PATROCINADOR

07 abril 2014

Diminui interesse em crédito entre paulistanos em março

  Indicador da FecomercioSP apresenta retração de 34,6% em um mês e queda de 21,6% no comparativo anual


Depois de duas altas seguidas, o interesse dos moradores da capital paulista em contratação de linhas de crédito caiu 34,6% em março, em relação a fevereiro, e 21,6% na comparação com março de 2013. É o que revela a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a área econômica da Entidade, são possíveis causas para a expressiva queda do Índice de Intenção de Financiamento, que atingiu o menor patamar de toda a série histórica iniciada em junho de 2012, com 18,9 pontos: a perspectiva ruim de crescimento da economia brasileira; a apreensão sobre o futuro próximo do mercado de trabalho; e os reflexos negativos provocados por eventuais gastos excessivos no fim do ano passado.

Conforme previsto em fevereiro, quando o indicador havia avançado 8,2% em relação a janeiro, a tendência otimista não era evidente e corria-se o risco de os resultados favoráveis não terem força suficiente para frear o mau humor dos mercados financeiros. Ainda para a área econômica da FecomercioSP, a perspectiva para o ano é de que haja aumento gradativo dos riscos e dos custos de captação, tornando improvável a expansão do crédito - exceto linhas muito específicas, entre elas a imobiliária. Mais riscos e mais custos deverão afastar os bancos privados do jogo, o que abrirá outra vez espaço para as instituições públicas, como já aconteceu em anos recentes.

Entre fevereiro e março, o Índice de Segurança de Crédito caiu 2,7%, influenciado pela redução da parcela dos paulistanos com algum tipo de aplicação, de 43,7% para 42,6% do total. A caderneta de poupança se manteve, neste mês, bem à frente dos demais investimentos na preferência desses aplicadores. Aproximadamente três quartos deles (74,1%) disseram ter dinheiro depositado em contas do tipo. A segunda maior proporção foi a de pessoas com recursos em fundos de renda fixa (13,8%). Na sequência, entre os principais investimentos, ficaram planos de previdência privada (6,7%) e fundos de ações (2,2%).

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Vendas de Páscoa podem crescer 5% no estado de São Paulo

Ticket médio de compra varia entre R$ 70,00 e R$ 100,00

Uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que os lojistas estão com expectativas estáveis para as vendas no período da Páscoa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, 2014 pode ter crescimento médio de 4% a 5% em todo o estado. O ticket de compra deve variar entre R$ 70,00 e R$ 100,00.
Em todo estado de São Paulo, o consumo deve se concentrar entre o fim de fevereiro e a segunda quinzena de abril. Mesmo com a alta do dólar, que teve impacto no valor do cacau, as vendas podem ser positivas e os ovos de páscoa e artigos de chocolate serão as primeiras opções de compra do consumidor.
“O atendimento e a qualidade do produto são aspectos fundamentais e fazem a diferença na hora da escolha por parte dos consumidores. Aos pequenos comerciantes, estreitar os laços de conhecimento buscando aproximação com o cliente é fundamental para alavancar as vendas, além disso, aderir aos meios eletrônicos de pagamento também pode ser muito vantajoso”, comenta o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
As contratações temporárias para esta época podem crescer 4,5% em lojas, comércios e supermercados. “Na cidade de São Paulo, supermercados devem liderar as contratações e podem ter aumento nas vendas de alimentos, como azeite, vinhos, bebidas em geral e bacalhau”, explica Stainoff.
São Bernardo do Campo
Em São Bernardo do Campo, a expectativa de crescimento é de 9%, com ticket médio de compra entre R$ 50,00 e R$ 70,00, uma expectativa considerada estável em relação ao ano passado, segundo o presidente da CDL da cidade, Marcello Alexandre. “Isso se deve a um melhor posicionamento da sociedade frente a uma economia estabilizada com crédito fácil e com a nova postura do consumidor, que age com menos impulso e mais critério de compra”, afirma.
Os setores que devem liderar as vendas serão os supermercados, atacadistas e redes de lojas especializadas em chocolate. A maior procura será por ovos de páscoa, porém, a Colomba Pascal também terá uma maior adesão dos consumidores.
Situação econômica no ABC

