PATROCINADOR

03 junho 2014

TOTVS participa de Projeto Copa do Mundo da Apex-Brasil

Companhia trará ao país clientes da América Latina para rodadas de negócios e jogos do mundial

A TOTVS, líder no desenvolvimento de softwares de gestão na América Latina, participa do Projeto Copa do Mundo promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A companhia trará ao país oito clientes internacionais para assistir aos jogos do mundial e participar de rodadas de negócios.

Empresas do México, Argentina, Colômbia e Uruguai estão entre os participantes. Os executivos cumprirão uma agenda de reuniões com a TOTVS e conhecerão a estratégia da companhia para os próximos anos. Os convidados também acompanharão os jogos da Copa do Mundo.

Representantes das companhias mexicanas Comercial De Carnes Frías Del Norte S.A de C.V. (Super Chivas) e Corporación Gairet S.A. de C.V. irão ao estádio Castelão, em Fortaleza, para assistir o jogo entre Brasil e México. Já os executivos da Pagoda S.A. (do Grupo Guerrero), Yacimento entre Lomas e La Piamontesa, empresas argentinas, acompanharão a disputa entre Brasil e Camarões, em Brasília, no estádio Mané Garrincha.

Os outros três convidados da TOTVS irão à final do mundial, que será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro. Fondo De Empleados Médicos de Colombia - PROMEDICO, Kluber Lubrication Argentina S. A. e ADP (Agronegocios del Plata) terão a oportunidade de assistir a disputa entre os melhores times de futebol do mundo.

“Essa é uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento com clientes de outros países. Além de levá-los ao mundial, cumpriremos uma agenda de negócios e esperamos obter resultados ainda melhores do que na Copa das Confederações, em 2013, quando também participamos do projeto com a Apex-Brasil”, afirma Álvaro Cysneiros, diretor de Operações e Mercado Internacional da TOTVS.

Realizado pela Apex-Brasil, o projeto trará ao Brasil aproximadamente 2.300 executivos de 104 países e tem como objetivo estimular as exportações brasileiras, captar investimentos e projetar a imagem comercial do Brasil no mercado internacional. Mais de 800 rodadas de negócios, palestras, reuniões, visitas a fábricas e degustações de produtos serão realizadas em parceria com 700 empresas e entidades setoriais brasileiras durante a Copa do Mundo FIFA™, que ocorrerá entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades do Brasil.

F.biz e Endeavor aderem ao plano corporativo do 99Taxis para garantir produtividade às suas equipes e facilitar o controle de custos

Voucher99 atende chamado em cinco minutos, disponibiliza relatório da corrida e elimina processo de reembolso nas empresas

Reuniões a qualquer hora do dia, eventos ou viagens ou trabalhos que vão até tarde são rotinas para muita gente, e o táxi é o meio mais comum para locomoção nestas situações. No entanto, a adoção de cadastros junto a cooperativas e o uso do boleto vinham se apresentando pouco eficientes pela falta de praticidade, com longa espera pelos carros, indisponibilidade de veículos e outros inconvenientes.

Por isso, grandes empresas como F.biz e Endeavor aderiram ao Voucher99, plano corporativo da 99Taxis – www.99taxis.com -, app líder do segmento no Brasil.

Uma das maiores agências de publicidade do país, no mercado há 14 anos e com clientes como Unilever e Motorola em seu portfólio, a F.biz ajudou a criar o novo modelo de serviço corporativo do 99Taxis. Foram três meses de trabalho conjunto para garantir que tanto as necessidades dos colaboradores (rapidez, eficiência, segurança no serviço), como as da empresa (fluxo financeiro, relatórios, aprovações etc.) fossem atendidas com um nível superior.

