PATROCINADOR

08 julho 2013

Cybercrimes: o perigo e a concorrência desleal

Benny Spiewak *

Em recente reunião no Congresso norte-americano, representantes da Marinha dos EUA indicaram que suas redes de conexão sofrem, aproximadamente, 11 mil ataques cibernéticos por hora, através de tentativas diversas de violação de mecanismos de acessos aos sistemas de tecnologia de informação. Na mesma ocasião, um representante da indústria norte-americana de bancos comerciais, espantado, comentou sobre o número de tentativas de invasão. Os bancos são afrontados com quase três vezes mais tentativas de ataque.

Em resposta, a Presidência dos EUA assinou ordem executiva que visa, de forma pioneira, estabelecer um programa voluntário para que empresas e integrantes do governo norte-americanos adotem padrões elevados de proteção face às tentativas dos chamados cyber-attacks, os ataques cibernéticos. Os primeiros a adotarem os padrões foram representantes da indústria de infraestrutura crítica, como companhias de transmissão de energia, servidores de acesso à rede e companhias telefônicas. A medida norte-americana visa iniciar um processo de enfrentamento de indivíduos e iniciativas diversas, incluindo governos, criminosos virtuais e aventureiros, os quais, no limite, violam dados sigilosos e de alto valor agregado, causam interrupções no fluxo normal de processos e dilaceram, pouco a pouco, a competitividade e a estrutura econômica do país.

Agora, feche os olhos. Ao invés dos EUA, imagine sua empresa. Ao invés de 11 mil ataques cibernéticos, considere um único acesso indevido às informações confidenciais e estratégicas, como sua lista de clientes, seus processos produtivos ou sua precificação. Ao invés de hackers ou terroristas virtuais, pense naquele seu colaborador de confiança, que acabou de se desligar da empresa, em busca de um novo desafio. Por fim, imagine que, ao invés de Obama, é você quem tem que adotar alguma medida. Abra os olhos e responda com sinceridade: Sua empresa está pronta para lidar com esse cenário?

Você não está sozinho, mas junto a muitas empresas, sejam as subsidiárias de operações multinacionais ou aquelas de capital integralmente nacional. Em geral, as empresarias se preocupam muito pouco com os padrões de acesso e de utilização de dados corporativos. E também ignoram a importância de políticas internas de segurança da informação. Desatenção que poderá, rapidamente, se tornar negligência.

Grade parte dos casos de concorrência desleal compartilha elementos comuns, especialmente as práticas abusivas ou ilegais de ex-colaboradores, que iniciam iniciativas concorrentes, empregando dados, documentos e informações do antigo empregador, bem como o sentimento de que algo deveria ter sido feito para evitar o cenário indesejado.

Casos de concorrência desleal envolvendo antigos colaboradores (ou atuais, em alguns casos) são extremamente complexos. Indícios e alegações de fraude são pouco sustentáveis perante o Judiciário brasileiro, que tende a buscar provas e demonstrações reais e muitas vezes irrefutáveis das práticas ilegais.

Atualmente, inexiste uma fórmula jurídica mágica para impedir, com absoluta precisão, que uma empresa seja alvo de práticas de concorrência desleal praticadas por colaboradores ou ex-colaboradores. Contudo, um conjunto de medidas poderá ser implantado, de forma a dificultar as práticas desleais, bem como, se necessário, facilitar o acesso à reparação judicial de danos:

•          Reconheça os componentes informacionais de sua companhia que são mais valiosos e sensíveis;

•          Mantenha ativa e regularmente atualizada políticas para o acesso, utilização e disponibilização destes dados e informações, incluindo regras para aqueles que precisam acessá-los, bem como estabeleça diretrizes para armazenamento, impressão e encaminhamento de documentos digitalmente;

•          Imprima o sentimento, por toda a empresa, de que aqueles dados são essenciais à companhia e que seu uso poderá ocorrer, exclusivamente, no âmbito das funções corporativas;

•          Estabeleça regras ou contratos de relacionamentos que esclareçam, desde o início, que os colaboradores são remunerados para produzir conteúdos que deverão ser incorporados à propriedade da companhia, assim como um arquiteto que é contratado para executar um projeto de uma casa não o leva embora depois que esta foi concluída;

•          Os contratos de relacionamento com seus colaboradores, desde o documento de admissão até o de término de relação, deverão conter disposições claras e completas versando sobre confidencialidade, não concorrência e propriedade intelectual;

•          Dê o exemplo, cumprindo com as regras e exija seu o cumprimento e, se necessário, treinando o seu pessoal e colegas sobre os procedimentos existentes.

