PATROCINADOR

13 fevereiro 2014

Contact center: vamos fazer do “imagina na Copa” uma realidade para o nosso setor também?

Treze tendências que já são realidade nos EUA podem ajudar o Brasil a brilhar na área de prestação de serviços ao consumidor em 2014 e nos anos que ainda estão por vir; o objetivo é fazer de cada interação do cliente com o contact center uma experiência com a excelência e uma oportunidade de geração de novos negócios


Pedro Silveira*

Vamos para o segundo mês de 2014, é isso aí, entramos no tão esperado ano da Copa do Mundo no Brasil! Todos os brasileiros serão tomados, daqui a pouco, por aquele sentimento de esperança, aquela vontade e crença de que tudo dará certo que faz, de todos nós, brasileiros.

E você, o que espera do setor de relacionamento com o cliente no ano da Copa?

Eu vejo, por um lado, um grande grupo de pessoas se divertindo com o principal campeonato daquela que é a paixão nacional. Uma nova classe média que poderá aproveitar os jogos em HD em suas TVs, que poderá voar às cidades sede para conhecer estádios e torcer pela seleção, que vai reunir os amigos para um bom churrasco, consumindo mais alimentos, bebidas, refrigeradores, vinho, assinaturas de TV, banda larga, tudo!

Por outro lado, vejo um consumidor mais consciente, que reconhece seu valor, está ligado nas redes sociais e tem o poder da escolha. Que demanda mais qualidade de atendimento.

Você sabe, agora, o que esperar para 2014: que seu atendimento ao cliente seja uma arma competitiva de negócios. Para isso, é necessário pensar cada interação entre o cliente e o contact center como uma experiência com a excelência e uma oportunidade de geração de novos negócios.

Para te ajudar a chegar lá, trago aqui as principais tendências do atendimento ao cliente no mercado norte-americano, resultado do webinar “Prioridades e Tendências chave para o Contact Center em 2014”, do qual participaram analistas de mercado da Forrester Research e da McGeeSmith, além de experts da Vanguard Communications e da Interactive Intelligence.

#1 Mobile
Os números para este setor são incríveis e vão crescer ainda mais, com uma penetração que já soma 58% da população brasileira. E 33% dos usuários são “super conectados”, estão diariamente nas redes sociais.

Adicionar o mobile como canal de comunicação desponta como necessidade imediata. Mas deve-se prestar atenção no que está “por trás das câmeras” – sistemas integrados, estratégia bem definida de abordagem ao cliente e a capacidade de atualizar seu app nos vários sistemas operacionais móveis são os principais segredos.

#2 Multicanalidade
Lá atrás, em 1994, acompanhamos a morte do call center, aquela central que só recebia chamadas telefônicas, operando de forma quase “artesanal” para atender os clientes. Passaram-se 20 anos e, hoje, o cliente quer ter o poder da escolha, ser omni channel é a tendência, mas não um processo de “tudo ou nada”.

Acima da importância de oferecer todo e qualquer canal de comunicação, crie uma experiência memorável para os seus clientes. Eles falarão sobre isso para, ao menos 229 amigos no facebook.

O que nos leva à tendência 3...

#3 Blending
A otimização da força de trabalho, reduzindo custos e aumentando a produtividade, esta é talvez a principal preocupação dos gestores do contact center. Capacitar seus agentes e garantir aderência com a máxima eficiência é a palavra de ordem.

Se 30% dos agentes são capazes de atender em múltiplos canais de comunicação – e 52% deles suportam todos os canais, mas são especialistas em um só – faz mais do que sentido adotar o blending, combinando skills e turnos de trabalho, realizando cross training para transformar atendentes em especialistas.

#4 Nuvem
Com o fornecedor correto de tecnologia, usar uma solução de comunicação na nuvem não é mais uma aventura. Não é mais um hype, tornando-se, hoje, mainstream.

O ano de 2009 fez com que as empresas americanas, imersas em um cenário de recessão, fossem “intimadas” a concentrar todos os seus esforços e investimentos em seu core business. Grandes investimentos em infraestrutura eram impossíveis. Não se preocupar com atualização de software e hardware, pagar pelo que se usa e contar com total escalabilidade tornou-se a nova lei.