O serviço funciona de maneira simples e segura: a empresa cadastra seus colaboradores no Voucher99. Ao chamar o transporte, o funcionário seleciona esta opção como forma de pagamento e, ao final da corrida, o taxista preenche um cupom eletrônico com o preço, que é confirmado na hora pelo passageiro. Com acompanhamento total dos percursos pela Internet e GPS, o serviço evita fraudes e os gestores da empresa têm acesso aos relatóriosreferentes às corridas, disponíveis em tempo real.

“A longa espera por táxis chegava a uma hora e atrasava o trabalho e a organização dos compromissos. Agora, nossos colaboradores esperam apenas cinco minutos. Isso faz diferença no negócio”, ressalta Pedro Reiss, co-CEO da F.biz. “Garantimos ao cliente corporativo um controle de gastos, a otimização do tempo dos usuários e também da própria economia no fluxo interno gerada pela eliminação dos processos de reembolso”, complementa Paulo Veras, CEO do 99Taxis.

Uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no Brasil, a Endeavor apoia iniciativas inovadoras e foi uma das primeiras a adotar o plano. "Nós acreditamos que empreendedores são capazes de solucionar os problemas vivenciados por pessoas e empresas no mundo todo. O Voucher99 resolve alguns problemas de usuários corporativos de táxi: agilidade para encontrar um taxi, precisão nos relatórios de utilização e eliminação do processo de reembolso", completa Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor.

Há diferentes planos do Voucher99 para empresas de todos os portes. Outra conveniência é a possibilidade de usar o serviço em mais de 100 cidades em que o aplicativo 99Taxis já está presente. A expectativa é que os 50 mil taxistas cadastrados atendam 500 empresas até o fim de 2014.

Para saber mais sobre a 99Taxis, acesse: www.99taxis.com.

AD Shopping e AD Mall participam da ABF 2014

Com um portfólio de 30 empreendimentos, administradora de centros de compras atua em todas as regiões brasileiras  

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do Brasil, está na ABF Expo 2014 com oportunidades para empresários, lojistas e investidores. A empresa está à frente da administração de 30 empreendimentos distribuídos pelas cinco regiões do Brasil e é responsável por um patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões. São mais de 5 mil lojas em 1,6 milhão m² de área construída e 729.804 m² de área bruta locável. O evento será realizado entre 4 e 7 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Acreditamos que a participação na ABF promove o fortalecimento da comunicação entre a administradora, mercado de lojistas e empreendedores”, afirma Magali Sanches, diretora comercial da AD Mall. Hoje cerca de 40% das operações de lojas satélites dos shoppings em que a AD atua são franquias. De 2013 para 2014, houve um incremento em torno de 10% em operações de franqueados nos shoppings que compõem o seu portfólio. “O franqueado tem no shopping uma excelente vitrine para expor sua marca, em um espaço que favorece o relacionamento com o cliente e, consequentemente, o aumento das possibilidades de venda”, complementa Magali.

No ano passado, a AD locou 128 mil m² de área bruta, entre franquias, lojas próprias e âncoras. Mais de 200 milhões de pessoas passaram pelos shoppings administrados pela empresa, que contabilizaram R$ 4,22 bilhões em vendas.

Com mais de 23 anos de experiência, o foco de negócios da AD é a gestão de shopping centers, para tornar os empreendimentos rentáveis e conceituados no mercado. Toda a negociação de lojas, quiosques e propriedades para merchandising é feita pela ADMall, braço de comercialização da AD Shopping.

No mais novo cliente da carteira da AD, o Américas Shopping, inaugurado em abril, 35% das operações são de franquias. São 240 lojas, em 120 mil m² de área construída e 35 mil m² de área bruta locável (ABL). A expectativa é de que, com o novo empreendimento, sejam gerados 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Conheça os empreendimentos administrados pela AD Shopping:

Sudeste
São Paulo: Bauru Shopping (Bauru), Shopping Cidade Sorocaba (Sorocaba), Shopping La Plage (Guarujá), Pátio Limeira Shopping (Limeira), Shopping Metrô Boulevard Tatuapé (São Paulo), Shopping Metrô Tatuapé (São Paulo), Shopping Pátio Osasco (Osasco), Shopping Pátio Pinda (Pindamonhangaba), Marília Shopping (Marília), Shopping Praça da Moça (Diadema), Shopping Rio Claro (Rio Claro), Taubaté Shopping (Taubaté) e Park City Sumaré (Sumaré – em desenvolvimento).

