PATROCINADOR

21 novembro 2013

E-book Gratuito em Português Mostra o Modo de Atuar dos Hackers

(A publicação eletrônica "Por dentro do diário de um hacker" também apresenta dados alarmantes sobre a insegurança cibernética)

A empresa norte-americana de segurança Trustwave criou o e-book gratuito "Por dentro do diário de um hacker" (o link para acesso está disponível abaixo). A publicação, que tem versão em português, tem o objetivo de mostrar como os hackers se organizam, como eles selecionam suas vítimas, como criam ou compram ferramentas de ataque cibernético, como recrutam mão de obra criminosa (ou involuntária), como guardam o produto do crime e protegem seus tesouros de informação contra as investigações da polícia e contra a ganância de outros criminosos.  

A Trustwave mantém uma das maiores equipes de hackers éticos do mundo, incluindo-se aí diversos brasileiros. Entre eles estão os hackers Ulisses Albuquerque e Joaquim Espinhara. Ambos participarão do congresso internacional Black Hat Brasil 2013 (que acontecerá pela primeira vez em São Paulo, dias 26 e 27 de novembro), onde mostrarão uma nova técnica que emprega engenharia social e ferramentas de mineração de dados para a clonagem de identidade de usuários de redes sociais, visando a prática de fraudes e roubo de informação. 

O e-book da Trustwave procura mostrar o modo de trabalho dos 'hackers do mal' e apresentar alguns dados desconcertantes sobre a realidade do cibercrime.

Dados alarmantes da insegurança global 

De acordo com a publicação, 48% das grandes empresas sofreram pelo menos 25 ataques de engenharia social nos últimos anos. Nada menos que 76% dos funcionários jovens das empresas ignoram políticas de segurança de TI. Entre as vítimas de incidentes de segurança, 30% informam ter tido prejuízo na casa dos U$ 100 mil. 

Entre as senhas mundialmente usadas, 32,8% estão na lista das 100 mais banais em todo o mundo. Por outro lado, 16,7% das senhas usadas pelos cidadãos estão na lista de nomes de cachorro mais utilizados para esta finalidade. Nas empresas, 42% dos funcionários de TI das empresas compartilham sua senha com terceiros, enquanto 48% dos usuários não trocam de senha a cada 90 dias. 

Metade (50%) dos ataques direcionados se inicia a partir de informações colhidas na web, sendo que 48% destes ataques são acionados via e-mail. Outro dado alarmente é que 76% dos incidentes de segurança são causados por empresas terceirizadas de suporte, desenvolvimento ou manutenção. Por sua vez, nada menos que 88% dos malwares usados em ataques direcionados são ignorados pelos antivírus normais.

Para acessar ou baixar o e-book "Por dentro do diário de um hacker", use o link:
https://www2.trustwave.com/cpn-lac-hackers-playbook-portuguese.html

Semana Nacional do Doador de Sangue serve de alerta para importância da doação voluntária

Para a data, Colsan aborda aspectos como aumento na faixa etária dos doadores, banco de doadores raros e requisitos para doação

A Semana Nacional do Doador de Sangue, que será celebrada na entre os dias 25 e 30 de novembro, reforça que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil atualmente. Para o Dia Nacional do Doador de sangue, 25, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo, e hospitais das regiões do ABC, Jundiaí e Sorocaba, aborda aspectos como aumento na faixa etária dos doadores, banco de doadores raros e requisitos para doação.

Hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender as demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência e emergência. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média ideal de doadores de sangue está entre 3 e 5% em relação à população de um país. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos, abaixo do recomendado.

“Doar sangue é essencial para pacientes com grande perda sanguínea, com doenças hematológicas, alguns tipos de cânceres e doentes transplantados”, afirma José Augusto Barreto, superintendente geral da Colsan.

Festas de final de ano
Em aproximadamente um mês terá início as festas de final de ano, nas quais muitas pessoas pensam em se divertir e viajar. Mas, nem tudo é só alegria. Neste período, hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender as demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência e emergência que costumam aumentar em feriados como este. De acordo com Barreto, neste período de festas também é maior o número de acidentes, o que consequentemente eleva a demanda de transfusões.

Aumento na faixa etária dos doadores
O Ministério da Saúde ampliou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil. A medida aumenta em dois milhões o público potencial de doadores. Para o superintendente geral da Colsan, o Ministério da Saúde tomou uma medida acertada porque a população está envelhecendo e com a taxa de natalidade diminuindo, aumenta potencialmente a demanda de transfusões de sangue.

