Baseada no conceito global ‘one floor’, o novo modelo
integrado será na cidade de Sumaré (SP) e buscará otimizar a tomada de decisões
ao aproximar o centro administrativo da linha de produção e principais
fornecedores
A Honda South America
(HSA) comunica hoje a decisão de concentrar em um único local, na cidade de
Sumaré (SP), onde já funciona desde 1997 sua fábrica de automóveis, todas as
operações administrativas, incluindo oboard e as áreas corporativas
de Customer Service, Recursos Humanos, Controladoria, Tecnologia da
Informação, Jurídico, Regulamentação de Produto, Relações Institucionais,
Pós-Venda e Auditoria. Também ficarão no mesmo local as áreas de Vendas,
Desenvolvimento, Compras e Administrativa dos negócios da Honda Automóveis do
Brasil (HAB).
Baseado no conceito global de ‘one
floor’, já utilizado na matriz japonesa, o projeto prevê maior proximidade
das áreas administrativas com a operação industrial com objetivo de acelerar os
processos de tomada de decisão e, com isso, ganhar em agilidade e
competitividade, especialmente no segmento de automóveis.
Ainda em 2013, e com término previsto para o
segundo semestre de 2014, será iniciada a construção de um prédio no terreno da
fábrica especialmente projetado para abrigar as áreas e promover a integração.
Seguindo o mesmo conceito, a Moto Honda da
Amazônia (HDA), responsável pela operação de motos da Honda, também terá um
novo prédio em Manaus (AM), onde está a linha de produção de duas rodas da
marca. Neste prédio, que será inaugurado já no próximo mês de agosto, ficarão
também de forma integrada as áreas de Engenharia (já sediada em Manaus),
Desenvolvimento e parte da área de Compras, que antes ficavam em São Paulo
(SP).
Permanecem na capital paulista, por questões
comerciais, a Honda Serviços Financeiros (HSF), que reúne o Banco Honda, o
Consórcio Nacional Honda e a Seguros Honda, e as áreas relacionadas a Vendas de
duas rodas e produtos de força.
Um dos aspectos importantes do conceito ‘one
floor’ é o da proximidade com a maioria dos fornecedores da companhia,
que estão nas cidades vizinhas à Sumaré (SP) e Manaus (AM). Ainda
no mesmo conceito de proximidade com os públicos da empresa, serão criados
escritórios regionais nas cidades de São Paulo, Sumaré, Recife e Ananindeua,
aproveitando as estruturas já existentes nestas cidades, além de Brasília. O
objetivo das equipes destes escritórios será manter maior proximidade com a
rede de concessionárias e clientes, buscando entender as necessidades específicas
de cada região e desenvolver ações locais com maior agilidade. Toda a
reestruturação estará concluída até o segundo semestre de 2014.
Segundo o presidente da Honda South America,
Masahiro Takedagawa, esse movimento é uma tendência natural para a Honda, que
está há mais de 40 anos no país. “Temos uma história muito sólida no Brasil e a
decisão de integrar as áreas faz parte da busca pela melhoria constante de
nossos processos”, diz ele.
“Importante ressaltar, porém, que esta é
apenas mais uma iniciativa de uma série que a Honda está fazendo para crescer
cada vez mais no Brasil”, diz Takedagawa. Ele afirma que todos os 15 mil
funcionários da companhia estão engajados neste novo momento Honda no país, que
inclui outros investimentos já anunciados recentemente.
Aposta no Brasil
A Honda South America está apostando na
readequação dos seus negócios no Brasil para acelerar o processo de
desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos, com preços mais
competitivos para o consumidor brasileiro.
Nos últimos dois anos, sob a liderança de
Masahiro Takedagawa, a empresa passou por mudanças importantes, que visam criar
uma Honda cada vez mais forte, moderna e dinâmica. O executivo nacionalizou a
alta gestão da empresa, nomeando presidentes brasileiros – Issao Mizoguchi,
pela Honda da Amazônia, Ricardo Tomoyose, da Honda Serviços Financeiros, e
Carlos Eigi, da Honda Energy.
O novo presidente também anunciou relevantes
investimentos nos negócios da HSA. Foi renovado o line up de
autos e motos, com a chegada, por exemplo, da nona geração Civic, que retomou
em 2013 a liderança no segmento de sedans médios no país e de mais de 10 novos
modelos de motocicletas de 100 a 1200cc. Também estão em curso dois
investimentos significativos para a empresa, ambos da ordem de R$ 100 milhões
cada um: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sumaré (SP), que será em
breve um dos principais centros de desenvolvimento da Honda fora do eixo Japão
– Estados Unidos e permitirá o desenvolvimento local de produtos para o mercado
brasileiro, e o moderno Parque Eólico que será construído na cidade de
Xangri-lá (RS) para suprir 100% da demanda de energia elétrica da fábrica de
automóveis.
“Temos objetivos ambiciosos no mercado
brasileiro, que ajudarão a HSA a continuar crescendo e expandindo os seus
negócios não só aqui, mas em toda a América do Sul”, afirma o executivo.
“Estamos no país desde 1971, com a importação de motocicletas, e desde
1976 com produção nacional, em Manaus. Ao longo dos anos, conquistamos a
confiança do exigente consumidor brasileiro, ao comercializar produtos de
qualidade e eficiência. E estamos apenas dando mais um passo para fazer com que
a Honda continue escrevendo novos capítulos de sua história de sucesso no
Brasil”, diz Takedagawa.
Sobre a Honda no
Brasil - Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e
em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é atualmente a maior
fabricante de motos do País. Em 2012, a empresa atingiu a marca acumulada de 18
milhões de unidades produzidas. Em 1992, a empresa entrou no competitivo
mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir
de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em
2012, a empresa alcançou duas marcas importantes no país: em agosto, atingiu o
volume de um milhão de veículos produzidos no Brasil desde o início da operação
da planta de Sumaré; e, em dezembro, a Honda registrou a venda do milionésimo
automóvel no mercado nacional desde 1992. A partir de 2001 a empresa iniciou a
fabricação no Brasil três modelos de motores estacionários, além de
comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores
de popa importados de outras fábricas da marca no mundo.