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22 novembro 2013

Insegurança jurídica das concessões dos aeroportos

A proximidade dos leilões para as concessões dos aeroportos internacionais do Galeão/Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves, em Belo Horizonte, levanta dúvidas sobre a questão da insegurança jurídica dos processos. Recentemente, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro pediu a suspensão do leilão para a concessão do Aeroporto do Galeão, alegando que o edital tem falhas em cláusulas de segurança. A solicitação foi rejeitada pela Justiça.

A concessão do Aeroporto de Cumbica, em 2012, também enfrenta questionamentos. Construído em área doada, foi objeto de notificação recente dirigida à União, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à concessionária privada responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo. A medida foi tomada por herdeiros da família Guinle (José Eduardo Guinle, Luiz Eduardo Guinle, Octávio Eduardo Guinle, Georgiana Salles Pinto Guinle e Gabriel Guinle). Eles entendem que foram quebradas as condições impostas para a doação do terreno onde hoje está localizado o aeroporto de Cumbica, dado que o propósito original para o qual o terreno foi doado deixou de existir (detalhes abaixo).

A família pede a devolução da área doada ou uma indenização. A mesma notificação foi comunicada às empresas que compõem a concessionária que controla o Aeroporto de Cumbica: Infraero, Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (Invepar) e Airports Company South Africa (ACSA). Além destes, são também notificados os sócios da Invepar: Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), OAS Investimentos S. A, Construtora OAS S.A, OAS S.A., Fundação dos Economiários Federais (Funcef), e Caixa de Investimento dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

Notificação – No dia 5 de novembro o escritório Andrade Maia Advogados protocolou, na Vara Federal da Justiça Federal de Guarulhos, notificação judicial que alerta para o descumprimento dos termos previstos na doação de terra onde, atualmente, está localizado o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo.

A doação da área realizada em 1940 foi feita pelas famílias Guinle e Samuel Ribeiro, através da Empreza Agricola Mavillis, sociedade entre ambas. “Com a doação, as famílias visavam oferecer um benefício à sociedade brasileira permitindo que, na área doada, fosse construído um aeródromo militar sob a jurisdição do então Ministério da Guerra. A intenção era a de ampliar e reforçar o sistema de defesa brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial”, conta Fabio Goldschmidt, sócio-diretor na Andrade Maia Advogados, escritório contratado para defender os direitos dos herdeiros. Para garantir a efetividade do objetivo proposto no ato da doação foi realizada a ‘doação modal’ – que condiciona sua manutenção ao cumprimento das condições previstas.

Os herdeiros entendem que houve o descumprimento das condições impostas no momento da doação e a notificação pretende prevenir responsabilidades e estabelecer um diálogo entre as partes envolvidas. “Claro que o terreno que abriga o Aeroporto de Cumbica vale bilhões, mas por não conter a notificação um valor líquido, preferimos, neste momento, não estabelecer um valor para a eventual demanda”, acrescenta Goldschmidt.

Caso a notificação não seja atendida, os herdeiros pretendem entrar com uma ação judicial contra as notificadas, eventualmente acompanhada de pedidos liminares.


Para entender o contexto da notificação:

A partir da criação da ANAC, em 1985, a Infraero, até então subordinada aos órgãos do Ministério da Defesa, passou a ser fiscalizada pela referida autarquia. Ainda havia, neste momento, um vínculo entre ANAC e Ministério da Defesa, que atendia a um dos objetivos da doação – que transferiu o terreno para a defesa do país.

O cenário começou a mudar em março de 2011, quando o Governo Federal criou a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, com status de Ministério. O Ministério da Defesa permaneceu como responsável para as questões relativas à aviação militar, e a Secretaria passou a cuidar da aviação civil. Sob sua administração ficaram os bens e a jurisdição de todos os aeroportos civis e comerciais do país, entre eles o Aeroporto de Guarulhos.

