PATROCINADOR

19 julho 2013

Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 – Festival para a família com muita velocidade

Promovida por Emerson Fittipaldi e pela Playcorp, a segunda edição da corrida contará com dois pilotos brasileiros e apresentará opções inéditas de entretenimento para pais e filhos.

O espírito de Le Mans chega à São Paulo em um evento que traz seis horas de muita emoção e diversão para toda a família. A Le Mans 6 Horas de São Paulo, segunda edição da etapa brasileira do World Endurance Championship (WEC - FIA), é promovida pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi junto com a Playcorp, produtora de grandes eventos, tem apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da SPTuris e desembarca no Autódromo José Carlos Pace – Interlagos, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2013. O evento brasileiro conta ainda com patrocínio da Claro TV, uma das principais empresas de TV por assinatura do Brasil.  

O campeonato da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) unificou duas categorias internacionais de corridas de longa duração e é organizado em parceria com o Automobile Club de L’Ouest (ACO), que também promove a histórica prova, com 90 anos de tradição, das 24 Horas de Le Mans. Pelo segundo ano consecutivo a cidade de São Paulo é a única no planeta a sediar três das principais categorias do automobilismo mundial – Fórmula 1, WEC - FIA e Fórmula Indy. Assim como acontece na grande vedete do campeonato, a Le Mans 6 Horas de São Paulo será muito mais que apenas velocidade e adrenalina rasgando os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos.

A exemplo das 24h de Le Mans, a etapa brasileira será um megafestival de atrações e atividades para pais, mães e filhos. O Autódromo inteiro se transformará em uma grande festa do automobilismo, com diversas opções de entretenimento ligados ao tema oferecidas para todo o público presente como exposições de carros históricos e de modelos da marca italiana Ferrari, assim como a possibilidade de chegar bem perto dos bólidos e dos pilotos que juntos formam este espetáculo através de visitações aos boxes e sessões de autógrafos. Além disso, o espaço Village, um local posicionado bem no coração do complexo terá shows de música, exposições e outros tipos de entretenimento para toda a família. 

Bicampeão mundial da Fórmula 1, campeão da Indy e vencedor por duas vezes das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi fala sobre o trabalho que sua empresa faz ao lado da Playcorp. “Vamos realizar, pela segunda vez, um evento que reproduza no Brasil o mesmo espírito das 24 Horas de Le Mans, que mobiliza a cidade onde é realizada durante um mês e reúne automobilismo e entretenimento para toda a família durante todo o fim de semana. Teremos carros maravilhosos, será um evento incrível”, afirma Fittipaldi. 

Complementando a programação dos carros mais modernos do planeta, quem estiver em Interlagos também vai poder acompanhar disputas da Porsche GT3 Cup Challenge e das motos da Superbike, as mais rápidas do Brasil, ou, caso prefira um cenário um pouco diferente do evento principal, a possibilidade de experimentar uma pista off-road, colocando as rodas na terra e acelerando de uma forma diferente. Entre terça e sexta-feira, no kartódromo ao lado, ainda será realizada a Maratona Universitária de Eficiência Energética, competição com equipes de 59 universidades de todo o Brasil, com mais de 2.000 pessoas envolvidas, na busca por carros mais eficientes e ecossustentáveis. 

Para as crianças, está programada uma área especial, que, além de brinquedos de parques de diversão, contará com a participação da Polícia Militar de São Paulo. Dentro de uma pista mirim, monitorada por um Policial Militar rodoviário, a PM ensinará para a criançada noções básicas de segurança no trânsito e, ao final, “habilitará” os motoristas mirins que participarem da brincadeira com uma carteira especial entregue logo após a ação. A PM também desenvolverá outras atividades, como mostra de motocicletas de escolta e policiamento, viatura da ROTA e helicóptero Águia, apresentações do Canil, teatro de fantoches e aulas sobre conscientização no trânsito. Os bombeiros também estarão presentes com atividades para as crianças.

O Presidente da Playcorp, Fernando Elimelek, reforça o compromisso do evento com atrações de lazer e cultura para toda família e a importância de estar envolvido com este trabalho. “Será um enorme festival familiar com grande interação com o público. Nosso objetivo é organizar um evento que marque para sempre a memória dos fãs brasileiros de automobilismo e reúna toda a família. Trazer para a cidade a tradição da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, e transformá-la na segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, é uma grande honra para nós”, encerra Fernando Elimelek. 

