PATROCINADOR

07 novembro 2013

Pequenos e médios empresários devem incentivar a qualificação da equipe

Os gestores confirmam o que as pesquisas comprovam, falta mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Na maioria dos segmentos, é grande a escassez de profissionais bem preparados.

Entre as soluções adotadas pelas empresas para superar esta deficiência está a prática de treinamentos internos. São convenções, cursos e até Universidades corporativas, que visam qualificar seus colaboradores. Segundo o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, este investimento na qualificação da equipe não deve ser praticado apenas pelas grandes empresas. “As pequenas e médias também precisam investir, mesmo com recursos menores, na capacitação dos funcionários visando a melhor produtividade e lucros para o negócio”, destaca.

Neste sentido, Ferraz destaca algumas formas de o pequeno ou médio empresário incentivar a melhor qualificação de sua equipe:

Dando o exemplo – “As pessoas respeitam muito mais o líder que mantém a coerência entre o discurso e a prática. Se você quer sua equipe melhore, dê o exemplo, aperfeiçoe-se constantemente e mostre o resultado de seu aprimoramento”.

Compartilhando conhecimento – “Estimule que os profissionais mais experientes ensinem e transmitam seus conhecimentos aos colegas. Muitas vezes, os melhores treinamentos são dados por gente de dentro da empresa”.

Reconhecendo esforços – “Sempre há pessoas mais esforçadas e que buscam formas de se aprimorar, seja fora ou internamente. Reconheça e esteja preparado para dar novas oportunidades aos mais aplicados”.

Premiando ideias inovadoras – “Ideias construtivas e que possam contribuir para melhorias na empresas devem ser sempre muito bem-vindas. Uma premiação em forma de bônus em dinheiro, feedbacks em público ou treinamentos especiais são importantes”.


Investindo em treinamentos – “Há treinamentos em escolas técnicas com ótimo custo/benefício. Mesmo que não seja possível treinar toda a equipe, é importante tentar fazer um revezamento e enviar um funcionário de cada vez”.

SEO alavanca vendas do e-commerce no Black Friday

Data prepara lojas virtuais para pico de faturamento no Natal

O varejo virtual brasileiro faturou R$ 217 milhões no Black Friday do ano passado, e a previsão é de que essa cifra seja superada no próximo dia 29, na edição de 2013 do evento. Com a concorrência acirrada, e-commerces buscam se destacar em meio à infinidade de ofertas na web que surgem na data. Uma forma de consegui-lo é figurar entre os primeiros resultados do Google, o que pode ser alcançado com um projeto de SEO (Search Engine Optimization).

As técnicas utilizadas vão desde o aprimoramento do conteúdo até a funcionalidade da página. O todo deve ser considerado para que o internauta usufrua de uma melhor experiência de navegação, com facilidade para concretizar a compra, transformando sua visita em receita. “O tempo médio para a otimização de um site gerar retorno é de três a seis meses. É preciso pensar no SEO com antecedência para que o endereço na web esteja pronto à ocasião dos picos de vendas” afirma Diego Ivo, da consultoria em search Conversion (www.conversion.com.br).

Por isso, lojas virtuais vêm se preparando há meses para o Black Friday 2013, que serve como um aquecimento para as vendas de Natal. Varejistas on-line aproveitam a data tanto para girar os estoques, como para fidelizar o público nas compras de fim de ano. Este, por sua vez, costuma pesquisar com antecedência as ofertas disponíveis nessas épocas. “É importante que os lojistas estejam bem posicionados para palavras-chave que contenham o termo ´Black Friday´ associado aos principais produtos vendidos em seu site, como no link http://conv.ly/blackfridaysuplementos” explica Ivo.


Para aqueles que desejam garantir os lucros via web, a Conversion disponibiliza o serviço de “E-commerce SEO”, que tem foco na atração de tráfego e aumento da taxa de conversão, garantindo em contrato retorno sobre investimento de até 20 vezes.

06 novembro 2013

Terreno do Aeroporto de Cumbica é alvo de disputa judicial

Família quer indenização pelo uso indevido das terras pelo descumprimento dos termos originais de doação da área


O escritório Andrade Maia Advogados protocolou ontem (05), na Vara Federal da Justiça Federal de Guarulhos, notificação judicial que alerta para o descumprimento dos termos previstos na doação de terra onde, atualmente, está localizado o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo.

