PATROCINADOR

28 maio 2013

O que é estatística e por que as empresas estão interessadas nela?

por John Sall, cofundador e vice-presidente executivo do SAS

As estatísticas são números, mas a prática da estatística é a arte de medir o conhecimento imperfeito e sua área de conhecimento está envolvida em incertezas. Então por que devemos nos preocupar com ela? Porque as empresas, a economia mundial, as descobertas científicas e os avanços médicos são todos baseados, em sua essência, em estatística.

A disciplina da estatística está relacionada à arte de ponderar e equilibrar as evidências observadas e, assim, é responsável pela credibilidade científica de nossa sociedade. Conclusões científicas são baseadas em dados experimentais, na presença de incerteza, e estatística é o mecanismo para julgar o mérito dessas conclusões. Os testes estatísticos são como uma auditoria de credibilidade. Claro, você pode fazer malabarismos para fazer má ciência parecer melhor do que é. Mas, existem fenômenos importantes que você simplesmente não consegue descobrir sem estatística.

Existem muitos pontos de vista com relação aos dados e quanto mais ângulos você tiver, maiores serão as chances de encontrar algo novo. A estatística é usada como uma ferramenta de inovação no processo de investigação que revela fenômenos que não estão previstos por um modelo científico e são invisíveis com uma análise simples.

Há cento e cinquenta anos, a maioria de nós era formada por agricultores e existia o desafio de conseguir alimentar a população mundial. A estatística foi umas das chaves para a pesquisa agrícola que levou a melhoria na produtividade das safras, produzindo mais alimento em menos terras para atender mais pessoas com menos esforço físico. Essa mudança de paradigma permitiu que o mundo moderno se tornasse urbano.

Um pouco mais recentemente nossas vidas mudaram mais uma vez, por conta dos efeitos da revolução da microeletrônica. No campo da engenharia, a medição em nanômetros permitiu obter um rendimento econômico de componentes confiáveis, que utilizando estatística, passaram a ser usados para superar desafios em todas as áreas do conhecimento.

Com ela também passamos a descobrir o complexo funcionamento das nossas próprias vidas, por meio da biologia molecular e a genômica. Entender essa complexidade só foi possível através de métodos estatísticos. Por exemplo, recentemente foi anunciada a descoberta de uma nova partícula física, o Bóson de Higgs, considerada a maior descoberta do século 21 até o momento. E só foi possível descobri-la com a construção do acelerador de partículas Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons), o maior do mundo. Através de métodos estatísticos, foram analisados nada menos do que 300 trilhões de colisões de prótons até que a descoberta da nova partícula pudesse ser confirmada.

Estes 300 trilhões de dados analisados na descoberta do bóson nos remetem ao fenômeno do Big Data e, não por acaso, ao fato de 2013 ter sido eleito o ano internacional da estatística

Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços de inteligência analítica e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em 55.000 instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, através da tomada de decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS vem dando aos clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento).  www.sas.com/br 

No Brasil, desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 180 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.

NTT DATA no Brasil anuncia contrato de desenvolvimento de software com HSBC

Banco é o primeiro contrato fechado para utilização das instalações da fábrica em Curitiba

A NTT DATA no Brasil, inovadora empresa de TI, anuncia o fechamento do contrato com o HSBC, para desenvolvimento de novos aplicativos e manutenções de grande porte em sistemas de propriedade do banco. Esse é o primeiro contrato firmado com a fábrica de software da NTT DATA inaugurada em novembro, em Curitiba.

O contrato – com duração de dois anos – fortalece ainda mais a relação de mais de sete anos entre a empresa e o HSBC. A expectativa é de que cerca de 150 pessoas trabalhem nesse projeto, entre Gerente de Projetos, Arquitetos, Analistas de Sistemas, Programadores, Projetistas de Teste e Testadores. Atualmente, a NTT DATA já fornece serviços para a área de processos e especificação funcional do banco.