Minas Gerais
: Center Minas (Belo Horizonte), Minas Shopping (Belo Horizonte), Shopping Poços de Caldas (Poços de Caldas) e Ponteiro Lar Shopping (Belo Horizonte).

Rio de Janeiro: Rio Shopping (Rio de Janeiro) e Américas Shopping (Rio de Janeiro).

Sul 
Santa Catarina: Shopping Pátio Chapecó (Chapecó) e Park City Itajaí (Itajaí – em desenvolvimento).

Rio Grande do Sul: Shopping Pelotas (Pelotas).

Nordeste
Bahia: Shopping Center Lapa (Salvador).

Maranhão: Shopping Passeio (São Luís – em desenvolvimento).

Norte
Pará: IT Center (Belém), Shopping Pátio Belém (Belém), Shopping Pátio Marabá (Marabá).

Amazonas: Millennium Shopping (Manaus).

Centro-Oeste
Distrito Federal: Píer 21 (Brasília).

Mato Grosso: Sinop Shopping (Sinop – em desenvolvimento).

Serviço
ABF Expo 2014 Data: de 4 a 7 de junho de 2014
Horário: das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo, SP.
Estande AD Shopping: Rua J/K, estande 141/142

Loja de games brasileiros comemora sucesso com lançamentos

Splitplay já registrou mais de 100 mil visitantes e faz apresentação durante a E3
Os brasileiros ganharam a primeira loja de games exclusiva de jogos nacionais, a Splitplay, no início do mês de maio. Durante a E3, a startup fará lançamentos, apresentará as novidades da empresa e sua visão sobre o panorama do mercado local. A estimativa para 2014 é que US$ 2,6 bilhões sejam comercializados em torno dos jogos eletrônicos no Brasil, o país já ocupa a quarta posição de consumo mundial - sendo que, no mundo, a previsão é que a cifra chegue a um total de US$ 75 bi.
A loja online recebeu, em seu primeiro mês, mais de 100 mil acessos entre visitantes e inscritos. "A quantidade de pessoas se registrando, curtindo os jogos, comprando e apoiando os desenvolvedores brasileiros foi bem maior do que esperamos para poucos dias de vida”, afirmou Rodrigo Coelho, CEO da Splitplay. O empreendedor explicou ainda que muitas pessoas surgem querendo colaborar de diversas formas com a startup, dando boas ideias, sugerindo estratégias e funcionalidades para o portal e querendo saber como pode ajudar a divulgar os jogos.
“Estamos muito satisfeitos com o início da Splitplay, e isso só nos mostra cada vez mais que o interesse e o mercado sempre existiu e nos dá excelentes perspectiva para o futuro. O governo não dava incentivo, mas o panorama está mudando, ano passado tiveram três programas novos para startup no Brasil, além da abertura de editais de incentivo à produção de jogos”, comentou Rodrigo.
 A tendência da indústria de games no país é se desenvolver. A produção de jogos tende a aumentar cada vez mais; novas ferramentas estão se tornando acessíveis para os desenvolvedores, como a Unreal Engine e a Cry Engine que seguem os passos da Unity e agora estão ao alcance da realidade dos desenvolvedores brasileiros. Isso permite que os desenvolvedores possam se dedicar aos games como um emprego de tempo integral, colaborando para a produção interna e para a economia do país.
De olho no mercado e na Electronic Entertainment Expo (mais conhecida como E3, a maior evento da área de games no mundo), no dia 11 de junho, às 20h (horário de Brasília) a Splitplay terá um novo encontro com o público gamer. Na apresentação, que ocorre paralelamente a algumas conferências da E3, serão mostradas as novidades do mercado indie nacional; novos jogos que estarão disponíveis no site e um balanço dos resultados obtidos desde o lançamento da loja. Outros temas também serão abordados, como: a indústria nacional de jogos e a vertente mobile. Para assistir, os interessados devem acessar o link http://www.twitch.tv/splitplay
Umas das novidades do Splitplay é que a loja está participando do lançamento mundial do jogo de Autorama HTR+ High Tech Racing, dos desenvolvedores brasileiros QUByte. O game também está no Steam e em breve para 3DS. Como o jogo é brasileiro, no Splitplay custa a metade do preço, apenas R$ 15,00. O HTR + é um simulador fiel de corridas de Autorama com física realista, onde habilidade, treino, estratégia para ajustar o carro e técnica são a chave para vencer os oponentes. O game apresenta três diferentes níveis de dificuldade em 20 pistas incríveis. E ainda é possível configurar o seu carro em mais de 200 combinações de pneus, rodas, chassis e motores. O jogador também pode construir as pistas e participar do concurso da melhor pista da semana. Quem ganhar a disputa leva um prêmio em moedas do jogo para comprar e customizar o carro dos sonhos. Veja em: http://www.splitplay.com/pt/games/htr-high-tech-racing
Na Splitplay, o visitante encontra os principais games produzidos no Brasil totalmente gratuitos ou com valores até R$ 29. Confira emwww.splitplay.com.
Conheça alguns jogos disponíveis na Splitplay:
Aritana e a pena da harpia - Escolhido como melhor jogo brasileiro no BIG Festival

