PATROCINADOR

07 fevereiro 2014

Honeywell lança scanphone Dolphin 60s

O Dolphin™ 60s Scanphone oferece durabilidade, alto desempenho na leitura e conectividade por um preço acessível

A Honeywell (NYSE: HON) anuncia seu mais novo computador portátil, o Dolphin 60s Scanphone. O Dolphin 60s Scanphone combina os recursos de um smartphone tradicional agregando os valores da computação móvel resistente, somado ao leitor de códigos de barras integrado no mesmo aparelho, por um preço acessível. Criado para usuários que necessitam de mobilidade constante, o dispositivo móvel Dolphin 60s Scanphone oferece acesso rápido e confiável aos dados críticos, garantido pela tecnologia comprovada da Honeywell. O Scanphone funciona como uma solução de reconhecido custo-benefício para empresas de todos os tamanhos e em qualquer mercado incluindo varejo, atividades em campo e entrega direta à loja (DSD, da sigla em inglês) – setores nos quais os proc essos manuais estão se tornando, cada vez mais, uma desvantagem competitiva.

O Dolphin 60s Scanphone tem resistência superior e foi projetado para suportar quedas de até 1,3 metro em chão de concreto e mais de 800 impactos. Suas dimensões são ideais para ser colocado no bolso. Para aumentar a eficiência e a precisão da coleta de dados, o Dolphin 60s Scanphone integra tecnologia de leitura de códigos de barras 1D e 2D com múltiplas opções de entrada de dados, incluindo um teclado completo QWERTY e numérico. Além disso, a bateria estendida do Scanphone tem autonomia prevista para turno integral de um dia de trabalho.

O Dolphin 60s Scanphone incorpora recursos de comunicação de dados e de telefone usando conectividade Wi-Fi ou 3G WWAN. Os usuários também podem aproveitar recursos das tecnologias Bluetooth® e GPS do Dolphin 60s.

“O Dolphin 60s oferece uma solução com bom custo-benefício para empresas que buscam atualizar a sua gestão para além de papel e prancheta, automatizando a sua gestão de estoque e coleta de dados. A Honeywell criou este scanphone como uma solução móvel inicial para atender as necessidades das áreas de varejo, trabalho em campo, vendas e operações DSD de todos os portes”, explica Taylor Smith, diretor de marketing de produtos da Honeywell Scanning & Mobility.


Além dos recursos móveis e de leitura otimizada de códigos de barras, o Dolphin 60s Scanphone tem um suporte estendido no seu ciclo de vida, custos reduzidos de configuração e instalação, além de um custo total de propriedade mais baixo – especialmente quando comparado aos smartphones para consumidores finais, que não oferecem a leitura de códigos de barras em nível profissional, bateria com alta autonomia e a capacidade de resistir a quedas e impacto. O Dolphin 60s também é compatível com o Remote MasterMind® 4.0, o gerenciador de dispositivos móveis da Honeywell.

O Dolphin 60s Scanphone será oferecido em duas versões: Wi-Fi e 3G WWAN. Passa a fazer parte da linha de dispositivos móveis Dolphin 6000 de scanphones.



Sobre a Honeywell
Honeywell International (www.honeywell.com) é uma empresa de tecnologia diversificada, da lista Fortune 100, e líder em produção. Atende clientes em todo o mundo com produtos e serviços aeroespaciais; tecnologia de controle para edifícios, residências e indústrias; peças automotivas; turbocompressores; e materiais especiais. Honeywell Scanning&Mobility (HSM) é parte da divisão Automation and Control Solutions (ACS) do grupo Honeywell. A HSM é líder na fabricação de equipamentos de coleta de dados de alto desempenho que utilizam as tecnologias laser e de captura de imagem, incluindo computadores móveis robustos, leitores de códigos de barras, computadores veiculares, impressoras, dispositivos com tecnologia RFID, softwares e soluções de comandos por voz. Com um dos portfólios mais amp los de produtos na indústria de identificação automática e coleta de dados, HSM fornece aos nossos clientes soluções completas para os mais variados segmentos de mercado, como: varejo, transporte e logística, saúde, indústria, força de vendas e aplicações em portos, que procuram melhorar as operações e o atendimento ao cliente. Além disso, HSM fornece software avançado, serviços e soluções profissionais que ajudam os clientes a gerenciar dados e ativos. Produtos HSM são vendidos mundialmente por meio de uma rede de distribuidores e revendas. Para mais informações sobre a Honeywell Scanning & Mobility, visite www.honeywellaidc.com

SAP Forum traz as tendências mundiais em tecnologia para negócios

Maior evento de negócios e tecnologia da América Latina, que chega à sua 18ª edição, deve reunir mais de 9.000 participantes em São Paulo

 Com o tema “Antecipe o futuro dos negócios” e o propósito de apresentar e discutir assuntos como inovação, melhores práticas de gestão empresarial e tendências tecnológicas para acelerar os negócios das empresas - independente do tamanho -, o SAP Forum, maior evento de negócios e tecnologia da América Latina, chega a sua 18ª edição. O encontro deve reunir cerca de 9.000 visitantes entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em São Paulo.