“Conforme verificamos”, explica Fabio Goldschmidt, “houve quebra de uma das condições da doação: a que exigia a manutenção das terras sob a jurisdição do Ministério da Guerra, ou aquele que lhe sucedesse como responsável pela segurança nacional, atualmente o Ministério da Defesa”. Entretanto, ainda assim, continuava sob a tutela da administração pública federal, e os frutos da exploração eram revertidos em favor do povo, via empresa pública de capital integralmente do Estado.

Porém, em leilão realizado em fevereiro de 2012, o controle, administração e exploração comercial do Aeroporto de Guarulhos foram concedidos a terceiros particulares, em consórcio formado por empresas privadas, inclusive estrangeiras. “Isso significa que, ao invés de a exploração do aeroporto atender diretamente ao interesse do povo brasileiro e da defesa nacional, a área foi entregue a empresas para exploração econômica, com o objetivo de lucro em favor de empresas privadas, em vez da sociedade brasileira, como condicionaram os doadores em instrumento público”, comenta o advogado. O imóvel, que possuía como finalidade exclusiva a segurança nacional, foi posto a serviço de interesses privados, sem permanecer sob a jurisdição do Ministério da Defesa.

O direito de explorar o Aeroporto de Guarulhos pelo prazo de vinte anos, prorrogáveis por mais cinco anos, foi concedido à Sociedade com Propósito Específico (SPE) formada pela empresa brasileira Invepar e pela sul-africana Airports Company South Africa – ACSA, detendo essas 51% do controle do aeroporto, passando a ser sua efetiva e real administradora e exploradora. “A concessão, de fato, deturpou a finalidade expressa da doação, convertendo um patrimônio doado para benefício do povo em objeto de exploração econômica por particulares e, principalmente, sob a jurisdição de Secretaria que não detém qualquer competência em matéria da defesa e segurança nacional”, enfatiza o advogado.


“Desse modo, a partir da assinatura do contrato de concessão foram descumpridos não apenas a incumbência expressamente prevista no documento firmado em 1940, como, especialmente, o seu propósito maior que era o de beneficiar o povo brasileiro, havendo a quebra absoluta das condições da doação”, conclui Goldschmidt. “Essa situação adversa motivou os herdeiros a nos procurar para reaver, junto à Justiça, o que lhes cabe por direito”. Segundo ele, a notificação é o primeiro passo para resolver a situação sem que haja necessidade de entrar com uma ação judicial.

Pacientes com câncer de mama em São Paulo participam de campanha que incentiva a autoestima

Realizada pela AstraZeneca, a Campanha Encontro com a Autoestima já passou por diversas cidades do País e chega à capital paulista nos próximos dias. A iniciativa leva às pacientes com câncer de mama a mensagem de que a autoestima é a melhor escolha contra a doença.

A AstraZeneca realiza, em São Paulo, a Campanha Encontro com a Autoestima no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e no Hospital Oswaldo Cruz. A ação, que ocorre desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras e tem o objetivo de levar informações sobre câncer de mama - o mais incidente entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer - às mulheres que enfrentam a doença. Até o momento foram 104 ações e mais de 60 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 3.200 pacientes e cuidadores. Somente em 2012 foram realizadas 25 ações, com a participação de 992 pacientes.

A cada encontro, as convidadas assistem a palestra de uma ex-paciente e têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional na ‘Passarela da Vida’. “A descoberta do câncer de mama abala muito as mulheres. O medo e os reflexos do tratamento da doença, como a queda dos cabelos ou a retirada dos seios, mexem com a autoestima. Nosso trabalho é  fazer com que elas voltem a se aceitar, a se amar e acreditar na sua imensa capacidade de superação. A produção fotográfica, os acessórios usados na palestra, as dicas de como usar os lenços e a troca de experiências ajudam a mostrar que elas continuam bonitas e, sobretudo, fortes afinal a vida tem o peso que damos a ela”, afirma Elizabete Duarte, psicóloga e responsável por uma das palestras.

Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, com informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser restabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem, a fim de realmente fazer a diferença na vida dessas pessoas, afirma Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca.



Sobre a AstraZeneca
AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, inflamação, autoimunes, oncologia, infecções e doenças neurociência. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações visitewww.astrazeneca.com.

Campanha Esperança & Vida – Encontro com a Autoestima
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)
Data: 05/12/13
Horário: das 10 às 13 horas
Endereço: Av. Alcântara Machado, 2576 - Mooca.
Palestrante: Elizabete Duarte


Hospital Oswaldo Cruz
Data: 26/11/13
Horário: das 16 às 19 horas
Endereço: Rua João Julião, 245 - Anfiteatro Bloco E - 1º subsolo - Paraíso
Palestrante: Daniela Ricardo


Casa Cor Interior SP - Gastronomia e serviços exclusivos chamam a atenção do público

Mostra em Piracicaba tem cozinha portuguesa, cervejas importadas e o melhor do chocolate de butique

A mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas também é sinônimo da boa gastronomia. Aberta até 15 de dezembro, na hácara Água Seca, A Casa Cor Interior SP, em Piracicaba, não se limitou à exposição e operacionalizou os espaços restaurante, café e choperia para oferecer experiências gourmet aos visitantes.

Além dos 33 ambientes expostos no evento, os foodies - pessoas que têm a comida como hobby - podem saborear cervejas importadas, iguarias da cozinha portuguesa e encerrar com um pit stop estratégico na já tradicional doceria da cidade, a Chococlaire.

O espaço Choperia e Piscina oferece os serviços do Santa Hora Music Bar e Restaurante. O ambiente, criado pelos profissionais Marcelo Tiveron, Thiago Cella e Carlos Andriota de Camargo, é totalmente boêmio, arejado e está instalado em frente à piscina, decorada criativamente com objetos luminosos.

O Restaurante, projetado pelo arquiteto Gustavo Paschoalim, valoriza o piso original de ladrilho da mansão, uma forte tendência na decoração, e põe à mesa bolinho de bacalhau, croquete de berinjela e pratos preparados em cataplanas.

A direção do restaurante Manjar do Marquês emite cartão de isenção de pagamento do tíquete de entrada para os que quiserem ir pela segunda vez à mostra e que pretendem consumir no local.

Instalada no espaço Café, dentro do projeto assinado por Milena Nazatto Aloisi e que tem como principal mote o reaproveitamento de materiais, o visitante poderá 'fechar a conta' com um aromático café ou um sofisticado bolo com a marca da Chococlaire.

Serviço
Exposição: de terça à quinta-feira, das 16h às 21h30; sextas, sábados, domingos e feriados das 13h às 21h30.
Local: Chácara Água Seca (Rua Hide Maluf, 400, bairro Água Seca, Piracicaba/SP, acesso pela avenida Doutor Cassio Paschoal Padovani, logo após a concessionária Ford ).

Entrada: inteira R$ 34 e meia R$ 17.

FecomercioSP: confiança do empresário paulistano tem alta de 7,4% em outubro

Indicador da entidade registrou terceiro aumento mensal consecutivo 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) registrou alta de 7,4% ao passar de 113,1 pontos em setembro para 121,5 pontos em outubro, em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). O indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou seu terceiro aumento mensal consecutivo. 

Em outubro, o ICEC apresentou percepções mais otimistas nos três subíndices que o compõem. Para a FecomercioSP, com a proximidade do fim do ano o varejista tem uma visão mais positiva principalmente pelo aumento da demanda e das vendas.

O subíndice que analisa as condições atuais do empresário (ICAEC), que vem permanecendo pessimista, apresentou alta no mês de 5,2%, passando de 88,2 pontos em setembro para 92,8 pontos em outubro. O resultado foi influenciado principalmente no item que mede percepção dos comerciantes em relação às condições atuais da economia (Condições Atuais da Economia - CAE), com aumento de 7%, ao passar de 74,8 pontos em setembro para 80 pontos em outubro.