Banco de doadores de sangue raro é a única alternativa para grupo de pacientes
Os tipos sanguíneos A, B, AB e O e o fator Rh positivo ou negativo não são os únicos grupos sanguíneos existentes. Menos de 1% da população possui características únicas de outros sistemas de sangue menos conhecidos e é provável que um paciente que necessita de sangue raro não receba a transfusão por falta de sangue compatível nos bancos existentes. De acordo com a pesquisadora Colsan, Carine Arnoni, é necessário que seja instituída no Brasil uma política de busca de doadores raros, comunicação integrada entre os centros especializados distribuídos pelo país e a centralização do cadastro de doador raro nacional como primeiro passo para diminuir o déficit existente de sangue raro.

Requisitos para doação
* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
* Pesar acima de 50 Kg;
* Estar em boas condições de saúde;
* Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas);
* Não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).


*Obs: Os doadores menores de 18 anos acompanhados pelo responsável legal devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

Lewis Hamilton é nomeado consultor técnico de perfomance da Petronas Syntium

A PETRONAS anunciou recentemente a nomeação de Lewis Hamilton, piloto da equipe MERCEDES AMG PETRONAS de Fórmula 1, como Consultor Técnico de Performance para a PETRONAS SYNTIUM, linha de produtos premium de lubrificantes automotivos.

Hamilton, que no início deste ano foi anunciado como embaixador global da marca PETRONAS SYNTIUM, já vem trabalhando com os engenheiros da PETRONAS Lubricants International, braço do negócio de lubrificantes da PETRONAS, fornecendo seu valioso conhecimento e feedback sobre a performance do SYNTIUM nas pistas de corrida.

“Lewis Hamilton é um jovem dedicado e determinado na busca constante do aperfeiçoamento. Seu valioso feedback e informações ajudam os engenheiros da PETRONAS Lubricants International a refinar a tecnologia que é a base do PETRONAS SYNTIUM para otimizar a performance”, afirma Luiz Sabatino, Diretor de Estratégia e Marketing para América Latina da PETRONAS LUBRIFICANTES BRASIL S.A.

“Enquanto conduzimos nossos próprios testes em nossos laboratórios, Hamilton tem a vantagem única de testar a performance do PETRONAS SYNTIUM nas pistas de corrida de Fórmula 1, um dos mais difíceis ‘laboratórios’ do mundo”, diz Sabatino.

Em relação a sua nova atuação na companhia, Hamilton afirmou: “É uma honra e um privilégio ser escolhido para uma tarefa tão importante. Como um piloto competitivo, eu realmente acredito que serei capaz de usar minha experiência nas pistas para ajudar os engenheiros no laboratório a melhorar ainda mais a performance do SYNTIUM.”

“Os engenheiros são especialistas em seus campos de atuação, então, é fantástico que sejam capazes de criar a formulação de lubrificante ideal para beneficiar os clientes e usuários da PETRONAS em todo o mundo”, afirmou.

A PETRONAS Lubricants International é uma das mais competitivas empresas do mercado global de lubrificantes. A companhia já é parceira tecnológica da equipe de Fórmula 1 MERCEDES AMG PETRONAS e está preparada para melhorar ainda mais sua posição no setor como um dos principais fornecedores de lubrificantes premium com o envolvimento de Lewis Hamilton em seu novo posto.

Sobre o PETRONAS SYNTIUM

Com presença global em mercados chave na Europa e na região do Pacífico na Ásia, a linha de Produtos PETRONAS SYNTIUM produz óleos totalmente sintéticos multi-grade para motores, especificamente fabricados para exceder os padrões internacionais, incluindo ILSAC GF-5 & API SN, direcionados para motores de alta performance para a atual e para as futuras gerações.

PETRONAS SYNTIUM foi formulado exclusivamente com fluidos sintéticos e aditivos premium para maximizar a performance.

Com base em extensa experiência de campo, nas pistas de corrida e em testes, a linha PETRONAS SYNTIUM foi desenvolvida com expertise de Fórmula 1, para entregar a mais moderna performance de lubrificantes que proporciona excepcional poder do motor e benefícios na economia de combustível, ao mesmo tempo em que assegura excelente proteção ao motor mesmo sob as mais extremas e exigentes condições de operação.

Lançado em 1997, a linha PETRONAS SYNTIUM é atualmente reconhecida, aprovada e acreditada pelos principais produtores de veículos, incluindo a Mercedes-Benz.