Voltado para empreendedores e pequenos empresários até companhias multinacionais de grande porte, o evento conta com mais de 500 sessões com conteúdos relevantes para as áreas de negócios das organizações, como Recursos Humanos, marketing, vendas, logística, finanças e compras. Além disso, a programação inclui apresentações criadas especificamente sobre questões do dia a dia de diferentes setores do mercado, entre eles Serviços Financeiros, Utilities, Produtos de Consumo, Agronegócio, Setor Público, Manufatura, Varejo, Telecom, Óleo e Gás e Mineração.

“O SAP Forum é reconhecido por ter conteúdo muito rico e já está consolidado no calendário de eventos de negócios do Brasil. O objetivo é discutir negócios sob a ótica de inovação e tecnologia como fatores propulsores para o crescimento”, diz Gustavo Amorim, vice-presidente de Marketing – SAP SoLA.

Para o Congresso de abertura, está confirmada a presença do economista e escritor do livro O Valor do Amanhã, Eduardo Gianetti. Outros importantes nomes do mercado também estarão no evento, como o economista Mailson da Nóbrega, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, Walter Longo, presidente da agência Grey Brasil, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, entre outras personalidades.

O evento tem um foco abrangente e pretende cobrir diferentes tipos de negócios e assuntos pertinentes de um determinado setor, como o de Varejo ou de pequenas e médias empresas. “A tecnologia é apenas uma ferramenta. O importante é o valor de negócio que as empresas atingem por meio do uso dessa tecnologia. Vamos mostrar no evento casos de sucesso de clientes da SAP que estão crescendo e inovando com o uso de software”, resume Amorim.

Também estão programadas apresentações de soluções de mobilidade, computação em nuvem, análise de dados, e processamento de informações em tempo real com a plataforma SAP HANA. A tecnologia móvel, por exemplo, é um dos temas principais do evento e os participantes terão muito conteúdo sobre o assunto, inclusive, casos de sucesso sobre como as empresas podem melhorar a produtividade, levando aplicações de negócios para a palma da mão dos colaboradores.

Um destaque do SAP Forum é a computação em nuvem e a capacidade que a tecnologia oferece às empresas de gerenciarem o seu negócio sem a necessidade de um investimento na aquisição de equipamentos (hardware) e contratação de gestão de infraestrutura de tecnologia. “A utilização de software em nuvem é uma tendência mundial. As empresas estão cada vez mais olhando para isso e a modalidade de compra de software mais infraestrutura, pagando mensalmente pelo uso, como um serviço, é especialmente atrativo aos pequenos empresários”, comenta o vice-presidente.

Outro assunto que será muito debatido é Big Data, termo que consiste na captura e análise de grandes volumes de dados. “As empresas geram milhões de dados diariamente que precisam ser analisados minuciosamente para a melhor tomada de decisão. E isso é uma tarefa praticamente impossível sem a ajuda de uma plataforma tecnológica. As soluções da SAP permitem que as companhias extraiam de seus sistemas de informação e até da internet e redes sociais informação relevante que de alguma forma afeta o seu negócio, inclusive, em tempo real e disponível para dispositivos móveis”, afirma Amorim.

Inovação até no futebol
Pela primeira vez no Brasil, a SAP fará demonstrações sobre como a tecnologia pode melhorar a gestão administrativa dos times, de suas arenas e da interação com os torcedores. A empresa preparou para esta edição do SAP Forum um espaço especial onde os visitantes poderão ver como funciona essa tecnologia de análise de dados em tempo real.

Conteúdo para desenvolvedores
Uma novidade no SAP Forum é a criação de sessões com conteúdo exclusivo para desenvolvedores de software, que terão a oportunidade de participar de sessões práticas das principais tecnologias da SAP, como a plataforma para desenvolvimento de aplicações móveis da empresa. No evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer as tecnologias da SAP e desenvolver suas primeiras aplicações a partir destas plataformas, tudo com acompanhamento de especialistas SAP.

