A 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária –
realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP e
organizada pela CKZ Eventos, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo
começa os trabalhos nesta quinta-feira (12/09), às 9h00 com o painel 5 "Monotrilho
e seus desafios”. Foram convidados para compor a mesa como moderador:
Walter Ferreira de Castro Filho, diretor de Engenharia e Construções do Metrô
de São Paulo e os palestrantes do Metrô de São Paulo: Paulo Sergio Amalfi Meca,
gerente do Empreendimento da Linha 15 Prata; Eduardo Curiati, gerente do
Empreendimento da Linha 17 Ouro; David Turbuk, gerente de Concepção e Projetos
de Sistemas e Argimiro Alvarez Ferreira, gerente de Concepção e Projetos Civis.
Durante os trabalhos, os palestrantes colocarão
em pauta os aspectos tecnológicos em implantação e a serem desenvolvidos para
monotrilhos; dificuldades na implantação da obra civil e de sistemas e
requisitos para operação e manutenção do sistema.
Programação dos dois últimos dias do evento:
12 de setembro de 2013 –
quinta-feira
PAINEL
5 : Monotrilhos e Seus
Desafios
09h – 10h20
·
Aspectos tecnológicos em implantação e a serem desenvolvidos para
monotrilhos
·
Dificuldades na implantação da obra civil e de sistemas
·
Requisitos para operação e manutenção
Palestrantes
convidados:
Paulo
Sergio Amalfi Meca – Metrô SP
Eduardo
Curiati – Metrô SP
David
Turbuk – Metrô SP
Argimiro
Alvarez Ferreira – Metrô SP
Moderador:
Walter
Ferreira de Castro Filho – Metrô-SP
COFFEE
BREAK
10h20 – 10h40
TRABALHOS TÉCNICOS
09h – 09H40 – sala 1 – T17
Baterias
do Metrocarro - Reutilização em Sistemas de Energia Estacionários
Reaproveitamento
dos conjuntos de baterias removidos durante modernização dos trens das frotas
das 108/198 das Linha 1-Azul e Mafersa e Cobrasma da 3-Vermelha,
reutilizando-os em sistemas de energia estacionários.
METRÔ
SP
Luiz
do Nascimento Pereira Junior
René
da Silva Bizarro
Amauri
Juvenal Machado
09h – 09H40 – sala 4 – T18
Estudos
Integrados de Fluxos e Respectivas Estratégias Operacionais para a Copa do
Mundo FIFA Brasil 2014
Desenvolver
estudos integrados envolvendo a identificação de estações prioritárias, no
sistema metroviário de São Paulo, para a criação de simulação de roteiro e
comunicação visual temporária para a realização do evento Copa do Mundo FIFA
Brasil 2014, a ser realizado no Brasil, com abertura e seis jogos previstos
para a Arena São Paulo, na zona leste da cidade de São Paulo.
METRÔ
SP
Melissa
Belato Fortes
09h40 - 10h20 – sala 1 –
T19
O
Banco Mundial no acompanhamento ambiental das obras do Metrô
Externar
à comunidade metroviária o papel do Banco Mundial, órgão internacional de
financiamento de projetos públicos, no acompanhamento ambiental das obras
metroviárias (Linhas 4- Amarela e 5 - Lilás).
METRÔ
SP
Paulo
Augusto Bittencourt M. Silva
Marcio
Cerqueira Batistuti
Eduardo
Alves Cyrino
Maria
Anides J. Silva
09h40 - 10h20 – sala 4 –
T20
"Retrofit
de comutadores e acessórios em transformadores de potência para diminuição das
intervenções de manutenção em subestações primárias em sistemas metroferroviários”
MR
DO BRASIL
PAINEL
6:Soluções Sustentáveis na Construção e Operação de Sistemas Metroferroviários
10h40
– 12h00
·
Gestão ambiental na construção civil
·
Energia renovável e geração descentralizada de energia elétrica
·
Certificação ambiental nos sistemas metroferroviários
Palestrantes
convidados:
Flávio
Leal Maranhão– Odebrecht
Milton
Flávio Llautenchaläger – Secretaria de Energias Renováveis
João
Batista Ribeiro Neto – Metrô SP
Moderador:
Nelson Sheji Kawakami – Metrô SP
10h40 –11h20 - sala 1 –
T21
Geometria
e Superestrutura de Via Permanente para Trens Regionais: Uma Abordagem para
Manutenção
O
objetivo do trabalho será conceituar as principais questões de geometria e de
superestrutura diferentes à Via Permanente tradicional, sobre a visão da
manutenção em projetos de ligações regionais.