“A assinatura desse contrato com o HSBC representa a validação do bom relacionamento que temos mantido com o banco nos últimos anos. Esse projeto também nos auxilia a desenvolver ainda mais nossa fábrica de software para que possamos conquistar mais contratos e atender não só o Brasil, mas a América Latina também”, afirma Rui Schoenberger, VP da NTT DATA no Brasil.

A NTT DATA é uma provedora de serviços de TI, parte do grupo japonês de telecomunicações NTT, e conta com mais de 57 mil colaboradores em 35 países. A empresa chegou ao Brasil por meio da aquisição do grupo Value Team, especializado em consultoria e serviços na área de tecnologia da informação. Em 2012 adquiriu a Total Systems, empresa focada em TI para o mercado financeiro. Atende principalmente as verticais financeira, manufatura e telecomunicações, sendo que esta última representa 50% do faturamento local, com uma oferta estruturada e grandes clientes nacionais.

Sobre a NTT DATA

NTT DATA é um parceiro de inovação em qualquer lugar do mundo. Sediada em Tóquio, a empresa tem operações em mais de 35 países. O foco é a ênfase no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com conhecimento e competência local, para prover os melhores serviços profissionais desde consultoria e desenvolvimento de sistemas até outsourcing.

NTT DATA combina flexibilidade e agilidade local com acesso central coordenado aos recursos globais. As longas relações da NTT DATA com seus clientes são a prova de sua habilidade de combinar o melhor dos dois mundos: a extensão e os recursos de um grupo de operações globais, combinadas com times locais que possuem grande experiência e visão de mercado. Isso tem permitido que a empresa conheça as necessidades de seus clientes pelo mundo, excedendo constantemente as expectativas de qualidade.

Sobre o HSBC Bank Brasil:

HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC em mais de 80 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. 

ITS Game 2013 ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho de 2013 no Sheraton-Walker-Hill Hotel de Seul

O ITS Game 2013 é organizado pela KOCCA (Korea Creative Content Agency) e é um evento para reuniões B2B entre empresas de jogos mundiais.

Esse evento cresceu muito nos últimos 4 anos. Com o grande aumento dos jogos, o ITS Game será um importante momento e local para reunir-se com muitos desenvolvedores coreanos de jogos online e móveis etc.

O evento foi desenvolvido especialmente para oferecer espaço para que os compradores globais (editores) se reúnam e interajam com desenvolvedores de jogos coreanos.

Caso você tenha interesse em jogos coreanos e na comunidade de jogos, participe do evento e amplie sua rede global e de negócios!

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio de 2013, e para a rodada de negócios online, estarão abertas entre o dia 3 de junho (segunda-feira) e 24 de junho (segunda-feira).

Estima-se a participação de 150 empresas de 20 países diferentes e 80 empresas coreanas, entre elas a Wemade Entertainment, Mgame, Neowiz e WEBZEN, que são empresas grandes de jogos da Coreia. Entre as renomadas empresas internacionais estão a Sega Co. do Japão, Innogames GmbH e ProsiebenSat.1 Games da Alemanha, Shanda Games e Perfect World da China. O ITS GAME já ocorreu por 4 anos na Coreia, e recebeu o título de maior reunião B2B do setor de jogos.

Apoio da KOCCA

Incentivos para compradores globais (editores)
1) Uma cabine de reunião de negócios designada por empresa (aprox. 3m x 3m)
- Um intérprete designado (dois dias), acesso gratuito à internet, móveis básicos

2) Um quarto de hotel gratuito para uma pessoa por empresa no local do evento
- Máximo de três noites (entrada: 26 de junho; saída: 29 de junho) com café da manhã incluído

3) Oportunidade de participar na recepção de rede de contatos no dia 27 de junho

Como participar do ITS GAME 2013

Passo 1: Inscrição no sistema de rodada de negócios da KOCCA

2) Clique em "Participar" e crie um ID (somente um ID por empresa).