#5 WFO
Novos KPIs criam a possibilidade de se conhecer mais a fundo o consumidor. A determinação de um índice como, por exemplo, o Net Promoter Score, mede a probabilidade de um cliente recomendar uma empresa a um amigo ou conhecido. Isso é, tipicamente, um KPI que adiciona valor estratégico aos negócios.

É possível até determinar o que seu cliente está sentindo, com tecnologias que nos levam ao ponto #6 e ao conjunto de tendências tecnológicas que devem se destacar em 2014:

#6 Speech Analytics in Real Time
Os novos KPIs destacam o valor da emoção do cliente como um dado importantíssimo, o que cria a necessidade de sua detecção imediata. Para isso, analisar a voz em tempo real é um fator chave.

#7 SIP Trunking
Apesar da demora na implementação de links dedicados que pode chegar a 90 dias, a tecnologia é usada por 38% das companhias e tem um nível de satisfação de 92%.

#8 Agentes Remotos
O segredo dos contact centers que adotam teens como sua principal força de trabalho. Permite eliminar o tempo perdido entre casa, trabalho e faculdade, mantendo agentes comprometidos e satisfeitos.

#9 Proactively Outbound
Entrar em contato com seu cliente e fornecer informações rápidas, dados de pagamento e avisos de falha no serviço. Isso é feito antes que ele se frustre com URAs e com as longas filas de atendimento nos picos de demanda da central.

#10 WebRTC
A tecnologia que permite que browsers executem chamadas telefônicas, vídeo chat e compartilhamento P2P é, sem dúvida, valiosa, mas ainda super estimada. Com certeza será o futuro para a nuvem.

#11 Vídeo
Empresas estão cada vez mais interessadas. A grande dúvida é realizar streaming de vídeos pré-gravados ou interação ao vivo com os agentes? O vertical de finanças já pode comprovar sua eficiência.

#12 Comunicações com o Backoffice
O uso de mensageiros instantâneos para conexão com outras áreas da companhia é cada vez mais adotado. Trata-se de algo essencial, já que boa parte das respostas mais complexas encontra-se fora do central de atendimento.

#13 Gamification
Uma ferramenta tremenda para aumentar desempenho dos agentes através de reconhecimento e competição com aspectos sociais. Deve ser bem planejada para não virar um quadro de funcionário do mês.

Tenho certeza de que estas tendências farão com que milhões de brasileiros poderão, neste ano e nos seguintes, dizer “você imaginava que o atendimento ao cliente na Copa seria tão bom assim”? 


*Pedro Silveira é gerente de marketing para a América Latina e Brasil da Interactive Intelligence 

AEA inicia chamada dos trabalhos técnicos do SIMEA 2014

A Associação de Engenharia Automotiva (AEA) inicia a chamada dos trabalhos para XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA 2014), este ano com o tema “Inovar – Auto e a Evolução Tecnológica do Brasil”, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos WTC, em São Paulo (SP).

Serão aceitas propostas de artigos técnicos sobre todos os assuntos relacionados com a Engenharia Automotiva, agrupados nos seguintes temas: Combustíveis, Biocombustíveis, Lubrificantes e Aditivos; Ensaios e Simulações; Manufatura e Processos, Projeto e Tecnologia do Veículo; Emissões e Inspeção Técnica Veicular; Materiais e Reciclagem, Motores e Transmissões e Segurança Veicular.

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante as sessões técnicas durante o evento. A data limite para a submissão dos resumos é dia 9 de abril, sendo que a aprovação será feita até o dia 24 deste mesmo mês. A divulgação da aprovação do trabalho será em 14 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no site www.simea.org.br

BMP 41, impressora térmica portátil, da Brady no Grupo Policom

Lançamento: BMP 41, impressora térmica portátil, da Brady no Grupo Policom

Indicada para identificação de fios e cabos, bloco de terminais, patch panel, termocontráteis, componentes de painéis e identificação em geral, a BMP 41, da Brady, fui lançada em âmbito mundial em novembro de 2013 e está disponível no Grupo Policom para pronta entrega.