CBTU
Fernando
de Senna Bittencourt
10h40 –11h20 - sala 4 –
T22
Soluções modernas de metrô para média e alta capacidades
ALSTOM
Luiz Fernando Ferrari
11h20 - 12h - sala 4 – T23
Sistema
de Monitoramento de Via (SMV)
Auxiliar
a tomada de decisões na Via Permanente (VP) das ferrovias da Valor da Logística
Integrada (VLI) através do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da
manutenção de via (TMMS – Track Maintenance Management System),
intitulado Sistema de Monitoramento de Via (SMV).
FERROVIA
CENTRO ATLÂNTICA
Maurício
Teixeira de Oliveira Sotero
Cláudio
César Ferreira Ale Almeida
Diogo
Vinícius Dias Peçanha
Ricardo
Ribeiro de Almeida
Álvaro
César Leão Teixeira
Leandro
Gonçalves Rodrigues
11h20 -12h - sala 4 –
T24
Diferenças
entre Superstrutura e Subestrutura Resiliênte: Previsões Indicativas de
Vibração Originadas do Solo com Base no Modelo Pipe-In-Pipe de Cambridge
University
CAMBRIDGE UNIVERSITY
Sr. Kevin Bo Gatzwiller
INVERVALO
P/ALMOÇO
12h00 – 13h30
PAINEL
7: O Papel das Universidades e Empresas na Formação Complementar Específica
para o
Setor
13:30 - 15:00
·
Análise do cenário de mão de obra no Brasil para atender a demanda de
projetos no setor metroferroviário
·
Como enfrentar a questão da aposentadoria de profissionais experientes e
capacitar novas pessoas?
·
Parcerias entre operadoras, empresas e universidades.
Palestrantes
convidados:
Manoel
Mendes- Cepefer
Alexsandra
Salles - Vale
Moderador:
Alfredo
Falchi Neto – Metrô-SP
13h30 – 14H15 – sala 1 –
T25
Projetos
de Automação na Linha de Soldagem do Estaleiro de Soldas da VLI
De
maneira a diminuir o número de operações de içamento de carga de forma que
fossem melhoradas as condições de segurança do Estaleiro de Soldas da VLI,
foram desenvolvidos três novos equipamentos de automação.
FERROVIA
CENTRO-ATLÂNTICA
Leandro
Fonseca Ribeiro
Felipe
Stiegert Lage
Jean
Carlos Espindola
Alexandre
Fontes Pereira
Cesar
de Castro Toniolo
13h30 – 14H15 – sala 4 –
T26
BIM
- Casos de Implementação
Frazillio
14H15 – 15h - sala 1 – T27
Utilização
de Dados de Histórico na Manutenção Preditiva de Equipamentos Elétricos,
Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Metroferroviárias
O
principal objetivo do trabalho é apresentar um modelo que permita orientar a
manutenção preditiva de sistemas de aplicação metroferroviária (por exemplo, no
domínio de Sinalização e Controle) baseados em componentes elétricos,
eletrônicos e programáveis a partir do uso de seus respectivos dados de
histórico de operação.
METRÔ
SP
Eng.
Fabio dos Santos
Arq.
Laércio Monteiro Junior: arquiteto
Eng.