A quarta etapa
Participarão da prova em São Paulo montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, Porsche, entre outras, com perspectiva de adesão de mais fábricas nos próximos anos. No total, são quatro categorias competindo juntas. A LMGTE-Pro tem o piloto brasileiro Bruno Senna, correndo pela Aston Martin, e é composta por carros GT para pilotos profissionais. Nas categorias LMP1 e LMP2, os carros são protótipos e a variação de uma classe para a outro é a potência das máquinas, onde a da LMP2 é reduzida. E, finalmente, a categoria LMGTE-Am, que conta com o piloto brasileiro Fernando Rees, correndo pela Corvette, em carros GT para pilotos amadores.  

O WEC - FIA é utilizado por essas marcas como laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias para seus automóveis de rua. Em 2012, na primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, Lucas Di Grassi terminou em 3º lugar com o R18 Ultra, da Audi, e a prova marcou a primeira pole e vitória da Toyota na categoria principal. A corrida teve um público de 20.000 pessoas e para 2013, espera-se um número ainda maior.

O campeonato tem sua segunda temporada em 2013 e retorna a tradição do Campeonato Mundial de Marcas, que durante muitos anos foi, junto com a Fórmula 1, a mais importante competição do automobilismo. Cada etapa do WEC - FIA conta com um número mínimo de 20 carros protótipos (nas categorias LMP1 e LMP2) e GT.

Serviço e infraestrutura
A estrutura para montar a Le Mans 6 Horas de São Paulo é uma mescla entre fornecedores locais e materiais recebidos do exterior. Serão 48 containers vindos de navio e dois aviões de carga lotados.

O acesso ao autódromo será facilitado através da criação de bolsões em pontos estratégicos, com transfer gratuito até Interlagos e 1.500 vagas de estacionamento dentro do próprio autódromo. Será firmada também uma parceria com a CET para sinalização local e orientações aos motoristas.

Já dentro do autódromo, o público contará com uma praça de alimentação completa com opções de sanduíches, cachorros-quentes, pizzas, salgados e bebidas. 

Patrocinadores e apoio oficial
A Claro TV, uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil, é a patrocinadora oficial do evento “Le Mans 6 Horas de São Paulo”. Essa iniciativa vai ao encontro da estratégia do Grupo América Móvil (que controla a empresa), de estar aliada a eventos que tenham fortes elementos de tecnologia, inovação e alta qualidade. Além do patrocínio da Claro TV, a etapa contará com a infraestrutura de telecomunicações da Embratel.

“Estamos muito felizes por patrocinar a Le Mans 6 Horas de São Paulo. Nesta etapa, especialmente a velocidade, que tanto encanta os brasileiros, é o ingrediente que nos conecta com a estratégia de patrocínio dos pilotos Bruno Senna e Pietro Fittipaldi. Além disso, o evento proporciona lazer para diversos públicos e idades, alinhado com o produto ofertado pela Claro TV, que possibilita diversão, entretenimento e cultura para toda a família”, diz Antonio João Filho, Diretor Executivo da Claro TV, destacando que a empresa transmitirá o evento para os seus assinantes.


Ingressos 
O público poderá adquirir os tickets para a Le Mans 6 horas de São Paulo através do site www.ticket360.com.br. Os ingressos de arquibancada custam entre R$ 66,00 (meia-entrada – arquibancada C – para os três dias) e R$ 84,00 (meia-entrada – arquibancada B – para os três dias). O valor do ticket com serviço de camarote Winner’s Club é R$ 2.426,40, para os três dias, e corresponde à área coberta sobre os boxes (Paddock). Oferece serviço de open bar completo com cerveja, água, refrigerante, drinks (vodka, whisky e energético) e petiscos, além de estacionamento exclusivo com transfer e acesso à toda área comum do evento. O pagamento pode ser em até quatro vezes, sem juros, no cartão.

A novidade para este ano é o ingresso família, na arquibancada A, válido para dois adultos e duas crianças, de 13 a 17 anos. O pacote custa R$ 228,00 para os três dias. Crianças de até 12 anos não pagam, acompanhadas de responsáveis pagantes. O acesso à área do festival é liberado e gratuito para todas as categorias.

Os ingressos estão à venda pelo site: www.ticket360.com.br.