Equipada com bateria recarregável de longa duração e resiste a impactos e a quedas de até 1,8 m, a BPM 41 é portátil, compacta e leve; é equipada com tela de fácil visualização, interface intuitiva e design robusto; permite a impressão de etiquetas de forma rápida e fácil; conta com apoios de borracha que favorecem o encaixe nas mãos do operador; cabe em caixas de ferramentas e possui teclado estilo QWERTY para digitação mais rápida e precisa.

O desempenho da BMP 41 foi testado em fábrica e em campo com mais de 190 modelos de etiquetas, confeccionadas em poliéster, poliéster transparente, poliéster metalizado, polipropileno, vinil, tecido de vinil, entre outros. Além disso, a capacidade de impressão diária é de 250 etiquetas pré-cortadas e contínuas, com largura máxima de 25 mm de largura que atende a diversas necessidades e aplicações.

Portátil, pode ser usada diretamente na estação de trabalho, em trânsito ou no escritório conectada a um computador. A BMP 41 imprime por transferência térmica com resolução de 300 dpi, possui visor grande e luminoso e conta com modelos de etiquetas inclusas para as aplicações padrões de identificação. Oferece ainda, acessório com ímã na parte traseira para colocação em superfície magnetizada.

Com garantia de dois anos, esse lançamento da Brady tem como funções de impressão, pré-visualização, serialização, comprimento fixo, espelhado, impressão vertical ou rotacionada, auto-formato e multi-impressão.

Informações sobre a BMP 41 no site do Grupo Policom: http://www.grupopolicom.com.br/busca.php?limit=20&course=BMP41.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.


Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.

Avctoris Oferece Registro de Marca Grátis para Bandas e Músicos

Promoção é válida para qualquer artista que fizer a transmissão de um show ao vivo via NetShow.me e tiver ao menos uma composição registrada no site de registro de direitos autorais Avctoris
 

A Avctoris, primeiro site de serviço independente de registro e comprovação de direito autoral via internet, vai oferecer registro de marca grátis para bandas e músicos. A oferta será feita em parceria com a RPost, empresa que detém os direitos de patente e copyright da tecnologia de e-mail registrado, e a NetShow.me,  plataforma de veiculação de shows ao vivo. Os artistas arcarão apenas com a taxa do INPI, no valor de 140,00 reais. Esse valor ainda pode ser coberto com as gorjetas oferecidas pelos fãs aos artistas que veiculam suas apresentações via NetShow.me.

A promoção, que começa em fevereiro, é válida para qualquer banda ou músico que veicular ao menos um show via plataforma NetShow.me e registrar uma composição no site de serviço de direitos autorais Avctoris. A NetShow.me permite aos artistas se apresentarem online e ainda serem remunerados de forma inteligente e econômica pelos internautas.

As bandas ou músicos podem criar seus shows gratuitamente, definindo data, horário, preço dos ingressos eletrônicos, número de ingressos e recompensa dos apoiadores. Já os fãs compram moedas, a partir de 0,50 centavos e trocam por ingressos virtuais para assistir aos shows de seus artistas favoritos via internet e poder interagir com os integrantes por meio de um ambiente informal e intimista.

Os fãs ainda têm a opção de apoiar os seus ídolos com gorjetas e garantir recompensas criativas, tais como ligações ao vivo, participação em vídeo clipes, CDs autografados, entre outras iniciativas.

Para ter uma composição registrada e assim protegida contra plágio, adulteração ou qualquer uso ilegal de suas criações, o artista pode acessar o site da Avctoris e preencher as informações básicas, como nome, CPF e e-mail. O autor então seleciona o arquivo digital da obra a ser protegida (que pode ser, por exemplo, o MP3 da música ou um PDF contendo a letra e a partitura), e o sistema então envia um código de autenticação que documenta o registro.

Através das ferramentas da plataforma da RPost, a Avctoris também atesta e documenta o depósito do registro, com todos os detalhes relevantes, como a data de envio do documento, os dados de tráfego pela rede global e o momento de abertura e arquivamento do mesmo por parte da equipe de registro.

Este conjunto de elementos fornecido pelo Avctoris é válido nos 167 países que participam da Convenção de Berna, entre eles Brasil, EUA e todos os países da Comunidade Européia.

