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13 novembro 2014

Novas regras de ICMS para vendas online reduzirá a guerra fiscal

Para especialista a nova legislação irá trazer equilíbrio na divisão dos impostos

O professor Edmundo Medeiros, do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie afirma que a Emenda Constitucional (EC) porá fim a uma disputa perniciosa, entre os Estados, pelo ICMS incidente sobre as vendasonline.

Segundo ele, trata-se de mais um episódio da Guerra Fiscal que vem encarecendo o preço de produtos vendidos pela internet e que há muitos anos aguarda a solução.

O problema originou-se na redação original da Constituição de 1988, época em que o comércio online ainda não existia e poucas vendas eram "não presenciais" (p. ex., por telefone). Essa realidade motivou a adoção de regras constitucionais para a divisão do ICMS que se preocuparam apenas com o comércio entre empresas, ou seja, sempre que uma mercadoria é vendida da empresa A para a empresa B, os Estados de origem e destino do produto repartem o imposto estadual.

As vendas interestaduais envolvendo pessoas físicas, por serem insipientes em 1988, não receberam o mesmo tratamento normativo, de forma que, desde então, quando uma venda é feita para consumidor pessoa física localizado em outro Estado, não há divisão do ICMS, que fica integralmente com o Estado de origem.

Com o crescimento das vendas online em mais de 3.500% na última década, o que era desprezível tornou-se uma grande dor de cabeça para os Estados que não sediam os grandes players do comércio eletrônico, já que o consumidor que utiliza uma loja virtual deixa de comprar na loja física e, com isso, o imposto que ficaria no seu Estado, vai integralmente para o Estado onde está sediada a loja virtual.

O professor conclui afirma que a PEC propõe a extensão de uma regra que é aplicada desde 1988 apenas para o comércio interestadual entre empresas para as vendas online feitas ao consumidor comum, o que, finalmente, restabelecerá o equilíbrio na divisão do ICMS, pretendido quando da promulgação da Constituição de 1988.

Edmundo Medeiros é professor de Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e está disponível para entrevistas.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Na estação mais quente, plantas pedem cuidados especiais

O verão vem se aproximando e as temperaturas sobem o que causa desidratação e até mesmo morte das plantas no jardim

CURITIBA, 11/11/2014 – Muito calor e sol o dia inteiro. O verão está chegando e as temperaturas já começam a aumentar. Enquanto muitos gostam da estação mais quente do ano, as plantas sofrem com o calor intenso e os períodos de chuva dessa época do ano. Por isso, deve-se ter cuidado com as plantas durante essas mudanças climáticas.

“Os principais problemas que ocorrem com as plantas no verão são a desidratação, e até mesmo morte, e o apodrecimento das raízes e as doenças fúngicas, causadas pelas chuvas intensas”, explica o biólogo e consultor de vendas da Esalflores, Luis Henrique Cunha Vieira.

As plantas do outono-inverno, como o amor perfeito e a boca de leão, são as que mais sofrem. “Elas são menos resistentes e o metabolismo começa a regredir nessa época do ano, fazendo com que elas definhem”, explica.

A rega deve ser feita quase que diariamente em plantas externas e duas vezes por semana nas internas. No caso das externas, elas devem ser regadas nas horas do dia em que o sol está mais fraco, de preferência no final do dia. O biólogo explica que dessa forma elas passam a noite mais hidratadas e frescas. Já as internas podem ser borrifadas em dias secos e quentes.

“Nessa época, algumas flores ajudam a colorir o ambiente, especialmente o beijo americano, a vinca, a sálvia, a onze horas e a margarida. Folhagens como a palmeiras cica, helicônia, papirus e strelitzia ajudam a criar um clima ainda mais tropical”, completa o especialista.

A Floricultura e Garden Center da Esalflores fica na Rua 24 de Maio (n° 1839), no Bairro Rebouças, e funcionade segunda a sexta, das 8h às 19h; nos sábados, das 8h às 17h; e nos domingos, das 9h às 14h. Mais informações no site www.esalflores.com.br, na página da empresa no Facebook (www.facebook.com/Esalflores) e pelo telefone (41) 3091-0403.