Serviço
Data: 11 a 13 de fevereiro de 2013
Horário: 8h às 18h
Local:  Expo Transamérica (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo, SP)
Inscrição e Agenda do evento: www.sapforum.com.br

Travel Inn chega a Alphaville com hotel de conforto para empresários e executivos

A Rede Travel Inn acaba de ampliar sua presença na região metropolitana de São Paulo: desde 1.º de dezembro, está em funcionamento o Travel Inn Alphaville, situado dentro do bairro planejado de maior sucesso do Brasil, junto à Rodovia Castello Branco e ao Rodoanel Mário Covas, a apenas 23 km da movimentada Avenida Paulista. Uma vez que o complexo Alphaville-Tamboré, nos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, concentra as sedes de inúmeras empresas, além de moradias de alto padrão, essa unidade do Travel Inn chega em boa hora, às vésperas da Copa do Mundo, como opção para empresários, executivos e também turistas.

Os apartamentos do Travel Inn Alphaville foram projetados para receber o público executivo de Alphaville; todos contam com varanda e estão equipados com estação de trabalho, telefone, internet, TV a cabo, ar condicionado e frigobar. Para o período de antes ou após o trabalho, há espaço para o esporte e o lazer: na cobertura, uma área com terraço e piscina, de onde se tem um belo panorama de Alphaville. Há um amplo estacionamento, serviço de lavanderia e também sala de internet. O café da manhã é servido, com todo o conforto, no próprio apartamento. E, anexo ao hotel, funciona o Deck Restaurante, com opções para almoço, jantar e eventos. Ali perto estão bancos, lojas e uma cooperativa de táxis. O novo Travel Inn Alphaville fica na Avenida Yokiro Takaoka, 4.700, Alphaville, município de Santana de Parnaíba.

A marca Travel Inn é propriedade da empresa Results, que existe desde 1987, sob a presidência de Manuel Gama, experiente especialista internacional em hotéis. Inicialmente planejada para prestar serviços de assessoria e consultoria para hotéis e flats, a Travel Inn acabou por expandir sua área de atuação para administração e comercialização de flats. Esta expansão começou em Campinas quando foi arrendado seu primeiro hotel. Hoje, a rede, com sede em São Paulo, oferece várias opções de hospedagem em diversas cidades do Brasil que garantem serviços de qualidade, atendimento diferenciado e preços justos aos clientes, cujo principal perfil é formado por executivos que viajam a trabalho e buscam hospedagem em ambiente tranquilo e refinado, com boa localização e infra-estrutura de serviços. A rede abrange cinco segmentos: Travel Inn Resorts, Travel Inn Flats Services, Travel Inn Hotel, Travel Inn Residence e Travel Inn Pousadas, onde todas as unidades da rede têm por filosofia a satisfação do cliente.

Há unidades Travel Inn nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, além de uma em Buenos Aires, na Argentina. Na metrópole paulistana, entre as opções, está o Braston São Paulo, em pleno centro, E, para as férias de verão, o Travel Inn Boulevard Riviera está cercado de atrações, na Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, Litoral Norte.

Travel Inn Alphaville
Avenida Yokiro Takaoka, 4.700, Alphaville - Santana de Parnaíba /SP.
Central de reservas São Paulo: (11) 5081-8822
Demais localidades: 0800 773 3300

DoVivo lança três novos sabores de suco verde e anuncia mais novidades!

Um suco fresquinho e gostoso para ser tomado na primeira hora da manhã, que trás muitos benefícios à saúde e ajuda a desintoxicar o organismo... Esse é o famoso Suco Verde DoVivo, que muitos já conhecem e recebem em casa todos os dias. Para acompanhar essa receita, a empresa acaba de lançar três sabores diferenciados, que farão parte de dois novos pacotes.  

Ânima, Odara e Verdivino trazem alguns ingredientes em comum como a semente de girassol germinada, que por estar em um estado embrionário, traz grande quantidade de energia vital, que é rapidamente assimilada, e a grama do trigo, que tem altíssimo teor de clorofila, limpando, nutrindo e reestruturando o sangue. Além desses, o Ânima (133 kcal) leva alface, pepino japonês, brócolis e manga; o Odara (131 kcal), couve, espinafre, maçã, pêra e gengibre; e o Verdivino (110 kcal), água de coco, espinafre, hortelã e pêra.

Segundo a sócia-proprietária da empresa, Sílvia Andreoni, o processo da criação das receitas não é tão simples porque precisam testar pontos como a preservação da vida do alimento, textura e o sabor, para que seja gostoso e agradável.

