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05 junho 2014

DESCUBRA PORQUE O ÁLCOOL É UM DOS PRINCIPAIS INIMIGOS DO SISTEMA NERVOSO

Após alguns drinks falamos enrolado, apresentamos lapsos de memória, falta de equilíbrio e de coordenação motora.  Como será que o álcool gera essa pane no nosso cérebro? Será que o problema é reversível ou o abuso de álcool pode gerar sequelas? Conversamos com Dr. Leandro Teles, médico neurologista (CRM 124.984), sobre os principais aspectos que envolvem o álcool e seu impacto no sistema nervoso.1- Todo mundo sabe que o álcool faz mal para o fígado. E para o cérebro?Sem dúvida nenhuma o álcool em excesso, seja em quantidade, seja na frequência do uso, gera uma série de alterações agudas e crônicas no sistema nervoso como um todo. O cérebro sofre e os nervos periféricos, também. O álcool traz comprometimento agudo e imediato da função de algumas regiões e, com o passar dos anos, gera alterações estruturais irreversíveis podendo levar a demência, neuropatia periférica, entre outros problemas.2- Porque quando bebemos ficamos confusos e sem coordenação motora?Após ingerir o álcool esse se difunde rapidamente para o sangue e é distribuído por todo o corpo. O cérebro recebe cerca de 20 % do sangue que sai do coração. O impacto é imediato, o sistema atencional localizado nos lobos frontais é o primeiro a sofrer, ficamos desatentos, eufóricos, com respostas motoras mais lentas e desajeitadas. A segunda região cerebral a acusar o golpe é o cerebelo, ficamos incoordenados, cambaleantes e com a fala mole. Por fim surge a sonolência que se aprofunda progressivamente. Já não fixamos nada na memória e se não houver muito cuidado a pessoa pode entrar em coma alcoólico com risco de vida.3-Como o álcool destrói os neurônios e suas conexões?O álcool age negativamente no sistema nervoso por diversas vias.  Primeiro, há uma toxicidade direta do álcool ao corpo do neurônio e ao seu prolongamento (axônio). O álcool em excesso destrói diretamente células, conexões e redes inteiras. O cérebro que quem bebe demais envelhece precocemente e pode ficar atrofiado. Além do efeito direto, que bebe está mais sujeito a traumas na região da cabeça e a carência de algumas vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do cérebro como a vitamina B1 (tiamina), vitamina B3 (niacina), B6 (piridoxina) e principalmente a vitamina B12 (cianocobalamina).4-Quem bebe com frequência e pára de uma vez pode ter problemas neurológicos? O álcool vicia psíquica e fisicamente. Isso significa dizer que a pessoa necessita cada vez mais da substância para ter tranquilidade e sentir-se próximo do seu normal. Quando um viciado fica sem sua droga surgem sempre sintomas de abstinência: irritabilidade, taquicardia, pressão alta, excitação psíquica, confusão mental e até alucinações. Neste momento é fundamental a intervenção médica para preservar a saúde do paciente e ajudá-la na transição para a cessação do etilismo.5-Afinal, um pouquinho de vinho tinto faz bem ou mal ao cérebro?Consumo regular de baixas doses de vinhos esteve relacionado a uma melhora do perfil cardiovascular. O cérebro fica sim mais protegido quando os vasos que o nutrem ficam mais saudáveis. A substância do vinho tinto responsável pelo efeito benéfico é o resveratrol, presente principalmente na casca das uvas tintas. Agora, não podemos esquecer que tem o álcool envolvido na formulação do vinho. Algumas pessoas tem tendência ao abuso, outras doenças clínicas ou mesmo uso de medicamentos que não combinam com a ingestão de álcool. Essas últimas devem sim evitar essa substância. Portanto, a questão do custo versus benefício no uso regular de vinho deve ser avaliada caso a caso. 

Biltech lança aspiração central portátil com acessórios exclusivos para higienizar carros, barcos e motorhomes

A Biltech está disponibilizando uma nova tecnologia de aspiração central portátil perfeita para ser utilizada na higienização de automóveis, barcos, motorhomes e trailers: a central de aspiração GarageVac, da norte-americana InterVac

Esses práticos aspiradores centrais são silenciosos, cinco vezes mais potentes que os aspiradores de pó tradicionais e possuem uma característica importantíssima: seu processo de tripla filtragem consegue reter todas as micropartículas hipoalergênicas, graças ao seu filtro certificado com classificação HEPA (High-efficiency particulate air).