Aipim Gratinado com Carne Seca versus Quirera com Crocante de Aipim, Costelinha Marinada e Molho de Beterraba

Produtos Vapza são destaques do terceiro desafio do Menu Prático

O primeiro reality gastronômico do Paraná, Menu Prático, já está na reta final. Na última terça-feira (11), a disputa na categoria vegetais deu os primeiros passos para decisão de quem leva a última vaga da competição. A Mandioca Aipim Vapza e a Beterraba Vapza foram os produtos escolhidos para compor cada prato.  O participante Raillon Dorea optou pelo Aipim Gratinado com Carne Seca e Luís Gustavo Borges escolheu a Quirera com Crocante de Aipim, Costelinha Marinada e Molho de Beterraba. Os chefs Guilherme Guzela, Iracema Bertoco e Carlos Henrique Mancuzo foram os responsáveis por avaliar cada criação. O resultado sairá no próximo episódio, terça-feira (18), às 22h30. Quem será que venceu essa etapa? Para conter a ansiedade da espera, nada melhor que reproduzir estes dois pratos práticos, saborosos e fáceis de fazer. Confira abaixo o passo a passo das receitas:

Aipim Gratinado com Carne Seca
Por: Raillon Dorea Silva 

Ingredientes:
500g de Mandioca Aipim Vapza
300g de queijo provolone
1 colher de sopa de manteiga
½ xícara de chá de salsinha picada ou coentro
400g de Carne Seca Vapza
1 cebola pequena picada
Pimenta dedo de moça e cebolinha picada para decorar

Molho bechamel
40g de farinha
45g de manteiga sem sabor
500ml de leite
Queijo Parmesão
Requeijão Cremoso
Sal e noz-moscada a gosto


Modo De Preparo
Molho bechamel
Coloque a farinha e a manteiga em uma panela média e leve ao fogo até formar uma pasta. Depois acrescente o leite, em fogo médio, e mexa até virar um mingau. Coloque o queijo parmesão e o requeijão cremoso. Por fim, tempere com sal e noz-moscada a gosto.

Preparo do recheio
Refogue a cebola com a manteiga, depois coloque a Carne Seca Vapza e a Mandioca Aipim Vapza cortada em cubos. Deixe por uns três minutos no fogo. Finalize acrescentando a salsinha.

Montagem e finalização
Em um pequeno refratário fundo, coloque o recheio e espalhe bem. Depois jogue todo o molho bechamel. Finalize com o queijo muzzarela e leve ao forno para gratinar por dez minutos a uma temperatura de 180 graus. Agora é só servir.


Quirera com Crocante De Aipim, Costelinha Marinada e Molho De Beterraba
Por: Luís Gustavo Borges Lemos

Ingredientes:
Caldo de Legumes
500g Cenoura
500g Salsão
500g Alho-Poró
300g Cebola
2 folhas Louro
1 Ramo de tomilho
1 Ramo de alecrim,
3 Folhas de sálvia

Costelinha de Porco
1 Kg de costelinha de porco (sem defumar)
500g Cenoura
500g Cebola
Grãos de pimenta a gosto 

Quirera
1 kg de quirera fina

Crocante de Aipim
500g de Mandioca Aipim Vapza 

Molho de Beterraba
500g de Beterraba Vapza
1 colher de amido de milho

Modo de Preparo:
Caldo de Legumes
Corte os legumes ao estilo Macedônia e em uma panela coloque um fio de óleo (canola, milho, girassol) e refogue. Acrescente três litros de água gelada. Em seguida adicione todos os ingredientes aromáticos e uma pitada de sal. Deixe ferver por uma hora e meia, aproximadamente. Após decorrido o tempo coe todo líquido e reserve.

Costelinha de Porco
Limpe as costelinhas, tirando todo o excesso de gordura. Corte em paralelo ao osso. Em uma tigela, coloque as costelinhas e acrescente a cenoura e cebola cortadas e os grãos de pimenta. Em seguida, coloque o vinho branco até que cubra todas elas e deixe marinando por umas 10 horas. Reserve. Em uma grelha, pincele o óleo vegetal e esquente até o ponto de fumaça. Coloque as costelinhas com a carne virada para baixo, deixe tostar bem. Quando a carne estiver bem firme ou soltando-se do osso, está pronta.

