PATROCINADOR

11 julho 2013

Presidente do Metrô de São Paulo confirma presença na 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP

O presidente da Companhia do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco confirmou presença na cerimônia de abertura da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Pacheco também participará como moderador do painel 11, que será realizado no dia 13 de setembro, das 13h30 às 15h00 com o tema "Planos de Expansão para o Transporte Urbano de Passageiros no Brasil”.

Na ocasião, os participantes abordarão os temas: Ações concretas para a implantação de novos projetos nas cidades e Perspectivas de curto e médio prazo. Foram convidados para compor o painel como palestrantes: Julio Eduardo dos Santos, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades, Rômulo dos Santos Fortes, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, subsecretário adjunto de Projetos Especiais da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro e Humberto Kasper, presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

Sobre a Semana Metroferroviária – Na sua 19ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Na ocasião, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. "Durante os quatro dias serão apresentados 44 trabalhos técnicos e 12 painéis de debates que abordarão temas da atualidade (Monotrilho, Veículos Leves sobre Trilhos, Trens Regionais, Modalidades de contratação, a importância do planejamento em projetos, Capacitação profissional no País, Mobilidade urbana entre outros)”, diz Jayme Domingo Filho, vice-presidente da Aeamesp e coordenador técnico do encontro.

Sobre a Metroferr 2013 – Realizada paralelamente ao Congresso, a Metroferr 2013 é uma exposição, com cerca de 3.000 m² de área que reunirá expositores, fornecedores de equipamentos e serviços metroferroviários. Este ano a feira permitirá a montagem de estandes de 9 a 60 m².

Veja a programação preliminar no link abaixo: http://semana.aeamesp.org.br/19/SitePages/programa.aspx
As inscrições para o Congresso já estão abertas e poderão ser feitas por meio do site: www.aeamesp.org.br.

Serviço 
O quê: 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2013
Data: 10 a 13 de setembro de 2013
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP

B-Active lança marca no Franchising com duas franquias já negociadas

Instituto de Medicina Esportiva e Academia especializada promete atender a crescente demanda por qualidade de vida ao mercado da terceira idade
Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, e uma população cada vez maior acima dos 60 anos (no Brasil 10,3% da população atual e 29% em 2050, de acordo com o IBGE), a busca por serviços especializados para a terceira idade na área da saúde e qualidade de vida aumentou e representa uma significativa oportunidade de mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de esporte, saúde, beleza e lazer cresce continuamente a cada ano e teve 21,4% de aumento no faturamento somente em 2012.

 Vários fatores confirmam a ascendência do mercado da terceira idade: o crescente poder aquisitivo, o aumento da procura por serviços especializados ao público e as mudanças demográficas tornam o atual mercado sênior altamente promissor.

Ouro fator relevante é a formação de médicos e especialistas na área de saúde em terceira idade no Brasil, ranqueada entre as melhores do mundo.

Nesse cenário, o B-Active – Instituto de Medicina Esportiva e Academia de Ginática – pioneiro no desenvolvimento de programas e metodologia de exercícios físicos para a terceira idade, lança a marca no franchising oferecendo seu know-how, qualidade e exclusividade de serviços para expansão, com duas franqueadas iniciando o funcionamento a partir de setembro de 2013.

A franquia B-Active é direcionada a empreendedores com curso superior completo, médicos, fisioterapeutas e profissionais da saúde, que tenham perfil de excelência em atendimento e foco na qualidade.

Com unidades já negociadas para os bairros de Moema e Santo André, em São Paulo, pretende expandir a franquia para mais 10 regiões da grande São Paulo, além das cidades de Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Salvador

Raio X da Franquia B-Active 
Segmento de atuação: Academia de ginástica, fisioterapia e saúde
 Fundação: 2004
Início em Franchising: 2013
Unidades Próprias: 3
Unidades Franqueadas: 2
Custo estimado da implantação completa com equipamentos: R$ 329mil
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Capital de giro sugerido: R$ 35 mil
Prazo  estimado de retorno do investimento: de 27 meses
Taxa de Royalties: 7% do faturamento bruto
Taxa de Publicidade: 2% do faturamento bruto
Área física mínima para instalar uma loja: 260 m²

 O custo estimado da implantação completa pode cair substancialmente caso o candidato encontre um imóvel pronto para as instalações. Outra forma de diminuir os custos de implantação é optar pelo sistema de locação de equipamentos que pode ser oferecido pela franqueadora.