O calendário 2013 do World Endurance Championship (WEC – FIA):

14 de abril de 2013: 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
04 de maio de 2013: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
22 e 23 de junho de 2013: 24 Horas de Le Mans (França)
1º de setembro de 2013: Le Mans 6 Horas de São Paulo (Brasil)
22 de setembro de 2013: 6 Horas do Circuito das Américas (USA)
20 de outubro de 2013: 6 Horas de Fuji (Japão)
10 de novembro de 2013: 6 Horas de Shanghai (China)
30 de novembro de 2013: 6 Horas do Bahrein (Bahrein) 

Sobre a Claro TV
A Claro TV é uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil e se destaca por estar presente em todo o território nacional. A empresa é controlada pela Embratel, que oferece as melhores soluções de telecomunicações para todo o mercado brasileiro, incluindo frota de satélites que também atendem à Claro TV. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, que é líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações, acesse www.claro.com.br/clarotv e www.embratel.com.br.

Inmetro inclui Isofix na certificação de cadeirinhas

População pode participar da consulta pública para novo item de segurança infantil

Visando aperfeiçoar o regulamento de dispositivos de retenção infantil, popularmente chamados de cadeirinhas para o transporte de crianças, o Inmetro disponibiliza em consulta pública a proposta de texto incluindo o Isofix, sistema de fixação alternativo utilizado em parte da frota de automóveis, na certificação compulsória. “É importante ressaltar que a regulamentação em vigor não proíbe a comercialização de cadeirinhas que contam com o sistema Isofix, desde que também possuam o sistema de fixação por meio do cinto de segurança”, avaliou Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro. A portaria ficará 60 dias em consulta pública, contando com a participação da sociedade e das partes interessadas.

No Brasil, a regulamentação das cadeirinhas está estabelecida por meio da Portaria Inmetro n.º 38, de 29 de janeiro de 2007, e contempla requisitos mínimos de segurança para cadeirinha fixada ao veículo por meio do cinto de segurança. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, divulgados em outubro de 2012, o número de mortes no trânsito de crianças menores de dez anos caiu 23% no Brasil, como reflexo da “Lei da Cadeirinha”, estabelecida pelo Denatran, em 2008, que obriga o uso do equipamento de segurança devidamente certificado pelo Inmetro.

“Reconhecendo a eficácia do sistema Isofix, como consequência dos estudos desenvolvidos, o Inmetro decidiu aperfeiçoar o programa de certificação de cadeirinhas, incluindo o item e permitindo o uso alternativo dos dois sistemas de fixação. Atualmente, existem no mercado nacional cinco modelos de cadeirinhas com Isofix. Cerca de 5% dos modelos de veículos no mercado nacional dispõem deste sistema de ancoragem”, declarou Lobo. Cabe ressaltar que, para utilizar o Isofix, as cadeirinhas e os veículos precisam ter pontos de ancoragem para o sistema especial de fixação rápida.

Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes (nacionais e importados), importadores e o comércio de cadeirinhas que dispõem do sistema Isofix, exclusivo ou como alternativa à fixação por meio do cinto de segurança, terão 12 meses para se adequarem às novas regras.  Quem apresentar produtos não conformes após o prazo estará sujeito às penalidades previstas na Lei. O texto da Portaria (Inmetro/MDIC n. 362) encontra-se disponível no endereço: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001991.pdf. Sugestões e críticas podem ser enviadas por meio do e-mail (dipac.consultapublica@inmetro.gov.br) ou por carta, para a Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac), localizada à Rua Estrela, 67, 2º andar, Rio Comprido, Rio de Janeiro (20251-021) – Brasil.


Uso do Isofix em outros países -
O Inmetro acompanha o uso do Isofix em diferentes países, junto às autoridades regulamentadoras de segurança veicular, principalmente na Comunidade Europeia. O Isofix foi lançado pela Volkswagen em 1997, na Europa, em parceria com a Britax, fabricante de cadeirinhas e que desenvolveu o sistema. Outras montadoras europeias, mais tarde, incorporaram aos seus veículos o dispositivo de fixação. No entanto, somente a partir de março de 2011 o uso do sistema foi regulamentado pela Comunidade Europeia. Nos Estados Unidos, embora existam leis estaduais relativas ao transporte adequado de crianças em automóveis, por faixa etária, não há regulamentação específica para o Isofix.

17 julho 2013

"Origami" será o tema do estande da Aliança no Festival do Japão 2013

Revoada de tsurus em dobraduras de papel enfeitará o ambiente! 

No 16º Festival do Japão, a Aliança Cultural Brasil-Japão estará presente com o tema "Origami" nos estandes E36 e E38! Serão 40m² de área com diversas atividades e decoração especial! Uma revoada de tsurus em dobraduras de papel nas cores da instituição - vermelho, verde, azul e amarelo -, que remetem ao Brasil e ao Japão, enfeitarão o ambiente.


