PATROCINADOR

28 outubro 2014

Velocidade e garantia da rede são prioridade na nova fábrica da Wolf

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Construída em solução da TE Connectivity Categoria 6, a rede foi implementada pela Maxlan com materiais fornecidos pela Paris Cabos, uma empresa do Grupo Policom


Ao projetar sua nova unidade em Indaiatuba (SP), a Wolf procurou implantar infraestrutura capaz de atender com qualidade as necessidades das áreas administrativa e de produção e também acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da empresa, integrando de forma eficiente todo o parque tecnológico. A escolha recaiu sobre a tecnologia da TE Connectivity. No total, a rede conta com 180 pontos de solução de cabeamento estruturado Categoria 6.

Implantada pela Maxlan, com materiais fornecidos pela Paris Cabos® – empresa do Grupo Policom® – a rede conta com garantia 5 anos dada pela fabricante dos cabos.

Nesta rede, como explica, Fábio Jacober, supervisor de TI da Wolf, nossa meta foi o desenvolvimento de uma rede moderna e estruturada para transmissão de voz e dados. Ponderamos a relação custo/benefício, sem abrir mão da qualidade e da velocidade do tráfego”.

Todos os cuidados adotados no projeto e na implantação da nova rede tem como base a que existia na fábrica anterior, que não era estruturada e dificultava a organização. Como lembra Jacober, “a rede antiga não foi projetada para um crescimento exponencial e, na nova unidade, esta necessidade ganhou peso, tornando o investimento na implantação de uma rede rápida e confiável fundamental para integrar de forma eficiente todo nosso parque tecnológico. Na unidade antiga, a rede cresceu muito e não foi possível manter a sua organização. Foi comum em vários departamentos passar de dois pontos de rede para nove ou dez. Muitas vezes, para rapidamente suprir a demanda, apenas colocávamos um hub para aumentar a quantidade de pontos. Todos esses acontecimentos que passamos lá foi bom para identificarmos realmente o que queríamos e precisávamos”.

Na nova unidade, devido à tecnologia aplicada, a rede da Wolf está apta a atender a qualquer dispositivo Ethernet, em velocidades na casa dos Gigabits. “A velocidade foi bastante perceptível principalmente aos nossos usuários que utilizam aplicações mais robustas. Também facilitou muito a administração da rede para o pessoal de infra devido a organização”, resume o supervisor de TI da empresa.

A essas características técnicas, Jacober soma a qualidade do atendimento pelos fornecedores.  “Estamos plenamente satisfeitos com os produtos e o atendimento tanto da Paris Cabos quanto da Maxlan. Estes dois parceiros nos surpreenderam pela flexibilidade durante todo o projeto. Foi uma parceria muito saudável para nós da Wolf”, comenta.

Lembrando a existência de projetos de expansão a curto, médio e longo prazos, o supervisor de TI da Wolf garante: “Independentemente de quando ocorra a ampliação, com certeza seguiremos com a mesma solução, pois ela atendeu todas as nossas expectativas, além de ser confiável, prática e veloz”.

A nova fábrica, inaugurada no início de 2014, está situada ao lado da Rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado, km 54,5 (SP-075).

Além do cabeamento estruturado, a Wolf optou por estruturar todo o seu sistema de voz e dados utilizando Voice Painel da TE Connectivity, solução que centraliza e organiza a dos cabos, permitindo manobras mais ágeis e melhorando o gerenciamento do rack Top Solution G2 45U, uma exclusividade do Grupo Policom com mais de 5.000 unidades comercializadas, desde 2001.


Racks Top Solution G2

Os racks Top Solution G2 – exclusividade do Grupo Policom® – são indicados para projetos de cabeamento estruturado, possuem preço competitivo e facilitam as mudanças de layout e proporcionam facilidade de manuseio durante a instalação. Além da estrutura aparafusada, que permite total desmontagem em campo, a linha G2 traz design avançado de portas arredondadas e elegante logotipo cortado a laser, com acabamento em aço inox.