Soul Gambler

Bellatorus

Chroma Squad

Cangaço:

Mr. Bree+:

Aqui estão os 20 que merecem destaque: https://www.youtube.com/watch?v=VSZrbNm_za0

02 junho 2014

Fluxo de visitantes em Nova Trento aumenta após a canonização do Papa João Paulo II

Turistas, fiéis e romeiros visitam a estátua de cera do pontífice – agora considerado Santo - exposta no Museu de Cera Sacro localizado dentro do Parque Colina.

O movimento no Bondinhos Aéreos Parque Colina se intensificou no último mês após a cerimônia de canonização do Papa João Paulo II realizada no Vaticano, em Roma, no dia 27 de abril. Turistas, fiéis e romeiros de diversas partes do país e do exterior têm viajado até Nova Trento para conhecer e visitar a estátua de cera do pontífice que agora é considerado santo. Além da imagem do Papa João Paulo II, os visitantes podem apreciar também a estátua de Santa Paulina e conhecer mais a respeito do legado de fé e testemunho dessas personalidades da Igreja Católica.

“O Papa João Paulo II teve um papel muito importante não só para os católicos. Foi um líder bastante carismático e um exemplo de bondade para todos”, comentam os sócios diretores do Parque Colina Aristides dos Santos Junior e Juliana Tedesco dos Santos. “Hoje estão expostos no Museu as imagens de dois Santos e pretendemos em breve ampliar o acervo com outras personalidades da fé católica”, complementam.

Aberto ao público desde dezembro do ano passado, o Museu de Cera Sacro tem despertado a atenção dos turistas que visitam Santa Catarina. Já passaram pelo local integrantes da família Wojtyla, de João Paulo II; o único sobrinho vivo de Santa Paulina, Atílio Wisintainer, entre outras personalidades.

Outras opções de lazer
Antes de chegar ao Museu, os visitantes fazem o passeio pelos bondinhos aéreos até a Estação Colina. Trilha ecológica, mirante com vista privilegiada do Santuário de Santa Paulina, velário, fonte dos pedidos, além de capela e lanchonete são outros atrativos do Parque Colina. Também é possível conhecer a história de Santa Paulina através do painel artístico localizado no alto da colina. Passeio com o Bonde Turístico, um veículo diferenciado ao estilo dos antigos bondes ingleses, com trajeto nas imediações do parque e do Santuário é mais uma opção de passeio.

