PATROCINADOR

18 junho 2014

Prova de Conceito Apresenta Operadora de Telecom Virtualizada

Demonstração é a Primeira Realizada no Mundo Real em Ambiente Carrier Ethernet Multifornecedor

Quatro fornecedores de tecnologia para operadoras de telecomunicações irão realizar, entre 19 e 19 de junho, uma Prova de Conceito (PoC) para demonstrar o funcionamento de uma operadora de telecomunicações e serviços de redes implementada no novo modelo de Virtualização de Funções de Redes (NFV). Esta é a primeira demonstração de virtualização distribuída em ambiente de operadora, isto é, com parte das funções da rede de serviços sendo transferida para as instalações do cliente da operadora, ao invés de rodar integralmente na estrutura do prestador de serviços.

A prova de conceito conjunta conta com a aprovação do ETSI (Instituto Europeu de Padronização em Telecomunicações, no acrônimo em Inglês) e acontece no evento global Big Telecom, em Chicago (EUA). As quatro fabricantes envolvidas são Cyan, Fortinet, RAD e Certes Networks.

Patrocinada pela CenturyLink, a Prova de Conceito baseia-se em um equipamento dedicado de virtualização distribuída D-NFV, desenvolvido pela RAD, e próprio para a instalação na borda do cliente. Na demonstração, o D-NFV irá executar um Firewall de Próxima Geração (NGFW) da Fortinet e um mecanismo de criptografia/descriptografia virtual da Certes Networks, funcionando como VNF (Função Virtual de Rede). Tudo isto num ecossistema sob a orquestração da solução Blue Planet da Cyan.

A PoC é patrocinada pela CenturyLink, especializada em serviços para as operadoras e provedores de serviços.

Empresas Comentam a Prova de Conceito

"O conceito de NFV Distribuído dá suporte à estratégia de serviços gerenciados da CenturyLink ao fornecer uma plataforma para o desenvolvimento de serviços exclusivos de rede, otimizados para NFV, levando as funcionalidade desejadas diretamente para a rede do cliente", afirma James Feger, Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Rede da CenturyLink.

"Patrocinar esta Prova de Conceito multifornecedor com o aval do ETSI proporciona à indústria uma oportunidade de provar a interoperabilidade de fabricantes e de determinar quais funções encontram melhor desempenho na borda do que no núcleo da rede," completa ele.

O D-NFV permite a colocação de VNFs onde elas serão mais eficazes e menos dispendiosas, inclusive na borda do cliente. Essa abordagem possibilita aos provedores lançar novos serviços, de modo rápido e fácil de implementar. Garante também capacidades avançadas, sem ter de investir capital com antecedência no data center ou redesenhar a rede. A PoC demonstra um modelo de implementação de D-NFV inovador, aberto e ágil, composto por múltiplos fornecedores que colaboram para entregar valores chaves para provedores de serviço que usam componentes físicos e virtuais.

"O NFV Distribuído é um importante caso de aplicação aprovado pelo ETSI. Muitas PoCs concentram-se na busca de contenção das despesas de capital (capex) e despesas operacionais (opex), que podem ser economizadas através do NFV. Já o NFV Distribuído tem a ver com a agilidade de serviço - a capacidade dos provedores criarem novos fluxos de receitas e garantirem um tempo mais curto para atingir o mercado com funções de rede virtualizadas, tais como o firewall e a criptografia, e adicionar valor aos serviços empresariais existentes de forma rápida e com boa relação custo-benefício na borda do cliente", comenta Caroline Chappell, Analista Sênior da Heavy Reading. "Esta PoC também demonstra a integração entre múltiplos fornecedores e como ela pode impulsionar o NFV para a indústria."

NFV e Orquestração: Para Além dos Data Centers

Embora seja importante para o avanço do NFV como um todo, esta PoC amplia ainda mais, e de modo singular, o escopo e a concepção de NFV e a orquestração de serviços, abrangendo tudo o que está fora da borda. Especificamente, o NFV é implementado na borda do cliente com o equipamento da RAD, enquanto a orquestração da Cyan abrange desde o data center até a borda do cliente, integrando todos os componentes físicos e virtuais.