Compatível com as necessidades de gerenciamento de cabos UTP categoria 6 e com a norma EIA/TIA 942 de infraestrutura de telecomunicações para data centers; a família Top Solution G2 permite a distribuição de até 290 cabos UTP Cat. 6 ou 348 cabos UTP Cat. 5e por duto; possui fingers plásticos com saída de cabos a cada 1U para distribuição horizontal dos patch cords (47 cabos Cat. 5e, 36 cabos Cat. 6 ou 24 cabos Cat. 6A por rasgo); e suas dimensões obedecem às normas IEC 297-3 e EIA 310-D para equipamentos padrão 19”;

Em termos construtivos, esses racks contam com estrutura em aço em toda a construção (1,5mm na base e 1,5mm nas demais peças), com elementos de fixação resistentes que garantem longa vida útil sem corrosão; assim como portas com possibilidade de reversão do sentido de abertura largura de dutos 100mm, oferecendo flexibilidade no layout de instalação. Além disso, o acabamento é feito através de fosfatização seguido de pintura eletrostática à pó micro texturizada na cor preta (outras opções sob consulta),procedimento de pintura em acordo e certificado pelo sistema de gestão ambiental.

A linha Top Solution G2 é equipada com abertura central para subida de cabos (ligando ao piso elevado); possui 4 dutos laterais de cablagem (2 frontais e 2 traseiros ligados entre si) com portas e dobradiças em ambos os lados, nas dimensões L130mmxP200mm cada; fingers confeccionados em ABS na cor preta para condução horizontal dos cabos com saída a cada 1U com superfície em contato com os cabos arredondada para evitar estrangulamento dos mesmos; e repuxos nas paredes para amarração de cabos com velcro e alças laterais para facilitar o transporte.

Os racks Top Solution G2 estão disponíveis nas alturas de 36U, 40U (2,0m) e 45U (2,22m). Conta com furação intermediária de ½ U para maior flexibilidade de montagem; possibilita identificação dos Us através de adesivos com numeração; tem calhas laterais com aberturas de 90 graus para gerenciamento dos cabos e abertura central para descida de cabos na parte superior (ligando ao Top Cable), suportando montagem de até 300 Kg de equipamentos distribuídos uniformemente por toda a extensão da moldura 19” (rack chumbado ao piso).

Sobre a Wolf

Pioneira no Brasil na fabricação de equipamentos para perfuração de rocha, a Wolf iniciou suas atividades em 1974. Empresa familiar sediada em Indaiatuba (SP), desenvolve tecnologia, projetando e fabricando equipamentos e produtos para perfuração de rocha, provendo aos clientes produto de qualidade e atendimento com a mais alta tecnologia e custos otimizados. Tudo começou com Flávio Wolf, que, desde sua infância, teve paixão pela mecânica. No início a empresa prestava serviços para indústria automobilística e agrícola. Com o passar dos anos, motivado pelos seus conhecimentos e por sua paixão pela mecânica, implementou melhorias tecnológicas na empresa, migrando para a atividade em que atua ainda hoje.

Sobre a Maxlan Tecnologia

Existe a mais de 15 anos, sempre com o foco na
Qualidade e eficiência do serviço prestado ao cliente são os focos da atuação da Maxlan Tecnologia (www.maxlan.com.br), dentro de um distrito industrial próximo de seus clientes a empresa especializada na prestação de serviços de TI, informática (hardware e software), soluções de TI, cabeamento estruturado, entre outros. Sediada em Indaiatuba (SP) e fundada no ano 1999, conta com corpo técnico estruturado e qualificado para solucionar com agilidade as solicitações de seus clientes, colaboradores e fornecedores parceiros

Sobre a TE Connectivity

 A TE Connectivity é uma empresa direcionada a fornecer produtos de alta qualidade e que não agridam o meio ambiente. Em resposta a seus investimentos nesse campo, foi a primeira metalúrgica da América do Sul a receber o certificado ISSO 14.000, além de possuir certificação ISO 9.001, que atesta o compromisso de desenvolver produtos localmente, de alta qualidade, gerando cultura e divisas para o País. Adicionalmente, tem certificações de laboratórios independentes que garantem a performance e a segurança dos produtos, como UL, CSA, ETL, instituições reconhecidas internacionalmente pela credibilidade e fidelidade de suas certificações

Sobre a Paris Cabos e o Grupo Policom

Distribuir produtos para cabeamento estruturado direcionado a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente, é a atividade da Paris Cabos, empresa fundada em 1989 e que responde pela origem do Grupo Policom, um dos líderes na atividade.

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, além da Paris Cabos, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.