“Procuramos trazer aos fiéis e visitantes um pouco da atmosfera da fé aliada ao turismo ecológico e convencional. Assim aqueles que desejam podem ter momentos de reflexão e paz em áreas reservadas como no velário e na Capela Nossa Senhora Rainha da Paz. Para os que querem apenas momentos de lazer com a família há o passeio pelos bondinhos aéreos, trilha ecológica e mirante”, indicam os sócios-proprietários.

Sobre o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina
Com uma área total de 30 mil m², o Bondinhos Aéreos Parque Colina consiste num grandioso complexo voltado ao turismo religioso e convencional. Além de suas inúmeras opções de lazer, os bondinhos aéreos transportam os visitantes ao topo do morro da Colina, localizado em frente ao Santuário Santa Paulina, na cidade de Nova Trento. O parque é aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 18h, e a bilheteria fecha às 17h30min.

Serviço – Bondinhos Aéreos Parque Colina
Horário de atendimento: Terça a domingo das 9h às 18h.
Valor da entrada: Adulto – R$ 24,00; Infantil – R$ 12,00; Sênior – R$ 12,00.
Localização: Rua Nicolau Nicolodi, 501 – Nova Trento – SC
Telefone para reservas: (48) 3267-4047
Mais informações: www.parquecolina.com.br

PRECAUÇÃO, CALDO DE GALINHA E BOLA NAS COSTAS. POR MARLI GONÇALVES

Pelas ruas veremos grupos de atônitos estrangeiros, andando com uma corda amarrada entre si ou de mãos dadas. Talvez com capacetes, uma roupa isolante, coletes à prova de bala, um escafandro? Luvas nas mãos. O álcool em gel numa moringa presa ao pescoço. Só gostaria de fazer uma pergunta, depois de ler atentamente as recomendações que os governos de vários países estão dando aos incautos que vierem à Copa do Mundo

Você viria?

Vou fazer um resumo das recomendações dadas pelos gringos aos gringos que se atreverem a chegar nesse país aborígine, cheio de macacos, bananas e perigos insondáveis: não compre camisinhas por aqui; aliás, nem remédios, porque devem ser falsificados. Não leve prostitutas ou prostitutos para o hotel, que pode ser perigoso. Não diga! Não se hospede em andar baixo, tipo primeiro andar, de lugar nenhum. Não desgrude o olho de sua bebida, para não virar, literalmente, Cinderela, e ainda porque do jeito que as coisas estão caras seus bons drinques valerão ouro durante a Copa. Cuida do dinheiro, cabeça, corpo, membros (todos!), cartões de crédito, chinelos, bonés e óculos de sol. Não bebam água. Não encostem o bumbum na privada.

Andem sempre em grupos, e cada um de vocês carregue sempre duas bolsas - uma é para o inevitável ladrão. Ah, também há o risco de raptos e sequestros e, saiba, gringo, que os criminosos daqui são violentos, surpresa! Não deixe nada à mostra, nem câmeras, nem relógios, nem joias. Nem mostre a pele, porque talvez achem que nós, brasileiros, somos todos meio tarados. E somos.

Tranque as portas e as janelas. Como somos meio símios costumamos escalar grandes alturas sem problemas.

Não participe de protestos, manifestações. Tem muita gente e é perigoso. Inclusive, se puder evitar ir aos estádios, evite logo - lá também vai ter muita gente e pode sair confusão. Sabe como é, né? Um monte de estrangeiros de nações que se odeiam... Uma dica: carregue outra moringa pendurada no pescoço, com vinagre, que a nossa violenta polícia costuma usar gases para conter tumultos. Mas isso também pode ser útil depois de vocês comerem nossa feijoada, ou uma moqueca quente. Riscar o fósforo também ajuda.