Quirera
Em uma panela grande coloque o conteúdo de quirera com um pouco de azeite e deixe que refogue rapidamente. Após refogado acrescente conchas do caldo de legumes e mexa rapidamente, fazendo todo esse processo até que esteja bem cozido, em torno de 10 a 15 minutos.

Crocante de Aipim
Corte a Mandioca Aipim Vapza em cubinhos pequenos. Aqueça o óleo até ponto de fumaça e coloque os cubinhos de aipim durante uns 3 a 4 minutos ou até que estejam corados. Retire e reserve. 

Molho de Beterraba
Em um liquidificador coloque o conteúdo do pacote e processe toda a Beterraba Vapza com um pouco da água. Deixe batendo por um a dois minutos. Em uma frigideira acrescente a beterraba batida e deixe que reduza. Quando estiver bem quente, acrescente um copo de água e uma colher de sopa de amido de milho. Deixe no fogo até engrossar.

Montagem do prato
Decore o prato com quirera e por cima o crocante de aipim. Coloque o molho de beterraba com as costelinhas por cima. Por fim, decore com algumas folhas de Brotos de Beterraba. 

Sobre a Vapza
Presente no mercado nacional desde 1995, a Vapza produz alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, oferecendo praticidade e rapidez no preparo de alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Pioneira em seu segmento, a empresa oferece mais de 40 produtos voltados para o varejo e Food Service, entre eles: Carne Seca, Frango Desfiado, Batata, Canjica e Mandioca. Os produtos são naturais, feitos com matérias primas selecionados que passam por um rigoroso controle de qualidade. São cozidos dentro da própria embalagem, o que preserva as propriedades nutricionais e estéticas dos alimentos. Por serem Longa Vida, dispensam refrigeração, garantem segurança alimentar, padronização, sabor e trazem praticidade e rapidez ao consumidor. A Vapza está presente em 17 estados brasileiros e também na Angola, Estados Unidos, Panamá, Inglaterra, França e China.

SEARA INAUGURA O NATAL COM O NOVO TENDER

Marca da JBS Foods proporciona o primeiro gostinho do Natal com a sua nova linha de Tender e campanha com Fátima Bernardes

Tender Special Line (688681)Chega ao mercado brasileiro a nova linha de Tender da Seara, apresentando duas versões: o Special Line e o Bolinha. Com uma linha completa e novas embalagens, o objetivo da marca ao lançar esses produtos natalinos nesse momento éTender Bolinha (7374)proporcionar aos consumidores o primeiro gostinho de Natal. 
Os produtos da nova linha de tender da Seara são elaborados com ingredientes selecionados, já vêm cozidos e defumados naturalmente, prontos para servir. O Tender Special Line é elaborado a partir do corte mais nobre do suíno – o pernil desossado, garantindo um produto tenro e suculento. Os ingredientes são criteriosamente selecionados e a defumação é feita naturalmente, proporcionando um sabor exclusivo ao produto. O Tender Bolinha Seara traz o sabor suave e equilibrado do tradicional Tender. 
Com a estreia do primeiro gostinho de Natal, a Seara proporciona um produto saboroso para ser consumido em diversas ocasiões anteriores ao Natal, além do dia da ceia. “Nosso objetivo foi trazer mais cedo ao consumidor nossos produtos e mostrar que o Tender é pratico, versátil e pode compor diversas receitas, aproveitando os momentos de encontro e reuniões que antecedem o Natal.”, explica Eduardo Bernstein, diretor de marketing da JBS Foods.