Como visto, as ameaças externas estão aumentando. Prepare-se, começando por reduzindo aquelas vindo de dentro da empresa.


* Benny Spiewak é advogado, sócio responsável pelas áreas de Defesa, Propriedade Intelectual, Life Sciences e Tecnologia do escritório ZCBS – Zancaner Costa, Bastos e Spiewak Advogados, especialista em Propriedade Intelectual e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), especialista em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo The Franklin Pierce Law Center (Concord, EUA) e mestre em Direito da Propriedade Intelectual (LLM), formado pela The George Washington University – benny.spiewak@zcbs.com.br

06 julho 2013

Nada de quentão na caneca, queremos Duff!

A cerveja que deixa qualquer festa muito mais animada

Quer inovar na sua festa julina? Então, nada de quentão na caneca. A Duff é a única pilsen no mundo cuja harmonização com pipoca, cachorro quente, carne louca e paçoca é permitida. Além disso, ela deixa a festa muito mais animada.

É possível encontrar a Duff nos melhores bares e empórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e Goiânia. Encontre no site da marca a relação de onde encontrar e mais informações sobre a cerveja -http://www.duffbrasil.com.br/

O preço médio da Duff é R$ 9,90.

SOBRE A DUFF

Um rótulo inovador, inusitado, incomum, conquista um público bem específico, um consumidor curioso, moderno e com conteúdo. Mas, como só a embalagem não sustenta o sucesso, a Duff Brasil foi atrás de uma de um líquido tão consistente quanto a embalagem. E encontraram, por fim, uma cerveja especial, com lúpulos importados, rica em malte, cheia de personalidade e atributos.

Na Lufthansa, as passagens de First Class nos voos partindo do Rio de Janeiro estão com preços de Business Class até 15 de julho

Até o próximo dia 15 de julho é possível comprar passagens de First Class com a Lufthansa e pagar valores de Business Class. A promoção é válida para saídas do Rio de Janeiro no período que vai de 8 de julho até 31 de agosto. Assim, é possível embarcar para diversos destinos na Alemanha, Suíça, Reino Unido, Itália, França, Áustria, Noruega, Rússia, Turquia, Índia, Singapura e China, desfrutando de um dos oito lugares mais cobiçados nas aeronaves da Lufthansa com preços bem convidativos.
O conforto ainda inclui as lounges First Class da companhia em todo o mundo e o fantástico Terminal First Class em Frankfurt, para estender aos momentos em terra as mesmas mordomias oferecidas a bordo.

Só para dar uma ideia dos preços, nesta promoção o trecho Rio de Janeiro – Londres ou Rio de Janeiro – Roma tem preços a partir de US$ 8.056. A Lufthansa voa diariamente do Rio de Janeiro para Frankfurt de onde oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. A companhia ainda conta com mais dois voos saindo de São Paulo, um para Munique e outro para Frankfurt, todos os dias.  Informações e reservas em www.lufthansa.com

05 julho 2013

Hopi Hari oferece pacote especial para o feriado de 9 de julho

Por 4 x R$ 28,00 visitante poderá se divertir quatro dias seguidos

No feriado de 9 de julho, Hopi Hari, o maior parque temático da América Latina oferece promoção especial para o visitante curtir quatro dias no parque (6, 7, 8 e 9 de julho) por apenas R$ 112,00. O pagamento pode ser feito em até 4x de R$ 28,00.

Durante os quatro dias é possível desfrutar de atrações para todos os gostos e idades como as radicais Montezum, uma das dez maiores montanhas-russas de madeira do mundo em velocidade, e a Vurang, uma montanha-russa que gira no escuro, dentro de uma pirâmide.

