PATROCINADOR

14 abril 2014

LEGO® traz ao Brasil os Mixels

Lançada em parceria com a Cartoon Network, a linha diferenciada dos tradicionais blocos de montar chega ao mercado brasileiro em maio.

Em conjunto com o canal Cartoon Network, a líder dos brinquedos de montar anuncia o lançamento da nova linha LEGO® Mixels no Brasil para o mês de maio. Os personagens são criaturas diferentes, malucas e coloridas que podem ser combinadas umas com as outras para formarem um brinquedo maior.

Além dos conjuntos, voltados às crianças a partir de seis anos de idade, e do desenho da TV, transmitido pelo Cartoon Network, as crianças contarão com o suporte do aplicativo para tablets e smartphones. “Além dos brinquedos, a linha traz às crianças a brincadeira por meio da integração de várias plataformas, com um forte apelo digital para oferecer uma experiência completa e diferente”, conta Robério Esteves, diretor de operações da LEGO no Brasil.

O que são os Mixels?
Mixels é um mundo de criaturas coloridas que podem ser misturadas e combinadas e que geram resultados engraçados e divertidos. Cada personagem possui uma personalidade e são compostos por fogo, gelo, rocha, eletricidade, mágica, membros elásticos, entre outros. Os bonecos são coloridos e enfrentam os Nixels, criaturas destrutivas que causam estragos no mundo, tentam separar as tribos e limitar a criatividade dos Mixels.

Confira os lançamentos da primeira série destes produtos voltados para crianças a partir de seis anos de idade. A sugestão de preço é de R$ 29,99 cada.

Flain (41500)
Flain é o líder aventureiro da tribo vermelho-quente de infernitos e é conhecido entre todos como “o inteligente”. Possui o poder da magia e junto com sua tribo é habitante dos desertos de magma.












Flain (41500)

Vulk (41501)
Vulk, que possui apenas um olho, é o membro mais forte da tribo vermelho-quente, além de ser muito inocente. Suas mãos em brasa podem fazer derreter as passagens de fuga entre sólidos rochedos.

Zorch (41502)
Zorch é o personagem mais rápido da tribo vermelho-quente e ativa suas chamas nas costas para transformar os Nixels em fumaça.

Krader (41503)
Krader é o líder da tribo Cragsters, conhecida por ter sérios e grandes trabalhadores mineiros. Eles vivem nos túneis e cavernas que escavaram debaixo da superfície do mundo e podem desmoronar rochedos enormes. Krader possui um tronco rotativo e uma mão massiva que se fecha e se transforma em uma bola de demolição.














Krader (41503)

Seismo (41504)
Seismo é um Cragster calmo, tranquilo e bem tímido. Mas quando está nervoso, basta bater os enormes pés no chão para provocar um grande tremor e provocar uma avalanche!

Shuff (41505)
Shuff é desajeitado, porém, simpático Cragster. Tem um corpo semelhante ao de uma bola destruidora viva e esmaga tudo acidentalmente.

Teslo (41506)
Teslo é o vigia da tribo amarela de eletróides, que vive no alto da floresta. Eles ficam bem próximos dos raios das tempestades para receber energia. O personagem possui uma cauda elétrica e, por incrível que pareça, este Mixel tem um medo de altura.


Zaptor (41507)
Zaptor é o desequilibrado da tribo eletróides, impulsivo e com muita adrenalina. É capaz de lançar ataques massivos de energia e luz, provoca queimaduras na pele de quem estiver pela frente.

Volectro (41508)
Volector é outro Mixel da tribo eletróides que definitivamente não consegue pentear o cabelo, devido aos choques elétricos. Volectro emite cargas de energia estática que atraem tudo e deixam o penteado bem moderno.

















Volectro (41508)


Sobre a LEGO
Fundado em 1932 na Dinamarca, o Grupo LEGO é líder mundial no segmento de brinquedos de montar, sendo o segundo maior fabricante de brinquedos do mundo. Anualmente, são produzidos mais de 36 bilhões de elementos nas fábricas localizadas na Dinamarca, República Tcheca, Hungria e México, o que representa a produção aproximada de 68 mil elementos por minuto ou 1.140 por segundo. A coleção LEGO conta com mais de 4.200 elementos diferentes, fabricados com 58 cores distintas. Presente em mais de 130 países, a LEGO iniciou suas atividades no Brasil em 1986 e, desde 2005, os brinquedos são distribuídos pela MCassab. Neste ano, a quantidade de lançamentos da marca no Brasil chegará a 237 produtos novos, o que representa uma renovação de 80% da linha em comparação ao ano passado.