Campanha “O primeiro gostinho de Natal”
Para comunicar o lançamento da linha de Tender Seara haverá uma campanha publicitária intitulada “O primeiro gostinho de Natal”, que estreia dia 12 de novembro, com a participação da embaixadora da marca, Fátima Bernardes.
No filme, Fátima corta uma faixa vermelha e inaugura oficialmente o Natal da Seara. O Tender, envolto em uma faixa vermelha também será inaugurado pela jornalista e apresentadora. Após isso, ela degusta e afirma que assim é o jeito mais gostoso de surpreender neste Natal.
“O Natal é uma das épocas do ano de que mais gosto. É um momento de muito amor e paz com a família. É o máximo a Seara proporcionar o primeiro gostinho de Natal um mês antes da festa. Além de poder experimentar os produtos, já começo a pensar em todos os preparativos para a ceia, inclusive testando receitas diferentes que possam agradar toda a família”, comemora Fátima Bernardes.
Criado pela agência WMmCann, o filme de 30” será veiculado em TV aberta em São Paulo (capital) e Grande Rio de Janeiro e TV fechada. Além disso, a campanha estará presente nos meios impressos nas principais revistas e jornais e mídia digital.

Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Seara
Produto: Tender
Nome da campanha: Inauguração do Natal
CCO: Washington Olivetto
VP de Criação: Guime Davidson
Direção de criação: Eiji Kozaka, Marcelo Conde
Criação: Francisco Oliveira, João Pires
Planejamento: Debora Nitta, Luciana Padovani, Luiz Felipe Marques, Caio Machado, Bruno Schwarzschild
Atendimento: Rafael Carmineti, Michelle Zeger, Ana Paula Amadio, Camila Machado
Mídia: Horacio Rosário, Ricardo Ikeno, Theodora Mello, Henrique Fernandes
RTV: Regina Knapp / Julia Seligmann
Produtora: Cine Cinematográfica
Produção: Equipe Cine
Direção: Clovis Mello / Cristina Vida
Produção executiva: Raul Dória / Waldemar Tamagno
Atendimento produtora: Hingrit Nitsche / Jordana Ribeiro
Dir. Fotografia: Jean Benoit 
Montagem: João Branco / Clovis Mello / Cristina Vida
Finalização: Cine Cinematográfica
Produção de Som e Trilha: Sonido 
Diretora Nacional de Operações: Vera Dreckmann
Tráfego de Criação: Maria Oliveira (SP)/ Debora Nunes (RJ)
VP Produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Bibiana Vieira de Oliveira
Fotógrafo: Miro
Ilustrador: Estúdio Manipula
Gerente de Projeto: Julia Soares e Giovanna Brezolini
Aprovação pelo cliente: Eduardo Bernstein, Tannia Fukuda Bruno, Veridiana Borghi

12 novembro 2014

PROTÓTIPO PORSCHE 919 DESEMBARCA EM ROAD SHOW DA LE MANS 6H DE SÃO PAULO EM RIBEIRÃO PRETO

Sorocaba e Campinas serão as próximas cidades a receber o estande

A Le Mans 6h de São Paulo, etapa brasileira da lendária FIA - World Endurance Championship, está promovendo, entre os dias 06 e 17 de novembro, um Road Show com a presença de Emerson Fittipaldi, bicampeão de Fórmula 1 e 500 milhas de Indianápolis, promotor da prova, além da exposição de um dos carros de Le Mans.

Até o dia 12/11, a cidade de Ribeirão Preto contará com a presença do Porsche 919 Hybrid, uma das grandes novidades deste ano no campeonato de endurance.  Em parceria com a Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, o Road Show já passou pela cidade de São Paulo. As próximas cidades a receber o estande serão Sorocaba e Campinas.

“Precisamos atrair uma nova legião de fãs para o automobilismo. É necessário expandir as fronteiras, pois estamos com um gap de geração muito grande. A Le Mans 6h de São Paulo é um evento para toda a família, portanto, nosso Road Show será uma pequena experiência do que está por vir”, conclui Emerson Fittipaldi, que estará presente nos eventos nos dias 13/11 (Sorocaba) e 15/11 (Campinas).