A Orquestração NFV realizada pelo Blue Planet da Cyan permite aos provedores de rede sintonizar as VNFs de múltiplos fornecedores, a partir de uma única plataforma centralizada de orquestração. Essas capacidades avançadas simplificam a implementação e a gestão do ciclo de vida das VNFs. Além disso, a capacidade do Blue Planet de orquestrar tanto o NFV como os serviços de Ethernet por multifornecedores proporciona aos operadores de rede uma plataforma única para criar novos serviços de Ethernet melhorados por VNF gerenciados a partir de uma plataforma.

As VNFs na borda do cliente são implementadas com o ETX-205A da RAD, um dispositivo de interface de rede de última geração equipado para D-NFV. Esta solução inovadora integra uma plataforma de servidor x86 para hospedar capacidades de serviço com valor agregado, assim como funcionalidades de rede que operam em máquinas virtuais.  

A Fortinet e a Certes Networks fornecem VNFs que são concretizadas no ETX-205A da RAD através da Plataforma de SDN Blue Planet da Cyan.

O FortiGate-VM da Fortinet executa funções de segurança do firewall de próxima geração que proporcionam proteção nas camadas de rede e de aplicações. As atualizações de segurança em tempo real são levadas para o FortiGate-VM pelos serviços por assinatura FortiGuard para garantir o conhecimento e a execução de proteção contra as ameaças de segurança mais recentes.

O FortiGate-VM é gerenciado pelo FortiManager-VM e pelo FortiAnalyzer-VM da Fortinet, o que proporciona configuração centralizada, controle e análise de segurança. Juntos, eles melhoram a flexibilidade para possibilitar soluções de segurança abrangentes rapidamente e melhorar a escalabilidade de adição de recursos de acordo com as necessidades de segurança.

O Certes Enforcement Point virtual (vCEP) é uma solução de criptografia virtual que protege os dados em movimento em qualquer rede pública ou particular. Manejado com a simplicidade de arrastar e soltar, os vCEPs podem ser dinamicamente preparados para criar VPNs do CryptoFlow™ da Certes, VPNs totalmente interligados em múltiplos pontos que protegem os dados em ambientes físicos, virtuais e de nuvem. Os CryptoFlows protegem dados críticos para qualquer aplicação com políticas automaticamente aplicadas e controle simplificado das chaves de criptografia.

A demonstração ao vivo do NFV Distribuído acontecerá no stand 519 do evento Big Telecom em Chicago no dia 17 ou 18 de junho.

TOTVS integra solução para Construção e Projetos com base de dados TCPO, da PINI

Integração agiliza tomada de decisões ao oferecer aos usuários composições de referência no mercado e preços atualizados mensalmente

A TOTVS, líder no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial na América Latina, integrou seu software de Construção e Projetos com a base de dados TCPO, desenvolvida e mantida pela PINI, empresa de informação especializada no setor de construção civil. A unificação agilizará a elaboração de orçamentos ao oferecer aos clientes da companhia referências de composições de custos para orçamentos de obras, incluindo coeficientes de consumo de materiais e índices médios de produtividade na execução dos serviços. A parceria também permitirá que os usuários do TOTVS Obras e Projetos (TOP) atualizem a estimativa de custo das construções com informações da Tabela de Composições de Preços para Orçamentos (TCPO) da PINI.

Utilizar as referências da base TCPO, podendo compará-las com suas próprias composições, tornará o orçamento mais assertivo e garantirá eficiência aos projetos, aumentando sua competitividade. Atualizada mensalmente com base nos valores de 26 capitais do Brasil, a TCPO é uma extensa lista de composições, insumos e preços do segmento que ajudam as construtoras a estimarem o custo médio de uma obra. Com a integração, os usuários da ferramenta da TOTVS passarão a importar todos os itens de construção, bem como seus preços de forma simples e ágil.

Além de contribuir para a elaboração de um orçamento preciso, a tabela, associada ao TOP, possibilita um acompanhamento, mês a mês, do custo total da obra. O lançamento permitirá ainda retomar planos que ficaram em stand by com apenas um clique, atualizando os valores em tempo real.