De acordo com Rudnei Modezejewski, fundador do Avctoris, um dos principais objetivos dessa promoção é ajudar os artistas a proteger suas marcas (ou nomes artísticos) gastando muito pouco e "de quebra" ainda proteger suas composições e aprender a usar a plataforma da NetShow.me, que pode ser usada depois para vários outros shows.

"A plataforma NetShow.me oferece um serviço pioneiro para esse segmento, que garante visibilidade ao artista, sem investimentos e ainda com possibilidade de lucros. E com a plataforma da RPost, o serviço de registro de direitos autorais torna-se legalmente reconhecido. Sem dúvidas, com ambas as parcerias, aumentamos o nosso leque de oportunidades", acredita Modezejewski.

Para Rafael Belmonte, fundador da plataforma NetShow.me, a parceria com a Avctoris e RPost permitirá oferecer um pacote completo ao artista. "Agora as bandas ou músicos independentes que já conhecem nosso serviço, podem contar com a proteção de suas composições sem custo. Muitos artistas ainda têm uma infinidade de criações não-registradas que dão margem a plágios e adulterações. Essa promoção irá lhes proporcionar muito mais segurança", pontua Belmonte.

"O serviço de e-mail registrado da RPost já vem sendo uma alternativa econômica e segura para uma série de envio de documentos, utilizadas por profissionais e empresas de diversos segmentos. A iniciativa tem tudo para gerar grandes resultados para todas as partes envolvidas", finaliza Fernando Neves, presidente da RPost no Brasil.

GRANDE HOTEL SÃO PEDRO oferece diversão para todas as idades no Carnaval 2014

GRANDE HOTEL SÃO PEDRO oferece diversão para todas as idades no Carnaval 2014

O Carnaval é a festa brasileira mais conhecida no mundo, mas também é período de descanso e ideal para aproveitar o final do verão. Quem optar pelo interior paulista durante o feriado, encontra no GRANDE HOTEL SÃO PEDRO programação para relaxar, divertir e unir toda a família.

Além de desfrutarem do melhor da alta gastronomia nos restaurantes do hotel e durante os workshops enogastronômicos, os hóspedes podem entrar no clima carnavalesco com diversas atividades preparadas pela equipe de lazer do empreendimento. Destacam-se o animado desfile de rua com escola de samba e a roda de samba com um dos maiores compositores e intérpretes do Brasil, Almir Guineto.

Outro momento único do Carnaval no GRANDE HOTEL acontece no bar Figueira da Piscina, que será transformado em um botequim para um happy hour com grupo de samba e petiscos.

Os que preferem atividades esportivas e relaxantes podem participar de clínicas de golfe, tardes esportivas, passeio de bike pela cidade e uma exclusiva sessão de cinema ao ar livre.

Para o público infantil, a programação também é diversificada. Matinê e desfile de fantasias, atividades aquáticas e uma divertida gincana entre pais e filhos são algumas das opções.

As reservas podem ser feitas pelo telefone 19 3482-7600 ou pelo site www.grandehotelsenac.com.br.

Serviço
Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac
Pacote: de 28/2 a 5/3, 6ª a 4ª
Valor: Diárias a partir de R$ 702 por pessoa em apartamento duplo, categoria luxo, pensão completa – bebidas não inclusas
Endereço: Parque Dr. Otávio de Moura Andrade, s/n - Águas de São Pedro - SP

Informações e reservas: www.grandehotelsenac.com.br ou 19 3482-7600

Aposta certa nos campos em 2014 - por André Lobo Faro

Apesar de ser um ano de Copa no Brasil, existe um outro tipo de campo em nosso país que continuará chamando a atenção de todo o mundo. Estamos falando da agricultura. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, na safra de 2013/2014 o Brasil poderá ser o maior produtor e exportador mundial de soja. O levantamento é apenas um dos índices positivos para o setor e que, de fato, demonstram que, a cada ano, o agronegócio ganha cada vez mais força e competitividade, contribuindo decisivamente para o cenário econômico brasileiro.