"Aspiradores de pó tradicionais simplesmente recirculam a sujeira, coletando apenas detritos de maior tamanho e lançando as impurezas no ar do próprio ambiente. A aspiração central, que comercializamos com exclusividade  - seja ela de pequeno ou de grande porte - higieniza os ambientes eliminando o ar impuro. Seus filtros bactericidas conseguem reter partículas minúsculas, maiores ou iguais a 0,3 micrometros, tais como pólen, fungos, ácaros e pelos de animais, que são os grandes causadores de muitas doenças crônicas e alérgicas" - explica Antonio Caramico, diretor presidente da Biltech.

A Central de Aspiração GarageVac, por suas pequenas dimensões, pode ser fixada, por exemplo, dentro da garagem, ou até mesmo num barco de maior tamanho ou num motorhome. Seus inúmeros acessórios são perfeitos para serem utilizados em todos os tipos de superfícies: carpetes, estofamentos, pisos frios, laminados, painéis de instrumentos etc. E também em locais delicados e de difícil acesso, onde os aspiradores convencionais não conseguem chegar. A mangueira extensível do GarageVac tem alcance de 12 metros e pode aspirar com eficiência  áreas de até 150 m².

Metra investe na reforma de ônibus elétricos para garantir maior conforto aos seus passageiros

Para aumentar o conforto dos seus passageiros, a Metra está reformando 22 trólebus de sua frota. As melhorias foram iniciadas no mês passado e o plano da empresa é reformar três ônibus por mês.
Os 22 ônibus estão passando por melhorias no sistema elétrico, nas partes de funilaria e mecânica, entre outras. “Internamente, o piso de madeira está sendo trocado por outro emborrachado. Eles também estão ganhando iluminação e lanternas de LED, além de um painel de comando modernizado e uma nova pintura com layout bem mais moderno”, revela João Carlos Barbosa, gerente de manutenção da Metra. Ele ainda explica que os ônibus movidos a diesel duram, em média, 20 anos. Já os trólebus, cerca de 30 anos. “Estamos reformando os nossos justamente nesse meio tempo de vida”, diz.
Outra vantagem dos trólebus está relacionada à poluição. De acordo com levantamento realizado pela empresa, só em 2013, 9 mil toneladas de gás carbônico (CO2) deixaram de ser despejadas no ar durante sua operação pelo Corredor ABD, graças a sua frota de ônibus elétricos. “Se no lugar dessa tecnologia os ônibus fossem movidos a diesel, teriam sido queimados cerca de 4 milhões de litros do combustível, provocando a emissão de CO2 na atmosfera. Por isso é importante investir cada vez mais em trólebus”, ressalta o gerente de manutenção da Metra.
Com uma frota de 270 veículos, pelos 33 km do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara e Diadema-Berrini) – sendo 30 km exclusivos para o uso dos ônibus da empresa, a Metra transporta por mês cerca de 7,5 milhões de passageiros. Toda a operação da empresa abrange nove terminais, 110 paradas e 13 linhas que atendem passageiros das zonas Sul e Leste de São Paulo e também das cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

04 junho 2014

Interactive Intelligence usa Amazon Web Services em nova oferta de serviços

Com o Interactive Intelligence PureCloud  , empresas podem contratar a infraestrutura de nuvem elástica e confiável do AWS para garantir máxima qualidade em serviços distribuídos; Interactions 2014 mostrou, também, a história da Aron Ralston, o alpinista que ficou preso entre rochas no deserto de Utah e deu origem ao filme “127 hours”; Ralston sobreviveu porque percebeu que a rocha que o mantinha preso e iria causar sua morte também poderia libertar e preservar sua vida