“O orçamento é a primeira fase do projeto e uma das mais relevantes, pois dele depende o sucesso na conquista de novas oportunidades bem como a expectativa de resultado positivo da construtora. Um levantamento de preços realizado de forma ágil e assertiva faz toda a diferença”, afirma Gustavo Bastos, diretor do segmento de Construção e Projetos da TOTVS.
A parceria com a PINI é a mais recente oferta lançada pela TOTVS com o objetivo de simplificar o dia a dia de mais de 1.600 clientes da companhia no Brasil e no exterior.

Audi RS Q3 já está à venda no Brasil

Primeiro modelo RS da família de SUVs da Audi tem desempenho de esportivo

Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros e 310 cv leva o RS Q3 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos

Preço do modelo é de R$ 273.600,00


As concessionárias Audi já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3,  primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a família Q de utilitários. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3 para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O RS Q3, que foi apresentado pare o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).


O motor que equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri de especialistas automotivos por três anos consecutivos, desde 2010. O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência, oferece 420 Nm de torque.

O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.

O Audi Q3 RS conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.

O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS. O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas.

O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.

Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.

O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.

Os discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente.

Design externo

Além da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu caráter especial através de  detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.

Por dentro

As linhas esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de volta.

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara preto.

O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura.

Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus.A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth.

O Audi RS Q3 é oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa, Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é R$ 273.600,00.

17 junho 2014

Cellebrite Vence o Prêmio Forense 4cast 2014

(Sistema UFED de extração e análise de dados forenses em dispositivos móveis é apontado como o melhor da área pelo sexto ano consecutivo)
 
A Cellebrite venceu, pelo sexto ano consecutivo, o prêmio Forensic 4cast. A edição 2014 do prêmio reconheceu a solução UFED Touch como a "Ferramenta de Hardware Forense para Telefones do ano".

Os prêmios Forensic 4cast baseiam-se numa consulta à comunidade forense digital, que escolhe em votação única os melhores profissionais da indústria, a melhor empresa e os melhores produtos do setor.

O prêmio aponta a liderança da Cellebrite no fornecimento de soluções móveis para a indústria forense, definindo o seu produto UFED Touch com a solução de software e hardware de mais alto desempenho e avançada para esse mercado.

Cellebrite estabeleceu sua divisão de tecnologia forense móvel em 2007, lançando uma nova linha de produtos completa para a extração e análise de informação armazenada em dispositivos móveis com aplicações direcionadas ao setor de aplicação da lei.

O dispositivo universal de extração forense (UFED - Universal Forensic Extraction Device) consegue extrair e analisar dados de milhares de dispositivos móveis, como telefones com recursos, smartphones e aparelhos de GPS, ainda que estes dados tenham sido deletados ou criptografados.

A série UFED é empregada por especialistas forenses do setor de aplicação da lei, setor militar, serviços de inteligência, segurança e agências governamentais em mais de 60 países.

A Cellebrite é uma subsidiária integral da Sun Corporation, uma companhia japonesa listada na bolsa (6736/JQ)http://www.cellebrite.com sales@cellebrite.com.

Confira os demais Resultados do Prêmio Forensic 4cast ; 

Cellebrite Vence o Prêmio Forense 4cast 2014

(Sistema UFED de extração e análise de dados forenses em dispositivos móveis é apontado como o melhor da área pelo sexto ano consecutivo)
 
A Cellebrite venceu, pelo sexto ano consecutivo, o prêmio Forensic 4cast. A edição 2014 do prêmio reconheceu a solução UFED Touch como a "Ferramenta de Hardware Forense para Telefones do ano".

Os prêmios Forensic 4cast baseiam-se numa consulta à comunidade forense digital, que escolhe em votação única os melhores profissionais da indústria, a melhor empresa e os melhores produtos do setor.

O prêmio aponta a liderança da Cellebrite no fornecimento de soluções móveis para a indústria forense, definindo o seu produto UFED Touch com a solução de software e hardware de mais alto desempenho e avançada para esse mercado.