O ABC tem se consolidado como um forte centro de consumo, como é o caso de São Bernardo, a partir do aumento de população e com a abertura de dois novos shoppings. Além disso, com o crescimento comercial e residencial do ABC, os consumidores estão buscando os produtos em sua própria região e que fortalece a concorrência com a capital.
Além do positivo estado comercial de São Bernardo, entre os meses de março e abril haverá crescimento em vagas de emprego. “Esperamos um aumento de 5 a 7% em oportunidades justamente pela Páscoa, já que geralmente estabelecimentos comerciais como supermercados contratam mão de obra temporária”, diz Alexandre.

Campinas

Na região de Campinas, as vendas de Páscoa prometem ser estáveis e com crescimento de 4,5% a 5,5% em relação a 2013, com ticket médio de compra que vai de R$ 100,00 a R$ 200,00. De acordo com a presidente da CDL de Campinas, Adriana Flosi, os setores que mais venderão estão no varejo, no segmento de alimentação, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas e vinhos. 
Um fator que pode desacelerar as vendas de Páscoa é a proximidade da Copa do Mundo. “Para os pequenos e médios comerciantes enfrentarem essa dificuldade e a concorrência, será necessário trabalhar com o diferencial de preço e atendimento de qualidade”, afirma Adriana. Campinas também espera a contratação de 4,5 mil vagas temporárias, que devem ter início 30 dias antes da Páscoa.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está otimista com as movimentações para as vendas de Páscoa. A região espera um crescimento de 2% a 4% em relação ao ano anterior, o que significa uma estabilidade positiva para o setor com promoções e inovações de novos produtos com design diferenciado em formatos atrativos. Os supermercados, setor de alimentação externa e brinquedos, devem liderar as vendas de Páscoa, que espera um ticket médio de R$ 70,00 a R$ 90,00. 
“A nossa expectativa é que o chocolate, como presente tradicional, se mantenha entre os favoritos do público. Porém, numa economia eclética como a nossa, a Páscoa é uma oportunidade para almoço em família em restaurantes, pizzarias, churrascarias. Também é uma oportunidade para presentear os filhos com brinquedos, roupas e calçados, eletroeletrônicos, entre outros”, diz o presidente da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes.

Sorocaba
Em Sorocaba, a expectativa de vendas para a época de Páscoa é que as vendas se mantenham estáveis, com crescimento aproximado de 3% a 5% sobre 2013. De acordo com o presidente da CDL de Sorocaba, Antonio Luis de Almeida, o ticket médio fica entre R$ 70,00 a R$ 90,00 com vendas potencializadas em comércio especializado em chocolates e supermercados. No setor é esperado a contratação em vagas temporárias de 5% a mais do quadro de funcionários para esta época.

05 abril 2014

Fim do Suporte ao XP Coloca os Leitores de Cartão em Risco

(Descontinuação das atualizações, anunciadas pela Microsoft para o próximo dia 8, irá afetar a segurança não só de desktops de usuários, mas também dos leitores de cartão e outros sistemas POS que ainda rodam o velho Windows)

Especialistas em segurança da Trustwave estão alertando para os sérios riscos a que ficarão submetidas as empresas que ainda não atualizaram o sistema operacional de suas máquinas equipadas com o Windows XP, cujo suporte, em todo o mundo, deixará de ser oferecido dia 08 de abril próximo, segundo informou a Microsoft.

De acordo com o diretor da Trustwave, Christopher Pogue, enquanto muitos se preocupam com o mau funcionamento dos computadores, o risco realmente preocupante está na total falta de segurança que ela irá acarretar, não só em desktops de usuários, mas principalmente em milhares de equipamentos críticos, como máquinas de leitura de cartões em pontos de venda (POS) que ainda estão ancoradas no velho Windows XP.