3) Após preencher as informações da empresa, clique em "Enviar".

* As empresas que já possuem um ID devem atualizar sua informação, caso seja necessário.

Passo 2: Inscrição para o ITS GAME 2013

1) Encontre informações sobre o evento "ITS GAME 2013" no site do sistema de rodada de negócios.

2) Clique em "Inscreva-se" e realize a inscrição para o ITS GAME 2013.

3) Período de registro e inscrições – 31 de maio de 2013

* A criação de IDs deve ocorrer antes da inscrição no evento.
* Caso o perfil e a missão de negócios de uma empresa que deseja se inscrever não forem adequados para o ITS GAME 2013, a inscrição pode ser negada pelo webmaster.
Passo 3: Rodada de negócios online

1) Os compradores globais cujos convites sejam confirmados podem encontrar suas informações no site do sistema de rodada de negócios.

2) Quando todos os participantes (compradores globais e desenvolvedores de jogos coreanos) estiverem confirmados, a rodada de negócios online estará disponível.

3) Período da rodada de negócios online: 3 de junho de 2013 – 24 de junho de 2013

Escritório executivo do ITS GAME 2012

Brandon JEON

T: +82-2-739-2892

E: itsgame2013@gmail.com

FONTE Korea Creative Content Agency

III Festival de Cinema Transcendental começa amanhã

Documentário sobre o médico Bezerra de Menezes abre evento

Começa nesta terça-feira, 28, a 3ª edição do Festival de Cinema Transcendental. Já consolidado no calendário cultural de Brasília, a Mostra traz à cidade obras premiadas e inéditas com temática transcendental, espiritual e humana. De 28 a 31 de maio serão exibidos na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, filmes nacionais e estrangeiros reconhecidos pela crítica, além de produções independentes que participam da Mostra Competitiva de curtas-metragens.

Alguns convidados especiais já confirmados incluem o ator Carlos Vereza, um dos pioneiros do cinema transcendental no país, protagonista do filme “Bezerra de Menezes - o médico dos pobres”, que abre o festival e ator consagrado com mais de 40 anos de carreira. Vereza receberá uma homenagem por sua contribuição histórica e o conjunto da obra.

O casal Marcelo e Joana Croxato, pais da menina Vitória de Cristo, que viveu por 2 anos e meio na companhia dos pais mesmo diagnosticada com acrania e anencefalia, também estarão presentes no evento. A história de Vitória gerou o curta-metragem “Eu, Vitória” (www.youtube.com/watch?v=WJEh8vi0998), que será exibido pela primeira vez no festival (no encerramento da noite do dia 29) e depois ganhará lançamento nacional da Estação da Luz Filmes.

O filme “Bezerra de Menezes - O médico dos Pobres”, dirigido por Glauber Filho e Joe Pimentel, conta a história do médico cearense que dedicou sua vida à caridade nos anos 70, depois de descobrir o espiritismo. No primeiro dia, também serão exibidos os cinco curtas selecionados para a Mostra Competitiva. São eles: Sob a luz de velas, de Guilherme Nau (SC, 9 min), Sozinho? (DF, 4 min), Pintura Mediúnica (DF, 20 minutos), Luiz Sérgio (DF, 25 min) e Uma amizade nasce (DF, 10min).

No segundo dia do festival será exibido o documentário americano Bloody Money (www.youtube.com/watch?v=cYaTywSDmls), de David Kyle, sobre as consequências trágicas da legalização do aborto nos Estados Unidos, ainda inédito no Brasil. A programação segue com a exibição do filme “O Anjo” no dia 30, longa-metragem do catarinense Marcelo Niess, em que a temática espiritual também está presente na história de um casal que perde o filho de 4 anos, baseada na experiência pessoal do diretor.

Finalmente, para fechar o festival, o premiado filme “O que traz boas Novas” (www.youtube.com/watch?v=BhLiEZ2LxXM), de Phillippe Falardeau, aborda reflexões sobre a dor da separação causada pela morte e a continuidade da vida. O filme ganhou mais de 20 prêmios internacionais e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011.