TAM conquista prêmio Top of Mind pela sexta vez

Empresa é a mais lembrada pelos brasileiros na categoria “Companhia Aérea”
do principal prêmio de consciência de marcas do país


Pela sexta vez, a TAM Linhas Aéreas é a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria “Companhia Aérea” do prêmio promovido pela Folha de S.Paulo, Folha Top of Mind. A premiação, que está em sua 24° edição, utiliza como base pesquisas do Instituto Datafolha. A inciativa foi a primeira do gênero de abrangência nacional e a tornar público os seus resultados, que antes ficavam restritos às empresas.
Para o resultado de 2014, foram entrevistadas 5.994 pessoas acima de 16 anos e o estudo abordou 171 municípios em todos os estados brasileiros. Os participantes responderam a seguinte pergunta: “Qual a primeira marca que vem à cabeça quando pensa no setor?”.
“Estamos muito honrados por sermos a companhia aérea mais lembrada pelo público pela sexta vez”, afirma Eduardo Costa, diretor de marketing da TAM. “Conquistar uma premiação nacional de tamanha relevância reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido e o reconhecimento da nossa constante busca pela excelência de serviço e dos esforços feitos para comunicar a marca”, complementa.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de outubro, no HSBC Brasil, em São Paulo.

Bob’s relança a linha de sobremesas maracujá Rede espera aumentar as vendas em 8%

O que é bom, sempre volta, e acreditando nisso, a rede Bob’s relança, no dia 27 de outubro, a linha completa de sobremesas Maracujá. O sucesso da combinação entre o azedinho da fruta e o doce do sorvete poderá ser saboreado novamente nas versões Milk Shake, Cascão e Sundae, em todas as lojas e quiosques do Brasil.

A campanha de lançamento, criada pela agência NBS, inclui material nos pontos de vendas e divulgação nas redes sociais. Com o relançamento do sabor Maracujá, a rede espera alavancar as vendas da linha de sobremesas em 8%.
De acordo com o diretor de marketing da rede Bob’s, Carlos Pollhuber, este retorno se deve à demanda dos consumidores, que aprovaram o lançamento anterior.

“É uma combinação perfeita que foi muito bem avaliada por nossos consumidores, e por isso está de volta. O sabor tropical e refrescante torna a sobremesa uma ótima opção para os dias de calor. Temos certeza de que repetirá o mesmo sucesso de seu lançamento.”, contou Pollhuber. 
História                                                                                                                             
A rede Bob’s, empresa genuinamente brasileira, com mais de 60 anos de mercado, foi a primeira empresa de fast food do Brasil. O norte-americano Robert Falkenburg trouxe dos Estados Unidos os conceitos mais modernos e inovadores do fast food, aos quais integrou o sabor do tempero brasileiro. A primeira loja foi inaugurada no burburinho de Copacabana em 1952 e rapidamente lançou moda, virando mania entre os cariocas. Em 1984, foi iniciado o sistema de franquias.

27 outubro 2014

Parque O Mundo da Xuxa traz atrações especiais no Natal 2014

Em novembro e dezembro, visitantes viverão a magia do Natal com atividades preparadas para a época mais mágica do ano



O Natal traz consigo toda uma atmosfera de esperança e alegria e, a partir de novembro, esse clima tomará conta do Parque O Mundo da Xuxa, que trará três novas atrações comemorativas para seus visitantes. São elas: Cantinho “Fábrica de Brinquedos do Papai Noel”, Parada Mágica de Natal “Em busca da Estrela Dourada” e Era uma Vez - Especial de Natal. As atividades permanecerão no empreendimento até o final de dezembro.

O Cantinho “Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” estará localizado ao lado do restaurante McDonald’s do Parque e funcionará somente aos sábados, domingos e feriados conforme horários determinados no guia de programação do Parque. Na atração, a criançada poderá ter um encontro especial com o Papai Noel e ainda ganhará docinhos para alegrar o dia.

Já a Parada Mágica de Natal acontecerá no Palco Principal do Parque. O enredo “Os Três Ratinhos em Busca da Estrela Dourada” contará, por meio de músicas e danças, a história de uma viagem emocionante e cheia de mistérios em busca da Estrela Dourada e o verdadeiro significado do Natal. O espetáculo promete envolver baixinhos e altinhos de todas as idades

No Livro Era uma Vez – Especial de Natal, serão apresentadas duas histórias natalinas – O Dono da Fábrica de Queijos e Pinheirinho de Natal. A primeira peça contará a história de Um Conto de Natal, de Charles Dickens, adaptada especialmente para o Parque O Mundo da Xuxa. O narrador é o avarento dono da fábrica de queijos, o senhor Mussarela, que não quer comemorar o Natal ao lado dos Ratinhos para não gastar com presentes e fazer com que sua fábrica não pare de produzir. Na apresentação, cada ratinho representará o espírito do Natal: passado, presente e futuro, que conseguem convencê-lo que o melhor presente é a união, a amizade e estar junto daqueles que gostamos.