Para os pequenos a sugestão de passeio é a área dos Looney Tunes, com Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu, e suas atrações especiais, o que inclui show ao vivo com a presença dos personagens, além de brinquedos como o Cinema 3D e o Kastel Di Lendas, onde o visitante conhece diversas lendas e folclore das regiões do Brasil enquanto percorre um canal aquático.

A recém-inaugurada área da Liga da Justiça é a grande dica da temporada e tem ambientação inspirada no famoso mundo dos quadrinhos. É possível se divertir com atrações da Liga da Justiça, onde os super-heróis, como Batman, Super-Homem, Lanterna-Verde e The Flash estão numa incrível batalha contra os terríveis vilões.

Sobre o Hopi Hari
Localizado a 15 minutos de Campinas e meia hora de São Paulo, Hopi Hari conta com completa infraestrutura. Em uma área de 760 mil m², o parque oferece variedade de alimentação, espaço exclusivo para mamãe e bebê, espaço para guardar mochilas e pertences, locação de carrinhos de bebê, serviço médico, sanitários, fraldários e bebedouros em todas as regiões. Serviço de atendimento ao visitante disponível em todo o horário de funcionamento do parque, que conta também com diversas saídas de ônibus localizadas em pontos estratégicos da região metropolitana de São Paulo, para facilitar a comodidade e o acesso do público. Para quem deseja ir de carro, o estacionamento possui vagas para 3,5 mil veículos.

Serviço
Feriado de 9 de julho - Hopi Hari
Onde: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72 / Vinhedo – São Paulo.
Quando: De 06 a 09 de julho, das 11h às 19h.
Preço: R$ 112,00 para 4 dias ((6, 7, 8 e 9 de julho).
Onde comprar: Telemarketing 4007-1134 e no site www.hopihari.com.br.
Gratuidade: Visitantes com até 1 metro de altura e adultos a partir de 65 anos.
Transporte: O parque sugere serviço de transporte que parte de diversos pontos da Capital e da Grande São Paulo, de Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Rio de Janeiro e outros estados. Consulte o site (www.hopihari.com.br) para obter informações sobre pontos de partida, horários e valores.
Pacotes: Há pacotes especiais que incluem hospedagem, transporte (aéreo ou rodoviário) e passaportes Hopi Hari que partem de todos os estados do Brasil. Informações: turismo@hopihari.com.br

Eventos: Faça seu evento em Hopi Hari: eventos@hopihari.com.br

PRÓXIMO promove campeonato de GRID 2 para gamers aficionados por velocidade

Competição ocorrerá em todas as lojas da rede em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) na plataforma PS3 e premiará os cinco gamers mais velozes.

A PRÓXIMO, rede especializada em games com atuação em e-commerce e lojas em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), realiza um campeonato do game GRID 2 (plataforma PS3) para os aficionados em velocidade. Nas lojas da rede, de 6 a 14 de julho, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 14h às 20h, os gamers com mais de 11 anos poderão efetuar suas inscrições na hora e cada um terá direito a duas voltas de aquecimento antes de acelerar para a volta que valerá para a premiação; cada competidor poderá jogar apenas uma vez.

Os gamers poderão competir com parâmetros pré-estabelecidos: modo Test Drive nível 1, com o carro Nissan Fairlady Z – as configurações do veículo serão livres. Para controle, haverá a opção do Cockpit disponível na loja ou DualShock 3. “O jogador poderá correr da forma que achar melhor dentro dessas regras e mostrar um bom tempo para levar prêmios”, afirma Yves Van Hemelryck, diretor de negócios da empresa. Os vencedores serão os competidores que fizerem as voltas mais rápidas, por ordem crescente.

Os prêmios serão games e camisetas GRID 2. O primeiro colocado ganhará um jogo GRID 2, uma camiseta e um game Army Of Two; o segundo, um game GRID 2 e uma camiseta; o terceiro levará o game Medal Of Honor e uma camiseta; o quarto e quinto lugares ganharão uma camiseta. As inscrições acontecerão mediante cadastro feito na própria loja e, no caso de competidores menores de idade, é imprescindível que os pais ou responsáveis permaneçam na área do evento durante as atividades. Também não será permitida a participação de gamers portando alimentos e bebidas.

O cadastro será feito na própria loja, sendo obrigatória a presença de um responsável no caso dos competidores menores de idade, respeitando-se a classificação indicativa do jogo.