Só peguem táxis, e que estejam na porta dos hotéis. Não perguntem, não se façam de bobos, não mostrem que são de fora - um perigo andar de bobeira nas ruas. Nós, os brasileiros, podemos atacar a qualquer momento. Não relaxem! Olha a cobra!

Não relaxem com sua bolsas, malas, malinhas, frasqueiras, nem com suas mulheres, namorados, bofes ou assemelhados - brasileiros são meio priápicos e podem sumir com eles para alguma praia da Bahia, tipo Trancoso, onde várias e vários desses espécimes perdidos podem ser encontrados depois dando muito para os pescadores. Assim, repetimos, não peçam ajuda. Pode aparecer alguém a fim de dar.

"Ladrões" brasileiros em hotéis e restaurantes, os batedores de carteira, as estradas de má qualidade, o transporte público clandestino, o trânsito pesado, entre outras coisas, alguns dos alertas que os estrangeiros que virão de países que até agora eu considerava mais civilizados receberam; tipo Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha. Como se eles não tivessem problemas.

Outra coisa que está nesses alertas: nós, brasileiros, costumamos roubar o troco, tiramos pirulitos de crianças, roubamos a bola no meio do jogo, passamos a perna em vocês e empinamos papagaios.

E os outros perigos? Só de dengue, temos quatro tipos em franca circulação. Temos frieiras, chulé, sarampo, catapora, gripe, coceiras em geral, como sarnas. Assim, cuidado com nossos cachorros, gatos, aves, e - não esqueçam - macacos! Quer saber mais? Melhor esquecer os jogos realizados em Manaus. Lá é muito quente e perto da floresta de onde podem surgir até uns bois da cara preta que não gostam de gente de fora. Isso, claro, sem contar com os índios ainda não contatados que poderão querer contatar justo agora.

Quer saber? Melhor desistir de ir pro Rio também. Não vai ser bom andar na praia, nem visitar pontos turísticos e muito menos fazer graça e ir sambar ou funkar nos morros e favelas. Estrangeiros: decorem essas letras, CV e PCC; suma onde elas estiverem marcadas. Enfim, pensando bem, também é melhor cortar São Paulo da lista. Tem uns manos por lá.

Cuiabá é quente, a Bahia é lerda. Ceará? Antes de ir aos jogos verifique se o estádio está lá no local. Pernambuco? Atenção, tubarões e refinarias superfaturadas!

E os cremes? Protetor solar, desinfetante, repelentes. Mosquiteiros! Não tente comprar drogas - elas podem estar malhadas. Prefira vendê-las, talvez lucre mais.

Enfim, que povo horrível somos nós! Mordemos, roubamos, mastigamos, fornicamos, envenenamos. Ultimamente também amarramos em postes e soltamos buscapés. A própria FIFA, oficialmente, alertou que, entre outras coisas, não cumprimos horários, gostamos de apertar e chegar bem perto, bem suados, beijamos muuuuuuuito. Comemos muita carne nos rodízios, falamos português, não gostamos que nos confundam com argentinos, furamos fila, e a mulherada dá mole, mas não é bem assim.

Mas um dos alertas que fizeram é realmente importante: "No Brasil, as coisas são geralmente feitas no último minuto e, se existe alguma coisa que todos os turistas devem se lembrar, é: não perca a paciência e mantenha os nervos calmos (...) (...) a filosofia de vida dos brasileiros pode ser resumida com a seguinte frase: "relaxa e aproveita" ("relax and enjoy")". Uma ode à nossa Marta Suplicy. Mas notem bem: só se vocês, gringos, trouxerem as camisinhas...

