Cueto, CEO da LAN Airlines.

A modificação do sistema de baterias foi realizada por uma equipe da LAN em conjunto com cerca de 30 técnicos da Boeing. O trabalho foi supervisionado diretamente pela Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), do Chile, órgão com o qual a LAN trabalhou por mais de três anos para o lançamento desta nova aeronave.
              
Vale destacar que, desde o início de suas operações, a companhia não registrou ocorrências no sistema de baterias de sua frota de aeronaves 787, que faziam voos para Buenos Aires, Lima e Los Angeles.

Após a realização de diversos voos teste com os seus pilotos, a LAN espera retomar as operações nos próximos dias. Esta ação está alinhada com outras implantadas por diversas companhias aéreas internacionais que já voltaram a operar a frota comercialmente. 

14 maio 2013

Virada Cultural pode virar lei


O vereador Andrea Matarazzo apresentou, dia 28 de março projeto na Câmara Municipal de São Paulo transformando a Virada Cultural em lei. Realizado desde 2005, o evento já entrou para o calendário da cidade. Com a lei, caso seja aprovada, ficará garantida a realização anual da Virada pela Prefeitura de São Paulo, independentemente de gestão.
Só no ano passado, cerca de quatro milhões de pessoas participaram das mais de 1.200 atrações espalhadas por 250 locais, segundo a SPTuris. O projeto de lei estabelece as obrigações da prefeitura em prover a infraestrutura necessária, como segurança, limpeza, postos médicos, banheiros químicos, fiscalização etc., e cria uma Curadoria para preparar a festa três meses antes, com foco na escolha das atrações.
Além disso, estende a possibilidade a eventos menores, as “Viradinhas”, promovidas pelas subprefeituras, que seriam selecionadas ou não para a Virada anual, o que aumentaria o número de atividades artísticas em áreas periféricas.
Dessa forma, a Virada seria definitivamente consagrada como política pública da cidade de São Paulo. “A Virada é a cara de São Paulo, expressão máxima de uma de suas maiores vocações: valorizar o talento da produção artística, reafirmando a cidade como referência cultural e artística do Brasil”, afirma Matarazzo, que entende que a cultura é uma das melhores ferramentas de inclusão e desenvolvimento para os jovens. “Se a educação forma, a cultura transforma”, costuma dizer o vereador, que foi secretário de Estado da Cultura e implantou as primeiras Fábricas de Cultura em São Paulo.
Números da Virada - A Virada Cultural traz para São Paulo shows de artistas consagrados no País inteiro, e é um importante ponto de atração turística e fomento à economia local. Os benefícios extrapolam a esfera cultural.
Há grande presença de visitantes de outras cidades e estados: em 2012, cerca de 10% vieram principalmente de cidades do interior, além de outros estados, como Minas Gerais, Bahia e Goiás.
De acordo com a SPTuris, 50% desses visitantes se hospedaram em hotéis, albergues, pensões e flats, consumiram em bares, restaurantes, lanchonetes e utilizaram ônibus e metrô. O gasto médio de cada participante foi de R$ 50,32 no ano passado. O sucesso do evento reflete-se também no retorno de mais de 50% do público que já esteve presente em edições anteriores.
Além disso, a Virada movimenta e leva benefícios a diversas áreas da economia paulistana, como comércio e prestação de serviços na área de produção, técnica, artística e logística. Hoje, o evento é copiado em outras cidades do interior e de capitais como o Rio de Janeiro, que promove anualmente o Viradão Cultural Carioca.