Massaru Saito
14H15 – 15h - sala 4 – T28
SIEMENS
COFFEE
BREAK
15h00 – 15h30
PAINEL
8: Os Desafios para o Domínio de Novas Tecnologias nos Sistemas
Metroferroviários
15h30
– 17h00
·
Como adquirir o domínio de novas tecnologias para garantir a operação?
·
Conteúdo próprio de
tecnologia:
como o Brasil está se preparando para fomentar esta formação?
·
Quais são as dificuldades na manutenção de novas tecnologias?
·
Habilitação e capacitação de pessoal
·
Qualidade de fornecimento
Palestrantes
convidados:
Mário
Fioratti Filho – Metrô-SP
Ued
Andril - Vale
Plínio
Osvaldo Assmann – Consultor
Moderador:
Luís
Augusto Valença de Oliveira – Via Quatro
15h30 – 16h15 – sala 1 –
T29
Energia
Fotovoltaica: Viabilidade de Implantação no Metrô SP
Apresentar
o panorama mundial do estado da arte de energia solar fotovoltaica,como os
países europeus estão aderindo a esta modalidade de fonte energética, gerações
atualmente em operação no território brasileiro e a viabiliddade de implantação
no Metrô SP.
METRÔ
SP
Eng.
Fabio dos Santos
Arq.
Laércio Monteiro Junior: arquiteto
Eng.
Massaru Saito
15h30 – 16h15 – sala 4 –
T30
Concepção
do Sistema de Controle de Acesso das Estações da CPTM para Melhoria do Fluxo de
Passageiros Concepção de um Sistema de Controle de Acesso para Otimização de
Fluxo de Passageiros nas Estações da CPTM.
CPTM
Danilo
Temerloglou de Abreu
Edson
Luiz Belluomini
Fábio
Cândido dos Santos
16h15 – 17h – sala 1 – T31
Estudo
de Caso de Carregamento do Sistema Elétrico de Tração da Linha 9 – Esmeralda
O
objetivo do presente estudo é desenvolver uma nova metodologia de simulação
elétrica que permita uma análise rápida das diferentes situações de carga,
possibilitando um melhor ajuste das proteções, bem como a compreensão das
situações limites de suportabilidade de alguns componentes. Este novo método é
baseado em informações obtidas através de medições de campo e não depende de
informações de caraterísticas civis da via e mecânicas dos trens para realizar
uma simulação do sistema de alimentação elétrica da tração, possibilitando a
análise de cenários operacionais futuros e/ou de contingência.
Para
tal foi escolhida a linha 09 Esmeralda da CPTM, que conforme apresentado,
encontra-se em situação crítica.
CPTM
Alberth
José Silva Souto:
Rodrigo
Tadeu Bernardes
Tomás
Toledo Arruda
16h15 – 17h – sala 4 – T32
Estudos
de Caso sobre oUuso das Mídias Sociais na Melhoria da Viagem do Usuário
Apresentar
como os usuários se apropriaram dos novos canais de relacionamento - Redes
Sociais e SMS-Denúncia - para promover melhorias na sua viagem e como o Metrô
ajustou seus processos operacionais e promoveu novas iniciativas de
relacionamento com esse público para atender e reforçar essas demandas.
METRÔ
SP
Wilmar
Fratini
Marcos
Leodoro Borges
Fernando
Moreno - Sociólogo
13 de setembro de 2013 –
sexta-feira
PAINEL 9: Projetos de VLTs em Estudo e Implantação no
Brasil
09h - 10h20
·
Projetos a diesel no Nordeste
·
Sistemas eletrificados
·
Experiências a serem compartilhadas
·
Soluções e alternativas para mobilidade
Palestrantes
convidados:
Francisco
Carlos Caballero Colombo – CBTU
Joaquim
Lopes da Silva Júnior EMTU
Maurício
de Souza Guimarães - Secretaria Extraordinário da Copa do Mundo de 2014,
Governo de Mato Grosso (VLT de Cuiabá).