Além da exibição de filmes, o III Festival de Cinema Transcendental também contará com a exposição “Meditar e Expressar-se”, da artista e escritora Elda Evelina, incluindo o lançamento dos livros “Renascendo do Amor” e “Reflexões Evangélicas”, no dia 30.

Programação (a partir das 19h30) - Sala Martins Penna do Teatro Nacional


Dia 28/05 - BEZERRA DE MENEZES - O MÉDICO DOS POBRES
Brasil/Ceará, 2013
Direção: Glauber Filho e Joe Pimentel
58 minutos/ Livre



Mostra de Curtas
Sob a luz de velas, de Guilherme Nau (SC, 9 min),
Sozinho? (DF, 4 min),
Pintura Mediunica (DF, 20 minutos),
Luiz Sérgio (DF, 25 min)
Uma amizade nasce (DF, 10min).



Dia 29/05 - DINHEIRO DE SANGUE
Blood Money. EUA, 2011
Direção: David K. Kyle
80 minutos/ 12 anos


Exibição do curta-metragem convidado
Eu, Vitória, CE, 2012
Dia 30/05 - O ANJO
Brasil/Santa Catarina, 2013
Direção: Marcelo Niess
78 minutos/ Livre



Dia 31/05 - MONSIEUR LAZHAR - O QUE TRAZ BOAS NOVAS
Monsieur Lazhar. Canadá, 2011
Direção: Phillippe Falardeau
92 minutos / 12 anos


Serviço

3º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 28 a 31 de Maio de 2013.
Ingresso: 2kg de alimento não perecível


Postos de Troca

Cult Vídeo
Loja 204 Sul - CLS 204 Bl. C Loja 20 Asa Sul
Fone: 061 3322 1770
Loja 215 Sul - CLS 215 BL. B Loja 03 - Asa Sul
Fone: 061 3346 0222


COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA
Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27 (11h ás 22h)
Fone: 61 3225 2505



LEGIÃO DA BOA VONTADE
Templo da Boa Vontade
SGAS 915 - Lotes 75 e 76
Fone: 061 - 3114 1070

ESTÁ CHEGANDO A 3ª ETAPA DA COPA NINJA

O autódromo de Interlagos recebe nos dias 31/5, 1 e 2 de junho a terceira etapa da Copa Kawasaki Ninja 2013. Ainda dá tempo de participar e garantir os ingressos.


Expectativa de arquibancadas lotadas para assistir de perto as disputas mais quentes da motovelocidade brasileira, durante o Superbike Series. Considerada uma categoria de entrada, celeiro de competidores, a Copa Ninja tem pilotos que não se deixam intimidar pela cilindrada de suas motos e encaram o cronômetro e os concorrentes, de igual forma.

Diante das limitações impostas pelo regulamento, equipes e pilotos trabalham constantemente para melhorar suas marcas, superando os desafios e baixando os tempos de volta. O atual recorde pertence ao piloto André Gama (categoria 300) com o tempo de 2m02s734 registrado na 2ª etapa, em abril.


As disputas e ultrapassagens são o tempero essencial neste prato, máquinas verdes de 250 e 300 cc acelerando fundo em busca do cobiçado pódio. Com média de 40 pilotos alinhados no grid a cada etapa, a Copa Ninja é sucesso absoluto e serve de exemplo até mesmo para outros campeonatos.

A pista estará liberada a partir do dia 31 de maio para o inicio dos treinos livres. No sábado (1/6), as voltas cronometradas valem a posição de largada para a prova do dia 2 de junho, onde todas as atenções dos espectadores presentes e também dos internautas se voltam para a categoria.