Já o subíndice focado na expectativa do empresário do comércio (IEEC) apontou alta de 8,2%, com elevação de 145,9 pontos em setembro para 157,8 pontos em outubro. O maior avanço verificado foi no item relacionado às expectativas em relação à economia (Expectativa da Economia Brasileira - EEB), com crescimento de 11,3%, ao passar de 138,6 pontos em setembro para 154,2 pontos em outubro.

O subíndice que mede a propensão de novos investimentos (Investimento do Empresário do Comércio - IIEC) apresentou avanço de 8,3%, passando de 105,2 pontos em setembro para 113,9 pontos em outubro. A maior influência observada no item foi relacionada a novas contratações (Contratação de Funcionários - IC), com alta de 12,5%, passando de 125,1 pontos em setembro para 140,7 pontos em outubro.

Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

21 novembro 2013

Experian é a patrocinadora oficial da Williams na Fórmula 1

No próximo domingo, os amantes do automobilismo estarão com os olhos – e a torcida – voltados para o Brasil, mais especificamente para o autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova, que encerra a temporada 2013 da Fórmula 1, será a última do brasileiro Fernando Massa pela Ferrari – a partir de 2014, ele corre pela Williams, quando também passará a ser patrocinado pela Experian.

A escuderia inglesa Williams teve como patrocinadora oficial durante toda a temporada 2013 da F-1 a Experian. Quem assistir a corrida no próximo domingo poderá observar o logotipo da Serasa Experian na lateral do chassi e na asa dianteira. É a primeira vez que a marca brasileira está presente nos carros da Williams. O logo da Experian também aparece no macacão e no capacete dos pilotos.


De acordo com a consultoria esportiva britânica IFM, durante a temporada, quase dois bilhões de telespectadores assistem as corridas, realizada em 20 diferentes países ao redor do mundo. A F-1 tem cobertura ao vivo em 187 países. A equipe da Williams já ganhou 16 campeonatos mundiais, 114 vitórias em Grandes Prêmios e coleciona 297 pódios.  A parceria vai até 2015.

E-book Gratuito em Português Mostra o Modo de Atuar dos Hackers

(A publicação eletrônica "Por dentro do diário de um hacker" também apresenta dados alarmantes sobre a insegurança cibernética)

A empresa norte-americana de segurança Trustwave criou o e-book gratuito "Por dentro do diário de um hacker" (o link para acesso está disponível abaixo). A publicação, que tem versão em português, tem o objetivo de mostrar como os hackers se organizam, como eles selecionam suas vítimas, como criam ou compram ferramentas de ataque cibernético, como recrutam mão de obra criminosa (ou involuntária), como guardam o produto do crime e protegem seus tesouros de informação contra as investigações da polícia e contra a ganância de outros criminosos.  

A Trustwave mantém uma das maiores equipes de hackers éticos do mundo, incluindo-se aí diversos brasileiros. Entre eles estão os hackers Ulisses Albuquerque e Joaquim Espinhara. Ambos participarão do congresso internacional Black Hat Brasil 2013 (que acontecerá pela primeira vez em São Paulo, dias 26 e 27 de novembro), onde mostrarão uma nova técnica que emprega engenharia social e ferramentas de mineração de dados para a clonagem de identidade de usuários de redes sociais, visando a prática de fraudes e roubo de informação. 

O e-book da Trustwave procura mostrar o modo de trabalho dos 'hackers do mal' e apresentar alguns dados desconcertantes sobre a realidade do cibercrime.

Dados alarmantes da insegurança global 

De acordo com a publicação, 48% das grandes empresas sofreram pelo menos 25 ataques de engenharia social nos últimos anos. Nada menos que 76% dos funcionários jovens das empresas ignoram políticas de segurança de TI. Entre as vítimas de incidentes de segurança, 30% informam ter tido prejuízo na casa dos U$ 100 mil. 