Já em Pinheirinho de Natal, toda a natureza está em festa e Jesus acaba de nascer em uma gruta da cidade de Belém. Ali pertinho viviam três árvores: um coqueiro, representado pela Ratinha Amarela, um eucalipto, representado pela Ratinha Rosa e um pinheirinho, representado pelo Ratinho Azul. Todos prepararam presentes especiais para ele, cada um com as características de cada árvore, mas o pinheirinho pensou que nada teria para presentear o menino Jesus. Então, a Estrela se aproxima dele e o transforma na mais linda árvore de Natal, que se tornou símbolo da data.

Além das atividades especiais, todos ainda podem se divertir em atrações como Simulador X, Vale do Sol, Carrossel da Turma, Casa da Xuxinha, Bate-Bate do Guto, dentre outras, que proporcionam à garotada momentos de total descontração e alegria. O Parque O Mundo da Xuxa está localizado no Shopping SP Market, a três minutos da Ponte Transamérica, na Zona Sul de São Paulo.

Sobre o Parque O Mundo da Xuxa

O Parque O Mundo da Xuxa é temático, indoor e foi criado com o intuito de transportar pessoas de todas as idades para um mundo de sonhos e fantasias. Em um ambiente colorido e alegre, todos têm a oportunidade de se divertir com segurança. Isso porque, desde a sua fundação, o Parque vem investindo em tecnologias modernas e seguras, e em profissionais capacitados e preparados para atender o público infantil. É dessa forma que o Parque O Mundo da Xuxa garante a diversão para toda a família.


Informações gerais do Parque O Mundo da Xuxa

Endereço: Shopping SP Market - Avenida das Nações Unidas, 22.540 - SP
Telefone: 11 5541-2530 

Preços dos passaportes em novembro *

Valor promocional - R$ 59,00 por pessoa
Valor Tabelado (para descontos de meia-entrada): R$ 93,00 por pessoa

Pessoas acima de 60 anos – Meia Entrada sob o passaporte individual de R$ 93,00 mediante apresentação de documentos.
Crianças com até um ano e 11 meses não pagam mediante apresentação de documentos.

Preços dos passaportes em dezembro*

Combo Diversão (2 pessoas): R$134,00
Combo Fantasia (3 pessoas): R$198,00
Combo Mágico (4 pessoas): R$260,00
Combo Fantástico (5 pessoas): R$320,00
Passaporte individual: R$93,00

Pessoas acima de 60 anos – Meia Entrada sob o passaporte individual mediante apresentação de documentos.
Crianças com até um ano e 11 meses não pagam mediante apresentação de documentos.

Programação de novembro*:

Neste mês, o parque abre de terça a domingo, exceto no dia 4 (terça-feira), quando haverá evento fechado no local.

Nos fins de semana e feriados (20 e 21), o parque abre das 11h às 19 horas, e em dias de semana das 10h30 às 16h30.

Programação de dezembro*:

Neste mês, o parque abre de quinta a domingo, exceto nos dias 18 e 25.

Nos fins de semana, o parque abre das 11h às 19 horas, e em dias de semana das 10h30 às 16h30.


*Os dias e horários estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Para informações consulte o site www.omundodaxuxa.com.br


Serviço:

-    Aceita os Cartões: VISA, Mastercard, Diners e Hipercard em até 5 vezes sem juros. AMEX somente à vista.
-    Não aceita cheque
-    Estacionamento:  R$ 7,00 por 2 horas e R$ 2,00 por hora adicional
-    Lanchonete no local (McDonald´s)
-    Fraldário
-    Achados e perdidos
-    Loja Xuxa Store
-    Locação de armários: R$ 10,00 + depósito de R$ 20,00 (devolvidos na entrega da chave)
-    Possui acesso para deficientes físicos

-    Possui ar condicionado

China In Box lança Festival de Sabores

Três receitas exclusivas de Talharim por tempo limitado



A maior rede de culinária chinesa do Brasil, o China In Box, está lançando oficialmente o Festival de Sabores, com deliciosas opções de talharim em sua rede de restaurantes que atendem delivery. O “Talharim do Chef”, “Talharim à Moda” e o “Talharim Da Casa”, serão oferecidos por tempo limitado, nas versões Júnior (individual) e Padrão (para até duas pessoas).