Ricardo Suzuki, gerente de planejamento Kawasaki, ressalta a chegada de novos apoiadores e patrocinadores para a Copa Ninja, comprovando o sucesso que o campeonato, idealizado pela Kawasaki Motores do Brasil tem feito no país. Desde a última etapa, a fabricante japonesa de pneus IRC é co-patrocinadora da competição, ao lado da ELF Lubrificantes.


Além de promover a Copa Ninja, categoria que visa iniciar os pilotos no contato com a motovelocidade, a KMB também é patrocinadora da equipe Elf Monter Energy Kawasaki SuperBike Team, composta pelos pilotos Bruno Corano e Heber Pedrosa, ambos da categoria SuperBike Pro.

[BOX]
Informações Adicionais: copaninja.com.br
IRC Pneus: irc-pneus.com.br

ELF Lubrificantes: elfmoto.com.br

Ri Happy participa da ABF Franchising Expo

Pela primeira vez, a empresa participa do evento e divulga seu novo plano de expansão em franquias

A Ri Happy, maior rede varejista de brinquedos do país, participa pela primeira vez da feira ABF Franchising Expo, que será realizada de 12 a 15 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. No evento, a empresa irá apresentar sua nova estratégia e planos de expansão para este ano.

 A Ri Happy possui uma unidade franqueada, já a PBKIDS, empresa do mesmo grupo, possui 19 franquias pelo Brasil. Com a fusão das duas empresas no ano passado, a Ri Happy aproveitou o know-how da PBKIDS para aprimorar seu processo de expansão.

“Com o modelo de franquias conseguiremos acelerar o plano de expansão da rede, atingindo cidades menores, que não seriam prioritárias para a abertura de lojas próprias. Além disso, esperamos conseguir aumentar ainda mais a penetração da marca no mercado, que já é bem conhecida. Nosso objetivo é oferecer um modelo de negócios que seja lucrativo tanto para o franqueado como para nós franqueadores”, afirma Gabriela Teixeira, Executiva de Franquias da Ri Happy e PBKIDS.

Serviço:
22ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: De 12 a 15 de junho das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)

27 maio 2013

BNT MERCOSUL: MAIS UMA EDIÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS E GRANDES NEGÓCIOS

Realizada nos últimos dias 24 e 25 de maio, a 19ª edição da BNT MERCOSUL (Bolsa de Negócios Turísticos) que aconteceu no Beto Carrero World recebeu este ano  5710 pessoas nos dois dias do evento, entre agentes de viagens e operadores de turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia e uma delegação de 176 jornalistas. Do Brasil, a Feira de Negócios foi representada  por 257 cidades. Mais de 467 empresas expositoras divididas em 142 estandes  apresentaram suas atrações e novidades do turismo nacional e da Argentina o que resultou em negócios e contatos comerciais comprovando seu sucesso absoluto no mercado do turismo.
Abertura oficial da 19º BNT Mercosul - Foto João Souza

 A BNT mantém ações diferenciadas para garantir público qualificado ao evento: foram organizados  36 Famturs de agentes de viagens do Brasil e dos países vizinhos, graças ao apoio com importantes operadoras de turismo e com o trade turístico de Balneário Camboriú, local de hospedagem dos participantes.

No hall de participações especiais do evento, configuraram:  Amazonas, Argentina, Bahia, Brasília, Costa Esmeralda (SC), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Vitória, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Parque Colina, Costa Verde e Mar e Santa Catarina/ Santur.

Importantes operadoras marcam presença
Esta edição contou com  95 importantes operadores de turismo e também foi percebida a presença de operadoras expositoras   apresentando destinos turísticos internacionais. Entre as empresas participantes estiveram: a Galápagos que comercializou Peru, Atacama e Argentina; a Maxxi Tour divulgando a Patagônia, Las Vegas e Capadocia; a Cativa que destacou Buenos Aires e Peru; e a Aerocondor que deu ênfase aos circuitos europeus. Já a CVC divulgou Buenos Aires, Estados Unidos, Caribe, Europa e destinos exóticos, e produtos exclusivos como o Rock in Rio (pacotes comercializados com ingressos). Nos pacotes ao exterior, a Tourlines ressaltou Machu Picchu e Vale Sagrado, Turquia e Cruzeiro Australis (Patagônia Argentina). A New Line divulgou o Caribe e destinos norte-americanos; a Uneworld destacou o Chile e Cruzeiros, e a Mark Travel teve como carro chefe o turismo religioso com destinos como Itália e Israel.