Moderador:
Peter
Alouche - Consultor
TRABALHOS TÉCNICOS
09h – 09h40 – sala 1 – T33
Aplicação
da Técnica de Análise do Valor Agregado para Monitoramento e Controle do
Desempenho de Projetos na Gerência de Manutenção da Companhia do Metropolitano
de São Paulo
Apresentar
a aplicação da Técnica de Análise do Valor Agregado customizada para o cenário
de contratações que apresentam eventos de pagamento distintos para entrega de
produtos e empenho de mão de obra na Administração Pública.
METRÔ
SP
Sandra
Regina Santos Di Pilla Arruda
09h – 09h40 – sala 4 – T34
Desbravando
a Metodologia de Ensino à Distância na Manutenção de Equipamentos do Metrô-SP .
Discutir
a importância de se ampliar o modelo de capacitação do quadro de empregados,
utilizando as vantagens da educação à Distância.
Este
trabalho apresenta as etapas, métodos de trabalho, resultados, análise e
recomendações do projeto de aplicação piloto de treinamentos que utilizam a
metodologia de EaD na capacitação do quadro técnico do MTR, MTS e MTO.
Relatar
os resultados do Projeto e a experiência da equipe que compôs o Grupo de
trabalho, nas dimensões: Tecnológicas, Político-administrativas e Pedagógicas,
no sentido de subsidiar a continuidade da implantação da metodologia EaD na
GMT.
METRÔ
SP
Marilisa
Pinto França Battiato.
Edson
Luis Pereira
Marcos
Alessandro Diniz
Fernando
Amaral
09h40 – 10h20 - sala 1 –
T35
A
Importância do Contrato de Integração no Gerenciamento do Projeto
Apresentar
os desafios e os recursos que uma equipe dedicada para a Integração dos
sistemas pode propiciar para o Gerente de Projetos.
METRÔ
SP
Mohamed
Choucair
09h40 – 10h20 - sala 4 –
T36
Desenvolvimento
e Utilização de Simuladores Virtuais Interativos na Formação de Técnicos de
Restabelecimento de Sistemas Metroviários da CMSP
Este
trabalho tem como objetivo relatar a experiência de formação de técnicos de
restabelecimento de sistemas metroviários participantes do projeto piloto de
Educação a Distância na Gerência de Manutenção do Metrô de São Paulo, promovido
e desenvolvido através de uma parceria entre a GMT e a Universidade Corporativa
do Metrô – UNIMETRO, que tinha como principais objetivos
"Desenvolver e implantar estratégias de capacitação que privilegiem a
Educação a Distância – EaD, utilizando Tecnologias de Informação e
Comunicação – TIC, visando atender as demandas atuais e futuras de capacitação
e formação continuada dos profissionais da CMSP e estimular a cultura de
utilização das TIC e dos AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem - para a gestão
da informação visando a preservação, disseminação e produção de conhecimento.”
(UNIMETRO, 2012).
METRÔ
SP
Prof.
