- Modelo
é o mais seguro da categoria produzido no Brasil, obtendo 5 estrelas na
proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP
- Motor
1.0l de três cilindros é o mais potente e moderno da categoria, premiado
como o “Motor do Ano 2014” por júri especializado
- up!
obteve classificação “A” (verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular do INMETRO (ref. janeiro/2014)
·
Compacto obteve melhor índice de reparabilidade no Car Group
2014
·
Novo Volkswagen oferece ampla gama de versões e acabamentos – há
um up! para cada pessoa
Modelo tem caráter
próprio, moderno e atemporal, otimizado graças à tecnologia aplicada em seus
componentes
A
Volkswagen do Brasil apresenta um novo membro de sua família: o up!, modelo que
marca o início de uma nova era para a empresa no País. O up! chega como o carro
mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho,
economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para
os ocupantes.
Oferecido
na versão de quatro portas, o up! é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem
seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Há
um up! para cada consumidor.
Design
inovador – O up! se destaca já no primeiro olhar, com seu desenho
inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do up!: o
desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. O up!
estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas,
que se adaptam a qualquer situação.
Motor
moderno – O up! é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3
cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm,
quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.
O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm
(etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de
rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está
disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que
dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País
nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
Mais
econômico do Brasil – O up! também chega ao mercado com a
melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO
(Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O modelo obteve a
classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO,
entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida (referência
janeiro/2014). O motor está combinado a uma nova versão da consagrada
transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em
rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas
emissões.
Mais
seguro da categoria – O up! é o primeiro automóvel compacto a
obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no
Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up!
repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o
que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.
Dimensões
compactas – O up! inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo
mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu),
1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2
centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do
modelo é de 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos
no qual o novo Volkswagen atuará.
Altos
níveis de segurança – A combinação de baixo peso e segurança
elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação.
Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor
leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o
excelente peso total do novo up!.
Menor
custo de reparabilidade – Outra importante conquista
do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e
o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up!
obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do
estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo
Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Para
todos os públicos – O up! se destaca pela gama de versões
oferecidas. Versátil, o modelo atende a todos os públicos – há um up! para cada
pessoa. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos,
entre os quais destacam-se freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador
e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura;
espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e
palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor
desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de
maior eficiência.
Aprimorado
para o Brasil – O up! brasileiro, que tem três anos de garantia total de
fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do
Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal
e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o
custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustível
no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a
mais que no modelo europeu). Outra alteração importante em relação ao up!
europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos
verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.
Porta-malas
com sistema “s.a.v.e.” – Seu porta-malas tem 285 litros de
capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221
litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode
receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu
tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e
prática.
Direção
eletromecânica “easy drive” – O sistema de direção
eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha high
up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take
up! e move up!. Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em
relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando
necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma
redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de
direção com assistência hidráulica (convencional).
Interior
moderno – O interior do up! repete as formas limpas e sólidas
encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um
contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de
instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos
analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do up!, com
diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!)
e combinações de ambientação.
Volante
esportivo – O volante do up! também merece destaque, com a base reta – o
formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui
apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há
apliques em chrome effect, com o nome do modelo.
Bancos
“one shape” – Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as
versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de
recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são
diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético
“native” como opcional a partir da versão move up!. São dez opções de cores
para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a
versão.
maps&more – O up! oferece como opcional, a partir da versão move
up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de
tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.
Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que
funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo
também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas
brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais.
Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.