Os resultados estarão disponíveis a partir de 16/7, na fan page da PRÓXIMO no Facebook (http://www.facebook.com/proximogames.br).

Para mais informações, acesse www.proximogames.com.br.

Serviço:
Período: 6 a 14 de julho de 2013
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h
Duração da atividade: 3 voltas

Faixa etária: mais de 11 anos

Uma história de sucesso

Hocca celebra 61 anos de tradição com o Brasil e o mundo

O Hocca Bar, conhecido internacionalmente pelo seu cardápio especial e seu atendimento primoroso, foi inaugurado há 61 anos. Tudo começou no século passado, um jovem casal de imigrantes desembarca em São Paulo e ao estilo da época, abre um Boteco localizado no endereço do primeiro bar estabelecido no Mercadão – rua G n° 7. Introduziu no cardápio inovações que começam a fazer sua história. A receita centenária da dona Maria, cria o lendário Pastel de Bacalhau. Com ideias atípicas a época, sua “estranha culinária” chegou a ser motivo de descaso, mas o talento e inovação mostraram que estavam certos. Lanches tradicionais começaram a ganhar novas formas e temperos, e com ousadia, uma perfeita combinação de sabores e ingredientes deu a renegada Mortadela o destaque e notoriedade merecidos — Um Verdadeiro BEST SELLER.

A mortadela durante muito tempo não era valorizada e nem vista com bons olhos. Foi só há pouco mais de uma década que a receita virou hit da cidade de São Paulo. “Rompemos com o estigma de a mortadela ser considerada um ingrediente não tão nobre”, diz o Chef Horácio Gabriel, terceira geração da família à frente do Hocca.

A história do famoso sanduíche surgiu de uma brincadeira dos funcionários com um cliente chato. Este cliente reclamava da pouca quantia de mortadela em seu pão. Sendo assim, um funcionário decidiu colocar muito recheio. O cliente se assustou com a fartura, mas não deixou de comer, pelo contrário, comeu com muito gosto, saboreando cada mordida de seu lanche. A partir daí, todos os sanduíches passaram a ser exageradamente enormes.

O Chef Horácio Gabriel revela que um dos segredos da receita é: a mortadela, produzida especialmente para eles pela Ceratti, tem consistência mais macia do que as outras. A lanchonete serve ainda a versão light, com menos pimenta e gordura. O sanduíche leva também rodelas de tomate, alface e queijo prato.


Destaque - Rompendo a barreira nacional e ganhando prestigio internacional, a Hocca Bar, evidenciado em matérias como o The New York Times, Discovery Channel, entre outras, tem no seu entendimento que de modo algum a essência do seu sucesso reside em poder ou fama – meros efeitos colaterais contingentes de uma vida resignada – mas em inovações, tradição e o carisma do fundador, que ainda hoje comanda com sabedoria o Hocca Bar.


Sobre o Hocca – O Hocca é uma marca reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu cardápio variado que atende a vários tipos de paladar. O grupo contempla unidades no Mercadão de São Paulo desde 1952 e no Mooca Plaza Shopping desde 2011.

Serviço Hocca Bar

04 julho 2013

Lufthansa está com passagens para a Europa a partir de US$ 899

Na baixa temporada, a Lufthansa está com preços promocionais para quem pretende embarcar para a Europa. A passagem aérea de ida e volta na classe econômica está com preços variando a partir de US$ 899, para as saídas de São Paulo e do Rio, para destinos como Paris, Roma, Milão, Lisboa, Dublin, Amsterdã e vários outros. A promoção é válida para compra até 15 de julho e embarques de 1 de outubro a 14 de dezembro.
Para as saídas de outras cidades brasileiras, como Salvador, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Florianópolis e Porto Alegre, os preços começam em US$ 1.024 para bilhetes de ida e volta.  Também para compras até o próximo dia 15 e embarque entre 1/10 e 14/12.

A Lufthansa oferece três voos diários partindo do Brasil para a Europa, dois saem de São Paulo, um com destino a Frankfurt e outro Munique, e o outro voo sai do Rio de Janeiro para Frankfurt. De Frankfurt e Munique, a companhia oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Mais informações em www.lufthansa.com