Dr. Flávio dos Santos Sapucaia
Raquel
Anderman: Psicóloga
Marcio
Massami Nakasone
Vagner
Dias da Silva
Nivaldo
Matias da Silva
Viriato
Martins Morgado
COFFEE
BREAK
10h20
– 10h40
PAINEL 10: Planos e Projetos para Implantação de Trens
Regionais
10h40 – 12h00
·
Projetos em andamento
·
Desafios físicos e logísticos para a implantação
·
Novas alternativas para substituição do transporte aeroviário e
rodoviário
Palestrantes
convidados:
Guilherme
Quintela EDLP
Manoel
Seabra Rodrigues Bandeira – CPTM
Jorge
Bastos ANTT
Moderador:
Vicente
Abate – ABIFER
10h40 – 11h20 - sala 1 –
T37
Gerencimento
do Risco do Empreendimento - Complementação da Obra Civil da Linha 4 – Amarela
Evidenciar
a elaboração da matriz de risco de um empreendimento e sua implementação
METRÔ
SP
Luiz
Stoppa
Miriam
Marcatto de Abreu
Ayres
R. Gonçalves
10h40 – 11h20 - sala 4 –
T38
11h20 -12h - sala 1 –
T39
A
Implantação, Logística e Precisão da Obra Civil do Monotrilho da Linha 15 -
Prata e a Fabricação à Consolidação das Vigas Guia Linha Metrô Leve Linha 17 -
Ouro: Da Fabricação à Consolidação
METRÔ
SP
José
Arapoty Frare Camargo Prochno
Cybele
Vasconcelos De Azevedo
Alessandro
Godoy Coelho
11h20 -12h - sala 1 –
T40
VIA
QUATRO
INVERVALO
P/ALMOÇO
12h00 – 13h30
PAINEL 11: Planos de Expansão para o Transporte Urbano de
Passageiros no
Brasil
13h30 – 15h00
·
Ações concretas para a implantação de novos projetos nas cidades
·
Perspectivas de curto e médio prazo
Palestrantes
convidados:
Rômulo
dos Santos Fortes – Metrofor,
Rodrigo
Goulart de Oliveira Vieira – Secretaria Adjunto de Projetos Especiais da Casa
Civil do Governo do Rio de Janeiro ,
Humberto
Kasper – Trensurb
Moderador:
Luiz
Antonio Carvalho Pacheco – Metrô SP
13h30 – 14H15 - sala 1 –
T41
Integração
dos Sistemas - Filosofia e concepção de projeto UTO para Monotrilhos. CBTC/UTO
daLinha 15-Prata
METRÔ
SP
Rubens
Navas Borloni
Rodrigo
Filev Maia
13h30 – 14H15 - sala 4 –
T42
14H15 – 15h - sala 1 – T43
BIM
aplicado ao Metrô: porque o metrô está investindo neste novo processo.
Aplicar
o BIM (Building Information Modeling / Modelagem de informações da Construção)
em todos os processos do Metrô. O Processo de projetar em BIM visa uma
colaboração entre todas as áreas para o bem do projeto, facilitando a
verificação de interferências, agilizando as decisões, extraindo informações e
quantitativos do modelo e o uso na manutenção e operação pós-obra.
Será
apresentado o projeto piloto de um poço de emergência com as disciplinas ali
representadas, demonstrando seus ganhos, benefícios e pretensões do Metrô com
este novo processo.
METRÔ
SP
Ivo
Mainardi
Daniel
Mozarte Saccomano
14H15 - 15h -- sala 4 – T44
Soluções
Metroferroviárias TEMPO™ da GE George Eduardo Gomes de Faria – Engenheiro
Elétrico
GE
COFFEE
BREAK
15h00 – 15h30
Palestra
de Encerramento: Perspectivas Futuras de Expansão para o Setor Frente às
Conjunturas
Atuais
15h30 – 16h15
Jurandir
Fernando Ribeiro Fernandes – STM
Homenagens a Personalidades do
Setor
16h15
– 16h45
Julio
Eduardo dos Santos – Semob
Jurandir
Fernando Ribeiro Fernandes – STM
Sobre a Semana Metroferroviária
– Na sua 19ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o
mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do
País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes
empresariais e profissionais do setor debatem
questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.
"Na ocasião são apresentados 44 trabalhos técnicos e 12 painéis de debates
que abordam temas da atualidade (Monotrilho,
Veículos Leves sobre Trilhos, Trens Regionais, Modalidades de contratação, A
importância do planejamento em projetos, Capacitação profissional no País,
Mobilidade, entre outros)”, diz Jayme Domingo Filho, vice-presidente da AEAMESP
e coordenador técnico do encontro.
Sobre a Metroferr 2013 –
Realizada paralelamente ao Congresso, a Metroferr 2013 é uma exposição, com
cerca de 3.000 m² de área, que reune
expositores fornecedores de equipamentos e serviços metroferroviários.
Serviço
O quê: 19ª Semana de Tecnologia
Metroferroviária e Metroferr 2013
Data: 10 a 13 de setembro de 2013
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei
Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP