Indicador
da FecomercioSP que capta interesse de consumo das famílias paulistanas avança
0,5% na comparação mensal, mas despenca 7,5% no comparativo anual
O
índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo atingiu
125,4 pontos em fevereiro, subindo 0,5% sobre o apurado em janeiro. Em relação
a fevereiro de 2013, no entanto, o indicador da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou recuo
expressivo, de 7,5%.
Na comparação mensal, houve
recuperação da percepção dos paulistanos sobre o Momento para duráveis, que
cresceu 29,5%, ante um recuo de 15,2% em janeiro. Essa inversão de tendência,
na avaliação da Federação, ocorreu devido à sensação de oportunidade surgida
pelas liquidações de começo de ano. No mês passado, a queda havia sido em
razão, principalmente, da gradativa volta das alíquotas originais do Imposto
sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.
Também contribuiu positivamente para
a alta do ICF, no mês, o comportamento de dois itens relacionados ao mercado de
trabalho, que se mantém aquecido. Enquanto Perspectiva profissional avançou
2,3%, de janeiro para fevereiro, Emprego atual permaneceu relativamente
estável, apenas com ligeiro recuo de 0,1%.
Todos os demais itens que compõem o
indicador tiveram queda em fevereiro frente a janeiro, freando uma ampliação maior
que a de 0,5% constatada. Acesso ao crédito, que caiu 1,9%, e Renda atual, com
recuo de 2,9%, foram as de menor impacto. Já as Percepções para nível de
consumo atual (-8,2%) e Perspectiva de consumo (-8,8%) tiveram importante
influência na contenção de uma variação positiva mais robusta para o ICF.
Ao chegar a 125,4 pontos, o índice
retorna à média registrada no último trimestre do ano passado, o que demonstra,
de acordo com a FecomercioSP, a estabilidade da satisfação do paulistano em
patamar historicamente baixo e sem perspectivas de mudança em curto prazo. Um
cenário que provoca desânimo entre os empresários do comércio, sinalizando
poucas possibilidades de uma efetiva recuperação neste início de ano do fraco
desempenho verificado em 2013.
Nota Metodológica
A Intenção de Consumo
das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de
2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é
composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual;
Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento
para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos
é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos é denotado como
satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas
do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e
não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o
varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições
financeiras.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio
de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal
entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por
administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional
de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que
mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e
congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca
de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.