Sobre a Petronas Brasil

No mercado brasileiro, a Petronas vem atuando de maneira a marcar sua presença através de sua campanha de marca, na qual apresenta-se para o consumidor com o mote “Muito Prazer, somos a Petronas”, a empresa atua na Motorsports, somando à atuação na Fórmula 1, através da equipe Mercedes AMG PETRONAS com a presença na Stock Car e na Moto 1000 GP.

Além disso, a Petronas está presente nos principais eventos e feiras do segmento como Automec, Agrishow, Expopostos, Salão Duas Rodas e Fenatran apresentando seu portfólio com mais de 1.000 itens para atender a demanda tanto do segmento Automotivo quanto Industrial.

20 novembro 2013

CAIXA implanta sua nova plataforma de agência

Baseado na solução SERVCore®, o SISAG – Sistema de Automação de Produtos e Serviços Bancários de Agência -- foi desenvolvido pela fábrica de software da Diebold Brasil; com nova plataforma, banco conquista independência tecnológica

A Caixa Econômica Federal iniciou a implantação de sua nova plataforma de agência, o SISAG -- Sistema de Automação de Produtos e Serviços Bancários de Agência -- em mais de 3800 unidades próprias. O novo sistema será utilizado por todos os funcionários que estão envolvidos diretamente com o atendimento ao público, de gerentes aos caixas e funcionários de retaguarda. Além de uma navegação fácil e arquitetura de última geração, com o novo sistema a CAIXA promoveu sua independência tecnológica e possui agora uma solução atualizada e com gestão centralizada.

Desenvolvido pela Diebold, o SISAG já foi implantado até agora em mais de 2.300 agências, e a previsão é que até o final de 2013 esteja em todos os pontos de atendimento da CAIXA. De acordo com João Abud Junior, presidente da Diebold Brasil, o SISAG atenderá com grande eficiência às novas demandas do mercado bancário e financeiro. “Trata-se de um projeto grandioso iniciado há cerca de quatro anos, quando a instituição decidiu migrar seus sistemas principais para a plataforma aberta”, disse Abud. O SISAG chega para substituir uma arquitetura proprietária com alto TCO (Total Cost of Ownership), pois exigia do banco uma despesa mensal com pagamento de licenças de software.

O executivo explica que todo o desenvolvimento foi gerenciado pela CAIXA e envolveu um time de cerca de 80 pessoas dedicadas em tempo integral. “Estamos orgulhosos em finalizar esse projeto que apresentou alguns desafios, mas que foram superados graças à expertise de uma equipe bastante acostumada à realidade do segmento bancário”, comemorou.

O SISAG foi objeto de uma licitação vencida pela Diebold em 2008; desde então a empresa esteve trabalhando no projeto que permaneceu por mais de um ano em ‘piloto’. A nova plataforma foi desenvolvida em linguagem Java e código aberto. É aderente aos princípios de uma arquitetura orientada a serviços financeiros e está preparada para suportar o crescimento do banco.

“A grande vantagem do SISAG é que possui independência de plataformas, seja de hardware ou software, como sistemas operacionais, servidores de aplicação e sistemas de gerenciamento de bancos de dados”, detalhou Marco Aurélio Rodrigues, gerente de Suporte e Serviços Profissionais da Diebold Brasil. Ele informa ainda que agora o banco possui autonomia em relação a todos os códigos-fontes do sistema e que toda sua arquitetura, componentes e casos de uso foram previamente aprovados pelas áreas de tecnologia da instituição.

A CAIXA, que completou 152 anos em janeiro passado, é o segundo maior banco público do Brasil. Com cerca de 75 milhões de correntistas é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente dos mais importantes programas, como Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Bolsa Família. Já presente em todos os municípios do Brasil, a rede CAIXA é composta, hoje, por 3.864 unidades próprias (479 com Penhor), sendo 3.188 agências, 676 postos de atendimento e 18 unidades móveis, além de 12.675 casas lotéricas, 22.239 correspondentes CAIXA Aqui e 6.708 pontos de autoatendimento, com 27.719 equipamentos.