A doação da área foi realizada em 1940 pelas famílias Guinle e Samuel Ribeiro, através da Empreza Agricola Mavillis, sociedade entre ambas. “Com a doação, as famílias visavam oferecer um benefício à sociedade brasileira permitindo que, na área doada, fosse construído um aeródromo militar sob a jurisdição do então Ministério da Guerra. A intenção era a de ampliar e reforçar o sistema de defesa brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial”, conta Fabio Goldschmidt, sócio-diretor na Andrade Maia Advogados, escritório contratado para defender os direitos dos herdeiros. Para garantir a efetividade do objetivo proposto no ato da doação foi realizada a ‘doação modal’ – que condiciona sua manutenção ao cumprimento das condições previstas.

A notificação é encabeçada por herdeiros da família Guinle (José Eduardo Guinle, Luiz Eduardo Guinle, Octávio Eduardo Guinle, Georgiana Salles Pinto Guinle e Gabriel Guinle). E dirigida à União, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à concessionária privada responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo, e, individualmente, às empresas que compõem a concessionária: Infraero, Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (Invepar) e Airports Company South Africa (ACSA). Além destes, são também notificados os sócios da Invepar: Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), OAS Investimentos S. A, Construtora OAS S.A, OAS S.A., Fundação dos Economiários Federais (Funcef), e Caixa de Investimento dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

Os herdeiros entendem que houve o descumprimento das condições impostas no momento da doação e a notificação pretende prevenir responsabilidades e estabelecer um diálogo entre as partes envolvidas. “Claro que o terreno que abriga o Aeroporto de Cumbica vale bilhões, mas por não conter a notificação um valor líquido, preferimos, neste momento, não estabelecer um valor para eventual demanda”, acrescenta Goldschmidt.

Caso a notificação não seja atendida, os herdeiros pretendem entrar com ação judicial contra as notificadas, eventualmente acompanhada de pedidos liminares.


Para entender o contexto da notificação:

A partir da criação da ANAC, em 1985, a Infraero, até então subordinada aos órgãos do Ministério da Defesa, passou a ser fiscalizada pela referida autarquia. Ainda havia, neste momento, um vínculo entre ANAC e Ministério da Defesa, o que atendia a um dos objetivos da doação – que transferiu o terreno para a defesa do país.

O cenário começou a mudar em março de 2011, quando o Governo Federal criou a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, com status de Ministério. O Ministério da Defesa permaneceu como responsável para as questões relativas à aviação militar, e a Secretaria passou a cuidar da aviação civil. Sob sua administração ficaram os bens e a jurisdição de todos os aeroportos civis e comerciais do país, entre eles o Aeroporto de Guarulhos.

“Conforme verificamos”, explica Fabio Goldschmidt, “houve quebra de uma das condições da doação: a que exigia a manutenção das terras sob a jurisdição do Ministério da Guerra, ou aquele que lhe sucedesse como responsável pela segurança nacional, atualmente o Ministério da Defesa”. Entretanto, ainda assim, continuava sob a tutela da administração pública federal, e os frutos da exploração revertiam em favor do povo, via empresa pública de capital integralmente do Estado.

Porém, em leilão realizado em fevereiro de 2012, o controle, administração e exploração comercial do Aeroporto de Guarulhos foram concedidos a terceiros particulares, em consórcio formado por empresas privadas, inclusive estrangeiras. “Isso significa que, ao invés de a exploração do aeroporto atender diretamente ao interesse do povo brasileiro e da defesa nacional, a área foi entregue a empresas para exploração econômica, com o objetivo de lucro em favor de empresas privadas, em vez da sociedade brasileira, como condicionaram os doadores em instrumento público”, comenta o advogado. O imóvel, que possuía por finalidade exclusiva a segurança nacional, foi posto a serviço de interesses privados, sem permanecer sob a jurisdição do Ministério da Defesa.

O direito de explorar o Aeroporto de Guarulhos pelo prazo de vinte anos, prorrogáveis por mais cinco anos, foi concedido à Sociedade com Propósito Específico (SPE) formada pela empresa brasileira Invepar e pela sul-africana Airports Company South Africa – ACSA, detendo essas 51% do controle do aeroporto, passando a ser sua efetiva e real administradora e exploradora. “A concessão, de fato, deturpou a finalidade expressa da doação, convertendo um patrimônio doado para benefício do povo em objeto de exploração econômica por particulares e, principalmente, sob a jurisdição de Secretaria que não detém qualquer competência em matéria de defesa e segurança nacional”, enfatiza o advogado.

“Desse modo, a partir da assinatura do contrato de concessão foram descumpridos não apenas a incumbência expressamente prevista no documento firmado em 1940, como, especialmente, o seu propósito maior que era o de beneficiar o povo brasileiro, havendo a quebra absoluta das condições da doação”, conclui Goldschmidt. “Essa situação adversa motivou os herdeiros a nos procurar para reaver, junto à Justiça, o que lhes cabe por direito”. Segundo ele, a notificação é o primeiro passo para resolver a situação sem que haja necessidade de entrar com uma ação judicial.