O "origami" é um dos cursos de arte mais antigos da entidade, e o estande mostrará a trajetória da arte na ACBJ - desde o início de sua divulgação, na década de 60, com a Profª. Yachiyo Koda, passando por seu crescimento, até chegar à sua popularização, nos dias atuais.

Em 1985, a Aliança publicou seu primeiro livro sobre o tema, intitulado Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel, de autoria da professora Mari Kanegae e Paulo Imamura. Doze anos depois, em 1997, saiu o segundo livro organizado pela professora, reunindo trabalhos de renomados artistas de vários países.

Hoje, muitos dos ex-alunos de origami da entidade atuam na área e desenvolvem trabalhos artísticos, educacionais e com fins terapêuticos. Desse núcleo, nasceu o GEO (Grupo de Estudos de Origami), que levou à primeira exposição de origami brasileira a ser exposta no Japão, na Embaixada Brasileira em Tóquio, com o tema "A História da Imigração Japonesa no Brasil" em 2000.

O tsuru é uma figura clássica do origami, e simboliza o projeto deste ano, com seu significado de "longa vida". É isso que a Aliança promove, trabalhando para o bom relacionamento entre os dois países: Brasil e Japão.

Confira a programação de workshops nos três dias de evento abaixo:

16º FESTIVAL DO JAPÃO
PROGRAMAÇÃO DE WORKSHOPS - ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO

Dia: 19 de julho - SEXTA
15:00 - Origami - Mari Kanegae
16:00 - Kirigami* - Mirian Naomi Uezo
17:00 - Washie** - Luiza Shigeko Okubo
18:00 - Washie** - Luiza Shigeko Okubo
19:00 - Mangá - Sandro Roberto Thomaz

Dia: 20 de julho - SÁBADO
11:00 - Washie** - Luiza Shigeko Okubo
12:00 - Origami - Mari Kanegae
13:00 - Japonês - Rosa Eliko
14:00 - Japonês - Rosa Eliko
15:00 - Origami - Mari Kanegae
16:00 - Washie - Luiza Shigeko Okubo
17:00 - Kirigami* - Mirian Naomi Uezo
18:00 - Japonês - Rosa Eliko
19:00 - Mangá - Sandro Roberto Thomaz

Dia: 21 de julho - DOMINGO
11:00 - Kirigami* - Mirian Naomi Uezo
12:00 - Washie** - Luiza Shigeko Okubo
13:00 - Japonês - Rosa Nomura
14:00 - Origami - Mari Kanegae
15:00 - Japonês - Rosa Nomura
16:00 - Japonês - Yoko Ishida
17:00 - Japonês - Yoko Ishida

*Material Kirigami R$2 por pessoa
**Material Washie R$5 por pessoa

Aliança Cultural Brasil-Japão no 16º Festival do Japão
Estande E36 e E38
Data: 19, 20 e 21 de julho de 2013
19/07 – 12 às 21 horas
20/07 – 10 às 21 horas
21/07 – 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 8 antecipados, R$ 10 no dia
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Transporte gratuito do metrô Jabaquara e estacionamento gratuito para bikes

Realização: KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil 
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

Informações:


Tel.: (11) 3209-6630

Amdocs demonstra primeiro sistema de cobrança em tempo real totalmente virtualizado

Resultados de desempenho para operadoras significam maior eficiência operacional e economia para os clientes da Amdocs