"Com o fim do suporte ao XP, se encerram também as atualizações da Microsoft, que seriam indispensáveis para melhorar continuamente a performance e tornar o sistema seguro contra cada nova ameaça que vai sendo criada a cada dia pelos cibercriminosos", revela.

O fim dos updates para o Windows XP representa também um aumento considerável do risco global de todo o ambiente de TI, considerando-se que de um quarto a um terço de todos os desktops do mundo ainda rodam esse sistema, segundo estimativas do mercado.

Ainda segundo Pogue, rodar o Windows XP em desktops de uso pessoal já é bem pouco seguro. Quando o assunto são máquinas de uso corporativo e aparelhos de pontos de venda utilizados para transações com cartões de pagamento, o problema tende a ser muito maior, esclarece o especialista. Ele acrescenta que um maior número de equipamentos desprotegidos eleva também o risco de contágio, exigindo maiores cuidados até mesmo de quem atualizou seus sistemas.

O mais provável, afirma, é que os atacantes se valham do compartilhamento de códigos de base entre o XP e as novas versões do Windows. Com isso, os criminosos podem tentar reverter as atualizações também para as novas versões e, com isso, deixar a rede vulnerável para que possam acessar informações valiosas das empresas, explicou ele.

Segundo a Trustwave, existe uma série de passos que as empresas podem seguir para se proteger especialmente das violações nos POS. A primeira e mais importante é a imediata migração para uma das versões mais atuais oferecidas pela Microsoft. Também é necessário rever os logs de conexão remota, para isolar o sistema de pagamentos do restante da rede.

Alem disso, é preciso fortalecer as senhas atuais, com a adoção de modelos mais consistentes, e realizar testes de penetração, a fim de verificar os pontos vulneráveis da rede para que estes possam ser adequadamente protegidos. Finalmente, as empresas devem intensificar suas políticas de defesa contra malwares, já que estes códigos maliciosos encontrarão um terreno ainda mais fértil na gigantesca base de dispositivos com Windows XP que estarão em situação de alta vulnerabilidade.  

Para obter mais informações sobre produtos e serviços de segurança oferecidos pela Trustwave, visitewww.trustwave.com

TAM NAS NUVENS REALIZA AÇÃO DE BORDO PARA A DELL ANNO NA SEMANA DO SALÃO DE MÓVEL DE MILÃO


Até este domingo, 6, passageiros TAM voando à cidade italiana concorrem a Moleskines com design inspirado em nova coleção da empresa de móveis planejados

TAM Nas Nuvens, plataforma de entretenimento e mídia de bordo da companhia área, desenvolvida em parceria com a New Content – empresa produtora de conteúdo para marcas –, realiza até este domingo, 6, uma ação de bordo para a rede de móveis planejados Dell Anno.

“Serão sorteados entre passageiros da classe econômica que partirem de Guarulhos com destino a Milão, na Itália, cadernos Moleskines exclusivos com design assinado pelo estilista Pedro Lourenço”, explica Rodrigo Lima, diretor comercial da revista TAM Nas Nuvens.

A iniciativa está relacionada ao Salão do Móvel de Milão, evento direcionado a arquitetos, designers e demais profissionais do setor de arquitetura e decoração.

Ao todo, há 21 cadernos inspirados na nova coleção da Dell Anno batizada Moon, que tem design criado por Lourenço. Os Moleskines serão sorteados para os viajantes de cada voo. O lançamento oficial dos móveis Dell Anno by Pedro Lourenço ocorre apenas em maio. Segundo o estilista, a linha teve como inspiração o cenário futurista do final dos anos 1960.

SOBRE A TAM NAS NUVENS

TAM Nas Nuvens é a plataforma de entretenimento e mídia de bordo da companhia aérea TAM que inclui revistas, TV, merchandising, ações promocionais, projetos especiais e muitas oportunidades. Do projeto, duas publicações fazem parte: as revistas TAM Nas Nuvens (TNN) e Airbone. Enquanto a primeira é distribuída mensalmente nas aeronaves TAM, em versões português/inglês e português/espanhol, a Airbone direciona-se a clientes da aviação executiva da companhia.

Produzidas pela New Content, as revistas apresentam uma abordagem diferente e original no conteúdo editorial. TNN trata de temas como turismo, negócios, comportamento, cultura e lazer, tem tiragem de 150 mil exemplares mensais, sendo 130 mil em português/inglês e 20 mil em português/espanhol. Seu público é de mais de 3,3 milhões de leitores. Já a Airbone tem periodicidade quadrimestral, público especializado em aviação (proprietários de aeronaves), clientes do fretamento executivo da primeira classe TAM Linhas Aérea e tiragem de 5 mil exemplares

SOBRE O GRUPO NEW CONTENT

Fundado em 2007 pelos sócios Giovanni Rivetti, Roberto Feres, Edoardo Rivetti e Raphael Alcântara, o Grupo New Content é primeira holding brasileira de empresas 100% dedicadas à produção Branded Content. Os sócios são pioneiros na produção de conteúdo customizado e estão há mais de 16 anos no mercado. Focado na criação de estratégias de conteúdo para mídias proprietárias, o grupo New Content é compostos por 3 empresas - New Content, Brandwood e New Content Shop - e produz publicações impressas, vídeos para web, obras audiovisuais, conteúdo mobile e ações para redes sociais. Atualmente, a lista de clientes atendidos inclui TAM, Grupo Amil, Grupo Boticário, Eudora, Bradesco, Google e Vivo.

Chocofest terá oficinas infantis de alimentação saudável

Além das delícias feitas com chocolate, a alimentação infantil também vai estar em pauta no Chocofest. O evento é um tradicional festival de chocolate que ocorre durante o período da Páscoa, em Gramado, na serra gaúcha. O Serviço Social da Indústria (SESI) vai oferecer, neste fim de semana, oficinas de educação alimentar para mais de 700 crianças e adolescentes, por meio do programa Turminha Cozinha Brasil. A ideia é mostrar para a criançada que é possível se alimentar de forma saudável, gostosa e divertida. Os cursos acontecerão até o próximo dia 19, véspera da Páscoa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, um terço das crianças de 6 a 9 anos está obesa ou acima do peso. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), uma em cada três crianças sofre com a doença. Crianças com sobrepeso e obesidade tendem a ficar obesas na idade adulta e são mais propensas a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares ainda jovens.
O programa Turminha Cozinha Brasil é uma iniciativa nacional do SESI destinada a a crianças e adolescentes, com idade entre 04 a 15 anos de idade. Utiliza linguagem e metodologia simples e relacionadas ao dia a dia, além de gincanas, preparações culinárias e degustação de receitas para que possam experimentar alimentos que, geralmente, não são aceitos facilmente.
Segundo a coordenadora do programa, Ângela Peres, o objetivo do Cozinha Brasil é orientar os jovens a se alimentarem de forma adequada, desde cedo. "A alimentação saudável na infância contribui significativamente para a minimização dos problemas relacionados à desnutrição, além de evitar doenças na fase adulta, oriundas da má alimentação".
Durante o festival, o programa Turminha Cozinha Brasil irá promover 36 oficinas infantis com aproximadamente 40min de duração. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local de realização dos cursos, o Fogão Mágico da Vovó Coelha. Confira as datas e horários das oficinas:  
DATAS
HORÁRIOS
05/04 (sábado)11h30, 13h30, 15h30, 18h30
06/04 (domingo)13h30, 14h30, 15h30, 18h30
10/04 (quinta-feira)14h30, 15h30, 16h30, 18h30
11/04 (sexta-feira)
14h30, 15h30, 16h30, 18h30
12/04 (sábado)11h30, 13h30, 15h30, 18h30
13/04 (domingo)13h30, 14h30, 15h30, 16h30
17/04 (quinta-feira)14h30, 15h30, 16h30, 18h00
18/04 (sexta-feira)14h30, 15h30, 16h30, 18h00
19/04 (sábado)11h30, 13h30, 15h30, 18h30

Além de dicas e informações sobre alimentação, a meninada também vai colocar a mão na massa. Durante as oficinas, eles vão produzir, duas receitas do programa:  o cupcake especial de laranja com cobertura de chocolate e os cookies de abobrinha com pedacinhos de chocolate. 
CUPCAKE ESPECIAL DE LARANJA
Ingredientes
Massa
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de margarina
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • 1 ½  xícara (chá) de chocolate picado
  • farinha de trigo para envolver o chocolate
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
Cobertura
  • 250g de chocolate meio amargo
  • 150g de creme de leite (1 caixa)
  • Confeitos para decorar
Modo de preparo
Bata as gemas, o açúcar e a margarina. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o suco de laranja. Passe os pedaços de chocolate na farinha e acrescente na massa. Por último acrescente as claras batidas em neve e o fermento. Despeje em formas untadas e enfarinhadas e asse em forno médio preaquecido. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Após, acrescente o creme de leite e mexa até ficar homogêneo. Passe a cobertura nos cupcakes e decore com os confeitos.
RENDIMENTO: 20 cupcakes
TEMPO DE FORNO: 20 minutos
COOKIE DE ABOBRINHA COM CHOCOLATE
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de sal
  • ½ xícara (chá) de margarina
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de açúcar branco
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo em pedaços
  • 1 xícara (chá) de abobrinha ralada
  • Água se necessário
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes. Modele e distribua em assadeira untada. Leve para assar em forno pré-aquecido.
RENDIMENTO: 70 unidades
TEMPO DE FORNO: 14 minutos

QUANDO O QUE A GENTE QUER DIZER NÃO TEM PALAVRAS. POR MARLI GONÇALVES

Simplesmente elas (ainda) não existem. Sempre penso nas palavras, no seu sentido, quando e como dizê-las, embora às vezes, admito, escapem sem querer. Penso no sentido que elas, uma ou outra, deveria ter também, mais variado, rico. Mas há horas que elas não existem, em nenhum idioma, para exprimir o amor e o sentimento que gostaríamos de deixar claro. Nem para o bem, principalmente. Já passou por isso?

Há horas em que elas não saem. Ficam na garganta. Você quer dizer e não sabe o que. A boca até seca. Queria tanto poder usar o poder das palavras, como nos filmes, nos contos, nas mágicas. Adoraria ter a força do pensamento e a capacidade de dar a elas uma espécie de vida e energia de tal forma que expressariam quase fisicamente o que quero dizer - sei lá, iria até lá e abraçaria mesmo a pessoa, daria mil beijos, sopraria a saudade que tenho, o amor de devoção, o querer bem, tudo o que se mantém calado na alma. Elas viajariam todas as distâncias, chegariam suaves aos ouvidos que seriam o meu alvo. Confortariam. Fariam rir ou ao menos sorrir. Aqueceriam o coração e fariam bem chegando ao corpo e à alma. Até não seriam palavras, mas um sopro trazido e levado pelo vento.

Às vezes acho que é por isso que escrevo, os artigos e crônicas, fora do meu habitat e trabalho natural que é o jornalismo, onde as opiniões devem ao menos buscar ser imparciais. Aqui, não. Tento com as palavras, uma atrás da outra, dar vida às emoções e sentimentos que capto, meus, muitos; seus, outros tantos. Poderia fazê-lo oculta em um pseudônimo, que escolheria entre os muitos bem legais e divertidos que já usei. Mas não, mostro a cara. Apanho por isso, mas também ganho respeito e admiração.

Só que há horas em que o que a gente quer dizer não tem palavras, repito. Nem para falar, nem para escrever. Muito menos para telefonar, mandar e-mail, carta ou cartão postal, telefonar, mensagem direta ou indireta, gravação em secretária eletrônica, faixa de rua, panfleto ou pichação no muro. Nada. Não foram inventadas, ou não foram escritas, nem estão em dicionários. Não existem. Sairiam murmúrios tão ininteligíveis como os bebês fazem.

Estou com esse problema de forma muito especial nesse momento, e sem saber como lidar e trabalhar com isso, confusa. Me sentindo deste tamaninho diante de como o mundo pode ser tão cruel com pessoas boas e generosas, afetadas de repente por notícias e diagnósticos que as viram de ponta cabeça, assustadoras, da Natureza, sim, e tão fortes como tsunamis e terremotos. E que nos viram juntos, aflitos que ficamos quando há perspectiva delas se afastarem, nos largarem, nos deixando aqui, desamparados e incapazes de fazer qualquer coisa.

Todos nós estamos sujeitos a passar por isso. A ficar mudos quando mais precisaríamos falar, influenciar, agir, transformar, protestar, responder. É daí que acredito ser importante falar do quanto é difícil para quem está por perto toda essa loucura que passa quando algo, de alguém, vira parte da gente também. Está dando para compreender?

É mais do que consolar, mais do que buscar ajudar no que pode, mesmo que isso seja o seu próprio respeitoso silêncio, orações de toda sorte, seu próprio sofrimento. Volto a dizer que é indizível.

Sempre ouvi falar que as palavras ditas são como flechas, que uma vez lançadas não têm mais volta porque criam vida e energia, passam a integrar o espaço. Há quem acredite que as acharemos em outras dimensões.

E quando elas são apenas pensamentos, terão esse mesmo poder?Tomara.

São Paulo, daqui, em silêncio, 2014


Marli Gonçalves é jornalista - Dedica esse texto a você que está aí, me lendo e chegou até aqui, bem do meu lado. Guerreando que eu sei, embora você não tenha essas palavras para nos dizer. 
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E-mails:
marli@brickmann.com.br
marligo@uol.com.br
Tenho um blogMarli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no http://marligo.wordpress.com. Estou noFacebook. E no Twitter @Marligo

03 abril 2014

Chocolife patrocina livro de gastronomia funcional da nutricionista funcional e chef Carina Boniatti

O livro “Colheradas de sabor e saúde” traz 40 receitas sem glúten, laticínios e soja dentre as quais 8 receitas elaboradas com chocolate 50% cacau da Chocolife. O lançamento em São Paulo será no próximo dia 5 de abril das 9hs às 12hs durante a oficina de confeitaria funcional


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A nutricionista e chef Carina Boniatti lança o livro Colheradas de Sabor e Saúde vol.1

O livro é o resultado de experiências e vivências dos cursos que a nutricionista e chef ministra no Colherada Gourmet, com conteúdos voltados especialmente para nutricionistas, gestores de restaurantes, profissionais de gastronomia, culinaristas e quem deseje ampliar seus conhecimentos em gastronomia funcional e informações básicas de nutrição.

Com linguagem adequada ao profissional, são demonstrados temas da gastronomia que trazem grande diferencial de mercado para os profissionais, ensinando na prática formas de aliar a alimentação saudável ao prazer do sabor e da gastronomia.



CUPCAKE DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE FRUTAS VERMELHAS
cup cake

Ingredientes para massa:
¾ xícara (chá) de farinha de arroz integral
¼ xícara (chá) de amido de milho
½ colher (café) de goma xantana
1/3 xícara (chá) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de xarope de agave
2 colheres (sopa) de ghee
2 ovos
½ xícara (chá) de bebida vegetal de arroz
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
Modo de preparo:
ü    Coloque os ingredientes secos no bowl da batedeira (com exceção do fermento). Em outro bowl, coloque os líquidos e misture com a ajuda do fouet. Adicione os líquidos aos secos e bata por 5 minutos na velocidade máxima.
ü    Retire da batedeira, adicione o fermento e disponha nas forminhas de cupcake.
ü    Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 10 minutos.


Ingredientes para ganache:
2 xícaras (chá) de Chocolate Chocolife 50%, picado
1 caixinha de creme vegetal de arroz
ü    Num bowl, coloque o chocolate e o creme vegetal de arroz. Leve para derreter em banho-maria. Após isso, deixe esfriar até que fique firme (geladeira por 20 minutos).
ü    Coloque o ganache já frio num saco de confeitar com bico pitanga e reserve.

Ingredientes para montagem:
Geleia de frutas vermelhas, sem açúcar – quantidade suficiente
Framboesas frescas – quantidade suficiente
ü    Com ajuda de uma faca pequena, abra um espaço no meio de cada cupcake já frio. Recheie com a geleia de frutas vermelhas. Faça isso em todos os cupcakes. Por cima, coloque a cobertura de ganache e finalize com uma framboesa fresca Sirva em seguida.


Rendimento: 24 mini-cupcakes ou 12 cupcakes

O livro Coplheradas de sabor e saúde traz ainda outras 7 receitas  elaboradas com Chocoalte  50% cacau da Chocolife.

Bolinho Quente de Chocolate com Geladinho de Abacate; Bolo Prestígio- Bomba de Chocolate; Brownie de Chocolate com Avelã e Sorvete de Banana com Morango; Docinho de Chocolate; Mousse Sensação e Pavê de Chocolate ao Aroma de Laranja.

Carina Boniatti é Nutricionista formada pela Unisinos/RS, especializada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria/SP, formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi/SP e especializada em técnicas gastronômicas pela renomada escola de Gastronomia Le Cordon Bleu em Paris.

É Diretora da Colherada Gourmet – Oficina Gastronômica, empresa que oferece cursos de gastronomia funcional com a demonstração prática de receitas e argumentação nutricional.
Também atua com atendimento clínico e a domicílio personalizados, é docente de cursos de extensão para nutricionistas, e colaboradora de vários programas de TV e revistas em pautas sobre Nutrição e Gastronomia.
Canais de contato:
Serviço:
Lançamento do livro Colheradas de sabor e saúde
Local: Oficina de Confeitaria Funcional do Colherada Gourmet
Av. Nhandu, 864 Planalto Paulista São Paulo
Data e Horário: dia 5 de abril próximo sábado das 9hs às 12hs
Os interessados em adquirir o livro bem como se inscrever para participar da Oficina de Confeitaria Funcional podem fazer contato pelo e-mail: colheradagourmet@gmail.com


Sobre a Chocolife
A empresa está no mercado há 7 anos e já conquistou uma legião de pessoas que buscam bem estar e qualidade de vida. A Chocolife nasceu da demanda de consumidores que, orientados principalmente por nutricionistas para o consumo de chocolate com maior percentual de cacau, portanto com mais potencial antioxidante, baixo teor de gorduras, isentos de lactose e zero açúcar.

Possui em seu portfólio uma linha completa de chocolates funcionais, ao leite, 50% cacau, 70% cacau, achocolatado com alto teor de cacau e lançou o primeiro shake hipoalergênico do Brasil, nos sabores baunilha e chocolate.

Em 2013 lançou a exclusiva linha da beleza Beauty Care que revoluciona os cuidados com a pele, composta de achocolatado, creme de avelã e chocolate. Todos com colágeno Verisol®, peptídeos que estimulam a produção de colágeno, o qual traz benefícios à pele.

Linha Profissional
A Chocolife também desenvolveu a linha de chocolates para uso profissional, em barras de 2, 010 kg nas versões ao leite, 50% cacau e 70% cacau.

Pontos de Vendas
Os Ovos de Páscoa Chocolife bem como toda linha da marca podem ser encontrados em pontos de vendas, nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Bahia, na Rede Mundo Verde e outras Lojas de Produtos Naturais. Em São Paulo na Casa Santa Luzia, Empórios Especiais, Drogaria São Paulo e nas farmácias de manipulação. No site um mapa traz todos os pontos de vendas da Chocolife no país.
Chocolife - Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais
Acompanhe a Chocolife nas mídias sociais:
Facebook: Chocolife Alimentos
Instagram: @chocolifealimentosfuncionais
Tel.: (11)3749-6044
Acesse o blog http://www.chocolife.com.br/blog/e veja receitas deliciosas com Chocolife.