Entre as senhas mundialmente usadas, 32,8% estão na lista das 100 mais banais em todo o mundo. Por outro lado, 16,7% das senhas usadas pelos cidadãos estão na lista de nomes de cachorro mais utilizados para esta finalidade. Nas empresas, 42% dos funcionários de TI das empresas compartilham sua senha com terceiros, enquanto 48% dos usuários não trocam de senha a cada 90 dias. 

Metade (50%) dos ataques direcionados se inicia a partir de informações colhidas na web, sendo que 48% destes ataques são acionados via e-mail. Outro dado alarmente é que 76% dos incidentes de segurança são causados por empresas terceirizadas de suporte, desenvolvimento ou manutenção. Por sua vez, nada menos que 88% dos malwares usados em ataques direcionados são ignorados pelos antivírus normais.

Para acessar ou baixar o e-book "Por dentro do diário de um hacker", use o link:
https://www2.trustwave.com/cpn-lac-hackers-playbook-portuguese.html

Semana Nacional do Doador de Sangue serve de alerta para importância da doação voluntária

Para a data, Colsan aborda aspectos como aumento na faixa etária dos doadores, banco de doadores raros e requisitos para doação

A Semana Nacional do Doador de Sangue, que será celebrada na entre os dias 25 e 30 de novembro, reforça que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil atualmente. Para o Dia Nacional do Doador de sangue, 25, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade que abastece com hemocomponentes todos os hospitais da prefeitura do município de São Paulo, e hospitais das regiões do ABC, Jundiaí e Sorocaba, aborda aspectos como aumento na faixa etária dos doadores, banco de doadores raros e requisitos para doação.

Hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender as demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência e emergência. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média ideal de doadores de sangue está entre 3 e 5% em relação à população de um país. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos, abaixo do recomendado.

“Doar sangue é essencial para pacientes com grande perda sanguínea, com doenças hematológicas, alguns tipos de cânceres e doentes transplantados”, afirma José Augusto Barreto, superintendente geral da Colsan.

Festas de final de ano
Em aproximadamente um mês terá início as festas de final de ano, nas quais muitas pessoas pensam em se divertir e viajar. Mas, nem tudo é só alegria. Neste período, hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender as demandas por transfusões dos hospitais e serviços de urgência e emergência que costumam aumentar em feriados como este. De acordo com Barreto, neste período de festas também é maior o número de acidentes, o que consequentemente eleva a demanda de transfusões.

Aumento na faixa etária dos doadores
O Ministério da Saúde ampliou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil. A medida aumenta em dois milhões o público potencial de doadores. Para o superintendente geral da Colsan, o Ministério da Saúde tomou uma medida acertada porque a população está envelhecendo e com a taxa de natalidade diminuindo, aumenta potencialmente a demanda de transfusões de sangue.

Banco de doadores de sangue raro é a única alternativa para grupo de pacientes
Os tipos sanguíneos A, B, AB e O e o fator Rh positivo ou negativo não são os únicos grupos sanguíneos existentes. Menos de 1% da população possui características únicas de outros sistemas de sangue menos conhecidos e é provável que um paciente que necessita de sangue raro não receba a transfusão por falta de sangue compatível nos bancos existentes. De acordo com a pesquisadora Colsan, Carine Arnoni, é necessário que seja instituída no Brasil uma política de busca de doadores raros, comunicação integrada entre os centros especializados distribuídos pelo país e a centralização do cadastro de doador raro nacional como primeiro passo para diminuir o déficit existente de sangue raro.

Requisitos para doação
* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
* Pesar acima de 50 Kg;
* Estar em boas condições de saúde;
* Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas);
* Não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).


*Obs: Os doadores menores de 18 anos acompanhados pelo responsável legal devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.