A Le Mans 6h de São Paulo chega a sua terceira edição este ano, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Interlagos. A etapa brasileira será a última corrida do Campeonato Mundial de Endurance, além de oferecer muito entretenimento, dezenas de atrações, todos os visitantes tem o direito à visita aos boxes, podendo chegar perto dos pilotos e carros, tudo isso por preços acessíveis, que podem ser adquiridos pelo site da Ticket 360 (https://www.ticket360.com.br/evento-composto/256/le-mans-6hs-sao-paulo)

Calendário Road Show:
10/11 a 12/11 – Shopping Ribeirão Preto
13/11 e 14/11 – Shopping Sorocaba
15/11 a 17/11 – Shopping Campinas

Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos

Especialista diz que tratamentos de fertilização assistida socorrem pacientes nessa situação com elevada taxa de sucesso

Um em cada cinco casais enfrenta dificuldade para engravidar. Quando a mulher tem mais de 35 anos, essa proporção é alterada para um em cada três. Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos naturalmente. Esse tipo de problema vem se tornando cada vez mais comum. Em parte, mudanças de comportamento socioeconômico – como adiar a gravidez para depois de se atingir alguma estabilidade profissional – têm contribuído bastante para elevar esses índices. Em contrapartida, mais e mais casais têm buscado ajuda especializada para ter filhos.

Na opinião de Edson Borges Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e sócio-fundador do Grupo Fertility, uma série de mudanças de estilo de vida, hábitos alimentares e fatores ambientais têm levado muitos casais a contar com ajuda especializada para concretizar seus planos de formar uma família. “Por se tratar de um problema intrínseco às questões do século 21, a ciência está bastante empenhada em desenvolver tecnologias avançadas e profissionais bem preparados para atender esse tipo de demanda. Há que se dizer que, hoje em dia, as taxas de sucesso estão muito mais elevadas do que há dez anos, por exemplo”. 

O especialista pondera que, mesmo que as chances de gestação natural sejam baixas a partir dos 40 anos, os tratamentos de fertilização assistida são uma opção interessante. “Em 2013, alcançamos uma taxa de gestação de 40% para pacientes nessa faixa etária e de quase 45% para mulheres entre 31 e 35 anos. São taxas consideradas altas. Obviamente, ao adiar a maternidade os casais se expõem a esse tipo de risco. Por isso, o mais indicado quando um casal decide adiar a gravidez por alguns anos seria buscar aconselhamento com especialistas em Medicina Reprodutiva, haja vista a possibilidade de preservar a fertilidade tanto da mulher quanto do homem através de técnicas específicas”.

Borges diz que a criopreservação de espermatozoides já é um método bastante difundido entre os homens, principalmente daqueles que vão se submeter a tratamentos contra o câncer. Já com relação à preservação da fertilidade feminina, o médico afirma que algumas possibilidades devem ser bem avaliadas, como o congelamento de óvulos e embriões. “Seja qual for a razão por que se está considerando métodos de preservação da fertilidade, é importante que a paciente tenha até 37 anos. O nascimento de bebês saudáveis depois desse tipo de técnica abre novas possibilidades para casais que precisam ou desejam adiar a chegada de um filho”. 

Fonte: Dr. Edson Borges Junior, especialista em Medicina Reprodutiva, doutor em Urologia pela Unifesp (2005), doutor em Ginecologia pela Unesp (2007), sócio-fundador do Fertility Medical Group e diretor científico do Instituto Sapientiae.

LAN, TAM e Coca-Cola lançam campanha de Natal para conectar pessoas em diferentes lugares do mundo

O Grupo LATAM Airlines e a Coca-Cola criaram uma forma de conectar as pessoas que estão distantes neste Natal por meio da gravação e entrega de um cartão inusitado e surpreendente: um vídeo em uma pequena tela LCD, dentro de uma maleta especialmente desenvolvida para a ação. As mensagens serão gravadas nos dias 15 e 22 de novembro, nos aeroportos em São Paulo/Guarulhos e em Santiago do Chile, respectivamente.

A ação “Conectando a felicidade”, criada pela agência Bullet Promo, irá dispor no setor de embarque destes aeroportos um totem equipado com uma tela touch screen e uma câmera, que convidará 100 passageiros do Grupo LATAM Airlines em São Paulo e 100 em Santiago do Chile a se conectar com uma pessoa especial que está distante neste Natal através de uma mensagem gravada em vídeo.
A promoção terá duração de oito horas em cada aeroporto e promotoras uniformizadas estarão no local para orientar os passageiros interessados em participar da ação.