Doença do coração é associada à falta de vitamina D em 32% dos casos, revela estudo

Pesquisa constatou a falta da substância em pacientes com aterosclerose, doença que prejudica o fluxo sanguíneo do coração e pode causar infarto

Um estudo realizado pela American College of Cardiology, na 63ª Sessão Científica Anual da Cardiologia, avaliou 1.484 pacientes e constatou que 32% deles sofrem com a doença arterial coronariana (aterosclerose) e apresentaram níveis baixos de vitamina D.

O nível de vitamina considerado baixo foi de 20 ng/ml, sendo o recomendado entre 35 e 55 ng/ml no sangue. Ainda, doentes com taxas inferiores a 10 ng/ml resultou no aumento progressivo da doença cardíaca.

A carência da vitamina também foi notada em 70,4% dos pacientes submetidos à angiografia coronariana, exame de imagem usado para analisar a fluidez do sangue através das artérias do coração.

A função da vitamina D no organismo é determinante para a adequada absorção do cálcio. E ainda age no sistema imunológico, com as funções de proteger os órgãos e impedir a perda de massa muscular.

O  armazenamento de gordura na parte interna da artéria contribui para que o coração receba menos sangue e oxigênio, processo chamado de arterosclerose. Essa gordura consiste no acúmulo de colesterol, cálcio e outras substâncias no sangue.

O nutrólogo Dr. Celso Cukier, do HCor, explica que a vitamina D é facilmente metabolizada pela emissão da luzdo sol. “É recomendada a exposição de aproximadamente 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h. Outras fontes são alimentos como leite, peixes, ovos, queijo e carnes", complementa o Dr. Cukier.

Por outro lado, o médico recomenda cautela para quem deseja buscar suplementos de vitamina D. “Isso deve ser feito apenas com orientação médica”, alerta. O excesso da vitamina pode causar hipertensão e problemas renais.

12 abril 2014

Trustwave Adquire a Cenzic, Focada em Segurança na Nuvem

Com a aquisição, a Trustwave passa a oferecer tecnologia de testes dinâmicos e estáticos na mesma solução
 

A Trustwave acaba de anunciar a compra da Cenzic, Inc, empresa de tecnologia de segurança do Vale do Silício que oferece proteção de aplicações em nuvem para mais de 500 mil aplicações de negócios e e-commerce para companhias Fortune 1000, além de atender a governos e empresas pequenas e médias.

A aquisição permitirá unir a tecnologia de testes dinâmicos de aplicações da Cenzic com as soluções em nuvem da Trustwave voltadas para serviços de escaneamento e testes de penetração em redes e bases de dados.

Com base em uma tecnologia patenteada com a marca "Hailstorm"(ou tempestade de granizo), as soluções da Cenzic fazem o acompanhamento contínuo de aplicações em nuvem e aplicações móveis para identificar suas vulnerabilidades.

Como resultado da aquisição, a Trustwave passa a oferecer ao mercado tanto testes de segurança estáticos quanto dinâmicos, que são entregues de forma integrada como serviços assinados, garantindo proteção a todo o ciclo de vida das aplicações.

Além disso, a integração das soluções da Cenzic com firewalls de aplicações web e sistemas de gerenciamento de eventos de segurança da informação (incluindo os da Trustwave) garante a agregação de camadas adicionais de proteção.

"Esta aquisição reúne duas líderes em segurança, que entendem de automação e sabem como fortalecer o gerenciamento de ameaças com os níveis de agressividade e capacidade de evasão como as que se oberva hoje", afirma Robert McCullen, Chairman e CEO da Trustwave.

De acordo com Jarrett Benavidez, diretor da Trustwave para a América Latina, ao absorver a tecnologia da Cenzic, a Trustwave se torna ainda mais forte junto a segmentos do mercado que estão investindo em plataformas BYOD ou que realizam negócios envolvendo e-commerce ou aplicações na nuvem. "É muito marcante a tendência das empresas e governos da América Latina em direção a estes tipos de ambiente e não há outra oferta na região que abranja tantos aspectos da segurança e combate ao risco quanto a nossa", afirma Benavidez.

O mercado de testes de aplicações vem passando por rápidas mudanças, exigindo a associação de testes estáticos e dinâmicos na mesma solução, conforme mostra um recente relatório de testes de aplicação de segurança, divulgado pela Trustwave.

Os testes de aplicação estáticos (SAS) examinam as aplicações fora da execução, através da análise das fontes de código binário - o que acontece quase sempre antes que uma aplicação crítica de negócios seja lançada. Já os testes de aplicação dinâmicos (DST) são orientados à  prova contínua das aplicações em plena execução, em busca de vulnerabilidades ativas ao longo do processo.

As empresas e governos dependem cada vez mais de aplicações em nuvem e móveis ou da web para interagir com os clientes, parceiros e fornecedores, e essas aplicações estão constantemente em risco, em função dos hackers, que exploram as vulnerabilidades de segurança. Uma recente Pesquisa da Cenzic demonstrou que 96% de todas as aplicações testadas em 2013 tinham uma ou mais vulnerabilidades sérias de segurança, com uma média de 14 por aplicação.

A tecnologia Cenzic automatiza testes de segurança em todos os tipos de aplicações em nuvem, móveis e da web. As soluções são escaláveis, indo de uma aplicação única até implementações em nível corporativo. Sua inteligência emprega algoritmos comportamentistas e a capacidade de aprender sobre as características dos eventos para garantir a mais alta precisão na ativação automática de proteções envolvendo até mesmo as aplicações mais complexas.

Fundada em 2000 e sediada no Vale do Silício, a Cenzic testa meio milhão de aplicações e ajuda a proteger trilhões de dólares em serviços de e-commerce para empresas Fortune 1000, além de órgãos de governo, universidades e pequenas e médias empresas.

Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.

Mais informações
•    Relatório: 2014 Security Pressures Report from Trustwave
•    Relatório: Cenzic Application Vulnerability Trends Report: 2014
•    Relatório: 2013 Trustwave Global Security Report
•    Relatório: Trustwave Introduces On-Demand Penetration Testing (October 2013)
•    Video: Trustwave Managed Security Testing  

Sobre a Trustwave
A Trustwave ajuda as empresas a combater o cibercrime, proteger dados e reduzir os riscos de segurança. Com serviços em nuvem e serviços gerenciados de segurança, além de tecnologias integradas e uma equipe de especialistas em segurança, hackers éticos e pesquisadores, a Trustwave permite às empresas transformar a maneira como eles gerenciam seus programas de segurança da informação e de conformidade, ao entender a segurança como um imperativo de negócios, incluindo Big Data, BYOD e redes sociais. Mais de dois milhões de empresas estão inscritas no Trustwave TrustKeeper ® plataforma em nuvem, por meio do qual a Trustwave oferece proteção automatizada, eficiente e de baixo custo para dados, juntamente com gestáo de risco e inteligência contra ameaças. ATrustwave é uma empresa de capital fechado, com sede em Chicago, com clientes em 96 países. Para mais informações sobre Trustwave, visite: www.trustwave.com.

Alcatel-Lucent Enterprise lança roteador multitarefa no Brasil

As famílias 57xx e 58xx do OmniAccess Enterprise Services Router já estão disponíveis no País e atendem, principalmente, operadoras e empresas que necessitam de gerenciamento de sua WAN

A Alcatel-Lucent Enterprise anuncia o lançamento de seus novos roteadores para serviços gerenciados no Brasil. Destinados às empresas de todos os portes que demandam transporte de dados com alta velocidade e qualidade, com baixa latência e de maneira gerenciada, as famílias 57 e 58 do Alcatel-Lucent OmniAccess Enterprise Services Router (ESR) atendem a demanda por soluções para serviços gerenciados e com configuração simplificada para cuidar da WAN (Wide Area Network) das organizações.

Este é um produto inovador que atende tanto a infraestrutura de comunicações como os processos de negócios na mesma plataforma de hardware, que é equipada com um processador “dual core”. Os roteadores OmniAccess ESR possuem alto desempenho para uso profissional e podem atuar como um servidor e interface para arquivos, impressoras, scanners, telefonia IP, gerenciamento de domótica, de eficiência energética, backup LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), e muitas outras formas.

“A nossa solução é fundamental para a sobrevivência de centenas de terminais de telefonia IP no caso de uma filial ficar sem o acesso à central”, afirma Diogo Superbi, gerente de Networking da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil. “Por oferecer suporte aos protocolos padrões de mercado, atendemos à uma extensa gama de possibilidades e podemos, inclusive, implantá-lo em redes de organizações com soluções de outros fabricantes”.

A família OmniAccess ESR é capaz de realizar backup em redes 3G e 4G, oferecer portas para utilização de serviços de voz, suporta os tradicionais padrões H.323 e SIP (Session Initiation Protocol), além do NOE, que é de propriedade da Alcatel-Lucent. Além disso, os roteadores ESR podem atuar como servidores de comunicação (similar a um PABX-IP), e torna-se também um servidor de aplicações seguras e tendo como base padrões integrados, o que proporciona gerenciamento unificado que visa simplificar as tarefas de prestação de serviços e a manutenção do mesmo.

Para o armazenamento de arquivos na nuvem, os roteadores proporcionam aplicações simplificadas para NAS (Network-Attached Storage), com backup periódico para nuvem para pequenas empresas e também coordena serviços avançados de NAS junto ao provedor de cloud. Como Web Cache, a solução oferece armazenamento local de conteúdo da web e proporciona economia de largura de banda WAN por utilizar informações previamente acessadas. Já como proxy de vídeo, o OmniAccess ESR permite múltiplos e simultâneos streaming de vídeos sem perder a qualidade, e suporta Adobe Flash.

O roteador oferece interfaces Wi-Fi e também 4G. Além disso, utilizando os seus dois slots de expansão, uma ampla opção de interfaces podem ser adicionados, como: VDSL2, ADSL2+, G.SHDSL, portas seriais, BRI, SFP, FXS / FXO, E & M, além de E1/T1.

Sobre a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU)

A Alcatel-Lucent Enterprise oferece produtos e soluções que transformam a comunicação das organizações em conversas produtivas entre clientes, profissionais e seus parceiros de negócios. A Alcatel-Lucent atua em dois segmentos neste mercado – Comunicação e Redes. As soluções de Comunicação permitem que os profissionais colaborem de uma maneira mais natural e eficaz com a utilização de dispositivos em diferentes locais para uma maior eficiência e inovação nos negócios. Já as soluções de Redes oferecem opções de conectividade flexíveis, seguras, confiáveis e com baixo consumo de energia, que reduzem substancialmente os custos e simplificam a entrega de aplicações em tempo real para qualquer que seja o dispositivo e sem interrupções.

11 abril 2014

Messi: sinônimo de espetáculo

Lançamento do selo Generale une a vida e a carreira de um dos maiores fenômenos do futebol dessa geração

Nos últimos anos, ele foi considerado o melhor jogador do mundo na eleição da FIFA e levou para a casa a desejada Bola de Ouro. Hoje, ele também está concorrendo ao prêmio, com Neymar na disputa, mesmo que a campanha do Barcelona não tenha sido tão boa e, inclusive, ele tenha perdido um pênalti contra o Chelsea, deixando seu time fora da disputa no Japão.
Segundo a FIFA, Lionel Messi acumula gols e recordes e se tornou o maior artilheiro da história do Barcelona em partidas oficiais. Além disso, foi o jogador que mais balançou a rede em uma única edição da Liga dos Campeõs da UEFA. Batendo, até mesmo o recorde de Pelé em número de gols em uma temporada – Messi marcou 76 gols em 2012 e Pelé marcou 75 gols em 1958. Ainda corre atrás da marca de 85 gols de Gerd Müller, obtida em 1972.
Canhoto, mas eventualmente chutando de direita, socialmente tímido, mas muito eloquente nos campos, o craque argentino é o tema central deste livro que o selo Generale, da Editora Évora, traz este mês. “A Biografia de Lionel Messi”, de Leonardo Faccio, é a narração de um jornalista que durante alguns meses revisitou a vida e as pessoas do círculo do craque e mostrou por meio de sua história que gênios são, sim, feitos de carne e osso, no entanto muitos também são feitos de silêncio e de bola.
O livro, dividido em três partes, narra os principais acontecimentos em 2009, 2010 e 2011 e conta com detalhes o que o jogador é capaz diante de uma bola, num campo de futebol.
“Messi só produz manchetes com os pés”, por isso Faccio fez questão de conversar com os amigos e todos que acompanharam a infância e a adolescência do jogador. A luta dele para crescer e fugir do apelido de “Pulga”, que o persegue ainda hoje, e sua paixão pela bola, que o fez recordista e respeitado em todos os cantos do mundo, é retratada no livro, que está disponível em todas as livrarias ou pelo site – www.editoraevora.com.br

SOBRE O AUTOR
Leonardo Faccio nasceu em Buenos Aires, em 1971. É antropólogo, escritor e jornalista. Durante quase dez anos viveu em Barcelona, onde trabalhou para a mídia europeia e norte-americana, como El PeriódicoLa Vanguardia e Etiqueta Negra. Premiado com menção honrosa pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano de García Márquez, é um dos escritores incluídos na antologia Lo mejor del nuevo periodismo de America Latina II, editado pela FNPI e pelo Fundo de Cultura Econômica. Não era fã de futebol até que começou a seguir Lionel Messi.

SOBRE O LIVRO
Título: A Biografia de Lionel Messi
Autor: Leonardo Faccio
Assunto: Biografia
Preço: R$ 34,90
Páginas: 160
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-63993-46-5
Edição: 
Acabamento: Brochura

Lançamento da Nikon, lente NIKKOR AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR com zoom telefoto permite imagens e vídeos incríveis

Versátil, compacta e leve, a nova lente une as tecnologias da NIKKOR a recursos inovadores para que os usuários divirtam-se com a distância e registrem momentos únicos nos mínimos detalhes.

Hoje a Nikon anuncia a nova lente NIKKOR AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR, que chega para complementar a sua lendária linha de lentes NIKKOR. Projetada para fotógrafos que são adeptos do formato DX e querem obter mais de sua câmera D-SLR, a versátil e compacta  AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR é uma lente zoom telefoto de 16,7x, com funções abrangentes que fornecem alto desempenho e qualidade de imagem superior. Quer capturando imagens estáticas ou vídeos em HD, a lente foi desenvolvida para ajudar os usuários a capturar fotos de cores vibrantes e detalhes nítidos, e garantir distorção mínima para registrar esportes, férias e vida selvagem com confiança. 

“Com a chegada da AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR à linha de lentes NIKKOR, os fotógrafos que usam o formato DX terão uma lente zoom telefoto, que consegue lidar com qualquer desafio fotográfico ou de vídeo e que produz resultados incríveis”, diz Koji Maeda, Presidente da Nikon do Brasil. “Além disso, a nova lente incorpora a renomada ótica NIKKOR e tecnologias como o Motor de Onda Silencioso (SWM), três elementos Asféricos e três elementos de Dispersão Extra Baixa, assim como recursos inovadores, por exemplo, a estabilização de imagem por Redução de Vibração”. 

Abrangente Lente Zoom Telefoto 
A AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR possui uma impressionante taxa de zoom ultra alta de 16,7x, oferecendo uma taxa de foco de 18mm em grande angular a 300mm em super telefoto (equivalente a 27mm à 450mm em formato FX/35mm). A lente fornece liberdade composicional ideal para uso diário, quer ao capturar closes, paisagens extensas, retratos, arquitetura, natureza, esportes e ações rápidas. Ao gravar vídeos em HD, os usuários poderão capturar amplos planos gerais, close-ups médios ou sequências extremas em telefoto que complementam melhor a visão criativa. Com esta novidade, os profissionais de fotografia que atualmente usam câmeras D-SLR de formato DX, como as séries Nikon D3000 e D5000, poderão atualizar seus equipamentos ou complementar seus kits de lentes.
Fornece desempenho e qualidade de imagem superior
Incorporando as reconhecidas tecnologias e ótica das lentes NIKKOR, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR oferece uma extensa gama de recursos que produzem cores vibrantes, detalhes nítidos e distorção mínima capturando imagens estáticas ou gravando vídeos HD. Ajudando a garantir fotos e vídeos nítidos, mesmo em situações com pouca luz, enquanto também combate os efeitos da trepidação da câmera, a nova lente é equipada com a renomada estabilização de imagem por Redução de Vibração (VR), que dá à lente quatro pontos* de estabilização e possibilita fotografar uma experiência sem desfoques mesmo com a câmera em mãos. 
Pesando aproximadamente 550g, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR é notadamente leve, o que faz dela uma lente adequada para levar em qualquer excursão fotográfica. A construção desta lente contém 16 elementos óticos em 12 grupos e inclui três elementos de cristal Asféricos (AS) e três de Dispersão Extra Baixa (ED) para produzir o máximo contraste e minimizar os clarões e reflexos. Seus três elementos de cristal com Dispersão Extra Baixa (ED) efetivamente minimizam as aberrações cromáticas mesmo nas configurações de abertura mais ampla. Esta nova lente também incorpora um diafragma de 7 lâminas arredondadas, que ajudam a alcançar um lindo e natural desfoque de fundo. Como muitas das novas lentes NIKKOR da Nikon, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR possui um Motor de Onda Silencioso (SWM), destinado a produzir um desempenho de Autofoco (AF) rápido, preciso e silencioso, além do Foco Interno (IF), fazendo com que ela tenha uma um design mais compacto e simplificado.
Sobre a marca NIKKOR
Com uma ampla variedade de lentes em formato FX e DX e várias distâncias focais, da ultra grande angular 10-24mm à super telefoto de 800mm VR, fotógrafos que usam Nikon aprenderam a confiar nas tecnologias centrais da NIKKOR - marca de lentes fotográficas da Nikon, que contribuem para a sua superioridade ótica. Elas são feitas com precisão, obedecendo aos mais rigorosos padrões da fabricação própria dos cristais Nikon. Em 1933, a Nikon vendeu sua primeira lente para câmera sob a marca NIKKOR, a "Aero-NIKKOR” para aplicação em fotografias aéreas. Desde então, NIKKOR tem sido usada como nome da marca de lentes da Nikon que simboliza durabilidade, alta qualidade de imagem e excelência ótica.
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*Baseado nos padrões da CIPA. Estes valores são alcançados quando lentes compatíveis de formato DX são acopladas à câmeras SLR digitais de formato DX e quando a lente zoom é configurada para a posição telefoto máxima. 
Especificações, equipamento e datas de lançamento estão sujeitas a mudanças sem qualquer aviso ou obrigação da parte do fabricante.
Todas as marcas registradas da Nikon pertencem à Nikon Corporation.

Atrasadas, obras da Transnordestina em PE prejudicam Suape

Quando as obras da ferrovia Transnordestina começaram, em 2006, a previsão era que fossem concluídas em 2010. Porém, uma série de entraves com desapropriações e alterações de projeto, além de questões ambientais, fizeram o prazo ser estendido para setembro de 2016, segundo o Ministério dos Transportes – totalizando dez anos de obra, em vez dos quatro iniciais. Os adiamentos e a falta de informação fazem a população e empresários do Sertão de Pernambuco, por onde os trilhos vão passar, não saberem o que esperar do futuro.

A obra estava orçada inicialmente em R$ 4,5 bilhões, mas o último reajuste fez o orçamento chegar a R$ 7,5 bilhões. O cenário geral é de abandono, com as pessoas podendo chegar junto aos trilhos e canteiros de obras, todos paralisados.

Inicialmente, a ferrovia seria construída pelo governo federal, mas, por falta de verba e outros entraves, o projeto foi entregue para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que criou a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA) para ser concessionária da obra. O governo federal então firmou compromisso de garantir financiamentos de bancos e órgãos públicos. Já os estados envolvidos ficaram responsáveis pelas desapropriações.

De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.

Em janeiro, o G1 mostrou que as obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já consumiram R$ 1,075 bilhão, estão paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013. No Ceará, só 4% das obras no trecho entre a cidade de Missão Velha e o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, estão concluídas, segundo o Ministério dos Transportes.

Nesta terceira reportagem da série, a reportagem do G1 percorreu, em Pernambuco, mais de 1.500 quilômetros, do Recife até Araripina, de onde a ferrovia segue para o Piauí. No caminho, encontrou obras paradas e a população em compasso de espera.

Obras
O movimento de caminhões em uma fábrica de dormentes em Salgueiro foi o único sinal encontrado de obras em andamento no trecho da Transnordestina em Pernambuco. No resto do trajeto, em 12 municípios, o G1 encontrou canteiros de obras e trechos prontos – mas nenhuma máquina ou operário.

Os sinais são de uma obra parada e sem uso: no trecho de 96 quilômetros que segue de Salgueiro para o Ceará – o único pronto no estado até agora, inaugurado em agosto de 2013 – há muitos vagões parados e sem segurança. Perto dali, um grupo de homens levava um pedaço de trilho – segundo a TLSA, uma “sobra” de trilho.

Em Araripina, a ponte já construída não tem trilhos e vem servindo para a população como um acesso mais rápido para propriedades rurais do distrito de Nascente, localizado a mais de 35 quilômetros do centro do município. “Eles tomaram os caminhos, cortaram a estrada. Não sei como vai ficar depois. O outro acesso é muito mais distante”, explica Ivanildo Rocha, que foi um dos operários dispensados em setembro.

Em São José do Belmonte e em Salgueiro, os trilhos viraram estrada para a população, que segue a pé ou a cavalo.

Dos três trechos ainda em obras, o mais avançado são os 163 quilômetros entre Salgueiro e Trindade. Nessa parte, estão prontos, segundo o Ministério dos Transportes, 99% da infraestrutura (obras de aterramento e nivelamento, antes de colocação da ferrovia propriamente dita), 98% da obra de arte especial (pontes, viadutos e túneis, entre outros) e 70% da superestrutura (dormentes e trilhos). Os trilhos podem ser vistos em Terra Nova e Parnamirim mas, a partir de Ouricuri, há apenas indicação de que ali, um dia, houve um canteiro de obras: sobram placas caídas no chão e muita poeira.

Entre Salgueiro e Suape, são previstos 306 quilômetros em obras, estando prontas atualmente 55% da infraestrutura, 53% das obras de arte especial e 35% da superestrutura. Já entre Trindade e Eliseu Martins, no Piauí, são 259 quilômetros de obras, estando prontas 42% da infraestrutura e 35% da obra de arte especial.

Questionada pelo G1 sobre o andamento das obras, a TLSA informou que a construção da ferrovia Transnordestina está em curso e terá seu ritmo intensificado nas próximas semanas. Estão sendo mobilizadas novas equipes, equipamentos e materiais para as novas frentes de trabalho que estão sendo instaladas.

Inconclusa, a Transnordestina frustra o sonho de Pernambuco ter o terceiro maior porto do país, atrás apenas dos terminais de Santos, em São Paulo, e do Rio de Janeiro.

Suape receberia grandes navios, que fariam o transbordo para navios pequenos e outros modais, e a ferrovia é um dos fatores determinantes. Não existe no mundo um grande porto sem uma grande ferrovia, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni.

O secretário informou que, ano passado, Suape bateu o recorde de movimentação de cargas, com 12,8 milhões de toneladas. A expectativa é que a ferrovia aumente essa circulação. Junto com a Refinaria [Abreu e Lima, obra da Petrobras], essa quantidade subiria, inicialmente, para 30 milhões de toneladas, afirmou.