Para experimentar os novos sabores, o cliente pode optar por um dos dois pacotes:
- Verdíssimo: entregue em domicílio, diariamente: 2ª feira – Suco Verde DoVivo; 3ª feira – Ânima; 4ª feira – Odara; 5ª feira – Verdivino; e 6ª feira – Suco Verde DoVivo.
- Detox 1 dia: entregue em domicílio, para ser consumido em apenas um dia, substituindo todas as refeições: iniciar o dia com o Suco Verde DoVivo para dar um gás na energia, depois preparar-se para a próxima refeição com o Odara, recalibrar-se com o Suco Verde DoVivo, revitalizar as suas energias e hidratação com o Verdivino e, por último, eliminar a retenção de líquidos e acalmar-se no final do dia com o Ânima.
Além dos novos sabores de sucos, a DoVivo lança também a Granola Salgada, que contém trigo sarraceno hidratado, amêndoa hidratada, azeite de oliva extravirgem, semente de abóbora, semente de gergelim germinada, semente de girassol germinada, semente de chia, creme de balsâmico, ervas da Provença, sal rosa do Himalaia e suco de limão. Mais um novo e delicioso produto que passa a fazer parte do cardápio da empresa.
Para Anna Luiza Velho, sócia-fundadora, a ideia é oferecer aos clientes novas experiências através de sabores diferenciados, sem deixar de lado o conceito da alimentação viva e da união de alimentos ricos em nutrientes.

06 fevereiro 2014

up! marca início de uma nova era para a Volkswagen no Brasil

  • Modelo é o mais seguro da categoria produzido no Brasil, obtendo 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP
  • Motor 1.0l de três cilindros é o mais potente e moderno da categoria, premiado como o “Motor do Ano 2014” por júri especializado
  • up! obteve classificação “A” (verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (ref. janeiro/2014)
·         Compacto obteve melhor índice de reparabilidade no Car Group 2014
·         Novo Volkswagen oferece ampla gama de versões e acabamentos – há um up! para cada pessoa
Modelo tem caráter próprio, moderno e atemporal, otimizado graças à tecnologia aplicada em seus componentes

A Volkswagen do Brasil apresenta um novo membro de sua família: o up!, modelo que marca o início de uma nova era para a empresa no País. O up! chega como o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes.
Oferecido na versão de quatro portas, o up! é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Há um up! para cada consumidor.
Design inovador – O up! se destaca já no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação.
Motor moderno – O up! é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
Mais econômico do Brasil – O up! também chega ao mercado com a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O modelo obteve a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar-condicionado e direção assistida (referência janeiro/2014). O motor está combinado a uma nova versão da consagrada transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Mais seguro da categoria – O up! é o primeiro automóvel compacto a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil  o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.
Dimensões compactas – O up! inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo Volkswagen atuará.
Altos níveis de segurança – A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do novo up!.
Menor custo de reparabilidade – Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Para todos os públicos – O up! se destaca pela gama de versões oferecidas. Versátil, o modelo atende a todos os públicos – há um up! para cada pessoa. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
Aprimorado para o Brasil – O up! brasileiro, que tem três anos de garantia total de fábrica, recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). Outra alteração importante em relação ao up! europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.
Porta-malas com sistema “s.a.v.e.” – Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
Direção eletromecânica “easy drive” – O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!. Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).
Interior moderno – O interior do up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.
Volante esportivo – O volante do up! também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. 
Bancos “one shape” – Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!. São dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.
maps&more – O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

VLT Baixada Santista terá testes operacionais em julho

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes, anunciou que não haverá atraso nos testes operacionais do VLT da Baixada Santista, que estão previstos para iniciar em julho, apesar das obras ficarem paralisadas por um período de 22 dias. A previsão é de que a população poderá utilizar o novo modal em 2015.

Lopes também garantiu que até maio sete estações já estarão prontas, e que os primeiros trens também chegarão à mesma época. A empresa espanhola Vossloh Rail Vehicles fabricará a frota de 22 trens do VLT, juntamente com a empresa brasileira T´Trans.  Os três primeiros VLTs serão produzidos na Espanha e os demais em Três Rios (RJ), onde a T´Trans tem uma fábrica e o mockup (maquete em tamanho real) do carro do VLT foi produzido e finalizado em novembro do ano passado.

O início de janeiro de 2014, a Ministério Público Estadual (MPE) contestou uma alteração no traçado original do VLT que ligará São Vicente ao Porto de Santos. O Estudo de Impacto Ambiental, segundo os promotores, não mencionava que a avenida seria alargada para que o VLT passasse no canteiro central. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santos, Daniel Ribeiro de Paula, concedeu uma liminar determinando a suspensão das obras em um trecho de 2,3 quilômetros na Avenida Francisco Glicério, entre o Canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias. As obras do VLT foram retomadas no último sábado, 1º de fevereiro.