Sobre a B-Active 
B-Active é uma rede de academias que tem como principal pilar a Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, desenvolvida e coordenada por Médicos ligados a esta área. A proposta surgiu por meio de pesquisas realizadas em grandes centros mundiais para estudar os benefícios dos exercícios na terceira idade. Ao descobrirem que o  impacto era um grande vilão, se voltaram para o desenvolvimento de programas de exercícios  sem impacto para fortalecimento muscular, alongamento muscular, estabilização das articulações e fisioterapia, além de programas aeróbicos.

As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado por um público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida. 

As unidades contam com mais de 60 aparelhos de ginástica que oferecem a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes. 

Os treinamentos são elaborados de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação especializados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica. 

Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.

O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active conta com 3 unidades e duas novas franqueadas estarão funcionando em setembro de 2013. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional e educação física.

Todas as instalações são adaptadas para receber pessoas que tem dificuldade de locomoção, com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.

A B-active desenvolve programas de exercícios físicos baseados em evidências científicas através do seu corpo clínico, com adaptação para pessoas com limitações e programas avançados para pessoas sem limitações, sempre visando segurança e saúde.  

Programas de treinamento:
Fortalecimento muscular supervisionado;
Várias modalidades de Yoga e Yoga seniors;
Várias modalidades de pilates, studio, solo, inclusive terapêutico;
Alongamento terapêutico;
Drenagem física;
Departamento de Fisioterapia e Reabilitação;
RPG;
Fisioterapia aquática e hidroterapia.

Para mais informações, acesse: www.bactive.com.br
B-Active Unidade Higienópolis: Rua Alagoas, 148,1°andar / Tel. 11 3120-6702 / Horário de Funcionamento de segunda a quinta, das 7h às 21h/ sexta-feira das 07h às 17h/ Sábados das 09 às 13h  / higienopolis@bactive.com.br   
B-Active Unidade Jardins: Rua Salto, 70, cobertura / Tel. 11 3051-6769 / Horário de Funcionamento: de segunda a quinta das 07h às 20h/ sexta-feira das 07h às 17h /jardins@bactive.com.br 
B-Active Unidade Perdizes: Rua João Ramalho, 1520 / Tel. 11 3675- 5637/ Horário de Funcionamento de segunda a quinta das 07h às 21h, sexta-feira das 07h às 17h/ Sábados das 09 às 13h/  perdizes@bactive.com.br

Em Breve: Unidade Moema e Santo André.

VEM AÍ A 5ª ETAPA DA COPA NINJA

Disputa entre pilotos da Ninja 250R e Ninja 300, divididos em 4 subcategorias, acontece neste final de semana no autódromo de Interlagos. A briga por pontos e pela liderança do campeonato promete pegas alucinantes na pista.


Em busca de repetir os resultados da última etapa, voltam à pista para mais um fim de semana de adrenalina e emoção sobre duas rodas os pilotos Diego Querzoli, vencedor pela categoria Ninja 300 Light, Sabrina Paiuta, que conquistou a vitória na reta de chegada, com uma ultrapassagem surpreendente sobre André Gama, atual líder dao campeonato pela categoria Ninja 300. Juntam-se ao páreo, Carlos “pássaro” Rocha, primeiro colocado da Ninja 250R e Cristiano Aires, vencedor pela categoria Ninja 250R Light.

Os ingressos estão à venda e a expectativa é de grid cheio com arquibancadas lotadas, graças ao sol que tem aparecido nos últimos dias. A corrida também pode ser acompanhada através da transmissão oficial do evento, ao vivo pelo canal youtube.com/SuperBikeBrasil.

Integrando a lista de patrocinadores e apoiadores da Copa Ninja, a fabricante japonesa de pneus IRC (Inoue Rubber Co.) é co-patrocinadora da competição, ao lado da ELF Lubrificantes, fabricante especializada em fluídos e lubrificantes para motocicletas.

Iniciante sim, e com orgulho
Como a grande maioria dos brasileiros, o goiano que vive em São Paulo, Fernando Rocha Villalon, gosta do esporte a motor desde criança. Tem em seu “currículo”, a participação em diversos Track Days de carro no autódromo de Jacarepaguá, recentemente demolido, e também o de Volta Redonda.

Ainda como estudante de medicina, tentou se manter afastado das duas rodas devido ao contato com acidentados no trabalho, até que, ao completar 30 anos, se deixou experimentar e deu uma volta na Ninja 250R. Receoso, Fernando conta que colocava os pés no chão o tempo todo, mas bastou perder o medo e deixar de lado as lembranças hospitalares para se apaixonar pela moto e pelo motociclismo.