Pizzaria em clima de vila italiana é inaugurada na região do ABC

Santa Clara Pizzeria inaugura salão em clima de vila italiana

Famosa na região de Santo André por servir pizzas no sistema delivery, a Santa Clara Pizzeria inaugura um restaurante à la carte. Instalada em um charmoso casarão no nobre bairro Jardim, a Santa Clara Pizzeria abre as portas para receber seu público em um aconchegante salão, que retrata delicadamente uma típica vila Italiana.


Fundada por pai e filho, a Santa Clara Pizzeria traz em suas raízes duas gerações que se uniram para oferecer aos clientes um lugar que seja possível reunir todas as idades. A mistura de objetos clássicos, como o uso de toalhas de pano, assim como nas cantinas italianas, com uma decoração moderna -paredes cobertas por lambe-lambe e tinta quadro negro onde as novidades do cardápio são apresentadas- traduz bem a ideia de um ambiente que mescla o tradicional com o contemporâneo.

Essa mistura também é percebida no cardápio da pizzaria, que oferece receitas clássicas, como Marguerita, Portuguesa, Mussarela e Calabresa, e também receitas inusitadas, como Carne Seca com Mandioquinha, Carpaccio, Provolone com Cebola e Abobrinha com Hortelã . Além das receitas especiais, Parma, Tomati Pelati, Alcachofra e Tres Funghi, trazidas da Itália por um dos sócios, após uma temporada na Europa, onde estudou as novidades gastronômicas do país da pizza.

Para acompanhar as delícias da casa, a Santa Clara apresenta uma carta de vinhos com rótulos de diversas partes do mundo, ideal para os que não abrem mão de seguir a tradição de degustar uma pizza com um bom vinho. Agora, quem prefere uma harmonização diferente, a Santa Clara possui uma carta de cervejas especiais com mais de dez rótulos, entre Ales e Larges.

A Santa Clara Pizzeria prima pela qualidade. As pizzas são elaboradas com ingredientes de primeira linha e produtos de alto padrão. Toda a produção da pizzaria é acompanhada por um chef responsável, assim como os proprietários, que estão sempre pela casa para garantir que o cliente receba o melhor.


Serviço: Santa Clara Pizzeria
Rua das Palmeiras, 211 – Bairro Jardim - Santo André
Telefone: (11)  4427-8208 e (11) 4468-1363
Facebbok: SantaClaraPizzeria
Horário de funcionamento: Domingo a domingo, das 18h à 0h

Atende também no sistema delivery

HENRY GOFFAUX ASSUME CSMF PROMETENDO ESTIMULAR O SETOR E COMBATER ‘O TRIPÉ DO MAL’

“Máquinas-ferramenta é parte da solução, não do problema”, foi a frase de André Romi, ao se despedir das duas gestões à frente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF), após ter recebido uma placa de agradecimento do presidente eleito para o próximo biênio, Henry Goffaux

Com o intuito de se tornar o porta-voz dos fabricantes de máquinas-ferramenta e desenvolver um projeto ambicioso para recuperar a participação de mercado do setor, perdida nos últimos anos para a concorrência estrangeira, Henry Goffaux assumiu a presidência da CSMF, no dia 23 de outubro, na sede da ABIMAQ, em São Paulo, após 34 anos de permanência na entidade, assumindo pela terceira vez a gestão nessa câmara.

Goffaux se mostrou extremamente orgulhoso de ser lembrado e ressaltou a importância da câmara, que agrega fabricantes de “máquinas que fazem máquinas”, prometendo lutar ativamente em conjunto com a diretoria da entidade para restaurar a competitividade de empresas que se encontram preparadas para atender à demanda do país por máquinas-ferramenta de elevada tecnologia e qualidade.

O presidente da CSMF ressaltou também que a falta de competitividade estrutural do país afeta negativamente o setor e precisa ser combatida e considerou esse o seu maior desafio, colocando a elevada carga tributária brasileira como a maior “assassina” de empresas.

Luiz Aubert Neto, presidente da ABIMAQ, que fez a abertura da cerimônia, ressaltou a importância da CSMF para a entidade e reiterou a necessidade de união do setor, que foi partilhada pelos novos dirigentes.


A diretoria da CSFM conta com os vice-presidentes Alfredo Griesinger, Alfredo Vergílio F. Ferrar, Celso Pavanella Carneiro, Christian Müller, Hermes Alberto Lago Filho, Johannes O. Rieger, Leopoldo Schenk, Luciano Monteiro, Marcelo Schlachter, Marco Yashiro, Newton Eduardo Masutti, Reinaldo Chinelatto e Roberto Ferraretto de Mello.