E é de olho neste contexto que empresas de dentro e fora do país continuam investindo para oferecer as melhores soluções a produtores brasileiros, cada vez mais preparados e ávidos por tecnologias que lhes garantam melhores resultados em suas atividades, seja diretamente na lavoura, ou na manutenção dos campos e jardins das propriedades rurais.

A Husqvarna, por exemplo, teve uma amostra importante da grande procura por equipamentos para a cultura de café. Recorde de vendas em 2013, a derriçadeira 226RJ garante mais produtividade na colheita do grão, sendo uma solução também para a questão da falta de mão de obra no segmento. Certamente, esta linha de produtos será um dos focos da multinacional.

Mas não só nos campos agrícolas é que estarão as boas oportunidades em 2014. A jardinagem doméstica e profissional é um mercado que também deve garantir uma demanda crescente por máquinas como cortadores de grama, motosserras, sopradores, podadores de cerca-viva, entre outros que têm conquistado usuários domésticos, engenheiros, arquitetos, paisagistas e profissionais do setor.

Independente da atuação do Brasil no futebol, pelo menos uma certeza todos temos: nos campos verdes da agricultura e da jardinagem, produtores e investidores estão otimistas para 2014, principalmente no que depender da força de trabalho e das novas tecnologias, pois estas sim, sempre garantirão um placar final positivo para todos. 

André Lobo Faro é Diretor Nacional de Vendas e Serviços da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.

AlphaGraphics é eleita a melhor fornecedora da Indústria da Comunicação de 2013 em três categorias

A AlphaGraphics conquistou o prêmio “Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação - 2013”, organizado pela Revista Negócios da Comunicação, que reconhece a qualidade de serviços e produtos que as empresas oferecem ao mercado da comunicação. A AlphaGraphics foi premiada em três categorias: “Melhores gráficas digitais para Revistas”, “Melhores gráficas digitais para Livros” e “Melhores gráficas digitais para Materiais Promocionais”.

A votação foi realizada pela Revista Negócios da Comunicação entre os meses de outubro e novembro de 2013 e contou com a participação de 17 mil executivos que atuam em empresas de comunicação. "Estamos muito honrados em receber este prêmio, que reflete a confiança do mercado em nossos serviços de impressão digital e comunicações personalizadas", afirma Rodrigo Abreu, sócio-presidente da
AlphaGraphics.

Sobre a AlphaGraphics
Comemorando 44 anos em 2014, a rede AlphaGraphics (www.alphagraphics.com.br) conta com mais de 280 unidades, oferecendo uma imensa variedade de soluções para design, impressão em grandes formatos, offset, comunicação de marketing, produtos promocionais, arquivos digitais e serviço de envio para empresas de todos os portes. Hoje, as franquias da AlphaGraphics estão nos Estados Unidos, Brasil, China, Hong Kong, México, Arábia Saudita e Grã-Bretanha. No Brasil há 24 anos e em plena expansão, a rede nacional conta com unidades que atuam com a missão de trabalhar com pessoas para planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando os clientes a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança.
A AlphaGraphics conta com uma divisão exclusiva de marketing direto e inteligência de dados, a agDirect crossmedia (www.agdirect.com.br), que desenvolve campanhas completas com ferramentas como URLs Personalizadas (P-URLs), crossmedia, variable mapping, e-mail marketing personalizado, QR-Code, Realidade Aumentada, web-to-print, transpromo, entre outras tecnologias.
Outro projeto é o agBook (www.agbook.com.br), divisão de livros sob demanda e publicação gratuita que permite com que escritores editem e publiquem seus livros (ao preço sugerido pelos próprios), sem tiragem mínima. Além da entrega via correios, os clientes também podem retirar os livros nas lojas AlphaGraphics homologadas.
Criado a partir das tendências de mobilidade, customização em massa, aplicações na nuvem e personalização de produtos, o agFoto (www.agfoto.com.br) é um aplicativo gratuito onde é possível customizar cartões postais, agendas e cadernos. Voltado para empresas e usuários de smartphones e tablets, permite a criação de produtos individualizados e únicos, usando as fotos dos próprios devices ou de mídias sociais. Para o segmento B2B, o agFoto também oferece a produção em grandes quantidades para eventos ou brindes, além da opção de vale-presentes.