A Amdocs (NYSE: DOX), fornecedora líder de sistemas e serviços voltados à experiência dos clientes, anunciou hoje os resultados do primeiro sistema de cobrança em tempo real virtualizado. Testado em um ambiente que simula o espaço de produção, a solução demonstrou um desempenho em cobrança compatível com aquele esperado pelas operadoras, com latência de cinco milissegundos e failover (transferência entre servidores) de menos de um segundo para garantir a continuidade do negócio. Os resultados mostram que os processos de cobrança de missão crítica em tempo real, adequados para atender a milhões de assinantes, podem ser rodados em ambientes virtualizados.
Conduzido pelos laboratórios da Amdocs, o estudo de benchmark rodou o Amdocs Convergent Charging usando a solução de virtualização líder de mercado VMware vSphere®2. A Amdocs e a Vmware trabalharam juntas para desenvolver a metodologia de teste e fornecer um sistema de cobrança virtualizado, em tempo real, ideal para operadoras.
 "O setor está caminhando para a virtualização das funções de rede como maneira de ajudar as operadoras a desacoplar cargas de trabalho de software do hardware para gerar uma eficiência e agilidade maior nos negócios," afirmou Nelson Wang, vice-presidente da Amdocs para o Caribe e America Latina. "Para garantir que nossos clientes possam se beneficiar dos últimos avanços ocorridos nessa área, nós certificamos o nosso portfólio de produtos CES 9 no VMware vSphere® e lançamos o primeiro sistema de controle virtualizado de redes e, agora, de cobrança em tempo real  
"Temos orgulho por estarmos envolvidos nos grandes avanços do setor de comunicações nas áreas de virtualização e computação em nuvem para operadoras com empresas como a Amdocs," declarou Parag Patel, vice-presidente de Alianças Estratégicas Globais da VMware. "Funções de BSS virtualizadas, que possam ser dimensionadas para cima e para baixo, conforme a necessidade, podem ajudar as operadoras a reduzir dramaticamente a quantidade de hardware empregado".
Com a adição de virtualização ao Amdocs Convergent Charging, a Amdocs está oferecendo o sistema de cobrança em tempo real, com processamento de eventos, mais avançado do mercado. O Amdocs Convergent Charging usa a tecnologia inovadora de cobrança em tempo real Amdocs Turbo Charging, que traz o melhor desempenho em cobrança de sua categoria em softwares que rodam no sistema Linux, possibilitando a alocação dinâmica de recursos com o uso de uma topologia de nuvem elástica e altamente disponível.

1 O estudo de benchmark rodou vários cenários de cobrança em tempo real e processou um grande número de eventos por segundo, reproduzindo a atividade de milhões de assinantes na vida real.

2 VMware e VMware vSphere são marcas registradas ou marcas comerciais da VMware Inc. nos Estados Unidos e em outros países.

Outros recursos
·         Saiba mais sobre o produto Amdocs Convergent Charging  
·         Saiba mais sobre as funções do Amdocs’ elastic online charging
·         Saiba mais sobre o portfólio de produtos CES 9 da Amdocs
·         Mantenha-se atualizado sobre a Amdocs acessando o website da empresa.

·         Assine o RSS Feed da Amdocs e acompanhe a empresa no Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn.

Festa do Peão de Barretos inicia venda online de ingressos

Evento acontece de 15 a 25 de agosto. Nas próximas semanas, organização também anunciará venda em pontos fixos em diversas cidades

Teve início a venda pela internet de ingressos para a 58a Festa do Peão de Barretos. O evento acontece de 15 a 25 de agosto no Parque do Peão, complexo com 3 milhões de metros quadrados.

A venda acontece através dos sites www.tkt1.com.br. e www.independentes.com.br.

Os valores do primeiro lote para acesso ao Parque e/ou Estádio variam de R$ 10,00 a R$ 100,00. Outras possibilidades para acesso ao evento também estão disponíveis para venda via internet como Área VIP, Pista Premium e Camarote Arena Premium. 
 
Estádio de Rodeio lotado durante show na Festa do Peão de 2012 (crédito: André Monteiro)

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Com 58 anos de história, a Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP (420 km da capital). Considerado o maior evento do gênero na América, a Festa de Barretos reúne todos os anos um público médio de 1 milhão de pessoas nos 11 dias.

Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do Mundo passam pela arena de Barretos. Uma extensa programação musical pretende, este ano, ultrapassar as 100 apresentações e está dividida nos 5 palcos do Parque do Peão: Estádio, Esplanada, Berrantão, Culturando e Raízes Sertanejas. Os Embaixadores do Rodeio este ano são as duplas Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone, que subirão juntas ao palco, em um show exclusivo para a Festa do Peão de Barretos.


Programação completa no site www.independentes.com.br/festadopeao

16 julho 2013

LIVRO CONTA A HISTÓRIA DAS SÉRIES JAPONESAS NA TV BRASILEIRA

Changeman, Jaspion, Jiraiya, Flashman e Winspector são algumas das séries abordadas na obra

No final da década de 1980, a televisão brasileira foi invadida pelas séries japonesas. Changeman, Jaspion e Jiraiya foram as mais famosas e, consequentemente, as responsáveis por estabelecer um nicho da cultura pop japonesa no país. O sucesso foi tanto que logo os personagens das séries viraram bonecos, mochilas, revistas, álbuns de figurinhas, chicletes, lancheiras, entre outras criações.