Deixamos mesmo tudo para a última hora. Inclusive, para compensar o nosso complexo de vira-latas, só mesmo ganhando essa Copa na última hora. Para poder responder em alto e bom tom para quem chegar se achando por cima da carne seca, com graça para o nosso lado: precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Tomem bastante Chicken broth, De bouillon de poulet, Hühnerbrühe, Caldo de pollo.
São Paulo, onde fica o Itaquerão, e onde começará o show/drama


Marli Gonçalves é jornalista Nem eu sabia que o Brasil era tão ruim assim. Já pensou se os estrangeiros souberem mesmo como as coisas se passam por aqui? Alguém avisa para eles que também vai ter muito mais gente aqui do Terceiro Mundo? 
********************************************************************

SEBASTIÃO SALGADO PARTICIPA DO 5º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Fotógrafo brasileiro vencedor de diversos prêmios vem ao Brasil para participar do evento do LIDE em Foz do Iguaçu

Xamãs da tribo Camaiurá da bacia do Alto Xingu - © Sebastião Salgado Amazon Salgado

Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro mundialmente reconhecido, autor dos premiados livros "Trabalhadores" (1986-1992) e "Êxodos" (1994-1999) é presença confirmada no 5º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, promovido peloLIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., que acontece em 5 e 6 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, Sebastião Salgado e Lélia Deluiz Wanick Salgado serão homenageados pelo trabalho em prol da natureza que desenvolvem há mais de uma década com a Organização Não Governamental Instituto Terra.

“Para mim é uma honra ter a presença de Lélia e Sebastião no Fórum. A homenagem vem justamente ao encontro do tema central que é “O que esperamos para o Brasil?”, com debates sobre mudanças climáticas, sustentabilidade, economia verde, mobilidade urbana e biodiversidade”, diz João Doria Jr.

O Instituto Terra foi criado com o objetivo de devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Juntos, Sebastião e Lélia mobilizaram parceiros, captaram recursos e fundaram, em abril de 1998, a organização ambiental dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. Em pouco mais de uma década, o sonho do casal já rendeu muitos frutos. Por conta da atuação do Instituto Terra, mais de 7.000 hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na região e mais de 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica já foram produzidas em seu viveiro para abastecer tanto os plantios na RPPN Fazenda Bulcão quanto os projetos de restauração que desenvolve na região.

Além da homenagem, em 6 de junho, quatro obras da autoria de Sebastião Salgado serão leiloadas:  “Alto Xingu, Brasil 2009”, “Zo'es, Brasil 2009”, “Anavilhanas, Brasil 2009” e “Pico da Neblina 2009”. O valor arrecadado será destinado para duas instituições que desenvolvem trabalhos em prol do meio ambiente: o "Projeto das Onças", do Parque Nacional do Iguaçu e "Fundação Museu Do Homem Americano", do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Salgado busca, por meio de suas fotos, fazer as pessoas refletirem sobre sua situação do local retratado. O artista explora, através de suas lentes, temas críticos da economia como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões expondo-as da maneira mais clara possível em suas imagens.

O fotógrafo, internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho já recebeu os principais prêmios de fotografia do mundo como Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998; Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária; Prêmio World Press Photo; The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental; Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência' nos Estados Unidos; Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores ; Medalha da Inconfidência; Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos; Prêmio Overseas Press Oub oí America; Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography; Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil e 40º Prêmio Jabuti de Literatura: categoria reportagem. Recentemente teve sua vida retratada no documentário “O Sal da Terra”,dirigido pelo alemão Wim Wenders ("Pina") e pelo seu filho, Juliano Ribeiro Salgado, onde, por cinco minutos, ganhou um dos maiores aplausos durante o Festival de Cannes.

Com o objetivo de fortalecer o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e fomentar parcerias, diálogo e cooperação por uma agenda sustentável como prioridades máximas, o Fórum trará discussões relacionadas ao tema central “Sustentabilidade e Desenvolvimento: qual agenda possível?”Cerca de 250 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais trocarão experiências de gestão durante o evento.