A Interactive Intelligence Group Inc. (Nasdaq: ININ), fornecedora global de soluções e serviços para aprimorar a experiência do cliente, mostrou durante o segundo dia do evento Interactions 2014 – encontro que começou segunda-feira e termina amanhã em Indianópolis, Indiana (EUA) – como reforçar ainda mais a qualidade de serviço oferecida pela empresa. Durante o Keynote Speech de seu CEO, Don Brown, ficou claro o empenho da Interactive Intelligence de garantir a máxima confiabilidade e performance para suas aplicações na nuvem. “A continuidade das operações das empresas que usam nossos serviços poderá, agora, ser reforçada com a opção de contratar o Interactive Intelligence PureCloud, plataforma distribuída por meio da infraestrutura da Amazon Web Services (AWS)”, diz Brown. “O AWS é uma nuvem elástica e confiável que garante o uptime dos sistemas em todo o planeta; trata-se da resposta que procurávamos para dinamizar ainda mais nossa oferta”. A oferta Interactive Intelligence PureCloud destaca-se por oferecer ao mercado rápida implementação e excelente confiabilidade e escalabilidade, garantindo a qualidade de serviço, independentemente de geografias ou infraestruturas locais de Telecom. O Interactive Intelligence PureCloudestará disponível nos EUA até o final deste ano, e em outros países em 2015.


Aron Ralston, do filme ‘127 hours’, vai ao Interactions 2014

Outro tema do segundo dia do Interactions 2014 foi muito impactante: como transformar uma situação de morte certa em uma lição de vida. O alpinista, palestrante e engenheiro norte-americano Aron Ralston, conta durante o Keynote Speech como foi ficar preso por 127 horas em Utah, num desfiladeiro entre pedras, e revela como teve de cortar parte do braço para conseguir sair com vida desta armadilha. Sua história rendeu o filme “127 horas”, de 2010, com o ator James Franco fazendo o papel de Aron Ralston.

Em sua palestra no Interactions 2014, Ralston explicou: “Durante a maior parte dos dias em que fiquei com o braço preso à parede do desfiladeiro, eu pensava na rocha que havia se deslocado e imobilizado meu braço como um grande problema, algo que me levaria à morte”. E, efetivamente, ao final de alguns dias, Ralston se preparou para morrer. Ele havia tentado cortar o braço preso com o canivete que possuía, mas não conseguiu realizar essa operação – os ossos resistiam à ação do canivete. “Foi aí que percebi que a rocha que era minha sentença de morte poderia ser, também, minha libertadora – eu só precisava da coragem para usar a rocha como uma ferramenta para quebrar os ossos do meu braço direito”. Ao final de sua palestra, Ralson explicou: “Sempre haverá pedras no nosso caminho; é o modo como lidamos com essas rochas que nos faz dignos de admiração”.

Salários em alta para executivos financeiros, revela pesquisa especializada

De acordo com o estudo, o Brasil é apontado como o quarto país que mais aposta em aumento para os profissionais de finanças e contabilidade em 2014
No que diz respeito aos salários, os executivos brasileiros da área de finanças e contabilidade seguem em alta. Uma pesquisa global realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, apontou que para este ano de há uma tendência de aumento nas remunerações para 58% dos diretores financeiros do país. O estudo revelou ainda que deverá haver 40% de estabilização dos salários e apenas 2% de queda. Esta pesquisa foi realizada com 2.535 diretores financeiros de 16 nacionalidades.
Diante dos números, o resultado coloca o Brasil como o quarto país que mais aposta em aumento. Quem lidera o ranking é a China, com 70%, seguida de Hong Kong que aparece com 69% e Nova Zelândia que prevê 60% de aumento nas remunerações dos profissionais do país.
No que diz respeito à expectativa sobre os bônus para executivos, a pesquisa mostra que 54% dos diretores brasileiros apostam no congelamento, 37% acreditam no aumento, 5% preveem queda e apenas 4% dizem que não haverá bônus em 2014.
Sob a perspectiva global, mais de quatro em 10 economias devem ampliar os salários e 28% estipulam bônus superiores neste ano. Com relação a tendência dos bônus para os profissionais de finanças e contabilidade, 54% dos CFOs das organizações brasileiras apostam no congelamento, 37% acreditam no aumento, enquanto 5% afirmam ser de queda e 4% de que não haverá bônus.
O diretor acadêmico da ESIC Business e Marketing School, Universidade Referência Mundial em Formação Executiva, Alexandre Weiler, destaca que o resultado do estudo revela que a área de finanças está bastante aquecida, não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Este aumento na remuneração dos profissionais é reflexo de uma série de fatores e aponta um importante crescimento do setor. Sinalizando, ainda mais, a importância de especialização e qualificação dos profissionais da área financeira para que possam estar preparados para as novas exigências do mercado”, destaca.
A ESIC Business e Marketing School, com sede brasileira em Curitiba, além do curso de graduação em Gestão Financeira também oferece uma série de cursos de pós-graduação nesta área como, por exemplo, o Master em Direção de Finanças.
A Instituição
Ranqueada entre as melhores Escolas de Negócios do mundo, a Faculdade Internacional ESIC Business & Marketing School, é um Centro Universitário Privado com sede em diversas filiais na Europa e instalada no Brasil, em Curitiba, desde 2001.
Com mais de 48 anos de tradição, a instituição oferece formação na área de negócios baseada em altos padrões internacionais. Além da graduação, também são oferecidos diversos cursos de pós-graduação Master´s e MBA´s, Formação Executiva In Company, Missões Empresariais e Módulos Internacionais.