A proposta do China In Box é trazer sabores diferentes para o paladar dos clientes, além de novas experiências e sensações.

Confira abaixo os ingredientes de cada talharim:

Talharim à moda
Talharim com carne fatiada, legumes à Julienne e cebolinha ao molho de cogumelos e manteiga.

Talharim do Chef
Talharim com camarões, legumes à Julienne e cebolinha ao molho curry. Opção: Frango em cubos

Talharim da Casa
Talharim carne fatiada, frango em cubos, legumes à Julienne e cebolinha ao molho de pimenta chinesa levemente picante.

Corra e peça o seu!


**As lojas de shopping de SP e RJ não têm os pratos.

Projeto Mobiliário Político transforma propaganda eleitoral em objetos úteis

Iniciativa do designer Maurício Arruda com apoio do Mobilize Brasil mostra como cavaletes que atrapalhavam a mobilidade podem se transformar em objetos de uso doméstico

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Durante as eleições, milhares de cavaletes políticos foram posicionados de maneira ilegal nas ruas do País. E, após as eleições do próximo domingo, 26 de outubro, mais uma leva de material de campanha está destinada a virar lixo. Porém, uma parceria entre o Mobilize Brasil (www.mobilize.org.br), portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável, e o arquiteto e designer Maurício Arruda pode dar um novo fim a essa história. É que com o apoio criativo da J.Walter Thompson foi desenvolvido o Projeto Mobiliário Político (www.mobiliariopolitico.com.br).

A ideia é fornecer à população conhecimentos de design que permitam transformar cavaletes de propaganda eleitoral em peças para uso doméstico.Para isso, foram criados tutoriais que ensinam passo a passo como cavaletes recolhidos das ruas podem ser transformados, com o uso de ferramentas básicas e um pouco de tempo, em mesa de centro, banquinho, cabideiro, porta toalhas e mesa lateral. No entanto, mais do que apenas adquirir novos objetos, o projeto traz luz sobre a discussão de toda cadeia de consumo de um produto, entendendo desde o início da produção até como será descartado.

“É um exercício de reciclagem, que procura olhar para um problema como oportunidade”, afirma Arruda. Ele acrescenta que é também uma forma das pessoas efetivamente atuarem como prosumers, ou seja, consumidores mais proativos durante todo processo de consumo. "É uma atitude que reflete uma postura mais consciente do cidadão, preocupado não apenas em consumir, mas também com as fontes de matéria-prima e de como é descartado o que consumimos, tornando-se inclusive um agente reciclador e coautor do processo de design".

Uma das principais vozes sobre a questão da mobilidade urbana no país, o Mobilize Brasil vê no projeto como parte da sua filosofia por cidades mais democráticas e mais humanas. “São incontáveis os cavaletes dos mais diversos candidatos, espalhados pela cidade de forma irregular, obstruindo calçadas, atrapalhando a circulação de pedestres e poluindo as vias públicas”, afirma Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize.

Ele conta que a ideia da participação em um projeto como este foi muito natural, até porque a instituição já tinha se manifestado sobre o problema. “São toneladas de material jogadas fora no Brasil inteiro”, ressalta ele, que acha impossível o quantificar o lixo produzido. Já Ricardo John, CCO (Chief Creative Officer) da J.Walter Thompson, idealizador da ação, complementa: “Mais do que fazer uma campanha tradicional sobre mobilidade, conseguimos exemplificar que este é um problema que também pode ser solucionado com ações simples – e, ainda, com estilo”.

O site do Mobiliário Político deverá ficar no ar, no mínimo, até 2016, quando o país passará por um novo ciclo de eleições. Com elas, virão mais cavaletes ilegais. E, com eles, mais móveis em potencial para a população.