A primeira etapa do VLT contempla 9,5 Km de extensão, entre os Barreiros (São Vicente) e a av. Conselheiro Nébias (Santos), 11 estações, 1 terminal (Barreiros), uma estação de transferência , um pátio de apoio e investimento de R$ 980 milhões. A expectativa é atender 70 mil passageiros por dia.

FecomercioSP: faturamento anual do varejo paulista atinge R$ 456,8 bilhões em novembro

Receita real de vendas do setor cresce 4,2% no acumulado em onze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior

O faturamento do comércio varejista do Estado de São Paulo foi de R$ 45,6 bilhões em novembro de 2013, uma alta de 9,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior - em relação a outubro, contudo, o valor foi ligeiramente menor (-0,5%). No acumulado dos onze meses de 2013, a receita real de vendas do setor cresceu 4,2%, chegando a R$ 456,8 bilhões. Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), apurada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

Os setores que registraram as maiores altas anuais foram os de materiais de construção (19,9%); de concessionárias de veículos (15,7%); e de eletrodomésticos e eletrônicos (12,7%). Já os supermercados, que representam a maior fatia do varejo, apresentaram crescimento de 10,2% no faturamento de novembro, frente ao mesmo mês do ano anterior.

O único ramo de atividade que apresentou queda no período foi o de loja de departamentos. O faturamento do segmento recuou 23%, frente a novembro de 2012. - resultado que contribuiu para uma queda acumulada, nos onze meses do ano, de 17,2%, o pior desempenho entre todos os segmentos.

Em comparação com outubro, apenas quatro segmentos encerraram o mês de novembro com crescimento no faturamento: de lojas de vestuário, tecidos e calçados (8,7%); de supermercados (4,5%); de eletrodomésticos e eletrônicos (3,6%); e de móveis e decoração (3%). No período, a receita real de vendas desses segmentos chegou, respectivamente, a R$ 4,34 bilhões; R$ 13,11 bilhões; R$ 2,16 bilhões; e R$ 747 milhões. O maior recuo partiu de concessionárias de veículos (-8,9%), ramo de atividade que apresentou faturamento mensal de R$ 6,95 bilhões em novembro.

Segundo a FecomercioSP, embora os resultados de novembro sejam positivos, ainda não é possível vislumbrar, no horizonte de curto prazo, um cenário otimista para o varejo em 2014. Parte do crescimento apurado no período está pautada em uma base fraca de comparação - e não propriamente uma curva sustentada do consumo paulista.

Há uma queda acentuada na confiança do consumidor, uma aceleração contundente na inflação de dezembro, riscos de elevações reais em tributos municipais, além da manutenção de um ritmo fraco na atividade econômica doméstica.

Capital paulista
A cidade de São Paulo apresentou o terceiro melhor desempenho anual do setor. Em novembro de 2013, as vendas da capital paulista cresceram 12,2%, em comparação com igual período de 2012. Já no acumulado de janeiro a novembro, a expansão do comércio varejista da região foi de 4,4%, chegando a R$ 143,3 bilhões.

Somente no mês de novembro, a receita real de vendas da capital atingiu R$ 14,5 bilhões, o mesmo patamar registrado em outubro. Entre os segmentos que mais impactaram positivamente os resultados da região estão os de lojas de vestuário, tecidos e calçados (16,4%); de eletrodomésticos e eletrônicos (8,2%); e de departamentos (7,2%).

Entre os resultados que influenciaram negativamente as vendas do comércio varejista paulista, destacaram-se as lojas de concessionárias de veículos (-9,1%).

Ranking regional
O comércio varejista da cidade de Guarulhos foi o que mais apresentou crescimento anual entre as 16 regiões pesquisadas. No acumulado de 2013 até novembro, o faturamento do setor atingiu R$ 26,2 bilhões no município, uma alta de 20,8% em relação a igual período de 2012. Sorocaba foi a cidade com a segunda maior expansão do período de 11 meses (12,8%), atingindo faturamento de R$ 22,3 bilhões.

Quatro regiões encerraram o período de onze meses com queda no faturamento: Jundiaí (-5,1%), Litoral (-4%), Presidente Prudente (-0,9%) e Araraquara (-0,8%).

Nota metodológica 
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e dez setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outros). 

Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

Sobre a FecomercioSP 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.