Cellebrite estabeleceu sua divisão de tecnologia forense móvel em 2007, lançando uma nova linha de produtos completa para a extração e análise de informação armazenada em dispositivos móveis com aplicações direcionadas ao setor de aplicação da lei.

O dispositivo universal de extração forense (UFED - Universal Forensic Extraction Device) consegue extrair e analisar dados de milhares de dispositivos móveis, como telefones com recursos, smartphones e aparelhos de GPS, ainda que estes dados tenham sido deletados ou criptografados.

A série UFED é empregada por especialistas forenses do setor de aplicação da lei, setor militar, serviços de inteligência, segurança e agências governamentais em mais de 60 países.

A Cellebrite é uma subsidiária integral da Sun Corporation, uma companhia japonesa listada na bolsa (6736/JQ)http://www.cellebrite.com sales@cellebrite.com.

Confira os demais Resultados do Prêmio Forensic 4cast ; 

Blumenau terá Feira Gastronômica

Os amantes da cozinha gourmet já podem se preparar para a primeira Feira Gastronômica da cidade, que será realizada em julho. Ao todo, oito expositores do Brasil vão oferecer o que há de melhor na culinária do país e do mundo. O evento contará com chefs, degustação de pratos, bebidas refinadas e apresentação de produtos diversificados, que prometem agradar todos os paladares. A Feira Gastronômica é uma iniciativa da Sol Feiras e Eventos, que faz questão de trazer à Blumenau a filosofia da boa comida de forma acessível a todos. O evento será realizado no setor 1 do Parque Vila Germânica, de 16 a 19 de julho, com um espaço amplo e adequado aos visitantes. “A área é apropriada para que as pessoas possam circular entre os expositores, conhecer os pratos, os produtos e ser envolvido pelo delicioso clima e aroma do local”, afirma o diretor da Sol Feiras e Eventos, Develon da Rocha.
            A Feira Gastronômica de Blumenau é uma das atrações paralelas ao SC Gourmet, que reunirá expositores de bebidas, alimentos, utensílios e equipamentos nacionais e importados e uma ampla linha de produtos gourmet. A intenção da Sol Feiras e Eventos é levar a Feira Gastronômica para as ruas de Blumenau e do Vale Europeu. “O evento vai fazer parte do SC Gourmet para garantir que os participantes das duas atrações possam degustar desta diversificada culinária e conhecer ainda mais as novidades do segmento, mas logo a feira deve se tornar um dos principais eventos de rua realizados na região”, explica Rocha.

SC Gourmet
De 16 a 19 de julho
Parque Vila Germânica – Blumenau (SC)
Realização: Sol Feira e Eventos
Patrocínio: Senac, Badesc e BRDE
Apoio: Sindilojas, Fecomércio, Funturismo, Parque Vila Germânica, Santur, Governo do Estado de Santa Catarina, Sebrae, Prefeitura de Blumenau e Sesc.

Abecs: cartões movimentam R$ 223 bilhões no 1º trimestre

→      Valor transacionado cresce 17,7% em relação ao 1º trimestre de 2013
→      Quantidade de transações com cartões chega a 2,4 bilhões no período

Segundo levantamento da Abecs, os brasileiros movimentaram R$ 223 bilhões com cartões de crédito e débito no primeiro trimestre do ano, alta de 17,7% em relação ao mesmo período de 2013. O crescimento está associado à contínua substituição de meios de pagamento por parte dos consumidores, bem como à expansão do e-commerce e à entrada de novos nichos de comércio e serviço no sistema de cartões.

Com isso, a representatividade dos cartões no consumo das famílias brasileiras chegou a 28,3%, aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2013, que havia registrado 26%. Além disso, os consumidores fizeram um total de 2,4 bilhões de transações com cartões nos três primeiros meses do ano, 12,5% a mais do que a quantidade apresentada no mesmo período do ano passado.