ICMS sobre o Serviço de Transporte no Brasil é tema central de obra inédita anunciada pela Thomson Reuters

O título – que integra a Coleção Premium de Doutrina Tributária lançada por meio dos selos editorias FISCOSoft e Revista dos Tribunais – analisa a incidência do imposto sobre operações relativas ào serviços de transporte Interestadual e Intermunicipal, setor de crescente importância na economia brasileira

São Paulo, 04 de Junho de 2014 – A Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, por meio de seus selos editoriais FISCOSoft e Revista dos Tribunais, anuncia o lançamento do quarto volume da Coleção Premium de Doutrina Tributária. “ICMS sobre o Serviço de Transporte – Aspectos do Contrato de Logística e Transporte” aborda as normas tributárias referentes ao imposto incidente sobre o transporte intermunicipal e interestadual de pessoas e mercadorias, com o objetivo de interpretar de forma analítica e sistemática esse conjunto de normas.
“Temos visto uma crescente importância do setor de transportes no cenário nacional, sobretudo no que se refere as suas relações com as centrais de distribuição, como por exemplo no caso de compras pela internet. O estudo que deu origem a esse novo trabalho buscou aprofundar o conhecimento científico na área, normalmente deixado em segundo plano”, comenta Vanessa Miranda, gerente de Tributos Diretos da Thomson Reuters no Brasil
Heleno Taveira Torres, professor titular de Direito Financeiro do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP, coordena a Coleção e Gustavo Henrique Vasconcelos Ventura, autor do novo volume, iniciam a obra traçando um perfil constitucional do imposto, investigando as suas características e os princípios que com ele se relacionam. Posteriormente, o foco da investigação recai sobre a LC 87/1996, sobretudo no que se refere às características exclusivas de tal espécie de imposto. O livro também conta com uma análise no que se refere à relação jurídico-tributária, tratando do fato jurídico, obrigação, lançamento, tendo como fulcro caracterizar a norma jurídica tributária de imposto, considerando os critérios material, espacial e temporal, bem como os critérios pessoal e quantitativo, da chamada regra-matriz de incidência tributária.
No último capítulo antes da conclusão, o estudo passa a tratar dos aspectos jurídicos dos contratos de transporte com a finalidade de analisar das principais normas e características jurídicas que regulam essa atividade empresarial de forma a proporcionar uma melhor compreensão e aplicação das normas do ICMS.

FICHA TÉCNICA
O ICMS sobre o Serviço de Transporte – Aspectos do Contrato de Logística e Transporte
1ª Edição
Acabamento: Capa Luxo
Autor: Gustavo Henrique Vasconcelos Ventura
Preço: R$ 130,00
Para mais informações ou compra de exemplares ligue 2159-0500 – Opção 5 – Departamento Comercial.