Sobre a Diebold


A Diebold, Incorporated (NYSE: DBD) é líder mundial no fornecimento de tecnologia inovadora de autoatendimento, sistemas de segurança e serviços relacionados. Possui cerca de 16.000 funcionários e está sediada próxima a Canton, Ohio (EUA). No Brasil, a Diebold é a principal fornecedora de produtos para automação bancária. Com 3.200 colaboradores, atende a grandes bancos, empresas privadas e o setor público. Fornece ainda equipamentos para automação eleitoral, sendo responsável pela fabricação das urnas eletrônicas para as eleições de 1998, 2000, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014, e atua nos segmentos de indústrias, comércio, governo, saúde e utilities. A Diebold também fornece serviços de fábrica de software, segurança, infraestrutura e suporte técnico. A companhia tem ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque sob a denominação de `DBD´. Para mais informações, visite www.diebold.com, www.diebold.com.br e http://twitter.com/DieboldInc

19 novembro 2013

MXM Turismo é uma das agências contratadas para o evento BMW Ultimate Experience


MXM TURISMO É UMA DAS AGÊNCIAS CONTRATADAS
PARA O EVENTO BMW ULTIMATE EXPERIENCE

Próxima etapa será no dia 23 novembro, em Belo Horizonte.

Comandada por Renato Freitas, a MXM Soluções em Eventos e Turismo foi uma das agências contratadas para a realização do evento BMW Ultimate Experience, promovido pela primeira vez no Brasil, em 2013. A empresa será responsável por ações de logística que englobam a emissão de passagem aérea, hospedagem, transfer IN o OUT, além de transfer do hotel escolhido ao autódromo da cidade, para toda a equipe de cenografia que fará parte desta iniciativa.

“Estamos trabalhando engajados para que a etapa de Belo Horizonte, que será realizada no dia 23 de novembro, seja um sucesso. Todas as ações e detalhes para o bom andamento deste evento foram planejados e devidamente aprovados pelos responsáveis da BMW”, ressalta o sócio diretor, Renato Freitas.

A MXM Turismo também participou como staff das outras etapas do BMW Ultimate Experience, prestando serviço de logística para as equipes de produção e cenografia, nas cidades de Porto Alegre (13/07); Mogi Guaçu (03/08 e 17/08); Curitiba (14/09) e Campo Grande (26/10). A edição mineira será no Megaspace, localizado em Santa Luzia, Minas Gerais.

O BMW Ultimate Experience é uma ação promovida pelo BMW Group Brasil que reúne atividades, entretenimento e experiências diferenciadas com a variedade de produtos das marcas que compõem o Grupo. Por meio de uma programação itinerante, o evento terá como destino cinco diferentes estados brasileiros, para oferecer ao público uma oportunidade exclusiva de testar diversos modelos das marcas BMW e MINI, incluindo automóveis e motocicletas, em pistas de competição.

No local onde são realizadas as etapas, o público receberá orientações e pode tirar dúvidas sobre os carros com os consultores e executivos de vendas da Euro Import BMW e Mini, além de conhecer os produtos da linha lifestyle. O espaço ainda conta com lounge fun, que proporciona entretenimento para toda a família, incluindo simulador, autorama e área kids. Já no espaço do BMW Group Serviços Financeiros, os participantes poderão conhecer as condições exclusivas de financiamentos e seguros para os veículos e motocicletas. Para deixar o evento ainda mais completo, a área de BMW Motorrad terá um jukebox para os visitantes escolherem a trilha sonora preferida e um painel com momentos históricos estará exposto em comemoração aos 90 anos da marca.

Mais informações em www.bmwultimateexperience.com.br

BMW Ultimate Experience
Etapa| Minas Gerais
Data| 23 de novembro
Local| Megaspace

Endereço| Avenida das Indústrias, 3.000 – Distrito Industrial, Santa Luzia – MG

MEGA-SENA ACUMULADA SORTEIA R$ 5,7 MILHÕES NA QUARTA-FEIRA

Lotomania também continua acumulada e pode pagar um prêmio de R$ 3,7 milhões

A Mega-Sena está acumulada e promete pagar, nesta quarta-feira (20), o prêmio de R$ 5,7 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.549. O sorteio será realizado no estúdio da Rede TV, em Osasco (SP), e transmitido ao vivo, a partir das 20h25 (horário de Brasília), no programa Momento da Sorte.

Caso o ganhador da Mega-Sena queira investir o prêmio, aplicando os R$ 5,7 milhões na Poupança da CAIXA, receberá mensalmente mais de R$ 33 mil em rendimentos. Se preferir, o apostador pode adquirir 19 imóveis no valor de R$ 300 mil cada, ou comprar uma frota de 47 carros de luxo.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas espalhadas pelo país. Clientes da CAIXA com acesso ao Internet Banking podem fazer suas apostas na Mega-Sena pela internet. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.