Abertura e negócios
Muitas surpresas e atrações marcaram a BNT Mercosul deste ano a começar pela inusitada solenidade de abertura com cerimônia e brincadeiras feitas por personagens do Beto Carrero World, além de apresentação do “cowboy”, que interpretou Beto Carrero e seu cavalo Faísca recepcionando os convidados. Além dos diretores do evento Geninho Goes e Jair Pasquini, realizaram a abertura o Secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo Vinícius Lummertz, o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur) Valdir Valendowski, o vice-prefeito e Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco e Ademar Schneider e o Presidente do Beto Carrero World Alex Murad. 

 “O Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT Mercosul e graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público qualificado”, disse Geninho Goes.

 Em relação ao volume de negócios, segundo os diretores do evento, não há como quantificar com precisão valores resultantes de contatos comerciais mantidos durante a Feira de Negócios já que o turismo movimenta uma série de segmentos econômicos. “Nosso principal foco é garantir um público qualificado para bons contatos comerciais o que pode gerar uma série de negócios já que a vinda de um turista ou de um grupo a um destino movimenta vários setores, ou seja, quando um viajante chega a um destino ele pode usufruir desde a atração em si, do transporte e da hospedagem, como também de uma farmácia, de um posto de combustível, restaurante, do comércio em geral e outros serviços”, explicam.

Atividades paralelas
Hospedados na cidade vizinha de Balneário Camboriú, os participantes da BNT Mercosul também tiveram acesso às principais atrações turísticas da cidade e região como é o caso do Parque Unipraias Camboriú, do Complexo Turístico Cristo Luz, do Bondinhos Aéreos Parque Colina (localizado no município próximo de Nova Trento) e do próprio Beto Carrero World (localizado em Penha).

Durante a Feira de Negócios, o Cine Turismo também agradou  e recebeu 680 profissionais que puderam assistir, com direito a pipoca, a vídeos de destinos e atrações brasileiras.

Mais um acontecimento de destaque foi a reunião e cerimônia de posse da nova diretoria  da ANSEDTUR “Associação nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, com a presença da Presidente Cláudia Pessoa de Alagoas.

Mais destaques
Como um dos mais completos eventos de turismo da América Latina, além da Feira de Negócios, os profissionais de turismo puderam conhecer em primeira mão novidades, entre elas: a mais recente atração do Beto Carrero World: o Velozes e Furiosos Show, uma apresentação de super carros e motos e de pura adrenalina que leva o nome da consagrada produção da Universal Studios -  presenciada ao vivo durante a festa de encerramento.

Nessa ocasião, destaque também para a tradicional premiação “Troféu Campeão de Vendas Beto Carrero”, quando as agências de viagens que mais venderam o parque em2012 foram reconhecidas na arena do Velozes e Furiosos, com direito a muitacomemoração. Os estandes mais criativos da Feira de Negócios também foram premiados. Foram eles: 1º lugar – Bondinhos Aéreos Parque Colina de Nova Trento, SC; 2º lugar – Brasília, DF; 3º lugar – Plaza Hotéis, Resorts e SPAs.

20ª BNT MERCOSUL
Os organizadores já pensam na 20a edição do evento que tem data marcada nos dias 9 e 10 de maio de 2014. Já está confirmada uma grande comemoração entre participantes e expositores, exposição fotográfica de todas as edições do evento, retrospectivas de lançamentos de atrações do Beto Carrero, entre outras novidades. 


Mais informações: www.bntmercosul.com.br