Incertezas

Morando no distrito do Sítio Abóbora, em Trindade, a agente de saúde comunitária Rosélia Vieira viu o sossego da pequena propriedade rural terminar. O terreno é cortado pela obra de ferrovia, que passa a 4,5 quilômetros da BR-316, mas atualmente nenhuma máquina trabalha no local.
A poeira fez com que os irmãos de Rosélia deixassem de fazer placas de gesso, indo trabalhar para outras pessoas. Porém, a preocupação maior é com o dia em que as obras forem retomadas. “Eles disseram que minha casa não precisava ser desapropriada, mas ela está toda rachada desde que as obras começaram. Não posso nem mais criar meus animais, porque eles tiraram minha cerca, lamenta a agente de saúde, que não sabe como vai ficar o acesso à própria casa quando a obra for concluída.

Morando com a esposa e dois filhos em um pequeno sítio em Ouricuri, o agricultor e carpinteiro Arlei Marques Torres viu a entrada da propriedade virar uma ladeira íngreme quando as obras da Transnordestina passaram pelos fundos do terreno. Quando os rolos para acertar o terreno passavam, tremia tudo aqui em casa. Caíam os copos e pratos do armário. Imagina quando for o trem?, questiona o agricultor.

A casa do mecânico Heleno Belarmino da Silva, no Sítio Pitombeira, distrito de Custódia, fica a 40 metros dos trilhos da ferrovia. Durante dois anos e sete meses, ele foi funcionário da obra. Com o dinheiro, construiu uma pequena borracharia no terreno onde mora – que é como se sustenta atualmente. É um absurdo uma obra dessas parar. A gente sabe que deve trazer benefícios para todos, só não se sabe direito como vai ser, admite.

Entre março de 2009 e dezembro do ano passado, 1.952 desapropriações referentes à Transnordestina foram realizadas em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O total gasto com as indenizações soma R$ 28,9 milhões.

A pasta informou que 258 desapropriações ainda serão feitas, divididas entre os municípios de Belém de Maria, na Mata Sul; Cachoeirinha e Pesqueira, no Agreste; Arcoverde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro, Parnamirim e Trindade, no Sertão. Esse número não leva em consideração os trechos chamados SPS-08 e SPS-09, entre Belém de Maria e Suape, que ainda estão tendo os traçados aprovados pelo projeto.

Perspectiva

Com as obras da Transnordestina concluídas no município, Salgueiro viu uma diminuição drástica do número de pessoas circulando pela cidade. Restaurantes, hotéis e pousadas que investiram para atender a demanda de quase 15 mil novos moradores durante a construção da ferrovia estão tendo que se adaptar à nova realidade – embora a expectativa de um aeroporto na cidade e de outras obras ajude a criar esperanças.

O empresário Edmilson Torres Sá investiu em um restaurante em 2010. Durante o auge das obras, chegou a vender 1.500 refeições por dia e a ter 15 funcionários no estabelecimento, às margens da BR-232. Atualmente, são aproximadamente 500 refeições diárias e o número de empregados foi reduzido para seis, a maioria de pessoas da família. A gente fica preocupado com o futuro, o fluxo da cidade caiu muito. Era muito carro aqui em Salgueiro, um trânsito que você não acreditava, lembra.

Com a baixa, uma pousada no centro de Salgueiro aproveita para fazer as reformas necessárias. Teve tempo aqui de a gente ver pessoas dormindo nos carros, porque não tinha lugar nas pousadas, lembra o gerente, Vandelvo Pereira. O movimento menor preocupa um pouco, mas as perspectivas são boas. Dizem que vão retomar as obras, que vêm outras, explica.

O verdureiro Claudir Codeiro trabalha há anos junto do Mercado Municipal de Salgueiro. Com o final das obras da ferrovia, estima que as vendas diminuíram em, pelo menos, 40% mensalmente. Depois que terminou, está muito difícil para nós. Juntando a seca com o final das obras, estou tendo que buscar verdura em Juazeiro, na Bahia, para valer a pena vender. O salgueirense apostou, mas sem as empresas? Não tem como ter retorno. O jeito é gastar menos, reduzir as contas, explica.

Outras pessoas são mais otimistas. Dono de uma oficina e outros estabelecimentos, Francisco de Sá Parente transformou os pequenos quartos que tinha em um hotel. É uma pequena tragédia para o melhor. Tinha 'inchado' demais e agora estamos voltando para a realidade. Estamos a cerca de 600 quilômetros de todas as capitais do Nordeste, somos um centro logístico com potencialidade, acredita o empresário.