Pela primeira vez, o fenômeno por trás dessas séries é estudado em um livro: “Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia. – A aventura das séries japonesas na TV brasileira” (Matrix Editora). Com texto bem-humorado, a obra mergulha no que há de mais inusitado sobre as séries de ação japonesas, os tokasatsu. O livro discute também a simbologia por trás dos heróis e como as séries se situam dentro de um plano mais amplo da produção de entretenimento do Japão pós-guerra.

É importante ressaltar que essas séries ajudaram a abrir espaço para a febre do anime e do mangá e continuam cativando o público. O Youtube registra mais de 90 mil vídeos relacionados a Changeman, Jaspion e Jiraiya, com mais de 75 milhões de visualizações. Além disso, encontros nacionais que unem quadrinhos, RPG, mangá, anime e as séries japonesas se tornam cada vez mais frequentes, mantendo viva a lenda das produções nipônicas.

O livro é indicado para os interessados na história da TV, fãs das séries japonesas, qualquer pessoa que goste da cultura nipônica ou apenas para quem deseja relembrar os heróis da infância e da adolescência.

Sobre o autor:
João Lobato é mestre em Estudos da América Latina pela Universidade de Cambridge, foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo e tem trabalhos publicados na Inglaterra, Estados Unidos, Coreia do Sul e Sri Lanka. Também é especialista em Escrita Criativa e Publicação de Livros.

Sobre a Matrix Editora:
Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Proibido para Maiores” e “Mothern – Manual da mãe moderna”.

“Changeman, Jaspion, Jiraya & Cia.”
128 páginas

R$ 29,00

O Grande Desafio

Por Alcides Leite*

A todos os leitores deste artigo eu lanço um desafio. Quem acertar a pergunta ganha um prêmio a escolher: uma seção no salão de beleza do Celso Kamura, uma consulta mercadológica com João Santana ou uma viagem de jatinho das empreiteiras ao exterior.

A pergunta é, o que vai sair primeiro: O Plebiscito sobre a reforma política, o Trem-Bala, a chegada dos seis mil médicos cubanos, a autossuficiência em petróleo, o sucesso do Mercosul, os aportes da Venezuela à refinaria Abreu e Lima, a Transposição do Rio São Francisco, o legado da Copa do Mundo, o fim do programa nuclear iraniano, a regulação da mídia, a comprovação da inexistência do mensalão, a prova da competência gerencial de Dilma Rousseff ou os acertos das previsões de Guido Mantega?

Penso que nunca antes na história deste país houve uma pergunta tão difícil como esta. Aqueles que não querem esperar a morte para ir para o céu, mas querem viver o céu já aqui na Terra, e de preferência no Brasil, terão dificuldades de responder à pergunta. Para eles tudo vai sair ao mesmo tempo, antes de outubro de 2014. Mas para aqueles que ainda acreditam que não existe céu na Terra, a resposta fica ainda mais difícil, pois na lista de resposta não há a alternativa NDA (nenhuma das alternativas anteriores).

Eu sei que as pessoas mais humildes deste país, filhos de mães que nasceram analfabetas, como Paulo Maluf, Afif Domingos, José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros e Jader Barbalho, vão achar que a pergunta é fruto da conspiração das elites de olhos azuis, que acreditam nos articulistas do New York Times. Mas não! É apenas curiosidade de um cidadão de classe média.

Eu sei que deveria estar mais preocupado com o aquecimento global, pois sei que, sendo redondo, o planeta Terra gira, e a poluição gerada nos países ricos acaba chegando no Brasil. Sei também que deveria estar lutando para que a limpeza e organização da cidade onde moro fossem como a da capital do Namíbia, que nem parece uma cidade africana. Mas infelizmente, como já disse, sou apenas um cidadão de classe média que paga escola particular para os filhos, porque não encontra escola pública de qualidade; paga assistência médica porque não confia na saúde pública; paga condomínio, porque a segurança pública não protege minha casa de ladrões; paga cada vez mais imposto de renda, porque o governo reajusta a tabela do IR a 4,5% ao ano, bem abaixo da inflação. Chego até a pagar flanelinha quando estaciono o carro na rua. Sem falar nos trocados que dou aos pedintes nos faróis. Em compensação, como sei que ninguém vai acertar a pergunta que fiz, não vou ter que pagar uma seção no salão do Celso Kamura, nem a consultoria de marketing do João Santana e muito menos uma viagem de jatinho ao exterior. Isto os representantes dos pobres podem pagar.

Em tempo: Agradeço àqueles que não sentem enjôo quando lêem um texto, por terem lido este artigo.


* Alcides Leite é professor da Trevisan Escola de Negócios