CARTÃO DE DÉBITO

O levantamento mostra que o brasileiro tem usado mais o cartão de débito do que o de crédito para pagar suas compras. No primeiro trimestre, essa modalidade foi responsável por 1,26 bilhão de transações, aumento de 16,3% – quase o dobro do crescimento do cartão de crédito. Porém, em valor financeiro, o cartão de débito movimentou pouco mais da metade que o cartão de crédito, chegando a R$ 80,5 bilhões, crescimento de 22,3%.

O uso de cartão de débito, além de crescer mais que o de cartão de crédito, se caracteriza por ter maior participação em compras de menor valor, substituindo diretamente o uso de dinheiro de papel nas transações do dia a dia. No primeiro trimestre, o brasileiro gastou, em média, R$ 63,6 em cada transação com cartão de débito, praticamente metade do tíquete médio do cartão de crédito.

CARTÃO DE CRÉDITO

Quando avaliada apenas a modalidade de cartão de crédito, o valor transacionado foi de R$ 142,4 bilhões, o que representa um crescimento de 15,2% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Esse instrumento foi responsável por1,13 bilhão de transações no período, aumento de 8,7%, e apresentou tíquete médio de R$ 125,2.

Os gastos de brasileiros no exterior feitos com cartão de crédito também contribuíram para o crescimento do setor, movimentando R$ 6,59 bilhões no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 2,5% ante o mesmo período de 2013. Já o valor gasto por estrangeiros no Brasil, nesses três meses, foi de R$ 3,14 bilhões, aumento de 5,3%.

PAGAMENTO DA FATURA

Uma nova pesquisa da Abecs, realizada em maio pelo Instituto Datafolha, indica que 85% dos usuários de cartão de crédito pagaram o valor integral da sua última fatura e 88% pretendem fazer o mesmo no próximo vencimento. Apenas4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura. Isso mostra que a grande maioria das pessoas costuma fazer bom uso do cartão de crédito e sabe aproveitar seus benefícios sem pagar juros.


Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos usuários apontaram que o valor da sua última fatura estava de acordo ou abaixo do seu orçamento mensal. Além disso, a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses. Entre aqueles que em algum momento nesse período deixaram de pagar a fatura – valor integral ou mínimo – na data de vencimento, 85% disseram já ter quitado a dívida em questão.

FREQUÊNCIA DE USO

Entre as pessoas entrevistadas na pesquisa, 94% usaram seu cartão de crédito no mês anterior, sendo que 48% usaram pelo menos um dia por semana (21% usaram todo dia ou de 4 a 6 dias por semana). Os homens costumam usar o cartão com mais frequência – 52% usaram pelo menos um dia por semana – do que as mulheres (44%). O mesmo ocorre com consumidores de 18 a 25 anos (50%), bem como os de classe A (71%) – seguidos pelos de classe B (53%), C (41%) e D (21%).

PARCELADO SEM JUROS

A pesquisa também investigou o uso da modalidade de parcelamento sem juros do cartão de crédito, oferecida pelas lojas e considerada um dos grandes benefícios do cartão. A constatação é de que 69% das pessoas parcelaram alguma compra sem juros no mês anterior, atitude mais comum entre as mulheres (72%) do que entre os homens (66%). A modalidade também é mais usada na classe D (72%) – seguida pelas classes C (70%), B (69%) e A (66%) –, bem como na região Sul (79%) – seguida por Norte/Centro-Oeste (74%), Nordeste (73%) e Sudeste (64%).

COMPRA PELA INTERNET

No mesmo período, 21% dos usuários fizeram compra pela internet com o cartão de crédito. Nesse caso, a participação dos homens ficou acima da média, com 23%, enquanto 18% das mulheres compraram com cartão em lojas virtuais. Os mais jovens, de 18 a 25 (28%) e de 26 a 39 anos (29%), também se destacaram, seguidos por pessoas de 40 a 55 (13%) e de 56 anos ou mais (9%). Mais da metade (55%) dos consumidores de classe A usaram o cartão na web, seguidos pelos de classe B (26%), C (11%) e D (3%).

A pesquisa foi realizada junto a mais de mil portadores de cartão de crédito, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes sociais, em 84 cidades de todo o País.