Em 2011, comprou sua primeira moto, logo depois de tirar a habilitação para poder conduzi-la e, antes mesmo de sua Ninja 250R completar os 2 mil km, se inscreveu para um track day. Fã de boas disputas na pista, de pilotos arrojados e abusados, considera a aposentadoria de Casey Stoner uma perda para o esporte.

Indo contra a maré dos amigos apaixonados por carros, soube da existência da Copa Ninja antes mesmo de comprar a moto e já sonhava em participar da competição. Proprietário de uma Ninja 250R, que utiliza normalmente nas ruas, Fernando já pilotou motos de cilindradas maiores dentro e fora das pistas, mas considera a Ninja de entrada a melhor escolha para iniciantes, seja no esporte ou no dia a dia.

Estreia inesquecível
Sem muitas esperanças para o debute no famoso autódromo paulista, o piloto de 32 anos tentaria, em sua estreia, fazer tempo próximo dos 2m20s. Apesar do conturbado final de semana, alternando entre chuva e sol, o que dificulta muito a pilotagem e o acerto das motocicletas, Fernando superou suas expectativas e marcou 2m15s900 durante os treinos classificatórios para a 4ª etapa da competição. Porém, apesar de conquistar ótima posição de largada, abandonou a prova após as primeiras voltas, mas mesmo assim, voltou para casa feliz e realizado.

O estreante considera o circuito de Interlagos incrível, com curvas técnicas e um relevo desafiador, mesclando velocidades altas e frenagens muito fortes, uma verdadeira provação que depende do entrosamento homem x máquina, da confiança e segurança que ele sente ao pilotar a “Ninjinha”. O sucesso de sua estreia, Fernando atribui a leitura e aos vídeos dos ensinamentos de Keith Code, e afirma ainda nunca ter participado de cursos de pilotagem.

As fotos, vídeos e relatos do piloto sobre sua primeira participação na Copa Ninja têm rodado diversos fóruns de motociclismo desde o fim da quarta etapa. A repercussão e os elogios dos internautas o incentivaram, encorajaram e, somados a vontade de tentar melhorar seu tempo e completar uma corrida, Fernando já se inscreveu para a 5ª etapa da competição, que acontece neste fim de semana, de 12 a 14 de julho.

Além de promover a Copa Ninja, categoria que visa iniciar os pilotos no contato com a motovelocidade, a Kawasaki Motores do Brasil também é patrocinadora da equipe Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, composta pelos pilotos Bruno Corano e Heber Pedrosa, ambos da categoria SuperBike Pro.

SERVIÇO
5ª etapa Superbike Series e Copa Ninja
Autódromo de Interlagos – SP
De 12 a 14 de julho

[BOX]
Informações Adicionais: copaninja.com.br
IRC Pneus: irc-pneus.com.br
ELF Lubrificantes: elfmoto.com.br

FOTO:
AR DONINI

Empresas blindam Wi-Fi gratuito com medo da Justiça

Objetivo é evitar incriminação por eventuais crimes praticados por usuários que usam o acesso à web que elas oferecem

Lojas, shoppings, escritórios, consultórios, cafeterias, indústrias e prestadores de serviços que fornecem acesso Wi-Fi gratuito em suas dependências estão blindando suas redes, armazenando as informações dos usuários e monitorando o que é acessado para evitar responsabilização judicial caso alguém use a rede para atividades ilícitas. Pela jurisprudência, a responsabilidade civil é de quem forneceu o sinal de internet, por ter facilitado a ilegalidade, se não há identificação do usuário.

As práticas proibidas, em geral, constam dos termos de uso que antecedem a permissão de acesso a redes de Wi-Fi, mas, além disso, os advogados dessas empresas passaram a incluir as regras de acesso gratuito a redes sem fio no “criminal compliance” (análise de atividades corporativas sujeitas a ilícitos).

Segundo o advogado Jayme Petra de Mello Neto, do escritório Nogueira, Elias, Laskowski, Matias Advogados, a navegação de internautas nessas redes fica cada vez mais controlada. Já há casos de empresas incriminadas: “Em 2006, uma cafeteria foi condenada e há casos similares correndo na Justiça. Num deles, o usuário acessou a internet pelo Wi-Fi de uma universidade para criar um perfil falso no Facebook e oferecer serviços sexuais de uma senhora muito conhecida em sua região. Em outro caso, a cargo da polícia paulista, foi usado o Wi-Fi de uma seguradora para combinar detalhes de uma festa em cujo convite se avisava que haveria ecstasy, o que configura tráfico drogas”.