Ficha Técnica

Agência: J. Walter Thompson; Chief Creative Officer: Ricardo John; Head of Art: Fabio Simões; Diretora de criação: Mariana Borga; Redato: Hiroito Takahashi; Diretor de arte: Marcelo Monzillo, Waldemar Cardozo; Digital producer: Rodrigo Alberini, Nathan Wang; Ilustração: IdeaFixa; Fotografia: Lola Vianna; Produtora de filme: Estúdio Daloia; Produtora de som: Liquo; Produtora digital: Fillet; Planejamento: Fernand Alphen

Visionários afirmam: o data center definido por software revoluciona a TI

Por Fernando Mollon, vice-presidente da VMware América Latina

Os departamentos de TI enfrentam uma avalanche de solicitações de usuários que exigem a integração da mobilidade, a computação em nuvem e as redes sociais, assim como técnicas de análise em suas atividades diárias. Para conhecê-los, é necessária uma mudança na maneira em que as organizações utilizam os recursos de TI. Modelos novos e mais dinâmicos na prestação de serviços prometem revolucionar a empresa e transformar a TI.
ITaaS – ou TI como serviço – significa que as unidades de negócio têm muitas opções para atender às necessidades e, inclusive, competir com fornecedores externos. De acordo com um estudo realizado pelo Gartner em 2013, 38% do orçamento de TI vêm de outras divisões. Isso exige que a TI opere como um negócio independente na criação de produtos para as diferentes divisões da empresa.
Em fevereiro deste ano, uma pesquisa realizada pelo IDG entre as empresas com mais de mil colaboradores revelou que a ITaaS é alvo dos executivos de TI. Dos 350 entrevistados, 68% qualificaram a ITaaS fundamental para o sucesso da empresa. O SDDC (Software-Defined Data center) ou data center definido por software, é uma solução de infraestrutura de TI que se estende aos conceitos de virtualização para alcançar a ITaaS.
O que é SDDC?
O SDDC do futuro consolida todo o hardware e software, permitindo que as aplicações sejam executadas de acordo com o grau de importância, urgência e/ou pela segurança dos dispositivos ou computadores, independentemente da localização. As redes e os armazenamentos continuam nos servidores e são convertidos em produtos genéricos.
O autosserviço na TI – quando os usuários podem criar suas próprias aplicações e serviços a qualquer momento – será uma realidade. As empresas não dependerão de hardware ou de aplicações especializadas. A TI definirá as aplicações e os recursos necessários e agrupará todos os componentes para criar uma aplicação lógica, e tudo será controlado a partir de um monitor.
O SDDC estende o conceito de virtualização – separação, criação de depósitos de recursos compartilhados e automação – para todos os recursos e serviços do centro de dados e permite que cada componente possa fornecer, operar e gerenciar por meio de uma interface de programação de aplicativo (API). Os componentes do SDDC podem ser implementados em conjunto ou por etapas:
  1. Processamento, que é a implementação de um software de um computador. Embora esteja conosco desde o início do milênio, suas origens remontam ao mainframe. A maioria das empresas já concluiu esta etapa.
  2. Redes (SDN) são consideradas o maior desafio para o SDDC e é uma arquitetura de rede que permite separar o plano de controle do plano de dados, para obter redes mais programáveis, automatizadas e flexíveis. Segundo estimativa da IDC, crescerá de 360 milhões em 2013 para 3,7 bilhões em 2016.
  3. Armazenamento (SDS), onde a infraestrutura combinada pode ser atribuída de forma automática e inteligente para atender as demandas de armazenamento. A IDC estima que o mercado de SDS terá crescimento mais rápido que os outros mercados da mesma área.
  4. Finalmente, é necessário um programa de administração e automação que permita que o administrador forneça, gerencie e administre todos os componentes.

Entre as vantagens do SDDC, estão:
  1. Agilidade: a implantação de aplicações em poucos minutos mediante o fornecimento regido por políticas que ajustam os recursos para mudanças contínuas nas cargas de trabalho e nas exigências do negócio.
  2. Eficiência: aumento dos níveis de utilização da infraestrutura e produtividade, o que reduz substancialmente os gastos operacionais e de capital.
  3. Controle: disponibilidade, segurança e conformidade adequadas para cada aplicação por meio da continuidade de negócios automatizados.
  4. Flexibilidade: o SDDC pode ser usado como uma nuvem pública, privada ou híbrida; em qualquer um dos casos, a infraestrutura está separada das aplicações, de modo que eles possam ser executados em várias pilhas de hardware, hypervisors e nuvens.
Graças ao SDDC, a TI empresarial será uma organização focada nos negócios, distribuindo as cargas de trabalho de forma eficiente e automática. Talvez devêssemos esperar uma década para que o SDDC seja o novo padrão de TI; mas é evidente que a cada dia os avanços em eficiência farão com que a TI se torne um departamento focado em serviço.