Lotomania:
Também nesta quarta-feira, a Lotomania promete o prêmio de R$ 3,7 milhões para o apostador que acertar os 20 números da sorte. O concurso nº 1.402 da modalidade será sorteado às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está em Cafelândia (PR), no estacionamento do Ginásio de Esportes.


Para apostar, basta escolher 50 números dentre os 100 constantes do volante. A aposta da Lotomania custa R$ 1,50 e ganha prêmio quem acerta 20, 19, 18, 17, 16 ou nenhum número.

Desmistificando a adoção de nuvem

Por Udi Geismar, Vice-Presidente da ClickSoftware para América Latina

Os medos baseados em mitos são pesos afastando empresas da nuvem e mobilidade, especialmente para a área de gestão de força de trabalho em campo. Apesar de a consultoria Gartner afirmar que Cloud e Mobilidade estão na lista de prioridades de gastos para os departamentos de TI, e a Forrester prever um crescimento exponencial com os gastos em nuvem até 2020, um pouco mais de dois terços das companhias em gestão de força de trabalho dizem ter pouco ou nenhum acesso móvel aos dados de gestão de recursos e serviços corporativos.

Entre os principais mitos enfrentados no mundo corporativo quando falamos de nuvem estão a insegurança, exigências regulatórias, padronização e retorno do investimento. Mas, como veremos abaixo, um bom planejamento e a utilização de serviços oferecidos por empresas de confiança permitem uma implantação segura e coerente com as demandas do mercado e negócio.

A Cloud não é insegura, o medo de exposição de dados confidenciais da empresa e clientes, embora pertinente, não é um argumento contra a adoção da Nuvem. A realidade é que a maioria dos departamentos de TI não está preparado ou tem os recursos necessários para lidar com as crescentes e complexas ameaças de segurança de hoje, mas a maioria dos provedores de Nuvem sim. Além disso, utilizar a nuvem também protege os dados em caso de perda de equipamentos, os mantendo em acesso remoto protegido por SLAs e protocolos de segurança.

Demandas regulatórias também não são o problema, uma vez que os principais provedores podem garantir que o armazenamento de informações esteja de acordo com as leis, até mesmo em indústrias fortemente regulamentadas. Outro mito é que a Nuvem não é confiável, mas estudos do grupo Aberdeen reportam que 93% das empresas ainda lutam contra quedas e tempos inativos, com custos crescentes. Provedores de nuvem costumam ter níveis melhores de disponibilidade e redundância, o que é particularmente importante para gestão de força de trabalho móvel, considerando o impacto de quedas no campo e para o consumidor final.

Em seu estudo de previsões para 2014 a Gartner coloca a Web-scale IT como uma das grandes tendências de TI, reinventando o modo em que serviços de TI podem ser oferecidos. Isso permitirá o desenvolvimento de sistemas flexíveis e resistentes que se recuperam de falhas mais rapidamente, e para que empresas acompanhem o ritmo terão que emular a arquitetura, processos e práticas dos provedores de nuvem exemplares, com capacidades que vão além de tamanho, mas tratam da escala de velocidade e agilidade do sistema.

Aplicativos em nuvem também são compatíveis com uma gama de plataformas padrão, sistemas operacionais e dispositivos, e, apesar de serviços oferecerem níveis de customização baseados nas necessidades da empresa, essa padronização é um benefício, especialmente se considerarmos o crescimento no número de dispositivos e sistemas.  A Gartner também prevê que as aplicações irão diminuir, enquanto os aplicativos continuarão a crescer com a melhora do Javascript impulsionando o HTML5.

Claro que também devemos avaliar o retorno dos investimentos. Uma pesquisa da Rackspace com empresas americanas e britânicas revelou que 88% das empresas se beneficiaram da redução dos custos de TI e 56% tiveram aumento nos lucros como resultado do uso de serviços de nuvem. Isso se soma à escalabilidade de demanda, flexibilidade, velocidade de resposta e liberar recursos internos de TI, combinando os benefícios da mobilidade e nuvem com as capacidades de softwares de gestão de força de trabalho móvel são possíveis ganhos entre 10 e 20% de produtividade.

Entendendo esses mitos podemos dissipar os medos e traçar o caminho para a adoção da nuvem por organizações com gestão de força de trabalho móvel. Os benefícios são claros, com a combinação de mobilidade e computação em nuvem permitindo que as empresas mais facilmente e de forma rentável implantem e dimensionem a mais recente tecnologia para gerar maior produtividade, ganhos de eficiência e melhores níveis de serviço para os consumidores.