A blindagem implica as seguintes etapas: criar mecanismos de identificação obrigatória dos usuários, incluir, nos termos de compromisso de acesso, cláusulas que permitam ao estabelecimento manter o histórico de navegação, e monitorar palavras e expressões que indiquem possíveis atividades ilegais, como, por exemplo, as associadas à pedofilia, prostituição, racismo e terrorismo. Nesses casos, o acesso é cortado de imediato.

09 julho 2013

Cobertura da Copa das Confederações rende recorde histórico para o Globoesporte.com

O portal divulga balanço de audiência da Copa das Confederações

A Copa das Confederações, que aconteceu de 15 a 30 de junho no país, rendeu ao portal Globoesporte.com cerca de 40 milhões de visitas, uma média de 2.7 milhões de visitas por dia. O número representa 39% de toda a audiência do site.

Um dos destaques de audiência do site foi as transmissões ao vivo. A ferramenta proporcionou ao portal seu recorde histórico, com o jogo Brasil x México, que teve 3.610.552 requisições do vídeo. No total, foram 38 transmissões ao vivo, que geraram mais de 13.8 milhões de requisições.

O editorial do Globoesporte.com também conquistou bons números com o evento. Foram publicadas 1.936 matérias sobre o tema, que tiveram 29.1 milhões de visitas. Além de 461 vídeos com 8.2 milhões de requisições. O conteúdo foi dividido em três editorias: Copa das Confederações, Seleção Brasileira e Seleções (Espanha, Itália, Japão, México, Nigéria, Taiti e Uruguai).


Fontes: Google Analytics e Omniture

Nessas férias, renove o guarda-roupa com economia no Outlet Premium São Paulo

Empreendimento reúne mais de 90 lojas e 130 marcas nacionais
e internacionais com descontos de até 80%

No período das férias de julho, o Outlet Premium São Paulo é o destino ideal para quem deseja renovar o guarda-roupa para os próximos meses. Mais de 90 lojas e 130 marcas nacionais e internacionais de vestuário, calçados, enxoval e artigos para casa, ficam abertas todos os dias das 9h às 21h. Algumas opções de compras imperdíveis para esse mês são: Bolsa preta com turquesa da Asics, de R$ 199,90 por R$ 69,90, mochila Donuts Puket, de R$ 129,90 por R$ 69,90, e mala New Balance, de R$ 349,00 por R$ 139,00.

Grifes como Giorgio Armani, Daslu, Shoulder, Calvin Klein Underwear, Hugo Boss, Ermenegildo Zegna, Ricardo Almeida, Lacoste, Nike, Adidas, Le Lis Blanc, Track & Field, Osklen, Farm e Animale também estão presentes no empreendimento e oferecem produtos com descontos de até 80%.

A praça de alimentação está recheada de boas opções: Griletto, Subway, Spoleto, Vivenda do Camarão e Chili Peppers, além de dois restaurantes reservados: Applebee's e Sacramento.

Sobre o Outlet Premium São Paulo

Inaugurado em junho de 2009, o Outlet Premium São Paulo é sucesso entre os consumidores. A menos de uma hora de São Paulo, o empreendimento atrai turistas de várias regiões do estado e do país. O shopping a céu aberto reúne peças de coleções passadas vendidas em perfeito estado. Inaugurado pela General Shopping Brasil, em parceria com a Senpar Terras de São José, o Outlet está estrategicamente localizado no município de Itupeva, à beira da Rodovia dos Bandeirantes, e ao lado de dois grandes parques, o Wet´n Wild e o Hopi Hari. A região ainda é servida por hotéis como o Quallity Resort & Convention Center.


Outlet Premium São Paulo
Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72 - Itupeva/ São Paulo
Horário de funcionamento: Das 9h às 21h - Todos os dias
Contato:
www.outletpremium.com.br  (11) 4496-7000
Transporte exclusivo oferecido pela Cettex, às quintas feiras e aos sábados: Informações pelo telefone:
0800 771 1131

08 julho 2013

Cybercrimes: o perigo e a concorrência desleal

Benny Spiewak *

Em recente reunião no Congresso norte-americano, representantes da Marinha dos EUA indicaram que suas redes de conexão sofrem, aproximadamente, 11 mil ataques cibernéticos por hora, através de tentativas diversas de violação de mecanismos de acessos aos sistemas de tecnologia de informação. Na mesma ocasião, um representante da indústria norte-americana de bancos comerciais, espantado, comentou sobre o número de tentativas de invasão. Os bancos são afrontados com quase três vezes mais tentativas de ataque.