Seguros Unimed adota solução SAS Fraud Framework

Seguradora implementa tecnologia SAS para aprimorar processo de gestão de custos de sinistros e evitar fraudes

O SAS, líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics, foi escolhido pela Seguros Unimed como parceiro estratégico para auxiliar a companhia na prevenção de fraudes e riscos. A seguradora de saúde acaba de adotar a solução SAS Fraud Framework, software desenvolvido para detecção, prevenção e gestão de reclamações de fraude em seguros e que inclui funcionalidades como alta flexibilidade e análise de dados apurada.

Com atuação nos segmentos de Saúde, Odonto, Vida e Previdência, a Seguros Unimed buscava uma solução capaz de auxiliar seus profissionais na prevenção e predição de eventos que envolvem altos custos, assim como identificar e combater possíveis irregularidades. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que fraudes representem 10% de todas as reclamações de sinistros, um índice que leva a perdas anuais de até US$ 30 bilhões para as seguradoras norte-americanas.

“A gestão de fraudes e de custos de sinistros é fundamental para nosso negócio. Optamos por adotar a tecnologia SAS Fraud Framework pela ampla abrangência da ferramenta e também pela já antiga parceria que temos com o SAS”, afirma Ricardo Lachac, responsável pela área de Operações da Seguros Unimed.

Com sede em São Paulo e 26 escritórios espalhados por todo o país, a Seguros Unimed acredita que a nova solução irá impactar atividades de cinco importantes áreas de negócios: Atenção à Saúde, Inteligência em Saúde, Regulação Médica, Gestão de Rede Credenciada e Regulação de Sinistros.
A seguradora, que conta com uma carteira de mais de seis milhões de segurados, prevê que em 2014 poderá desfrutar dos benefícios decorrentes da adoção do sistema SAS Fraud Framework. “Nossa expectativa é de que, com o uso dessa solução e a detecção mais eficiente de possíveis fraudes, tenhamos impactos positivos em nossas operações, em especial na redução de sinistros”, detalha Lachac.

O executivo ressalta ainda o apoio oferecido pelo SAS na adoção da ferramenta e a previsão da Seguros Unimed em ampliar a parceria firmada entre as duas companhias. “A equipe do SAS tem nos ajudado a viabilizar o projeto, tanto nos apresentando parceiros, quanto indicando melhores maneiras de utilizarmos a solução e explorarmos seu potencial”, explica. “Estamos planejando, também para o próximo ano, viabilizar a implementação do SAS Visual Analytics e o desenvolvimento de modelos preditivos para sinistros em Saúde”, finaliza Lachac.

Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em 55.000 instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, através da tomada de decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS vem dando aos clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento).  

No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 180 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. www.sas.com/br

12/11 - DUCA LEINDECKER LANÇA LIVRO NA FNAC PAULISTA

O músico e escritor Duca Leindecker lança o seu terceiro livro “O menino que pintava sonhos” no próximo dia 12 de novembro, na Fnac Paulista, Av. Paulista, São Paulo. O público poderá acompanhar uma noite de autógrafos junto a um pocket show especial com canções de seu recente álbum “Vóz, Violão e Batucada”.

Após emocionar milhares de leitores com suas obras anteriores: “Casa da Esquina” e “A Favor do Vento”, Duca apresenta aos fãs de seu trabalho “O Menino Que Pintava Sonhos”, uma história sobre ilusões e verdades. Ou verdades e mentiras, se nos apegarmos às duras lições da realidade, que  retrata a história de Jules, um menino com uma vida pouco comum. Habituado a viver num cotidiano difícil, se defendendo das tragédias, dos dramas familiares e de surpresas do dia a dia, Jules perceberá a necessidade de ter que sobreviver a tudo. Ao escolher um caminho a seguir, mostrará no decorrer das páginas que, se há um lado sóbrio na vida, sempre haverá uma porta aberta para a esperança.

Além de ter um grande destaque literário, Duca Leindecker é um dos músicos mais consagrados do País. Cantor, compositor e produtor, foi convidado na década de 90 por Bob Dylan para viajar pelo Brasil, ganhou quatro troféus Açorianos de música, e foi líder da banda Cidadão Quem, com a qual lançou sete CDs e um DVD e marcou presença no Rock in Rio III. Criou o Pouca Vogal, ao lado de Humberto Gessinger da banda Engenheiros do Hawaii, projeto em que os dois cruzaram o Brasil no tour do CD e DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. Recentemente, Duca lançou o disco solo Voz, Violão e Batucada.

Serviços:
Data: 12/11/2013
Horário: 19h
Local: Fnac Paulista
Endereço: Av. Paulista, 901 térreo mez. e 1º subsolo – Bela Vista – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2123-2000