Sobre a Coleção Premium de Doutrina Tributária
Coordenada pelo professor Heleno Taveira Torres, a Coleção Premium de Doutrina Tributária  inclui três volumes lançados anteriormente:
Preços de Transferência
Autor – Jonathan Barros Vita
Páginas – 472
Tópicos abordados: Definição, aspectos funcionais e sistêmicos dos Preços de Transferência. Tributos envolvidos com os Preços de Transferência no Brasil. Requisitos e Princípios para Aplicação dos Preços de Transferência. Fundamentos operacionais dos Preços de Transferência. Métodos de determinação da base de cálculo tributária dos Tributos Incidentes sobre a Renda em Relação aos Bens, Serviços e Direitos (exceto aqueles remunerados por royalties). Juros, royalties e os Preços de Transferência

Valoração Aduaneira
Autor - Jonathan Barros Vita
Páginas – 408
Tópicos Abordados: Definição, aspectos funcionais e sistêmicos da Valoração Aduaneira. Requisitos e princípios da Valoração Aduaneira. O critério quantitativo do consequente da Regra-Matriz de Incidência Tributária e o processo de construção das Operações Parâmetro. Métodos de determinação do Valor Aduaneiro. Tributos envolvidos com a Valoração Aduaneira no Brasil

Relações entre Preços de Transferência e Valoração Aduaneira
Autor - Jonathan Barros Vita
Páginas – 360
Tópicos Abordados: Análise a partir da estrutura dos dois Institutos. Estudos sobre a Fórmula Operativa. Análise funcional e finalística da Valoração Aduaneira e dos Preços de Transferência. Perspectivas de harmonização entre os Institutos: da teoria à prática.

Interactive Intelligence consolida novo perfil: provedora de serviços

Evento que começou ontem e segue até quarta-feira em Indianópolis, Indiana (EUA), mostra que empresa está deixando de ser uma provedora de soluções para se focar na entrega de serviços; crescimento da oferta de CaaS (Communication as a Service) está por trás desta mudança; no faturamento da empresa em 2014, 60% do resultado deverá vir da oferta na nuvem

A Interactive Intelligence Group Inc. (Nasdaq: ININ), mostra no evento Interactions 2014 – encontro que começou ontem e segue até quarta-feira, em Indianópolis, Indiana, EUA – que está deixando de ser uma empresa que oferece soluções para se tornar um provedor de serviços para aprimorar a experiência do cliente. “Esta mudança de perfil está cada vez mais consolidada graças ao sucesso de nossa oferta de CaaS, Communication as a Service”, explica Joe Staples, CMO da Interactive Intelligence, durante o primeiro dia do evento global Interactions 2014.

Os números da empresa atestam essa tendência. “Os resultados provenientes de vendas de CaaS subiram de US$ 14,4 milhões em 2011 para US$ 56,4 milhões em 2013”, enfatiza Staples. O faturamento total da Interactive Intelligence em 2014 deve chegar a US$ 370 milhões. “Esperamos que entre 55 e 60% do faturamento venha da plataforma CaaS”, aponta Staples. Um dado interessante sobre a força da oferta CaaS da Interactive Intelligence é que 25% das corporações que escolheram esta solução pertencem ao segmento financeiro (bancos, corretoras, operadoras de seguro). Trata-se de uma vertical onde toda a infraestrutura de TIC é crítica para os negócios – desse modo, a decisão de colocar o contact center na nuvem torna-se possível por causa da estabilidade e segurança da oferta da Interactive Intelligence.

CX Hot Trends acontece em paralelo ao Interactions 2014

O CaaS será um dos tópicos principais do Interactions 2014. As várias grades de palestras do evento irão abordar todas as principais tendências da área de contact center, da computação em nuvem à mobilidade.

Este será o primeiro ano em que, em paralelo com o Interactions 2014, acontece o CX Hot Trends Symposium, encontro em que palestras de visionários e analistas da indústria apontam para onde vai o mercado e que forças podem atrasar ou acelerar a chegada do futuro. “Ao colocarmos lado a lado o Interactions e o CX Hot Trends Symposium – um congresso inovador, que investiga e recomenda tendências –, confirmamos nosso perfil de empresa empenhada em melhorar a experiência do cliente que interage com o contact center”, explica Joe Staples. “A Interactive Intelligence não é um provedor de produtos ou recursos; nossa missão é oferecer serviços realmente capazes de aprimorar a experiência do cliente”.