Em resposta, a Presidência dos EUA assinou ordem executiva que visa, de forma pioneira, estabelecer um programa voluntário para que empresas e integrantes do governo norte-americanos adotem padrões elevados de proteção face às tentativas dos chamados cyber-attacks, os ataques cibernéticos. Os primeiros a adotarem os padrões foram representantes da indústria de infraestrutura crítica, como companhias de transmissão de energia, servidores de acesso à rede e companhias telefônicas. A medida norte-americana visa iniciar um processo de enfrentamento de indivíduos e iniciativas diversas, incluindo governos, criminosos virtuais e aventureiros, os quais, no limite, violam dados sigilosos e de alto valor agregado, causam interrupções no fluxo normal de processos e dilaceram, pouco a pouco, a competitividade e a estrutura econômica do país.

Agora, feche os olhos. Ao invés dos EUA, imagine sua empresa. Ao invés de 11 mil ataques cibernéticos, considere um único acesso indevido às informações confidenciais e estratégicas, como sua lista de clientes, seus processos produtivos ou sua precificação. Ao invés de hackers ou terroristas virtuais, pense naquele seu colaborador de confiança, que acabou de se desligar da empresa, em busca de um novo desafio. Por fim, imagine que, ao invés de Obama, é você quem tem que adotar alguma medida. Abra os olhos e responda com sinceridade: Sua empresa está pronta para lidar com esse cenário?

Você não está sozinho, mas junto a muitas empresas, sejam as subsidiárias de operações multinacionais ou aquelas de capital integralmente nacional. Em geral, as empresarias se preocupam muito pouco com os padrões de acesso e de utilização de dados corporativos. E também ignoram a importância de políticas internas de segurança da informação. Desatenção que poderá, rapidamente, se tornar negligência.

Grade parte dos casos de concorrência desleal compartilha elementos comuns, especialmente as práticas abusivas ou ilegais de ex-colaboradores, que iniciam iniciativas concorrentes, empregando dados, documentos e informações do antigo empregador, bem como o sentimento de que algo deveria ter sido feito para evitar o cenário indesejado.

Casos de concorrência desleal envolvendo antigos colaboradores (ou atuais, em alguns casos) são extremamente complexos. Indícios e alegações de fraude são pouco sustentáveis perante o Judiciário brasileiro, que tende a buscar provas e demonstrações reais e muitas vezes irrefutáveis das práticas ilegais.

Atualmente, inexiste uma fórmula jurídica mágica para impedir, com absoluta precisão, que uma empresa seja alvo de práticas de concorrência desleal praticadas por colaboradores ou ex-colaboradores. Contudo, um conjunto de medidas poderá ser implantado, de forma a dificultar as práticas desleais, bem como, se necessário, facilitar o acesso à reparação judicial de danos:

•          Reconheça os componentes informacionais de sua companhia que são mais valiosos e sensíveis;

•          Mantenha ativa e regularmente atualizada políticas para o acesso, utilização e disponibilização destes dados e informações, incluindo regras para aqueles que precisam acessá-los, bem como estabeleça diretrizes para armazenamento, impressão e encaminhamento de documentos digitalmente;

•          Imprima o sentimento, por toda a empresa, de que aqueles dados são essenciais à companhia e que seu uso poderá ocorrer, exclusivamente, no âmbito das funções corporativas;

•          Estabeleça regras ou contratos de relacionamentos que esclareçam, desde o início, que os colaboradores são remunerados para produzir conteúdos que deverão ser incorporados à propriedade da companhia, assim como um arquiteto que é contratado para executar um projeto de uma casa não o leva embora depois que esta foi concluída;

•          Os contratos de relacionamento com seus colaboradores, desde o documento de admissão até o de término de relação, deverão conter disposições claras e completas versando sobre confidencialidade, não concorrência e propriedade intelectual;

•          Dê o exemplo, cumprindo com as regras e exija seu o cumprimento e, se necessário, treinando o seu pessoal e colegas sobre os procedimentos existentes.

Como visto, as ameaças externas estão aumentando. Prepare-se, começando por reduzindo aquelas vindo de dentro da empresa.


* Benny Spiewak é advogado, sócio responsável pelas áreas de Defesa, Propriedade Intelectual, Life Sciences e Tecnologia do escritório ZCBS – Zancaner Costa, Bastos e Spiewak Advogados, especialista em Propriedade Intelectual e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), especialista em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo The Franklin Pierce Law Center (Concord, EUA) e mestre em Direito da Propriedade Intelectual (LLM), formado pela The George Washington University – benny.spiewak@zcbs.com.br